Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão *NACIONAL* - Setembro 2014


Guest Administrador
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A questão é que é engraçado... Faz anos que acontece isso. O ano inteiro o purga em silêncio sem misturar, e sempre nesta época aparece com comparações com CdJ x SJ, Gramado... Curioso, não? :laugh:

 

Coutinho e outros mais antigos, me corrijam se eu estiver errado. :rofl:...

 

Moretão, tenho um profundo respeito por você.

 

Mas de alguma forma existe o :

 

BAZ way life.

 

Veja essa,

 

do distante 2007,...(Qua Dez 12, 2007 9:54 am)

 

PHP, eu discordo de ti. O que eu acho que falta entre os usuários do BAZ é uma pequena noção de limite.

 

Discordo que haja panela no BAZ entre o pessoal de Porto Alegre. Achop apenas que o grupo daqui é mais ativo, muito mais.

Link to comment
Share on other sites

 

Tem um projeto pra um Aeroporto na cidade de Itajubá que tem 100 Mil Hab , e fica a 22km daqui que começou a ser construido já coisa de 20 minutos ! Isso facilitaria os deslocamento , tanto pra vir pra ca como pra sair daqui !

Da primeira vez que li eu achei que o aeroporto tivesse começado a ser construído há 20 minutos. :laugh:

 

Que calor é esse aqui no Hell de Janeiro? Ontem já botei o ar condicionado pra funcionar de novo. Noite muito abafada. Existe alguma luz no fim do túnel? Pois no climatempo fica esse tempo horrível até pelo menos dia 20... :cray:

 

 

Nem eu sei o que escrevi :wacko: :wacko: , mais já começou a ser construido no começo do ano , resta saber quando termina !

 

Estão falando em um aeroporto de cargas em Pouso Alegre. O que infelizmente vai desativar algumas rampas de voo livre na região, incluindo a de Santa rita do sapucaí, serra do paredão, que é sensacional pro esporte. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigos,

O que eu continuo achando impressionante é as pessoas se iludirem ainda com grandes frios no Brasil. NUNCA FOI O PAÍS DO FRIO. Até em alguns lugares fazia mais frio no passado, mas mesmo assim somos um país predominantemente tropical.

Quando que as pessoas cairão nesta realidade e aproveitarão outras curiosidades climáticas bem mais interessantes do que o "frio", que pouco ocorre, poucos dias e somente em alguns pontos? Há muito mais coisas no nosso clima que podem ser aproveitadas para debate.

Desculpem, mas penso isso.

Lembram como o BAZ fica bom no verão? Fica quem gosta mesmo de meteorologia e não ficam chateando com histórias de neve, neve, neve...

Acho que vale como reflexão, sei lá.

Por favor, não me queiram mal pelo o que escrevi. Somente uma opinião pessoal.

Abraços a todos! :good:

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia seguido, São Paulo tem a tarde mais quente do inverno

 

A temperatura máxima em São Paulo hoje foi de 32,9 °C, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica localizado na Zona Norte da capital. Pelo terceiro dia seguido a cidade registra recorde de calor na estação, que está há 10 dias do fim. Com o valor registrado hoje, os termômetros ficaram cerca de 10°C acima do normal para este mês. Amanhã, o calor diminui um pouco, mas o que realmente melhora é a qualidade do ar. Uma frente fria vai passar pelo Oceano, mudar a direção dos ventos e aumentar a umidade. Porém, não há previsão de chuva e a temperatura pode chegar aos 29°C em São Paulo. No sábado nenhuma novidade, o sol predomina ao longo do dia. Por causa do tempo mais aberto durante a madrugada, as temperaturas do amanhecer ficarão mais baixas. A sensação de frio é maior na faixa que vai do leste de São Paulo até a região central de Minas, com destaque para áreas de serra, onde as mínimas vão oscilar entre 9°C e 12°C. Mas a tarde esquente e o fim de semana será bem aproveitável para as atividades ao ar livre. Em São Paulo volta a fazer 30°C, em Santos a máxima atinge os 32°C no domingo e em Ribeirão Preto vai fazer calor de 34°C, segundo a Somar Meteorologia

Link to comment
Share on other sites

Calor: temperatura chega aos 37,4°C e é a maior do inverno no Rio de Janeiro

 

