Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2015


Recommended Posts

Aldo, você sabe qual foi a mínima pelo IAG/USP?

Desculpe a demora, eu já tinha ido :lazy: :mosking:

 

kkkk... sem problemas.

 

Não saiu no site, onde eu também acompanho.

Agora, só ligando para lá (Acho. Nunca liguei) ou esperar o boletim anual no ano que vem... :russian:

 

Achei que era possível consultar pelo site do INMET, mas não consegui.

 

Aliás, isso é interessante para mim...rs... o IAG não é "oficial" mas parte de sua base de dados antiga (anterior ao INMET em SP) é usada como oficial... Digo, para compor parte dos dados que começaram desde os tempos da estação na Praça da República, certo?

Link to comment
Share on other sites

Achei que era possível consultar pelo site do INMET, mas não consegui.

Aliás, isso é interessante para mim...rs... o IAG não é "oficial" mas parte de sua base de dados antiga (anterior ao INMET em SP) é usada como oficial... Digo, para compor parte dos dados que começaram desde os tempos da estação na Praça da República, certo?

Sim.

 

Além disso, durante um período (Não sei exatamente qual, mas em torno das décadas de 1930 e início dos anos 40), como o INMET não tinha estação aqui, usavam os dados do IAG como a temperatura oficial da capital paulista.

 

O IAG é considerado uma estação oficial e envia os dados diariamente para o INMET até hoje.

 

Aliás, "ponho minha mão no fogo" pelos dados do IAG.

Fiz um cursinho lá, onde se aprende a fazer todas as leituras de uma estação convencional.

O pessoal é muito cuidadoso e criterioso, afinal a principal faculdade de meteorologia de SP é lá.

 

Não sei porque o INMET não atualiza os dados da estação do IAG no seu site... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Estou começando a desconfiar que a previsão da Climatempo, de pouca chuva na 1ª quinzena deste mês de abril, pode se concretizar no leste paulista... :russian: :sad:

 

Hoje,

Mirante: 14,7°C / 24,3°C

IAG: 12,6°C / 24,3°C

 

Em Sampa, céu encoberto, chapado.

Ainda é cedo mas já estou desconfiando que tchau boas mínimas amanhã... :negative:

 

Mirante: 18,1°C

IAG: 17,4°C

Link to comment
Share on other sites

Estou começando a desconfiar que a previsão da Climatempo, de pouca chuva na 1ª quinzena deste mês de abril, pode se concretizar... :russian: :sad:

 

Hoje,

Mirante: 14,7°C / 24,3°C

IAG: 12,6°C / 24,3°C

 

Em Sampa, céu encoberto, chapado.

Ainda é cedo mas já estou desconfiando que tchau boas mínimas amanhã... :negative:

 

Mirante: 18,1°C

IAG: 17,4°C

 

Bem lembrado! A gente adora descer a lenha na Climatempo, mas teremos que reconhecer se ela acertar, e tudo indica que vai!

 

No momento, céu encoberto e 16,9ºC.

Link to comment
Share on other sites

Espetáculo de dia! Tive mínima de um dia de inverno "comum" e máxima de outono "comum": 12,8ºC/24,9ºC. Mínima ABSOLUTA DO ANO!

 

No momento, encoberto (infiltração marítima; MM!!!) e 17,3ºC. A mínima amanhã não será tão generosa como desta manhãna.

 

Para dia 15/16/Abril o Global do Inpe projeta reforço do ar frio. RS/SC e S/SO do PR serão mais sentidos, mas o Sudeste também fará parte da festa!

 

Outono (climaticamente, falando) começou na tarde de 2ª feira, em Sampa. E começou para valer com uns 10 dias de antecedência, de maneira precoce, assim como a transição verão-outono, que, desta feita, foi com mais "ares de outono"; começou em 28/fevereiro e foi até 05/abril. Por ora, 2015 está BOM DEMAIS!

Link to comment
Share on other sites

 

Em Sampa, céu encoberto, chapado.

