Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

GELADEIRÃO 2015!!!!


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

ARTUR E DEMAIS;

 

O projeto da estação do Campo Belo está abortado.....No dia que deu -0,4 em Furnas dia 02... , o Campo Belo chegou a 3,6 graus negativos...O problema que o console depois disso não ligou mais.....e para piorar...nem na tomada ele liga.....Acho que perdi meu console lá...A única alternativa para a estação do Campo Belo ficar ativa , é colocando o console no Posto Marcão (protegido) e com antenas repetidoras de sinal até o C Belo.......no mais é isso...

 

Well, se nem na tomada liga. A única solução é traze-la de volta para SBC e dissecar a bicha....tem algo estranho.

 

Olha, quando for lá em final de Maio, vou levar o outro console que tenho e outra tomada. Parece, pelo que entendi, que extraviaram a tomada do console do Carlos, pois eu a deixei lá junto com as pilhas extras (que também misteriosamente sumiram). E agora misteriosamente o console não liga....que coisa!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 387
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

TENTE USAR UMA PEQUENA FONTE DE CALOR PARA FICAR DENTRO DO ISOPOR.

 

Tipo que fonte de calor? O console já está com 3 a 4 camadas de isolação. Fica a 1 km do Posto Marcão, no meio do nada.

 

Artur...hoje a noite vamos tentar novamente reeligar meu console...caso ligar, amanhã de manha a estação no Campo Belo voltará a ativa...mas com uma **manta térmica* cedida lá pelo posto, ela resiste até -20.........vamos enrolar esta manta no console e coloca-la dentro do isopor......vamos ver se isso resolverá.....mas primeiro o console tem que voltar a ligar...

Link to comment
Share on other sites

TENTE USAR UMA PEQUENA FONTE DE CALOR PARA FICAR DENTRO DO ISOPOR.

 

Tipo que fonte de calor? O console já está com 3 a 4 camadas de isolação. Fica a 1 km do Posto Marcão, no meio do nada.

 

Artur...hoje a noite vamos tentar novamente reeligar meu console...caso ligar, amanhã de manha a estação no Campo Belo voltará a ativa...mas com uma **manta térmica* cedida lá pelo posto, ela resiste até -20.........vamos enrolar esta manta no console e coloca-la dentro do isopor......vamos ver se isso resolverá.....mas primeiro o console tem que voltar a ligar...

 

boa sorte! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Valeu a força gurizada, mas como vcs disseram é difícil convencer quem não entende de meteorologia de como o tempo se comporta...o prefeito ficou me olhando quando eu afirmei que em noite de geada a baixada era mais fria que o topo da coxilha....como quem diz"será que este cara sabe mesmo o que tá falando"???Outro dia um cara da prefa , me questionando a formação...mas vamos lá com a garra baziana superamos os obstáculos.Programamos eu e o Dick, pra sair amanhã cedo uma volta na região com a câmera, pra ver se captamos a geada...

Link to comment
Share on other sites

Manta térmica não serve para bloquear a temperatura externa, mas sim para não permitir a perda de calor interior para o exterior. A lógica é inversa a que vcs estão usando...

 

Dentro da caixa de isopor vcs podem enrolar o aparato dentro de 15 mil toneladas de mantas térmicas. Se não houver fonte interna de calor, não adianta nada.

Link to comment
Share on other sites

Manta térmica não serve para bloquear a temperatura externa, mas sim para não permitir a perda de calor interior para o exterior. A lógica é inversa a que vcs estão usando...

 

Dentro da caixa de isopor vcs podem enrolar o aparato dentro de 15 mil toneladas de mantas térmicas. Se não houver fonte interna de calor, não adianta nada.

 

Segura um pouco por que mantém até certo ponto o quanto esquentou durante o dia, contudo, a manta também impede o interior de esquentar tanto durante o dia...

