Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Concordo 200%! Isso, de forma alguma, significa que esteja desrespeitando ou "esculachando" quem defenda este ponto de vista. Cada um com sua opinião.

 

Nublado por aí na PG Troy?

 

Abraços!

 

Já faz mais de uma semana que não temos duas horas de sol direto por aqui, está agradável, por hora abafado.

 

Seguimos esta toada pelo menos até segunda quando os episódios de sol aberto começarão a reaparecer, mas nada de anormal.

 

Ao contrário do que muitos pensam, Praia Grande por ser litoral não tem sol todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Calor no oeste, Santa Rosa-Ilson com 36,2ºC. :heat:

 

Literalmente. O centro do RS para baixo (Santa Rosa é região central do RS, não?) é, dinamicamente "HABLANDO", muito mais portenha do que brasileira. Aqui, estou com tempo carrancudo, úmido e 24,9ºC, Completamente oposto!

 

Não concordo muito. Santa Rosa é quase norte, latitude menor que de São Ronaldo. É mais como o Eduardo Finatto falou estes dias. Faz muito calor também no Oeste brasileiro, SC, PR e MS. É só olhar as automáticas... E na automática de Santa Rosa (topo) a máxima foi de "apenas" 34ºC, próxima de várias cidades brasileiras. Só no leste brasileiro está menos quente. Dinâmica mais "portenha" acho que somente na Campanha, Serras do Sudeste e Litoral Lagunar, mas aí deixaria para o Bruno, Torales, Finatto definirem melhor.

Link to comment
Share on other sites

Dany, dfesde 28/Fevereiro já estamos em situação de "transição verão-outono"; uns dias com mais "cara de outono" (como hoje), outro com mais "cara de verão" como há dois dias atrás. O bom é que, por enquanto estou achando que temos tido mais dias com "cara outono". E, foi o "período transição verão-outono" mais precoce que já presenciara desde que me interessei por isso há 4 anos devido a influências do colega Coutinho que já falava dessas coisas há muito o BAZ (acompanhamento das mudanças dinâmicas das estações; o que é diferente do clima de uma localidade!). (by Mafili!).

 

E, para nossa sorte (mas, sejamos justos: com juros e correção monetária!), o outono, que SEMPRE, se instala a partir da 2ª quinzena de Abril, parece que pela 1ª vez que acompanho essas coisas, virá precocemente também! Hummm!!!

 

Só para sua curiosidade: A transição verão-outono mais precoce que presenciara tinha sido em 2012 (lá para 03/04/março). Aliás, este 2012 praticamente NÃO HOUVE outono (foi uns 10 dias), embora o outono seja curtíssimo no Brasil mesmo (dura cerca de 1 mês - 15 abril a 20 maio); houve um "pulo" da transição verão-outono direto para o inverno, que também começou precocemente, lá para finalzinho de abril (28/29). Então, maio de 2012 foi EXCELENTE; acho que ficou na média em relação à Normal do Inmet 61-90!!! :clapping: (o que é um feito quase inédito para os dias de hoje). Só esse feito basta para concluir que maior/2012 foi um mês de inverno para os "dias atuais". Porém, junho/12 começou a M****! Choveu horrores![highlight=yellow]Foi o mês de junho (acho que até de inverno) mais chuvoso de toda série histórica do Inmet, desde 1943[/highlight]. E, frio que é bom, quase nadica! Não houve máximas altas devido ao excesso de chuvas. A média das mínimas foi uma catástrofe! Tipo, uns 15,5ºC.

 

O início da transição verão-outono mais tardia foi 2014, lá para 18/março. O verão não queria ir embora de forma alguma!

 

O início do verão climático mais tardio foi 2011 (sempre falo por São Paulo); lá para 10/dezembro.

 

O início do verão climático mais precoce foi 2009; lá para 20/Novembro.

 

Resumindo: temos uma amplitude de 30 dias entre o verão climático mais precoce (2009) e o mais tardio (2011), e uma amplitude de 20 dias entre a transição verão-outono entre o início da estação verão-outono mais precoce (este 2015) e a mais tardia (2014).

 

A última curiosidade: o período de verão mais chuvoso que presenciei foi de meados de dez/2009 a finalzinho de jan/2010. Morava no Grajaú à época quando meu FILHÃO E AMOR DA MINHA VIDA NASCEU, no dia 02/01/2010. Chove pra KCT neste período, tudo pancadas que se formavam a partir das 13 hs, às vezes 15 hs, às vezes mais para o final da tarde, às vezes chovia de noite, madrugada... Se não me engano não era ZCAS; era pancadas de chuva de formação de oridem devido ao calor absurdo que fez em dezembro/09 e janeiro/10. Fevereiro/10 também fez MUITO CALOR, mas se não me engano choveu menos. Este período (meados Dez/09 a jan/10 inteiro) foi o período de maior acumulado de chuva nos dados estatísticos do Inmet de sua série histórica desde 1943. Foi MUITA CHUVA!

