Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O PH teima em continuar com as competições entre estações....ai, my god :laugh: ...

 

John Tourism, me contaram que você é uma pessoa bacana...seja bem vindo ao BAZ! :mosking:

 

No aguardo da chegada do ar polar...amanhã, com a passagem da FF, provável chuva de tarde ou à

noite. Vai ser a PRIMEIRA precipitação do mês.

 

No Sábado, tarde fria, possivelmente sub-20. Também no Domingo há chances para isso. Semana que vem,

chega uma leva de ar frio mais seco. Por enquanto sem mínimas espetaculares, mas será um frio

agradável e constante. O inverno climático começará em boa parte do centro-sul.

 

Bom dia!

Obrigado pelas boas vindas, amigo Renan!

O frio está entrando no RS e esta noite já sentimos o ventinho gelado.

Hoje a temperatura não vai subir muito em PORTO ALEGRE e amanhã será bem frio.

Noite de sábado para domingo gelada, felizmente! KKKKKK

Parece que agora o inverno climático vai se instalar.

Abraços e uma ótima sexta-feira a todos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Bom dia!

O frio está entrando no RS e esta noite já sentimos o ventinho gelado.

Hoje a temperatura não vai subir muito em PORTO ALEGRE e amanhã será bem frio.

Noite de sábado para domingo gelada, felizmente! KKKKKK

Parece que agora o inverno climático vai se instalar.

 

I LOVE YOU

WELCOME

 

:heart: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

O padrão de frio persistente pelos próximos 10-15 dias aparece tanto na grade do Europeu como do GFS e do sempre otimista Global.

 

Modelos de longo prazo também fazem essa aposta a despeito do Pacífico e Atlântico aquecidos.

 

O CFS de longo prazo continua mostrando um JJA interessante, com junho tendo um frio mais restrito ao sul do paralelo 27, num padrão parecido com o meu análogo que é 2009.

 

Já julho e agosto estão indicando anomalias entre próximas a abaixo da média por uma região mais ampla, cobrindo boa parte do centro-sul, sendo julho possivelmente o de maior potencial para desvios negativos da normal.

 

Vejo em alguns mapas que o Atlântico Sul deu uma refrescada na costa, seria importante o Mafili trazer aquele dado semanal.

 

Nesse caminho sigo com o análogo de 2009 crescendo nas paradas.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, é sempre um prazer ver as belas imagens aí do Planalto Curitibano. Ainda mais com essa "cara" de frio que está fazendo.

 

E dorrrme sossegada a "pantera" da Serra do Japi! :sarcastic:

 

16,5º de mínima hoje.

 

16,9º C agora.

 

14,8 mm acumulados.

 

E...vamo que vamo!

Link to comment
Share on other sites

TOP *10* - 23/05

 

4,2 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

4,7 - Morro das Torres SC (Ciram)

4,9 - São Joaquim SC (Inmet)

5,3 - Bom Jesus RS (Ciram)

5,6 - Bagé RS (Inmet)

5,8 - Canguçu RS (Inmet)

5,9 - Vacaria RS (UCS)

6,5 - Canela RS (Inmet)

6,5 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

6,6 - Caçapava do Sul RS (Inmet)

6,6 - Jaguarão RS (Inmet)

6,6 - Pinhal da Serra RS (Corede)

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, é sempre um prazer ver as belas imagens aí do Planalto Curitibano. Ainda mais com essa "cara" de frio que está fazendo.

 

E dorrrme sossegada a "pantera" da Serra do Japi! :sarcastic:

 

16,5º de mínima hoje.

 

16,9º C agora.

 

14,8 mm acumulados.

 

E...vamo que vamo!

É sempre um prazer receber elogios por algo q fazemos mas ficamos com a dúvida:

"será q funcionou?"

Eu lido com o tempo de uma forma mais apaixonada. Eu tento resgatar através das imagens, akilo q me fez gostar tanto de "tempo/clima" q poucas coisas na vida são mais importantes, pra mim.

Parece q o efeito pode ser positivo..

 

Obrigado!

 

O acumulado de ontem chegou ao 13 mm em Piraquara.

Com isso, já chegamos perto dos 50 mm neste maio de pouca chuva no leste paranaense.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O padrão de frio persistente pelos próximos 10-15 dias aparece tanto na grade do Europeu como do GFS e do sempre otimista Global.

 

Modelos de longo prazo também fazem essa aposta a despeito do Pacífico e Atlântico aquecidos.

 

O CFS de longo prazo continua mostrando um JJA interessante, com junho tendo um frio mais restrito ao sul do paralelo 27, num padrão parecido com o meu análogo que é 2009.

 

Já julho e agosto estão indicando anomalias entre próximas a abaixo da média por uma região mais ampla, cobrindo boa parte do centro-sul, sendo julho possivelmente o de maior potencial para desvios negativos da normal.

