Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2014


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acho que não topam fazerem novos reservatorios na serra do mar, por causa do terreno muito assidentado, além da ausência atual de bons rios para construção de barragens... A represa Billings foi uma excessão porque tinha o Rio Jurubatuba com potencial para construção de barragem, outro ponto é que haviam vales ao redor do rio e de seus afluentes que permitiram o represamento de suas águas...

 

Também deve ser considerado que a Serra do Mar Paulista, abriga grande parte das matas remanescentes de Mata Atlântica, e a construção de barragens causaria sérios danos ecológicos. Isso vale também para a região sul do estado (vale do ribeira), que tem alguns rios com potencial de represamento, mas será que valeria a pena provocar grandes modificações em uma das poucas áreas que ainda tem preservado esse bioma maravilhoso e diversificado?

Link to comment
Share on other sites

NÃO CHEGA A TANTO, ENTRE 6,5/7,5 M

 

Sim. No caso da enchente que me referi, foi no inverno de 1983 e não no verão. Aquela vez foi a pior que aconteceu até hoje, pelo o que eu percebo.

Abraços.

 

 

ESTÁ ENTRE AS 4 MAIORES

 

17,1 0 M 1880

16,90 1911

15,46 1984

15,34 1983

13,80 1891

13,30 1855

13,30 1865

13,02 1980

 

DADOS, SEMPRE DADOS.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Hoje depois de bastante calor no início da tarde, uma pancada de chuva típica de verão, avançou pela região por volta de 16:30, com chuva forte e trouxe um refresco.

 

16:30

9OAsRkO.jpg

 

 

Agora temos um núcleo de chuva forte ao norte da minha região com bastante raios, porém não chove no momento. temperatura de 23,4°C

 

foto feita aprox 1 hora atras

UPElOaQ.jpg

Link to comment
Share on other sites

Como o Caco relembrou, nossos melhores eventos de frio são os causados por MPs continentais sincronizadas com ciclone, porém essa dinâmica se tornou muito rara após 2000. Eu diria, Caco e Aldo, que a última sincronia desse tipo foi em 2011, naquela MP do final de Junho, porém ela não foi tão forte quanto o os eventos da década de 90 nem tão abrangente assim, tanto é que só o sul de Minas teve frio forte naquela ocasião aqui em Minas.

 

Exatamente Renan. Ao terminar de postar um post, acabei me esquecendo. Essa realmente foi a última MP com estas características. No Evandro negativou e ele tirou fotos da geada em Itapevii. Há fotos de geada aqui na Granja Viana no face, mas em casa não vi, talvez porque aqui na redondeza cresceu bastante nos últimos 20 anos (a última GRANDE GEADA FOI EM 1994): desmatamento, infra-estrutura, etc. 15 Km adiante na Raposo Tavares (estou no Km 28), na casa do Sipriano (lembra-se dele?) ele postou fotos de geada forte neste evento; deu uns -2,XºC por lá. O evento do final de junho/2011 foi excepcional no interior de SP, na Grande SP, no Sul de MG, mas foi praticamente nulo em Juiz de Fora e BH. Além deste evento com estas características no Sudeste, o penúltimo havia sido no início de setembro/2002, a ÚNICA COISA QUE PRESTOU no inverno daquele ano. Foi o ano inaugural do BAZ e quem adivinharia que, depois daquilo iríamos amargar tantos anos de sofrimento, com a quebra do jejum 8 anos posteriores??? Lembro-me que alguns anos depois o Zeocit criou o "Trio Fodástico" em alusão a 2003/2004/2005, rsrsrsrs. E tinha ainda MUITO PODRE ainda por vir, hehehehe. Nostalgia é vida!

Link to comment
Share on other sites

-----------

Para mim, tenho saudades de junho/julho de 1988.

Nenhuma mínima espetacular , no Mirante 4,2°C em 06/06.

