Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Porto Alegre aqueceu?


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Eu acho sem necessidade essas agressões, chamando os outros de bairristas e insinuando que sou um "troll"... ESTAMOS DEBATENDO NA BOA, e quem quiser entrar no debate deve ser na BOA TAMBÉM. Se se sentem incomodados, simples, não leiam ou não entrem no tópico.

Aqui é para quem sabe debater, respeitando a opinião alheia.

Sem mais...

Abraços.

 

Ninguém te chamou de troll... Interprete algo corretamente pelo menos uma vez na tua vida... Mas se a carapuça serviu... :hi:

 

Não foste tu. Tu insinuaste que estou de "trollagem" (o que já é suficiente). Quem me chamou, como sempre, foi o Bruno. Já pedi, EDUCAMENTE, que não me chame mais.

O chapéu não me serve não.

Por favor, VITOR, não entre em debates só para tumultuar. Se não gosta do tema ou não concorda, ignora e não entra no tópico.

ESTAMOS DEBATENDO COMO CAVALHEIROS. E CONTINUAREMOS.

A paz no fórum sempre.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 213
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Mafili, vai continuar com este comportamento de troll só por causa das tuas pecuinhas bairristas ??

 

JÁ HOUVE ANTERIORMENTE UM TÓPICO IGUAL A ESTE E CHEGOU-SE A CONCLUSÃO QUE NADA MUDOU PRATICAMENTE.

 

O que dá para notar é que Julho ficou mais frio em POA e dezembro esquentou. Isto é certo. O que não procede com as reclamações do JT, que fala que os invernos de POA ficaram mais quentes, sendo que ficaram até mais frios.

 

Verão mais quente, inverno mais frio... Vejo um equilíbrio.

 

É difícil explicar pro nosso mestre matemático JTur que a estação INMET que está protegida praticamente do aquecimento local urbano, que ao se sair do miolo do centro, onde obviamente há calor devido ao asfalto, prédios, etc, não houve aquecimento em todos estes anos.

 

E toda esta discussão é devido a uma percepção individual de um SER. Ou seja, o aquecimento na média final de 0,1 mostra que é uma percepção equivocada e tendenciosa.

 

Recomendo a leitura do JTur novamente... Eu respondi uma mensagem do Mafili e ainda escrevi que ele estava fazendo uma "trollagem" ...

 

Mas realmente tu és um troll Jtur, fica mudando as palavras das pessoas, se auto acusando e pedindo paz ao fórum ,sendo que não rebate nenhum argumento.

 

Aquecimento de 0,1 na média é imperceptível para qualquer ser humano, ou seja, POA não esquentou... E se esquentou foi nos períodos quentes do ano, o inverno esfriou. Ou seja, tuas reclamações não procedem. Sei que tu vai responder esta mensagem falando paz e "seguiremos debatendo" .

 

Mas todos do fórum estão vendo isto. Boa sorte com as tuas percepções.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Vitor!

Sempre muito "educado" e "gentil". Sabia que me consideravas um troll. Não é novidade alguma. Cada um pense o que quiser.

Sugiro que se retire do debate, se é para tumultuar. Já chegam os problemas que tivemos. Quando retornei ao BAZ me COMPROMETI E ESTOU CUMPRINDO de não causar mais polêmicas desnecessárias. No entanto, se há um tópico para debater, que o assunto seja debatido com EDUCAÇÃO E RESPEITO aos demais. Infelizmente, noto que não consegues fazer isso com a minha pessoa nem com a do Maffili, que está contribuindo para o debate.

APROVEITANDO... a Estação da Lomba do Pinheiro já marca 32,4°c no momento. Tarde de verão na capital gaúcha.

Abraços e muita paz sempre a todos nós!

Link to comment
Share on other sites

Maffili está contribuindo para o debate!

Baseado na contribuição do Lord, a q conclusão podemos chegar?

Esfriou? Eskentou? Continua tdo igual?

 

Esquentou pouco, Carlos Campos, se fomos pegar temperaturas do INMET e médias. Nisso eu tenho que concordar.

No entanto, esquentou MUITO no centro da cidade e locais com maior número de prédios. E o inverno está mais curto que antes, o que causa uma impressão (ou certeza) de aquecimento. Eu não estava errado na minha percepção. O CARLOS DIAS chegou a conclusão de um inverno mais curto também. VEJA: com um inverno mais curto, aquecimento no centro da cidade e verões sempre (ou quase sempre) tórridos que PORTO ALEGRE tem, a percepção do portoalegrense é de menos frio do que no passado sim, mesmo que os números oficiais não mostrem muito isso.

Isso é o que eu penso. Peço a gentileza que minha opinião seja respeitada. Respeitarei (e muito) a tua também!

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Entendi Mafili e na ilha de Calor Urbana da capital gaucha o aquecimento poderá ter sido maior...Gostaria de ver a normal de Porto Alegre de 31/60....pra se verificar ainda mais sobre este aquecimento

 

Não houve aquecimento na comparação entre as duas últimas normais.

