Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temas Gerais


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Sobre médias...

 

Tomemos Porto Alegre em agosto, cuja média das máximas (Normal 1961-1990) é 20,4°C.

 

Vamos supor que façam 25 dias de calor e que a média desses 25 dias seja 24°C (3,6°C acima da normal, o que é muito).

 

Para esse agosto ficar na média, teríamos que ter 6 dias com máximas de 5,4°C.

 

Ou seja, para 6 dias camuflarem os outros 25, teria que fazer um frio a la São Joaquim em todos eles (Os 6).

 

O que, convenhamos, é quase impossível, mesmo em PoA.

 

Pois é, esse argumento que as médias camuflam é história pra boi dormir.

 

Obrigado, Aldo. Vc desenhou para o JT essa explicacão. Estava vindo aqui ao BAZ fazer justamente esse exercício com ele.

 

PS: foste "muito mal educado" por apresentar um ponto de discordância a ele.

Link to comment
Share on other sites

Sobre médias...

 

Tomemos Porto Alegre em agosto, cuja média das máximas (Normal 1961-1990) é 20,4°C.

 

Vamos supor que façam 25 dias de calor e que a média desses 25 dias seja 24°C (3,6°C acima da normal, o que é muito).

 

Para esse agosto ficar na média, teríamos que ter 6 dias com máximas de 5,4°C.

 

Ou seja, para 6 dias camuflarem os outros 25, teria que fazer um frio a la São Joaquim em todos eles (Os 6).

 

O que, convenhamos, é quase impossível, mesmo em PoA.

 

Pois é, esse argumento que as médias camuflam é história pra boi dormir.

Quem acha que médias não camuflam é pq não reconhece a realidade...

Tipo se tivermos 20 dias bem acima do normal e 10 abaixo, os 20 suplantam e mascaram o frio que ocorreu nos 10, então conversa pra boi dormir é a dos defensores de ´médias...

Link to comment
Share on other sites

Sobre médias...

 

Tomemos Porto Alegre em agosto, cuja média das máximas (Normal 1961-1990) é 20,4°C.

 

Vamos supor que façam 25 dias de calor e que a média desses 25 dias seja 24°C (3,6°C acima da normal, o que é muito).

 

Para esse agosto ficar na média, teríamos que ter 6 dias com máximas de 5,4°C.

 

Ou seja, para 6 dias camuflarem os outros 25, teria que fazer um frio a la São Joaquim em todos eles (Os 6).

 

O que, convenhamos, é quase impossível, mesmo em PoA.

 

Pois é, esse argumento que as médias camuflam é história pra boi dormir.

Quem acha que médias não camuflam é pq não reconhece a realidade...

Tipo se tivermos 20 dias bem acima do normal e 10 abaixo, os 20 suplantam e mascaram o frio que ocorreu nos 10, então conversa pra boi dormir é a dos defensores de ´médias...

 

Ai meu Deus... Um diz que camufla o calor e o outro diz que camufla o frio. VAMOS POR AS MÉDIAS NO LIXO . Carlos, pare de postar médias, por favor. E não quero NENHUM POST de aquecimento global, porque é baseado na média.

 

Vamos aperfeiçoar o termometro de pele. É difícil agradar gregos e troianos .Jogando toda ciencia da Meteorologia e cálculos no lixo.

Link to comment
Share on other sites

“Os ciclos naturais do sol trará o pior frio em 200 anos .”

Por John L. Casey

 

“Nós não somos capazes de enfrentar as mudanças climáticas.” Essa foi a frase lead-off da última mudança climática colunista convidado Gregory Willits, em 24 de dezembro de 2013 edição do Orlando Sentinel (“Vamos aceitar as mudanças climáticas e lidar com ele em grande forma “). Foi uma declaração exata para ter certeza, mas por todas as razões erradas. Willits, um entusiasta declarado “verde”, passou a apoiar fortemente a construção de diques para manter os níveis do mar previstos que o maior scaremonger clima do mundo Al Gore, disse que vai inundar a maioria da Flórida, com 21 metros de água do mar por o ano de 2100. Sim, não somos capazes de lidar com as mudanças climáticas."

 

A verdade do que realmente está acontecendo com o clima contra as Nações Unidas e a versão atual governo dos EUA, no entanto, um pouco difícil de aceitar depois de duas décadas de propaganda do aquecimento global. Eu sei. Foi para mim em abril de 2007, depois de terminar alguma investigação sobre a atividade solar. Eu tinha concluído que o aquecimento global estava terminando e um clima frio potencialmente perigoso estava começando. Essa foi a minha primeira previsão do clima público com vários outros a seguir. Meu anúncio, em seguida, para a Casa Branca, o Congresso e a mídia foi, naturalmente, recebido com indiferença esperado, ridículo, e até mesmo difamação. Agora, é quase sete anos mais tarde, e o histórico do meu espaço e Science Research Corporation em fazer grandes previsões de mudança climática, é um dos melhores nos Estados Unidos, de acordo com registros públicos.