 

Junho/88

Média das máximas - 20,6°C

Média das mínimas - 10,9°C

Compensada - 15,4°C

 

Julho/88

Média das máximas - 19,0°C

Média das mínimas - 9,9°C

Compensada - 13,7°C

 

Nossa! Que junho e julho/88 tesão! Quais foram os índices de chuva? Tem os dados de junho de 2009 e junho de 2011?

Link to comment
Share on other sites

Penso q é a natureza q deve servir ao homem, e toda e qualquer preservação dela, deve ter como único intuito, melhorar a vida dos seres humanos. Se a preservação dela entra em confronto com a melhora da vida humana, precisa ser visto como conciliar as duas visões.

O problema todo é que normalmente só predomina a visão de curto prazo.

 

No início de século 20, houve acalorados debates sobre o que fazer com as várzeas dos principais rios paulistanos (Tietê, Pinheiros, Tamanduateí, etc).

Uma corrente, comandada pelo célebre engenheiro sanitarista Francisco Saturnino de Brito, defendia a preservação das várzeas como parques e áreas de acumulação na época das enchentes.

Outra, comandada pelo engº Francisco Prestes Maia (Que depois foi prefeito), defendia que deviam ser ocupadas, com a construção de avenidas marginais, etc., copiando (Mal) o modelo das cidades norte-americanas..

Venceu a 2ª corrente e deu no que deu: Sampa vira um caos nas grandes chuvas.

 

Ou seja, o grande problema de uma decisão equivocada é que as consequências só vão ser sentidas 2 ou 3 gerações depois, quando não tem mais jeito.

 

--------------

Quanto ao aproveitamento dos rios da serra do Mar, 2 problemas:

1. São rios curtos de pequeno volume d'água (Em termos do que seria necessário para a região metropolitana).

2. A maior parte já está comprometida com o abastecimento das cidades litorâneas.

 

---------------

No rio Juquiá Guaçu, afluente do Ribeira, existem 6 (Ou 7) usinas hidroelétricas que geram energia para o Grupo Votorantim.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um verdadeiro dilúvio hoje em Juiz de Fora. Vejam que incrível:

 

Davis: 00,6mm

 

INMET: 01,2mm

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Juro que cheguei a achar que caiu mesmo um dilúvio :rofl: :rofl:

 

=============================

 

Aqui agora algumas nuvens altas e faz 25 graus! A chuva forte que estava em Sorocaba, perdeu força :cry:

Link to comment
Share on other sites

Pelos modelos, virada de ano vai ser sem chuva na maior parte do Centro-Sul do país. No Estado de São Paulo há uma pequena chance de chuva no interior, mas a tendência é de uma virada seca em todo o estado.

 

Apenas no RS a situação segue complexa, devido a evolução de uma área de baixa pressão, como já dito mais cedo pelo Murilo. Pode chover na hora da virada em áreas do interior do estado, inclusive com forte intensidade, e até algum potencial para tempestades bem isoladas também. Na capital Porto Alegre, aparentemente a chance é menor.

 

GFS:

mdvk572.png

 

ECMWF:

J4uuKv7.png

 

Durante a tarde desta quarta, a atuação do Jato em Baixos Níveis trazendo ar quente, mais o baixo valor de pressão, irá deixar a atmosfera bastante instável, fazendo os valores de CAPE passar de 4000 em alguns locais do RS, pelo ECMWF.

 

DGgb6oW.png

 

Além disto, soma-se a atuação de grande divergência sobre o sul do RS em altos níveis. Com isto há chance de tempestades para a tarde desta quarta, com potencial de severidade isolada.

 

E5Ye7FN.png

 

================================================================================================================

 

Na quinta, a situação segue complicada, com a evolução das instabilidades em uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul.

 

GFS e ECMWF sugerem elevados valores de CAPE entre 3000 e 4000, sobre grande divergência em altos níveis, alto grau de convergência de ar quente na baixa troposfera.