Ajuda mas não resolve, o ideal seria o interior ficar aberto durante o dia e ser fechado lá pra umas 4 ou 5 da tarde (caso esteja na sombra)

Caso esteja no sol: pintar completamente de preto a parte exterior, para absorver mais (refletir menos) radiação solar e esquentar (provavelmente esquente ainda mais do que deixar aberto o interior durante o dia na sombra)

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Campo Belo , estou retirando minha estação...inclusive meu console não voltou mais a funcionar....Caso volte, a estação irá para o Abrigo Rebouças provisoriamente....No Campo Belo, somente com antenas repetidoras de sinal.....o lugar é extremamente gelado e não dá pra se colocar nada ali.... Em dias de céu limpo a mínima fica entre 2,5 / 3,5 abaixo que Furnas que em relação ao Posto Marcão dá em média 2 graus a menos na mínima.

Link to comment
Share on other sites

Manta térmica não serve para bloquear a temperatura externa, mas sim para não permitir a perda de calor interior para o exterior. A lógica é inversa a que vcs estão usando...

 

Dentro da caixa de isopor vcs podem enrolar o aparato dentro de 15 mil toneladas de mantas térmicas. Se não houver fonte interna de calor, não adianta nada.

 

 

É O QUE VENHO DIZENDO P/O CARLOS A TEMPO.

 

PODE-SE COLOCAR UMA BARATA, COMO TENHO NO CETREJO, ACUMULA 3 MIL DADOS E FICA NUM ABRIGO, JÁ PEGOU -6,8 E NÃO PAROU DE FUNCIONAR.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal...

 

Dia 23 provavelmente estarei indo eu e o Artur e mais dois meteorologistas.. um do INMET e outro do CPTEC, para resolver o problema do Campo Belo. Eles irão nos auxiliar não só com equipamentos próprios para esta situação, como no processo de instalação.........

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Manta térmica não serve para bloquear a temperatura externa, mas sim para não permitir a perda de calor interior para o exterior. A lógica é inversa a que vcs estão usando...

 

Dentro da caixa de isopor vcs podem enrolar o aparato dentro de 15 mil toneladas de mantas térmicas. Se não houver fonte interna de calor, não adianta nada.

 

 

É O QUE VENHO DIZENDO P/O CARLOS A TEMPO.

 

PODE-SE COLOCAR UMA BARATA, COMO TENHO NO CETREJO, ACUMULA 3 MIL DADOS E FICA NUM ABRIGO, JÁ PEGOU -6,8 E NÃO PAROU DE FUNCIONAR.

Diz o modelo pra gente Ronald.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, não acho essa pilha Varta em canto nenhum de Lages.

 

Caio ou Artur, poderiam enviar pro Alesandro?

 

Shima, essa pilha é aquela que vc encontra em locais como os que vendem pilhas pra máquina fotográfica. Varta é a marca, existem outras, o que vc tem que ver é a especificação da pilha: CR-123A 3-volt lithium battery.

A função dessa pilha é providenciar alimentação para os sensores, caso a energia solar não cumpra seu papel. A pilha aguenta até 2 meses sem luz solar e pode durar mais de 2 anos caso tenha bastante sol na região ou a placa solar capte bem a luz.

 

Por isso acho que NÂO é a pilha da caixa branca o problema. Do lado de onde vai a pilha, tem 4 chaves, tem que ver se todas estão pra baixo. Olhar se o cabo está frouxo. A pilha, c aso queiram saber o preço, custa entre 30 e 40 reais nessas casas de foto.

 

:sarcastic: :sarcastic:

 

Mas sou burro mesmo.. Perdoem-me...

 

Vou checar isso.

 

Valeu

Link to comment
Share on other sites

É um absurdo, lastimável e ridícula a situação...

 

Valeu, Tucci, pelo esclarecimento. A imagem vale mais que tantas mil palavras...

 

Shimutz...na verdade já sabíamos desta situação....tanto é que o próprio inmet disse que a estação tinha interferência de arvores na questão do vento.....O problema que o Inmet quis voltar colocar a estação de volta no Horto , mas eles lá não quiseram...

Link to comment
Share on other sites

TENTE USAR UMA PEQUENA FONTE DE CALOR PARA FICAR DENTRO DO ISOPOR.

 

Tipo que fonte de calor? O console já está com 3 a 4 camadas de isolação. Fica a 1 km do Posto Marcão, no meio do nada.