 

INMET 31/60 e diferença em relação a 61/90

 

jan: 24,7 (+0,1)

fev: 24,5 (-0,2)

mar: 23,3 (+0,2)

abr: 19,7 (-0,4)

mai: 17,1 (+0,3C)

jun: 14,9 (+0,6)

jul: 14,0 (-0,5)

ago: 15,4 (+0,1)

set: 16,2 (-0,6)

out: 19,2 (0,0)

nov: 21,4 (+0,1)

dez: 23,2 (0,0)

ANO: 19,5 (0,0)

Link to comment
Share on other sites

 

É difícil explicar pro nosso mestre matemático JTur que a estação INMET que está protegida praticamente do aquecimento local urbano, que ao se sair do miolo do centro, onde obviamente há calor devido ao asfalto, prédios, etc, não houve aquecimento em todos estes anos.

 

E toda esta discussão é devido a uma percepção individual de um SER. Ou seja, o aquecimento na média final de 0,1 mostra que é uma percepção equivocada e tendenciosa.

 

Alguém tem que explicar para o mestre que o Centro de POA é praticamente o mesmo nos último 40 anos. O asfalto e concreto que se vê hj é praticamente o mesmo dos anos 70.

Link to comment
Share on other sites

"Pecoinhas", "Neorônios", tá indo a mil a criatividade do pessoal :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

O que importa é que houve um aquecimento perceptível registrado pelo satélite e um aquecimento também perceptível por números.

 

A questão é: qual foi mesmo o índice de aquecimento usado pelo IPCC no PRIMEIRO RELATÓRIO (F.A.R. 1990)?

 

"Based on current models, we predict: under [bAU] increase of global mean temperature during the [21st] century of about 0.3 oC per decade (with an uncertainty range of 0.2 to 0.5 oC per decade)"

 

Opa, 0,14 com certeza é a metade do aquecimento previsto em 1990.

 

Neste ponto que eu toco: realmente o tempo está ficando louco? Nem o próprio IPCC acreditava numa taxa moderada de 0,14, então não há aquecimento a la IPCC no mundo.

Link to comment
Share on other sites

 

É difícil explicar pro nosso mestre matemático JTur que a estação INMET que está protegida praticamente do aquecimento local urbano, que ao se sair do miolo do centro, onde obviamente há calor devido ao asfalto, prédios, etc, não houve aquecimento em todos estes anos.

 

E toda esta discussão é devido a uma percepção individual de um SER. Ou seja, o aquecimento na média final de 0,1 mostra que é uma percepção equivocada e tendenciosa.

 

Alguém tem que explicar para o mestre que o Centro de POA é praticamente o mesmo nos último 40 anos. O asfalto e concreto que se vê hj é praticamente o mesmo dos anos 70.

 

Eu estudei TURISMO, Bruno, fiz muitas dissertações na FACULDADE sobre Porto Alegre e SEI que o nosso centro praticamente, em termos de prédios e asfalto, não mudou. No entanto, o grande conglomerado de pessoas, o aumento da poluição, que causa um abafamento e outras coisas mais, contribuem sim ( e muito) para um aquecimento. Podes ter certeza que, mesmo que o aquecimento tenha sido pífio nos números, na percepção das pessoas foi grande. Este ano de 2014 então, mais ainda, com o inverno sem graça e xoxo que tivemos (e estamos tendo?). O Carlos Dias postou a notícia que saiu hoje não desmentindo o que venho dizendo sobre este inverno. Realmente foi sem graça.

CLARO que estamos falando dos outros também. Temos que analisar o todo.

BRUNO, não discordo de ti em muitas coisas. Acho que tens uma certa razão. És portoalegrense tanto como eu e sabes das coisas. Só acho que temos que sempre analisar o todo. Só isso.

Debater assim é legal. Gostaria muito daqui pra frente continuar assim contigo. Muito tenho para aprender com teu conhecimento. Tenho certeza disso.

Desculpa a postagem extensa...

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

É difícil explicar pro nosso mestre matemático JTur que a estação INMET que está protegida praticamente do aquecimento local urbano, que ao se sair do miolo do centro, onde obviamente há calor devido ao asfalto, prédios, etc, não houve aquecimento em todos estes anos.

 

E toda esta discussão é devido a uma percepção individual de um SER. Ou seja, o aquecimento na média final de 0,1 mostra que é uma percepção equivocada e tendenciosa.

 

Alguém tem que explicar para o mestre que o Centro de POA é praticamente o mesmo nos último 40 anos. O asfalto e concreto que se vê hj é praticamente o mesmo dos anos 70.

 

Aquecimento de 0,1ºC. Isso para a percepção humana de meros mortais como nós, é nada, mas para quem tem um termômetro de pele altamente avançado e superior, tanto nas percepções climáticas quanto na matemática das médias, nós é que não enxergamos esse aquecimento gigantesco e dantesco que só tende a piorar. É que antigamente o frio não mascarava as médias, hoje em dia ele mascara. :mosking: Até a percepção de 5ºC do passado é diferente da de hoje, incrível isto!!!

 

Espero que o nosso mestre JTUR explique estes fatos que ele tanto fala.

