Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Porto Alegre aqueceu?


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Em Juiz de Fora não há dúvidas, a cidade aqueceu. Começou com invernos ficando mais quentes na média a partir de 2001, depois a partir de 2010 os verões também começaram a esquentar. E a cereja do bolo foi colocada com a histórica onda de calor de Outubro de 2014, o Janeiro mais quente de sempre em 2015 e o ano mais quente de sempre que foi também em 2015. Isso sem falar na grave estiagem de 2014.

 

Eu só espero que agora demore a voltar a ocorrer esses eventos extremos de tempo seco e calor, pois eu fiquei perto de enlouquecer com tantos dias seguidos acima dos 30C no verão e sem chuva alguma em 2014 e 2015 ! Bloqueios anômalos, que teoricamente ocorrem apenas poucas vezes no século !

 

Aqui no vale também não tenho a menor dúvida, inclusive já postamos em outro tópico nossas conclusões, exata mesma história, mas sem eventos de secura, muito pelo contrário...

 

Alguém sabe onde está aquele tópico ? Interessante desenterrar ele. O Aldo que é bom para achar tópicos antigos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 213
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Carlos Dias é bem melhor que eu pra garimpar tópicos antigos. :laugh:

 

Mas... seria esse ? => viewtopic.php?f=139&t=15524

 

Obrigado, Aldo ! É esse mesmo.

 

Sabia que conseguiria fazer o garimpo...vou "favoritar" aqui no PC para não perder mais de vista esse tópico. Para quem acha uma grande bobagem o "padrão pós-2000", bem eu esculachei com fatos e dados nesse tópico aí.

Link to comment
Share on other sites

Cruzes!!

Eu nunca tinha reparado nisso.

 

Aconteceu em estações meteorológicas de praticamente todos os estados do Brasil. :wacko:

 

Não faço a mínima idéia do porquê disso.

 

E.T.: O que o Andoni disse faz sentido (Não tinha visto).

Mas fizeram isso no Brasil todo?

 

A não ser que esses gráficos sejam gerados automaticamente (E possivelmente são) e haja erro no programa de computador.

Sei lá... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Para acabar com as suposições e achismos sobre o aquecimento de Porto Alegre nas últimas décadas, venho aqui com dados para poder elaborar uma conclusão sobre o assunto. O objetivo deste post não é discutir as causas do aquecimento da cidade, mas sim definir se ela esquentou e em quais estações/meses. Afinal, dados são fatos; não há, portanto, discussão a respeito. Agora, o motivo de os dados estarem de determinada maneira é outro assunto, e isso pode sim ser posto em discussão.

 

Os dados aqui citados são do INMET, retirados do BDMEP, dos anuários do IBGE e do NASA GISS.

 

Primeiro, a média compensada decadal por bimestres desde 1941:

 

ZAvSwTl.png

*Anomalia baseada no período 1941-2016.

 

É possível observar, portanto, que, na média 2001-2016, todos os bimestres aqueceram. Nos últimos anos (2011-2016) apenas os bimestres maio/junho e junho/julho não esquentaram.

 

 

Trago agora a média JJA de toda a série histórica de POA, com valiosos dados de antes de 1930 fornecidos pelo Paulo Gamboa:

 

4wVGprU.png

*Não considerem a década 1931-40, pois dela constam apenas 3 anos.

*Anomalia baseada no período 1910-2016.

 

Os invernos foram muito frios na década de 1910 e deram uma esquentada destoante a partir de 2001.

 

 

As normais de Porto Alegre:

 

eHM8ptv.png

 

 

E a normal 1991-2016 completa:

 

eqThoN1.png

 

 

Pra finalizar, médias decadais mês a mês desde 1941:

 

sOj4Sco.png

*Anomalia baseada no período 1941-2016.

 

Portanto, pessoal - e vejam que eu digo isso com um peso no coração - Porto Alegre aqueceu a partir de 2000, sim, e segue aquecendo. Não é só o verão. São quase todos os meses, com exceção de março, maio, junho e julho (isso na média de 2011-2016, na média desde 2001 apenas maio e julho não apresentam aquecimento significativo). O inverno, no geral, está mais quente (principalmente devido ao aquecimento extremo de agosto). Ou normal e mais curto, se preferirem. O aquecimento, no entanto, não é tão forte como em São Paulo, por exemplo. Ele é sutil, mas se faz presente. O porquê do aquecimento é assunto para discussão; o fato de estar aquecendo, não. E por favor, chega de achismos e observações pessoais. Quem puder acrescentar, por favor, acrescente! Beijos.

