Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Mapas das Temperaturas Media dos Continentes(janeiro -julho)


Gerson Ibias
 Share

Recommended Posts

.....even the negros often talk German....

 

.....the wonder of the province are the German colonies....[/i]

 

Gostei dessa parte! :prankster:

 

Mesmo estou lendo um livro sobre Teutônia e o período de 1865 a 1870 foi de muito desenvolvimento aqui, inclusive com a vinda de alemães de outras regiões do RS, SC e da Argentina, além claro de mais levas de imigrantes vindos direto a Alemanha.

Link to comment
Share on other sites

Gente!!!

 

 

Fuxicando na web, dei de cara uma raridade:

 

Um livro escrito por um ingles que visitou o RS em 1873.

 

Ele descreve nossa terra de uma forma unica e fala maravilhas da nosso estado, da colonizacao alema e....

 

....... do nosso CLIMA !!

 

 

:hi:

 

Como pudemos ter parado tanto no tempo?

 

Hoje somos o que somos. E a Inglaterra é o que é.

 

À época, a Inglaterra tinha muitos problemas ainda, não?

Link to comment
Share on other sites

Gerson Ibias, esse mapa com as altitudes já conhecia, mas o colorido nas curvas altimétricas destaca muito o relevo.

 

Cliquei o mapa no meu município,ficou nítida a serra situada a oeste/sudoeste/sul daqui, onde fica a principal microbacia hidrográfica e muitas vezes as chuvas formam nessa serra e avançam aqui para a sede do município.

Link to comment
Share on other sites

Gerson Ibias, esse mapa com as altitudes já conhecia, mas o colorido nas curvas altimétricas destaca muito o relevo.

 

Cliquei o mapa no meu município,ficou nítida a serra situada a oeste/sudoeste/sul daqui, onde fica a principal microbacia hidrográfica e muitas vezes as chuvas formam nessa serra e avançam aqui para a sede do município.

 

Gostei muito dos mapas , olha aqui em casa e na Reserva , da pra ver as baixadas

 

dffdf.jpg.ab46358956059bfdac7f3f9073ddb3d6.jpg

dsdsd.jpg.65ab3c142563688838e4ec49647baf58.jpg

Link to comment
Share on other sites

Gente!!!

 

 

Fuxicando na web, dei de cara uma raridade:

 

Um livro escrito por um ingles que visitou o RS em 1873.

 

Ele descreve nossa terra de uma forma unica e fala maravilhas da nosso estado, da colonizacao alema e....

 

....... do nosso CLIMA !!

 

 

:hi:

 

Como pudemos ter parado tanto no tempo?

 

Hoje somos o que somos. E a Inglaterra é o que é.

 

À época, a Inglaterra tinha muitos problemas ainda, não?

 

Exato! Pensei o mesmo quando li!

Link to comment
Share on other sites

Que beleza, Gerson! Baita achado!

 

Interessante que os dados que ele trás do clima do RS não difere muito do de hoje e, de forma genérica, não mostra que nosso clima era muito mais frio no séc. XIX. Pelo menos pelos dados pouco precisos.

 

Agora, sobre a sociedade e o governo, as coisas realmente mudaram.......

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 7 months later...
Curioso que, mesmo sendo mais fria, a área serrana do nordeste é o penico dos raios no leste do RS!

Será que a mesma altitude que aumenta a propensão a eventos de granizo, seria em virtude disso, diretamente responsável pelo aumentos dos raios nessa região?

 

SIM, AJUDA, ALIADO AO TIPO DE ROCHA. O GRANIZO COM CERTEZA.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 months later...

Áreas da Amazônia também.

 

As capitais brasileiras com o menor nº de horas de insolação são (INMET, normal 1961-1990, horas/ano):

 

Rio Branco-AC: 1.700,7

Manaus-AM: 1.828,5

Boa Vista-RR: 1.896,1

Porto Velho-RO: 1.988,4

São Paulo-SP: 2.003,3

Curitiba-PR: 2.006,2

Florianópolis-SC: 2.096,8

 

------------

 

Nos litorais paulista e paranaense (Horas/ano):

Paranaguá-PR: 1.449,3

Iguape-SP: 1.498,6

Santos-SP: 1.655,9

Ubatuba-SP: 1.670,1

 

-------------

 

Só pra comparar:

Porto Alegre-RS: 2.244,8

Cuiabá-MT: 2.465,3

Presidente Prudente-SP: 2.513,7

Uruguaiana-RS: 2.610,2

Aracaju-SE: 2.721,0

Natal-RN: 2.968,4

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Indaial-SC (1992-2016): 1535h

 

:russian:

 

Muito diferente da 61-90 que é de 1.766 horas. outras normais perdidas na internet constam 1.747 horas. Para mim tem erro em alguma normal. Não houve mudança no clima para ter 200 horas de diferença, ainda mais em uma estação rural.

