Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio - Aumentou, diminuiu ou continua igual antigamente?


Guest John Tourism POA
 Share

Recommended Posts

 

 

Mafili,

Eu não iria responder a tua postagem, mas resolvi responder:

Sempre pegam exemplos de uma cidade ou outra que fez um friozão na madrugada para ilustrar.

Quando falo em frio, falo de um modo geral! Não quero frio somente em São Joaquim na madrugada, por exemplo, ou somente em Soledade, etc...

Quero o frio generalizado, com cada cidade na sua realidade de frio, óbvio! Mas frio.

Esse frio que fez essa semana, com 6°c bem cedinho em POA e logo depois chegando a 20°c na parte da tarde, sinceramente, não acho bom e nem me satisfaz.

Só isso.

Sem mais.

 

Então troque de cidade... Porque POA é quente, é só ver a média do Inverno. Frio extremo e constante é raríssimo. Esse é o frio do Brasil, de madrugada em sua maioria.

 

NÃO MESMO! Já peguei algumas vezes, hoje em dia mais raros, dias de frio o dia inteiro em POA! Pergunta para quem mora aqui, que terás a confirmação. Dias que amanhecem gelados e tardes que se mantém geladas, mesmo com sol! Estás mal informado, amigo!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 143
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

Mafili,

Eu não iria responder a tua postagem, mas resolvi responder:

Sempre pegam exemplos de uma cidade ou outra que fez um friozão na madrugada para ilustrar.

Quando falo em frio, falo de um modo geral! Não quero frio somente em São Joaquim na madrugada, por exemplo, ou somente em Soledade, etc...

Quero o frio generalizado, com cada cidade na sua realidade de frio, óbvio! Mas frio.

Esse frio que fez essa semana, com 6°c bem cedinho em POA e logo depois chegando a 20°c na parte da tarde, sinceramente, não acho bom e nem me satisfaz.

Só isso.

Sem mais.

 

Então troque de cidade... Porque POA é quente, é só ver a média do Inverno. Frio extremo e constante é raríssimo. Esse é o frio do Brasil, de madrugada em sua maioria.

 

NÃO MESMO! Já peguei algumas vezes, hoje em dia mais raros, dias de frio o dia inteiro em POA! Pergunta para quem mora aqui, que terás a confirmação. Dias que amanhecem gelados e tardes que se mantém geladas, mesmo com sol! Estás mal informado, amigo!

Abraços.

 

Ah claro, nas décadas passadas dos 90 dias de JJA, 45 eram de frio intenso em Porto Alegre... :mosking:

 

Então porque as médias são altas ??? Estás mal informado. Tanto que esse tempo extremamente úmido por exemplo durar todo mês, POA terminaria na média.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

VITOR VM:

"Ah claro, nas décadas passadas dos 90 dias de JJA, 45 eram de frio intenso em Porto Alegre...

 

Então porque as médias são altas ??? Estás mal informado. Tanto que esse tempo extremamente úmido por exemplo durar todo mês, POA terminaria na média.

 

Abraço"

 

NÃO AFIRMEI NADA DISSO! SEMPRE HOUVE DIAS ÚMIDOS EM POA NO INVERNO. NO ENTANTO, HÁ TAMBÉM DIAS DE SOL COM FRIO O DIA INTEIRO. QUANDO FIZER UM DESSES DIAS, VOU TE CONVIDAR PARA VIRES AQUI DESFRUTAR. PERMANECE FRIO ATÉ NA PARTE DA TARDE. PENA QUE HOJE EM DIA ESTES DIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS.

ABRAÇOS.

Link to comment
Share on other sites

João, vc está errado. Podes ter certeza disso. Essa idéia sua de que os invernos do passado eram mais frios do que os atuais, é muito errada. Os dados históricos provam isso.

 

Não confunda desejo, com realidade.

 

Se tivesses vivido nas décadas que eu vivi e sentido na pele o que era o frio daquela época, o que era o vento minuano no rosto de manhã, sair pro colégio com um monte de roupa e parecer que não adiantava nada, me entenderias...

Não vou entrar mais em discussão sobre isso. Já sofri até agressões verbais no BAZ e fui humilhado por causa da minha opinião. Achem o que quiserem. Somos todos livres.

Estou em paz com todos.

Final de tarde com umidade em POA e sem frio. No momento, 17,1°c pelo CLIC RBS.

Abraços! :good2:

Link to comment
Share on other sites

João, vc está errado. Podes ter certeza disso. Essa idéia sua de que os invernos do passado eram mais frios do que os atuais, é muito errada. Os dados históricos provam isso.

 

Não confunda desejo, com realidade.

 

Se tivesses vivido nas décadas que eu vivi e sentido na pele o que era o frio daquela época, o que era o vento minuano no rosto de manhã, sair pro colégio com um monte de roupa e parecer que não adiantava nada, me entenderias...

 

Minha mãe diz que antigamente os invernos do passado em Bagé eram mais frios e ela está totalmente errada. Os dados mostram uma Notável diferença nos números e que os Invernos da cidade vem ficando cada vez mais frios... EM POA é discutível porque as diferenças são sutis, mas em Bagé é expressiva. O que falta na minha opinião são extremos maiores, isso realmente no passado era maior. Tanto pra calor quanto pra frio...

Link to comment
Share on other sites

NÃO AFIRMEI NADA DISSO! SEMPRE HOUVE DIAS ÚMIDOS EM POA NO INVERNO. NO ENTANTO, HÁ TAMBÉM DIAS DE SOL COM FRIO O DIA INTEIRO. QUANDO FIZER UM DESSES DIAS, VOU TE CONVIDAR PARA VIRES AQUI DESFRUTAR. PERMANECE FRIO ATÉ NA PARTE DA TARDE. PENA QUE HOJE EM DIA ESTES DIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS.

ABRAÇOS.