 

Uma vela ou uma lamparina.

 

De novo:

 

Sabe quando você abre a geladeira e vem aquele frio no rosto?

 

Lei zero da termodinâmica.

Link to comment
Share on other sites

É um absurdo, lastimável e ridícula a situação...

 

Valeu, Tucci, pelo esclarecimento. A imagem vale mais que tantas mil palavras...

 

Shimutz...na verdade já sabíamos desta situação....tanto é que o próprio inmet disse que a estação tinha interferência de arvores na questão do vento.....O problema que o Inmet quis voltar colocar a estação de volta no Horto , mas eles lá não quiseram...

 

Aliás.....eu ofereci minha Davis em fevereiro para o Horto Florestal....e eles sequer deram resposta até hoje.....

Link to comment
Share on other sites

É um absurdo, lastimável e ridícula a situação...

 

Valeu, Tucci, pelo esclarecimento. A imagem vale mais que tantas mil palavras...

 

Shimutz...na verdade já sabíamos desta situação....tanto é que o próprio inmet disse que a estação tinha interferência de arvores na questão do vento.....O problema que o Inmet quis voltar colocar a estação de volta no Horto , mas eles lá não quiseram...

 

Carlos, na verdade, sabíamos que a estação ficava na Sabesp, em local bem "escondido", pois várias vezes falavam que iam lá procura-la e nada. Mas foto mesmo, demonstrando o local ridículo, é a primeira vez que vemos. Pelo menos eu.

Link to comment
Share on other sites

Tirei fotos da estação do Inmet em Campos do Jordão, dentro do terreno da caixa d'Água da Sabesp.

 

Não é à toa que em casa, com meu sensor que fica cercado por cimento e asfalto por todos os lados, tenho temperaturas parecidas com as dessa estação.

 

Lixo total !!!!!

 

Assim fica difícil bater as estações do William. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

TENTE USAR UMA PEQUENA FONTE DE CALOR PARA FICAR DENTRO DO ISOPOR.

 

Tipo que fonte de calor? O console já está com 3 a 4 camadas de isolação. Fica a 1 km do Posto Marcão, no meio do nada.

 

Uma vela ou uma lamparina.

 

De novo:

 

Sabe quando você abre a geladeira e vem aquele frio no rosto?

 

Lei zero da termodinâmica.

 

Saquei. Não precisa ser necessariamente algo quente, e sim algo que produza calor pra conseguir o equilibrio. Porém há algumas complicações: lá no parque, é expressamente proibido fazer fogo de qualquer natureza, desde que 2 espertinhos em 2007 conseguiram queimar alguns alqueires dentro da área do parque.

 

Portanto, esqueçamos velas e lamparinas eheheheh

 

Pensei em algo assim: uma antena repetidora, que tal?

 

Assim o console, se conseguirmos salvá-lo, ficaria dentro do psto marcão e não teriamos problemas de congelamento! :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Saquei. Não precisa ser necessariamente algo quente, e sim algo que produza calor pra conseguir o equilibrio. Porém há algumas complicações: lá no parque, é expressamente proibido fazer fogo de qualquer natureza, desde que 2 espertinhos em 2007 conseguiram queimar alguns alqueires dentro da área do parque.

 

Portanto, esqueçamos velas e lamparinas eheheheh

 

Pensei em algo assim: uma antena repetidora, que tal?

 

Assim o console, se conseguirmos salvá-lo, ficaria dentro do psto marcão e não teriamos problemas de congelamento! :good2:

 

kkkkkkkkkkk,

 

Artur, não há problema de temperatura. Troque o console e vamos marcar uma "pastelada" na feira do Assunção [domingo] e munidos de martelos, picaretas e fita isolante vamos dissecar o console.

 

Se fosse uma convencional....rsrsrsrs....nada disto estaria acontecendo.

 

 

rsrsrsrsrs

Link to comment
Share on other sites

Assim fica difícil bater as estações do William. :laugh:

 

Graças a Deus a estação que doei para o Horto naquele abrigo ainda está em funcionamento......Recentemente pedi uma mudança de local daquele abrigo em cima do Morro...para ir para o Campinho.....mas até agora....sem reposta...!!

