Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Acessórios para Camping e Montanhismo


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Pessoal, estou atrás de um altímetro....vi um da oregon bem interessante inclusive.....Mas queria falar sobre barracas........Se tiver um vento de 50 km/h....uma barracada aguentaria isso..??

 

Aglgeu aqui já passou por uma situação destas..?

Já, mais de uma vez, mas faz muito tempo. :mosking:

 

Não sou um grande entendido no assunto mas acampei muito em praias (Camping selvagem, naquela época), beira de rios e represas (Pescando), etc.

 

Este tipo de barraca na foto abaixo, que chamávamos de "canadense" (Não sei se ainda se diz assim), quando bem montada, agüentava bem ventos fortes.

Certa vez, numa 2ª feira de carnaval em Matinhos-PR, pegamos 9 horas seguidas :shok: (Das 9h da manhã às 6h da tarde, mais ou menos) de chuva torrencial e fortes rajadas de vento leste com uma barraca dessas e outra daquelas maiores com armação de tubos (Canos).

A canadense (Foto abaixo) agüentou firme.

Já a barraca maior, tivemos que segurar os canos pelo lado de dentro para que não "voasse".

 

wdh9McB.jpg

Fonte: http://tropadois.blogspot.com

 

E.T.: Não sei quanto choveu em Matinhos naquele dia mas, segundo o velho Narciso Vernizzi, Iguape registrou 210 mm.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou atrás de um altímetro....vi um da oregon bem interessante inclusive.....Mas queria falar sobre barracas........Se tiver um vento de 50 km/h....uma barracada aguentaria isso..??

 

Aglgeu aqui já passou por uma situação destas..?

 

Não entendo muito sobre barracas, porém, antes de mais nada, para quantas pessoas?

 

À partir daí dá pra ver modelos, preços e, especialmente, resistência, praticidade e comodidade.

 

Tenho um pequeno conhecimento sobre jaquetas e hiking boots.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou atrás de um altímetro....vi um da oregon bem interessante inclusive.....Mas queria falar sobre barracas........Se tiver um vento de 50 km/h....uma barracada aguentaria isso..??

 

Aglgeu aqui já passou por uma situação destas..?

 

Não entendo muito sobre barracas, porém, antes de mais nada, para quantas pessoas?

 

À partir daí dá pra ver modelos, preços e, especialmente, resistência, praticidade e comodidade.

 

Tenho um pequeno conhecimento sobre jaquetas e hiking boots.

 

Uma boa solução é aquelas barracas que vendem na Decathlon, aqui em SP, tem umas que se armam em 3 segundos e são bem compactas, pra segurar no lugar o pessoal enfia pedras dentro, nos cantos...mas acho que em qualquer situação de vento, a barraca tem que ter uma boa amarração. Eu compraria uma Mountain 25 da TheNorthFace, que aguenta frio extremo e é bem isolada na questão água, pena que no Brasil custa mais de 2500 reais...a amarração dela, não me lembro onde li, consegue suportar até uns 80 km/h.

 

Mas uma Quechua de 3 segundos pro Brasil já estaria boa demais.

Link to comment
Share on other sites

 

Uma boa solução é aquelas barracas que vendem na Decathlon, aqui em SP, tem umas que se armam em 3 segundos e são bem compactas, pra segurar no lugar o pessoal enfia pedras dentro, nos cantos...mas acho que em qualquer situação de vento, a barraca tem que ter uma boa amarração. Eu compraria uma Mountain 25 da TheNorthFace, que aguenta frio extremo e é bem isolada na questão água, pena que no Brasil custa mais de 2500 reais...a amarração dela, não me lembro onde li, consegue suportar até uns 80 km/h.

 

Mas uma Quechua de 3 segundos pro Brasil já estaria boa demais.

 

A The North Face é ótima referência pra quase tudo ligado à esse universo. Dispensa maiores apresentações.

 

Tenho meias desta marca feitas em lã de merino que são minha salvação em dias gelados quando ando de moto.

