Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Pressão atmosférica


Nazar
 Share

Recommended Posts

Queria que alguem que entendesse melhor que eu... :yes: explicasse sobre a pressão atmosférica (PA).

 

Percebo que a PA aumenta a noite e diminuí durante o dia, isso é fato? Se sim, por quê ?

 

Centro de Alta PA normalmente é frio e seco e Baixa PA é ciclone, úmido(chuvoso). certo ?

 

Como posso somente com analise PA prever a curto prazo de vai chove ou não ?

 

Quem responder pode e deve acrescentar mais informações.... Este leigo que digita agradece :hi: :hi: :hi: ....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Altas pressões

As altas pressões resultam da descida do ar frio. A rotação da Terra faz o ar, ao descer, circular à volta do centro de alta pressão. Quando o ar quente se eleva cria, por baixo dele, uma zona de baixa pressão. Baixas pressões, normalmente significam mau tempo. No hemisfério Norte o ar desloca-se no sentido horário e, no hemisfério Sul, no sentido anti-horário. Quanto mais baixa a altitude, maior a pressão.

 

Baixas pressões

As baixas pressões são causadas pela elevação do ar quente. Este circula no sentido horário no hemisfério Sul e no sentido anti-horário no hemisfério Norte. A medida que o ar, ao subir, arrefece, o seu vapor de água transforma-se em nuvens, que podem produzir chuva, neve ou tempestade. Simultaneamente, ao nível do solo, há ar que se desloca para substituir o ar quente em elevação, o que dá origem a ventos.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

 

Anticiclones estão sempre associados com tempo frio? Não. O que aterrorizou a gente neste verão foi um anticiclone em superfície sobre o mar associado a um anticiclone em 500mb, que fazia papel de bloqueio. O anticiclone por definição 'expulsa' a umidade dos seus domínios, tornando o tempo seco e provocando estiagens. Veja o caso deste verão:

 

Isso em partes explica o porquê do tempo bem seco no Sudeste e Centro-Oeste durante o inverno, principalmente entre metade de julho e setembro, pois o ASAS historicamente se aproxima da costa do Sudeste nesta época. Pode ou não estar associado a ar polar; quando sim, provoca tardes agradáveis e secas e madrugadas frias a muito frias, e quando não (geralmente após um período de frio noturno acentuado) provoca tardes quentes com umidade bem baixa e madrugadas ainda frias.

 

Gente, se verem algo errado por favor corrijam, também quero aprender :good:

 

Ótima Explicação Vini.

 

Só acrescentaria que Anticiclones, podem estar associados com o tempo frio ou quente, dependendo da posição e outros sistemas na troposfera.

 

Por exemplo: Como você bem disse, anticiclones quando se formam em média troposfera (500hpas), são associado a condições de bloqueios por criar subsidência do ar, o que favorece a elevação da temperatura. No verão esse anticiclones, geram ondas de calor, que nem ocorreu no Brasil em fevereiro. No inverno, por causa da menor infiltração solar, tendem mais a baixar a umidade, do que causar ondas de calor.

 

Anticiclones em 200hpas, como a Alta da Bolívia orientam a circulação de jatos, que podem impactar nas chuvas por exemplo. Vide a ZCAS/ZCOU que dependem exclusivamente do posicionamento deste.

 

Anticiclones em superfície, estão normalmente associados ao frio, em especial quando acompanhados pela penetração do Jato Subtropical/Polar, e ondulação de cavados na média e alta troposfera, pois tendem a secar o ar.

 

Porém, baixas pressões, podem causar tempo bom também. Vide VCAN (que é um sistema baixa pressão em altos níveis da atmosfera), que normalmente estabilizam o tempo no seu centro... Tem um tópico explicativo que eu montei, pra quem não souber.

 

Mas como dito, Anticiclones normalmente é sinal de tempo bom, e ciclones/cavados (pressão baixa), significam tempo ruim... Mas pra cada regra há uma excessão.