 

João, estou postando aqui (definitivamente é o tópico errado para o tema, desculpem) em parte para concordar com você, em parte para discordar. Como sempre, nada melhor que os dados históricos para sustentar um argumento. Então, fiz uma pesquisa no INMET e separei a quantidade de dias em que foram registradas anualmente, em Porto Alegre, às 3 da tarde (18z) de junho, julho e agosto, temperaturas de até 13ºC e nebulosidade de 0 ou 1 (décimos do céu). Ou seja: quantos dias de frio com sol o dia inteiro, como você citou, ocorreram em cada ano. Eis os resultados:

 

1961: 1 .......... 1971: 4 .......... 1981: 0 .......... 1991: 11 .......... 2001: ? .......... 2011: 2

1962: 1 .......... 1972: 0 .......... 1982: 0 .......... 1992: 18 .......... 2002: 0 .......... 2012: 2

1963: 2 .......... 1973: 1 .......... 1983: 0 .......... 1993: 19 .......... 2003: 0 .......... 2013: 1

1964: 1 .......... 1974: 2 .......... 1984: 0 .......... 1994: 8 ........... 2004: 0

1965: 2 .......... 1975: 1 .......... 1985: ? .......... 1995: 12 .......... 2005: 1

1966: 1 .......... 1976: 1 .......... 1986: ? .......... 1996: 15 .......... 2006: 0

1967: 0 .......... 1977: 0 .......... 1987: ? .......... 1997: 5 ........... 2007: 1

1968: 0 .......... 1978: 0 ......... 1988: 14 .......... 1998: 0 .......... 2008: 0

1969: 0 .......... 1979: 0 .......... 1989: 7 .......... 1999: 12 .......... 2009: 1

1970: 1 .......... 1980: 0 .......... 1990: 8 .......... 2000: 1 ........... 2010: 1

 

Portanto, você está certo em dizer que estes dias ocorrem menos frequentemente hoje que no passado. Mas, veja que a ocorrência destes dias não se deu em "todo o passado", mas apenas em um período específico entre 1988 e 1999. Uma década apenas, imagino que aquela que você se lembra tão bem. Antes disso, acontecia tanto quanto hoje. Então, se não acontecia antes, depois passou a acontecer, depois parou denovo, não acho correto pensar que não possa voltar a ocorrer e que os invernos daqui pra frente serão cada vez mais quentes. São fases, ondulações na dinâmica do clima, não é tão estranho assim.

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

João, vc está errado..

 

Não confunda desejo, com realidade.

 

 

 

:clapping:

 

Sábias palavras!!

 

O rapaz está confundindo as coisas.

Melhor esclarecer de uma vez. O Embaz tá aí, e não se sabe se fará calor ou frio, tamanha malukice desse clima.

 

***

JT

 

Antigamente fazia frio/calor na mesma medida dos dias atuais.

Basta olhar os números.

 

***

 

Vitinho

Vc tão jovem dando aula no pessoal mais antigo.

Adorei o vídeo.

Parabéns!

 

***

 

Aki chove fraco/não molhar.

Está super agradável dp dakele friozão.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Mafili,

Eu não iria responder a tua postagem, mas resolvi responder:

Sempre pegam exemplos de uma cidade ou outra que fez um friozão na madrugada para ilustrar.

Quando falo em frio, falo de um modo geral! Não quero frio somente em São Joaquim na madrugada, por exemplo, ou somente em Soledade, etc...

Quero o frio generalizado, com cada cidade na sua realidade de frio, óbvio! Mas frio.

Esse frio que fez essa semana, com 6°c bem cedinho em POA e logo depois chegando a 20°c na parte da tarde, sinceramente, não acho bom e nem me satisfaz.

Só isso.

Sem mais.

 

Então troque de cidade... Porque POA é quente, é só ver a média do Inverno. Frio extremo e constante é raríssimo. Esse é o frio do Brasil, de madrugada em sua maioria.

 

NÃO MESMO! Já peguei algumas vezes, hoje em dia mais raros, dias de frio o dia inteiro em POA! Pergunta para quem mora aqui, que terás a confirmação. Dias que amanhecem gelados e tardes que se mantém geladas, mesmo com sol! Estás mal informado, amigo!

Abraços.

Raro tarde gelada com sol ou nublado e ou chuva/garoa tipo 10ºC ou menos. Não é todos invernos.

Link to comment
Share on other sites

NÃO AFIRMEI NADA DISSO! SEMPRE HOUVE DIAS ÚMIDOS EM POA NO INVERNO. NO ENTANTO, HÁ TAMBÉM DIAS DE SOL COM FRIO O DIA INTEIRO. QUANDO FIZER UM DESSES DIAS, VOU TE CONVIDAR PARA VIRES AQUI DESFRUTAR. PERMANECE FRIO ATÉ NA PARTE DA TARDE. PENA QUE HOJE EM DIA ESTES DIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS.

ABRAÇOS.

 

João, estou postando aqui (definitivamente é o tópico errado para o tema, desculpem) em parte para concordar com você, em parte para discordar. Como sempre, nada melhor que os dados históricos para sustentar um argumento. Então, fiz uma pesquisa no INMET e separei a quantidade de dias em que foram registradas anualmente, em Porto Alegre, às 3 da tarde (18z) de junho, julho e agosto, temperaturas de até 13ºC e nebulosidade de 0 ou 1 (décimos do céu). Ou seja: quantos dias de frio com sol o dia inteiro, como você citou, ocorreram em cada ano. Eis os resultados:

 

1961: 1 .......... 1971: 4 .......... 1981: 0 .......... 1991: 11 .......... 2001: 0 .......... 2011: 2

1962: 1 .......... 1972: 0 .......... 1982: 0 .......... 1992: 18 .......... 2002: 0 .......... 2012: 2

1963: 2 .......... 1973: 1 .......... 1983: 0 .......... 1993: 19 .......... 2003: 0 .......... 2013: 1