Link to comment
Share on other sites

Tomás, Parabéns!!! Excelente análise.Vou imprimir e guardar nos meus arquivos.Obrigado por ter citado minha singela colaboração.Quanto ao aquecimento das estações , realmente, onde está a do Jardim Botânico, há um leve aquecimento. Há hospital próximo, com caldeira.Ha um bairro inteiro construído na av Ipiranga.Mas, dados são dados, AQUECEU.

Link to comment
Share on other sites

Tomas, parabéns! Confirmaste aquilo que eu venho dizendo há tempo: PORTO ALEGRE AQUECEU SIM.

Não adianta querer mascarar uma realidade que se confirma com números e é sentida pelos portoalegrenses.

Nada como um dia após o outro, para um dia as pessoas enxergarem a realidade dos fatos.

OBRIGADO! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

E por favor, chega de achismos e observações pessoais. Quem puder acrescentar, por favor, acrescente! Beijos.

 

Obrigado por este estudo e por estes dizeres!

 

Nada como um dia após o outro, né? Eu dizia isso há tempo.

AH! E antes que alguém venha dizer que eu me baseava em "achismo", afirmo que eu dizia que PORTO ALEGRE TINHA AQUECIDO, com bases em minhas anotações caseiras (sim caseiras, simples, amadoras, mas não erradas pelo visto) e em informações do INMET. Fora o que se sente, que é inegável. NUMEROS E PERCEPÇÃO = NÃO RESTA DÚVIDAS.

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E por favor, chega de achismos e observações pessoais. Quem puder acrescentar, por favor, acrescente! Beijos.

 

Obrigado por este estudo e por estes dizeres!

 

Nada como um dia após o outro, né? Eu dizia isso há tempo.

AH! E antes que alguém venha dizer que eu me baseava em "achismo", afirmo que eu dizia que PORTO ALEGRE TINHA AQUECIDO, com bases em minhas anotações caseiras (sim caseiras, simples, amadoras, mas não erradas pelo visto) e em informações do INMET. Fora o que se sente, que é inegável. NUMEROS E PERCEPÇÃO = NÃO RESTA DÚVIDAS.

Abraços.

 

Você está certo, JT, e o que você diz foi provado com dados. Mas você diz isso todo dia. Esse é o problema. Você diz a mesma coisa todo dia, várias vezes ao dia. Isso satura, cansa.

Link to comment
Share on other sites

 

Obrigado por este estudo e por estes dizeres!

 

Nada como um dia após o outro, né? Eu dizia isso há tempo.

AH! E antes que alguém venha dizer que eu me baseava em "achismo", afirmo que eu dizia que PORTO ALEGRE TINHA AQUECIDO, com bases em minhas anotações caseiras (sim caseiras, simples, amadoras, mas não erradas pelo visto) e em informações do INMET. Fora o que se sente, que é inegável. NUMEROS E PERCEPÇÃO = NÃO RESTA DÚVIDAS.

Abraços.

 

Você está certo, JT, e o que você diz foi provado com dados. Mas você diz isso todo dia. Esse é o problema. Você diz a mesma coisa todo dia, várias vezes ao dia. Isso satura, cansa.

 

Nem preciso repetir mais agora. VOCÊS ABSORVERAM A INFORMAÇÃO parece. Espero ao menos. KKKKKK Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A cidade aqueceu, ou o local onde está a estação aqueceu?

 

Lembrando que até os anos 40 ela ficava em outro local, o que impossibilita uma conta mais acurada com relação aos acontecimentos dos anos 10 e 20, principalmente.

 

Aguardo justificativas para as duas possibilidades.

Pessoalmente, acho que a cidade aqueceu. O local onde fica o INMET é muito arborizado, um dos lugares mais frescos da mancha urbana. Portanto, por isso demorou tanto pra aquecer. E, veja você, se no Jardim Botânico aqueceu isso, no resto, mais urbano, deve ter esquentado ainda mais.

