Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro 2014


Recommended Posts

CURIOSIDADE:

 

Em outubro/1970, ano q se iniciou a coleta de dados de Piraquara pelo Iapar, a mínima chegou à 1,3°C

 

Em novembro do mesmo ano, 3,0°C

 

Olhando as mínimas de Curitiba no mesmo período (Inmet), constam:

 

-1,6°C em 5/10/1970

 

-0,9°C em 23/11/1970... (quase dezembro)

 

Alguma dúvida de q as mínimas q foram lançadas no BDPE de Curitiba (1970) são de relva?

 

Independente disso, significa q já houve geada na capital paranaense em pleno final de novembro (-0,9°C na relva)

 

+

 

Muito vento e garoa por aki

10,4°C

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 26,6ºC. Agora rajadas de leste de até 40 km/h e 18,8ºC. Sensação de friozinho já lá fora.

 

 

Vinícius incrivél depois de um ano que tá dificil de se aguentar vir uma surpresa dessa, a menor temperatura que tenho para Outubro é de 9.4°C previsões pra cá de até 10°C entre domingo-segunda e maximas entre 23-24°C o que para Outubro já é um grande feito né, vamos aguardar.. :good:

 

Opinião pessoal: gosto muito do frio, assim como outras variáveis do clima. Mas pra mim esse frio fora de época é para coroar o castigo de 2014 para o sudeste!

 

Capturar.JPG.1f6d49ccb1ea57af69dff76d548cf851.JPG

Link to comment
Share on other sites

Boa noite galeraa!!

 

Hoje tivemos um dia bem interessante, amanhecemos sob chuva forte e céu muito nublado, a tarde ocorreram algumas aberturas com solzinho tímido e chuva fraca ao mesmo tempo, estavam lindos os CBs, no final da tarde o céu voltou a fechar e o ar mais frio da FF começou a entrar e com os ventos fortes a ST despencou, algumas pessoas andavam encolhidas nas ruas. Variamos de 19,9° a 25,8°, foi um dia bem agradável. A mínima do dia está sendo registrada agora.

Link to comment
Share on other sites

:biggrin: Consegui registrar agora à tarde uma pequena formação de instabilidades Kelvin-Helmholtz em uma nuvem aqui em Londrina:

 

kelvin-helmholtz_lda_20141002.jpg

Eu pensava que o desenvolvimento fosse mais dinâmico, mas na verdade é mais uma formação estática que se move em conjunto.

 

Video em HD se abrir no YT:

Meeaxj91IBA

 

Que demais essa formação!

 

O time lapse também ficou legal! Tb curto fazer uns time-lapse de vez em quando..

 

Tem um usuário daqui do fórum de Mogi Das Cruzes salvo engano que faz uns time lapses muito bacanas também!

Link to comment
Share on other sites

Carlos quais estaçoes marcavam 16°C ou 17°C ? As melhores pra frio por aqui são as minhas , a de Gonçalves , CDJ , MV , Caldas e a do PNI o resto aqui no sul de MG estão todas em cidades abaixo dos 1000 m ,

 

 

Fazia 7,9°C quando a estação da Reserva registrou 40,1km/h na Rajada o que pela tabela do INMET gerou sensação de -4°C

 

 

Como o forte aqui não é sensação Termica , esperando o vento estabilizar pra baixadas rugirem !

Link to comment
Share on other sites

:biggrin: Consegui registrar agora à tarde uma pequena formação de instabilidades Kelvin-Helmholtz em uma nuvem aqui em Londrina:

 

kelvin-helmholtz_lda_20141002.jpg

Eu pensava que o desenvolvimento fosse mais dinâmico, mas na verdade é mais uma formação estática que se move em conjunto.

Que demais essa formação!

 

O time lapse também ficou legal! Tb curto fazer uns time-lapse de vez em quando..

 

Tem um usuário daqui do fórum de Mogi Das Cruzes salvo engano que faz uns time lapses muito bacanas também!

É o Ricardo Bianchini q grava esses "time-lapse's" em Mogi.

 

A nuvem da fto acima é mto bacana e já vi formações parecidas aki.

 

Sobre "time-lapse", são interessantes e revelam mta coisa q ñ conseguimos avaliar ou entender através de ftos ou acompanhamento em real-time, mas me deprimem no final.

Tdo vem e vai mto rápido. Fica um vazio.

 

Abraço, sumido!