A quinta-feira teve cara de verão no Rio de Janeiro. Hoje a temperatura chegou aos 37,4°C, na estação meteorológica de Santa Cruz, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Com esse valor, hoje foi o dia mais quente do inverno de 2014 na capital fluminense. O normal para setembro são máximas em torno dos 25°C no Rio de Janeiro, ou seja, na tarde de hoje os termômetros ficaram mais de 10°C acima da média. A maior temperatura do ano na cidade foi registrada no dia 10 de fevereiro, quando fez 41,4°C. O calor não dá trégua. Faltam 10 dias para terminar o inverno, mas no Rio de Janeiro a estação já foi embora faz tempo. Ao longo do fim de semana a temperatura vai passar dos 30°C, além disso não chove, o que garante praias cheias na cidade. “Em 15 dias, valores não mudam muito e máximas só caem para valores abaixo dos 30ºC por volta do dia 17 de setembro”, afirma Patrícia Vieira, técnica em meteorologia, da Somar Meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

 

Ué, falaram aí nas mensagens (que estou com preguiça de pesquisar agora) que estamos com MP FORTE, por isso o frio no sudeste :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre vc e o Mafili... Os dados dele são reais, a forma de interpretar, cada um tem a sua.

 

Então a mínima em Urupema hoje foi de 16,6ºC, como salientou o Mafili hoje ?? Então a estação está errada... :russian:

 

Enquanto isto, olha só que interessante o Europeu 12Z no final da grade...

 

af955NV.png

Link to comment
Share on other sites

 

.....Ué, falaram aí nas mensagens (que estou com preguiça de pesquisar agora) que estamos com MP FORTE, por isso o frio no sudeste :laugh: :laugh: :laugh:

 

Talvez uma mp velha (muito velha talvez seja aquela de 1975)

 

Agora um pouco mais sério:

 

Raciocinar em 700 mb é novidade para todos.

 

Simples assim...daqui uns anos talvez eu entenda esses -5,8ºC....32,9ºC São Paulo....37,4ºC Rio de Janeiro.

 

Enfim...-5,8ºC....

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé já temos aparecimento de nuvens baixas vindas do mar. Que maravilha esse alívio que tivemos. Tava ficando ruim aquela secura toda!

 

Faz 19/20 graus nos postos do CGE, uns 12/13 graus a menos do que estava no começo da tarde!

 

Manda um pouquinho desse frio e dessas nuvens pra cá! :mosking:

 

Divede comigo :sarcastic:

 

Aqui apenas com a ausencia de sol ja começou a cair , entre 18°C e 19°C

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estas mínimas sempre foram comuns nesta época em pelo menos alguns pontos do Sudeste. Melhor até que muitas mínimas de inverno. No PNI inclusive. Porém isto não tem relação com o inverno mais frio. Se seguisse a risca teria que fazer -20°C no inverno.

 

E aqui no Sul ocorre o contrário, alguns locais tem mais sol de dia e nuvens a noite, e outros locais somente tem mais nuvens, seja de dia ou a noite. Com ar seco e ausência de nuvens, várias mínimas seriam bem menores. Haveria máximas altas, porém muitas mínimas seriam parecidas como de muitos dias de inverno.

 

Saudades do Off-Topic que não estava fazendo mal a ninguém.

 

--

 

Tá certo, Mafilli! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigos,

O que eu continuo achando impressionante é as pessoas se iludirem ainda com grandes frios no Brasil. NUNCA FOI O PAÍS DO FRIO. Até em alguns lugares fazia mais frio no passado, mas mesmo assim somos um país predominantemente tropical.

Quando que as pessoas cairão nesta realidade e aproveitarão outras curiosidades climáticas bem mais interessantes do que o "frio", que pouco ocorre, poucos dias e somente em alguns pontos? Há muito mais coisas no nosso clima que podem ser aproveitadas para debate.

Desculpem, mas penso isso.

Lembram como o BAZ fica bom no verão? Fica quem gosta mesmo de meteorologia e não ficam chateando com histórias de neve, neve, neve...

Acho que vale como reflexão, sei lá.

Por favor, não me queiram mal pelo o que escrevi. Somente uma opinião pessoal.

Abraços a todos! :good:

 

Respeito tua opinião. Concordo que o Brasil tem uma diversidade enorme, com milhares de locais para aproveitarmos como turismo, o nordeste em si é maravilhoso. Mas aqui no forúm reunimo-nos como os "amantes" do frio, mesmo que o brasil seja um pais "tropical" ou do "calor", entra inverno e sai inverno e ficamos naquela magia e anciosos por uma bomba polar semelhante a de 2000 onde tivemos 17 dias de frio consecutivos, sempre achamos que o inverno seguinte poderá ser melhor do que o atual, ano passado foi um inverno super bacana, mas mesmo assim ficamos na expectativa de que este foi melhor (infelizmente nem de perto) mas ficamos anciosos e na expectativa de que 2015 seja muito melhor do que 2014, e que 2016 melhor que 2015 e assim sucessivamente. Gostaria muito que todo ano houvesse nevadas expressivas como ano passado, como no ano de 2010, 2000 e por ai vai, mas talvez justamente por ela não dar as caras com tal frequencia é que ficamos maravilhados quando ela aparecer em abundancia como ano passado e 2010 (2010 no Morro da Igreja teve locais com 50/60cm de neve).

