Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Infraestrutura Turística no Brasil


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

To rindo muito aqui, do palpite do Mafili,

acha chique ser otário.

Não pago nem 10,00 num pastel, podem me chamar de pão-duro.

 

Nessas cidades turísticas Gramado/Canela e Campos do Jordão devem receber uma parcela grande de turistas do Rio de Janeiro.

 

Segundo pesquisas do IBGE, de renda média no setor da indústria, de serviços etc, a renda média na região metropolitana do Rio de Janeiro está maior desde o ano 2013, do que a de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

To rindo muito aqui, do palpite do Mafili,

acha chique ser otário.

Não pago nem 10,00 num pastel, podem me chamar de pão-duro.

 

Nessas cidades turísticas Gramado/Canela e Campos do Jordão devem receber uma parcela grande de turistas do Rio de Janeiro.

 

Segundo pesquisas do IBGE, de renda média no setor da indústria, de serviços etc, a renda média na região metropolitana do Rio de Janeiro está maior desde o ano 2013, do que a de São Paulo.

 

 

Aqui eu to reclamando do pastelão de R$ 1,50 :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

OBRA NO ABRIGO REBOUÇAS

 

Devido a obras emergenciais no sistema de fossas sanitárias do Abrigo Rebouças do Parque Nacional do Itatiaia, que se iniciarão no dia 12 de maio de 2014, todas as reservas de hospedagem para este abrigo a partir desta data serão canceladas/suspensas.

 

Pedimos desculpas pelos transtornos. Informaremos em nosso site quando for possível a solicitação de novas reservas.

 

O prazo de interdição previsto para as obras são de 45 dias.

 

Atenciosamente,

 

Administração do PNI

Link to comment
Share on other sites

E os nativos..??

 

Carlos, os jordanenses mesmo, dificilmente compram aqui no Capivari; é muito raro. Eles ficam lá pela Abernéssia e Jaguaribe.

 

Ampliando um pouco mais a análise, as pessoas que moram nas cidades do Vale e vem para cá, também dificilmente compram; acham muito caro.

 

Para exemplificar melhor, vamos dizer que nesses 6 meses, eu tenha realizado 100 vendas; dessas 100 vendas, 4 foram para pessoas que moravam no Vale do Paraíba e 1 que morava aqui em CDJ. As outras 95 foram para pessoas que moravam em outras regiões.

Link to comment
Share on other sites

Não acho Gramado muuuito cara, os preços são mais ou menos o que se espera de uma cidade turística em que as pessoas vão pra gastar mesmo. Não é cidade pra pobre mas também não precisa ser rico pra passar um fim de semana lá sem ir a falência. Canela que é conurbada mas não tão badalada quanto Gramado então tem preços super em conta. E acho que não tem nada que chegue perto do pastel de 30 reais de CdJ.

Link to comment
Share on other sites

Não acho Gramado muuuito cara, os preços são mais ou menos o que se espera de uma cidade turística em que as pessoas vão pra gastar mesmo. Não é cidade pra pobre mas também não precisa ser rico pra passar um fim de semana lá sem ir a falência. Canela que é conurbada mas não tão badalada quanto Gramado então tem preços super em conta. E acho que não tem nada que chegue perto do pastel de 30 reais de CdJ.

 

O PROBLEMA É QUE 85/90% DOS BRASILEIROS GANHAM DE 5 PARA MENOS SALÁRIOS MÍNIMOS/MÊS E ABSURDOS 0,15% GANHAM ACIMA DOS 15 SALÁRIOS.

 

UMA BOA PARCELA DOS BAZIANOS ESTÁ FORA DA REALIDADE DE 95 DOS BRAZUCAS.

Link to comment
Share on other sites

Este é o Pastel do Mafuf de campos do Jordão (30 reais - 28cm)

 

pastelaodomaluf03.jpg

 

 

30 reais neste pastel chinês? :mosking:

 

Tô fora!!!

 

Amigos, já fui comer esse pastel do MAluf. Ano passado, indo com minha noiva em Março, paguei 18 reais no mesmo. Creo que o problema maior de preços se restrinja a alta temporada. Em Janeiro, já gastei metade do que gastei em Julho. E fazendo as mesmas coisas.

 

Sobre o desabafo do Coutinho, é vero. Não vejo burros participando do fórum, nem pessoas de baixa escolaridade. Isso com certeza, mesmo que nao digam nada, se traduz em maiores salários.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que tem que levar em conta, é que os gastos de uma empresa numa cidade turística são bem maiores do que numa cidade não turística. Exemplos:

 

Para abrir uma empresa aqui em CDJ, gasta-se quase R$ 2 000,00 em taxas na prefeitura; em Taubaté, gasta-se um pouco mais de R$ 500,00. Com relação ao aluguel então, é um absurdo. O mesmo valor que eu pago aqui, eu pago em Taubaté por uma loja 10 vezes maior.