1964: 1 .......... 1974: 2 .......... 1984: 0 .......... 1994: 8 ........... 2004: 0

1965: 2 .......... 1975: 1 .......... 1985: 0 .......... 1995: 12 .......... 2005: 1

1966: 1 .......... 1976: 1 .......... 1986: 0 .......... 1996: 15 .......... 2006: 0

1967: 0 .......... 1977: 0 .......... 1987: 0 .......... 1997: 5 ........... 2007: 1

1968: 0 .......... 1978: 0 ......... 1988: 14 .......... 1998: 0 .......... 2008: 0

1969: 0 .......... 1979: 0 .......... 1989: 7 .......... 1999: 12 .......... 2009: 1

1970: 1 .......... 1980: 0 .......... 1990: 8 .......... 2000: 1 ........... 2010: 1

 

Portanto, você está certo em dizer que estes dias ocorrem menos frequentemente hoje que no passado. Mas, veja que a ocorrência destes dias não se deu em "todo o passado", mas apenas em um período específico entre 1988 e 1999. Uma década apenas, imagino que aquela que você se lembra tão bem. Antes disso, acontecia tanto quanto hoje. Então, se não acontecia antes, depois passou a acontecer, depois parou denovo, não acho correto pensar que não possa voltar a ocorrer e que os invernos daqui pra frente serão cada vez mais quentes. São fases, ondulações na dinâmica do clima, não é tão estranho assim.

 

Abraços!

 

Obrigado por contribuir, mas vc tem certeza dos dados de 2000 em diante? Cara, tá cheio de erro ao meu ver. 2009, 2007, 2004 e 2000, por exemplo, tiveram muito mais dias com sub 13C.

Link to comment
Share on other sites

Se tivesses vivido nas décadas que eu vivi e sentido na pele o que era o frio daquela época, o que era o vento minuano no rosto de manhã, sair pro colégio com um monte de roupa e parecer que não adiantava nada, me entenderias...

Não vou entrar mais em discussão sobre isso. Já sofri até agressões verbais no BAZ e fui humilhado por causa da minha opinião. Achem o que quiserem. Somos todos livres.

 

João, eu entendo que antigamente possa parece mais frio que hoje. Muitas pessoas tem opinião semelhante. Só que os termômetros são mais confiáveis que os termômetros de pele e até onde eu sei, não sofreram mudanças desde aquela época. Segundo eles tudo continua igual em POA. Outro fator que já foi discutido aqui é que hoje as pessoas vivem melhor, tem mais saúde, e ficam muito mais "abrigadas" que antigamente. As roupas, casas e construções isolam melhor termicamente as pessoas. Se você ficar ao ar livre no inverno, passará muito frio, mas hoje em dia as pessoas quase não fazem isso nem de noite, e de dia só fazem com sol para esquentar... Então as vezes é só impressão, tente olha sob este ponto de vista.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por contribuir, mas vc tem certeza dos dados de 2000 em diante? Cara, tá cheio de erro ao meu ver. 2009, 2007, 2004 e 2000, por exemplo, tiveram muito mais dias com sub 13C.

Olá, Bruno. Verifiquei aqui e vi que só faltam mesmo dados de 06/67, 85-87 e 2001. Nos demais, repare que eu fui bem restritivo: contei só as medições das 18z (não é máxima nem mínima) que tivessem nebulosidade 0 ou 1. Se contar com mais nuvens com certeza vai dar um número bem maior.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por contribuir, mas vc tem certeza dos dados de 2000 em diante? Cara, tá cheio de erro ao meu ver. 2009, 2007, 2004 e 2000, por exemplo, tiveram muito mais dias com sub 13C.

Olá, Bruno. Verifiquei aqui e vi que só faltam mesmo dados de 06/67, 85-87 e 2001. Nos demais, repare que eu fui bem restritivo: contei só as medições das 18z (não é máxima nem mínima) que tivessem nebulosidade 0 ou 1. Se contar com mais nuvens com certeza vai dar um número bem maior.

Ainda assim. 2000, 2007 e 2009 tiveram dias sub 10 com sol! Não estou nem falando sub 13...

Link to comment
Share on other sites

Olá, Bruno. Verifiquei aqui e vi que só faltam mesmo dados de 06/67, 85-87 e 2001. Nos demais, repare que eu fui bem restritivo: contei só as medições das 18z (não é máxima nem mínima) que tivessem nebulosidade 0 ou 1. Se contar com mais nuvens com certeza vai dar um número bem maior.

Ainda assim. 2000, 2007 e 2009 tiveram dias sub 10 com sol! Não estou nem falando sub 13...

É que filtrando aqui com estas condições, só fica um dia em cada ano mesmo... Ocorreram mais, mas com nebulosidade maior. Pode ser que eu tenha exagerado em considerar "com sol" somente 0 ou 1 de nebulosidade. E também não tinha levado em conta a quantidade de horas de insolação.

 

poa_18frio.png

Link to comment
Share on other sites

Se tivesses vivido nas décadas que eu vivi e sentido na pele o que era o frio daquela época, o que era o vento minuano no rosto de manhã, sair pro colégio com um monte de roupa e parecer que não adiantava nada, me entenderias...

Não vou entrar mais em discussão sobre isso. Já sofri até agressões verbais no BAZ e fui humilhado por causa da minha opinião. Achem o que quiserem. Somos todos livres.

 

João, eu entendo que antigamente possa parece mais frio que hoje. Muitas pessoas tem opinião semelhante. Só que os termômetros são mais confiáveis que os termômetros de pele e até onde eu sei, não sofreram mudanças desde aquela época. Segundo eles tudo continua igual em POA. Outro fator que já foi discutido aqui é que hoje as pessoas vivem melhor, tem mais saúde, e ficam muito mais "abrigadas" que antigamente. As roupas, casas e construções isolam melhor termicamente as pessoas. Se você ficar ao ar livre no inverno, passará muito frio, mas hoje em dia as pessoas quase não fazem isso nem de noite, e de dia só fazem com sol para esquentar... Então as vezes é só impressão, tente olha sob este ponto de vista.