 

Ah.. para terminar.. (desculpe-me o excesso de informações); após o mês que mais guardo com carinho em termos de frio na Capital (dos anos recentes), [highlight=yellow]junho/2009[/highlight], (melhor ainda que junho/2011, especialmente em dias cinzentos e máximas baixas, e médias das mínimas baixs), só faltou uma MP fortíssima, que houve em junho/11, Julho e agosto/2009 choveu pra KCT! Quase viramos sapos! Mas também houve dias frios, mas longe de junho/2009. Enfim, o inverno/2009 foi muito bom; se este ano conseguirmos repetir o inverno/2009 será um BAITA FEITO!!! Houve 2 BOMBAS POLARES em 2009: uma em junho (no tal nostálgico mês que eu cito, com 8,4ºC) e uma MP "tiro curto" em agosto com uma madrugada gelada e seca (op que foi exceção, pois agosto foi BEM MOLHADO) com uns 8ºC.

 

Chegou a abrir um solzinho fraco aqui na Granja Viana há pouco, mas já nublou novamente: 24,6ºC.

 

Abraços!

 

Realmente como você disse, desde 28 de fevereiro que estamos no verão-outono. Esses 17 dias de março tem sido mais agradáveis e mais úmidos do que o mesmo período de 2014. Aliás, em meados de março de ano passado, acho que tínhamos alguns dias com temperaturas na casa dos 33 graus. Março/2014 fez um calor que seria normal para janeiro/fevereiro.

 

Quanto ao verão 2010, eu me lembro mesmo que janeiro foi exatamente como você descreveu, ou seja, pancadas que começavam a cair entre o começo e meio da tarde e se transformava em uma chuva que ia até de noite ou madrugada. E realmente parece que não tivemos ZCAS naquela ocasião, no máximo uma ZCOU que se formava.

Fevereiro de 2010 realmente choveu menos.

 

Junho de 2009 me lembro também de ter sido frio, enquanto julho de 2009 foi super úmido como você já disse. Este é um mês que sou muito fã. Tivemos o memorável 11/07/2009, marcado por uma chuvarada o dia todo aqui em Sampa. Além disso, mais para o final do mês, uma frente fria ficou parada por aqui, deixando o tempo fechado e com chuva por dias seguidos, enquanto boa parte do sul, parte do centro-oeste e até mesmo o sul da Amazônia gelavam de tanto frio. Foi nesse período em que várias cidades do leste de SP teve temporal de granizo em uma madrugada. Já quanto ao frio, o que marcou julho foram as máximas baixas (consequência dos dias fechados). Agosto/2009, foi seca na primeira quinzena e úmida na segunda. Setembro/2009, houve o inesquecível dia 08, que foi marcado por vários temporais não só aqui em Sampa (o dia aqui era igual do 24 de maio de 2005, quando houve o tornado em Indaiatuba) como boa parte de SP e também vários locais do sul do Brasil.

Eu gostaria que esse próximo inverno fosse um repeteco de 2009.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por aqui hoje dia nublado com nuvens médias e altas. Até agora, nada de chuva.

Faz 23 graus na Mooca-CGE.

 

Tenho notado que mesmo após o enfraquecimento da baixa Cari, um fraco canal de umidade continua a atuar entre o sudeste e o centro oeste. Esse mesmo canal que está sendo responsável pela grande quantidade de nuvens altas desde a segunda metade semana passada e também pelas máximas agradáveis.

Link to comment
Share on other sites

Caco, me parece q a ADVECÇÃO POLAR não ta essas coisas hj na Serra Catarinense.

Enqto no começo da tarde o PNI estava com 10°C, em São Joaquim estava assim:

11066609_346161245581518_4998947443067636266_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7c8aed507ffcdfaf6ae9fc704101b17d&oe=558393BB&__gda__=1438527754_961a9c23d8a504208d4369cd756c33c4

 

Eu chamaria de "ADVECÇÃO POLAR VAMPIRÓIDE"

 

aushuaushuauuuss

 

Abraço

 

O que faz as médias irem lá pra cima.....Quero ver qdo forem os dados do Morro do Couto a 2.670 metros de altitude....

Link to comment
Share on other sites

Já faz mais de uma semana que não temos duas horas de sol direto por aqui, está agradável, por hora abafado.

Seguimos esta toada pelo menos até segunda quando os episódios de sol aberto começarão a reaparecer, mas nada de anormal.

Ao contrário do que muitos pensam, Praia Grande por ser litoral não tem sol todos os dias.