 

Jtur, já que tu admites que houve um aquecimento PÍFIO, mas mesmo assim tu segue se baseando em "percepções" ... Se eu perguntar pras pessoas sobre o inverno de 2013 irão dizer que foi um dos mais frios de toda história e que não se lembravam de algo assim a muitos anos, para tu ver que percepções são enganosas.

Link to comment
Share on other sites

Nos anos 70 Porto Alegre tinha 1 milhão de hab e atualmente conta com cerca de 1,5 milhão...Olhando o local da estação do Inmet de Porto Alegre penso que praticamente não teve impacto de urbanização.Mas a zona sul não....parece que houve um desmatamento enorme ali e em consequencia disso a temperatura desta região deve ter se elevado sendo que mesmo assim ainda são menores que o centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Jtur, já que tu admites que houve um aquecimento PÍFIO, mas mesmo assim tu segue se baseando em "percepções" ... Se eu perguntar pras pessoas sobre o inverno de 2013 irão dizer que foi um dos mais frios de toda história e que não se lembravam de algo assim a muitos anos, para tu ver que percepções são enganosas.

 

Vitor,

Legal debatermos melhor assim. Viste o que escrevi para o Bruno acima. CONCORDO que o aquecimento foi pífio, mas que estamos sentindo menos frio que no passado, isso é fato!

AGORA... quanto ao inverno passado (de 2013) CONCORDO, FOI MUITO FRIO. Mas... te enganas... Se perguntares para as pessoas vão dizer que NÃO FOI ESSE FRIO TODO. O CALOR MARCA MAIS QUE O FRIO. Como temos tido um período de calor longo, isso marca mais!

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

AGORA... quanto ao inverno passado (de 2013) CONCORDO, FOI MUITO FRIO. Mas... te enganas... Se perguntares para as pessoas vão dizer que NÃO FOI ESSE FRIO TODO.

 

Irão dizer... Eu sei porque também falo com pessoas...

 

O CALOR MARCA MAIS QUE O FRIO. Como temos tido um período de calor longo, isso marca mais!

Abraços! :good:

 

Isso vale para TI. Para mim o frio marca muito mais que o calor, já que gosto de calor/tempestades. Por isso que percepções pessoais nunca podem ser levadas para uma DISCUSSÃO séria, se não haverá uma parcialidade.

Link to comment
Share on other sites

Isso vale para TI. Para mim o frio marca muito mais que o calor, já que gosto de calor/tempestades. Por isso que percepções pessoais nunca podem ser levadas para uma DISCUSSÃO séria, se não haverá uma parcialidade.

 

CONCORDO também! Mas, mesmo pífio o aquecimento, aqueceu, amigo. No centro, por causa da conglomeração de pessoas, foi mais ainda a percepção disso. A gente sente. Te afirmo. Não estou falando para "aparecer". São percepções minhas e de muitas pessoas. Se fossem somente minhas, não teriam valor algum. No entanto, como muitos afirmam, temos que analisar.

QUERO MUITO, a partir desse debate saudável, firmar a PAZ DEFINITIVA contigo e com o BRUNO. Não há o porquê de continuarmos com picuinhas. Será bom para nós 3 e para o fórum. Podem ter certeza disso.

Abraços e obrigado.

Link to comment
Share on other sites

concordo: o centro de POA é o mesmo de 40 anos. Mas, estamos restringindo a atmosfera ao centro?

Ora, se o centro é o mesmo, o resto mudou muito. a começar pelo Menino Deus e Praia de Belas. vários prédios altos foram construídos. Sem contar o desmatamento acelarado e criminoso da zonal sul.

o que vejo é uma variação mínima e natural. o que vejo é uma concentração do calor e uma concentração do frio.

a natureza tem uma média e está distribuindo e concentrando. a média é a média. o que sentimos são os extremos, e eles é que levam a discussões "acaloradas". e teremos, com certeza, uma semaninha dos infernos em Porto Alegre, entre dezembro 2014 e início de fevereiro 2015.

Link to comment
Share on other sites

Jtur, já que tu admites que houve um aquecimento PÍFIO, mas mesmo assim tu segue se baseando em "percepções" ... Se eu perguntar pras pessoas sobre o inverno de 2013 irão dizer que foi um dos mais frios de toda história e que não se lembravam de algo assim a muitos anos, para tu ver que percepções são enganosas.

 

Vitor,

Legal debatermos melhor assim. Viste o que escrevi para o Bruno acima. CONCORDO que o aquecimento foi pífio, mas que estamos sentindo menos frio que no passado, isso é fato!

AGORA... quanto ao inverno passado (de 2013) CONCORDO, FOI MUITO FRIO. Mas... te enganas... Se perguntares para as pessoas vão dizer que NÃO FOI ESSE FRIO TODO. O CALOR MARCA MAIS QUE O FRIO. Como temos tido um período de calor longo, isso marca mais!

Abraços! :good:

 

sentimos menos frio por nos aquecermos mais. mais conforto, menos frinchas nas casas.

 

isso é fato.