 

Se tiverem duvidas... E a resposta tiver ao meu alcance... é só perguntar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Como prever chuva com um barômetro (Variação da Pressão Atmosferica)??

 

Um episódio de chuva que aconteceu no circuito de Spa em agosto durante a prova da GP2, mostra uma curiosidade interessante, que é a de prever a chegada de uma chuva através somente de um barômetro. Prática que embora de curtissimo prazo (não mais que 10 ou 15min) dá certo em muitas vezes, em especial quando a chuva é convectiva.

 

Reparem no gráfico, que 10 minutos antes da chuva chegar, a pressão teve alta súbita, de 0,5hpas no período. Esse aumento da pressão se deve pela aproximação da CB's que contém rajadas de ventos (descendentes), portanto frias uma vez que a CB atinge topos de mais 8/10km, logo fazendo a pressão se elevar, contra um ambiente "mais quente", aonde a pressão é mais baixa.

 

Enquanto a chuva cai forte, a pressão tende a ficar estável, pois o fluxo de corrente descendente da CB permanece. No momento da chuva o vento chegou a quase 6m/s na estação.

 

Logo após a passagem da chuva, e com o fim das correntes descendentes, a pressão volta ao que era antes, com a predominância da circulação local de superfície (ar mais quente) o que faz a pressão cair, indicando que a chuva esta parando ou amenizando.

 

jRBCY9K.png

 

lguqooq.png

 

Portanto, o Barômetro, se interpretado de forma correta, pode ser um previsor muito bom de chuvas.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Caríssimos,

 

Uma dúvida: eu tenho 3 GPS da Garmin, e todos usam o barômetro para dar a altitude. Por exemplo, sempre que subo o Morro da Igreja, quando chego na casa de 1500 m a pressão encontra-se em 850 mb, mais ou menos. Outro exemplo: agora, aqui em casa - nível do mar - um deles marca 1013 mb.

 

A minha dúvida, então, é: não importa se estamos sob influência de uma alta ou de uma baixa, os GPS sempre indicam a pressão como se estivessem limitados pela altitude (quando na verdade o altímetro é barométrico). Ou seja, se eu olhar a carta sinótica que a marinha disponibiliza e ver que sobre a serra e litoral de SC encontra-se uma alta de 1030hpa, mesmo assim o barômetro continuará a marcar valores proximos de 1013 pra cá e 850 na subida para o MI, por quê?

 

Valeu.

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Uma dúvida: eu tenho 3 GPS da Garmin, e todos usam o barômetro para dar a altitude. Por exemplo, sempre que subo o Morro da Igreja, quando chego na casa de 1500 m a pressão encontra-se em 850 mb, mais ou menos. Outro exemplo: agora, aqui em casa - nível do mar - um deles marca 1013 mb.

 

A minha dúvida, então, é: não importa se estamos sob influência de uma alta ou de uma baixa, os GPS sempre indicam a pressão como se estivessem limitados pela altitude (quando na verdade o altímetro é barométrico). Ou seja, se eu olhar a carta sinótica que a marinha disponibiliza e ver que sobre a serra e litoral de SC encontra-se uma alta de 1030hpa, mesmo assim o barômetro continuará a marcar valores proximos de 1013 pra cá e 850 na subida para o MI, por quê?

 

Valeu.

 

Mioto.

 

O principio da medição por pressão do GPS não é pela pressão a nivel do mar, e sim pressão por altitude e local, não regional. Por exemplo, se vc estiver na mesma altitude e se deslocar 100 metros para um lada, a altitude pode variar alguns metros pois a variação de pressão também pode acontecer dependendo da massa de ar sobre a região.

 

Quando vou ao PNI, a medida que eu vou subindo, a altitude vai variando, não por causa da pressão que diminui, mas por causa do movimento da massa de ar, tanto que quando chego a 1700 metros, tenho uma perda ou ganho de 50 metros quando estava no vale do Paraiba, porque a massa de ar sobre o meu local variou. E toda vez tenho que recalibrar, meu altimetro é um intermediário e já é baseado na pressão. Como consigo calibrar a altitude baseado na pressão, acabo tendo uma boa medida confiável.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

por quê?