A antiga estação do INMET em Santos registrou, na normal 1961-1990, uma média de 1.655,9 horas de sol/ano.

 

Para comparar:

Sampa (Mirante): 2.003,3 horas de sol/ano

Curitiba: 2.006,2 horas/ano.

Link to comment
Share on other sites

Realmente como você disse, desde 28 de fevereiro que estamos no verão-outono. Esses 17 dias de março tem sido mais agradáveis e mais úmidos do que o mesmo período de 2014. Aliás, em meados de março de ano passado, acho que tínhamos alguns dias com temperaturas na casa dos 33 graus. Março/2014 fez um calor que seria normal para janeiro/fevereiro.

Daniel, me permita uma observação: numa transição para o outono, o tempo deveria ir ficando mais seco aqui em Sampa, eu acho.

 

-----------

Características do outono propriamente dito, aqui em SP (Chovendo no molhado" :mosking: ):

- A umidade e a grande quantidade de nuvens, características do verão, vão diminuindo.

- As chuvas convectivas vão desaparecendo.

- Consequentemente, aumenta a quantidade de dias seguidos sem chuva

- Aumenta a frequência de dias com céu limpo ou poucas nuvens

- O céu fica com um azul mais profundo

- A névoa matinal e a infiltração marítima se tornam mais frequentes

- Os nevoeiros idem

- Etc.

Além da diminuição das temperaturas, claro.

Link to comment
Share on other sites

O dia de hj foi marcado por temperaturas agradáveis e muita nebulosidade baixa atuando aki no leste do Estado.

As máximas ficaram em torno dos 22°C em Curitiba e na região metropolitana, enqto no litoral variaram entre 24/27°C na maioria das estações.

11060851_346258945571748_3044988139002166028_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=a87b4744816395d29f3e032e0c6b37f7&oe=55702E6E&__gda__=1433407338_1148809ce21f23459fc06523f9e7798e

http://www.simepar.br/'>http://www.simepar.br/

 

As chuvas atingiram basicamente o litoral, com acumulados pluviométricos superando os 50 mm em alguns setores.

No planalto, apenas chuva leve e chuviscos foram registrados, no final da madrugada e tbm no final da tarde. Acumulados insignificantes.

10155589_346258132238496_7642006046279634094_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=237878743192a32b4d9a9a90c95ee414&oe=557D3759&__gda__=1438220677_e28d60e7bf649a2649160fd17ab498d4

http://www.simepar.br/

 

Pela imagem do satélite, observa-se muitas nuvens sobre o Sudeste, com alguns núcleos muito bem desenvolvidos, gerando temporais entre o MS, norte de SP e centro de MG, atingindo tbm parte do RJ.

10622737_346270885570554_1772461799355578773_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=f7d086f247b9025c27cc8e17607a696e&oe=55B7B007&__gda__=1434662449_6cfac264956ee2239ee68c076a0f3b20

 

 

Na mantiqueira, chuva fraca no PNI e temperaturas em torno dos 9°C na estação às 18h:

10641112_346263802237929_3331803724416902437_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=de52d534b378c59507fcd6de607ab95b&oe=55BE5BC8&__gda__=1433621246_e954d01b934337ba417b48cc68114500

 

Curitiba às 18:30 com chuviscos e 19°C:

11079610_346262972238012_6785710581033796423_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=ea5f8eaaab7805d5ff70c473b0763e97&oe=55B90135&__gda__=1433903363_bf917ad4e2b4504fd5c63dbbbcfe603c

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, boa tarde. Se março já estava quente por aqui, hoje conseguiu ser ainda pior. Tivemos um dia todo ensolarado, com as temperaturas mais alta do mês, tanto mínima quanto máxima, além de URA, que levou a sensação térmica às alturas. A mínima hoje foi de 23,3ºC às 6h40, a máxima alcançou 32,9ºC às 16h39 e a sensação térmica foi a 35,9ºC. Agora, embora já esteja terminando de anoitecer, segue horrível: 29,8ºC com sensação térmica de 30,5ºC.

 

De amanhã até sexta teremos dias ainda mais insuportáveis. O SMN coloca, para esta quarta, mínima de 24ºC e máxima de 33ºC. O sol nasce às 6h55 e se põe 19h08. Na quinta, mínima de 23ºC e máxima de 32ºC e na sexta mínima de 24ºC e máxima de 33ºC, com forte queda de temperatura na segunda. Para sábado, a previsão é de variação de 15ºC a 23ºC, dando início ao outono.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galera!!

 

Dia maravilhoso aqui na cidade do Rio de Janeiro hoje, a máxima atingiu os 26° no final da manhã e depois caiu um pouco a tarde, ficado na casa dos 24° com chuva leve, não teve a necessidade de ligar o ar-condicionado depois de alguns meses, e pensar que no início do ano o pequeno escritório com dois aparelhos de ar-condicionado estava insuportável de quente...