 

É uma falta de interesse e/ou vontade com determinados assuntos que dá até raiva. Isso numa cidade que é estância climática, é imperdoável.

 

Outra coisa, quem veio até Campos do Jordão esse ano deve ter percebido que a prefeitura retirou TODOS os relógios digitais que indicavam a temperatura da cidade. Eu cansei de ver, turistas tirando fotos mostrando a temperatura do momento. Enfim, fazia parte da atração da cidade.

 

Não vale publicar de novo, aquela foto mostrando o digital marcando 30°C. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Saquei. Não precisa ser necessariamente algo quente, e sim algo que produza calor pra conseguir o equilibrio. Porém há algumas complicações: lá no parque, é expressamente proibido fazer fogo de qualquer natureza, desde que 2 espertinhos em 2007 conseguiram queimar alguns alqueires dentro da área do parque.

 

Portanto, esqueçamos velas e lamparinas eheheheh

 

Pensei em algo assim: uma antena repetidora, que tal?

 

Assim o console, se conseguirmos salvá-lo, ficaria dentro do psto marcão e não teriamos problemas de congelamento! :good2:

 

kkkkkkkkkkk,

 

Artur, não há problema de temperatura. Troque o console e vamos marcar uma "pastelada" na feira do Assunção [domingo] e munidos de martelos, picaretas e fita isolante vamos dissecar o console.

 

Se fosse uma convencional....rsrsrsrs....nada disto estaria acontecendo.

 

 

rsrsrsrsrs

 

Pô sacanagem com a Davis :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre a pastelada, é só falar! Esse domingo mesmo ou um outro próximo? kkkkkkkkk dá pra ir a pé de onde moro, olha só que legal, eu estaria contribuindo com a campanha "Carbono zero" do tio Al.

 

Sobre o console, talvez a idéia do William seja a melhor até agora...balão a 100 metros de altitude,quem sabe não congela?

 

Eu acredito que a água que bateu no console oxidou o contato das pilhas, talvez por isso as pilhas perdem poder logo, não porque descarregaram e sim porque não pegam mais contato.

 

Bom, mãos a obra e vamos coletar a grana! 100 reais meus pra antena!

Link to comment
Share on other sites

 

Saquei. Não precisa ser necessariamente algo quente, e sim algo que produza calor pra conseguir o equilibrio. Porém há algumas complicações: lá no parque, é expressamente proibido fazer fogo de qualquer natureza, desde que 2 espertinhos em 2007 conseguiram queimar alguns alqueires dentro da área do parque.

 

Portanto, esqueçamos velas e lamparinas eheheheh

 

Pensei em algo assim: uma antena repetidora, que tal?

 

Assim o console, se conseguirmos salvá-lo, ficaria dentro do psto marcão e não teriamos problemas de congelamento! :good2:

 

kkkkkkkkkkk,

 

Artur, não há problema de temperatura. Troque o console e vamos marcar uma "pastelada" na feira do Assunção [domingo] e munidos de martelos, picaretas e fita isolante vamos dissecar o console.

 

Se fosse uma convencional....rsrsrsrs....nada disto estaria acontecendo.

 

 

rsrsrsrsrs

 

Pô sacanagem com a Davis :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre a pastelada, é só falar! Esse domingo mesmo ou um outro próximo? kkkkkkkkk dá pra ir a pé de onde moro, olha só que legal, eu estaria contribuindo com a campanha "Carbono zero" do tio Al.

 

Sobre o console, talvez a idéia do William seja a melhor até agora...balão a 100 metros de altitude,quem sabe não congela?

 

Eu acredito que a água que bateu no console oxidou o contato das pilhas, talvez por isso as pilhas perdem poder logo, não porque descarregaram e sim porque não pegam mais contato.

 

Bom, mãos a obra e vamos coletar a grana! 100 reais meus pra antena!

 

Artur, Você sabe melhor que eu que a única coisa que presta na Davis é o [highlight=yellow]ABRIGO[/highlight]

 

E todos sabemos que você é bom de abrigo.