 

Considerando os dados da 61-90 de estações mais próximas, é provável que a normal 61-90 esteja correta e há algum furo nesta de 1.500...

 

Edit: Pensando aqui... Talvez haja uma possibilidade pequena, até porque são somente 25 anos, mas ainda é altamente suspeito.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Indaial-SC (1992-2016): 1535h

 

:russian:

 

Muito diferente da 61-90 que é de 1.766 horas. outras normais perdidas na internet constam 1.747 horas. Para mim tem erro em alguma normal. Não houve mudança no clima para ter 200 horas de diferença, ainda mais em uma estação rural.

 

Considerando os dados da 61-90 de estações mais próximas, é provável que a normal 61-90 esteja correta e há algum furo nesta de 1.500...

 

os dados de antigamente não são suficientes pra montar uma normal 61-90.

 

Eu mesmo fiz a 92-15, taí ela:

 

6CwJOe1.png

 

pode observar, nem os anos mais ensolarados atingem essa normal absurda

Link to comment
Share on other sites

Indaial-SC (1992-2016): 1535h

 

:russian:

 

Muito diferente da 61-90 que é de 1.766 horas. outras normais perdidas na internet constam 1.747 horas. Para mim tem erro em alguma normal. Não houve mudança no clima para ter 200 horas de diferença, ainda mais em uma estação rural.

 

Considerando os dados da 61-90 de estações mais próximas, é provável que a normal 61-90 esteja correta e há algum furo nesta de 1.500...

 

Edit: Pensando aqui... Talvez haja uma possibilidade pequena, até porque são somente 25 anos, mas ainda é altamente suspeito.

 

Mas será que essa mudança não se pode dever a um aumento da MM e a uma diminuição dos pulsos de ar polar continental?

Link to comment
Share on other sites

Indaial-SC (1992-2016): 1535h

 

:russian:

 

Muito diferente da 61-90 que é de 1.766 horas. outras normais perdidas na internet constam 1.747 horas. Para mim tem erro em alguma normal. Não houve mudança no clima para ter 200 horas de diferença, ainda mais em uma estação rural.

 

Considerando os dados da 61-90 de estações mais próximas, é provável que a normal 61-90 esteja correta e há algum furo nesta de 1.500...

 

Edit: Pensando aqui... Talvez haja uma possibilidade pequena, até porque são somente 25 anos, mas ainda é altamente suspeito.

 

Mas será que essa mudança não se pode dever a um aumento da MM e a uma diminuição dos pulsos de ar polar continental?

 

não, como disse nem os anos mais ensolarados batem aquela média

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz um edit logo após postar.

 

Então tem erro em Paranaguá. Se Indaial tem essa média, Paranaguá tem umas 1.300 horas. Paranaguá e o litoral paranaense são bem mais nublados que Indaial. E não é pouca diferença.

 

200 e tantas horas é muita coisa na minha opinião...

 

a distância pro relevo mais acidentado ajuda bastante com o sol. Floripa fica longe da serra e por isso tende a ter mais sol... agora se está ou não certo as quase 2100h aí já não sei :russian:

Link to comment
Share on other sites

Mas será que essa mudança não se pode dever a um aumento da MM e a uma diminuição dos pulsos de ar polar continental?

 

Pode até ser mas a diferença é grande. Se houve esta mudança Florianópolis obrigatoriamente teve uma redução grande neste período.

 

Até seria interessante pegar a insolação de SP que sofreu com urbanização violenta. É provável que SP tenha uma diferença bem maior de insolação que Indaial seja para cima ou para baixo. A urbanização alterou muito o clima de vocês.