 

Sobre a mudança de local, alguns dizem que é na década de 1970 (MetSul), outros que foi na década de 1950 e tu agora dizes que foi em 1940. De qualquer modo, não influencia nos anos recentes, que é onde houve aquecimento. Mandei um e-mail pro INMET perguntando quando exatamente mudou e onde ficava a estação. Quando receber resposta, posto aqui.

Link to comment
Share on other sites

 

Nada como um dia após o outro, né? Eu dizia isso há tempo.

AH! E antes que alguém venha dizer que eu me baseava em "achismo", afirmo que eu dizia que PORTO ALEGRE TINHA AQUECIDO, com bases em minhas anotações caseiras (sim caseiras, simples, amadoras, mas não erradas pelo visto) e em informações do INMET. Fora o que se sente, que é inegável. NUMEROS E PERCEPÇÃO = NÃO RESTA DÚVIDAS.

Abraços.

 

Você está certo, JT, e o que você diz foi provado com dados. Mas você diz isso todo dia. Esse é o problema. Você diz a mesma coisa todo dia, várias vezes ao dia. Isso satura, cansa.

 

Nem preciso repetir mais agora. VOCÊS ABSORVERAM A INFORMAÇÃO parece. Espero ao menos. KKKKKK Abraços!

 

PORTO ALEGRE e grandes centros urbanos, sim, e isso eu já tinha absorvido antes. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Nada como um dia após o outro, né? Eu dizia isso há tempo.

AH! E antes que alguém venha dizer que eu me baseava em "achismo", afirmo que eu dizia que PORTO ALEGRE TINHA AQUECIDO, com bases em minhas anotações caseiras (sim caseiras, simples, amadoras, mas não erradas pelo visto) e em informações do INMET. Fora o que se sente, que é inegável. NUMEROS E PERCEPÇÃO = NÃO RESTA DÚVIDAS.

Abraços.

 

Você está certo, JT, e o que você diz foi provado com dados. Mas você diz isso todo dia. Esse é o problema. Você diz a mesma coisa todo dia, várias vezes ao dia. Isso satura, cansa.

Exatamente!

Fala, fala, fala, provavelmente até na hora de dormir, na hora do banho... O dia todo... Uma ladainha interminável...

Chega a ser patético.

 

Parabéns ao Tomás! Belo trabalho!

 

Uma pergunta: Se POA akeceu nos últimos anos/décadas, e se esse fato não está diretamente relacionado com urbanismo ou mudança do local da estação, então outras cidades próximas, como Torres, Cachoeira do Sul, Esteio, Canoas, etc.. tbm akeceram?

Deve haver diversas cidades não muito distantes de POA com bom histórico de dados. Pelo menos com as normais 61 em diante.

Se várias outras estações mostrarem q realmente houve um akecimento similar, aí poderemos kem sabe culpar a mudança na dinâmica em parte do Sul do país, principalmente na altura dos 30°S.

Sinceramente eu acredito q um dos principais fatores é o crescimento desenfreado das áreas urbanas associado à diminuição absurda da cobertura florestal.

Link to comment
Share on other sites

Grande trabalho, Tomás!!! Espetacular, mesmo! De tirar o chapéu, especialmente por conseguir buscar dados que não estão disponíveis no INMET.

 

Sobre o JT, discordo. E muito. O mote dele sempre foi "Não há mais invernos como antigamente" e "que antigamente era MUITO mais frio". Isso aí as tabelas do Tomás, que também tenho, mostram que não existe. As variações de JJA foram muito sensíveis +0,35C SOBRE AS DUAS NORMAIS EM CONJUNTO 31/60 E 61/90, sendo que nos 2 meses mais frios, junho e julho, a variação foi ZERO e no mês mais frio, julho, VARIAÇÃO NEGATIVA.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Tomás! Belo trabalho!

 

Uma pergunta: Se POA akeceu nos últimos anos/décadas, e se esse fato não está diretamente relacionado com urbanismo ou mudança do local da estação, então outras cidades próximas, como Torres, Cachoeira do Sul, Esteio, Canoas, etc.. tbm akeceram?

Deve haver diversas cidades não muito distantes de POA com bom histórico de dados. Pelo menos com as normais 61 em diante.

