Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Infraestrutura Turística no Brasil


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Mas..........

 

CDJ só decepciona em quatro aspectos:

 

- chove demais no verão;

- ocorrência de neve extremamente rara;

- favelas na entrada da cidade;

- urbanismo que peca feio na fiação aérea, o que nos faz lembrar de que ainda estamos em uma cidade de 3º mundo, ainda que quase tudo diga o contrário.

 

Completando...um parto ultimamente pra negativar , cheio de guardadores de carro no centro e um pastel custar 30 reais no inverno..

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Não existe no Brasil nenhuma cidade que pode em qualquer parâmetro ser similar a qualquer outra europeia. Podemos dizer que em 4 ou 5 quadras de CDJ e alguns bairros sim, existe uma similaridade. No ano passado, eu, Silvio e Diego nos perdemos um pouco para achar o hotel e nos deparamos com favelas e grande miséria. Não adianta você ter uma mega riqueza e conviver com extrema pobreza a poucos metros de distância. Tipo fingir o que não se é. Além de tudo, é muito fake e forçado para vender ilusão a brasileiros. Ainda assim, é válido como atração de turismo, entretenimento e movimentação da economia. Torço para que um dia estas cidades possam ser consideradas "europeias" pelo IDH, educação, segurança, e não porque fizemos casas e prédios com arquitetura semelhante.

 

Em tempo, existem algumas cidades no sul do BR, e acredito que algumas mais isoladas em outros estados que são ainda puramente habitadas por descendentes de europeus. Cito uma cidade que conheço muito bem: Guarani das Missões, no RS. Ela é 95% formada por poloneses. Não tem luxo, nem grandes atrativos turísticos. Casas simples, famílias de classe média e nenhuma miséria. Isso sim é que pode ser considerado "europeu".

 

CDJ cobra caro pelo que oferece, mas a demanda é imensa, vide a grande movimentação de gente por lá. Então, não dá pra reclamar ou dizer que estão loucos... realitis brasilis..

Link to comment
Share on other sites

Quase fiquei louco em CDJ no sabado tanta gente tantos carros , tão quente kkk , eu nao estou acostumado com isso nao , 25 pila pra estacionar !

 

CDJ tava um SACO mesmo, saio de SP pra fugir do transito e baderna e veja o que encontramos...

 

Eu adoro CDJ mas o que o Torales falou é verdade, assim como a maioria das cidades turísticas, as ruas em que os turistas mais frequentam são sempre lindas mas a cidade pode esconder uma triste periferia...

 

Eu já andei muito por CDJ em busca de pousadas baratas, inclusive imoveis baratos nas periferias para aluguel em temporada, conheci lugares com vistas exuberantes que nenhum turista tem ideia mas que abrigam pessoas em condições muito ruins, dá realmente pra chamar de favela muitos lugares ali.

Link to comment
Share on other sites

Acho eu que tem muitas cidades com potencial de tornar uma mini europa

tipo blumenau , CdJ , Gramano , Canela e etc..

 

Isto realmente não deve ser sério. De Europa não tem nada aqui, apenas a origem trabalhadora, empreendedora, e mais antigamente respeitosa do povo. O resto infelizmente é 100% Brasil. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Quase fiquei louco em CDJ no sabado tanta gente tantos carros , tão quente kkk , eu nao estou acostumado com isso nao , 25 pila pra estacionar !

 

CDJ tava um SACO mesmo, saio de SP pra fugir do transito e baderna e veja o que encontramos...

 

Eu adoro CDJ mas o que o Torales falou é verdade, assim como a maioria das cidades turísticas, as ruas em que os turistas mais frequentam são sempre lindas mas a cidade pode esconder uma triste periferia...

 

Eu já andei muito por CDJ em busca de pousadas baratas, inclusive imoveis baratos nas periferias para aluguel em temporada, conheci lugares com vistas exuberantes que nenhum turista tem ideia mas que abrigam pessoas em condições muito ruins, dá realmente pra chamar de favela muitos lugares ali.

 

 

Aquele lugar onde entramos em CDJ é um bom exemplo o lugarzinho feio e bem humilde o resto é bem bonito !

Link to comment
Share on other sites

Mas..........

 

CDJ só decepciona em quatro aspectos:

 

- chove demais no verão;

- ocorrência de neve extremamente rara;

- favelas na entrada da cidade;

- urbanismo que peca feio na fiação aérea, o que nos faz lembrar de que ainda estamos em uma cidade de 3º mundo, ainda que quase tudo diga o contrário.

 

Completando...um parto ultimamente pra negativar , cheio de guardadores de carro no centro e um pastel custar 30 reais no inverno..

 

:mosking:

 

É o tal Pastel do Maluf?

 

Caso positivo, é uma bela porcaria oleosa... só tem fama! :punish:

 

Tem muito pastel de feira por aí que custa R$ 4 e é bem mais gostoso que esse pastel horrível! Quanto aos guardadores de carro, outro sintoma de 3º mundo... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Vendo aqui e em outros lugares, as pessoas criticando o Brasil

O Brasil tem sim muitas desgraças

mas acho que isso vem do fator "Falta de amor a pátria"

chega ser deprimente ver tantos brasileiros só falarem mal do Brasil, ninguem ver qualidade, só ver vergonha e decepção.

É claro que estamos longe de ser um país consideravel bom para viver.

Reclamamos dos governantes que de fato são bando de merdas, porem, nós tb somos!

O povo é corrupto tambem

Se aparece um candidato oferecendo 100 reais p vc por cartaz bem grande na porta de casa, sem duvida iria aceitar

e se somos nós no lugar deles? com toda facilidade para roubar? será que não roubariamos, acho que 90% da população roubaria, sabe pq? por não ter amor a pátria, tudo acha defeito e quando procura motivo para fazer algo errado, diz que já ta tudo uma merda e nada vai mudar.