Link to comment
Share on other sites

Mas será que essa mudança não se pode dever a um aumento da MM e a uma diminuição dos pulsos de ar polar continental?

 

Pode até ser mas a diferença é grande. Se houve esta mudança Florianópolis obrigatoriamente teve uma redução grande neste período.

 

Até seria interessante pegar a insolação de SP que sofreu com urbanização violenta. É provável que SP tenha uma diferença bem maior de insolação que Indaial seja para cima ou para baixo. A urbanização alterou muito o clima de vocês.

 

Nos 8 anos que moro aqui, notei que é mais difícil chegar frio seco que em Curitiba.

Quanto à facilidade de dar chuvas de verão, aqui não é tão diferente de Curitiba, mas a concretização excessiva faz qualquer temporalzinho virar enchente.

Então, no final das contas, chuto que aqui seja um pouco mais nublado que Cwb.

Link to comment
Share on other sites

200 e tantas horas é muita coisa na minha opinião...

 

a distância pro relevo mais acidentado ajuda bastante com o sol. Floripa fica longe da serra e por isso tende a ter mais sol... agora se está ou não certo as quase 2100h aí já não sei :russian:

 

Concordo quanto á Floripa. :good:

 

Mas segue o mistério de Indaial.

 

Eu também topo 2.200 horas de sol, mas com +800 metros de altitude. Com +800 metros de altitude pode tirar o excesso de morros e deixar apenas algumas montanhas de cartão postal. :mail:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu também topo 2.200 horas de sol, mas com +800 metros de altitude. Com +800 metros de altitude pode tirar o excesso de morros e deixar apenas algumas montanhas de cartão postal. :mail:

 

Totalmente de acordo :laugh:

 

Acho 1500h bem compatível com o que vivemos, são muitos dias nublados em relação à outros locais, MUITOS mesmo, não vejo possíveis erros, dei umas conferidas em alguns meses e parecem bem ok os dados do BDMEP

Link to comment
Share on other sites

 

Eu também topo 2.200 horas de sol, mas com +800 metros de altitude. Com +800 metros de altitude pode tirar o excesso de morros e deixar apenas algumas montanhas de cartão postal. :mail:

 

Totalmente de acordo :laugh:

 

Acho 1500h bem compatível com o que vivemos, são muitos dias nublados em relação à outros locais, MUITOS mesmo, não vejo possíveis erros, dei umas conferidas em alguns meses e parecem bem ok os dados do BDMEP

HAHA

Se Indaial tem 1500 Hrs...Quantas horas tem o vale do Itapocu? 1300/1400?

Link to comment
Share on other sites

 

Eu também topo 2.200 horas de sol, mas com +800 metros de altitude. Com +800 metros de altitude pode tirar o excesso de morros e deixar apenas algumas montanhas de cartão postal. :mail:

 

Totalmente de acordo :laugh:

 

Acho 1500h bem compatível com o que vivemos, são muitos dias nublados em relação à outros locais, MUITOS mesmo, não vejo possíveis erros, dei umas conferidas em alguns meses e parecem bem ok os dados do BDMEP

HAHA

Se Indaial tem 1500 Hrs...Quantas horas tem o vale do Itapocu? 1300/1400?

 

deve ser em torno disso mesmo, junto com Joinville até 1200h em locais muito próximos da serra

Link to comment
Share on other sites

 

Totalmente de acordo :laugh:

 

Acho 1500h bem compatível com o que vivemos, são muitos dias nublados em relação à outros locais, MUITOS mesmo, não vejo possíveis erros, dei umas conferidas em alguns meses e parecem bem ok os dados do BDMEP

HAHA

Se Indaial tem 1500 Hrs...Quantas horas tem o vale do Itapocu? 1300/1400?

 

deve ser em torno disso mesmo, junto com Joinville até 1200h em locais muito próximos da serra

O pior local deve ser garuva com aqueles paredões de 1400m do lado do oceano...Toda vez que passei por lá tava nublado...

Link to comment
Share on other sites

Gerson, acho que TODOS esses mapas não retratam as temperaturas corretas para a serra do sudeste. Ali é tudo estimativa! Minha opinião é que os dados de Pinheiro Machado e Canguçu rescreverão ou redesenharão estes mapas.

 

Tem uma PWS em Pedras Altas que tb tá fazendo estrago! :heart:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.