 

Abraço!

 

Espero que o JT veja essa mensagem!!

 

O Termômetro de pele é extremamente relativo, eu tive a impressão que este Verão não foi tão quente quanto poderia, mesmo sendo o pior em décadas em grande parte do Sul. Isso porque eu amo calor/extremos. Por isso, não podemos discutir com algo tão relativo...

Link to comment
Share on other sites

Bom, já que viemos falar sobre esse assunto aqui, resolvi dar a minha contribuição também, pois já pesquisei muito sobre o assunto. Pois bem, o mundo não esquentou e os dados recentes apontam justamente o contrário. Estamos entrando em um período de resfriamento. Vou deixar aqui o link para uma das entrevistas com o Luiz Carlos Baldicero Molion. Meteorologista brasileiro, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Também é representante dos países da América do Sul na Comissão de Climatologia da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pós-doutor em Hidrologia de Florestas.

 

Aqui está o link:

 

Espero que contribua para o debate.

Link to comment
Share on other sites

VITOR VM:

"Ah claro, nas décadas passadas dos 90 dias de JJA, 45 eram de frio intenso em Porto Alegre...

 

Então porque as médias são altas ??? Estás mal informado. Tanto que esse tempo extremamente úmido por exemplo durar todo mês, POA terminaria na média.

 

Abraço"

 

NÃO AFIRMEI NADA DISSO! SEMPRE HOUVE DIAS ÚMIDOS EM POA NO INVERNO. NO ENTANTO, HÁ TAMBÉM DIAS DE SOL COM FRIO O DIA INTEIRO. QUANDO FIZER UM DESSES DIAS, VOU TE CONVIDAR PARA VIRES AQUI DESFRUTAR. PERMANECE FRIO ATÉ NA PARTE DA TARDE. PENA QUE HOJE EM DIA ESTES DIAS ESTÃO CADA VEZ MAIS RAROS.

ABRAÇOS.

Discordo colega!

Praticamente igual aos anos 80 e 90. As estatísticas dizem isto.

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado por contribuir, mas vc tem certeza dos dados de 2000 em diante? Cara, tá cheio de erro ao meu ver. 2009, 2007, 2004 e 2000, por exemplo, tiveram muito mais dias com sub 13C.

Olá, Bruno. Verifiquei aqui e vi que só faltam mesmo dados de 06/67, 85-87 e 2001. Nos demais, repare que eu fui bem restritivo: contei só as medições das 18z (não é máxima nem mínima) que tivessem nebulosidade 0 ou 1. Se contar com mais nuvens com certeza vai dar um número bem maior.

 

Ainda assim, Klippel. Para mim os teus números não batem nem para máximas sub 10C!

 

2000, 2007 e 2009 foram pródigos de máximas baixas, quanto mais sub 13. Mesmo com sol.

Link to comment
Share on other sites

Rnkplippel , e em números absolutos , quantas máximas sub 13 em cada ano no total nos últimos tempos ??

Vitor, estes são os números:

 

poa_maxsub13.png

No eixo da direita está o número de dados existentes em cada ano.

 

Como pode acontecer de a máxima ser registrada no dia anterior (e acontece muito), estes são os números para as medições das 18UTC:

 

poa_18sub13.png

Link to comment
Share on other sites

Que bom!

Não estou sozinho. Tem um usuário que me dá em parte razão.

Claro que o clima alterou. Só não sente e enxerga quem não quer.

No entanto, não entrarei mais em discussão.

Na boa, não vou me estressar, amigos.

Valeu mesmo!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM ESTA LADAINHA.

 

JÁ SABEMOS QUE O CLIMA É DOIDO PELO JT.

 

JÁ SABEMOS QUE É NORMAL PELO BRUNO

 

JÁ SABEMOS QUE É FRIO E QUE GOSTA DE CALOR PELO V DE BAGÉ.

 

 

PORTANTE, PAREM COM ESTES MELINDRES, EM ESPECIAL O JT, QUE PARECE QUERER UMA DISCUSSÃO INÚTIL.

 

Não entendo porque o debate sobre alterações no clima te incomoda tanto, Coutinho! ALIÁS...ENTENDO SIM! Tens receio de que as pessoas percebam a realidade das mudanças climáticas e isso não é nada bom pra tua região, que tem como chamativo o frio intenso para os turistas...Como Turismólogo sei bem como é isso.

O VITOR VM criou um tópico somente para esse debate, pode ficar tranquilo e não precisa implicar mais.

Mesmo assim, cansei de malhar em ferro frio... As pessoas não querem enxergar o que todo mundo já vem sentindo há alguns anos.

Deixa estar...

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM ESTA LADAINHA.

 

JÁ SABEMOS QUE O CLIMA É DOIDO PELO JT.

 

JÁ SABEMOS QUE É NORMAL PELO BRUNO

 

JÁ SABEMOS QUE É FRIO E QUE GOSTA DE CALOR PELO V DE BAGÉ.

 

 

PORTANTE, PAREM COM ESTES MELINDRES, EM ESPECIAL O JT, QUE PARECE QUERER UMA DISCUSSÃO INÚTIL.

 

Não entendo porque o debate sobre alterações no clima te incomoda tanto, Coutinho! ALIÁS...ENTENDO SIM! Tens receio de que as pessoas percebam a realidade das mudanças climáticas e isso não é nada bom pra tua região, que tem como chamativo o frio intenso para os turistas...Como Turismólogo sei bem como é isso.

O VITOR VM criou um tópico somente para esse debate, pode ficar tranquilo e não precisa implicar mais.