 

Enfim, agora chuviscos e 23° por aqui.

 

sc3r4o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já faz mais de uma semana que não temos duas horas de sol direto por aqui, está agradável, por hora abafado.

Seguimos esta toada pelo menos até segunda quando os episódios de sol aberto começarão a reaparecer, mas nada de anormal.

Ao contrário do que muitos pensam, Praia Grande por ser litoral não tem sol todos os dias.

A antiga estação do INMET em Santos registrou, na normal 1961-1990, uma média de 1.655,9 horas de sol/ano.

 

Para comparar:

Sampa (Mirante): 2.003,3 horas de sol/ano

Curitiba: 2.006,2 horas/ano.

 

Olhando para esses valores fico pensando qual seria o número de horas de sol/ano para a antiga vila inglesa/distrito de Santo André, Paranapiacaba, com seus 1.100 habitantes.

 

Acredito que não existam dados disponíveis, certo?

 

10hty89.jpg

(fotos: Prefeitura de Santo André e Tito Garcez)

Link to comment
Share on other sites

Tá difícil acompanhar todas as postagens recentes, mas vamos lá:

 

 

Com advecção de ar polar, PNI e Mantiqueira perdem e as serras RS/SC ganham. Para mim, nessa "disputa sadia", não tenho mais dúvida alguma...

 

PNI e Mantiqueira = ar polar "velho", ausência de vento e ar extremamente seco; aí SÃO IMBATÍVEIS, no Brasil sob estas condições.. Sampa fica num "meio a meio", mas depende MUITO de qual localidade da região metropolitana e qual localidade da própria Capital. O extremo da Zona Sul da Capital Grajaú, Parelheiros, Marsilac), ABC, Riacho Grande se dão melhor com advecção de ar polar e infiltração marítima para baixar as máximas. Já a serra da Mantiqueira é um misto; devido à altitude, pode se dar bem com ar extremamente seco e velho de origem polar, mas também com ar "novinho de advecção" em noites claras. Por lá chove menos em sistemas frontais, assim como na Zona Norte. Aqui onde estou na Granja Viana (extremo Oeste Região Metropolitana, Rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco); região de Itapevi, Cotia, Alphaville, Santana de Parnaíba, Jandira,Vargem Grande Paulista, rumo a São Roque e Ibiúna mais adiante) damo-nos MUITO BEM com advecção ar polar nos primeiros dias de céu claro, com maior afastamento da serra do mar. Quanto às chuvas, chove menos que o extremo da zona sul da Capital e ABC em sistemas frontais, a infiltração marítima demora mais a chegar (mas SEMPRE APARECE, o que frustra a mínima absoluta de madrugada!!! :fool: ). Tenho curiosidade em saber até QUE PONTO DA COSTA A INFILTRAÇÃO MARÍTIMA ATINGE. Será que atinge Vargem Grande Paulista (Km 43 a 45 da Raposo Tavares) ou São Roque (Km 50 da Raposo Tavares)? Se não, estas duas cidades são EXCELENTES PARA MÍNIMAS ABSOLUTAS COM CÉU LIMPO E AUSÊNCIA DE VENTO COM AR SECO. Quanto a Vargem Grande Paulista eu já sabia, pois o Sipriano postava os dados, inclusive de geadas por lá. São Roque, por estar mais 7 KM a oeste, deve ser melhor ainda para o frio! Eu estou +- no Km 27 da Raposo; o Sipriano no Km 45. O Evandro na parte rural de Itapevi ("roça"), acho que está no Km 40 da Castelo Branco, que é paralela à Raposo Tavares. Ibiúna deve ser "sinistra"; até melhor do que São Roque, pois pega uma bifurcação à esquerda em determinado ponto à frente de Vargem Grande Paulista, antes de chegar a São Roque, ou seja, fica mais a Sudoeste.

 

Granja Viana no momento nublada, com fraquíssima abertura de sol e 24,8ºC. Repito: QUE DIA AGRADABILÍSSIMO DE TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, COM MAIS CARA DE OUTONO.. (hoje, mínima de transição verão-outono e máxima de outono).

 

Caco, moro na altura do km 35 da Castello, porém, entre a SP-274 e a Raposo Tavares, num condomínio que fica pouco depois do começo da estrada que liga Itapevi à Vargem Grande Paulista.

 

Em linha reta pro sul, minha casa fica na altura do km 39 da Raposo.

 

 

Aldo, não teria estação em Ibiúna? Lá eu imagino que é mais "PUNK" que São Roque (mais a Sudoeste) e mais rural.

Teve.