 

Chama a atenção o acentuado gradiente de temperatura entre a Massa de Ar Frio que vem atrás desta frente, e o ar quente na vanguarda... Com isso, o risco de tempestades é alto, com maior risco de eventos de tempo severo sobre o RS. Também podem ocorrer problemas com acumulado de chuva excessiva em algumas áreas.

 

r14Nmo5.png

Link to comment
Share on other sites

A chance deste povão que estou colocando abaixo se decepcionar com o tempo é muito pequena, deveremos ter a virada do ano mais cheia da história da cidade como eu já previa de acordo com a procura de imóveis para locação temporária.

 

A temperatura aqui no Balneário Flórida não tem se elevado como em algumas estações da região, hoje não passamos dos 32°C e ontem com máximo de 33,5°C diferente do que o Carlos reportou no dia.

 

Segue as condições das rodovias sentido litoral no momento, tranquilão.

 

 

RODOVIA DOS IMIGRANTES

PLANALTO KM28

Camera3-2014-12-31-1h-55m.jpg

PEDÁGIO KM32

Camera4-2014-12-31-1h-55m.jpg

INICIO DA SERRA KM40

Camera5-2014-12-31-1h-55m.jpg

FIM DA SERRA KM59

Camera8-2014-12-31-1h-55m.jpg

 

RODOVIA ANCHIETA

PLANALTO KM23

Camera10-2014-12-31-2h-1m.jpg

PEDÁGIO KM31

Camera11-2014-12-31-2h-1m.jpg

FINAL DA SERRA KM55

Camera13-2014-12-31-2h-1m.jpg

 

PADRE MANUEL DA NÓBREGA- ACOSTAMENTO LIBERADO

Camera16-2014-12-31-2h-1m.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tempo segue firme por aqui, de tarde tivemos algumas formações verticais que indicariam algumas pancadas mas logo seguiram rumo ao mar.

 

Meu pluviômetro chegou e amanhã estarei instalando ele para fazer um detalhamento maior sobre as diferenças deste local cravado a poucos metros do mar e uns 2,5km da serra, vai ser interessante.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Que junho e julho/88 tesão! Quais foram os índices de chuva? Tem os dados de junho de 2009 e junho de 2011?

Mirante:

 

Jun/88 - 58,8 mm

Jul/88 - 2,2 mm

 

Jun/2009 - 49,8 mm

Jun/2011 - 81,6 mm

 

Perdão Aldo, eu que fiz uma requisição incompleta. Gostaria também dos dados das temperaturas dos junhos de 2009 e 2011 se possível.

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Penso q é a natureza q deve servir ao homem, e toda e qualquer preservação dela, deve ter como único intuito, melhorar a vida dos seres humanos. Se a preservação dela entra em confronto com a melhora da vida humana, precisa ser visto como conciliar as duas visões.

O problema todo é que normalmente só predomina a visão de curto prazo.

 

No início de século 20, houve acalorados debates sobre o que fazer com as várzeas dos principais rios paulistanos (Tietê, Pinheiros, Tamanduateí, etc).

Uma corrente, comandada pelo célebre engenheiro sanitarista Francisco Saturnino de Brito, defendia a preservação das várzeas como parques e áreas de acumulação na época das enchentes.

Outra, comandada pelo engº Francisco Prestes Maia (Que depois foi prefeito), defendia que deviam ser ocupadas, com a construção de avenidas marginais, etc., copiando (Mal) o modelo das cidades norte-americanas..

Venceu a 2ª corrente e deu no que deu: Sampa vira um caos nas grandes chuvas.

 

Ou seja, o grande problema de uma decisão equivocada é que as consequências só vão ser sentidas 2 ou 3 gerações depois, quando não tem mais jeito.

 

--------------

Quanto ao aproveitamento dos rios da serra do Mar, 2 problemas:

1. São rios curtos de pequeno volume d'água (Em termos do que seria necessário para a região metropolitana).

2. A maior parte já está comprometida com o abastecimento das cidades litorâneas.

 

---------------

No rio Juquiá Guaçu, afluente do Ribeira, existem 6 (Ou 7) usinas hidroelétricas que geram energia para o Grupo Votorantim.