 

E por isso que a educação está um lixo, idem para saude ,segurança, saneamento básico e etc

 

Temos todo direito de reclamar, porém reclamemos agindo!

 

O Brasil é lindo

* Temos praias lindas

* Temos cidades com melhores climas do mundo

* Temos diversificade da fauna e flora mais bela do mundo

* Temos riquezas naturais

 

Sabe o que falta para tudo ficar perfeito?

 

* Criar Leis que limita quantidade de filhos para familias de baixa renda ( pq é só ir para uma zona carente para ver mães com no minimo 5 filhos, tudo para ter maior renda no bolsa familia )

 

* Fazer super projeto com fiscalização severa em saneamento básico para todo brasil ( pq quanto mais saneamento, menos pessoas doentes e menos custos para os hospitais )

 

* Educação integral para todos os alunos brasileiro com horario de 8h até as 15h ( considerado ideal para ONU ), para isso, investimento pesado na educação como criação de mais escolas bem estruturados e reforma das existente, aumento do salários dos professores com mínimo de R$ 5.000 ( teremos professores mais felizes e com mais vontade de trabalhar ).

 

* Melhoramento da estrutura de treinamento das policias federais, municipais e estaduais. Aumento de efetivos e Salários + Abonos ( Um alto custo que será reduzido conforme o tempo, pois com a educação melhorado, teremos mais pessoas qualificadas e menos bandidagem)

 

* Criações de cidades projetadas com toda estruturas citadas acima com investimentos privados para garantia de empregos ( para desafogar as grandes metrópolis )

 

* Criações de Leis Ambientais com forte fiscalização para evitar fraudes e roubos ( Ajudaria muito no desmatamento tanto em reservas ambientas, como em morros e margens de rios em grande cidades. Evitaria crescimentos de favelas em morros ( representa 70% das favelas brasileiras )

 

Com isso tudo acontecendo, teremos brasileiros amando mais seu país ( Amor a Pátria ) e suas cidades, teriamos pessoas respeitando o outro, teriamos pessoas mais educadas, jogando menos lixo nas ruas e rios, teríamos mais civilização, teriamos um país mais respeitado internacionalmente.

 

E sabe que eu acho?

Que isso é possivel sim e num futuro próximo!!

Tornariamos um exemplo global ( O que fará com que outros países melhorassem e dai sim teremos um mundo melhor)

 

Será que o que eu escrevi é algum absurdo?

É um sonho que pode se realizar, pq podemos e somos capazes de melhorar.

:rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Quase fiquei louco em CDJ no sabado tanta gente tantos carros , tão quente kkk , eu nao estou acostumado com isso nao , 25 pila pra estacionar !

 

CDJ tava um SACO mesmo, saio de SP pra fugir do transito e baderna e veja o que encontramos...

 

Eu adoro CDJ mas o que o Torales falou é verdade, assim como a maioria das cidades turísticas, as ruas em que os turistas mais frequentam são sempre lindas mas a cidade pode esconder uma triste periferia...

 

Eu já andei muito por CDJ em busca de pousadas baratas, inclusive imoveis baratos nas periferias para aluguel em temporada, conheci lugares com vistas exuberantes que nenhum turista tem ideia mas que abrigam pessoas em condições muito ruins, dá realmente pra chamar de favela muitos lugares ali.

 

 

Aquele lugar onde entramos em CDJ é um bom exemplo o lugarzinho feio e bem humilde o resto é bem bonito !

 

Aquilo é bonito perto de certos lugares em CDJ, pode acreditar rsrs

Link to comment
Share on other sites

Quase fiquei louco em CDJ no sabado tanta gente tantos carros , tão quente kkk , eu nao estou acostumado com isso nao , 25 pila pra estacionar !

 

25 reais pra estacionar :shok: ? Que loucura, isso é praticamente um assalto!

Não gosto de cidades turísticas muito top que vendem o frio como Gramado. Tudo muito caro, pessoas que vivem de aparências, trânsito caótico. Mais chances de frio e neve, vá até os Aparados da Serra, Ausentes, Bom Jesus...Gramado é mais pela gastronomia, luxo, status, rede hoteleira, badalação.

Link to comment
Share on other sites

Quase fiquei louco em CDJ no sabado tanta gente tantos carros , tão quente kkk , eu nao estou acostumado com isso nao , 25 pila pra estacionar !

 

25 reais pra estacionar :shok: ? Que loucura, isso é praticamente um assalto!

Não gosto de cidades turísticas muito top que vendem o frio como Gramado. Tudo muito caro, pessoas que vivem de aparências, trânsito caótico. Mais chances de frio e neve, vá até os Aparados da Serra, Ausentes, Bom Jesus...Gramado é mais pela gastronomia, luxo, status, rede hoteleira, badalação.

 

Cara, tem muita coisa muito simples e barata em Gramado e Canela. Aliás, cada vez mais. Diria que é a farra da classe média brasileira, vide a enormidade de excursões CVC. Vc realmente conhece a fundo a região? Cidades "caras e exclusivas" o que menos há é povo nas ruas...

Link to comment
Share on other sites

Vendo aqui e em outros lugares, as pessoas criticando o Brasil

O Brasil tem sim muitas desgraças

mas acho que isso vem do fator "Falta de amor a pátria"

chega ser deprimente ver tantos brasileiros só falarem mal do Brasil, ninguem ver qualidade, só ver vergonha e decepção.

É claro que estamos longe de ser um país consideravel bom para viver.

Reclamamos dos governantes que de fato são bando de merdas, porem, nós tb somos!

O povo é corrupto tambem

Se aparece um candidato oferecendo 100 reais p vc por cartaz bem grande na porta de casa, sem duvida iria aceitar

e se somos nós no lugar deles? com toda facilidade para roubar? será que não roubariamos, acho que 90% da população roubaria, sabe pq? por não ter amor a pátria, tudo acha defeito e quando procura motivo para fazer algo errado, diz que já ta tudo uma merda e nada vai mudar.