Mesmo assim, cansei de malhar em ferro frio... As pessoas não querem enxergar o que todo mundo já vem sentindo há alguns anos.

Deixa estar...

Abraços.

O turismo na região serrana NÃO SE SUSTENTA UNICAMENTE no frio intenso Q CONTINUA OCORRENDO.

Vc, q já trabalha com turismo há 40 anos deveria saber.

Link to comment
Share on other sites

Que bom!

Não estou sozinho. Tem um usuário que me dá em parte razão.

Claro que o clima alterou. Só não sente e enxerga quem não quer.

No entanto, não entrarei mais em discussão.

Na boa, não vou me estressar, amigos.

Valeu mesmo!

Abraços!

 

Repare que desde 2007 o Inverno voltou ao normal do "Passado"... Repare que são praticamente ciclos. Ou seja, faz tanto frio nos últimos anos quanto fazia no passado, até durante o período da tarde. Acho que tu está traumatizado com o período 01-06 que praticamente não existiu inverno. :mosking:

 

Repare que o período 1961-1974 foi fraquíssimo,imagina uma tragédia dessas durar tanto tempo em um lugar exigente para frio como o Sul.

Link to comment
Share on other sites

PELO BEM DO FÓRUM, PAREM COM ESTA LADAINHA.

 

JÁ SABEMOS QUE O CLIMA É DOIDO PELO JT.

 

JÁ SABEMOS QUE É NORMAL PELO BRUNO

 

JÁ SABEMOS QUE É FRIO E QUE GOSTA DE CALOR PELO V DE BAGÉ.

 

 

PORTANTE, PAREM COM ESTES MELINDRES, EM ESPECIAL O JT, QUE PARECE QUERER UMA DISCUSSÃO INÚTIL.

 

Não entendo porque o debate sobre alterações no clima te incomoda tanto, Coutinho! ALIÁS...ENTENDO SIM! Tens receio de que as pessoas percebam a realidade das mudanças climáticas e isso não é nada bom pra tua região, que tem como chamativo o frio intenso para os turistas...Como Turismólogo sei bem como é isso.

O VITOR VM criou um tópico somente para esse debate, pode ficar tranquilo e não precisa implicar mais.

Mesmo assim, cansei de malhar em ferro frio... As pessoas não querem enxergar o que todo mundo já vem sentindo há alguns anos.

Deixa estar...

Abraços.

O turismo na região serrana NÃO SE SUSTENTA UNICAMENTE no frio intenso Q CONTINUA OCORRENDO.

Vc, q já trabalha com turismo há 40 anos deveria saber.

São Paulo principalmente área central SIM aqueceu desde a década de 80 e Curitiba, mas Porto Alegre oscila de acordo com cada inverno, do tipo vai e volta as sub 10, sub 12°C...Existem no Brasil no mínimo mais de 1.500 cidades mais frias que POA.

Link to comment
Share on other sites

Eu observo o clima desde 1999, mais especificamente, desde a onda de frio que atingiu São Paulo no meio de agosto daquele ano. A máxima sub-10, associada ao tempo úmido e aos ventos fortes, tornaram o dia 15/08/99 memorável. As ondas de frio de julho/2000 também foram marcantes, mais pelas mínimas e pela duração dos dias frios. Em todos os anos seguintes temos tidos ondas de frio, ondas de calor e, sobretudo, grandes períodos de temperatura amena/agradável. Recordes de calor e recordes de frio são igualmente raros. A máxima de 37° de 1999 no mirante de santana é tão difícil de ser batida quanto a mínima de 4° de 2000. Há, é claro, aquecimento devido a urbanização. Mas basta ir para áreas rurais próximas a cidade de São Paulo para voltarmos a ver geadas ao amanhecer dos dias mais frios do inverno. Em suma, pelo menos aqui, acredito que o frio continua praticamente igual antigamente.

Link to comment
Share on other sites

João, estou postando aqui (definitivamente é o tópico errado para o tema, desculpem) em parte para concordar com você, em parte para discordar. Como sempre, nada melhor que os dados históricos para sustentar um argumento. Então, fiz uma pesquisa no INMET e separei a quantidade de dias em que foram registradas anualmente, em Porto Alegre, às 3 da tarde (18z) de junho, julho e agosto, temperaturas de até 13ºC e nebulosidade de 0 ou 1 (décimos do céu). Ou seja: quantos dias de frio com sol o dia inteiro, como você citou, ocorreram em cada ano. Eis os resultados:

 

1961: 1 .......... 1971: 4 .......... 1981: 0 .......... 1991: 11 .......... 2001: ? .......... 2011: 2

1962: 1 .......... 1972: 0 .......... 1982: 0 .......... 1992: 18 .......... 2002: 0 .......... 2012: 2

1963: 2 .......... 1973: 1 .......... 1983: 0 .......... 1993: 19 .......... 2003: 0 .......... 2013: 1

1964: 1 .......... 1974: 2 .......... 1984: 0 .......... 1994: 8 ........... 2004: 0

1965: 2 .......... 1975: 1 .......... 1985: ? .......... 1995: 12 .......... 2005: 1

1966: 1 .......... 1976: 1 .......... 1986: ? .......... 1996: 15 .......... 2006: 0

1967: 0 .......... 1977: 0 .......... 1987: ? .......... 1997: 5 ........... 2007: 1

1968: 0 .......... 1978: 0 ......... 1988: 14 .......... 1998: 0 .......... 2008: 0

1969: 0 .......... 1979: 0 .......... 1989: 7 .......... 1999: 12 .......... 2009: 1

1970: 1 .......... 1980: 0 .......... 1990: 8 .......... 2000: 1 ........... 2010: 1

 

Portanto, você está certo em dizer que estes dias ocorrem menos frequentemente hoje que no passado. Mas, veja que a ocorrência destes dias não se deu em "todo o passado", mas apenas em um período específico entre 1988 e 1999. Uma década apenas, imagino que aquela que você se lembra tão bem. Antes disso, acontecia tanto quanto hoje. Então, se não acontecia antes, depois passou a acontecer, depois parou denovo, não acho correto pensar que não possa voltar a ocorrer e que os invernos daqui pra frente serão cada vez mais quentes. São fases, ondulações na dinâmica do clima, não é tão estranho assim.