Ainda é cedo mas já estou desconfiando que tchau boas mínimas amanhã... :negative:

 

 

Por aqui, IDEM. Concordo. Bye, Bye, generosas mínimas para amanhã cedo. MM!!! :hysteric:

 

Variei hoje de 12,8ºC/24,9ºC. Sol o dia inteiro até umas 16:30, quando começou a infiltração marítima.

Link to comment
Share on other sites

Tinha uma geada bem rala por aqui,nada d+

 

Mínimas:

5,7°C Ciram

7,2°C INMET

 

No período de 04 a 07/06 eu e o Gamboa estaremos aí em Bom Jesus. Espero que peguemos muito frio e quem sabe uma bela geada. Neve seria a cereja do bolo.

Se estiver por aí podemos nos encontrar.

Abraços

Claro! falamos quando chegar mais perto.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite amigos, hoje tivemos um dia agradável, céu limpo o da todo e a temperatura máxima ficou em 28° com umidade de 30% e vento moderado, no final da tarde a umidade maritima invadiu a cidade e persiste até agora, as 21h os aeroportos informam:

 

Afonsos: 24°

Galeão: 24°

Santos Dumont: 24°

Jacarepaguá: 23°

Santa Cruz 22°

Link to comment
Share on other sites

Estou começando a desconfiar que a previsão da Climatempo, de pouca chuva na 1ª quinzena deste mês de abril, pode se concretizar... :russian: :sad:

 

Bem lembrado! A gente adora descer a lenha na Climatempo, mas teremos que reconhecer se ela acertar, e tudo indica que vai!

 

Primeira bola dentro da Climatempo em 2015! Demorou, mas vai vir mesmo :sarcastic:

 

PS: Segunda quinzena de Abril deverá ser um pouco mais úmida, na indicação do CFS, e até mesmo dos operacionais, uma vez que é esperado mais passagem de frentes frias, do que essa primeira quinzena que deverá ser mais dominada por anticiclone.

Link to comment
Share on other sites

Estou começando a desconfiar que a previsão da Climatempo, de pouca chuva na 1ª quinzena deste mês de abril, pode se concretizar... :russian: :sad:

 

Bem lembrado! A gente adora descer a lenha na Climatempo, mas teremos que reconhecer se ela acertar, e tudo indica que vai!

 

Primeira bola dentro da Climatempo em 2015! Demorou, mas vai vir mesmo :sarcastic:

 

PS: Segunda quinzena de Abril deverá ser um pouco mais úmida, na indicação do CFS, e até mesmo dos operacionais, uma vez que é esperado mais passagem de frentes frias, do que essa primeira quinzena que deverá ser mais dominada por anticiclone.

 

O melhor é que essa primeira quinzena ta no finalzinho [sMILING CAT FACE WITH HEART-SHAPED EYES]

Link to comment
Share on other sites

O mês de abril continua o seu ritmo outonal pelos próximos dias, com um cenário se montando nos modelos favorecendo o ingresso de ar frio mais representativo a partir de 192h/216h.

 

O CFS corrobora este cenário apresentando um interessante ingresso continental, com expressivas anomalias no interior do Cone Sul.

 

14/04 a 19/04

 

Mg5ipOH.png

 

16/04 a 21/04

 

T8QNTjG.png

 

A verificar este possível ingresso programado para o começo da segunda quinzena, cenário que o CFS vem indicando já há algum tempo.

 

Primeira data-chave do ano?

Link to comment
Share on other sites

00Z...