 

E por isso que a educação está um lixo, idem para saude ,segurança, saneamento básico e etc

 

Temos todo direito de reclamar, porém reclamemos agindo!

 

O Brasil é lindo

* Temos praias lindas

* Temos cidades com melhores climas do mundo

* Temos diversificade da fauna e flora mais bela do mundo

* Temos riquezas naturais

 

Sabe o que falta para tudo ficar perfeito?

 

* Criar Leis que limita quantidade de filhos para familias de baixa renda ( pq é só ir para uma zona carente para ver mães com no minimo 5 filhos, tudo para ter maior renda no bolsa familia )

 

* Fazer super projeto com fiscalização severa em saneamento básico para todo brasil ( pq quanto mais saneamento, menos pessoas doentes e menos custos para os hospitais )

 

* Educação integral para todos os alunos brasileiro com horario de 8h até as 15h ( considerado ideal para ONU ), para isso, investimento pesado na educação como criação de mais escolas bem estruturados e reforma das existente, aumento do salários dos professores com mínimo de R$ 5.000 ( teremos professores mais felizes e com mais vontade de trabalhar ).

 

* Melhoramento da estrutura de treinamento das policias federais, municipais e estaduais. Aumento de efetivos e Salários + Abonos ( Um alto custo que será reduzido conforme o tempo, pois com a educação melhorado, teremos mais pessoas qualificadas e menos bandidagem)

 

* Criações de cidades projetadas com toda estruturas citadas acima com investimentos privados para garantia de empregos ( para desafogar as grandes metrópolis )

 

* Criações de Leis Ambientais com forte fiscalização para evitar fraudes e roubos ( Ajudaria muito no desmatamento tanto em reservas ambientas, como em morros e margens de rios em grande cidades. Evitaria crescimentos de favelas em morros ( representa 70% das favelas brasileiras )

 

Com isso tudo acontecendo, teremos brasileiros amando mais seu país ( Amor a Pátria ) e suas cidades, teriamos pessoas respeitando o outro, teriamos pessoas mais educadas, jogando menos lixo nas ruas e rios, teríamos mais civilização, teriamos um país mais respeitado internacionalmente.

 

E sabe que eu acho?

Que isso é possivel sim e num futuro próximo!!

Tornariamos um exemplo global ( O que fará com que outros países melhorassem e dai sim teremos um mundo melhor)

 

Será que o que eu escrevi é algum absurdo?

É um sonho que pode se realizar, pq podemos e somos capazes de melhorar.

:rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm:

 

 

Todas as tuas qualidades acima citadas são qualidades geográficas/naturais, e não mérito humano. Que mérito o brasileiro tem de ter grandes recursos naturais e praias bonitas? A gente continua usando os recursos naturais de forma colonial, e o turismo perdemos feio até pra países minúsculos da América central.

 

Tais viajando total hahaah, tudo isso acima citado de coisas que o Brasil precisa são coisas defasadas de décadas/séculos, a maioria são problemas crônicos, não vão ser mudados de um governo pra outro, beira a utopia.

 

Basta olhar para Copa e a organização toda esculhambada.

 

O problema do brasileiro na real é falar mal do próprio país só por falar e não fazer porra nenhuma pra melhorar também. E achar que os problemas daqui são exclusivos do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Dizer que Gramado é turismo de luxo e para VIPs é o mesmo que dizer que Miami é turismo de luxo de para poucos. Essas duas cidades sofrem com este preconceito, pois na verdade são turismo de massa.

Ok! Turismo de massa, para as classes média e alta. Mas são caóticas de trânsito nos finais de semana, férias e feriados.

Link to comment
Share on other sites

Dizer que Gramado é turismo de luxo e para VIPs é o mesmo que dizer que Miami é turismo de luxo de para poucos. Essas duas cidades sofrem com este preconceito, pois na verdade são turismo de massa.

Ok! Turismo de massa, para as classes média e alta. Mas são caóticas de trânsito nos finais de semana, férias e feriados.

 

Edison, permita-me discordar mais uma vez.

 

Te faço uma pergunta e uma afirmação:

 

1- Existe turismo para classe baixa ou classe baixa faz turismo?

 

2- O trânsito é caótico em 5 finais de semana do ano: páscoa, festival de cinema (olhe lá) e os 3 que antecedem o Natal. No resto é normal.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dizer que Gramado é turismo de luxo e para VIPs é o mesmo que dizer que Miami é turismo de luxo de para poucos. Essas duas cidades sofrem com este preconceito, pois na verdade são turismo de massa.

Ok! Turismo de massa, para as classes média e alta. Mas são caóticas de trânsito nos finais de semana, férias e feriados.

 

Edison, permita-me discordar mais uma vez.

 

Te faço uma pergunta e uma afirmação:

 

1- Existe turismo para classe baixa ou classe baixa faz turismo?

 

2- O trânsito é caótico em 5 finais de semana do ano: páscoa, festival de cinema (olhe lá) e os 3 que antecedem o Natal. No resto é normal.

 

Amigo Bruno, desculpe discordar de você, mas como canelense devo te dizer que a situação do transito está caótica em todos os finais de semana e até durante a semana nos horários de pico, de manhã cedo, meio-dia e fim de tarde. Quando tenho compromissos em Gramado, tenho que sair 40 minutos antes para não ter atraso, e isso para percorrer um trecho de 7 km!!!!

Link to comment
Share on other sites

Dizer que Gramado é turismo de luxo e para VIPs é o mesmo que dizer que Miami é turismo de luxo de para poucos. Essas duas cidades sofrem com este preconceito, pois na verdade são turismo de massa.