 

É, no caso das várzeas paulistanas, aconteceu o q se podechamar de c*gada estratégica. E por que? Pelo custo do terreno ser mais barato... :hang1:

A própria Refinaria de Capuava já enfrentou problema de alagamento em 2010 por ser atravessada pelo Tamanduateí. E olha que lá não tem construções na cruda do rio, a mais próxima fica a 100m.

Quanto aos rios da Serra do Mar, bons argumentos Aldo!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Hoje depois de bastante calor no início da tarde, uma pancada de chuva típica de verão, avançou pela região por volta de 16:30, com chuva forte e trouxe um refresco.

 

16:30

 

Agora temos um núcleo de chuva forte ao norte da minha região com bastante raios, porém não chove no momento. temperatura de 23,4°C

 

foto feita aprox 1 hora atras

 

 

Oi Andoni! Coloca no seu perfil de onde é q vc tá postando! :good:

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma mínima alta por aqui hoje; em casa, marquei 15,7°C.

 

Acho que dá para denominar de “noite tropical" aqui na Mantiqueira, mínimas acima dos 15°C. Concorda ou não Caco ???

 

Último dia do ano começando com o céu tomado por nuvens altas; mas, que não impedem o sol de aparecer.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, amigos!

Hoje depois de bastante calor no início da tarde, uma pancada de chuva típica de verão, avançou pela região por volta de 16:30, com chuva forte e trouxe um refresco.

 

16:30

 

Agora temos um núcleo de chuva forte ao norte da minha região com bastante raios, porém não chove no momento. temperatura de 23,4°C

 

foto feita aprox 1 hora atras

 

 

Oi Andoni! Coloca no seu perfil de onde é q vc tá postando! :good:

 

Nem vi que estava sem a minha localização :laugh: mas já arrumei, valeu :good2:

Hoje amanheceu com 21°C e agora faz 23°C com o céu cheio de altocumulos

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tivemos uma mínima alta por aqui hoje; em casa, marquei 15,7°C.

 

Acho que dá para denominar de “noite tropical" aqui na Mantiqueira, mínimas acima dos 15°C. Concorda ou não Caco ???

 

Último dia do ano começando com o céu tomado por nuvens altas; mas, que não impedem o sol de aparecer.

 

 

Idem por aqui Sérgio minimas entre 14°C Reserva / 16°C Lage , acho que ouvi alguns pingos a noite , aqui amanhecemos com céu nublado de nuvens altas e medias , mais ja esta abafando !

 

Acho que tambem posso dizer que tive um noite de verão :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Media Máxima Dezembro:

 

26,8º Curitiba

 

[highlight=yellow]26,5º Caxias do Sul[/highlight]

 

Bom saber! Minha futura cidade(daqui uns 15 anos) é pouco mais freca que Curita no verão e ainda tem menos nebulosidade (mais sol!), além de um inverno bem mais rigoroso, geadas, mínimas mais baixas, chance de neve, máxima BEM baixa no inverno e grande infra estrutura: 2ª maior cidade do RS, com uns 500 milhões de habitantes, SHOW DE BOLA!

Link to comment
Share on other sites

Media Máxima Dezembro:

 

26,8º Curitiba

 

[highlight=yellow]26,5º Caxias do Sul[/highlight]

 

Bom saber! Minha futura cidade(daqui uns 15 anos) é pouco mais freca que Curita no verão e ainda tem menos nebulosidade (mais sol!), além de um inverno bem mais rigoroso, geadas, mínimas mais baixas, chance de neve, máxima BEM baixa no inverno e grande infra estrutura: 2ª maior cidade do RS, com uns 500 milhões de habitantes, SHOW DE BOLA!