 

Então João, esta ilusão que eu mesmo tenho e muitos outros aqui tem sobre um inverno melhor ou com expectativas de grandes nevadas é que alimenta a nossa esperança de vermos eventos grandioso no Brasil, mesmo o dito sendo um pais do "calor, um pais tropical"

 

Apenas minha opinião :good:

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigos,

O que eu continuo achando impressionante é as pessoas se iludirem ainda com grandes frios no Brasil. NUNCA FOI O PAÍS DO FRIO. Até em alguns lugares fazia mais frio no passado, mas mesmo assim somos um país predominantemente tropical.

Quando que as pessoas cairão nesta realidade e aproveitarão outras curiosidades climáticas bem mais interessantes do que o "frio", que pouco ocorre, poucos dias e somente em alguns pontos? Há muito mais coisas no nosso clima que podem ser aproveitadas para debate.

Desculpem, mas penso isso.

Lembram como o BAZ fica bom no verão? Fica quem gosta mesmo de meteorologia e não ficam chateando com histórias de neve, neve, neve...

Acho que vale como reflexão, sei lá.

Por favor, não me queiram mal pelo o que escrevi. Somente uma opinião pessoal.

Abraços a todos! :good:

 

Respeito tua opinião. Concordo que o Brasil tem uma diversidade enorme, com milhares de locais para aproveitarmos como turismo, o nordeste em si é maravilhoso. Mas aqui no forúm reunimo-nos como os "amantes" do frio, mesmo que o brasil seja um pais "tropical" ou do "calor", entra inverno e sai inverno e ficamos naquela magia e anciosos por uma bomba polar semelhante a de 2000 onde tivemos 17 dias de frio consecutivos, sempre achamos que o inverno seguinte poderá ser melhor do que o atual, ano passado foi um inverno super bacana, mas mesmo assim ficamos na expectativa de que este foi melhor (infelizmente nem de perto) mas ficamos anciosos e na expectativa de que 2015 seja muito melhor do que 2014, e que 2016 melhor que 2015 e assim sucessivamente. Gostaria muito que todo ano houvesse nevadas expressivas como ano passado, como no ano de 2010, 2000 e por ai vai, mas talvez justamente por ela não dar as caras com tal frequencia é que ficamos maravilhados quando ela aparecer em abundancia como ano passado e 2010 (2010 no Morro da Igreja teve locais com 50/60cm de neve).

 

Então João, esta ilusão que eu mesmo tenho e muitos outros aqui tem sobre um inverno melhor ou com expectativas de grandes nevadas é que alimenta a nossa esperança de vermos eventos grandioso no Brasil, mesmo o dito sendo um pais do "calor, um pais tropical"

 

Apenas minha opinião :good:

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigos,

O que eu continuo achando impressionante é as pessoas se iludirem ainda com grandes frios no Brasil. NUNCA FOI O PAÍS DO FRIO. Até em alguns lugares fazia mais frio no passado, mas mesmo assim somos um país predominantemente tropical.

Quando que as pessoas cairão nesta realidade e aproveitarão outras curiosidades climáticas bem mais interessantes do que o "frio", que pouco ocorre, poucos dias e somente em alguns pontos? Há muito mais coisas no nosso clima que podem ser aproveitadas para debate.

Desculpem, mas penso isso.

Lembram como o BAZ fica bom no verão? Fica quem gosta mesmo de meteorologia e não ficam chateando com histórias de neve, neve, neve...

Acho que vale como reflexão, sei lá.

Por favor, não me queiram mal pelo o que escrevi. Somente uma opinião pessoal.

Abraços a todos! :good:

 

Respeito tua opinião. Concordo que o Brasil tem uma diversidade enorme, com milhares de locais para aproveitarmos como turismo, o nordeste em si é maravilhoso. Mas aqui no forúm reunimo-nos como os "amantes" do frio, mesmo que o brasil seja um pais "tropical" ou do "calor", entra inverno e sai inverno e ficamos naquela magia e anciosos por uma bomba polar semelhante a de 2000 onde tivemos 17 dias de frio consecutivos, sempre achamos que o inverno seguinte poderá ser melhor do que o atual, ano passado foi um inverno super bacana, mas mesmo assim ficamos na expectativa de que este foi melhor (infelizmente nem de perto) mas ficamos anciosos e na expectativa de que 2015 seja muito melhor do que 2014, e que 2016 melhor que 2015 e assim sucessivamente. Gostaria muito que todo ano houvesse nevadas expressivas como ano passado, como no ano de 2010, 2000 e por ai vai, mas talvez justamente por ela não dar as caras com tal frequencia é que ficamos maravilhados quando ela aparecer em abundancia como ano passado e 2010 (2010 no Morro da Igreja teve locais com 50/60cm de neve).