 

O resto ...bem o resto...é o resto.

 

falei com o rapaz que presta o serviço da internet via rádio para a empresa.

 

É provável que ele empreste o rádio para testes.

 

Resumindo precisamos [ eu preciso do console para testes....eheheheh.....não sobrará peças sobre peças.....]

 

Chamarei de engenharia reversa.....

 

Tudo pela ciência.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafilão, Mafilão!

 

Se vc conseguir descobrir uma forma de potencializar o sinal da antena..tipo uns 3 km...vamos patentear e vender pra Davis.

 

Realmente, o abrigo da Davis é um fenomeno a parte, mas há ainda poréns que eu mesmo ainda só começei a desvendar: a melhor acurácia do abrigo, se dá na combinação abrigo + fan cooler, que inclusive funciona até de madrugada. Quando não há o fan cooler, as máximas tem um comportamento atípico em contato com o calor do sol. Suspeito que se colocarmos a PRO no lugar da VUE no Campo Belo, veremos a média das máximas cair até 1 grau. Na verdade, a VUE esquenta :laugh: :laugh: por isso o CB só chegou a -3,6 :laugh: :laugh: :laugh:

 

Então, se alguem falar que lá está pegando temperatura de relva, o sensor tá exposto, etc etc, eu boto uma PRO e acabo com a brincadeira! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Qual o problema da Davis então? Talvez o fato de que usa um sensor com acurácia de 0,5 grau? Não, o problema está no fato de se poder alterar a tolerancia pra obter uma boa máxima ou uma boa mínima. O sensor foi aprovado pela FCC e é usado pela Davis desde 2000, sendo considerado tão bom quanto os sensores da Vaisala ou outras categorias superiores de monitoramento.

 

Agora, em termos de antena repetidora, ai vai uma lição de casa para que entendam qual é o repetidor de sinal que precisamos:

 

Long-range wireless repeaters

 

There are also two wireless repeater versions known as long-range (LR) repeaters. Instead of having a single whip antenna (as in the standard repeaters) the LR repeaters have two separate internal connectors - one for receive and one for retransmit - intended for linking to external antennas (which must be specified and purchased separately). Because these add-on antennas can have much higher gain than the standard whip they offer the possibility of much longer range in a single hop. With two high-gain antennas fitted, a range of up to 1km or potentially even more can be achieved, provided line-of-sight for each leg of the signal path is maintained.

As with the standard repeaters there are two LR repeater types available - 7653 (AC-powered) and 7654 (solar-powered).

 

7654!!!!

 

Poirtanto, um desses dá pra resolver o problema!

 

Mãos a obra!

Link to comment
Share on other sites

E as antenas devem ser compradas aqui no Brasil..mas precisaria ver o preço também!

 

Diego, se considerarmos usar a estação la´do Furnas, sim, seriam do Brasil. Mas a idéia é usar a minha estação, que usa frequencia americana, então eu penso ser melhor que se compre de fora mesmo o repetidor. WESSEL, conseguiu ver o preço? Se o fornecedor for o mesmo que o da minha estação, tem que vir do mesmo fornecedor o repetidor.

 

No caso da estação do Furnas, como foi comprada com nota vindo de fora, já foi convertida pra padrão brasileiro, isso quer dizer que sim, melhor comprar aqui o repetidor.

Link to comment
Share on other sites

Tirei fotos da estação do Inmet em Campos do Jordão, dentro do terreno da caixa d'Água da Sabesp.

 

É um absurdo, lastimável e ridícula a situação...

 

Valeu, Tucci, pelo esclarecimento. A imagem vale mais que tantas mil palavras...

 

tem um CAMINHÃO estacionado ao lado da estação, que fica em cima da rua... é mole? O INMET esta de sacanagem... só pode ser.

5a4e8991e3cb2_INMETCampos.thumb.jpg.f6a7699b858d509428ed20da54f7afd7.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão - DISME

 

Tomei a liberdade em relatar ao Inmet este absurdo da estação de Campos do Jordão, enviei as fotos inclusive (Não citei quem as tirou e nem a fonte), pois já que estão postadas aqui num espaço aberto, não vi problemas nisso !! o Disme aqui de SP disse que o bicho vai pegar pra cima da Sabesp.....