Se várias outras estações mostrarem q realmente houve um akecimento similar, aí poderemos kem sabe culpar a mudança na dinâmica em parte do Sul do país, principalmente na altura dos 30°S.

Sinceramente eu acredito q um dos principais fatores é o crescimento desenfreado das áreas urbanas associado à diminuição absurda da cobertura florestal.

[/b]

 

 

ISTO DEVE ACONTECER COM FLORIPA, POIS DE UMA ÁREA QUASE RURAL PARA UMA QUASE TOTALMENTE CERCADA DE CIMENTO E ASFALTO EM POUCO MAIS DE 20 ANOS. AÍ É QUE PERGUNTO, PORQUE O INMET NÃO COLOCA ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS EM ÁREAS 100% NÃO URBANIZADAS?

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Tomás! Belo trabalho!

 

Uma pergunta: Se POA akeceu nos últimos anos/décadas, e se esse fato não está diretamente relacionado com urbanismo ou mudança do local da estação, então outras cidades próximas, como Torres, Cachoeira do Sul, Esteio, Canoas, etc.. tbm akeceram?

Deve haver diversas cidades não muito distantes de POA com bom histórico de dados. Pelo menos com as normais 61 em diante.

Se várias outras estações mostrarem q realmente houve um akecimento similar, aí poderemos kem sabe culpar a mudança na dinâmica em parte do Sul do país, principalmente na altura dos 30°S.

Sinceramente eu acredito q um dos principais fatores é o crescimento desenfreado das áreas urbanas associado à diminuição absurda da cobertura florestal.

[/b]

 

 

ISTO DEVE ACONTECER COM FLORIPA, POIS DE UMA ÁREA QUASE RURAL PARA UMA QUASE TOTALMENTE CERCADA DE CIMENTO E ASFALTO EM POUCO MAIS DE 20 ANOS. AÍ É QUE PERGUNTO, PORQUE O INMET NÃO COLOCA ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS EM ÁREAS 100% NÃO URBANIZADAS?

 

 

Perfeito.Creio haver influência determinante da urbanização. há estações que se tornaram verdadeiras representantes da área urbana concretas, desmarcada e aquecida, isso cria um desvio, desvios padrões num resultado estatístico.Sinceramente, não me convenço de que AQUECEU totalmente.Em Porto Alegre temos a estação do metroclina na Lomba do Pinheiro que tenho notado estar com temperaturas destoantes das outras localizadas em areas mais urbanas, onde o concreto e asfalto dominam..Peguemos a estação do aeroporto.O trabalho do Tomás é ótimo. Peguemos SP capital, olha o absurdo de urbanização e concreto a partir de 50.BH é outra. Curitiba também. E Floripa? Ora. Temos que

Ampliar horizontes de estudos.Considerar a urbanização como determinantes nesse processo. Um exemplo foi eu ter morado nas proximidades do Morro Santana e presenciar muitas geadas. Ora, há estações ao redor do mundo com asfalto ao lado.Isso prova aquecimento???

ESSE ESTUDO PROVA QUE HOUVE AQUECIMENTO EM PORTO ALEGRE LEVANDO EM CONTA DADOS QUE SE TEM.HA OUTROS FATORES QUE DEVEM ENTRAR. REVER LOCAIS DE ESTACOES.A DE PORTO ALEGRE ESTA RODEADA DE NOVAS OBRAS.

Link to comment
Share on other sites

Grande trabalho, Tomás!!! Espetacular, mesmo! De tirar o chapéu, especialmente por conseguir buscar dados que não estão disponíveis no INMET.

 

Sobre o JT, discordo. E muito. O mote dele sempre foi "Não há mais invernos como antigamente" e "que antigamente era MUITO mais frio". Isso aí as tabelas do Tomás, que também tenho, mostram que não existe. As variações de JJA foram muito sensíveis +0,35C SOBRE AS DUAS NORMAIS EM CONJUNTO 31/60 E 61/90, sendo que nos 2 meses mais frios, junho e julho, a variação foi ZERO e no mês mais frio, julho, VARIAÇÃO NEGATIVA.