 

Então João, esta ilusão que eu mesmo tenho e muitos outros aqui tem sobre um inverno melhor ou com expectativas de grandes nevadas é que alimenta a nossa esperança de vermos eventos grandioso no Brasil, mesmo o dito sendo um pais do "calor, um pais tropical"

 

Apenas minha opinião :good:

 

Tens toda a razão. Bem isso. Sei que o BAZ é um fórum focado para o frio especificamente, mas poderíamos aproveitar outras coisas também! Parece que fica uma frustração geral, quando temos um inverno horrível como este de 2014... Não deveria. Deveríamos já estar preparados pra isso.

Abraços e obrigado pelo teu comentário! Aliás, gosto muito dos teus comentários sempre. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Tatuapé já temos aparecimento de nuvens baixas vindas do mar. Que maravilha esse alívio que tivemos. Tava ficando ruim aquela secura toda!

 

Faz 19/20 graus nos postos do CGE, uns 12/13 graus a menos do que estava no começo da tarde!

 

Manda um pouquinho desse frio e dessas nuvens pra cá! :mosking:

 

Creio que mais tarde as nuvens cheguem aí no Rio junto com o refresco hehe

Link to comment
Share on other sites

Pelo terceiro dia seguido, São Paulo tem a tarde mais quente do inverno

A temperatura máxima em São Paulo hoje foi de 32,9 °C, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que fica localizado na Zona Norte da capital.

Na verdade, o que fica na zona norte de Sampa é a estação climatológica do INMET (Mirante de Santana).

A sede do INMET na capital paulista (7º DISME) fica na av. Indianópolis, no bairro de Moema, na zona sul.

 

--------------

Tudo dentro do que era previsto ontem! :good2:

Tem gente que com certeza deve ter se arrependido de não ter levado alguma blusa! :mosking:

Na mosca. :clapping:

Apenas há cerca de 20 minutos é que começou a nublar aqui no Tucuruvi, zona norte.

Pena que é um refresco tiro curtíssimo. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Sobre alguns que dizem que PNI está sobre influência de MP.

 

O que é o frio?

 

o frio é nada menos que a ausência do calor!

 

Vimos que no PNI, o resfriamento é bem acentuado pelo fato do mesmo perder mais calor do que em outros locais do país.

Quem ja viu Breaking Bad sabe que eles iam para o deserto do Novo México para produzir seus produtos, e dava para ver que o calor durante o dia era de matar, com temperaturas em torno de 50 graus, já a noite eles precisavam de um aquecedor pois o frio chegava abaixo de 0 grau. Isso acontece por ser um local que perde bastante calor durante a noite e madrugada.

 

A diferencia é que no PNI não faz calor, e não é deserto, mas o fato de está em altitude, ajuda na perda de calor durante a noite e madrugada, sem a necessidade de uma MP.

 

as vezes a MP se torna menos fria por lá do que um dia atípico, pelo fato de que as MPs costumam levar muitos ventos ( o que ocorre geração de energia, energia = calor)

 

PNI é uma questão a parte e que ainda deve ser bem estudada.

 

Garanto a vocês que lá não tem presença alguma de MP ( Rio e São Paulo tiveram o dia mais quente do inverno), e esta madrugada talvez não tenhamos temperaturas tão baixas pelo fato do Estado do RJ esteja recebendo ventos maritmos e acabe levanto ventos por lá

Link to comment
Share on other sites

Calor no oeste, NO e norte paulistas (Automáticas INMET):

 

Valparaíso: 37,7°C (Umidade Relativa mínima: 18%)

José Bonifácio: 37,6°C

Lins: 37,0°C (12%)

Barretos: 36,7°C (11%)

Rancharia: 36,4°C (15%)

Ourinhos: 36,1°C (18%)

Ariranha: 36,0°C (11%)

Presidente Prudente: 36,0°C (16%)

Barra Bonita: 35,9°C (12%)

Jales: 35,8°C (17%)

Ituverava: 35,4°C (13%)

Pradópolis: 35,4°C (11%)

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Aeroporto de Brasília: fica na região baixa em Brasília, a mais de 100 metros de diferença pro INMET que fica no centro de Brasília, no miolo do Plano Piloto. O aero JK tem mínimas menores e máximas maiores. A estação do Cacella é bem próxima do mesmo. Clima mais de baixada.