Para acompanhar estas previsões e o estado atual clima da Terra, o SSRC publica o Relatório de Status Global do Clima. É um trimestral apolítico, relatório oficial, clima publicado em os EUA, onde quem quer o status nua e crua do clima da Terra pode encontrá-lo. O último 10 de dezembro de 2013 mostra que a edição de 24 parâmetros climáticos, 18 mostram arrefecimento global como a tendência dominante. Todos em breve poderá mostrar uma tendência de resfriamento. Minha pesquisa, que incorpora dados climáticos de fontes do governo e do trabalho de outros pesquisadores, mostra que a média da temperatura global da Terra não teve crescimento efetivo por 16 anos. Mais importante, os oceanos da Terra têm sido refrigeração por 10 anos e da atmosfera por sete anos. Os modelos climáticos globais da temperatura e do nível do mar aumenta que os fanáticos do aquecimento global causado pelo homem das Nações Unidas têm usado para justificar suas ações estão simplesmente errados por uma larga margem – e não apenas na minha opinião, mas na opinião de muitos outros pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com os dados do clima difícil e não a política de alterações climáticas, aquecimento global de anos atrás, exatamente quando era suposto, de acordo com os ciclos naturais do sol, o controlador primário das mudanças climáticas na Terra. A próxima mudança climática para uma época longa frio pode muito bem remodelar o futuro da humanidade através de enormes perdas de safra mundial, agitação social e perda significativa de vida.

Cientistas da Academia de Ciências da Rússia disseram que um novo “Pequena Idade do Gelo” terá início em 2014.

O SSRC e muitos outros cientistas de todo o mundo dizem que o pior frio em mais de 200 anos está agora sobre nós. Além disso, se está próxima, o clima frio comporta-se como o último semelhante (1793-1830), então podemos também ver alguns dos piores terremotos e erupções vulcânicas. O sol regula mais do que nos foi dito.

 

Fontes:

http://iceagenow.info/2014/03/cold-sun/;

https://sandcarioca.wordpress.com/2014/04/16/os-ciclos-naturais-do-sol-trara-pior-frio-em-200-anos/.

Link to comment
Share on other sites

Não te entendi, PHP.

Quero dizer que só médias não dão a ideia exata de quanto é frio um local, ou a quanto pode chegar o frio em um local.

Não que não sejam importantes, média é apenas um parâmetro.

 

Mas tu estás fora da casinha. A discussão não é esta. Os extremos sempre serão levados em conta.

 

A discussão é que um extremo de frio pode alterar uma média em um mes que foi predominantemente quente. O que obviamente é praticamente impossível. Se foi quente, será acima da média.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Não te entendi, PHP.

Bruno

O caso do PH é o oposto do JT

Ele, ao contrário do q afirma o J, diz q o calor camufla o frio e na média parece q lá em Soledade não é tão frio qto diz ser.

Já o J, afirma q os dias de frio camuflam o calor e na média parece q POA não é tão kente qto diz ser...

 

A esses termômetros peludos ...

(de pele)

Link to comment
Share on other sites

Desculpe mas o argumento do Aldo não invalida o do JT,

Ninguem falou que precisam ser 25 dias de calor, muito menos com medias das máximas de 24 nesses dias.

Para mim, um agosto em POA seria predominantemente quente com 20 dias em médias de 23 graus, e veja como ficam os números...

Com 20 dias de máximas em 24 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 13,85 graus

Com 20 dias de máximas em 23 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 15,67 graus

 

Não estou afirmando que isso venha acontecendo de anos para cá, mas não é impossível...

Se quiserem mesmo refutar o que ele diz vão ter que pegar os dados diários dos meses de inverno e contar os dias quentes (estabelecendo o que é um dia quente previamente, é claro)

Link to comment
Share on other sites

“Os ciclos naturais do sol trará o pior frio em 200 anos .”

Por John L. Casey

 

“Nós não somos capazes de enfrentar as mudanças climáticas.” Essa foi a frase lead-off da última mudança climática colunista convidado Gregory Willits, em 24 de dezembro de 2013 edição do Orlando Sentinel (“Vamos aceitar as mudanças climáticas e lidar com ele em grande forma “). Foi uma declaração exata para ter certeza, mas por todas as razões erradas. Willits, um entusiasta declarado “verde”, passou a apoiar fortemente a construção de diques para manter os níveis do mar previstos que o maior scaremonger clima do mundo Al Gore, disse que vai inundar a maioria da Flórida, com 21 metros de água do mar por o ano de 2100. Sim, não somos capazes de lidar com as mudanças climáticas."

