Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

------------

Ainda é cedo... mas parece que a tendência é termos pouca ou nenhuma chuva até por volta de 15 de outubro aqui no sudeste. :negative:

Rodolfo e demais craques em modelos: o que vocês acham?

 

Aldo, eu não diria que é cedo... Pela magnitude desta alta e pelo padrão deste ano, um bloqueio deverá novamente se estabelecer no largo da costa do Sudeste.

 

Pelos principais modelos praticamente nada de chuva acima de 15mm até o dia 15 de Outubro em SP. E a tendência é que após o desgaste da alta, o calorão volte ao Sudeste. O modelo europeu sugere por exemplo, 34/35ºC pra daqui 7 dias em São Paulo-SP.

 

 

Primeira quinzena de Outubro, pode esquecer. Alguma chuvinha aqui, acolá, mas não mais que isso.

 

Como disse o Vitor ontem, e já dito hoje, há na minha opinião uma chance "moderada/alta" para a formação de um bloqueio daqui a 7 dias aproximadamente. Tendência realmente é de calor, podendo ser muito intenso, para meados do mês.

Link to comment
Share on other sites

Uma onda de calor que viria na pior época possível, meus amigos. Isso porque não só seria muito quente, como

também muito seco. As últimas chuvas que caíram no Sudeste estiveram longe, mas muito LONGE de melhorar o

quadro de estiagem. Se Outubro tiver esta onda de calor prevista, vejam quanto tempo vai persistir o tempo seco!

 

Poderemos ter o período de estiagem chegando até Novembro, quem sabe?

 

É bem possível! Outubro pode tá indo pro saco em termos de chuva.

 

A possível onda de calor, estará associada a formação de um bloqueio atmosférico (dessa vez tem de cara de bloqueio mesmo) ao que sugere os modelos, mais a condições pré-frontais (frentes que encostariam no Sudeste e iriam para o mar depois).

 

Todos os modelos que chegam a 240h (GFS/ECMWF/CMC/Global/Access-G) estão sugerindo a formação desse bloqueio, e os que vão além de 240h (GFS/Global), continuam (e se bobear até intensificam) o bloqueio para um período maior.

 

Complicado!

 

Replay da onda de calor de 2014(quem sabe), onde nem nos finais de grade se via o fim dela... :heart:

Link to comment
Share on other sites

Vitor, complementando seu comentário...o GFS aponta uma onda de calor ASSUSTADORA a partir do fim da grade de 192h, com pico em 360h. Ainda longe, mas pasmem, o modelo dá maximas acima dos 43°C para boa parte do noroeste paulista, leste do MS e Triângulo Mineiro. Se isso vier a acontecer, terão de ser emitidos diversos tipos de alerta, além do risco de colapso energético. As mínimas previstas também assustam. Vamos acompanhando.

Ia falar justamente isso Vinicius!! Fiquei pasmo quando vi.

Não só o GFS, como o ECMWF também segue na linha. Tomei um susto também quando vi...

Poderemos ter uma onda de calor extremamente forte no Sudeste/Centro-Oeste daqui a 7-10 dias.

Caramba... em 2012 quando vi aquela onda de calor apontada nos modelos, não acreditei muito...

Pois, apesar de fazer bastante calor, como todos sabem, temperaturas de 40°C no interior paulista não são comuns.

Deu no que deu.

Agora, estou com as barbas de molho... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Olhem como a coisa pode ficar assombrosa.

 

Essa é uma previsão do GFS no modo em Ensemble. Como eu já falei aqui outras vezes, o Ensemble consiste em várias previsões dentro de uma corrida, simulando outros cenários, além do que é projetado pelo Determínistico (operacional), que a gente acompanha. Tem como finalidade atestar a confiabilidade do operacional.

 

E olhem só... nesse momento o GFS sugere que há quase 70% de chances (portanto bem mais da metade dos 20 membros sugerindo) da máxima ficar ACIMA DE 35 GRAUS, ENTRE OS DIAS 12 E 15 DE OUTUBRO NA CIDADE DE SÃO PAULO.

 

Isso é absurdo em termos de projeção em Ensemble, pois algo em torno de 70% dos membros indica alta confiança para uma condição de temperatura extrema!!!...

 

Poderemos estar de fato falando em QUEBRA DE RECORDES para o mês de Outubro em todo o Estado de São Paulo, como disse o Vínicius.... Cenário assustador realmente... Vejamos a evolução disso nos próximos dias...