Amigo: essa minha visão tão pessimista sobre os invernos eu já havia mudado há muito tempo, podes ver inclusive nas minhas postagens desde que voltei ao BAZ. O trabalho excelente que tu fizeste, provando que julho está mais frio ( exceto em alguns anos) provou sem dúvidas esse fato. No entanto, a cidade aqueceu ( isso eu sempre afirmei) e os invernos também, devido principalmente a AGOSTO. Então, conforme o Tomás provou, os invernos aqueceram SIM também, ele frisou isso. Não adianta, MUITA coisa que eu comentava foi provada. Como eu disse acima, amigo: nada como um dia após o outro. Grande abraço a ti e a todos! Parabéns por esse trabalho interessante que tu e outros fazem aqui sobre o clima. Eu não saberia fazer. Sempre afirmei meu ponto de vista pelas anotações caseiras, comparadas ao INMET.

Link to comment
Share on other sites

Nada mudou desde essa mensagem de 2014,,,lá no começo deste tópico.

O aquecimento que o planeta vem sofrendo (é campeão mundial do mundo).

a- Em 4000 estações 400 apresentam algum resfriamento.

b- Tanto no aquecimento como o resfriamento a variabilidade climática é maior que a taxa de aquecimento.

c- A taxa de aquecimento de cada estação é relativamente diferente da taxa global (umas aquecem mais, outras menos, outras nada e outras até resfriam).

d- O aquecimento é da ordem 4W/m² em 50 anos.

 

1- COM TERMÔMETRO ORDINÁRIO DE MERCÚRIO É IMPOSSÍVEL ESTABELECER QUALQUER AQUECIMENTO OU RESFRIAMENTO.

 

2-NA EVOLUÇÃO HUMANA (OU OUTRA FORMA) O TECIDO EPITELIAL NÃO É CAPAZ DE DISTINGUIR ESSA SUTILEZA EXCETO POR UMA HIPERSENSIBILIDADE QUE EU DESCONHEÇO.

 

Abs

Minha última mensagem não é sobre Porto Alegre

 

E Porto Alegre AQUECEU

 

São Paulo aqueceu

 

Curitiba Aqueceu

 

Juiz de Fora Aqueceu

 

Belo Horizonte Aqueceu

 

Londrina Aqueceu

 

Buenos Aires Aqueceu

 

MArsilaq Aqueceu

 

Rio de Janeiro Aqueceu pouco.

 

Vilhena não sei

 

Caceres não sei

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

.

Exatamente!

Fala, fala, fala, provavelmente até na hora de dormir, na hora do banho... O dia todo... Uma ladainha interminável...

Chega a ser patético.

 

 

A falta de razão, faz algumas pessoas partirem para a agressão gratuita. Lamentável isso, em cima de um trabalho tão bonito e sério e que estava sendo discutido em alto nível até agora.

Fique em paz, amigo Carlos Campos! Abraços.

Link to comment
Share on other sites

A cidade aqueceu, ou o local onde está a estação aqueceu?

 

Lembrando que até os anos 40 ela ficava em outro local, o que impossibilita uma conta mais acurada com relação aos acontecimentos dos anos 10 e 20, principalmente.

 

Aguardo justificativas para as duas possibilidades.

Pessoalmente, acho que a cidade aqueceu. O local onde fica o INMET é muito arborizado, um dos lugares mais frescos da mancha urbana. Portanto, por isso demorou tanto pra aquecer. E, veja você, se no Jardim Botânico aqueceu isso, no resto, mais urbano, deve ter esquentado ainda mais.

 

Sobre a mudança de local, alguns dizem que é na década de 1970 (MetSul), outros que foi na década de 1950 e tu agora dizes que foi em 1940. De qualquer modo, não influencia nos anos recentes, que é onde houve aquecimento. Mandei um e-mail pro INMET perguntando quando exatamente mudou e onde ficava a estação. Quando receber resposta, posto aqui.

 

A estação começou no local onde hoje está o Solar dos Palmeiro, junto à praça da Matriz no centro de POA. Depois (anos 40) foi para a Redenção e nos anos 70 para o Jardim Botânico. Por isso é um pouco complicado estabelecer definitivamente algumas coisas sobre o clima da cidade.