 

A verdade do que realmente está acontecendo com o clima contra as Nações Unidas e a versão atual governo dos EUA, no entanto, um pouco difícil de aceitar depois de duas décadas de propaganda do aquecimento global. Eu sei. Foi para mim em abril de 2007, depois de terminar alguma investigação sobre a atividade solar. Eu tinha concluído que o aquecimento global estava terminando e um clima frio potencialmente perigoso estava começando. Essa foi a minha primeira previsão do clima público com vários outros a seguir. Meu anúncio, em seguida, para a Casa Branca, o Congresso e a mídia foi, naturalmente, recebido com indiferença esperado, ridículo, e até mesmo difamação. Agora, é quase sete anos mais tarde, e o histórico do meu espaço e Science Research Corporation em fazer grandes previsões de mudança climática, é um dos melhores nos Estados Unidos, de acordo com registros públicos.

Para acompanhar estas previsões e o estado atual clima da Terra, o SSRC publica o Relatório de Status Global do Clima. É um trimestral apolítico, relatório oficial, clima publicado em os EUA, onde quem quer o status nua e crua do clima da Terra pode encontrá-lo. O último 10 de dezembro de 2013 mostra que a edição de 24 parâmetros climáticos, 18 mostram arrefecimento global como a tendência dominante. Todos em breve poderá mostrar uma tendência de resfriamento. Minha pesquisa, que incorpora dados climáticos de fontes do governo e do trabalho de outros pesquisadores, mostra que a média da temperatura global da Terra não teve crescimento efetivo por 16 anos. Mais importante, os oceanos da Terra têm sido refrigeração por 10 anos e da atmosfera por sete anos. Os modelos climáticos globais da temperatura e do nível do mar aumenta que os fanáticos do aquecimento global causado pelo homem das Nações Unidas têm usado para justificar suas ações estão simplesmente errados por uma larga margem – e não apenas na minha opinião, mas na opinião de muitos outros pesquisadores de todo o mundo.

De acordo com os dados do clima difícil e não a política de alterações climáticas, aquecimento global de anos atrás, exatamente quando era suposto, de acordo com os ciclos naturais do sol, o controlador primário das mudanças climáticas na Terra. A próxima mudança climática para uma época longa frio pode muito bem remodelar o futuro da humanidade através de enormes perdas de safra mundial, agitação social e perda significativa de vida.

Cientistas da Academia de Ciências da Rússia disseram que um novo “Pequena Idade do Gelo” terá início em 2014.

O SSRC e muitos outros cientistas de todo o mundo dizem que o pior frio em mais de 200 anos está agora sobre nós. Além disso, se está próxima, o clima frio comporta-se como o último semelhante (1793-1830), então podemos também ver alguns dos piores terremotos e erupções vulcânicas. O sol regula mais do que nos foi dito.

 

Fontes:

http://iceagenow.info/2014/03/cold-sun/;

https://sandcarioca.wordpress.com/2014/04/16/os-ciclos-naturais-do-sol-trara-pior-frio-em-200-anos/.

 

J aqui no Brasil, td continuará o mesmo, verões bem quentes e invernos amenos

Link to comment
Share on other sites

Voltei...

 

Digamos q amanhã POA tenha as seguintes extremas 5°C / 23°C [média: 14°C] e q seja mês de agosto e q eu seja o JT...

 

direi:

 

"fez um friozinho pela madrugada mas à tarde usei manga curta!

 

Foram poucas horas de frio e o restante do dia de calor"

 

Se as extremas forem outras:

 

12°C / 16°C

(média: 14°C)

direi:

 

"foi um dia agradável de outono, mas sem o frio q fazia na minha infância, pela manhã"

 

é uai ..

Link to comment
Share on other sites

Gente, acho que todo mundo tá "correndo atrás do rabo" em busca de uma resposta para uma questão que em si é muito simples de se entender.

 

Vamos lá, o que está sendo discutido é que, poucos dias de frio intenso camuflam os dias de calor que faz em um dado mês numa certa localidade, correto?

 

Aqui há de se entender que a média mensal é algo puramente matemático, ou seja, livre das "n" interpretações que se possam fazer sobre o clima naquele mês na cidade X.

 

Nem escreverei a conta de tão ridícula que é e pelo fato de ser de conhecimento geral. Então, se em agosto fez 15 dias com máximas acima de 25° e depois veio uma onda de frio e derrubou por uma semana os termômetros na casa dos 12° ou menos, temos que ter em mente que isso é uma característica do clima local, e não um sinal do fim dos tempos.