 

A Quechua também é boa. Meu conjunto de 2ª pele para andar de moto no inverno é dessa marca.

 

Mochilas: atualmente tenho uma Deuter Act Lite 40+10:

 

Deuter-Actlite-40.jpg

 

Ótima para viagens de moto e para caminhadas. :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Uma boa solução é aquelas barracas que vendem na Decathlon, aqui em SP, tem umas que se armam em 3 segundos e são bem compactas, pra segurar no lugar o pessoal enfia pedras dentro, nos cantos...mas acho que em qualquer situação de vento, a barraca tem que ter uma boa amarração. Eu compraria uma Mountain 25 da TheNorthFace, que aguenta frio extremo e é bem isolada na questão água, pena que no Brasil custa mais de 2500 reais...a amarração dela, não me lembro onde li, consegue suportar até uns 80 km/h.

 

Mas uma Quechua de 3 segundos pro Brasil já estaria boa demais.

 

A The North Face é ótima referência pra quase tudo ligado à esse universo. Dispensa maiores apresentações.

 

Tenho meias desta marca feitas em lã de merino que são minha salvação em dias gelados quando ando de moto.

 

A Quechua também é boa. Meu conjunto de 2ª pele para andar de moto no inverno é dessa marca.

 

Mochilas: atualmente tenho uma Deuter Act Lite 40+10:

 

Deuter-Actlite-40.jpg

 

Ótima para viagens de moto e para caminhadas. :good2:

 

A Deuter é monstra, dispensa apresentações tb!

Link to comment
Share on other sites

Belo relato Aldo.....caso precise de algo em acessórios para acampar...a Decatlon..acho q eh assim q se escreve. .rss...é excelente. ..Com certeza vc ja deve ter entrado em alguma. ..abs!!!

Sim, costumo ir numa que fica no Center Norte, aqui na z. norte.

 

A Decathlon é boa em variedade e em quantidade, porém, dificilmente trabalha com produtos top, especialmente quando se trata de roupas e calçados. O lance dessa rede francesa é produtos razoáveis com preço baixo (caso da segunda pele da Quechua que comprei na loja da Raposo Tavares). Quem procura jaquetas da The North Face ou botas Columbia se decepciona.

 

Aqui em SP temos algumas lojas bem menores, mas que trabalham somente com as melhores marcas. A mochila que eu uso comprei na Arco e Flecha, que fica na Lapa:

 

http://www.penatrilha.com.br

http://www.arcoeflecha.com.br

http://www.casadepedra.com.br

Link to comment
Share on other sites

Abrigo Rebouças - Normas para Reserva e Uso do Camping

 

1. RESERVAS E TAXAS

a. A reserva para uso camping deverá ser feita antecipada e diretamente pelo site http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/reservas, existindo apenas uma exceção para este procedimento, citado na letra “b”;

b. Havendo disponibilidades de vagas, o visitante que se apresentar no posto Marcão poderá ocupar o camping sem reserva prévia;

c. Em caso de necessidade de informações use os telefones: (24) 3352-1292 / 3352-6894 / 3352-2288. Estes números não poderão ser utilizados para reserva do camping;

j. O pagamento das taxas deverá ser feito integralmente quando da chegada no posto Marcão;

k. A cobrança do camping se dá por pessoa e não por barraca;

l. A desocupação do camping antes do término do período solicitado não acarretará em devolução de qualquer valor;camping;

d. O camping conta com vaga para 15 (quinze) barracas, podendo variar ao decorrer do ano. Apenas 10 (dez) vagas poderão ser reservadas, as outras 5 (cinco) ficarão abertas para visitantes que chegarem sem reserva;

e. O contato com o parque para cancelamentos ou esclarecimentos deverá ser feito pelo e-mail: reservas.pni@icmbio.gov.br...;

f. A antecedência mínima para solicitação de reserva é de 5 (cinco) dias úteis em relação à data desejada para ocupação. O prazo máximo para resposta de solicitação de reserva será de 3 (três) dias úteis. Em caso de cancelamento durante este período será ofertada a vaga para o primeiro que se apresentar;