 

As máximas do Plano Piloto são muito mais tranquilas.Quando morei em Brasília meu apto de 2o andar ficava na SQS 905, ao lado do Parque da Cidade, frente sul (não batia sol na maior parte do ano) e com 1125 metros de altura. Meu termõmetro na sacada raramente passava dos 27C. Era um frescor só. Na estação do INMET, que fica nos 1150 metros se não me engano, certamente havia mais aquecimento pq o abrigo fica no sol, mas é bem tranquilo o clima da cidade.

 

 

EM 77 FIQUEI 15/18 DIAS LÁ, JAN/FEV, É MUITO AGRADÁVEL, FRIOZINHO DE MADRUGADA E CONFORTÁVEL DE TARDE.

 

MAS AINDA PREFIRO O TÓRRIDO VERÃO DAQUI.KKKK

 

Coutinho te desafio a passar um mês de fevereiro em Bnu :ok:

Link to comment
Share on other sites

É pessoal infelizmente temos uma Lei Federal que proíbe qualquer construção acima dos 1800 metros de altitude. E por exemplo em Campos do Jordão..Quem construiu, construiu...quem não construiu não pode fazer nada..Tem pessoas inclusive com terrenos na faixa de 1850 a 1950m que agora é um mico na mão..

 

Falaram que esta lei tem a finalidade de preservação.....

 

Olha só o Home Green a 1860m ..Quem construiu, construiu..

 

Com qual finalidade essas construções? Isso aqui não é Suíça para manter a harmonia e organização a 1800 metros.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o Aeroporto de Brasília: fica na região baixa em Brasília, a mais de 100 metros de diferença pro INMET que fica no centro de Brasília, no miolo do Plano Piloto. O aero JK tem mínimas menores e máximas maiores. A estação do Cacella é bem próxima do mesmo. Clima mais de baixada.

 

As máximas do Plano Piloto são muito mais tranquilas.Quando morei em Brasília meu apto de 2o andar ficava na SQS 905, ao lado do Parque da Cidade, frente sul (não batia sol na maior parte do ano) e com 1125 metros de altura. Meu termõmetro na sacada raramente passava dos 27C. Era um frescor só. Na estação do INMET, que fica nos 1150 metros se não me engano, certamente havia mais aquecimento pq o abrigo fica no sol, mas é bem tranquilo o clima da cidade.

 

 

EM 77 FIQUEI 15/18 DIAS LÁ, JAN/FEV, É MUITO AGRADÁVEL, FRIOZINHO DE MADRUGADA E CONFORTÁVEL DE TARDE.

 

MAS AINDA PREFIRO O TÓRRIDO VERÃO DAQUI.KKKK

 

Coutinho te desafio a passar um mês de fevereiro em Bnu :ok:

 

NUMA BOLHA CLIMATIZADA ATÉ ACEITO!

 

TÁ CADA VEZ MAIS DESANIMADOR AQUI.

042.JPG.1f12dc1708976a7e9d5b9c0bffdafc81.JPG

051.JPG.c95131ec72f9790ff22bbb14682dfaff.JPG

Link to comment
Share on other sites

 

.....Ué, falaram aí nas mensagens (que estou com preguiça de pesquisar agora) que estamos com MP FORTE, por isso o frio no sudeste :laugh: :laugh: :laugh:

 

Talvez uma mp velha (muito velha talvez seja aquela de 1975)

 

Agora um pouco mais sério:

 

Raciocinar em 700 mb é novidade para todos.

 

Simples assim...daqui uns anos talvez eu entenda esses -5,8ºC....32,9ºC São Paulo....37,4ºC Rio de Janeiro.

 

Enfim...-5,8ºC....

 

Abração

Logo cedo qdo li os dados q o Charlie postou do PNI me surpreendi com a mínima à princípio, mas apenas pq a sequência das mínimas estava em ordem crescente dsd uns 3 dias pra cá.

Agora com esse novo recorde inesperado concluí q a região é impar se comparada com outras do Centro-Sul.

Atualmente é um local imprevisível, principalmente qto às temperaturas no período noturno. Futuramente pode ñ ser mais. Mas pra isso será necessário um longo estudo, voltado unicamente pra essa área.

Como vc mesmo disse em outras palavras: "o q se sabe sobre 700 mb?"

O q estamos vendo hj é q a ineficiência das MPs em atingir os 2.500 m do parke é compensada por algum outro fator desconhecido e ñ acompanha exatamente os eventos em si.