 

Abraços!

 

CORREÇÃO / LIÇÃO DE HOJE:

 

Olhar só os "dados-alvo" e deixar de lado os demais pode levar a conclusões bem erradas! Verifiquei novamente a planilha e percebi que todas as medições das 18h de 1988 a 1999 estão com nebulosidade 0, então essa quantidade maior de dias nesses anos está completamente furada, não dá pra concluir nada com essa listagem que postei.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fiz um punhadão com os dados que o IAG-USP gentilmente me cedeu para uma pesquisa.

 

Abaixo, segue a quantidade de tardes com temperaturas baixas e sua evolução ao longo dos anos. Reparem que houve diminuição na quantidade de tardes com menos de 20°C e 17°C, mas 15°C e 13°C pouco mudou. A meteorologista Samantha Martins escreveu certa vez que essa diminuição se dá pelo crescimento da área urbana no entorno do Parque do Estado, e não atribui em momento algum às mudanças climáticas.

 

14h IAG.png

14H TAB IAG.png

 

Só uma curiosidade: a menor temperatura aferida as 14h no IAG foi de 5,4°C no dia 09/08/1936.

 

Excelentes dados! Já salvei aqui... Interessante essa informação dos 5,4°C às 14h no IAG. No dia 24 de julho do ano passado, Tapiraí(que é aqui perto, mas em uma situação parecida com Paranapiacaba), registrou 5,7°C às 14h. Eu tirei um print da página do Ciiagro:

 

sZpN8IS.jpg

Link to comment
Share on other sites

Só afirmo uma coisa:

Se vocês tivessem nascido em Porto Alegre, levantado nas manhãs dos anos 70 e 80 para ir ao colégio cedo, sentindo um vento frio de cortar os ossos de manhã, que quase nenhuma roupa aquecia a gente, entenderiam o que eu comento.

FAÇAM UMA EXPERIÊNCIA: Perguntem para 10 moradores de Porto ALEGRE com mais de 40 anos (farei 42 este ano). Pelo menos uns 9 responderão que era MUITO MAIS FRIO ANTIGAMENTE. SEM SOMBRA DE DÚVIDA.

Mas, infelizmente, NUNCA ENTENDERÃO ISSO. Virão sempre com as tabelinhas, sem terem vivido aquela época.

Sem mais.

Link to comment
Share on other sites

Não entendo porque o debate sobre alterações no clima te incomoda tanto, Coutinho! ALIÁS...ENTENDO SIM! Tens receio de que as pessoas percebam a realidade das mudanças climáticas e isso não é nada bom pra tua região, que tem como chamativo o frio intenso para os turistas...Como Turismólogo sei bem como é isso.

O VITOR VM criou um tópico somente para esse debate, pode ficar tranquilo e não precisa implicar mais.

Mesmo assim, cansei de malhar em ferro frio... As pessoas não querem enxergar o que todo mundo já vem sentindo há alguns anos.

Deixa estar...

Abraços.

 

 

1 - Se as pessoas tiverem um neurônio (unzinho apenas) verão que São Joaquim e região não aqueceu.

 

2 - Se as pessoas tiverem dois neurônios verão que o Ronaldo não precisa acobertar nada, para que percebam " a realidade das mudanças climáticas" da região. Aliás, uma acusação mais do que suportável para o bom andamento do BAZ. Uma afirmação tão idiota, tão tacanha, tão pequena, que não merecia ser lida.

 

3 - Se as pessoas tiverem três neurônios verão que o Ronaldo enxerga a realidade, e não a idiotice, besteirol, deformidade climática criada pela pele e pelas falsas impressões do passado.

 

4 - Se as pessoas tiverem quatro neurônios, desconsiderarão uma mensagem tão infeliz.

 

Caio César: disse tudo.

 

Ninguém é obrigado a concordar com ninguém, inclusive com o Ronaldo Coutinho. Só que tem o seguinte: pra fazer uma acusação tão infundada e leviana assim contra ele, o sujeito teria ao meno que entender muito do que ele estuda. Ou então não entender nada. E demonstrar que é leviano mesmo.

Sim, e outra: pra um cara com 42 anos de profissão e mtos troféus acumulados em Turismologia afirmar q as nevadas desapareceram da serra nos últimos anos e q tdo não passa de enganação por parte de kem realmente estuda e entende os fenômenos, é o cúmulo.

As ftos das nevascas recentes devem ser escondidas, então? Pra pessoa não se enganar e perder a viagem?

Pra mim, ele ker levar todos os turistas em potencial pra Argentina.

Link to comment
Share on other sites

É o seguinte: se alguém quiser assumir aqui no BAZ o papel de Apóstolo do Aquecimento Global Catastrófico, não tem problema algum.

 

Aliás, seria até bacana se alguém entrasse aqui e propusesse um debate sobre esse tema, mas trazendo dados relevantes sobre um aquecimento antropogênico. Ou demonstrando de fato que o "clima pirou".

 

Mas chegar aqui se comportando em "modo desequilibrado", soltando provocações variadas e miúdas, fazendo acusações levianas contra o Ronaldo Coutinho e, ainda por cima, sem dispor de dado nenhum, só trazendo confusão...

 

...que depois não venha se fazer de vítima se levar o troco.

 

Eu já vi aquela palhaçada toda do "por favor me desliguem o perfil" e acho que isso não precisa acontecer de novo.

 

Já deu, né?

Link to comment
Share on other sites

É o seguinte: se alguém quiser assumir aqui no BAZ o papel de Apóstolo do Aquecimento Global Catastrófico, não tem problema algum.