g. A antecedência máxima para aceitação de reservas é de 30 (trinta) dias. Em caso de desistência ou mudança no número de vagas necessárias o

parque deverá ser informado o quanto antes para encaixes da lista de espera;

h. No site, durante a reserva, o responsável pelo grupo deverá atender as solicitações do formulário de reserva;

i. Havendo disponibilidade de vagas, a administração do Parque enviará a pessoa solicitante um email com a autorização de uso, o número da reserva e as regras do

m. À administração do PNI é reservado o direito de suspender o pedido de reserva e/ou solicitar a desocupação total ou parcial do abrigo sempre que ocorram fatos de força maior que impliquem neste procedimento.

2. OCUPAÇÃO E DESOCUPAÇÃO

a. Para a ocupação do camping deverá ser apresentado impresso no posto Marcão a reserva e o termo de ocupação e desocupação preenchido;

b. As áreas de barraca são demarcadas e numeradas. A ocupação ocorrerá por ordem de chegada;

c. A ocupação somente poderá ocorrer durante o horário das 9:00 às 18:00h; Caso o ingresso no parque ocorra após as 15:30h o pagamento deverá ser feito no dia seguinte no Posto Marcão; d. No ato de preenchimento do termo de ocupação do camping, o visitante deverá informar qual atividade realizará em cada um dos dias em que estiver acampado.

e. O horário limite de desocupação do camping é 9:00h;

f. Os integrantes de um mesmo grupo somente poderão ocupar o camping pelo período máximo de 6 (seis) pernoites consecutivas;

g. Caso no ato da desocupação haja interesse do grupo permanecer e não haja reserva para o novo período solicitado, o grupo terá que preencher uma nova reserva no posto Marcão e efetuar o pagamento.

3. CAPACIDADE

a. O camping possui 15 (quinze) vagas para barracas de até 3 (três) pessoas;

b. A localização das barracas constará dos croquis fixados no posto Marcão e na área do camping.

4. REGRAS DE USO

a. Não é permitido fazer fogueiras;

b. Use seu fogareiro em área segura, longe da vegetação;

c. O camping está em área sensível, não jogue lixo, nem mesmo orgânico e não enterre restos de alimentos;

d. Não lave nada no rio, utilize as pias. Não utilize nenhum produto químico no rio. Exemplo: sabonetes, xampus, pasta de dentes, protetor solar;

e. Utilize os sanitários para escovar dentes, se lavar e fazer suas necessidades fisiológicas;

f. Acampe somente nas vagas de barraca demarcadas;

g. Não é permitido cavar, abrir valetas de drenagem, nivelar, retirar vegetação ou abrir novas áreas de barraca;

h. Respeite o horário de silêncio das 21:00 as 7:00h;

i. Respeite os horários de visitação e as normas do parque nacional;

j. O usuário do camping não pode usar as instalações do abrigo Rebouças;

k. O rincão e os banheiros do camping são de uso compartilhado a qualquer usuário do parque.

5. VAGAS NO ESTACIONAMENTO

a. Haverá 06 (seis) vagas destinadas aos usuários do abrigo e camping, sendo que cada reserva terá direito a apenas uma vaga; A ocupação das vagas será por ordem de chegada;

b. Não havendo vaga disponível no estacionamento, será permitido ao usuário ir até o estacionamento da área do camping para descarregar e depois retornar ao estacionamento próximo a Furnas;

c. A estrada de acesso ao abrigo poderá ficar fechada para trânsito de veículos, conforme determinado pela administração do parque.

6. SEGURANÇA

a. O parque não conta com nenhum tipo de segurança na área de camping. Em nenhuma circunstância, a administração do parque se responsabilizará por qualquer objeto desaparecido.

7. SANÇÕES

a. O descumprimento de qualquer item desta norma implicará em sanções previstas na legislação.

(Aprovada na Câmara Técnica de Montanhismo

 

camping.jpg

 

4bx.640x480.JPG

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.