Link to comment
Share on other sites

Carlos quais estaçoes marcavam 16°C ou 17°C ? As melhores pra frio por aqui são as minhas , a de Gonçalves , CDJ , MV , Caldas e a do PNI o resto aqui no sul de MG estão todas em cidades abaixo dos 1000 m ,

 

 

Fazia 7,9°C quando a estação da Reserva registrou 40,1km/h na Rajada o que pela tabela do INMET gerou sensação de -4°C

 

 

Como o forte aqui não é sensação Termica , esperando o vento estabilizar pra baixadas rugirem !

William ainda mostram 16/17 graus no layout!

Reserva e Lage!

Link to comment
Share on other sites

Carlos quais estaçoes marcavam 16°C ou 17°C ? As melhores pra frio por aqui são as minhas , a de Gonçalves , CDJ , MV , Caldas e a do PNI o resto aqui no sul de MG estão todas em cidades abaixo dos 1000 m ,

 

 

Fazia 7,9°C quando a estação da Reserva registrou 40,1km/h na Rajada o que pela tabela do INMET gerou sensação de -4°C

 

 

Como o forte aqui não é sensação Termica , esperando o vento estabilizar pra baixadas rugirem !

William ainda mostram 16/17 graus no layout!

Reserva e Lage!

 

 

Onde ? Por aqui ta normal

 

rL3hpBr.jpg

 

Links

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE15

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMINASGE27

 

 

PNI Furnas com 6°C agora com 97% Ura por la , que delicia deve ta la em cima , Massena deve ta com uns 5°C

Link to comment
Share on other sites

No Rio, céu nublado e 22°C (SDU). :ok:

 

Estamos recebendo bastante nebulosidade do oceano !!

 

E a chuva, hein? Praticamente nada!

 

Éh, ela esta aparecendo em alguns momentos por aqui, ontem de manhã acordei com um temporal, ao longo da tarde ficou uma chuvinha leve com sol em alguns momentos e hoje de manhã caiu uma pancada de novo.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade diminuiu bastante em Campos do Jordão.

 

Poucas nuvens agora.

 

Continuamos com o vento gelado.

 

Digital marca 13°C agora.

 

Se continuar assim, o final da tarde e noite/madrugada promete muitas emoções. :heart:

 

 

Aqui temos muitas nuvens altas encobrindo o sol faz 16°C tem que limpar e o vento parar !

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia do ar polar já está causando valores muito interessantes de temperatura em algumas cidades.

 

Como era de se esperar, mais uma vez, a serra fluminense é destaque nesse tipo de advecção polar. A região do eixo

Petrópolis-Teresópolis-Nova Friburgo com MUITO FRIO agora à tarde, temperatura em torno dos 11 graus e chuva nessas

cidades. Pico do Couto tinha 07,6C às 13h e bastante vento.

 

Juiz de Fora tem vento, tempo parcialmente nublado e 23,3ºC agora. Isso é incrível, estou quase na mesma altitude da serra

do mar fluminense e minha temperatura é 12 graus mais elevada. Tudo isso é culpa do tempo mais aberto por aqui, além do

vento que chega mais quente em nossa região, após passar pelo vale do paraíba.

Link to comment
Share on other sites

Ta frio para MODERADO em Curitiba entre 13/14° as 13:00hs...

 

E eu aqui neste calor em Goiânia.

 

Alias cadê a geada no Centro do país :? LOL

 

Amigo,

A geada poderá ser moderada/forte na Serra da Mantiqueira. No entanto, o frio será maior nas próximas madrugadas, até segunda-feira. As capitais e cidades com altitude, sentirão mais o frio noturno.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com 12,7ºC as 13h30 (SIMEPAR) :shok:

 

A mínima hoje foi de 9,5ºC

 

Agora 12ºC também no Afonso Pena, tarde incrível!

 

A mesma temperatura em Nova Friburgo-RJ com mesma altitude que Curitiba-PR

mostra que essa massa polar está sendo parcial para cidades de altitude sem se importar com a latitude

 

Aqui no Rio o tempo abriu, está maior sol e ventando , temperatura de 21 graus

perfeito!! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com 12,7ºC as 13h30 (SIMEPAR) :shok:

 

A mínima hoje foi de 9,5ºC

 

Agora 12ºC também no Afonso Pena, tarde incrível!

 

A mesma temperatura em Nova Friburgo-RJ com mesma altitude que Curitiba-PR

mostra que essa massa polar está sendo parcial para cidades de altitude sem se importar com a latitude

 

Aqui no Rio o tempo abriu, está maior sol e ventando , temperatura de 21 graus

perfeito!! :hang1:

 

E só pra áreas mais próximas ao oceano

Ponta Grossa que fica a 100km de Curitiba, mais continental, está com 17,6º agora

Paranaguá e Guaratuba, nível do mar, mesma temp. do RJ, 21º

Bem Interessante!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.