Em Taubaté, eu coloco os produtos vendidos numa sacola tipo supermercado; aqui, coloco em bolsas que me custam mais de R$ 3,00 cada. E por aí vai.Então, não tem como eu vender aqui, pelo mesmos preços que eu vendo em Taubaté. Todos esses gastos a mais, tem que ser embutidos no preço.

Aliás, a minha intenção quando resolvi abrir a loja em CDJ, foi essa mesma, atingir um outro público, com um poder aquisitivo maior. E graças à Deus, está dando certo. Mas, que não é fácil, não é.

Link to comment
Share on other sites

 

Arthur, é óbvio que SP é o estado com maior oferta de todos os tipos de serviços. A questão é que ela é escassa perante a alta demanda existente. Não precisa me dar uma aula de microeconomia! :mosking:

 

Para um bom entendedor, meia palabra basta :mosking: Não se ofenda com essa brincadeira!

 

 

Todos concordam comigo que Aspen e Vail apresentam uma demanda enorme pelos seus hotéis? Demanda MUITO maior que pelos hotéis de Campos do Jordão. Em Aspen e Vail, acreditem, os hotéis na média são mais baratos que em Campos do Jordão.

 

Fiquei chocado com os preços praticados pelo Grande Hotel de CDJ para o Reveillon. Sem brincadeira, pelo preço do pacote para o ano novo de uma suíte você compra passagem e paga hotel em Vail, com o bônus de nevar na cidade! :mosking:

 

Mas daí você analisa a malha hoteleira das rochosas do Colorado e fica espantado com a quantidade de hotéis, de todos os tipos para a classe média e para os ricos. Vai ter hotel de mais de USD 1,000 a diária "ski in ski out", mas você encontrará opções muito boas a USD 150 a diária. Em Campos do Jordão, por USD 100 a diária no ano novo, Páscoa e de Junho a Agosto você vai ficar em um hotel bem sem graça...

 

Concordo com o Bruno. Claramente é um problema de escassez de oferta. Americano é diferente de brasileiro e se recusa a pagar preços exorbitantes pelo que não vale o que custa. Os EUA são um caso de concorrência quase perfeita, no qual demanda e oferta se encontram em equilíbrio, preços são justos para consumidores e produtores, o pessoal ganha mais no volume que na margem. Tenho certeza que se os preços fossem mais baratos, muitos aqui viajariam mais, mas pela escassez de oferta e altos preços, acabamos viajando menos do que gostaríamos.

Link to comment
Share on other sites

Melo, eu diria que o turismo de Gramado é 1/5 gaúchos.

 

Já o turismo de CDJ eu diria que é 4/5 de paulistas.

 

O quê vc acha?

 

 

Bruno,

 

Acho que a proporção em Campos é um pouco menos concentrada. Se você reparar vai ver placas de diversos estados do Brasil. Tem muita gente do Brasil inteiro que vai passar lua de mel em Campos, assim como pessoas de estados mais quentes que vão lá "sentir frio". Na última vez que eu fui lembro de ver placa até de Tocantins!

 

Não sabia que em Gramado o turismo era tão "estrangeiro". Um amigo meu que tem casa em Campos falou que Gramado é outro nível, muito superior.

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo com o Bruno. Claramente é um problema de escassez de oferta. Americano é diferente de brasileiro e se recusa a pagar preços exorbitantes pelo que não vale o que custa. Os EUA são um caso de concorrência quase perfeita, no qual demanda e oferta se encontram em equilíbrio, preços são justos para consumidores e produtores, o pessoal ganha mais no volume que na margem. Tenho certeza que se os preços fossem mais baratos, muitos aqui viajariam mais, mas pela escassez de oferta e altos preços, acabamos viajando menos do que gostaríamos.

 

Concordo com essa ideia; a questão de pagar preços exorbitantes e da demanda oferta, ontem li um artigo que vai muito de encontro com o que você falou.

 

Ai hoje minha vó me convida para passar uma semana em Campos do Jordão em julho, e eu dizendo que não valia a pena financeiramente, então ela diz que já foi 3 vezes e nem é tão caro. Acho que ela tem aquela ideia perigosa de que se pode pagar, então não é caro; e eu tentando explicar que não é uma questão de ter ou não ter dinheiro, é uma questão de uso/aplicação. (Claro que isso é uma questão de opinião, e eu as vezes também cometo extravagâncias financeiras...)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.