 

Todos nós sabemos que, em todo o centro sul brasileiro o inverno é sujeito a ocorrência de veranicos cruéis. Não sei porque se espantar com isso, que ocorre desde sempre (incluindo decadas passadas). Não dá para se tomar isso como base para afirmar que o clima está mudando, nem me darei ao trabalho de pesquisar veranicos no RS na década de 70 (deixo para mestres como Aldo).

 

Pensem no Texas, por exemplo. De certa forma o clima lá é semelhante nesse ponto de vista. É comum em pleno Janeiro os termômetros beirarem 30° por dias a fio, depois vem uma onda de frio e provoca neve em todo estado. Ninguém sai correndo de lá por isso, pois é como o clima age no sul dos EUA.

 

Acho que está faltando perceber que é assim no sul também (em escala reduzida, claro).

Link to comment
Share on other sites

“Os ciclos naturais do sol trará o pior frio em 200 anos .”

Por John L. Casey

 

“Nós não somos [...]

Cientistas da Academia de Ciências da Rússia disseram que um novo “Pequena Idade do Gelo” terá início em 2014.

O SSRC e muitos outros cientistas de todo o mundo dizem que o pior frio em mais de 200 anos está agora sobre nós. Além disso, se está próxima, o clima frio comporta-se como o último semelhante (1793-1830), então podemos também ver alguns dos piores terremotos e erupções vulcânicas. O sol regula mais do que nos foi dito.

 

Fontes:

http://iceagenow.info/2014/03/cold-sun/;

https://sandcarioca.wordpress.com/2014/04/16/os-ciclos-naturais-do-sol-trara-pior-frio-em-200-anos/.

 

J aqui no Brasil, td continuará o mesmo, verões bem quentes e invernos amenos

 

Ricardo, Os estudos indicam que o resfriamento da terra, afetou também as região tropical e equatorial do BR. Um novo resfriamento da América do Sul é muito influenciado pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, e ambos já estão esfriando desde 2003 com certo escalonamento, as temperaturas nos andes equatorial estão mostrando esta mudança, tivemos nevascas no Peru e Bolívia em Janeiro e Fevereiro de 2014, Com o resfriamento dos oceanos, por causa da falta de calor necessária pelo sol, teremos um reflexo bem significativo das mudança climática no BR invernos extremos nos estados RS/SC/PR. Expressivos em MS/SP/RJ e teremos temperaturas negativas MT/MG/BA/GO.

Estudos mostram, poderemos ter invernos intensos no sul BR e moderados parte do Sudeste e boa parte do centro oeste, a partir de 2014 e significativos de 2017/2020 adiante.

 

MOD2003.GIF.70e21993febe88aa4f21896e62843dc5.GIF

Link to comment
Share on other sites

Não te entendi, PHP.

Quero dizer que só médias não dão a ideia exata de quanto é frio um local, ou a quanto pode chegar o frio em um local.

Não que não sejam importantes, média é apenas um parâmetro.

 

Mas tu estás fora da casinha. A discussão não é esta. Os extremos sempre serão levados em conta.

 

A discussão é que um extremo de frio pode alterar uma média em um mes que foi predominantemente quente. O que obviamente é praticamente impossível. Se foi quente, será acima da média.

 

Abraço

Quem tá fora da casinha é tu... vejamos, o problema é pegar um mês ou 30 dias como análise, eu me atenho a períodos mais curtos como uma semana, uma onda de frio, ou de calor., até pq diferentemente do centro da Argentina por exemplo, nós no sul do Brasil estamos numa zona de transição, sendo assim, é regulada pelas massas de ar ...

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que está faltando perceber que é assim no sul também (em escala reduzida, claro).

Com certeza. A volatilidade é inerente ao nosso clima sul riograndense, por isso é uma enorme falácia dizer que no passado os invernos eram de frio mais constante, pois, se assim eram, não tínhamos extremos de frio em POA. Nunca batia zero celsius na capital gaúcha. Se batesse, a média de POA deveria ser mais baixa que hj, e não é! E como batia zero celsius, é óbvio que havia episódios de calor! Será que é tão difícil ver isso? O JT certamente vai me chamar de implicante lendo isso, mas o Dable entenderá.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Diego

Eu lembrei tbm de Herciliópolis, q é a localidade mais elevada de SC, fora do eixo SJ/BJardim/Urupema.

Vc escolheu o local ideal, sem dúvida!

[ -0,8°C nesta última invasão polar]

Fora Herciliópolis, tem Matos Costa, com 1.200m de altitude. São lugares incríveis e pouco comentados aki.

 

Acredito que seja o melhor local para médias. Em extremos absolutos acredito que locais de Caçador, Passos Maia, Irani, Ponte Serrada, entre outras registrem menos, em regiões de menor altitude, mas de maior baixada. Acho que os extremos estão fora desta região de mais alta de planalto. Nas proximidades.