 

Depende do conceito de VIP...

Sinceramente, eu considero sim se hospedar em CDJ no inverno uma coisa de rico, a não ser que você conheça pousadas da periferia...

Falar que só por que lota é turismo das massas pra mim não procede.

Link to comment
Share on other sites

Dizer que Gramado é turismo de luxo e para VIPs é o mesmo que dizer que Miami é turismo de luxo de para poucos. Essas duas cidades sofrem com este preconceito, pois na verdade são turismo de massa.

 

Depende do conceito de VIP...

Sinceramente, eu considero sim se hospedar em CDJ no inverno uma coisa de rico, a não ser que você conheça pousadas da periferia...

Falar que só por que lota é turismo das massas pra mim não procede.

 

 

CONCORDO, É DE CLASSE MÉDIA/MÉDIA ALTA PARA CIMA, LONGE DO ALCANCE DE 80/85% DO BRASILEIROS .

Link to comment
Share on other sites

Valdir, talvez a tua percepção interiorana faça vc crer que trânsito caótico. Para mim a existência de muitos carros não é sinônimo de caos, mas sim quando tudo pára. Conheço bem a cidade e posso te garantir que está MUITO longe do trânsito visto nas grandes cidades, estes sim caóticos.

 

O transito que eu e o William pegamos nesse fim de semana em CDJ bate de frente com muito lugar em SP na hora do rush, não sei se é regra nessa época mas talvez tenha ficado daquele jeito por um evento que estava acontecendo de carros antigos na cidade também... o Sergio deve saber.

Link to comment
Share on other sites

Valdir, talvez a tua percepção interiorana faça vc crer que trânsito caótico. Para mim a existência de muitos carros não é sinônimo de caos, mas sim quando tudo pára. Conheço bem a cidade e posso te garantir que está MUITO longe do trânsito visto nas grandes cidades, estes sim caóticos.

 

O transito que eu e o William pegamos nesse fim de semana em CDJ bate de frente com muito lugar em SP na hora do rush, não sei se é regra nessa época mas talvez tenha ficado daquele jeito por um evento que estava acontecendo de carros antigos na cidade também... o Sergio deve saber.

 

Frost, estive em CDJ umas 10 vezes nos ultimos 2 anos. a regra é o transito fluir relativamente bem, mesmo no inverno se evitar o centrinho e Capivari, nao vi tantos problemas assim de transito. O que pega mesmo é o centrinho, pra parar la e tomar uma gelada no baden baden ai sim o negocio fica complicado.

 

Sobre o estacionamento, ano passado no nosso encontro baziano o maximo que paguei foi 22 reais por 3 horas. Ou vc para na rua e da cincao pros guardadores de carro e reza.

Mas fora da temporada, CDJ é uma cidade até que tranquila pra andar.

 

Bruno, Se vc pagar mais de 70 pra comer em um rodizio de fondue ai em Gramado, entao nao está mais barato que CDJ.

 

O charme de CDJ esta mais no apelo do clima europeu do que na cidade em si.

Link to comment
Share on other sites

Frost, estive em CDJ umas 10 vezes nos ultimos 2 anos. a regra é o transito fluir relativamente bem, mesmo no inverno se evitar o centrinho e Capivari, nao vi tantos problemas assim de transito. O que pega mesmo é o centrinho, pra parar la e tomar uma gelada no baden baden ai sim o negocio fica complicado.

 

Sobre o estacionamento, ano passado no nosso encontro baziano o maximo que paguei foi 22 reais por 3 horas. Ou vc para na rua e da cincao pros guardadores de carro e reza.

Mas fora da temporada, CDJ é uma cidade até que tranquila pra andar.

 

Bruno, Se vc pagar mais de 70 pra comer em um rodizio de fondue ai em Gramado, entao nao está mais barato que CDJ.

 

O charme de CDJ esta mais no apelo do clima europeu do que na cidade em si.

 

Arthur, Gramado e Canela são cheias de restaurantes para turistas de renda modesta. Locais onde o cara pode comer um Buffet or 25 pila, uma baguete por 18 pila, um cafézinho com chocalate por 5 pila. Mesmo foundues por 30 pila a noite. CHEIO! Isso inexiste em CDJ. Ao menos foi o que eu percebi quando estive lá.

 

Agora, não me venham com o papo de que isso não é preço para a baixa renda, pois é claro que não é. Aliás, a baixa renda não viaja, muito menos come na rua. Quando come, é em taunerzinha que vende cachorro-quente de 1,99. Existe algum destino turística para esse tipo de consumidor no mundo?

Link to comment
Share on other sites

Frost, estive em CDJ umas 10 vezes nos ultimos 2 anos. a regra é o transito fluir relativamente bem, mesmo no inverno se evitar o centrinho e Capivari, nao vi tantos problemas assim de transito. O que pega mesmo é o centrinho, pra parar la e tomar uma gelada no baden baden ai sim o negocio fica complicado.

 

Sobre o estacionamento, ano passado no nosso encontro baziano o maximo que paguei foi 22 reais por 3 horas. Ou vc para na rua e da cincao pros guardadores de carro e reza.

Mas fora da temporada, CDJ é uma cidade até que tranquila pra andar.

 

Bruno, Se vc pagar mais de 70 pra comer em um rodizio de fondue ai em Gramado, entao nao está mais barato que CDJ.

 

O charme de CDJ esta mais no apelo do clima europeu do que na cidade em si.

 

Arthur, Gramado e Canela são cheias de restaurantes para turistas de renda modesta. Locais onde o cara pode comer um Buffet or 25 pila, uma baguete por 18 pila, um cafézinho com chocalate por 5 pila. Mesmo foundues por 30 pila a noite. CHEIO! Isso inexiste em CDJ. Ao menos foi o que eu percebi quando estive lá.