Já deu pra perceber tbm q a diferença térmica entre o PNI e as regiões próximas de menores altitudes ñ segue a norma q conhecemos q seria de -0 6°C a cada 100m q se sobe a montanha.

...

Desinteressante para alguns, interessantíssimo para outros... há muito o q aprender ainda sobre o PNI.

 

O q estraga ou o q torna enfadonho o assunto são essas comparações tolas feitas aki todos os dias.

 

Cada local possui suas particularidades e seria interessante ñ misturarmos as coisas.

 

nhaa claro q nada irá mudar, Lord ..

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Artur belo post...Meu sonho sempre foi explorar lugares frios...Em julho qdo 1981 estive no PNI e peguei 10 graus 1 hora da tarde do Pico das Prateleiras....Nunca iria imaginar que teríamos 3 estações um dia lá....e estou me mobilizando para colocarmos uma estação no meu do Vale...mas do Inmet.

 

Me dedico ao PNI por dois motivos...pelo proximidade e pelo potencial...!!

 

Fico imaginando se eu e o Artur morasse em Lages ou Florianopolis....Urupema teria umas 4 ou 5 davis...é que somos loucos mesmos....

 

Não podemos deixar de citar o Bruno...que faz muito bem sua parte no RS e tambem esteve presente aqui com a gente e chegou rotular o local como *Andes Brasileiros*...e claro o D Soares em SC

 

Como o foco do Baz sempre foi o Frio, de 2001 até 2008 , São Joaquim era o carro chefe aqui no Forum em postagens...de 2008 até 2013 veio Urupema junto com o M da Igreja..e de 2013 pra cá o PNI.....

 

O que será que virá pela frente..??

 

:mosking:

 

Monte Roraima? Pico da Neblina?

Link to comment
Share on other sites

 

.....Ué, falaram aí nas mensagens (que estou com preguiça de pesquisar agora) que estamos com MP FORTE, por isso o frio no sudeste :laugh: :laugh: :laugh:

 

Talvez uma mp velha (muito velha talvez seja aquela de 1975)

 

Agora um pouco mais sério:

 

Raciocinar em 700 mb é novidade para todos.

 

Simples assim...daqui uns anos talvez eu entenda esses -5,8ºC....32,9ºC São Paulo....37,4ºC Rio de Janeiro.

 

Enfim...-5,8ºC....

 

Abração

 

Milagres da altitude, realmente é uma questão de estudar o que ocorre por aquelas bandas da atmosfera, porque a diferença foi gritante.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

A exemplo de muitas cidades no Sudeste, hoje em Juiz de Fora também tivemos a tarde mais quente do inverno até

o momento. Registrei aqui na Davis calorosos 31,8ºC. A noite segue sendo de verão, pois faz 19 graus agora.

 

Amanhã, vamos nos preparar, pois o calor será tanto quanto o de hoje. Aliás, segundo o modelo Europeu, nada de

frio pelos próximos 10 dias. A opinião do GFS não diverge muito.

 

A chance de termos um Setembro ACIMA DA MÉDIA é de quase 100%, ao meu ver.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

A exemplo de muitas cidades no Sudeste, hoje em Juiz de Fora também tivemos a tarde mais quente do inverno até

o momento. Registrei aqui na Davis calorosos 31,8ºC. A noite segue sendo de verão, pois faz 19 graus agora.

 

Amanhã, vamos nos preparar, pois o calor será tanto quanto o de hoje. Aliás, segundo o modelo Europeu, nada de

frio pelos próximos 10 dias. A opinião do GFS não diverge muito.

 

A chance de termos um Setembro ACIMA DA MÉDIA é de quase 100%, ao meu ver.

 

Renan, esse clima que vc está sentindo e presenciando agora é o que nós aqui do sul estamos sentindo na pele o inverno todo. Nosso Junho/Julho/Agosto foi acima da média, se setembro tambem for não vai ser nada espantoso.

Já vocês vão estranhar, pois tiveram um JJA bem "agradável"

Link to comment
Share on other sites

Olá gente bunita!

 

Hoje tivemos o dia mais quente do inverno por aqui, variamos de 15,1° a 37,3° a umidade a tarde caiu para 13% e o resultado não foi outro: várias cortinas de fumaça eram avistadas para onde se olhava. No meio da tarde andando pela rua com aquele sol na cabeça, as calçadas lotadas o os carros jogando fumaça quente pra cima de tu... não desejo isso nem pro meu pior inimigo!. No final da tarde uma brisa mais fresca começou a soprar e venta forte até agora. Temos 22,8° na zona norte do Rio.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

A exemplo de muitas cidades no Sudeste, hoje em Juiz de Fora também tivemos a tarde mais quente do inverno até

o momento. Registrei aqui na Davis calorosos 31,8ºC. A noite segue sendo de verão, pois faz 19 graus agora.