 

Moretao, as médias serão destaque nas regiões de topo destes locais altos como Herciliopolis. Nas baixadas a amplitude é bem grande.

 

acredito que, se bem localizada, as baixadas a 1200 metros serão responsáveis por temperaturas mais baixas que caçador e ponte serrada, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Teremos um bom resfriamento no sul BR e parte do sudeste neste final de mês, modelos já acusam entrada MP nesta semana 22/25 Abril e a entrada de uma nova MP inicio de Maio (02/05).

 

[attachment=2]modelo_1_GFS.GIF[/attachment]

 

Sistema do inicio de Maio poderá trazer linha de 0ºC para 28ºLS, se ocorrer será na região acima de 1500/1600m.

O padrão que está sendo apresentado indica que teremos mês de Maio úmido, poderemos não ter o tal do veranico de Maio e se apresenta devido a característica de Maio ser um mês seco, possível cheias poderão ocorrer em Maio e começo de Junho na região RS/SC/PR.

 

[attachment=1]modelo_2_GFS.GIF[/attachment]

 

Padrão Pacifico mostra certa neutralidade com tendencia de resfriamento novamente costa Am.S, o atlântico sul aquecido na região 20/35 LS e resfriado na região 0/15 LS. Tendência maior de Ciclones região Plata. Oscilação antártica dando sinal de negativar bem MJ. Poderemos ter recorde ( desde inicio das medições/79) de extensão de gelo na Antártica até set/2014, expectativa é de superar os 20 milhões de Km2 nos pxs 2 anos.

 

[attachment=0]gelo antártico.PNG[/attachment]

 

Os diversos dados estão indicando um final de outono frio e começo do inverno frio e úmido.

Em Lages 18.2ºC , vento de OSO.

 

 

Excelente análise! Me preocupo com esse risco de cheias em maio... Geralmente nesta época ocorre as frente frias bloqueadas, e dá o maior problema no nordeste catarinense...

Link to comment
Share on other sites

 

Acho que está faltando perceber que é assim no sul também (em escala reduzida, claro).

Com certeza. A volatilidade é inerente ao nosso clima sul riograndense, por isso é uma enorme falácia dizer que no passado os invernos eram de frio mais constante, pois, se assim eram, não tínhamos extremos de frio em POA. Nunca batia zero celsius na capital gaúcha. Se batesse, a média de POA deveria ser mais baixa que hj, e não é! E como batia zero celsius, é óbvio que havia episódios de calor! Será que é tão difícil ver isso? O JT certamente vai me chamar de implicante lendo isso, mas o Dable entenderá.

Ah agora nos entendemos Brunoo.Não é que esteja mais quente que antigamente, apenas tivemos períodos atípicos, dentro de um mês ou estação... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Quem tá fora da casinha é tu... vejamos, o problema é pegar um mês ou 30 dias como análise, eu me atenho a períodos mais curtos como uma semana, uma onda de frio, ou de calor., até pq diferentemente do centro da Argentina por exemplo, nós no sul do Brasil estamos numa zona de transição, sendo assim, é regulada pelas massas de ar ...

 

Mas os eventos extremos todos lembram... Estamos falando do caso onde um extremo de uns 5 dias ''mascara'' na média um mes que foi quente. E não deram nenhum exemplo por aqui. Agosto de 2012, quente, média tórrida. Agosto de 2013, muito frio, média bem abaixo do normal. Isso são fatos.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ter cuidado com isso.Acho que o INMET só considera o recorde pra BH a partir de 1961.Mas a estação funciona desde 1910.

 

Digo isso pq o recorde é dos anos 70, quando a cidade já estava toda urbanizada, mas com certeza tem um registro de temperatura menor nos anos anteriores.

 

Olha como era a cidade em 1905: Sim este é o centro da cidade.

 

2169901308_86985cf8e9_o.jpg

 

Mesmo lugar hoje:

 

praca-sete.jpg

Link to comment
Share on other sites

Desculpe mas o argumento do Aldo não invalida o do JT,

Ninguem falou que precisam ser 25 dias de calor, muito menos com medias das máximas de 24 nesses dias.

Para mim, um agosto em POA seria predominantemente quente com 20 dias em médias de 23 graus, e veja como ficam os números...

Com 20 dias de máximas em 24 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 13,85 graus

Com 20 dias de máximas em 23 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 15,67 graus

 

Não estou afirmando que isso venha acontecendo de anos para cá, mas não é impossível...

Se quiserem mesmo refutar o que ele diz vão ter que pegar os dados diários dos meses de inverno e contar os dias quentes (estabelecendo o que é um dia quente previamente, é claro)

O problema é que o JT falou que 4 ou 5 dias de frio intenso mascaram 25 dias de calor.