 

nova classe média e mais poder e conforto

 

frio, só quando se vai pra rua.

Link to comment
Share on other sites

Lamentável teus comentários Vitor.

 

Eu não tenho adjetivos.

 

Infelizmente só palavras vazias.

 

Igualmente... :hi:

 

CONCORDO também! Mas, mesmo pífio o aquecimento, aqueceu, amigo. No centro, por causa da conglomeração de pessoas, foi mais ainda a percepção disso. A gente sente. Te afirmo. Não estou falando para "aparecer". São percepções minhas e de muitas pessoas. Se fossem somente minhas, não teriam valor algum. No entanto, como muitos afirmam, temos que analisar.

 

O Inverno(JJA) esfriou 0,3ºC , ou seja, as percepções do teus amigos estão claramente parciais. Principalmente o mês de Julho. Ou seja, é o que o Coutinho vinha falando, estamos entrando em período com invernos mais frios e verões mais quentes.

 

E com isso quem gosta de frio, irá ter a impressão sempre de um calor anormal anual e quem gosta de calor vice-versa. Conclusão óbvia, não houve aquecimento em POA.

Link to comment
Share on other sites

concordo: o centro de POA é o mesmo de 40 anos. Mas, estamos restringindo a atmosfera ao centro?

Ora, se o centro é o mesmo, o resto mudou muito. a começar pelo Menino Deus e Praia de Belas. vários prédios altos foram construídos. Sem contar o desmatamento acelarado e criminoso da zonal sul.

o que vejo é uma variação mínima e natural. o que vejo é uma concentração do calor e uma concentração do frio.

a natureza tem uma média e está distribuindo e concentrando. a média é a média. o que sentimos são os extremos, e eles é que levam a discussões "acaloradas". e teremos, com certeza, uma semaninha dos infernos em Porto Alegre, entre dezembro 2014 e início de fevereiro 2015.

 

Gamboa, você cita o provável componente antropogênico do uso e ocupação do solo, porém os dados de Santa Maria, Melo, Rivera ou Riviera, mostram o mesmo aquecimento.

 

Mas os dados da média das Máximas podem indicar duas coisas,

 

a- A estação mudou de lugar (espaço) no período 31 60 (tempo)

 

b- Todos sabemos (espero, pois o nível de desinformação realmente é surpreendente) que a década mais quente do século dezenove foi a década de 30.

 

Por gentileza depoimentos pessoais não são bem-vindos no meu entendimento.

 

As máximas nas duas normais,

 

maacuteximas31606190_zps19375af2.png

Link to comment
Share on other sites

Flávio, o que notei em alguns dias é que quando a mínima é registrada as 21h ela é descartada

 

Exemplo de Poa dia 01/09:

 

23.2

01/09/2014 12 17.5 15.2

01/09/2014 18 22.4

02/09/2014 00 14.2

 

Em Ctba dia 02/09 durante aquele temporal a temperatura no Simepar chegou aos 13,0° e depois foi subindo pra 15/16° perto da meia noite

Os registros da convencional ficaram assim:

24.4

02/09/2014 12 14.5 14.2

02/09/2014 18 24.2

03/09/2014 00 14.7

 

Mas ai já é outra história, se a automática estivesse enviando dados daria pra conferir se houve uma queda até os 13C ou não

Mas seria nesse sentido

Eu postei dias atrás mas acho que ninguém leu. :mosking:

 

Quando a mínima registrada a 0h UTC é menor do que aquela registrada pela manhã, ela passa a ser a mínima oficial.

Não é descartada.

 

O que acontece é que o INMET não atualiza no site.

Mas é corrigido no banco de dados.

 

Eu tenho por hábito anotar temperaturas diárias do Mirante.

E existem inúmeros casos em que a mínima do banco de dados (BDMEP) foi corrigida para um valor menor do que eu tinha anotado e coerente com o valor medido a 0h UTC.

Ou seja, foi adotada a mínima medida a 0h UTC.

Link to comment
Share on other sites

CONCORDO também! Mas, mesmo pífio o aquecimento, aqueceu, amigo.....

Abraços e obrigado.

 

Pifío...?????

 

Creio que os amigos envolvidos na discussão não tem menor noção de climatologia. (joão não se ofenda me refiro aos demais e um cadinho a você)

 

A taxa que já chegou próxima a 0,2ªC por década no momento está em 0,14ªC por década.

 

Vamos supor que fosse a ''''crise do momento'''' o resfriamento global.

 

E a taxa fosse pífios e imperceptíveis 0,14ªC ( acho que se fosse para baixo não seria tão imperceptível assim....tenho certeza)

 

quantos anos para a América do Norte estar com um manto de gelo?

 

quanto tempo para que o Norte e a Europa central voltarem a ter imensas florestas e nenhuma agricultura?

Link to comment
Share on other sites

Aero Salgado Filho - MÉDIA ANUAL

 

19,7 - Média 1961/1990

19,8 - Média 1981/2010

 

19,3 - 1951/1960

19,4 - 1961/1970

19,8 - 1971/1980

20,0 - 1981/1990

19,5 - 1991/2000

19,9 - 2001/2010

nhaa justamente na década q o JT insiste em dizer q fazia mais frio, os números mostram o contrário...