 

Aliás, seria até bacana se alguém entrasse aqui e propusesse um debate sobre esse tema, mas trazendo dados relevantes sobre um aquecimento antropogênico. Ou demonstrando de fato que o "clima pirou".

 

Mas chegar aqui se comportando em "modo desequilibrado", soltando provocações variadas e miúdas, fazendo acusações levianas contra o Ronaldo Coutinho e, ainda por cima, sem dispor de dado nenhum, só trazendo confusão...

 

...que depois não venha se fazer de vítima se levar o troco.

 

Eu já vi aquela palhaçada toda do "por favor me desliguem o perfil" e acho que isso não precisa acontecer de novo.

 

Já deu, né?

 

Adorei teu texto, Melo!

Pena que ele não está no local correto, pois aqui é para debater o aquecimento! Melhor copiá-lo em outro local.

Quando eu sou humilhado nesse fórum, NINGUEM me defende ou fala alguma coisa. Estranho isso, né? Fazem que não viram...

O MAFILI escreve besteira em cima de besteira, que 90% nem entende, e ninguém diz nada.

ALIÁS, MUDANDO DE ASSUNTO:

VOLTANDO AO TÓPICO PROPOSTO: ALGUÉM VIU ONTEM O GLOBO REPÓRTER?

POIS É... O GELO NO CHILE DIMINUI 40 METROS POR ANO. ESTRANHO ISSO ACONTECER E NÃO HAVER AQUECIMENTO GLOBAL, NÉ?

QUANDO TEM ESSE TIPO DE REPORTAGEM, NINGUÉM DIZ NADA NO BAZ E NEM COMENTA... FICAM QUIETINHOS. POR QUE SERÁ?

ABRAÇOS, AMIGO!

Link to comment
Share on other sites

Tudo na mais perfeita normalidade.

 

Penso que o JT deve ter vibido sua infância/adolescência entre os anos 70 e 80? Ahhh como fazia mais frio no passado, que décadas congelantes, meu deus brrrrrrrr....

 

61/70

 

yyqNPa6.png

 

71/80

 

IEgD25n.png

 

81/90

 

wpnYqro.png

 

91/00

 

LfLbUh0.png

 

01/10

 

WHKnP8k.png

 

11/13

 

yWoBa9X.png

 

Como aqueceu, ou últimos anos, que M...

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Praia Grande tudo dentro do normal desde que me conheço por gente, alguns dias de inverno quentes, ( 0 altitude ) e alguns dias de verão frescos.

 

Não consigo ver tanta diferença.

 

Tenho um cliente que está vendendo um sítio em Joanópolis por estar passando frio nos últimos anos.

 

Palavras dele - " cada inverno que passa a sensação é que o frio vem mais forte, principalmente de noite ." D. B.

 

Outra que ouço praticamente todo verão do meu tio.

 

- " Antes de estar pronta a Usina de Itaipu o clima aqui era melhor, as partículas que a usina jogam no ar trazem mais chuva para cá. "

Aí mostro uns dados e ele continua teimando.

 

Fico imaginando a atuação de Itaipu no termômetro nacional. kkkk

Link to comment
Share on other sites

De 2007 para cá, bem na região do JT.

 

Meu deus, os últimos sete anos, quase uma década bem abaixo.

 

Pppehn8.png

 

Cacete, não faz mais frio como antigamente, que M.

 

Ou seja, a anomalia negativa INVERNAL JJA no período 07/13 para o RS é a maior desde 1960. Apenas isso!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Olha, eu teria que ser muito leviano para fazer qualquer tipo de diagnóstico, afinal não sou formado em Psicologia ou Psiquiatria.

 

E mesmo que tivesse alguma formação, nenhum diagnóstico ou análise seria possível em um contexto como um fórum de clima.

 

Mas, sem resvalar para a chacota e muito menos para a provocação, certas situações fazem com que as pessoas percebam que alguém pode estar realmente precisando de alguma orientação adequada.

 

Então o que posto a seguir deve ser compreendido unica e exclusivamente como uma sugestão de possibilidade, dada por uma pessoa também leiga no tema.

 

O que é Transtorno bipolar?

Sinônimos: Depressão maníaca, transtorno afetivo bipolar

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.

 

Causas

O transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente. O transtorno bipolar geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

 

Tipos de transtorno bipolar:

 

As pessoas com transtorno bipolar do tipo I apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.

As pessoas com transtorno bipolar do tipo II nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.

Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

Para a maioria das pessoas com transtorno bipolar, não existe uma causa evidente para os episódios maníacos ou depressivos. A seguir estão os possíveis desencadeadores de um episódio de mania em pessoas com transtorno bipolar:

 

Mudanças na vida, como o nascimento de um bebê

Medicamentos, como antidepressivos ou esteroides

Períodos de insônia

Uso de drogas recreativas

 

Exames

Vários fatores estão envolvidos no diagnóstico do transtorno bipolar. O médico pode usar todas ou algumas das opções abaixo:

 

Perguntar sobre seu histórico médico familiar, se alguém na família tem ou já teve transtorno bipolar

Perguntar sobre suas oscilações de humor recentes e há quanto tempo você apresenta esse tipo de alteração

Realizar um exame completo para identificar doenças que podem estar causando os sintomas

Solicitar exames laboratoriais para verificar a ocorrência de problemas na tireoide ou níveis toxicológicos

Conversar com os familiares sobre o seu comportamento

Fazer um histórico médico, incluindo todos os seus problemas médicos e os medicamentos usados

Observar seu comportamento e humor

Observação: o uso de drogas pode causar alguns dos sintomas. Entretanto, isso não descarta o transtorno bipolar. O próprio abuso de drogas pode ser um sintoma do transtorno bipolar.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-bipolar

Link to comment
Share on other sites

João, tu não viu a tabela do Klippel? Tu leu e ainda assim insiste no erro?