 

Sugeri mudar a estação para o Horto Florestal, mas eles me disseram que é quase impossível mudar uma estação que está 25 anos num mesmo local.

 

Por falar em Horto de Campos do Jordão, minha estação doada no abrigo foi desativada definitivamente....o motivo é por falta de pessoal para fazer leituras.....Ou seja , não há mais dados de Campos do Jordão do Parque Estadual da cidade , o Horto Florestal.

 

Restou a PCD do INPE agora..!!

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão - DISME

 

Tomei a liberdade em relatar ao Inmet este absurdo da estação de Campos do Jordão, enviei as fotos inclusive (Não citei quem as tirou e nem a fonte), pois já que estão postadas aqui num espaço aberto, não vi problemas nisso !! o Disme aqui de SP disse que o bicho vai pegar pra cima da Sabesp.....

 

Sugeri mudar a estação para o Horto Florestal, mas eles me disseram que é quase impossível mudar uma estação que está 25 anos num mesmo local.

 

Por falar em Horto de Campos do Jordão, minha estação doada no abrigo foi desativada definitivamente....o motivo é por falta de pessoal para fazer leituras.....Ou seja , não há mais dados de Campos do Jordão do Parque Estadual da cidade , o Horto Florestal.

 

Restou a PCD do INPE agora..!!

 

Desativação garantida mas sem a estação de volta! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

REPOSTA DO DISME DE SP (Campos do Jordão/Inmet)

 

Pessoal, esta estação fotografada aqui no Baz não é de propriedade do Inmet e também disseram desconhecer de quem seja. As estações do Inmet tanto a convencional como a automática que ficam na Sabesp, estão dentro das normas estabelecidas pela OMM.

 

Wyo8IR7.png

Link to comment
Share on other sites

a estaçao de Campos é essa da foto que voce postou? A estaçao nao fica na Sabesp do Jaguaribe?

 

Esta foto que postei foi enviada hoje pra mim pelo Disme /SP.........A estação fica mesmo na Sabesp.....qto a ser no Jaguaribe, eu não perguntei e também não mencionaram....posso ver a localização exata depois.....

Link to comment
Share on other sites

Carlinhos, ve pra gente. Porque quando eu estiver la, eu procuro e tirou umas fotos. Essa discussão já aconteceu aqui, chegamos a conclusão que a estação ficava exatamente no ponto em que tirei a foto acima. Não ser lá é uma enorme novidade. Por que será que o INMET de Campos é tão misterioso com essa estaçao?

Link to comment
Share on other sites

Carlinhos, ve pra gente. Porque quando eu estiver la, eu procuro e tirou umas fotos. Essa discussão já aconteceu aqui, chegamos a conclusão que a estação ficava exatamente no ponto em que tirei a foto acima. Não ser lá é uma enorme novidade. Por que será que o INMET de Campos é tão misterioso com essa estaçao?

 

João, independentemente . de que bairro fique a estação....a sua foto tirada desta estação da Sabesp na qual a enviei para o 8o-Disme de SP hoje, me responderam....Sr Carlos Dias, esta estação não é de propriedade do Inmet, segue a foto das estações convencional e automática e arquivo.

 

No fone , eles me disseram ainda que não fazem idéia de quem seja esta estação (da sua foto) e disseram desconhecer totalmente...Então não vejo mistério nenhum ai...

Link to comment
Share on other sites

Só pra constar relatos importantes de um amigo aqui de Soledade,Marcelo Trindade, que é jipeiro e tem propriedade num grande vale entre FX e Soledade, alguns km à sudeste do Pantera(Penteado), segundo ele,tem uma cachoeira lá na sua fazenda que congela tal como esta de Urupema, em eventos de frio muito forte e segundo um produtor de erva-mate que morou lá um tempo, um termômetro de mercúrio na parede externa marcou -14º uma certa ocasião q ele não lembra o ano.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.