Foi isso que eu quis demonstrar.

 

Os seus exemplos são perfeitamente possíveis de ocorrer e já devem ter ocorrido várias vezes..

 

Agora dizer que 4 ou 5 dias de frio mascaram 25 de calor é que é o problema.

 

Outra coisa que acho que o pessoal está esquecendo.

Não se leva em conta só as médias.

Aqui no BAZ mesmo é um exemplo.

Vai todo mundo atrás da mínima absoluta, da máxima absoluta.

E isso acontece em qualquer lugar: todo mundo se interessa pelos extremos.

Por isso, falar que apenas as médias são levadas em conta não é verdade.

Link to comment
Share on other sites

Desculpe mas o argumento do Aldo não invalida o do JT,

Ninguem falou que precisam ser 25 dias de calor, muito menos com medias das máximas de 24 nesses dias.

Para mim, um agosto em POA seria predominantemente quente com 20 dias em médias de 23 graus, e veja como ficam os números...

Com 20 dias de máximas em 24 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 13,85 graus

Com 20 dias de máximas em 23 graus, POA fecharia na média se nos outros 11 dias a média ficasse em 15,67 graus

 

Não estou afirmando que isso venha acontecendo de anos para cá, mas não é impossível...

Se quiserem mesmo refutar o que ele diz vão ter que pegar os dados diários dos meses de inverno e contar os dias quentes (estabelecendo o que é um dia quente previamente, é claro)

O problema é que o JT falou que 4 ou 5 dias de frio intenso mascaram 25 dias de calor.

Foi isso que eu quis demonstrar.

 

Os seus exemplos são perfeitamente possíveis de ocorrer e já devem ter ocorrido várias vezes..

 

Agora dizer que 4 ou 5 dias de frio mascaram 25 de calor é que é o problema.

 

Outra coisa que acho que o pessoal está esquecendo.

Não se leva em conta só as médias.

Aqui no BAZ mesmo é um exemplo.

Vai todo mundo atrás da mínima absoluta, da máxima absoluta.

E isso acontece em qualquer lugar: todo mundo se interessa pelos extremos.

Por isso, falar que apenas as médias são levadas em conta não é verdade.

 

Realmente, se forem apenas 5 dias de frio mascarando 25 você demonstrou que o cenário seria praticamente impossível.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ter cuidado com isso.Acho que o INMET só considera o recorde pra BH a partir de 1961.Mas a estação funciona desde 1910.

 

Digo isso pq o recorde é dos anos 70, quando a cidade já estava toda urbanizada, mas com certeza tem um registro de temperatura menor nos anos anteriores.

Belo Horizonte: 2,2°C em 11/07/1910.

Link to comment
Share on other sites

Tem que ter cuidado com isso.Acho que o INMET só considera o recorde pra BH a partir de 1961.Mas a estação funciona desde 1910.

 

Digo isso pq o recorde é dos anos 70, quando a cidade já estava toda urbanizada, mas com certeza tem um registro de temperatura menor nos anos anteriores.

Belo Horizonte: 2,2°C em 11/07/1910.

 

Pois e.Mas nessa época os registros não eram regulares.Uma pena.

 

Deve ter negativado onde hoje fica o Alphaville.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente aqui em Itatiaia! :heat:

Temp. mínima: 20.2C

Temp. máxima: 31.2C

Temp. atual: 23.0C

Sds.,

 

Mas lá no topo 8ºC, o único lugar do Brasil onde dá pra usar um casaco pesado neste momento. :ok: E ainda tem gente que fala que o PNI esta levando ferro.

 

Um moletozinho em Buenos Aires.Já é outono.Isso é Brasil. :good: Nada anormal, apenas acima da média, daqui a pouco vamos pra baixo da média.

 

Pena que mesmo que alguém quisesse morar neste lugar e posteriormente fundar uma cidade não teria como já que é apenas uma montanha. Onde o máximo que se pode é acampar algumas dezenas de pessoas.

 

Fico impressionado como o povo da importância para lugares como morro da Igreja e Parque Nacional do Itatiaia. Frio no Brasil e é se possível sentir bastando querer chama se Urupema. E nem me venha dizer que Urupema não é uma cidade fria, porque nem na Rússia uma cidade com média anual de 12º é quente e que pode passar anos sem ultrapassar 29°.

 

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente aqui em Itatiaia! :heat:

Temp. mínima: 20.2C

Temp. máxima: 31.2C

Temp. atual: 23.0C

Sds.,

 

Mas lá no topo 8ºC, o único lugar do Brasil onde dá pra usar um casaco pesado neste momento. :ok: E ainda tem gente que fala que o PNI esta levando ferro.

 

Um moletozinho em Buenos Aires.Já é outono.Isso é Brasil. :good: Nada anormal, apenas acima da média, daqui a pouco vamos pra baixo da média.