Esse usuário foi o único que me deu razão, Bruno. Ele enxergou o que 90% aqui fecha os olhos e não quer enxergar.

Viste o GLOBO REPORTER ONTEM? Diminui o gelo no Chile 40m por ano! Não... Realmente não há aquecimento global, que esperança!

Por que é tão complicado para vocês admitirem isso? Toda impressa séria, ONU, órgãos competentes afirmam isso e somente o povo do BAZ não enxerga. Não achas que tem algo errado, amigo?

Este tópico é para isso, para debatermos.

Só peço que não sejam grosseiros, nem me ridicularizem, pois é o que a maioria adora fazer, quando não tem argumentos.

Bom, não estou me referindo a ti, pois estamos numa boa e continuaremos.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Olha, eu teria que ser muito leviano para fazer qualquer tipo de diagnóstico, afinal não sou formado em Psicologia ou Psiquiatria.

 

E mesmo que tivesse alguma formação, nenhum diagnóstico ou análise seria possível em um contexto como um fórum de clima.

 

Mas, sem resvalar para a chacota e muito menos para a provocação, certas situações fazem com que as pessoas percebam que alguém pode estar realmente precisando de alguma orientação adequada.

 

Então o que posto a seguir deve ser compreendido unica e exclusivamente como uma sugestão de possibilidade, dada por uma pessoa também leiga no tema.

 

O que é Transtorno bipolar?

Sinônimos: Depressão maníaca, transtorno afetivo bipolar

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor ou irritação e depressão. As "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas.

 

Causas

O transtorno bipolar afeta homens e mulheres igualmente. O transtorno bipolar geralmente tem início entre os 15 e 25 anos. A causa exata do transtorno bipolar ainda é desconhecida, mas ocorre com mais frequência em familiares de pessoas com transtorno bipolar.

 

Tipos de transtorno bipolar:

 

As pessoas com transtorno bipolar do tipo I apresentam pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. Antigamente, o transtorno bipolar do tipo I era chamado de depressão maníaca.

As pessoas com transtorno bipolar do tipo II nunca apresentaram episódios maníacos completos. Em vez disso, elas apresentam períodos de níveis elevados de energia e impulsividade que não são tão intensos como os da mania (chamado de hipomania). Esses episódios se alternam com episódios de depressão.

Uma forma leve de transtorno bipolar chamada ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves. Pessoas com essa forma alternam entre hipomania e depressão leve. As pessoas com transtorno bipolar do tipo II ou ciclotimia podem ser diagnosticadas incorretamente como tendo apenas depressão.

Para a maioria das pessoas com transtorno bipolar, não existe uma causa evidente para os episódios maníacos ou depressivos. A seguir estão os possíveis desencadeadores de um episódio de mania em pessoas com transtorno bipolar:

 

Mudanças na vida, como o nascimento de um bebê

Medicamentos, como antidepressivos ou esteroides

Períodos de insônia

Uso de drogas recreativas

 

Exames

Vários fatores estão envolvidos no diagnóstico do transtorno bipolar. O médico pode usar todas ou algumas das opções abaixo:

 

Perguntar sobre seu histórico médico familiar, se alguém na família tem ou já teve transtorno bipolar

Perguntar sobre suas oscilações de humor recentes e há quanto tempo você apresenta esse tipo de alteração

Realizar um exame completo para identificar doenças que podem estar causando os sintomas

Solicitar exames laboratoriais para verificar a ocorrência de problemas na tireoide ou níveis toxicológicos

Conversar com os familiares sobre o seu comportamento

Fazer um histórico médico, incluindo todos os seus problemas médicos e os medicamentos usados

Observar seu comportamento e humor

Observação: o uso de drogas pode causar alguns dos sintomas. Entretanto, isso não descarta o transtorno bipolar. O próprio abuso de drogas pode ser um sintoma do transtorno bipolar.

 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-bipolar

 

QUE BOAS INFORMAÇÕES, MELO!

NOSSA, MUITO INTERESSANTE MESMO.

SÓ SUGIRO QUE POSTES NO TÓPICO CERTO. ONDE ESTÃO OS ADMINISTRADORES AGORA, QUE NÃO RETIRAM ESTA POSTAGEM DAQUI E A COLOCAM NUM FÓRUM DE PSICOLOGIA?

ESTÁS COM ESTE PROBLEMA? TE DIGO: TEM TRATAMENTO. PODE FICAR TRANQUILO. CONHECI UMA PESSOA QUE TINHA E ESTÁ SUPER BEM.

VOLTEMOS AO ASSUNTO DO TÓPICO.

AQUI É PARA DEBATER MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

ABRAÇOS, AMIGO! :good2:

Link to comment
Share on other sites

JT, vc leu mesmo o que o Kipplel postou? Abaixo a tabela contendo o número de tardes geladas (sub 13C) em JJA da estação OFICIAL de POA (INMET). Vc continua lendo que nos anos 70 fazia tardes mais geladas que agora?

 

Bueno, vc deverá argumentar que nos anos 70 não tínhamos veranicos como hj. Então, peço ao Klippel, por favor, que traga o número de dias com máximas acima de 30C nos JJA de POA. Se ainda assim vc continuar discordando, I rest my case.

 

poa_maxsub13.png

 

 

poa_18sub13.png

Link to comment
Share on other sites

No mais, não tergiverse, João. O meu debate contigo sempre foi em torno do clima porto-alegrense. Não me traga informações sobre o Chile para explicar a gente aqui. Isso é tergiversar. Estamos falando do clima de POA.

 

No resto do mundo há um claro aquecimento, ainda que muito menos pronunciado do que o propalado por alarmistas e que esteja arrefecendo nos últimos 7 anos.

 

Tudo isso são FATOS baseados em NÚMEROS. Não é em achismo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.