 

Agora, não me venham com o papo de que isso não é preço para a baixa renda, pois é claro que não é. Aliás, a baixa renda não viaja, muito menos come na rua. Quando come, é em taunerzinha que vende cachorro-quente de 1,99. Existe algum destino turística para esse tipo de consumidor no mundo?

 

Meu pensamento altamente "burguês" é de que é totalmente impossível uma prefeitura investir muita grana em turismo (ruas bonitas e arborizadas, fiação elétrica subterrânea, atrações diversas e parques), juntamente com grandes empreendedores fazendo belos restaurantes, bares entre outras formas de entretenimento e esperando consumidores que esperam gastar menos de 10 reais por dia. A conta não fecha e isso é óbvio.

 

Em Gramado e Canela existem todos os tipos de opção, entre os que querem gastar muito e os que querem gastar apenas um valor razoável e equivalente à classe média brasileira. Em CDJ ficamos num hotel bem meia boca com um preço bem elevado. Isso achei ruim. Pra ir pra CDJ e se hospedar bem como se hospeda em Gramado e Canela precisa gastar BEM mais dinheiro. A demanda por turismo de alto luxo é maior em CDJ do que no RS e isso acaba sobrando para lugares que não são tão bons assim e que cobram bem caro.

Link to comment
Share on other sites

Frost, estive em CDJ umas 10 vezes nos ultimos 2 anos. a regra é o transito fluir relativamente bem, mesmo no inverno se evitar o centrinho e Capivari, nao vi tantos problemas assim de transito. O que pega mesmo é o centrinho, pra parar la e tomar uma gelada no baden baden ai sim o negocio fica complicado.

 

Sobre o estacionamento, ano passado no nosso encontro baziano o maximo que paguei foi 22 reais por 3 horas. Ou vc para na rua e da cincao pros guardadores de carro e reza.

Mas fora da temporada, CDJ é uma cidade até que tranquila pra andar.

 

Bruno, Se vc pagar mais de 70 pra comer em um rodizio de fondue ai em Gramado, entao nao está mais barato que CDJ.

 

O charme de CDJ esta mais no apelo do clima europeu do que na cidade em si.

 

Arthur, Gramado e Canela são cheias de restaurantes para turistas de renda modesta. Locais onde o cara pode comer um Buffet or 25 pila, uma baguete por 18 pila, um cafézinho com chocalate por 5 pila. Mesmo foundues por 30 pila a noite. CHEIO! Isso inexiste em CDJ. Ao menos foi o que eu percebi quando estive lá.

 

Agora, não me venham com o papo de que isso não é preço para a baixa renda, pois é claro que não é. Aliás, a baixa renda não viaja, muito menos come na rua. Quando come, é em taunerzinha que vende cachorro-quente de 1,99. Existe algum destino turística para esse tipo de consumidor no mundo?

 

Meu pensamento altamente "burguês" é de que é totalmente impossível uma prefeitura investir muita grana em turismo (ruas bonitas e arborizadas, fiação elétrica subterrânea, atrações diversas e parques), juntamente com grandes empreendedores fazendo belos restaurantes, bares entre outras formas de entretenimento e esperando consumidores que esperam gastar menos de 10 reais por dia. A conta não fecha e isso é óbvio.

 

Em Gramado e Canela existem todos os tipos de opção, entre os que querem gastar muito e os que querem gastar apenas um valor razoável e equivalente à classe média brasileira. Em CDJ ficamos num hotel bem meia boca com um preço bem elevado. Isso achei ruim. Pra ir pra CDJ e se hospedar bem como se hospeda em Gramado e Canela precisa gastar BEM mais dinheiro. A demanda por turismo de alto luxo é maior em CDJ do que no RS e isso acaba sobrando para lugares que não são tão bons assim e que cobram bem caro.

 

"Burguesmente"falando

 

Sabem qual a populacao do estado de SP? Peguem o Brasil e dividam por 4. Só SP sozinho já corresponde a 1 quarto da populacao brasileira total, o restante tem que ser divido em 20 e tantos estados.

 

O que acontece onde se tem mais pessoas? Existe mais gente pra gastar, mais grana, isso resulta em que?

 

Respondam os que sacaram a idéia.

Link to comment
Share on other sites

O Torales, como de costume, faz uma leitura perfeita do caso.

 

Arthur, o problema de SP é a escassez de oferta (como bem disse o Torales), tornando serviços modestos, caros.

 

 

Bruno, SP nao tem escassez de oferta. Faz uma pesquisa no Hotel Urbano ou em qualquer outro site de busca de hoteis e me fala quantos hotéis vc encontrou pra CDJ. Depois faz pra uma cidade turistica qualquer .

 

Aqui o resultado para o hotel urbano:

Campos do Jordao 71 opcoes de hospedagem

Florianópolis 66 opcoes

Sao Joaquim 1 opcao

Gramado 62 opcoes

 

Falo com propriedade. Ano passado fiz uma viagem de dia dos namorados que marquei desde Janeiro pra CDJ. Paguei EM JANEIRO 450 reais. Se eu fechasse em Junho, ja nao teriam vagas e as ultimas pra mesma pousada fecharam em 1100 reais (2 diarias fim de semana).

 

O problema de SP é a quantidade de pessoas que vivem aqui. Peguem essa mesma estrutura hoteleira de CDJ e levem pra Sao Joaquim, duvido que teria a mesma taxa absurda de visitantes de SC que CDJ tem de SP. E duvido que teria o mesmo preco de CDJ.

 

Ja Gramado creio ser um caso a parte. Mas lota igual CDJ, Bruno?

 

A lei da oferta e procura é cruel, aqui na cidade de SP se vc quiser comer bem, se prepara pra gastar mais de 100 pau, um outback em SP com 1 hora de fila vc nao paga menos que 150 pra vc e sua namorada por exemplo. PORQUE TEM MUITA GENTE EM SP.