 

Amanhã, vamos nos preparar, pois o calor será tanto quanto o de hoje. Aliás, segundo o modelo Europeu, nada de

frio pelos próximos 10 dias. A opinião do GFS não diverge muito.

 

A chance de termos um Setembro ACIMA DA MÉDIA é de quase 100%, ao meu ver.

 

Renan, esse clima que vc está sentindo e presenciando agora é o que nós aqui do sul estamos sentindo na pele o inverno todo. Nosso Junho/Julho/Agosto foi acima da média, se setembro tambem for não vai ser nada espantoso.

Já vocês vão estranhar, pois tiveram um JJA bem "agradável"

 

Bem isso mesmo! :good:

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigo, eu falei isso em tom de brincadeira... .Só por que 1955, 1965, 1975 e 1985 tiveram bons invernos (ou pelo menos boas MPs) não quer dizer que 2015 será como tais, seria um absurdo algum ser pensante no mundo falar isso em tom sério ...

Link to comment
Share on other sites

Li em paginas anteriores que alguns colocaram, "2015 vai salvar, invernos com final "5" são espetaculares, lembrem 1955 e 1975"

 

SInto muito em refrescar suas memórias, mas vocês lembram dos inverno de 1995 e 2005 ?

 

Especialmente 1995 " Um Inverno sem Inverno " :heat: :heat:

 

Amigo, eu falei isso em tom de brincadeira... .Só por que 1955, 1965, 1975 e 1985 tiveram bons invernos (ou pelo menos boas MPs) não quer dizer que 2015 será como tais, seria um absurdo algum ser pensante no mundo falar isso em tom sério ...

 

Não esquenta parceiro, não quis falar de 95 e 05 querendo ser "chato" falei apenas por observação sobre 1995 e 2005, não leve a mal!

Mas se 55, 65, 75, 85 foram invernos relativamente bons, não seria nada mal 2015 relembrar os irmãos mais velhos :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Não esquenta parceiro, não quis falar de 95 e 05 querendo ser "chato" falei apenas por observação sobre 1995 e 2005, não leve a mal!

Mas se 55, 65, 75, 85 foram invernos relativamente bons, não seria nada mal 2015 relembrar os irmãos mais velhos :good:

 

Imagina só se for um misto de 1955 no quesito abrangência territorial, 2000 na constância e 2013 na abrangência de neve, não custa nada sonhar né... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Não esquenta parceiro, não quis falar de 95 e 05 querendo ser "chato" falei apenas por observação sobre 1995 e 2005, não leve a mal!

Mas se 55, 65, 75, 85 foram invernos relativamente bons, não seria nada mal 2015 relembrar os irmãos mais velhos :good:

 

Imagina só se for um misto de 1955 no quesito abrangência territorial, 2000 na constância e 2013 na abrangência de neve, não custa nada sonhar né... :laugh:

 

Esse seria o INVERNO DOS SONHOS, amigos! KKKKKK :good:

Mas, falando sério, 2015 teremos mais frio sim, tudo leva a crer.

Um inverno, por exemplo, que teve um frio quase que constante foi 1988. Marcou minha adolescência. MAIS RECENTEMENTE, um inverno que foi parecido com 1988 foi 2007! Ambos tiveram incursões boas e fáceis de MP's.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Esse seria o INVERNO DOS SONHOS, amigos! KKKKKK :good:

Mas, falando sério, 2015 teremos mais frio sim, tudo leva a crer.

Um inverno, por exemplo, que teve um frio quase que constante foi 1988. Marcou minha adolescência. MAIS RECENTEMENTE, um inverno que foi parecido com 1988 foi 2007! Ambos tiveram incursões boas e fáceis de MP's.

Abraços a todos!

 