 

Acho q ainda tá longe de 500 milhões. A megalópole RMSampa-RMCampinas-RMBaixada ainda tem apenas 32 milhões! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Media Máxima Dezembro:

 

26,8º Curitiba

 

[highlight=yellow]26,5º Caxias do Sul[/highlight]

 

Bom saber! Minha futura cidade(daqui uns 15 anos) é pouco mais freca que Curita no verão e ainda tem menos nebulosidade (mais sol!), além de um inverno bem mais rigoroso, geadas, mínimas mais baixas, chance de neve, máxima BEM baixa no inverno e grande infra estrutura: 2ª maior cidade do RS, com uns 500 milhões de habitantes, SHOW DE BOLA!

 

 

Por que apenas daqui a 15 anos ? é gaúcho ? fazes o que em São Paulo ?

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um verdadeiro dilúvio hoje em Juiz de Fora. Vejam que incrível:

 

Davis: 00,6mm

 

INMET: 01,2mm

 

:clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Juro que cheguei a achar que caiu mesmo um dilúvio :rof:

 

Hehehehe, essa mensagem foi uma ironia minha para demonstrar o quanto o ano foi difícil por aqui. Vamos fechar 2014 com menos de 1000mm acumulados de chuva, recorde absoluto desde o início dos registros.

 

O Caco diz que verão como o último, só daqui a 60 anos. Cara, torço muito para que seja assim. Meu maior desejo para 2015 é que as chuvas voltem ao normal no Sudeste!

 

Feliz 2015 a todos!

Link to comment
Share on other sites

Continua um ventinho na Granja Viana, sol e aquela nuvens altas que impedem que o sol "faça sangrar a pele do sujeito"; funciona como uma camada protetora. Seriam cirrus ou estratus? Acredito que são cirrus, são aquele tipo de nuvens de pré frontal que antecipa a chegada de FF´s (3 dias de antecedência). Mas está SUPER ABAFADO: 28,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

Media Máxima Dezembro:

 

26,8º Curitiba

 

[highlight=yellow]26,5º Caxias do Sul[/highlight]

 

Bom saber! Minha futura cidade(daqui uns 15 anos) é pouco mais freca que Curita no verão e ainda tem menos nebulosidade (mais sol!), além de um inverno bem mais rigoroso, geadas, mínimas mais baixas, chance de neve, máxima BEM baixa no inverno e grande infra estrutura: 2ª maior cidade do RS, com uns 500 milhões de habitantes, SHOW DE BOLA!

 

 

Por que apenas daqui a 15 anos ? é gaúcho ? fazes o que em São Paulo ?

 

Sou paulistano, mas meus avós maternos (Pasquali) nasceram em Bento Gonçalves e tenho parentes em várias cidades do Sul: Curitiba, Caxias, Floripa, Bento, POA, Chapecó. Quando meu moleque crescer mais e aproveitar Sampa planejo morar em Caxias, pois acho um dos melhores climas no Brasil, estar privilegiadamente localizada (próxima de Torres, Curitiba, POA, Bento) além da infra-estrutura e voos diários para Sampa. Só não sei se espero meu moleque fazer a Facul aí em Caxias ou POA ou Curita ou se há melhores oportunidades vai lá se ele passa na USP.

Link to comment
Share on other sites

Continua um ventinho na Granja Viana, sol e aquela nuvens altas que impedem que o sol "faça sangrar a pele do sujeito"; funciona como uma camada protetora. Seriam cirrus ou estratus? Acredito que são cirrus, são aquele tipo de nuvens de pré frontal que antecipa a chegada de FF´s (3 dias de antecedência). Mas está SUPER ABAFADO: 28,8ºC.

 

São cirrus, da qual existe a subclasse estratus cirrus, que encobrem o céu com um véu leitoso.

Aí tem o gênero estratus, que são aquelas coisas q geralmente vêm do mar, mas aí já é outro capítulo, e nada tem a ver com pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.