Link to comment
Share on other sites

 

 

"Burguesmente"falando

 

Sabem qual a populacao do estado de SP? Peguem o Brasil e dividam por 4. Só SP sozinho já corresponde a 1 quarto da populacao brasileira total, o restante tem que ser divido em 20 e tantos estados.

 

O que acontece onde se tem mais pessoas? Existe mais gente pra gastar, mais grana, isso resulta em que?

 

Respondam os que sacaram a idéia.

 

Resulta na exploração "do turista" e não do turismo, que é o que acontece em CDJ.

 

É a velha lei da oferta e da demanda em ação.

 

Alguém tem que providenciar urgentemente uma nova CDJ.

 

Já disseram isso por aqui e eu assino embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que vou apresentar sao numeros e o porque as coisas em SP sao as mais caras no Brasil.

 

Revista exame:

 

"De acordo com o levantamento, o país possui 129.867 milionários. O Estado com a maior concentração de ricos é São Paulo, com 63.398."

 

"A contribuição de cada estado para o PIB do Brasil

Enquanto São Paulo concentra 31% de todo valor gerado pela economia brasileira, a participação de estados como Roraima e Acre não ultrapassa 0,2%"

 

sitehttp://top10mais.org/top-10-hoteis-mais-caros-do-brasil/

Dos 10 hotéis mais caros do Brasil, 5 ficam na CIDADE de SP.

 

Cara, nao pense em bairrismo e puxasquismo da exame e de quem montou essa pesquisa de hoteis. a verdade tem que ser dita. quem é comerciante em SP, poe o preco que quiser, pq tem muita gente que pode pagar. a proporcao de populacao de SP é absurdamente maior que em outros estados. Como resultado, mesmo SP tendo uma boa estrutura de turismo, gastronomia e boas estradas pro povo viajar, nao dá conta do publico interno, como resultado supervaloriza seu produto, SEJA QUAL FOR.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, o que vou apresentar sao numeros e o porque as coisas em SP sao as mais caras no Brasil.

 

Revista exame:

 

"De acordo com o levantamento, o país possui 129.867 milionários. O Estado com a maior concentração de ricos é São Paulo, com 63.398."

 

"A contribuição de cada estado para o PIB do Brasil

Enquanto São Paulo concentra 31% de todo valor gerado pela economia brasileira, a participação de estados como Roraima e Acre não ultrapassa 0,2%"

 

sitehttp://top10mais.org/top-10-hoteis-mais-caros-do-brasil/

Dos 10 hotéis mais caros do Brasil, 5 ficam na CIDADE de SP.

 

Cara, nao pense em bairrismo e puxasquismo da exame e de quem montou essa pesquisa de hoteis. a verdade tem que ser dita. quem é comerciante em SP, poe o preco que quiser, pq tem muita gente que pode pagar. a proporcao de populacao de SP é absurdamente maior que em outros estados. Como resultado, mesmo SP tendo uma boa estrutura de turismo, gastronomia e boas estradas pro povo viajar, nao dá conta do publico interno, como resultado supervaloriza seu produto, SEJA QUAL FOR.

 

Arthur, não precisa me explicar. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Sobre transito, faco a seguinte proposta: peguem o carro aqui em SP, saiam de Interlagos as 18 horas e tentem chegar na Av. Aricanduva, pegando só as marginais pinheiros e tiete.

 

Depois, subam a serra pra CDJ no auge do inverno.

 

Garanto que acharao CDJ bem tranquila!

 

Arthur, eu vivo e vivi minha vida inteira em SP, conheço bem o "drama" :laugh: :laugh:

O que acontece é que nesse fim de semana o transito vinha LITERALMENTE do portal da cidade até o Capivari!

Deve ter sido o tal evento de carros...

Link to comment
Share on other sites

O Torales, como de costume, faz uma leitura perfeita do caso.

 

Arthur, o problema de SP é a escassez de oferta (como bem disse o Torales), tornando serviços modestos, caros.

 

 

Bruno, SP nao tem escassez de oferta. Faz uma pesquisa no Hotel Urbano ou em qualquer outro site de busca de hoteis e me fala quantos hotéis vc encontrou pra CDJ. Depois faz pra uma cidade turistica qualquer .

 

Aqui o resultado para o hotel urbano:

Campos do Jordao 71 opcoes de hospedagem

Florianópolis 66 opcoes

Sao Joaquim 1 opcao

Gramado 62 opcoes

 

Falo com propriedade. Ano passado fiz uma viagem de dia dos namorados que marquei desde Janeiro pra CDJ. Paguei EM JANEIRO 450 reais. Se eu fechasse em Junho, ja nao teriam vagas e as ultimas pra mesma pousada fecharam em 1100 reais (2 diarias fim de semana).

 

O problema de SP é a quantidade de pessoas que vivem aqui. Peguem essa mesma estrutura hoteleira de CDJ e levem pra Sao Joaquim, duvido que teria a mesma taxa absurda de visitantes de SC que CDJ tem de SP. E duvido que teria o mesmo preco de CDJ.

 

Ja Gramado creio ser um caso a parte. Mas lota igual CDJ, Bruno?

 

A lei da oferta e procura é cruel, aqui na cidade de SP se vc quiser comer bem, se prepara pra gastar mais de 100 pau, um outback em SP com 1 hora de fila vc nao paga menos que 150 pra vc e sua namorada por exemplo. PORQUE TEM MUITA GENTE EM SP.

 

Arthur, é óbvio que SP é o estado com maior oferta de todos os tipos de serviços. A questão é que ela é escassa perante a alta demanda existente. Não precisa me dar uma aula de microeconomia! :mosking:

 

Para um bom entendedor, meia palabra basta :mosking: Não se ofenda com essa brincadeira!

