Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Caramba! Que temporal aí no Rio ontem, heim?

 

No final das contas, a cidade não vai fechar assim tão mal em termos de chuvas em Janeiro, embora essa precipitação de

ontem ajude muito pouco em termos de abastecimento das represas.

 

Por aqui, chuva extremamente irregular, embora em todos os locais vá fechar muito abaixo da média. Breve trago os dados.

 

 

Renan vamos terminar o mes com 166mm acumulados , 100mm cairam na 2° feira !

 

Campos do Jordão tem 105mm , no ES o maior acumulado é de 20mm da dó olhar nos acumulados la a maioria abaixo dos 10mm

 

E Fevereiro é um mês tradicionalmente seco no ES. Acho que o vizinho capixaba vai ser o mais prejudicado neste verão, graças à ASAS.

Link to comment
Share on other sites

O único modelo que sugeria algo tropical, o CMC recuou da ideia na corrida das 0z

 

Todos os principais modelos globais sugerem a Baixa se formando (Ciclogênese) em algum ponto da costa do Sul/Sudeste daqui a 7 dias... Porém a forma e a atuação são bem divergentes no momento.

 

XYpu5pt.png

 

A projeção do Europeu agora é de longe a mais agressiva, mostrando um forte Ciclone Extratropical, talvez com alguma fase Subtropical e pressão de apenas 995hpas do lado de Florianópolis. Esse Ciclone estaria associado a um VCAN também.

 

x4pkgeh.png

 

Cenário que levaria a boas rajadas de vento para a costa leste de RS/SC, induziria a entrada de ar mais fresco também sobre essas áreas, enquanto que mais a norte, forçaria grande convergência de ventos entre o ES/MG colaborando para formação de chuvas fortes, e talvez até um breve canal de umidade.

 

Iv3bu2V.png

Link to comment
Share on other sites

OLHEM, INVEJA PARA MUITOS, AMANHECENDO COM -16°C (NÃO REMOVA MARFILE, É AQUI MESMO).http://www.earthcam.com/usa/wyoming/jackson/?cam=jacksonhole

 

E esta paisagem sem fiação aérea e rua larga? :mail:

 

Dia bom de verão aqui... Pelo menos é agradável para tomar cerveja, não preciso andar pesado, todos ambientes confortáveis...

Link to comment
Share on other sites

Choveu durante a madrugada na cidade do Rio mas ainda de forma bem irregular num geral: na parte litorânea da zona oeste(Barra da Tijuca, Recreio, Guaratiba) a chuva foi TORRENCIAL, com até 120 mm em Guaratiba(quase tudo em apenas uma hora, foi impressionante.No auge do temporal chegou a chover 40 mm em apenas 15 minutos), 96 mm na Grota Funda, 95 mm no Recreio e 71 mm na Barra. Na zona sul a chuva variou entre muito forte a moderada-forte(com pico máximo de 61 mm em Copacabana e mínimo de 29 mm em Laranjeiras), na área do Centro a chuva num geral foi ligeiramente forte apenas(25 mm na Saúde) e na zona norte ela foi forte/muito forte na Grande Tijuca, entre moderada e ligeiramente forte no Grande Méier e apenas moderada no restante da zona norte, tal como na parte mais continental da zona oeste, onde ocorreram os menores acumulados da cidade(apenas 5 mm no Mendanha e 9 mm em Bangu), aqui no meu bairro na zona norte a pancada foi ligeiramente forte mas muito rápida(menos de meia hora) acumulando apenas 15 mm, pelo que vi dos baixos acumulados no extremo oeste da cidade, deve ter chovido pouco no Sistema Guandu, dando continuidade à seca.Quase toda a cidade vai terminando o mês bem abaixo de 100 mm conforme pode ser visto na rede de estações da Geo-Rio(diversos bairros inclusive abaixo dos 50 mm), das 33 estações apenas 7 conseguiram passar a casa dos 100 mm.Infelizmente essas chuvas irregulares e rápidas que são fortes em alguns pontos mas pouco significativas em muitos outros não ajudam muita coisa na crise hídrica que se instalou no Estado, vamos ver se hoje e nos próximos dias chove de forma mais generalizada e bem distribuída. No momento nublado com mormaço e 32°C.

