Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Trajetória de Massas Polares e Relevo


VitorVM
 Share

Recommended Posts

Aproveitando o mapa usado no monitoramento, fiz um pequeno esquema da trajetória das mps num cenário clássico em que o ar frio chega raso ao Sudeste e não consegue transpor as grandes altitudes da Mantiqueira, ao passo que consegue tranquilamente correr pelas terras baixas na fronteira oeste do Brasil:

 

http://i.imgur.com/o3loVhE.png

 

A minha dúvida é: o ar polar consegue correr pelo interior do continente por esta região ter baixas altitudes ou pelo posicionamento do centro do anticiclone (que muitas vezes é no norte da Argentina/oeste do Paraguai)?

 

Se tu fosse uma alta, tu iria por onde tu gastaria pouca energia... Por isso a preferência pelo Norte da Argentina. E creio que também por causa dos ciclones etc...

 

Uma coisa é fato, sem a Cordilheira dos Andes o Sul do Brasil seria um deserto, porque o JBN que trás o ar úmido e quente para formar as chuvas e ele percorre justamente este caminho ao contrário, por altitudes baixas, já que obviamente ele é um Jato de Baixos níveis.

Link to comment
Share on other sites

a29yq7K.jpg

Esta figura mostra os caminhos preferenciais do ar frio das MP's (Clicar na figura para ampliar):

1. Oceano Atlântico

2. Vale do rio Paraná

3. A depressão do Chaco/Pantanal/terras baixas da Bolívia e vale do rio Guaporé (Rio Iténez para os bolivianos)

 

Extraído do livro: Introdução à Climatologia, de F.T.P. Torres e P.J.O. Machado.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, os dois fatores tem sua importância, mas a alta não é o ar frio, o importante nela é o vento. O ar se desloca da maior pressão para a menor, mas ele não vai em um trajetória perfeitamente reta, na verdade por causa da rotação da terra, enquanto ele se desloca para a pressão mais baixa, a baixa/ciclone, se deslocou no espaço e o ar tem que corrigir o trajeto para continuar indo para a menor pressão, por isso ele gira na baixa e na alta(efeito coriolis). Existe uma área entre o ciclone e a alta, que o efeito coriolis e efeito do ar deslocar para a menor pressão se anulam, e o ar segue um trajeto quase perfeitamente paralelo às isobaras. Pega um daqueles mapas de temperatura em 850hpa e perceba que o ar frio parece um dedo saindo do polo e pega um mapa de pressão do mesmo dia e compara, você vai ver que o ar frio sobe entre a alta e o ciclone e pelo mesmo motivo do lado oposto, tanto da alta quanto do ciclone tem ar quente entrando em latitudes maiores, por isso estar do lado errado da alta, não é bom pro frio.

 

Quanto a altitude barrar o deslocamento do ar, depende da posição do jato, o jato é o limite entre o ar quente e o frio, que pode fazer o ar frio chegar com força o suficiente para subir as montanhas, vencendo a gravidade. Leve em consideração que a gravidade é uma força que aponta para o centro da terra, se você tem uma força com certa intensidade e numa direção, para se mover no sentido oposto, você precisa de uma outra força no sentido oposto e de maior intensidade, se elas forem iguais, vão se anular e você vai ficar parado e é exatamente isso que acontece com o deslocamento do ar em relação à geografia do lugar. Pegue como exemplo um carro, se você for em uma rua que tem uma descida para um vale estreito e logo em seguida uma subida de igual altura e você descer o carro de motor desligado, a energia potencial gravitacional, vai se transformar em energia cinética, o carro vai acelerar e quando chegar na subida ele vai chegar até a parte de cima, diminuindo a velocidade pois a gravidade vai estar puxando ele quase na direção oposto. No mundo real tem o atrito, parte da energia é transferida para o asfalto e transferida para parte do rolamento que não gira, rapare nos carros de formula 1, quando ele vem em alta velocidade numa reta e freia para fazer a curva, o disco do freio fecha, ocasionando atrito, a energia que está fazendo o rolamento girar é transferida para o disco que dissipa a energia em forma de calor e o disco chega a ficar incandescente de tão quente.