Também fora de operação.

 

Julho de 2000:

17/07: -3,0 / 14,0

18/07: -3,0 / 17,0

19/07: 1,6 / 15,2 (Mínima positiva. Registra 0,5 mm de precipitação, provavelmente nevoeiro)

20/07: 0,0 / 16,0

21/07: -3,2 / 22,0

22/07: -1,0 / 25,2

 

Taí! Mais fria que São Roque! Imagino que realmente a infiltração marítima não atinja Ibiúna nem São Roque. Olha, LAMENTÁVEL (especialmente para nós, amantes de climatologia) a desativação destas estações. A destas duas então, que são próximas de onde moro, dá uma pontada no coração. Muito chato. :negative:

 

Só gostaria de saber onde que ficava essa estação do CIIAGRO de São Roque... a área territorial do município é muito grande, assim como Ibiúna.

 

Aliás, duas diferenças marcantes entre os centros urbanos dessas cidades: São Roque é um buraco à 770m; Ibiúna já fica à 900m (média), à sudoeste de S. Roque e mais próxima do recuo da Serra do Mar:

 

Ibiúna:

 

60027305.jpg

 

 

São Roque:

 

historico01.jpg

 

 

Quanto à cidade mais fria da região, acredito que seja Tapiraí. Será que existe dados meteorológicos da cidade dessa onda de frio de 2000? :russian:

 

Infiltração marítima: o limite normalmente fica em Mailasqui (distrito de S. Roque) que, por sinal, é topo de serra.

Link to comment
Share on other sites

 

A convencional do Inmet acumulou 48,4 mm de chuva.

 

o4V9LOi.png

 

Excelente acumulado na Saúde, espero que a dinâmica de frentes frias e corredores de umidade beneficiem mais um pouco a região neste restinho de período chuvoso. Por convecção fica dificil, visto que a dinâmica de outono já está quase que completamente instalada, mas vamos ver!! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Não esperava chuvas aqui no município de Laje do Muriaé-RJ hoje, mas caíram nas áreas rurais das regiões ao sul/sudoeste da sede municipal, a partir de 17h 40 indo até as 19 h 10 mostradas nos radares do Pico do Couto e também o radar de Santa Tereza-ES pertencente ao Cemaden,pelas cores nos radares choveu muito nas áreas rurais.

As chuvas na sede do município vieram de Noroeste, formadas na cidade de Eugenópolis-MG que fica 15 km em linha reta.

As chuvas começaram as 19 h 50 com bastante trovoadas e intensificando lentamente, até chover torrencialmente, de 20 h 05 até 20 h 15, foram várias pancadas de média intensidade. Estiou por volta de 21 h 50 acumulando uma boa chuva de 37,3 milímetros.

 

O destaque na região foi as chuvas na cidade de Eugenópolis-MG, choveu 67 mm de 19 h 30 até 20 h 30,as chuvas continuaram fracas,na última consulta feita aos dados das telemétricas da ANA, constava 81 milímetros até 22 h 30 min,foi a maior chuva nessa estação da ANA, desde o dia 24 de novembro de 2014 quando começou a funcionar.

Espero que volte a chover bem mais aqui na minha região até o final de março.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olhando para esses valores fico pensando qual seria o número de horas de sol/ano para a antiga vila inglesa/distrito de Santo André, Paranapiacaba, com seus 1.100 habitantes.

Acredito que não existam dados disponíveis, certo?

Acredito que não.

Nunca ouvi falar em estação meteorológica completa lá, apenas postos pluviométricos.

 

-------------------

 

Só gostaria de saber onde que ficava essa estação do CIIAGRO de São Roque... a área territorial do município é muito grande, assim como Ibiúna.

 

Aliás, duas diferenças marcantes entre os centros urbanos dessas cidades: São Roque é um buraco à 770m; Ibiúna já fica à 900m (média), à sudoeste de S. Roque e mais próxima do recuo da Serra do Mar:

Quanto à cidade mais fria da região, acredito que seja Tapiraí. Será que existe dados meteorológicos da cidade dessa onda de frio de 2000? :russian:

Não existem dados de Tapiraí para 2000 no site do CIIAGRO.

A estação de lá deve ser recente.

 

Mas... das duas uma: ou a estação andou descalibrada ou fica numa parte baixa do município, que tem áreas abaixo de 500 m de altitude.

Já vi máximas de 37,x°C naquela estação.

Eu duvido que a cidade, a área urbana, a cerca de 880 m, chegue nessas temperaturas.

Mesmo em Sorocaba, a 500 e poucos metros e num "buraco", essas temperaturas não são comuns.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora temos uma noite bem fresca, até com um pouco de sensação de frio.

Faz 21 graus na Mooca-CGE.