Link to comment
Share on other sites

Ontem (INMET):

 

Itaperuna-RJ (Conv.): 41,0°C

Araçuaí-MG (Conv.): 40,6°C

Alegre-ES (Aut.): 40,5°C

Campos dos Goitacazes-RJ (Conv.): 40,2°C

Cambuci-RJ (Aut.): 40,2°C

 

Ontem no Espírito Santo (Incaper, até 15h):

Cachoeiro do Itapemirim: 42,9°C

Mimoso do Sul: 41,1°C

Viana: 40,1°C

 

Confere, Ernani?

Link to comment
Share on other sites

Rio de Janeiro tem mais chuva hoje

 

Uma frente fria ainda está na altura do litoral do Rio de Janeiro e ainda deixa áreas de instabilidade sobre o litoral fluminense, com nuvens carregadas que provocam chuva.

 

As imagens de satélite da manhã do começo da tarde deste sábado, 31, mostram que novos aglomerados de nuvens carregadas avançam pelo litoral fluminense. Estas nuvens devem passar sobre a cidade do Rio, atingindo especialmente os bairros da orla marítima. Há risco de chuva moderada a forte, mas com pouco ou mesmo nenhum raio. A chuva não será forte e volumosa como na madrugada, mas pode causar transtornos.

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/289949/rio-de-janeiro-tem-mais-chuva-hoje-2/

Link to comment
Share on other sites

O mês de Janeiro de 2015 vai chegando ao fim e o Mirante de Santana fecha com 157 mm de chuvas enquanto isso a estação Curucutu no longínquo bairro de Eng Marsilac tem 640 mm de chuvas ambas as estações na nossa fantástica cidade . Se houvesse um Cantareira em Marsilac exportaríamos água ...

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Em Buenos Aires seguimos com dias agradáveis. Ontem tivemos um dia ensolarado, com temperatura entre 16,4ºC e 24,4ºC, bastante abaixo da média para esta época do ano. Neste sábado, novamente dia ensolarado, com mínima de 19,4ºC e temperatura atual em 27,4ºC, com máxima prevista de 28ºC.

 

A frente fria foi um fiasco para o Sistema Cantareira. O índice só se manteve em 5,1% acredito que pela chvua dos últimos dias e porque ontem chegou a chover no sul de Minas, região onde nascem alguns dos rios que compõem o conjunto de represas. O SAISP registrou ontem uma média pluviométrica de pouco mais de 2 mm. Hoje chove na divida de São Paulo com Minas e a noroeste de Bragança Paulista (há represas a leste desta cidade, vamos ver para onde esta chuva se desloca), mas até agora nada de chuva nos pluviômetros do SAISP. Mas até o momento, seria melhor ter ficado com as chuvas convectivas isoladas do que com essa frente fria, estava chovendo mais na Cantareira nos últimos dias do que agora.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O mês de Janeiro de 2015 vai chegando ao fim e o Mirante de Santana fecha com 157 mm de chuvas enquanto isso a estação Curucutu no longínquo bairro de Eng Marsilac tem 640 mm de chuvas ambas as estações na nossa fantástica cidade . Se houvesse um Cantareira em Marsilac exportaríamos água ...

 

Da até um certa tristeza imaginar, que essa água toda escoou rapidamente para o mar. Bem que podia criar um sistema elevatorio pra levar as aguas dos riachos de lá para o Guarapiranga em caso de chuva torrencial.

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, os EUA tem uma cidade como Las Vegas no coração do deserto de Nevada, não é um clima semiarido nordestino, é deserto ao pé da letra.

 

Aqui no Brasil a maior cidade brasileira está passando por uma das piores crises d'água da história, sendo que um rio CHEIO e POLUIDO corta a cidade.

 

Se a crise da falta água é climática com certeza acredito que Elfos, Duendes e Unicórnios são reais e não folclóricos.

 

Conclusão: o Cantareira deveria ter sido construído em Jundiaí. :sarcastic:

 

Beto, Bom exemplo.

 

Melo, não dê ideias.