 

q tédio...

Link to comment
Share on other sites

Pensei que o JT está se refenrindo aos anos 50/60...Qdo uma pessoa de 80 anos hoje iria lembrar bem dessa época, dizia ser mais frio no passado.....e 0,5 ou 0,7 numa media anual, tenho que reconhecer é que um desvio siginificativo....pois estamos falando em ANUAL e não diario ou mensal..

Link to comment
Share on other sites

Aero Salgado Filho - MÉDIA ANUAL

 

19,8 - 1971/1980

20,0 - 1981/1990

19,5 - 1991/2000

19,9 - 2001/2010

 

Ué, não era essa a época que o Jtur afirmava que era a mais fria ?? E olha, pra uma década fechar mais quente do que a 01/10, tem que fazer invernos respeitavelmente mixurucas(quentes) por anos a fio...

Link to comment
Share on other sites

Amigo VITOR,

Já expliquei que a percepção do calor se dá de outras formas, diferente da média e temperaturas oficiais.

Viste bem o que te escrevi, cara? Na boa...

Estou colando abaixo de novo.

Abraços e sigamos no bom debate!

 

"CONCORDO também! Mas, mesmo pífio o aquecimento, aqueceu, amigo. No centro, por causa da conglomeração de pessoas, foi mais ainda a percepção disso. A gente sente. Te afirmo. Não estou falando para "aparecer". São percepções minhas e de muitas pessoas. Se fossem somente minhas, não teriam valor algum. No entanto, como muitos afirmam, temos que analisar.

QUERO MUITO, a partir desse debate saudável, firmar a PAZ DEFINITIVA contigo e com o BRUNO. Não há o porquê de continuarmos com picuinhas. Será bom para nós 3 e para o fórum. Podem ter certeza disso.

Abraços e obrigado."

Link to comment
Share on other sites

Pensei que o JT está se refenrindo aos anos 50/60...Qdo uma pessoa de 80 anos hoje iria lembrar bem dessa época, dizia ser mais frio no passado.....e 0,5 ou 0,7 numa media anual, tenho que reconhecer é que um desvio siginificativo....pois estamos falando em ANUAL e não diario ou mensal..

 

Se alguém estivesse falando dos anos 50....

 

Well,

 

São Paulo '''sempre''' teve média inferior a Porto Alegre....

 

Well 2,

 

Algo aconteceu e não de justifica pela UHI.....

 

Well 3,

 

Curitiba foi pelo mesmo caminho....assim como BH já tinha ido.....

 

Well 4,

 

Rio também.

 

E a marcha dos acontecimentos inexoravelmente toma o rumo Sul.

 

Vejam que a média anual em São Paulo era inferior e compatível com a atual Porto Alegre.

 

Sim...É possível 3ºC na média em aproximadamente 50 anos.

 

E foi uma taxinha simples de 0,3ºC por década que acelerou prá dedéu pós anos 60.

 

O que aconteceu?

 

SOPAULORUMOAESRAGLACIAL.png

Link to comment
Share on other sites

Aero Salgado Filho - MÉDIA ANUAL

 

19,8 - 1971/1980

20,0 - 1981/1990

19,5 - 1991/2000

19,9 - 2001/2010

 

Ué, não era essa a época que o Jtur afirmava que era a mais fria ?? E olha, pra uma década fechar mais quente do que a 01/10, tem que fazer invernos respeitavelmente mixurucas(quentes) por anos a fio...

 

Não te preocupes o aeródromo mantém a mesma taxa decadal do Inmet.

 

Se a tua preocupação tive um infinitésimo de ciência saberia que deveria dar a mesma coisa.

 

Assim como a taxa de aquecimento da Rural e bucólica Esalq de Piracicaba é assustadoramente próxima do Mirante de Santana como também é apavorante o IAG.

 

leituraraacutepidalevaaerros_zps6f43138e.png

Link to comment
Share on other sites

 

Flávio, o que notei em alguns dias é que quando a mínima é registrada as 21h ela é descartada

 

Exemplo de Poa dia 01/09:

 

23.2

01/09/2014 12 17.5 15.2

01/09/2014 18 22.4

02/09/2014 00 14.2

 

Em Ctba dia 02/09 durante aquele temporal a temperatura no Simepar chegou aos 13,0° e depois foi subindo pra 15/16° perto da meia noite

Os registros da convencional ficaram assim:

24.4

02/09/2014 12 14.5 14.2

02/09/2014 18 24.2

03/09/2014 00 14.7

 

Mas ai já é outra história, se a automática estivesse enviando dados daria pra conferir se houve uma queda até os 13C ou não

Mas seria nesse sentido

 

Humm, entendi!

 

Isso é normal em estações convencionais, pois o observador só fica até as 21h e todos valores posteriores são jogados para o dia seguinte (inclusive a chuva)!

Link to comment
Share on other sites

Cheguei agora e entendi isso...