 

==================

 

Poxa! Confesso que estou meio desanimado com a chegada dessa massa de ar frio por aqui. Queria que ela ficasse mais restrita no sul do Brasil, enquanto, SP, RJ e sul de MG acabariam sendo atingidos pelo canal de umidade da frente fria.

Link to comment
Share on other sites

Poxa! Confesso que estou meio desanimado com a chegada dessa massa de ar frio por aqui. Queria que ela ficasse mais restrita no sul do Brasil, enquanto, SP, RJ e sul de MG acabariam sendo atingidos pelo canal de umidade da frente fria.

 

A minha torcida é para que a massa de ar polar não chegue a MG e RJ, chegando até SP, ficando retida e gerando uma FF estacionária.

 

Por aqui, dia relativamente ameno e com algumas micro pancadas de chuva ao longo do dia, acumulando míseros 02,2mm. A máxima ficou em

26,3C.

Link to comment
Share on other sites

Poxa! Confesso que estou meio desanimado com a chegada dessa massa de ar frio por aqui. Queria que ela ficasse mais restrita no sul do Brasil, enquanto, SP, RJ e sul de MG acabariam sendo atingidos pelo canal de umidade da frente fria.

 

Exato.

Tudo que não gostaria de ver era um replay de 2014 nos últimos 10 dias de março, quando tivemos uma massa de ar polar forte para a época seguida de vários dias de pós frontal e sem chuva, e depois um início de abril seco e quente. Fiquei bastante preocupado com a projeção de chuvas do GFS postada acima. Março está excelente até agora, poderia continuar assim até o final.

 

Que o frio venha no inverno. Agora o que precisamos é CHUVA. E se o inverno for frio e chuvoso, como julho de 1990, melhor ainda.

Link to comment
Share on other sites

A minha torcida é para que a massa de ar polar não chegue a MG e RJ, chegando até SP, ficando retida e gerando uma FF estacionária.

 

Por aqui, dia relativamente ameno e com algumas micro pancadas de chuva ao longo do dia, acumulando míseros 02,2mm. A máxima ficou em

26,3C.

 

Exatamente Renan! Aquela MP significativa no início desse mês, que fez um trajeto esquisito (tava no Atlântico sul e depois ingressou na metade sul do sudeste do Brasil, pegando também o leste do sul do Brasil), fez um estrago maior do que as ASAS pangarés que tivemos em fevereiro, ou seja, deixou o tempo seco aqui por uns 4 dias.

 

Mas ao olhar o meteograma postado pelo Willian da cidade dele, dá para deduzir que a FF (nessa rodada) passaria direto pelo litoral de SP e RJ e assim a metade sul do sudeste ficaria na pós frontal à partir de 24/03.

Link to comment
Share on other sites

Poxa! Confesso que estou meio desanimado com a chegada dessa massa de ar frio por aqui. Queria que ela ficasse mais restrita no sul do Brasil, enquanto, SP, RJ e sul de MG acabariam sendo atingidos pelo canal de umidade da frente fria.

 

Exato.

Tudo que não gostaria de ver era um replay de 2014 nos últimos 10 dias de março, quando tivemos uma massa de ar polar forte para a época seguida de vários dias de pós frontal e sem chuva, e depois um início de abril seco e quente. Fiquei bastante preocupado com a projeção de chuvas do GFS postada acima. Março está excelente até agora, poderia continuar assim até o final.

 

Que o frio venha no inverno. Agora o que precisamos é CHUVA. E se o inverno for frio e chuvoso, como julho de 1990, melhor ainda.

 

Nem me fale. Março de 2010 já foi quente e com chuvas isoladas, daí veio a frente fria por volta do dia 22 e nos deixou por vários dias sob pós frontal. Ao menos a frente fria do dia 22 trouxe uma boa chuva.

O jeito é torcer para que a MP venha de forma continental e bloqueada. Assim acaba agrada tanto os sulistas (trazendo frio por lá), quanto os sudestinos (frente fria parada por aqui trazendo chuvas)

Link to comment
Share on other sites

Realmente como você disse, desde 28 de fevereiro que estamos no verão-outono. Esses 17 dias de março tem sido mais agradáveis e mais úmidos do que o mesmo período de 2014. Aliás, em meados de março de ano passado, acho que tínhamos alguns dias com temperaturas na casa dos 33 graus. Março/2014 fez um calor que seria normal para janeiro/fevereiro.

Daniel, me permita uma observação: numa transição para o outono, o tempo deveria ir ficando mais seco aqui em Sampa, eu acho.

 

-----------

Características do outono propriamente dito, aqui em SP (Chovendo no molhado" :mosking: ):

- A umidade e a grande quantidade de nuvens, características do verão, vão diminuindo.