 

Explico. No BAZ estamos monitorando, aprendendo e discutindo "a crise hídrica" durante os últimos meses (ou ano de 2014) sem tréguas sob todos os aspectos (especialmente no tópico Temas Gerais). Se não nos fez especialistas certamente nos tornou uma audiência qualificada sobre o tema.

 

E somente agora o Temas Gerais chega ao respeitável grande público. Mesmo aqui em Salto e Itu onde passamos por racionamento, sendo que em Itu se prolongou por meses.

 

O meu ponto aqui. Estou a ouvir toda sorte de ideias para resolver o problema um desespero latente dos amigos que ainda moram na Cidade de São Paulo considerando que o racionamento proposto é basicamente uma suspensão do fornecimento d'água.

 

Agradeço a todos por fazerem deste espaço único no cenário brasileiro.

 

O único modelo que sugeria algo tropical, o CMC recuou da ideia na corrida das 0z

 

Rodolfo na mesma linha de raciocínio o fato de um modelo dar um blip (piscar na tela) com algo tropical é uma vitória para uma comunidade que acompanha as coisas do tempo e clima.

 

Abraços Agradecidos,

 

ps: Beto, A ABPU (Associação Brasileira de Proteção dos Unicórnios) tem gigantesca participação no contexto.

Link to comment
Share on other sites

Monitoramento das 10 menores temperaturas das SE's Catarinenses em 31/01/15 às 17:00h HV:

 

Bom Jardim da Serra (planalto sul - 1418m): 16,3ºC;

Lages (planalto sul - 1024m): 17,9ºC;

Caçador (meio oeste - 931m): 18,3ºC;

São José do Cerrito (planalto sul - 901m): 18,9ºC;

São Joaquim (planalto sul - 1424m): 19,0ºC;

Curitibanos (meio oeste - 1064m): 19,0ºC;

Ponte Alta do Sul (planalto sul - 843m): 19,3ºC;

São Cristóvão do Sul (meio oeste - 1021m): 19,5ºC;

Bom Retiro (planalto sul - 878m): 19,6ºC;

Água Doce (meio oeste - 879m): 19,7ºC;

 

 

 

Monitoramento das 10 maiores temperaturas das SE's Catarinenses em 31/01/15 às 17:00h HV:

 

Itapiranga (oeste - 192m): 36,1ºC;

São José do Cedro (oeste - 716m): 34,6ºC;

Palmitos (oeste -424m): 33,2ºC;

São Miguel do Oeste (oeste - 673m): 33,1ºC;

Quilombo (oeste - 389m): 33,0ºC;

Pinhalzinho (oeste - 530m): 31,2ºC;

Chapecó (oeste - 683m): 31,0ºC;

Arabutã (oeste - 401m): 30,2ºC;

Seara (oeste - 538m): 29,5ºC;

Concórdia (oeste - 594m): 29,0ºC;

Link to comment
Share on other sites

Ontem (INMET):

 

Itaperuna-RJ (Conv.): 41,0°C

Araçuaí-MG (Conv.): 40,6°C

Alegre-ES (Aut.): 40,5°C

Campos dos Goitacazes-RJ (Conv.): 40,2°C

Cambuci-RJ (Aut.): 40,2°C

 

Ontem no Espírito Santo (Incaper, até 15h):

Cachoeiro do Itapemirim: 42,9°C

Mimoso do Sul: 41,1°C

Viana: 40,1°C

 

Confere, Ernani?

 

Isso só reflete o drama capixaba. A falta de umidade e nuvens, aliado ao sol de verão, faz com que a temperatura dispare no estado. Além disso, ontem teve pré frontal por lá. Se essa frente fria foi pangaré até em SP, o que dirá no ES...

Link to comment
Share on other sites

Radares da UNESP mostram várias pancadas de chuva em áreas do sul de MG e triângulo Mineiro e também leste de MS e norte do PR.

 

LGYWGVJ.jpg

 

============================================================

 

Como comentaram mais cedo, essa frente fria tem mais cara de ser aquelas típicas de meses de inverno, onde ao avançar pelo sudeste, as instabilidades acabam "esfarelando". Aqui na Grande SP, as chuvas caíram mais no sul da região, enquanto outras áreas ficaram praticamente secas.