 

Pena que mesmo que alguém quisesse morar neste lugar e posteriormente fundar uma cidade não teria como já que é apenas uma montanha. Onde o máximo que se pode é acampar algumas dezenas de pessoas.

 

Fico impressionado como o povo da importância para lugares como morro da Igreja e Parque Nacional do Itatiaia. Frio no Brasil e é se possível sentir bastando querer chama se Urupema. E nem me venha dizer que Urupema não é uma cidade fria, porque nem na Rússia uma cidade com média anual de 12º é quente e que pode passar anos sem ultrapassar 29°.

 

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.

 

Já criaram um tópico para suas lamentações: "Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA "

 

Já tão comparando o sul com a Rússia.Deus me livre.Beijos.

 

Voltando ao monitoramento: chuva fraca agora.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.

 

Já criaram um tópico para suas lamentações: "Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA "

 

Já tão comparando o sul com a Rússia.Deus me livre.Beijos.

 

Voltando ao monitoramento: chuva fraca agora.

 

Números não se discute. Moscou já sim chegou a 38° coisa que JAMAIS irá acontecer em Urupema. Claro que da mesma maneira que nunca irá fazer 50 negativos. E estou comparando sim, agora uma pessoa inteligente sabe em que circunstancia estou fazendo a comparação (extremos). Agora uma pessoa burra até uma coisa tão simples não vai entender.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.

 

Já criaram um tópico para suas lamentações: "Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA "

 

Já tão comparando o sul com a Rússia.Deus me livre.Beijos.

 

Voltando ao monitoramento: chuva fraca agora.[

 

Números não se discute. Moscou já sim chegou a 38° coisa que JAMAIS irá acontecer em Urupema. Claro que da mesma maneira que nunca irá fazer 50 negativos. E estou comparando sim, agora uma pessoa inteligente sabe em que circunstancia estou fazendo a comparação (extremos). Agora uma pessoa burra até uma coisa tão simples não vai entender.

 

Agora você tá me chamando de burro.Isso é contra as regras do fórum.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.

 

Já criaram um tópico para suas lamentações: "Quais são e como se definir as cidades + frias do BRA "

 

Já tão comparando o sul com a Rússia.Deus me livre.Beijos.

 

Voltando ao monitoramento: chuva fraca agora.[

 

Números não se discute. Moscou já sim chegou a 38° coisa que JAMAIS irá acontecer em Urupema. Claro que da mesma maneira que nunca irá fazer 50 negativos. E estou comparando sim, agora uma pessoa inteligente sabe em que circunstancia estou fazendo a comparação (extremos). Agora uma pessoa burra até uma coisa tão simples não vai entender.

 

Agora você tá me chamando de burro.Isso é contra as regras do fórum.

 

Meu caro se a carapuça serviu. Ai o problema não é comigo.!! Falei para pessoas que são burras sim pessoas que não consegue interpretar em que circunstancia é minha comparação Urupema x Moscou pq é algo bem claro.

Link to comment
Share on other sites

Moisés Alexandre acontecendo esse resfriamento significativo a partir de 2017/2020 em diante, a matriz energética brasileira tem que aumentar rápido usinas nucleares, usinas termelétricas a gás natural, expandir muito a eólica. Com esfriamento as chuvas vão diminuir bastante no sul, sudeste e centro-oeste. Grande perdas nas safras de alimentos.

Link to comment
Share on other sites

Frost, o exemplo que vc deu com média de 24C em 20 dias e média de 13,85C nos outros 10 dias, se considerarmos variabilidade típica em torno dessas duas médias, é praticamente um agosto típico.

 

A disucssão aqui deveria ser em torno do desvio-padrão. Isso, sim, pode ser interessante. Será que no passado eles eram menores? Se sim, os eventos de frio extremos necessariamente têm que ser menos significativos. Se no passado não havia "mascaramento", então obrigatoriamente os eventos de frio extremo nao eram significativos. Isso é um fato.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.
Moscou chegar a 38°C, tudo bem. Mas, com facilidade? :wacko:

 

A média das máximas do mês mais quente lá, julho, é 23,1°C.

A média das mínimas de julho é 13,5°C.

 

Além disso, é clima continental, como Minneapolis, Winnipeg, Denver, etc.

 

-----------------

Aqui em Sampa vamos de céu nublado, agora à noite, nuvens médias (Jeitão de altostratus).

 

Mirante: 17,7°C / 30,6°C

IAG: 16,5°C / 30,2°C.