 

how-f1-brakes-work-6936_1.jpg

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Vinicius.

 

Olá, muito boas explicações!

 

Eu tenho uma dúvida, alguém sabe dizer porque massas de ar frio avançam melhor por terra?

 

Sempre falam que se a América do Sul tivesse mais térras pro sul, seria bem mais frio por aqui.

 

Eu tinha respondido no tópico do acompanhamento, mas acabou perdido no meio daquela confusão toda:

 

Não precisa de terra para o deslocamento da massa de ar, tudo que importa é a ondulação do jato, se o jato se deslocar para norte entra ar frio, para sul entra ar quente( No hemisfério sul). Terra é importante para o efeito de continentalidade, que é o ar permanecer mais seco, com PO mais baixo e maior amplitude diária e anual. Quando o ar passa pelo oceano, devido à evaporação, ele fica mais úmido e a água ao evaporar libera energia, chamada calor latente, que aquece o ar( por isso se fala muito na temperatura dos oceanos) e outro fator é que cada substância demanda quantidades diferentes de energia para mudar de temperatura, o que se chama calor específico, e o calor específico da água é maior que o ar seco e ela pode armazenar ou perder mais energia, sem mudar de temperatura.

 

O jato é um fator muito importante no clima, ficar de olho nele é muito importante até mesmo na previsão de ciclones e tudo basicamente na dinâmica climática dessa bolinha azul que vivemos, é devido à diferença de temperatura entre pólo e equador. Aqui um video mostrando a circulação do jato sobre os EUA.

 

BVUP9_Dms5Q

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
a água ao evaporar libera energia, chamada calor latente, que aquece o ar

 

Errata: Eu inverti o que ocorre ali.

 

A água ao evaporar absorve energia, que é usada para alterar a estrutura molecular e não aumenta sua temperatura. A água libera energia quando condensa.

 

 

1-O estado da substância depende das forças que agem sobre suas moléculas.

 

estados1.jpg

 

a)No estado sólido, a interação molecular é muito forte e as moléculas estão muito próximas umas das outras, o que dificulta o deslocamento delas, mantendo a rigidez, também volume e formato são bem definidos. O estrutura das moléculas nos sólidos tem posição fixa, que varia de acordo com a substância, essa estrutura é chamada de estrutura cristalina.

 

sal3.gif

Estrutura cristalina do sal de cozinha(Cloreto de sódio, NaCl)

 

b)No estado líquido, a temperatura está mais alta e a temperatura está relacionada com a agitação molecular, por causa disso a interação molecular é mais fraca e as moléculas estão mais afastadas, permitindo que se desloquem com mais facilidade e assim forças externas fazem as moléculas se deslocarem, fazendo o líquido fluir. O volume é bem definido, mas não possui forma própria.

 

c)No estado gasoso, a temperatura é muito mais alta e a interação molecular é muito fraca(desprezível), as moléculas ficam muito afastadas uma da outra e não possui volume ou forma definida.

 

2-A energia entra nesse processo através do calor específico e o calor latente.

 

calorLatRespFig2.jpg

 

a)O calor específico é a quantidade de energia que 1g de determinada substância precisa para aumentar sua temperatura em 1°C(na água é 1cal/g).*

 

b) Quando a temperatura chega no ponto de mudança de estado, as moléculas absorvem e usam a energia para alterar sua estrutura e não para aumentar a agitação, durante a mudança de fase a temperatura permanece constante, sendo que o processo inverso também ocorre, quando a substância passa do estado gasoso para o líquido, ou do líquido para o sólido a substância libera energia. Isso é o que chamamos de calor latente.

 

calor latente da água:

Fusão= 80cal/g

Vaporização= 540cal/g

solidificação= -80cal/g

condensação= -540cal/g

Sublimação= +/-620cal/g

 

*Há dois calores específicos diferentes, o de pressão constante e o de volume constante, aqui é o de volume constante.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.