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, os EUA tem uma cidade como Las Vegas no coração do deserto de Nevada, não é um clima semiarido nordestino, é deserto ao pé da letra.

 

Aqui no Brasil a maior cidade brasileira está passando por uma das piores crises d'água da história, sendo que um rio CHEIO e POLUIDO corta a cidade.

 

Se a crise da falta água é climática com certeza acredito que Elfos, Duendes e Unicórnios são reais e não folclóricos.

 

É só fincar os pés em solo norte-americano para perceber por que lá é daquele jeito e aqui é assim. Não há como comparar. Talvez décadas de educação melhorem alguma coisa no Brasil.

 

Apesar da despoluição do rio Tietê ser perceptível no interior do estado, aqui ainda está difícil. Nessas horas o peso de ser uma das maiores cidades do mundo NO BRASIL conta. Londres, Tóquio e outras mega-cidades já conseguiram, mas em nosso país nada é fácil e rápido. Qual a razão?

 

Quanto a SP, o modelo de uso dos rios aqui utilizado foi baseado no americano, porém executado erroneamente. Visto que não há nada de novo sob sol, os problemas começaram bem antes:

 

Evidente que do modelo importado europeu, de grandes concentrações populacionais resultava aglutinar um maior número de pessoas num espaço único, resultando o modelo de cidades que se agigantou ao longo do tempo. No caminho estavam os rios e suas várzeas, usados por tropeiros e lavadeiras. Consta que o rio Tamanduateí teve sua primeira interferência de curso entre 1782 a 1786, aproveitando um pequeno desvio de si mesmo criou-se seu primeiro desvio, [highlight=yellow]e que depois foi uma constante num modelo de retificação para o “apoderamento” do espaço “vital humano”[/highlight].

 

"...Ponte de Sant'Anna, uma das primeiras pontes construídas sobre o Rio Tietê.....Canalização e Alinhamento do Rio Tamanduateí - suprimiu-se uma imensa área da várzea original, que aterrada deu origem a bairros e ruas, como a rua Vinte e Cinco de Março....Retificação do Curso do Rio Tietê..."

“Pode-se afirmar, sem exagero, ter sido o Dr. João Teodoro Xavier de Matos um admirável urbanizador de São Paulo, quando não se falava de urbanização. Sua ação foi decisiva nesse campo, na sua curta administração ocorrida do final de 1872 a 1875.".... fez mais: drenou os terrenos encharcados da Várzea do Carmo, na altura do Velho Mercado, e ali fez construir, com o olhar de artista, um recanto realmente poético, que muito agradou à gente da Paulicéia... Em meados de 1890 um surto de malaria colaborou para elaboração de um projeto de Paula Souza e Teodoro Sampaio para mitigar as influências das águas paradas e assim foi sugerida a retificação do rio nesta região e deste “piscinão natural”, a várzea do rio Tamanduateí!

 

http://carlosfatorelli27013.blogspot.com.br/2012/12/sao-paulo-dos-campos-de-piratininga-ou.html

 

O meu ponto aqui. Estou a ouvir toda sorte de ideias para resolver o problema um desespero latente dos amigos que ainda moram na Cidade de São Paulo considerando que o racionamento proposto é basicamente uma suspensão do fornecimento d'água.

Como toda crise traz sempre algo de bom, espero que agora à força sejam feitas as modificações necessárias.

 

No momento, Kissinger está certo ao dizer que "a ausência de alternativas torna a mente espantosamente clara".

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Janeiro 2015 em Passo Fundo

 

Média mínima: 17,7ºC (=)

Média máxima: 27,6ºC (-0,8)

*anomalias da normal 1976-2005

 

Maior máxima: 31,2ºC dia 13 (surpreendentemente baixa na minha opinião)

Menor máxima: 21,1ºC dia 30

Maior mínima: 20,0ºC dia 28

Menor mínima: 13,6ºC dia 30

Link to comment
Share on other sites

O único modelo que sugeria algo tropical, o CMC recuou da ideia na corrida das 0z

 

Rodolfo na mesma linha de raciocínio o fato de um modelo dar um blip (piscar na tela) com algo tropical é uma vitória para uma comunidade que acompanha as coisas do tempo e clima.