 

0,2°C é muito, mas muito longe do que o Sr. JT prega... uma diferença imperceptível na pele...

 

Confere?

 

Sinceramente, Moretão.

 

Como disse em uma mensagem anterior.

 

Não sei se individualmente é possível é limite até para estações convencionais de alto nível.

 

Observe no gráfico que postei neste espaço sobre o aquecimento em São Paulo nas linhas verdes.

 

Agora tenho profundas duvidas se no coletivo a '' impressão'' de aquecimento ou resfriamento (livre da mídia) talvez seja,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Cheguei agora e entendi isso...

 

0,2°C é muito, mas muito longe do que o Sr. JT prega... uma diferença imperceptível na pele...

 

Confere?

 

Amigo Moretão,

Foi muito bom o debate hoje!

Consegui debater numa boa com todos. No início, houve provocações, mas depois foi muito produtivo.

Olha uma postagem que coloquei hoje para o VITOR VM, explicando minha percepção.

Desculpem se estou errado em muitas coisas, mas é minha maneira de perceber. Converso com as pessoas e noto que muitos tem a mesma percepção que a minha; por isso, esse debate me interessa bastante. Como trabalho com TURISMO e tenho um amor incrível pela minha cidade, me interesso sobre tudo o que diz respeito a ela. JURO que é sincero.

GRANDE ABRAÇO, MORETÃO!

 

SEGUE POSTAGEM QUE FIZ HOJE:

"CONCORDO também! Mas, mesmo pífio o aquecimento, aqueceu, amigo. No centro, por causa da conglomeração de pessoas, foi mais ainda a percepção disso. A gente sente. Te afirmo. Não estou falando para "aparecer". São percepções minhas e de muitas pessoas. Se fossem somente minhas, não teriam valor algum. No entanto, como muitos afirmam, temos que analisar.

QUERO MUITO, a partir desse debate saudável, firmar a PAZ DEFINITIVA contigo e com o BRUNO. Não há o porquê de continuarmos com picuinhas. Será bom para nós 3 e para o fórum. Podem ter certeza disso.

Abraços e obrigado."

Link to comment
Share on other sites

Outro fator a ser considerado é a chamada "memória climática", que na população em geral é péssima!

 

Essa memória é seletiva e grava diferente de pessoa a pessoa baseado na percepção/sensibilidade dela. Os relatos climáticos históricos são importantes, mas confiável mesmo são os números.

 

Lembro de um episódio em Irati, no final de outubro de 2007 se não me engano, que houve uma geada tardia e o festival do pêssego que aconteceria em novembro foi adiado ou cancelado pois detonou com a florada dos pessegueiros.

 

No ano seguinte na mesma época (final de outubro/início de novembro) outra geada tardia. Então estava eu num consultório esperando para ser atendido e um senhor começa a puxar assunto, se mostrando surpreso com o frio que fazia em pleno novembro, quando emendei: "Não é tão incomum, ano passado nessa mesma época aconteceu também, inclusive a festa do pêssego foi adiada".

Aí ele se lembrou e concordou... e a mídia oscila junto com a temperatura como sabemos bem!

 

Aproveitando, segue um artigo sobre a evolução urbana de POA:

 

http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/viewFile/479/509

Link to comment
Share on other sites

FLAVIO FELTRIN,

No final das contas, todos que aqui expuseram tem alguma razão em alguma coisa. Isso que enriquece o debate!

O CARLOS DIAS, colocou que os invernos estão mais curtos de um modo geral. Isso é verdade. Teve um aquecimento pífio. VERDADE também. A conglomeração de pessoas e a poluição contribuíram para o aquecimento no centro da cidade e o crescimento em outros bairros contribuíram também. VERDADE!

Por isso que disse hoje pro BRUNO e pro VITORVM: Vamos aproveitar e enriquecer uns aos outros com esse debate. TODOS temos muito a passar.

MAFFILI contribuiu muito. BRUNO contribuiu muito. VITORVM contribuiu muito. CARLOS DIAS contribuiu muito. GAMBOA... TU CONTRIBUÍSTE... ENFIM, TODOS QUE POSTARAM.

Peço uma chance para as pessoas para eu mostrar que não sou esse MONSTRO que criaram! Já disse isso pro BRUNO. TENHO MUITO A APRENDER COM ELE. Nem analisar modelos eu sei!!! Eu presto atenção nas coisas, vejo as notícias, leio as análises que vocês fazem. O BRUNO TINHA RAZÃO até quando disse, embora tenha me ofendido muito (mas já passou e está totalmente perdoado), que eu sou um "burrinho"! Em termos de análise meteorológica sou mesmo! Na minha profissão me considero compentente. No entanto, não sou obrigado a concordar com tudo, só porque não sou meteorologista ou porque não sei analisar um modelo de tempo.

NÃO CONCORDO COM O PADRÃO USA. Mas não sou somente eu, são muitos... Então é por aí.

PORTO ALEGRE AQUECEU POUCO NOS NÚMEROS. VERDADE. Mas... a percepção de aquecimento é grande, dependendo do bairro. FATO TAMBÉM.