 

LjIgkBv.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dias como hoje são incomuns até no inverno . sol céu azul vento moderado faz :

 

Reserva 15,9°C Ur 44%

 

Lage 19,9°C 50%

 

Do lado de cá, continuamos com muitas nuvens e um vento gelado.

 

Digital marcando agora 11°C.

 

Na expectativa de que o céu fique limpo durante a noite/madrugada.

Link to comment
Share on other sites

Esse fim de semana, INVERNAL.

 

Próximo fim de semana, INFERNAL.

 

Pela SOMAR, teremos:

 

Campos do Jordão

 

12/10 13/28

13/10 14/28

 

Taubaté

 

12/10 18/33

13/10 19/33

 

 

Então vamos aproveitar o ultimo frio do ano , R.I.P CANTAREIRA

 

Mesmo com sol o vento ta diminuindo e ta caindo bem :

 

RESERVA 15,5°C

 

LAGE 19,6°C

Link to comment
Share on other sites

Taubaté

12/10 18/33

13/10 19/33

Se ficar nos 33°C aqui em Sampa, eu nem vou reclamar... :mosking:

E pensar que o Mirante teve vários anos no passado em que a máxima absoluta anual não chegou nos 33° (1992, 1989, 1983, 1982,1979, 1977, 1976...)...

 

Depois de manhã em que o sol demorou para aparecer entre as nuvens, Sampa vai tendo tarde com muito sol e pouca nebulosidade.

Aqui na zona norte, o céu está quase limpo.

 

Os ventos de SE não param, com rajadas de até 42 km/h na automática do Mirante e 44 km/h em Congonhas.

 

Aeroportos registrando entre 18 e 19°C.

Agora... se o céu vai ficar limpo à noite, com esses ventos de SE... :russian:

Só acredito vendo...

Link to comment
Share on other sites

Já vi que se essa previsão de calorão se confirmar, o recorde no Mirante do Santana não será os 36.4 graus em fevereiro, mas sim agora em outubro!

A 12z de hoje do GFS diminuiu uma pouco as temperaturas em 850 mb no centro do Brasil para à partir de 8 dias!

 

=====================================================================

 

Fim de tarde com algumas nuvens altas do tipo cirrus no céu!

Faz 16/17 graus nos postos do CGE que estão no começo da zona leste!

Link to comment
Share on other sites

APÓS O LONGO INVERNO, AS MINHAS SENHORAS PEGANDO O SEU PRECIOSO SOL, A DA PEDRA COMPREI EM 1974 E NA ÁGUA EM 1975.

Ronaldo, se estiver me ouvindo...

 

Curiosidade: essas simpáticas senhoras sentem frio ?

 

 

FICAM HIBERNANDO DENTRO DÁGUA, NÃO COMEM DO FINAL DE ABRIL A MEADOS DE OUTUBRO, PODEM FICAR DIAS SEM RESPIRAR.

 

A DA PEDRA FARÁ 41 ANOS COMIGO E A OUTRA 40 ANOS. TINHAM POUCO MAIS DE 3/5 CM DE CASCO E ALGUMAS GRAMA

Link to comment
Share on other sites

Mirante deu 19,3C de máxima hoje, na pré-oficial.

 

Por coincidência ou não, a última vez que a máxima foi menor que hoje, foi a exatamente 1 mês, em 04/09 fez 18,7C.

 

Com isso, os primeiros 4 dias de outubro seguem com boas anomalias negativas de temperatura máxima e mínima no Mirante (-2,4C e -1,1C, respectivamente). Pena que o quadro deverá se reverter drasticamente nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

APÓS O LONGO INVERNO, AS MINHAS SENHORAS PEGANDO O SEU PRECIOSO SOL, A DA PEDRA COMPREI EM 1974 E NA ÁGUA EM 1975.

Ronaldo, se estiver me ouvindo...

 

Curiosidade: essas simpáticas senhoras sentem frio ?

 

 

FICAM HIBERNANDO DENTRO DÁGUA, NÃO COMEM DO FINAL DE ABRIL A MEADOS DE OUTUBRO, PODEM FICAR DIAS SEM RESPIRAR.

 

A DA PEDRA FARÁ 41 ANOS COMIGO E A OUTRA 40 ANOS. TINHAM POUCO MAIS DE 3/5 CM DE CASCO E ALGUMAS GRAMA

Isso é quase q inacreditável!

To simplesmente encantado com isso... Como é a natureza? Como é q uma ficará qdo a outra se for?...ou como vc ficará?...

Talvez vc acabe indo antes...já q vivem 100/150 anos.....ñ, por fv ñ fale nada!