 

Acredito que a diferença do centro de POA para a Lomba do Pinheiro (que hoje está em quase 5 graus) era bem menor no passado. Acredito que a dinâmica mais recente resultou em aquecimento JUNTO com a urbanização crescente na região. Mesmo estando em local arborizado dentro do Jardim Botânico, a crescente construção civil em todo o seu entorno influencia (e muito!).

 

Uma nota que gosto sempre de referir é a seguinte: tu estás na Freeway voltando para Porto Alegre, conforme se aproxima da cidade o termômetro do carro começa a subir. Mesmo ainda estando em área totalmente deserta e aberta após passar por Gravataí. A chamada ilha de calor pode ser apenas levemente amenizada no Jardim Botânico.

 

E por fim: caso a estação fosse para um local de baixada dentro de Porto Alegre, teríamos mínimas ainda menores (mesmo na tal da "dinâmica atual") que as registradas na normal 30-60. Aí ficariam todos pasmos dizendo que a cidade resfriou. Analisar dados não é tão simples assim...

Link to comment
Share on other sites

Exatamente!

Fala, fala, fala, provavelmente até na hora de dormir, na hora do banho... O dia todo... Uma ladainha interminável...

Chega a ser patético.

 

 

A falta de razão, faz algumas pessoas partirem para a agressão gratuita. Lamentável isso, em cima de um trabalho tão bonito e sério e que estava sendo discutido em alto nível até agora.

Fique em paz, amigo Carlos Campos! Abraços.

:clapping:

Finalmente aprendeu a cotar os posts da maneira correta. Mereceu um beijinho :good2:

 

Mas, sério agora... Tua esposa (ou namorada) já deve estar saturada dessa história de akecimento rs :mosking:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

A estação do IAG, na cidade de São Paulo, fica num parque de 550 hectares ou 5,5 km². => viewtopic.php?f=139&t=15262

É uma área verde bem grande, em se tratando de parques urbanos.

 

Mesmo assim, aqueceu cerca de 2°C na média anual, desde 1933.

 

Fonte: Boletim Anual do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de S. Paulo - IAG

24dkhm0.png

Link to comment
Share on other sites

 

A falta de razão, faz algumas pessoas partirem para a agressão gratuita. Lamentável isso, em cima de um trabalho tão bonito e sério e que estava sendo discutido em alto nível até agora.

Fique em paz, amigo Carlos Campos! Abraços.

:clapping:

Finalmente aprendeu a cotar os posts da maneira correta. Mereceu um beijinho :good2:

 

Mas, sério agora... Tua esposa (ou namorada) já deve estar saturada dessa história de akecimento rs :mosking:

 

Abraços

 

Repito: LAMENTÁVEL. Pena no fórum serem toleradas coisas assim. Estou de paz e de boa. E mais: se eu acreditava e acredito em aquecimento em PORTO ALEGRE, ficou PROVADO, sem sombra de dúvidas, que eu não estava errado, inclusive em relação ao inverno, devido ao mês de agosto, conforme nosso amigo Tomas frisou bem. Isso deve incomodar muito alguns, o que não deveria, pois é um motivo torpe para alguém se sentir incomodado. Aproveito a oportunidade, para ressaltar o quanto o Tomas, com a pouca idade que tem, é maduro o suficiente e inteligente para fazer um estudo tão bem feito! Eu não teria essa capacidade, com meus praticamente 45 anos. PARABÉNS, MAIS UMA VEZ A ELE e a todos que colaboram com dados importantes nesse fórum e não utilizam de agressões nem ironias com os demais participantes. Assim que deve ser o convívio. Paro por aqui, pode responder, que não me darei o trabalho de responder mais. FIQUE EM PAZ!

Link to comment
Share on other sites

A estação começou no local onde hoje está o Solar dos Palmeiro, junto à praça da Matriz no centro de POA. Depois (anos 40) foi para a Redenção e nos anos 70 para o Jardim Botânico. Por isso é um pouco complicado estabelecer definitivamente algumas coisas sobre o clima da cidade.

(...)

E por fim: caso a estação fosse para um local de baixada dentro de Porto Alegre, teríamos mínimas ainda menores (mesmo na tal da "dinâmica atual") que as registradas na normal 30-60. Aí ficariam todos pasmos dizendo que a cidade resfriou. Analisar dados não é tão simples assim...