 

Vejo em alguns mapas que o Atlântico Sul deu uma refrescada na costa, seria importante o Mafili trazer aquele dado semanal.

 

Nesse caminho sigo com o análogo de 2009 crescendo nas paradas.

 

Tenho um pé atrás em relação a essas tendências de "frio" para JJA com Pacífico e Atlântico quentes... acho que a as anomalias negativas dessa previsão não são porque fará frio, mas sim porque será chuvoso, fazendo com que as médias fiquem mais baixas pelo excesso de dias nublados (e talvez não tão frios). Espero estar errado! :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Bom dia!

O frio está entrando no RS e esta noite já sentimos o ventinho gelado.

Hoje a temperatura não vai subir muito em PORTO ALEGRE e amanhã será bem frio.

Noite de sábado para domingo gelada, felizmente! KKKKKK

Parece que agora o inverno climático vai se instalar.

 

I LOVE YOU

WELCOME

 

:heart: :heart: :heart:

 

Obrigado pelo WELCOME. No entanto o I LOVE YOU, realmente eu dispenso MAFILI.

Ah! Não precisa se dar o trabalho de desenhar nada de novo para me ridicularizar, ok? Não vou mais responder a provocações e não perderei meu tempo com isso.

E também não precisa falar na linguagem do "eeeeeeeeeeetche". Até porque eu não falo assim.

TEMPO MELHORANDO EM PORTO ALEGRE, amigos!

Aqui no centro já se sente um ventinho frio, apesar de estar uns 13°c somente, mas a sensação térmica realmente é menor.

Tive que sair com blusão de lã hoje e casaco. Já estava com saudades disso!

Uma ótima sexta-feira a todos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

O padrão de frio persistente pelos próximos 10-15 dias aparece tanto na grade do Europeu como do GFS e do sempre otimista Global.

 

Modelos de longo prazo também fazem essa aposta a despeito do Pacífico e Atlântico aquecidos.

 

O CFS de longo prazo continua mostrando um JJA interessante, com junho tendo um frio mais restrito ao sul do paralelo 27, num padrão parecido com o meu análogo que é 2009.

 

Já julho e agosto estão indicando anomalias entre próximas a abaixo da média por uma região mais ampla, cobrindo boa parte do centro-sul, sendo julho possivelmente o de maior potencial para desvios negativos da normal.

 

Vejo em alguns mapas que o Atlântico Sul deu uma refrescada na costa, seria importante o Mafili trazer aquele dado semanal.

 

Nesse caminho sigo com o análogo de 2009 crescendo nas paradas.

 

Virxe. Padrão 2009?

foi o ano que tivemos calor no encontro em Canela. Quer dizer, não estava tão quente quanto esteve no último feito em S.Joaquim. Mas, estava razoavelmente quente. Vou verificar no Inmet como foi aquele ano. Não recordo nada desse período.

aqui refrescou bastante e já faz a gente se sentir bem melhor.

Se o Atlantico continuar esfriar mais teremos surpresas. A discussão do ano passado passou por isso, também, lembro. E a concentração de gelo no Pólo sul, como está?

Link to comment
Share on other sites

Bom dia....Porto Alegre este ano teve apenas 3 máximas abaixo de 20 graus :

 

18/05 : 19,2

21/05 : 18,3

22/05 : 18,5

 

Provavelmente hoje será a menor do ano. O Cptec dá 16 graus e a Climatempo 17.....

 

Notícia boa, Carlos Dias!

Abraços, amigo.

Link to comment
Share on other sites

TOP *10* - 23/05

 

4,2 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

4,7 - Morro das Torres SC (Ciram)

4,9 - São Joaquim SC (Inmet)

5,3 - Bom Jesus RS (Ciram)

5,6 - Bagé RS (Inmet)

5,8 - Canguçu RS (Inmet)

5,9 - Vacaria RS (UCS)

6,5 - Canela RS (Inmet)

6,5 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

6,6 - Caçapava do Sul RS (Inmet)

6,6 - Jaguarão RS (Inmet)

6,6 - Pinhal da Serra RS (Corede)

 

 

Carlão,

 

Estou procurando por Soledade Tuias na Top10...

 

Binoculars_(PSF).png

Link to comment
Share on other sites

Luba........Tuias não entrou hoje no TOP *10*.....por 1 décimo...

 

:shout:

 

O Tuias vai bombar nas mínimas quando o tempo limpar durante este outono/inverno, podem aguardar! Tenho certeza disso.