- As chuvas convectivas vão desaparecendo.

- Consequentemente, aumenta a quantidade de dias seguidos sem chuva

- Aumenta a frequência de dias com céu limpo ou poucas nuvens

- O céu fica com um azul mais profundo

- A névoa matinal e a infiltração marítima se tornam mais frequentes

- Os nevoeiros idem

- Etc.

Além da diminuição das temperaturas, claro.

 

Aldo, permita-me: isso aí que você posta, é outono, propriamente dito, ou beirando isso! A gente, recém entrou na transição verão-outono. Obviamente, características de verão ainda predominam, como precipitação, principalmente.. Mas, o fator em questão de maior destaque e, NOTÓRIO, é a queda gradual nas MÁXIMAS e sutil nas mínimas. . Isso a gente [highlight=yellow]"sente na pele"[/highlight] (by JT). Gradualmente as características de outono vão ficando mais notórias, as tais que você postou, dê tempo ao tempo. :mail: Segundo modelo de tendência do Global do Inpe, o outono dará as caras lá para dia 26/Março; esta é a data chave! Tá longe, mas vamos monitorando. Estas características que você postou ficarão mais evidentes a partir desta data-chave.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Médias parciais - Março 2015 (17 dias):

 

11,5 - Parque Nacional do Itatiaia RJ

 

14,0 - Morro da Igreja SC

 

15,0 - Morro das Torres SC

 

16,1 - Campos do Jordão SP

 

17,0 - São Joaquim SC

17,2 - Monte Verde MG

17,2 - São José dos Ausentes RS

17,2 - Urupema SC

17,7 - Bom Jardim da Serra SC

 

18,3 - Água Doce SC

18,4 - Painel SC

18,9 - Inácio Martins PR

 

19,0 - Bom Jesus RS

19,0 - Palmas PR

19,2 - Vacaria RS

19,7 - Nova Friburgo RJ

19,8 - Canela RS

19,9 - Lages SC

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Segue firme e forte o verão portenho. Hoje a mínima foi de 22,4ºC e neste momento já faz 28,7ºC. Apesar do calor, está, ao menos até agora, menos quente que ontem. Vamos ver até onde vai a máxima. O SMN passou de verde para amarelo o nível de alerta por onda de calor.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desde sexta/sábado venho observando as rodadas do GFS e o mesmo vinha colocando altos volumes de chuva pra minha região essa semana por conta do corredor de umidade que formaria graças aquela baixa no mar, e até agora tem acertado na mosca!

 

Na madrugada de terça em Sinop-MT deu um baita temporal, caiu água de balde por horas (mas a automática não reportou nada, com certeza deve estar com problema).

 

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/03/temporal-alaga-ruas-e-avenidas-de-sinop-mt.html

 

2c3f5f9b4af90ac6a1c7459d08c0a170.jpg

 

 

 

Por aqui também desde segunda sem aparecer o sol, tempo nublado/encoberto e bastante chuva, entre ontem e hoje aqui na fazenda teve talhão que acumulou 82mm. Agora a condição do tempo continua a mesma, céu encoberto, garoa, ar bem saturado e uns 22ºC.

 

Sentido WSW

YCvbCLG.jpg

Link to comment
Share on other sites

Realmente como você disse, desde 28 de fevereiro que estamos no verão-outono. Esses 17 dias de março tem sido mais agradáveis e mais úmidos do que o mesmo período de 2014. Aliás, em meados de março de ano passado, acho que tínhamos alguns dias com temperaturas na casa dos 33 graus. Março/2014 fez um calor que seria normal para janeiro/fevereiro.

Daniel, me permita uma observação: numa transição para o outono, o tempo deveria ir ficando mais seco aqui em Sampa, eu acho.

 

-----------

Características do outono propriamente dito, aqui em SP (Chovendo no molhado" :mosking: ):

- A umidade e a grande quantidade de nuvens, características do verão, vão diminuindo.

- As chuvas convectivas vão desaparecendo.

- Consequentemente, aumenta a quantidade de dias seguidos sem chuva

- Aumenta a frequência de dias com céu limpo ou poucas nuvens

- O céu fica com um azul mais profundo

- A névoa matinal e a infiltração marítima se tornam mais frequentes

- Os nevoeiros idem

- Etc.

Além da diminuição das temperaturas, claro.

 

Aldo, permita-me: isso aí que você posta, é outono, propriamente dito, ou beirando isso! A gente, recém entrou na transição verão-outono. Obviamente, características de verão ainda predominam, como precipitação, principalmente.. Mas, o fator em questão de maior destaque e, NOTÓRIO, é a queda gradual nas MÁXIMAS e sutil nas mínimas. . Isso a gente [highlight=yellow]"sente na pele"[/highlight] (by JT). Gradualmente as características de outono vão ficando mais notórias, as tais que você postou, dê tempo ao tempo. :mail: Segundo modelo de tendência do Global do Inpe, o outono dará as caras lá para dia 26/Março; esta é a data chave! Tá longe, mas vamos monitorando. Estas características que você postou ficarão mais evidentes a partir desta data-chave.