Valeu pelas infos. Mas o objetivo do estudo não é afetado por esses fatores, visto que desde os anos 1970 a estação está no mesmo lugar, no Jardim Botânico, e o aquecimento só houve a partir de 2000. O aumento na temperatura média em nada tem a ver com mudança de local, neste caso.

Link to comment
Share on other sites

O porquê do aquecimento é assunto para discussão; o fato de estar aquecendo, não.

Exato! É este ponto q deve ser focado!

O fato de ter ocorrido um sensível akecimento, basicamente nos meses de verão e justamente em uma cidade com clima transitório (subtropical), muito próxima do mar e bastante urbanizada não chega a ser motivo para tanta discussão.

Os números já foram mostrados dezenas... centenas de vezes.

As tabelas estão aí para comprovar os fatos.

Fatos não devem ser contestados... O nome já diz tudo: FATO! Algo concreto!

Chega a hora em q não existem mais argumentos e mesmo q ainda existam, os mesmos não se fazem mais necessários.

Outra coisa: essa história repetida de que não se fazem mais invernos como antigamente já foi motivo para muita discussão e inclusive motivo para agressões verbais entre os participantes q já não simpatizavam uns pelos outros aki dentro deste espaço.

Aproveitando: eu não agredi ninguém. Não utilizei palavras de baixo nível e não estou kerendo mostrar superioridade à ninguém aki no fórum.

Talvez, em alguns momentos logo no início das minhas participações eu tenha ultrapassado os limites das boas condutas e quanto à isso eu já me desculpei e entendi que estava agindo errado.

Se alguém achar q eu atualmente estou ferindo com palavras agressivas algum usuário do fórum, pode por favor se pronunciar e se for o caso para punição, aceito e até mesmo me afasto por um tempo.

Não estou me referindo à nenhum usuário específico, ou pelo menos não poderia, mas vale dizer q algumas vezes e em determinadas circunstâncias o verdadeiro agressor (e existem formas bastante sutis de agressão...qdo a pessoa utiliza a falsa ingenuidade para agredir em doses homeopaticas) é justamente a 'vítima'.

 

Voltando ao assunto do tópico, o q estaria provocando o akecimento climático (real e comprovado com números) na capital gaúcha?

1- Oscilações temporárias decadais, com períodos mais frios e atualmente mais kentes.

2- Urbanização

3- Diminuição da cobertura vegetal em larga escala

4- Mudança do local da estação

 

Akecimento sensitivo no Inverno:

1- Mudanças de comportamento da população

2- Mudanças na qualidade de vida da população

3- Memória climática enganosa

4- Nostalgia

5- Atividades físicas

6- Avanço da idade e maior tolerância ao frio na idade adulta

7- Menopausa

 

Algo q eu nunca dei ouvidos quando o assunto é sobre mudança climática, é justamente comentários e debates q começam com "antigamente....."

 

 

Abraços

 

 

Link to comment
Share on other sites

O tema Ilha de calor urbano é extremamente complexo. (E assim deve ser encarado).

A simples troca do piso da estação é suficiente para alterar se forma significativa as medicações ).

As estações localizadas nas proximidades dos oceanos esses efeitos são minimizadas.

Os termômetros são fundamentais nessa questão. Resumindo os termômetros digitais (na Austrália [onde o estudo foi efetuado]) indicam máximas maiores do que o termômetros de mercúrio de alta acuracia.

Em regiões altamente urbanizadas diferenças da ordem de 5 graus são habituais e valores da ordem de 10 graus não são raros.

Absurdos como exaustão de ar condicionado sobre a estação estão documentados.

Há um trabalho fantástico sobre a Ilha de calor estabelecida na cidade de Goiânia (postado aqui no fórum).

Estruturas que comprometem a circulação local de ventos são danosas.

----

Recente a conceituada Davis admitiu que seus sensores apresentam "pontos doces" ("erros acima DE 0,5*C em temperaturas entre 20 e 30 graus).

Lembrando que a variabilidade climática é muito maior que o aquecimento registrado na maioria das estações.

Seja lá qual for causa do aquecimento planetário necessariamente ele ocorre na direção dos polos.....

Abração

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.