Além de tudo, a sensação térmica naquela região é GÉLIDA. Um dos lugares que mais se sente frio no RS.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

O pessoal tem que entender que o clima é dinamico....obviamente que a massa polar pra chegar em SP necessita passar pelo sul, entao volto a dizer pela trilionésima vez, nao tem cabimento comparar as estações do sul com estações do Sudeste neste momento... :russian:

 

Perfeito, Artur. Assim como não tem como comparar estações do sul com uma MP como a que privilegiou o leste do sudeste entre abril e maio nem quando temos um poderoso ASAS no Sudeste..

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre - Maio 2014 (23 dias)

 

18,1 (+1,3) Media

 

15,2 (+2,2) Med Min

 

22,7 (+0,6) Med Max

 

O problema de Porto Alegre foi a ausência de frio e não o excesso de calor, é só ver as anomalias acima..!!

 

OBS: considerando max de 16,0 para hoje

 

Verdade! Nem tivemos o famoso "veranico de maio" este ano. O que ocorreu, foi a ausência de frio significativo mesmo, não somente em Porto Alegre, mas de um modo geral em todo o Sul do Brasil.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

As informações trazidas pelo Caio são espetaculares. O que interessa é ter frio constante, ter um padrão de frio seguido. Gosto de extremos, claro, mas ter dias seguidos de frio é o melhor de tudo!!

Em Livramento a mínima foi de 8,1 com vento sul, e sensação térmica bem baixa.

O frio chegou, com 40 dias de atraso, mas chegou!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a chuva variou entre 7 e 20,6 mm nas estações do CGE.

 

O dia amanheceu nublado e escuro, com garoa/chuva fraca.

 

Agora, aqui na zona norte, as nuvens baixas deram uma boa dissipada, ficando apenas as médias e altas, deixando passar um solzinho fraco.

 

Máximas de ontem,

Mirante: 27,1ºC (Não bateu o recorde deste mês de maio, que continua sendo 27,7ºC no dia 7)

IAG: 28,1ºC

 

No momento, os 3 aeroportos da capital paulista marcam 20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas CGE SP

Penha 17,9

Perus 16,8

Pirituba 17,0

Freguesia do Ó 16,8

Santana/Tucuruvi 17,8

Tremembé 17,3

São Miguel Paulista 17,3

Itaim Paulista 17,8

São Mateus 16,8

Sé - CGE 17,1

Butantã 17,2

Ipiranga 17,5

Santo Amaro 17,5

M Boi Mirim 17,2

Barragem Parelheiros 16,3

Lapa 17,6

Campo Limpo 17,6

Capela do Socorro 16.2

Vila Formosa 17,6

Móoca 17,9

Itaquera 17,7

Vila Prudente 17,3

Anhembi 17,7

Vila Maria / Guilherme 17,0

Vila Mariana 17,1

Riacho Grande 16,3

Mauá - Paço Municipal 17,3

 

 

Pelos dados creio que a estação de Capela do Socorro está bem calibrada ( talvez uns 99% calibrada ).

Privilegiada pela sua localização.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, a chuva variou entre 7 e 20,6 mm nas estações do CGE.

 

O dia amanheceu nublado e escuro, com garoa/chuva fraca.

 

Agora, aqui na zona norte, as nuvens baixas deram uma boa dissipada, ficando apenas as médias e altas, deixando passar um solzinho fraco.

 

Máximas de ontem,

Mirante: 27,1ºC (Não bateu o recorde deste mês de maio, que continua sendo 27,7ºC no dia 7)

IAG: 28,1ºC

 

No momento, os 3 aeroportos da capital paulista marcam 20ºC.

 

Picolé de chuchu curtiu isto!

 

chuchu11.jpg

Link to comment
Share on other sites

Este termômetro da Incoterm é excelente, já vem numa espécie de abrigo, para mínimas eu indico, não perde em nada para um digital e digo mais, desafio qq cientista , pode colocar ele ao lado da Davis Vaisalla, Dria, qq que seja a estação, a diferença será mínima entre eles...

Mínima hoje aqui no meu q é deste tipo foi de 6.6º

5a4e8969c35e9_TermmetromercurioIncoterm.jpg.3b80de1d61f607c5850c142bde9d7d73.jpg

Link to comment
Share on other sites

TOP *10* - 23/05

 

4,2 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

4,7 - Morro das Torres SC (Ciram)

4,9 - São Joaquim SC (Inmet)

5,3 - Bom Jesus RS (Ciram)

5,6 - Bagé RS (Inmet)

5,8 - Canguçu RS (Inmet)

5,9 - Vacaria RS (UCS)

6,2 - Caxias do Sul (BASF)

6,5 - Canela RS (Inmet)

6,5 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

6,6 - Caçapava do Sul RS (Inmet)

6,6 - Jaguarão RS (Inmet)

 

São Joaquim está tendo suas mínimas agora de manhã... 4,6 no Inmet. E o Morro da Igreja continua fora do ar...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.