Tenho boas lembranças de 2007, aquele ano foi bom pra nós, mas ainda estou no aguardo de um inverno de frio constante, quem nasceu nos anos 90 como é o meu caso deu um azar tremendo em termos de ondas de frio histórico, pois as que aconteceram nesse período para cá eu não consigo me recordar. Só fico ouvindo as histórias que meus pais me contam de frio, especialmente a onda de frio de 75 quando minha mãe morava em São Paulo, segundo ela a sensação era que seus ossos quebrariam ao virar nas esquinas... Enquanto isso só eu fico só esperando a minha vez chegar :laugh: . Ainda tenho esperanças de ver rápido mapas com anomalias brutais como aqueles que vejo nas analises do Vinícius Lucyrio sobre MPs passadas, aliás, suas analises são fantásticas!. Agora é esperar 2015 e torcer pra que ele não seja um misto de 1995, 1998 e 2005 :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Acompanho diariamente o site do Alerta-Rio, que possui 33 estações automáticas pluviométricas espalhadas pelo município do Rio de Janeiro, mas 6 estações, são também meteorológicas,são estas: Jardim Botânico, São Cristóvão, Guaratiba, Santa Cruz, Barra/Rio-Centro, Alto da Boa Vista,geralmente as máximas são registradas em 3 delas.Até parte do verão passado quem registrava as máximas nas estações do Alerta-Rio eram Guaratiba e São Cristóvão.

 

Na automática do Alerta-Rio em Santa Cruz marcou 38,6ºC as 14 h 15 min.

Hoje a convencional de Santa Cruz marcou 37,4ºC.

Na automática da Vila Militar fez 37,3ºC

Link to comment
Share on other sites

-5,8 - PNI FURNAS

 

-2,4 - PNI MARCÃO

 

A Mantiqueira acho que se dá melhor com ar MUITO SECO dá velhíssima MP muitas vezes do que com sistemas frontais.

 

Um fio de esperança... :russian: Um argumento que faz sentido! :good: Me surpreendi ao ler que fez -5oC sem MP.... :shok: Alguém até que enfim salvou a lavoura... Se fizesse -5oC sem MP essa seria uma mínima lá normal no verão.... Eu pago pra ver -5oC no verão lá em cima... -5oC só nesta época, caros bazianos, só com uma MP velha e absurdamente seca em 700 hpa....

Link to comment
Share on other sites

 

Renan, esse clima que vc está sentindo e presenciando agora é o que nós aqui do sul estamos sentindo na pele o inverno todo. Nosso Junho/Julho/Agosto foi acima da média, se setembro tambem for não vai ser nada espantoso.

Já vocês vão estranhar, pois tiveram um JJA bem "agradável"

 

Fala, parceiro! :good:

 

Pois é, desde que eu entrei no BAZ, em 2003, só me lembro de 1 inverno no Sul que foi pior que este de 2014, que é o famigerado 2005.

Mesmo em 2002 ou 2006, houve alguma forte incursão polar que causou os fenômenos invernais marcantes. Neste inverno tivemos apenas

uma pequena acumulação na região dos campos de Santa Bárbara, e só!

 

Atentem que estou me referindo mais às ondas de frio. Em termos de MÉDIAS, 2014 ainda é melhor que 2002, 2005 e 2006 no Sul, ou estou

equivocado?

 

Já aqui no Sudeste, Deivid, este inverno teve temperaturas acima da média em SP e dentro da média nos demais estados. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias,você está aguardando o Inmet-Brasília liberar o tal de MAC, para a estação de Furnas ficar on-line?

 

Você fez um comentário hoje, de tentar convencer o Inmet de instalar uma automática no meio do vale do PNI,seriam muito bom se eles aceitassem, tem a segurança dos vigias, as estações automáticas do Inmet, possuem um cercado que parece ser bem seguro,seria o lugar mais frio do Brasil etc.

Eles poderiam tirar da caixa, a estação de Jacarepaguá que foi desativada, eles estavam procurando um novo local no município do Rio para a estação.

 

Sempre entro em contato com o (fale conosco) do Inmet para reclamar de alguma estação com problemas de máximas absurdas, de ficar fora do ar quase dia todo etc.

 

Mandei um e-mail questionando o que tinha acontecido com a estação de Santana do Livramento, responderam que foi desativada, mas procuravam um novo local seguro.Fiz uma sugestão para o Inmet, de uma grande área que o exército brasileiro possui em Santana do Livramento,ficaram de estudar minha sugestão.

Link to comment
Share on other sites

Estranhissimo hoje por aqui , bairro Lage dando caldo no frio bairro Reserva 10°C aqui e 16°C lá nunca vi tamanha diferença !

 

A Mantiqueira não precisa de MP só precisa de noites de céu limpo , tanto é que o PNI negativou em Janeiro , pois o tempo estava limpo , coisa que não é comum por aqui , se tiver uma noite de céu limpo , seja em Dezembro ou em Junho a mantiqueira sempre vai se destacar ! Quantas noites de verão aqui com céu limpo não da pra sentir "frio" a noite , e alguem parou pra pensar , quanto Furnas deu naquele dia de verão que o Marcão negativou ? Já pensou se chegou a -2°C -3°C em plena estação mais quente de um pais Tropical ? Se a estação tivesse la ia assustar muita gente !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.