Link to comment
Share on other sites

EWF 12z indica que uma FF poderá beliscar o sul e leste paulista no próximo final de semana!

Vale dizer que o GFS chegou a indicar esse mesmo cenário até as 12z de ontem!

 

JaerxdA.png?1

 

=============================================================================

 

Temperatura segue em queda aqui no começo da zona leste, 14 graus nos postos do CGE. Céu limpo de nuvens stratos vindas do mar!

Link to comment
Share on other sites

Tem um usuário daqui do fórum de Mogi Das Cruzes salvo engano que faz uns time lapses muito bacanas também!

 

Muito obrigado!

 

Aqui vai o vídeo de hoje, com imagens capturadas entre 9:54 e 18:13.

 

As nuvens mais baixas tem a direção Oeste e as mais altas Nordeste:

 

n7Eyj7vZhQE

 

No momento aqui em Mogi das Cruzes, 11ºC.

Link to comment
Share on other sites

William, estava caindo bem as temperaturas no sítio da Lage e no bairro Reserva, bem frio no Reserva para um final de tarde com sol.

O que aconteceu com as duas estações? elas pararam de funcionar no mesmo horário.

Logo hoje que a temperatura estava despencando

Estamos sem internet as duas estações , metade da cidade tem internet metade tem , mais adianto que ta vetando bem em casa faz 9C , espero que volte logo !

Link to comment
Share on other sites

emd6ZGi.png

Imagina à cara dos turistas desembarcando em Porto Seguro e Ilhéus com máxima de 22°C/23°C em busca de mar e calor, sem falar na sensação térmica devido ao vento, pois amanhã e segunda pode fazer 17°C ao amanhecer, mais comum nos meses JJA.

Até em Salvador e Rio Branco está agradável com máxima em torno dos 25°C.

Os moradores da zona oeste do RJ dormirão de edredon e coberta esta noite, pois amanhã lá deve fazer uns 13°C de mínima, normal para dias frios no inverno, mas frio para esta época. Já no verão por lá....

Link to comment
Share on other sites

Mirante deu 19,3C de máxima hoje, na pré-oficial.

Confirmado.

Mirante: 11,1°C / 19,3°C

IAG: 11,4°C / 20,1°C

 

Cheguei há pouco da rua.

O vento está bastante incômodo, baixando muito a sensação térmica.

Na automática do Mirante: 12,5°C.

 

O céu, que estava limpo, agora está com cobertura parcial de nuvens altas (Cirrus, cirrocumulus...) por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba hoje:

 

10,3º/15,6º (INMET)

 

9,9º/15,3º (SIMEPAR)

 

10º/14º (AFONSO PENA)

 

Amanhã mais um dia parecido com ontem e hoje

E o Simepar continua errando grotescamente a previsão das máximas

 

 

Horrivelmente, eu diria... Chega a ser cômico...

Faz mto tempo q ñ presto atenção nas previsões de temperaturas do Simepar.

Olho o quadro atual, q considero excelente e as imagens do radar, geralmente.

Gosto de saber como as coisas estão ou como estiveram. Previsão eu ñ me interesso mto.

 

+

Incrível a diferença entre as máximas de Ctba e POA, hj!

Realmente incrível! !

Link to comment
Share on other sites

Com tempo nublado, nada de frio intenso e nada de recordes. Faz 15,9C aqui em casa.

 

Calma que a MP vai andar!

 

To com 11,2 agora e mal são 23 horas!!! Raros dias de inverno este ano foram assim!!! Vai ser a eleição mais gelada que me recordo ao qual terei de trabalhar.

 

-5,4 PNI e não é nem meia noite!!!! Onde iremos parar se o sinal não cair? -7 ou -8???? A advecção polar seguramente é uma das mais poderosas do ano, incrível!!!

Link to comment
Share on other sites

Com tempo nublado, nada de frio intenso e nada de recordes. Faz 15,9C aqui em casa.

 

Calma que a MP vai andar!

 

To com 11,2 agora e mal são 23 horas!!! Raros dias de inverno este ano foram assim!!! Vai ser a eleição mais gelada que me recordo ao qual terei de trabalhar.

 

-5,4 PNI e não é nem meia noite!!!! Onde iremos parar se o sinal não cair? -7 ou -8???? A advecção polar seguramente é uma das mais poderosas do ano, incrível!!!

 

 

Mais não vai acalmar o vento ?

 

Ta com a ultima atualização a 9m atras , duvida que vai atualizar perto ou abaixo de -6°C ??

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.