 

Abs!

 

Povo, tem vários tipos de chuva e várias razões para a formação de uma convecção. Uma delas é se estamos em ZCAS, baixa e outros bichos, e outra é a instabilização pelo calor, que não necessariamente deve estar numa situação como as citadas acima.

O que eu venho notando, é que lá dos lados onde moro, ao amanhecer venho notando a queda da nebulosidade e o aumento do frio noturno, que em nada tem a ver com as mínimas de 20,19, 21 que vinhamos observando até o início de Março. Fora que já não lembro mais quando chegou a 30 graus lá em São Bernardo.

Não dá pra dizer que estamos no verão com estas características e ao mesmo tempo não dá pra dizer que estamos no Outono, o que se configura nitidamente como TRANSIÇÃO, e nessa fase pra chover forte, só com canal de umidade ou FF apontando em cima, não necessariamente com calor, mas abafado.

Link to comment
Share on other sites

Estou em Ctba há 3 semanas. Enquanto aqui o tempo está super agradável (médias diárias na casa dos 20C), Porto Alegre tem apresentado dias quentes. Na minha concepção, essa disparidade entre Porto Alegre e Curitiba é típica do verão sul-brasileiro. Por isso não creio em outono. Aliás, diferentemente da maioria, outono eu só percebo a partir de meados de abril. Até lá é verão, apenas menos propenso a extremos.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com predomínio do ar tropical, aos poucos o calor vai indo embora. Ontem tive de 19,9° a 30,0°. Hoje a mínima de 19,7°, mas a pouco estava 30,1°. Até amanhã teremos máxima de 34°, mas as mínimas continuam em 20° ou um pouco menos, seguido pela frente que entra 6ª e o frio sábado.

 

A outra boa notícia é que com a alta pressão estabelecida no Atlântico Sul continuará a "espremer" a umidade na ZCAS. Mais chuva para o Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com predomínio do ar tropical, aos poucos o calor vai indo embora. Ontem tive de 19,9° a 30,0°. Hoje a mínima de 19,7°, mas a pouco estava 30,1°. Até amanhã teremos máxima de 34°, mas as mínimas continuam em 20° ou um pouco menos, seguido pela frente que entra 6ª e o frio sábado.

 

A outra boa notícia é que com a alta pressão estabelecida no Atlântico Sul continuará a "espremer" a umidade na ZCAS. Mais chuva para o Brasil.

 

E isso é verão, Marcos. A diminuição do calor extremo para calor normal não significa outono na minha visão. Até mesmo a média de março mostra bem isso. Há pouca diminuição em relação a fevereiro. Já em abril desmorona. A média máxima cai significativamente e começamos a ter friozinho a noite, algo que inexiste no verão porto-alegrense.

Link to comment
Share on other sites

Mesmo com predomínio do ar tropical, aos poucos o calor vai indo embora. Ontem tive de 19,9° a 30,0°. Hoje a mínima de 19,7°, mas a pouco estava 30,1°. Até amanhã teremos máxima de 34°, mas as mínimas continuam em 20° ou um pouco menos, seguido pela frente que entra 6ª e o frio sábado.

 

A outra boa notícia é que com a alta pressão estabelecida no Atlântico Sul continuará a "espremer" a umidade na ZCAS. Mais chuva para o Brasil.

 

E isso é verão, Marcos. A diminuição do calor extremo para calor normal não significa outono na minha visão. Até mesmo a média de março mostra bem isso. Há pouca diminuição em relação a fevereiro. Já em abril desmorona. A média máxima cai significativamente e começamos a ter friozinho a noite, algo que inexiste no verão porto-alegrense.

Eu concordo contigo. Estamos em pleno padrão de verão, mas enfraquecendo. A quebra do padrão virá com a mp que entra a partir de sábado. Agora faz 29,8° com 52% e vento ESE a 13,7 km/h. Sol e nuvens.

 

Abraços quase outonais!

Link to comment
Share on other sites

Bugou meu cerebro , e agora como desbuga ??

 

 

 

Climatempo? :russian:

 

 

Duvidas ... kkkk

 

Alguns acumulados no INMET esse mes

 

Maria da Fé 125mm

 

Campos do Jordão 115mm

 

Monte Verde 107mm

 

Caldas 124mm

 

Eles nunca se cansam de pagar micos...

 

Aqui tenho 81,6mm neste mês. Bem magrinho de novo.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.