Abraços e obrigado por contribuir!

:good:

Link to comment
Share on other sites

FLAVIO FELTRIN,

No final das contas, todos que aqui expuseram tem alguma razão em alguma coisa. Isso que enriquece o debate!

O CARLOS DIAS, colocou que os invernos estão mais curtos de um modo geral. Isso é verdade. Teve um aquecimento pífio. VERDADE também. A conglomeração de pessoas e a poluição contribuíram para o aquecimento no centro da cidade e o crescimento em outros bairros contribuíram também. VERDADE!

Por isso que disse hoje pro BRUNO e pro VITORVM: Vamos aproveitar e enriquecer uns aos outros com esse debate. TODOS temos muito a passar.

MAFFILI contribuiu muito. BRUNO contribuiu muito. VITORVM contribuiu muito. CARLOS DIAS contribuiu muito. GAMBOA... TU CONTRIBUÍSTE... ENFIM, TODOS QUE POSTARAM.

Peço uma chance para as pessoas para eu mostrar que não sou esse MONSTRO que criaram! Já disse isso pro BRUNO. TENHO MUITO A APRENDER COM ELE. Nem analisar modelos eu sei!!! Eu presto atenção nas coisas, vejo as notícias, leio as análises que vocês fazem. O BRUNO TINHA RAZÃO até quando disse, embora tenha me ofendido muito (mas já passou e está totalmente perdoado), que eu sou um "burrinho"! Em termos de análise meteorológica sou mesmo! Na minha profissão me considero compentente. No entanto, não sou obrigado a concordar com tudo, só porque não sou meteorologista ou porque não sei analisar um modelo de tempo.

NÃO CONCORDO COM O PADRÃO USA. Mas não sou somente eu, são muitos... Então é por aí.

PORTO ALEGRE AQUECEU POUCO NOS NÚMEROS. VERDADE. Mas... a percepção de aquecimento é grande, dependendo do bairro. FATO TAMBÉM.

Abraços e obrigado por contribuir!

:good:

 

Não discordo de ti, acho a discussão pertinente pois envolve questões não somente de POA. E não te acho um monstro, muito menos incompetente.

 

O motivo principal de sua opinião ter gerado um tópico inteiro sobre o assunto é simples: meteorologia lida muito com ciências exatas (apesar da não-linearidade e do caos bem lembrado pelo Mafili). Assim, qualquer opinião baseada em percepção sempre vai encontrar resistência, é natural e compreensível :)

Link to comment
Share on other sites

FLAVIO FELTRIN,

No final das contas, todos que aqui expuseram tem alguma razão em alguma coisa. Isso que enriquece o debate!

O CARLOS DIAS, colocou que os invernos estão mais curtos de um modo geral. Isso é verdade. Teve um aquecimento pífio. VERDADE também. A conglomeração de pessoas e a poluição contribuíram para o aquecimento no centro da cidade e o crescimento em outros bairros contribuíram também. VERDADE!

Por isso que disse hoje pro BRUNO e pro VITORVM: Vamos aproveitar e enriquecer uns aos outros com esse debate. TODOS temos muito a passar.

MAFFILI contribuiu muito. BRUNO contribuiu muito. VITORVM contribuiu muito. CARLOS DIAS contribuiu muito. GAMBOA... TU CONTRIBUÍSTE... ENFIM, TODOS QUE POSTARAM.

Peço uma chance para as pessoas para eu mostrar que não sou esse MONSTRO que criaram! Já disse isso pro BRUNO. TENHO MUITO A APRENDER COM ELE. Nem analisar modelos eu sei!!! Eu presto atenção nas coisas, vejo as notícias, leio as análises que vocês fazem. O BRUNO TINHA RAZÃO até quando disse, embora tenha me ofendido muito (mas já passou e está totalmente perdoado), que eu sou um "burrinho"! Em termos de análise meteorológica sou mesmo! Na minha profissão me considero compentente. No entanto, não sou obrigado a concordar com tudo, só porque não sou meteorologista ou porque não sei analisar um modelo de tempo.

NÃO CONCORDO COM O PADRÃO USA. Mas não sou somente eu, são muitos... Então é por aí.

PORTO ALEGRE AQUECEU POUCO NOS NÚMEROS. VERDADE. Mas... a percepção de aquecimento é grande, dependendo do bairro. FATO TAMBÉM.

Abraços e obrigado por contribuir!

:good:

 

Não discordo de ti, acho a discussão pertinente pois envolve questões não somente de POA. E não te acho um monstro, muito menos incompetente.

 

O motivo principal de sua opinião ter gerado um tópico inteiro sobre o assunto é simples: meteorologia lida muito com ciências exatas (apesar da não-linearidade e do caos bem lembrado pelo Mafili). Assim, qualquer opinião baseada em percepção sempre vai encontrar resistência, é natural e compreensível :)

 

Valeu! Obrigado mesmo. Fico feliz por isso.

Gostaria muito que as pessoas do fórum me conhecessem um dia pessoalmente, para trocarmos idéias bacanas.