 

xp6LwTjl.jpg

 

Traduz pra mim? :)

 

Zona de Convergência Intertropical com atividade fraca/moderada oscilando entre 02ºS/04ºN em relação a linha do Equador. Áreas de instabilidade na Venezuela, Colômbia, centro e sul do Peru, sudoeste da Bolívia e no Brasil sobre as regiões: norte, centro-oeste e interior da região nordeste, centro e norte de Minas Gerais. Frente semi-estacionária com atividade fraca a moderada no leste e sudeste da Bahia, prosseguindo pelo Atlântico. Frente fria com fraca atividade no Pacífico, aproximando-se do sudoeste do Chile. Massa de ar de origem polar bem extensa no sentido norte-sul, com dois centros de 1021 hPa: um em 29ºS/42ºW, e o outro em 48ºS/50ºW, com circulação sobre as regiões sudeste e sul do Brasil, Uruguai, leste da Argentina. Anticiclone subtropical do Pacífico com centro de 1018 hPa, em 31ºS/84ºW.

 

INMET

Link to comment
Share on other sites

O mês de abril continua o seu ritmo outonal pelos próximos dias, com um cenário se montando nos modelos favorecendo o ingresso de ar frio mais representativo a partir de 192h/216h.

 

O CFS corrobora este cenário apresentando um interessante ingresso continental, com expressivas anomalias no interior do Cone Sul.

 

14/04 a 19/04

 

Mg5ipOH.png

 

16/04 a 21/04

 

T8QNTjG.png

 

A verificar este possível ingresso programado para o começo da segunda quinzena, cenário que o CFS vem indicando já há algum tempo.

 

Primeira data-chave do ano?

 

Que ótima notícia Caio! :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

O ar frio mais fortinho não deu as caras por aqui não. Tanto que nessa manhã, enquanto Campos do Jordão tinha 12°C, São Luis do Paraitinga tinha 13°C.

 

Vamos ver se concretiza aquilo que o William postou; que quando der uma secada maior, as mínimas cairão.

 

Segue nublado ai ? Aqui foram os ventos essa noite , e algumas nuvens tambem , as minimas foram de 8,4°C Reserva / 11,1°C Casa

 

Vamos ver se essa MP fica velha e nos favorece !

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 21,6ºC aqui, agora 23,6ºC 97% SE 5km/h, céu nublado por pouco tempo!

 

Pressão atmosférica segue subindo por aqui desde as 5 da manhã, atual 1013.0 hPa.

F1I8uyOl.png

 

ZCOU desconfigurou e as instabilidades seguem dissipando aqui no MT, pode ser que a tarde tenhamos algumas pancadas isoladas por conta do calor e alta umidade do ar.

 

Condições atuais

Ilvkju7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia começou ensolarado após a chuva de 55 mm, mas a nebulosidade está aumentando rapidamente e o céu já se encontra quase totalmente nublado. São 9h e faz 26ºC, com UR ao redor de 80%... A frente fria e a ZCIT estão causando muita chuva no NE...

 

Em Caruaru/PE o temporal de ontem veio acompanhado de ventos de 66 km/h o que causou 1 morte e deixou 1 ferido.

 

Video >

[bbvideo=853,480]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Uma notícia ruim .....Uma loba guará pegou a cx do console hoje lá na estação do Campo Belo...ainda não tenho maiores detalhes o que aconteceu e nem se o console sumiu ou foi danificado.....vou informando aqui..

 

Que coisa hein , tomara que ela tenha só fuçado a caixa , a caixa estava no alto ? Torcendo pra que não tenha acontecido nada demais

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o dia começou ensolarado após a chuva de 55 mm, mas a nebulosidade está aumentando rapidamente e o céu já se encontra quase totalmente nublado. São 9h e faz 26ºC, com UR ao redor de 80%... A frente fria e a ZCIT estão causando muita chuva no NE...

 

Em Caruaru/PE o temporal de ontem veio acompanhado de ventos de 66 km/h o que causou 1 morte e deixou 1 ferido.

 

Video >

[bbvideo=853,480]

[/bbvideo]

 

Impressionante esses temporais por aí, heim. A frente fria parece ter dado um "boost" na ZCIT, gerando temporais mais generalizados.

 

Por aqui, mínima de 13,9C. E seguimos com este FRIO mês de Abril.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.