 

Valeu.

 

Mioto.

 

Sendo um GPS ele vai fornecer a pressão pela altitude considerando que ele sabe a tua localização.

 

http://www.calctool.org/CALC/phys/default/pres_at_alt

 

Mafili,

 

Creio que não. Ele tem realmente um barômetro. Inclusive, um deles tem sistema de alerta de chuvas considerando rápidas mudanças na pressão. É fato que eles também "sabem" a altitude pelo localização, mas essa é indicada em outra tela, e é sempre menos precisa. Mas realmente ha GPS que só dá a altitude pela localização. Mas esses meus, não. Têm - era pra ter - realmente um barômetro.

 

 

Abracos,

 

Mioto.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

Sendo um GPS ele vai fornecer a pressão pela altitude considerando que ele sabe a tua localização.

 

http://www.calctool.org/CALC/phys/default/pres_at_alt

 

Mafili,

 

Creio que não. Ele tem realmente um barômetro. Inclusive, um deles tem sistema de alerta de chuvas considerando rápidas mudanças na pressão. É fato que eles também "sabem" a altitude pelo localização, mas essa é indicada em outra tela, e é sempre menos precisa. Mas realmente ha GPS que só dá a altitude pela localização. Mas esses meus, não. Têm - era pra ter - realmente um barômetro.

 

 

Abracos,

 

Mioto.

 

Acho que entendi,

 

Entaõ, começando do zero.

 

Qual e escala de pressão?

 

divisão, unidade e resolução

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Mafili,

 

Creio que não. Ele tem realmente um barômetro. Inclusive, um deles tem sistema de alerta de chuvas considerando rápidas mudanças na pressão. É fato que eles também "sabem" a altitude pelo localização, mas essa é indicada em outra tela, e é sempre menos precisa. Mas realmente ha GPS que só dá a altitude pela localização. Mas esses meus, não. Têm - era pra ter - realmente um barômetro.

 

 

Abracos,

 

Mioto.

 

Acho que entendi,

 

Entaõ, começando do zero.

 

Qual e escala de pressão?

 

divisão, unidade e resolução

Link to comment
Share on other sites

Deixe-me reformular minha pergunta: neste instante, a estação do INMET em São José (bem perto da minha casa), reporta 1014.8hpa de pressão, e meu GPS 1015; porém, a estação do INMET do MI reporta 820.6hpa, o que meu GPS também reportaria (mais ou menos). Porém, a estação de SJ no chalier BAZ reporta 1017 hpa. Ou seja, a pressão de que "fala" a estacão do MI é diferente da que fala a Davis de SJ?

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Deixe-me reformular minha pergunta: neste instante, a estação do INMET em São José (bem perto da minha casa), reporta 1014.8hpa de pressão, e meu GPS 1015; porém, a estação do INMET do MI reporta 820.6hpa, o que meu GPS também reportaria (mais ou menos). Porém, a estação de SJ no chalier BAZ reporta 1017 hpa. Ou seja, a pressão de que "fala" a estacão do MI é diferente da que fala a Davis de SJ?

 

Mioto.

 

Neste caso, se trata de pressão reduzida ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Deixe-me reformular minha pergunta: neste instante, a estação do INMET em São José (bem perto da minha casa), reporta 1014.8hpa de pressão, e meu GPS 1015; porém, a estação do INMET do MI reporta 820.6hpa, o que meu GPS também reportaria (mais ou menos). Porém, a estação de SJ no chalier BAZ reporta 1017 hpa. Ou seja, a pressão de que "fala" a estacão do MI é diferente da que fala a Davis de SJ?

 

Mioto.

 

Neste caso, se trata de pressão reduzida ao nível do mar.

 

É como disse o Diego.

 

Faça os teste pelas estações do Inmet que não são reduzidas.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.