 

 

 

E o CMC voltou Mafili!

 

Agora as 12z sugere claramente uma TEMPESTADE TROPICAL, ou até mesmo um FURACÃO se formando no nosso Atlântico Sul!!

 

A Baixa atinge 990hpas, e atinge a Escala máxima de Warm Core no ciclofase... Coisa rara de ver em modelos no Atlântico Sul...

 

33J4gB6.png

 

 

E AGORA A TARDE, O GFS ESTÁ PASSANDO A MOSTRAR UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO TROPICAL TAMBÉM A LESTE DE SC.... NEGÓCIO COMEÇANDO A FICAR INTERESSANTE NESSE ATLÂNTICO!

 

bkXJ0zx.png

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Sábado ensolarado e de temperatura agradável aqui em Buenos Aires: a mínima foi de 19,4ºC às 5h18 e a máxima foi de 27,7ºC às 16h42. Agora permanecemos com tempo ensolarado e faz 26,4ºC, com URA de 55% e sensação térmica de 27,1ºC. O vento sopra de nordeste a 11 km/h e a pressão está em 1012,6 hpa. Realmente temos vivido dias muito agradáveis por aqui, mas amanhã volta o calor normal de verão, com mínima de 20ºC e máxima de 30ºC segundo o SMN. Durante a semana a temperatura continua subindo levemente.

 

Agora à tarde, conforme já relatado aqui, choveu forte na Barragem Jcareí, com 41,0 mm. Entretanto foi só lá, já que a barragem Cachoeira teve 1,2 mm, a Atibainha 0,2 mm e os outros quatro pluviômetros do SAISP não registraram uma gota sequer. Desta maneira, teríamos uma média de apenas 6,0 mm sobre o sistema Cantareira, que acredito que só serviria para manter o nível do reservatório amanhã. Mas vale recordar que hoje termina o mês mais chuvoso do ano em São Paulo e estamos no menor valor já registrado na história.

Link to comment
Share on other sites

 

 

E o CMC voltou Mafili!

 

Agora as 12z sugere claramente uma[u TEMPESTADE TROPICAL[/u], ou até mesmo um FURACÃO se formando no nosso Atlântico Sul!!

 

A Baixa atinge 990hpas, e atinge a Escala máxima de Warm Core no ciclofase... Coisa rara de ver em modelos no Atlântico Sul...

http://i.imgur.com/33J4gB6.png

 

 

E AGORA A TARDE, O GFS ESTÁ PASSANDO A MOSTRAR UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO TROPICAL TAMBÉM A LESTE DE SC.... NEGÓCIO COMEÇANDO A FICAR INTERESSANTE NESSE ATLÂNTICO!

 

http://i.imgur.com/bkXJ0zx.png

 

Rodolfo,

 

UKM.....também. Inteiramente não frontal.

 

Todos (os tres) indicam um lento deslocamento norte-sul.

 

Como diria o Ronaldo "_começa a assanhar"

 

Mesmo que seja uma tempestade que só tenha peixes por testemunhas é o sistema que pode mudar os rumos do outono inverno 2015.

 

Se eu não me engano temos apenas 10 dessas coisas no registro, né Rodolfo?

 

Vamos acompanhando com ansiedade....

 

Imaginando as manchetes.....no estilo....Seca com Furacão.

 

Não estou nenhum pouco prudente.....afinal as teorias e a prática sobre estes bem conhecidos sistemas se mostram não habituadas com nossas latitudes.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O único modelo que sugeria algo tropical, o CMC recuou da ideia na corrida das 0z

 

Rodolfo na mesma linha de raciocínio o fato de um modelo dar um blip (piscar na tela) com algo tropical é uma vitória para uma comunidade que acompanha as coisas do tempo e clima.

 

 

 

E o CMC voltou Mafili!

 

Agora as 12z sugere claramente uma TEMPESTADE TROPICAL, ou até mesmo um FURACÃO se formando no nosso Atlântico Sul!!