O Gamboa já fez isso. Gostei muito de conhecê-lo pessoalmente.

Abração! :good:

Link to comment
Share on other sites

Outro fator a ser considerado é a chamada "memória climática", que na população em geral é péssima!

 

Essa memória é seletiva e grava diferente de pessoa a pessoa baseado na percepção/sensibilidade dela. Os relatos climáticos históricos são importantes, mas confiável mesmo são os números.

 

Lembro de um episódio em Irati, no final de outubro de 2007 se não me engano, que houve uma geada tardia e o festival do pêssego que aconteceria em novembro foi adiado ou cancelado pois detonou com a florada dos pessegueiros.

 

No ano seguinte na mesma época (final de outubro/início de novembro) outra geada tardia. Então estava eu num consultório esperando para ser atendido e um senhor começa a puxar assunto, se mostrando surpreso com o frio que fazia em pleno novembro, quando emendei: "Não é tão incomum, ano passado nessa mesma época aconteceu também, inclusive a festa do pêssego foi adiada".

Aí ele se lembrou e concordou... e a mídia oscila junto com a temperatura como sabemos bem!

 

Aproveitando, segue um artigo sobre a evolução urbana de POA:

 

http://revista.fct.unesp.br/index.php/revistacidades/article/viewFile/479/509

Flávio. Até psicólogos fazem artigos sobre memória climática....No HN parece que o calor é o retido na memória.

 

Muito tempo de frio e cada vez mais de calor.

 

Aqui suponho que seja ao contrário. ....ao menos para a população leiga.....que aparentemente é muito maior do que eu suponho. ...

Link to comment
Share on other sites

Não te preocupes o aeródromo mantém a mesma taxa decadal do Inmet.

 

Se a tua preocupação tive um infinitésimo de ciência saberia que deveria dar a mesma coisa.

 

Assim como a taxa de aquecimento da Rural e bucólica Esalq de Piracicaba é assustadoramente próxima do Mirante de Santana como também é apavorante o IAG.

 

http://i1195.photobucket.com/albums/aa391/MAFILI/leituraraacutepidalevaaerros_zps6f43138e.png

 

Pode ficar tentando destorcer o que falo a vontade(só por birra)... O fato é que a época de ouro de frio JTur foi mais quente que a tórrida 01/10...

 

A discussão não é o aquecimento progressivo e linear que houve a partir de 50 e que só foi freado nos anos 90.

 

Se tu tivesse um pouquinho menos de bairrismo, teria entendido.

Link to comment
Share on other sites

Não te preocupes o aeródromo mantém a mesma taxa decadal do Inmet.

 

Se a tua preocupação tive um infinitésimo de ciência saberia que deveria dar a mesma coisa.

 

Assim como a taxa de aquecimento da Rural e bucólica Esalq de Piracicaba é assustadoramente próxima do Mirante de Santana como também é apavorante o IAG.

 

http://i1195.photobucket.com/albums/aa391/MAFILI/leituraraacutepidalevaaerros_zps6f43138e.png

 

Pode ficar tentando destorcer o que falo a vontade(só por birra)... O fato é que a época de ouro de frio JTur foi mais quente que a tórrida 01/10...

 

A discussão não é o aquecimento progressivo e linear que houve a partir de 50 e que só foi freado nos anos 90.

 

Se tu tivesse um pouquinho menos de bairrismo, teria entendido.

O guri de 16 anos dando uma chinelada num senhor.... Não se faz isso, Vitor.

Link to comment
Share on other sites

Aldo me parece que nos ultimos 100 anos , a capital paulista aqueceu 3,5 graus....seria como o Marcilaq hoje..

Tenho uma publicação do IBGE do final dos anos 50 sobre o estado de São Paulo.

 

Eles citam média anual de 17,5°C para a capital paulista.

Como a normal 1931-1960 ainda não havia sido fechada, acho que são dados de antes de 1930.

 

Ou seja, Sampa seria mais ou menos a Curitiba de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Mafili: opiniões pessoais não servem.

 

serve a estatística.

 

0,2 é muito sim! na média é um valor substancial!

 

isso nao quer dizer que iremos torrar...

 

upz,,, isso é muito pessoal...!!! :laugh: :russian:

 

 

TEMPOS ATRÁS FALEI COM O SR.WOLFGANG, TEM 80 ANOS DE DADOS, JÁ SUBIU E DESCEU DE 1,5 A 2,5°C EM 10 ITAPIRANGA E LÁ SEMPRE FOI RURAL, PARA AQUELE LOCAL ESTE VALOR PARECE SER "NORMAL", IMAGINA MAIS DE 2°C NUM ANO ENTRE DÉCADAS!

 

ATÉ NÃO ESQUEÇO, ENTRE 87 A 96 OS INVERNOS DE ITAPIRANGA ERAM TÃO FRIOS E ATÉ MAIS NA MÉDIA MÍNIMA QUE LAGES, A PONTO DE DAR MAÇÃ COM 500 HF DE EXIGÊNCIA! É UM CLIMA BEM INTERESSANTE.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.