 

Às 22h,

Mirante (Aut.): 22,7°C

IAG: 20,7°C

Link to comment
Share on other sites

Moisés Alexandre acontecendo esse resfriamento significativo a partir de 2017/2020 em diante, a matriz energética brasileira tem que aumentar rápido usinas nucleares, usinas termelétricas a gás natural, expandir muito a eólica. Com esfriamento as chuvas vão diminuir bastante no sul, sudeste e centro-oeste. Grande perdas nas safras de alimentos.

 

NÃO VAI ACONTECER. Duvido desse resfriamento.

Na década de 70, saíram revistas dizendo que estaríamos possivelmente entrando numa era de resfriamento global. Aconteceu o contrário: a terra aqueceu e continua aquecendo e o clima cada vez mais destemperado, com extremos e catástrofes mais frequentes.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Pena que mesmo que alguém quisesse morar neste lugar e posteriormente fundar uma cidade não teria como já que é apenas uma montanha. Onde o máximo que se pode é acampar algumas dezenas de pessoas.

 

"O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, e sim a ilusão da verdade"

Stephen Hawkins

 

Não falei nenhuma mentira.!

 

Da uma lida no que eu postei em resposta a você mas foi transferido para "Climatologia, Reanálises e Dados Históricos"

 

viewtopic.php?f=156&t=15320&start=250

Link to comment
Share on other sites

O ponto do Hedsgpa é perfeitamente compreensível. Acho que o Henrique estava apenas sendo irônico na sua asjetivacao sobre a comparacao com a Russia.

 

Ainda assim, discordo do Hedsgpa. Conhecer o clima do PNI é uma curiosidade climatológica, tal como o Mount Washington nos EUA.

 

PS: espero que nao venha nenhum espertinho aqui dizer que estou igualando PNI e Mt Washington.

Link to comment
Share on other sites

Lembrando que Moscou uma das capitais mais frias do mundo com metros e metros de neve no verão chegar com facilidade a 38°, ou a cidade mais fria dos EUA Mineápolis já chegou a incríveis 42.2° coisa que jamais irá acontecer em Europema.
Moscou chegar a 38°C, tudo bem. Mas, com facilidade? :wacko:

 

A média das máximas do mês mais quente lá, julho, é 23,1°C.

A média das mínimas de julho é 13,5°C.

 

Além disso, é clima continental, como Minneapolis, Winnipeg, Denver, etc.

 

-----------------

Aqui em Sampa vamos de céu nublado, agora à noite, nuvens médias (Jeitão de altostratus).

 

Mirante: 17,7°C / 30,6°C

IAG: 16,5°C / 30,2°C.

 

Às 22h,

Mirante (Aut.): 22,7°C

IAG: 20,7°C

 

Com facilidade sim. Ano passado Moscou teve dias seguidos com temperatura variando entre 36° ~ 37° mais não bateu recorde. Igual POA que todo ano ronda os 40.7° mais nunca bate.

 

E a discussão não é que lugar é mais frio ou não ai tu vais entrar no que o rapaz acima estava falando. O que estou falando é que Urupema nunca fez 38° como fez em Moscou e nunca fez 42° como Mineápolis agora dizer que essas cidades são mais frias é até ridículo eu ter que dizer isso aqui né ? Uma pessoa que é entusiasta do clima e não sabe algo tão básico é bom largar o hobby logo.

Link to comment
Share on other sites

Com facilidade sim. Ano passado Moscou teve dias seguidos com temperatura variando entre 36° ~ 37° mais não bateu recorde. Igual POA que todo ano ronda os 40.7° mais nunca bate.

 

E a discussão não é que lugar é mais frio ou não ai tu vais entrar no que o rapaz acima estava falando. O que estou falando é que Urupema nunca fez 38° como fez em Moscou e nunca fez 42° como Mineápolis agora dizer que essas cidades são mais frias é até ridículo eu ter que dizer isso aqui né ? Uma pessoa que é entusiasta do clima e não sabe algo tão básico é bom largar o hobby logo.

Calma... Não precisa brigar.

 

Não foi o ano passado que tiveram uma onda de calor histórica por lá?

 

Já vi informações de verões frios em Moscou (Frios para um verão, claro).

 

O que quero dizer é o seguinte: esses 38°C ou ondas de calor prolongadas não são a regra por lá.

Pode até ser em Minneapolis.

 

Em nenhum momento mencionei Urupema. :roll:

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o HEDSGPA!

Moscou tem chegado a cada ano que passa mais fácil aos 38°c ou perto!

Tenho clientes que foram para lá no verão, pois havia vendido um pacote para elas, dizendo que normalmente o verão por lá é ameno. Engano! Calor insuportável!

E o pior: os teatros não têm ar condicionado frio. Passaram um calorão, para ver um espetáculo de ballet!

Vão ter que mudar isso e instalar ar condicionados frios também na cidade. O clima está mudando muito e os verões estão cada vez mais tórridos por lá!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.