Link to comment
Share on other sites

Podem ter 10 CDJ`s em SP que nao vai dar conta!

 

Tem uma cidadezinha que eu particularmente achei o maximo, que se chama CUNHA. O povo dessa cidade ja se intitula a nova CDJ de SP. e pelo que vi andando nessa cidade, as melhorias que andaram fazendo, a gastronomia, o artesanato e as opcoes de hospedagem, Cunha tem esse potencial de sobra, e ainda é emoldurada por montanhas quase ou tao mais altas que dos lados da Mantiqueira.

 

Uma pena que nao pude tirar uma foto de um certo mirante lá em Cunha, por ser local perigoso pra parar o carro, mas pensem vcs estarem quase na altura de CDJ, e ver um baita vale na sua frente, com as montanhas da mantiqueira na altura de sua vista, coisa linda demais.

 

Qual o problema de cunha? Os precos ja estao quase no nivel de CDJ. E isso pq Cunha nao recebe nem metade dos visitantes de CDJ!

 

O quê é isso? Escassez de ofera, hehe

Link to comment
Share on other sites

 

Arthur, é óbvio que SP é o estado com maior oferta de todos os tipos de serviços. A questão é que ela é escassa perante a alta demanda existente. Não precisa me dar uma aula de microeconomia! :mosking:

 

Para um bom entendedor, meia palabra basta :mosking: Não se ofenda com essa brincadeira!

 

Tai, esse é o ponto. O que falta em SP é a oferta acompanhar a demanda, o que convenhamos, neste momento, acho impossível. SP como estado teria de TRIPLICAR a oferta pra atender a demanda. Está extrema a situacao hj.

 

Se a populacao de SP fosse a METADE do que é hj, garanto a vcs que nossa extrutura hoteleira daria conta, no gargalo, mas daria.

 

Pega no verao a rodovia anchieta ou imigrantes, em Janeiro. Se CDJ é insuportavel em Julho, Praia Grande, Santos e Guarujá sao TERRIVELMENTE INSUPORTAVEIS.

 

Aqui em SP a coisa é BRABA! eheheheh nao me ofendo nao, GURI. :rofl: :rofl: :rofl:

 

Ah o meu teclado de agora esta ruim, se comer letra ou acentuacao, ignorem.

Link to comment
Share on other sites

....Respondam os que sacaram a idéia.

 

Artur, legal e prático.

 

Só não entendi a taxa de câmbio em Canela e Gramado e como trocar os meus parcos reais.

 

Suponho que passaporte não seja necessário ainda.

 

Putz, Eu não queria ganhar nenhuma discussão do RS...ficarei eternamente satisfeito o dia que EMPATAR.

 

Sobre qualquer questão tudo lá é melhor ou seria apenas o meu bairrismo que cega completamente todos os meus sentidos.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

O Torales, como de costume, faz uma leitura perfeita do caso.

 

Arthur, o problema de SP é a escassez de oferta (como bem disse o Torales), tornando serviços modestos, caros.

 

 

Bruno, SP nao tem escassez de oferta. Faz uma pesquisa no Hotel Urbano ou em qualquer outro site de busca de hoteis e me fala quantos hotéis vc encontrou pra CDJ. Depois faz pra uma cidade turistica qualquer .

 

Aqui o resultado para o hotel urbano:

Campos do Jordao 71 opcoes de hospedagem

Florianópolis 66 opcoes

Sao Joaquim 1 opcao

Gramado 62 opcoes

 

Falo com propriedade. Ano passado fiz uma viagem de dia dos namorados que marquei desde Janeiro pra CDJ. Paguei EM JANEIRO 450 reais. Se eu fechasse em Junho, ja nao teriam vagas e as ultimas pra mesma pousada fecharam em 1100 reais (2 diarias fim de semana).

 

O problema de SP é a quantidade de pessoas que vivem aqui. Peguem essa mesma estrutura hoteleira de CDJ e levem pra Sao Joaquim, duvido que teria a mesma taxa absurda de visitantes de SC que CDJ tem de SP. E duvido que teria o mesmo preco de CDJ.

 

Ja Gramado creio ser um caso a parte. Mas lota igual CDJ, Bruno?

 

A lei da oferta e procura é cruel, aqui na cidade de SP se vc quiser comer bem, se prepara pra gastar mais de 100 pau, um outback em SP com 1 hora de fila vc nao paga menos que 150 pra vc e sua namorada por exemplo. PORQUE TEM MUITA GENTE EM SP.

 

Artur,

 

Gramado tem mais ou menos o mesmo tamanho de CDJ. Porém, a estrutura hoteleira conta ainda com Canela, Nova Petrópolis e etc. A rede hoteleira de Gramado e região é imensa. Tanto que no ano passado a prefeitura decidiu vetar projetos de hotéis com mais de 30 leitos para evitar uma superoferta na região. Em SP existe uma demanda claramente reprimida para turismo de serra de classe média. É óbvio, como vc escreveu, que SP tem 5 vezes mais o volume de gente que tem aqui no RS querendo fazer turismo. Então CDJ deveria ser, teoricamente, 5 vezes maior que Gramado pra absorver toda essa turma que anseia viajar. Como não se consegue ir pra serra no inverno (CDJ não cabe todo mundo), muitos paulistas acabam vindo a Gramado ou indo pra praias do nordeste ou exterior. A dificuldade do relevo (terras altas como CDJ e planas praticamente inexistem) fez com que as cidades não se desenvolvessem tanto ali, ficando mais para o sul e embaixo (Taubaté, Pinda e até Bragança do outro lado) sobrando o norte (MG), cujas cidades são mais pobres e não tem o mesmo apelo turístico (incomparável a CDJ e Gramado). Acho que por aí se explica muita coisa. Mas, de fato, CDJ tem talvez mesmo número de hotéis (ou até menos que em Gramado e região) para uma população muito maior. Por isso, preços inapelavelmente mais altos. Compensa menos!