 

A Baixa atinge 990hpas, e atinge a Escala máxima de Warm Core no ciclofase... Coisa rara de ver em modelos no Atlântico Sul...

 

33J4gB6.png

 

 

E AGORA A TARDE, O GFS ESTÁ PASSANDO A MOSTRAR UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO TROPICAL TAMBÉM A LESTE DE SC.... NEGÓCIO COMEÇANDO A FICAR INTERESSANTE NESSE ATLÂNTICO!

 

bkXJ0zx.png

 

Meu Deus!!

 

E estamos tendo um mar efervescentemente caribenho por aqui no RS, uma combinacao perfeita pra um tempestade tropical!

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo,

 

UKM.....também. Inteiramente não frontal.

 

Todos (os tres) indicam um lento deslocamento norte-sul.

 

Como diria o Ronaldo "_começa a assanhar"

 

Mesmo que seja uma tempestade que só tenha peixes por testemunhas é o sistema que pode mudar os rumos do outono inverno 2015.

 

Se eu não me engano temos apenas 10 dessas coisas no registro, né Rodolfo?

 

Vamos acompanhando com ansiedade....

 

Imaginando as manchetes.....no estilo....Seca com Furacão.

 

Não estou nenhum pouco prudente.....afinal as teorias e a prática sobre estes bem conhecidos sistemas se mostram não habituadas com nossas latitudes.

 

Abraços

 

 

O Europeu também mostra uma baixa norte/sul rente a costa brasileira, num trajeto nada comum... Só que ele continua insistindo em algo assimétrico, com VCAN embutido. Porém VCAN's anulam cisilhamento no seu centro, o que favorece a formação de sistemas tropicais teoricamente, quando a baixa em superfície é alinhada com o mesmo...

 

De qualquer forma, "começa a assanhar" (by Coutinho então), uma baixa que terá um caminho não muito usual... Quem sabe alguma surpresa com esse Atlântico quente.

 

PS: Em torno de 10 registros mesmo.

 

Link da Wikipedia (conferidamente comprovado) lista os sistemas do Atlântico Sul, incluindo a depressão subtropical de janeiro já.

http://en.wikipedia.org/wiki/South_Atlantic_tropical_cyclone

 

Abraços Tropicais.

Link to comment
Share on other sites

Balanço final - Janeiro 2015 - Campo dos Afonsos

 

Média Mínima: 22,9° -1,3°

Média Máxima: 36,4° +4,6°

 

Agora janeiro passa a ser o mês com maior média máxima desde o incio dos registros

 

Janeiro/2015: 36,4°

Fevereiro/1994: 36,3°

Fevereiro/2003: 35,7°

Feveireiro/2010: 35,5°

Fevereiro/1966 35,2°

Link to comment
Share on other sites

Ok, alguns meses atrás o ''vilão da estória'' toda era a insistente alta no Atlântico.

 

Aí, até algumas horas atrás, os modelos indicavam chuvas abundantes no Sudeste.

 

Chegou na hora ''h'' e...''deu chabu''.

 

Alguém considera outra hipótese para explicar essa insistente seca além da maldita alta?

Link to comment
Share on other sites

Ok, alguns meses atrás o ''vilão da estória'' toda era a insistente alta no Atlântico.

 

Aí, até algumas horas atrás, os modelos indicavam chuvas abundantes no Sudeste.

 

Chegou na hora ''h'' e...''deu chabu''.

 

Alguém considera outra hipótese para explicar essa insistente seca além da maldita alta?

 

Na verdade Melo, a alta continua em altos níveis atuando !!!

 

BloEaj5.gif

Link to comment
Share on other sites

Ok, alguns meses atrás o ''vilão da estória'' toda era a insistente alta no Atlântico.

 

Aí, até algumas horas atrás, os modelos indicavam chuvas abundantes no Sudeste.

 

Chegou na hora ''h'' e...''deu chabu''.

 

Alguém considera outra hipótese para explicar essa insistente seca além da maldita alta?

 

Na verdade Melo, a alta continua em altos níveis atuando !!!

 

BloEaj5.gif

 

 

Maledeta! :diablo:

 

Valeu, Vitor!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.