 

Obs: Gramado e região deve estar por volta de 200 hotéis, pousadas, quartos.. enfim, leitos em geral! Pode considerar Caxias do Sul, que tem o interior da cidade com algum apelo turístico, até Cambará do Sul e os cânions.

Link to comment
Share on other sites

 

Resulta na exploração "do turista" e não do turismo, que é o que acontece em CDJ.

 

É a velha lei da oferta e da demanda em ação.

 

Alguém tem que providenciar urgentemente uma nova CDJ.

 

Já disseram isso por aqui e eu assino embaixo.

 

Desculpa Melo, mas prá mim, a lei da oferta e procura é o pilar mestre de uma economia. Um exemplo aqui de CDJ mesmo, o famoso pastel do Maluf, custa entre R$ 30/40,00 e é difícil você passar por lá e não estar lotado, eles até ampliaram o tamanho do espaço para o público.

Se eu vendo um pastel a esse preço e a procura é enorme, não vejo problema algum.Pelo contrário, é bom para o dono (lógico) é bom para o Estado em si, por causa dos impostos pagos e vai proporcionar um prazer, uma sensação de bem estar para a pessoa, que vai poder falar que foi até CDJ e comeu o pastel do Maluf. :mosking:

Enfim, é assim que a economia funciona.

Link to comment
Share on other sites

 

Resulta na exploração "do turista" e não do turismo, que é o que acontece em CDJ.

 

É a velha lei da oferta e da demanda em ação.

 

Alguém tem que providenciar urgentemente uma nova CDJ.

 

Já disseram isso por aqui e eu assino embaixo.

 

Desculpa Melo, mas prá mim, a lei da oferta e procura é o pilar mestre de uma economia. Um exemplo aqui de CDJ mesmo, o famoso pastel do Maluf, custa entre R$ 30/40,00 e é difícil você passar por lá e não estar lotado, eles até ampliaram o tamanho do espaço para o público.

Se eu vendo um pastel a esse preço e a procura é enorme, não vejo problema algum.Pelo contrário, é bom para o dono (lógico) é bom para o Estado em si, por causa dos impostos pagos e vai proporcionar um prazer, uma sensação de bem estar para a pessoa, que vai poder falar que foi até CDJ e comeu o pastel do Maluf. :mosking:

Enfim, é assim que a economia funciona.

 

Não há porque se desculpar, Sergio Moreira, isso o que você explica é muito claro, não dá pra ninguém discordar.

 

E é como já falaram: em número de leitos e de lugares em restaurantes CDJ e Gramado/Canela praticamente se equivalem, mas a população de São Paulo é muito maior. E o poder aquisitivo de Sampa também é fantástico. Daí vendem rolex e jaguar a dar com o pau em CDJ.

 

A proximidade com Sampa transformou CDJ então em um destino com opções ''exclusivas", voltadas para um público muito específico.

 

Na comparação, o público de Gramado/Canela me parece que não tem predominância de um estado. Já vi pesquisas em que seria algo como 1/3 de gaúchos e o restante do Brasil todo, com grande presença de nordestinos. Me parece que a classe "AAA" preferi ir para o exterior do que para a Serra Gaúcha.

 

Tanto é que João Dória & Cia. fizeram planos para transformar especificamente Gramado em destino turístico de altíssimo nível, o que já resultou na inauguração na cidade de um hotel voltado para o segmento "top": http://www.saintandrews.com.br/

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, só uma observação quanto a comer em São Paulo.

Se formos nos lugares "onde todo mundo vai", o que é natural pois são os lugares turísticos, paga-se o "olho da cara" mesmo.

 

Mas ainda come-se bem e relativamente barato.

Só que não nos locais badalados.

O mesmo vale para bares, etc.

Isso acontece em todas as regiões da cidade, naqueles bairros que não são pontos turísticos.

Em cada região, em cada bairro, há muitos estabelecimentos onde se come e se bebe bem por preços mais módicos, mas que quase só o pessoal local que frequenta.

São locais que não estão no Guia 4 Rodas e outras publicações afins.

 

O pessoal do sul me corrija se eu estiver errado, mas é a mesma coisa que ir comer nas praias mais badaladas de Floripa, onde vão os turistas e ir naquelas onde só o pessoal da terra vai.

 

Em Santos é a mesma coisa.

Quando morei lá, comia ótimas peixadas em restaurantes de qualidade (Mas não de luxo) em áreas distantes da praia, sem ser explorado.

Mas eram locais que só os santistas e um ou outro turista conheciam.

Link to comment
Share on other sites

Ostentação/exibição parece ser mais importante que o próprio conforto e bem estar.

 

O rico que não é rico... O verdadeiro rico some no primeiro sinal de aglomeração...

 

O rico que se tornou rico (ou não é), permanece frequentando esse locais "badalados" algum tempo, 4, 5 anos, e depois já não quer mais...

 

Pastel R$40,00? Não é para mim, não importa o tamanho... Pode ter 1kg.

Link to comment
Share on other sites

Melo, eu diria que o turismo de Gramado é 1/5 gaúchos.

 

Já o turismo de CDJ eu diria que é 4/5 de paulistas.

 

O quê vc acha?

 

Olha, eu talvez baixaria para 3/5. 1/5 é de caricoca e fluminense, pq das duas vezes que fui para CDJ, o que tinha de pessoal do RJ não estava no gibi!

 

Nesses quase 6 meses que estou aqui, analisando as pessoas que entraram e compraram alguma coisa aqui na minha loja, eu diria que a situação é mais ou menos assim:

 

50% vieram da capital

30% do interior do estado

20% de outro estado

 

Desses de outros estados, vieram principalmente do RJ. Depois vem MG, estados do Sul e BA.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.