Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

De novo essa polêmica com a Capela do Socorro , já foi explicado algumas vezes sobre essa estação ,mas vamos lá de novo .

A estação capela do Socorro fica na região de parelheiros na estrada de Parelheiros numa região com matas , altitude acima de 800 m há mais ou menos uns 6 km da represa , o bairro Parelheiros-Barragem fica colado na represa que ameniza as temperaturas mínimas , a região sofre mais com a maritimidade e nevoeiros além da altitude ser menor .A distância entre estas estações gira em torno de 10 kms . Se estações coladas uma nas outras tem diferenças grandes , o que dirá 10 kms de distância .

 

Desta vez ficou muito improvável. A noite era de nebulosidade, e são 3,2°C de diferença, se fosse céu limpo pelo menos... Qual a diferença de altitude? 100 metros não dá nem 1 grau de diferença, que dirá 3. As estações mais continentais e que talvez tenham tido menos nebulosidade como Perus e Tremembé registraram apenas 11,3°C e 10,8°C, muito longe de 8,7°C. Nenhuma estação da zona sul registrou algo próximo. Ficaram na casa de 14/15.

 

Mesmo com urbanização e outros fatores está muito diferente.

Link to comment
Share on other sites

E aprochegue-se que o Bichin está a caminho...

 

10292517_671248069579681_3499097765088992604_n.jpg

Vitor, em quanto tempo tu acha que o ar polar chega no RS?

Sigo com 15.5ºC e chuva.

 

Amanhã a tarde/Noite o ar frio começa a entrar realmente. No momento estamos com um ar neutro.

 

Por aqui 14ºC ainda e segue chovendo.

 

RBS DEU MÁXIMA DEU 21ºC hoje para Bagé... Sinceramente... Nem vou postar o que penso se não sou banido. :mosking:

 

E a pergunta que paira no ar...

 

Há baixadas ou topões no Cantareira ?? Vamos instalar estações lá diariamente e está resolvida a seca.

Link to comment
Share on other sites

Sério ? A alguns dias fizeram um alarde por uma onda de frio extremamente forte e não chegará nada de mais , então começo a acreditar num bom inverno em 2014 kkkkkk !

 

Sério 2.

 

Eu li ou penso que li.q

 

Empresa muito conceituada [ que não é a Climatempo e a Somar] dizendo que não viria frio até.... [esqueci]

 

Eu ouvi ou penso que ouvi um campeão de audiência [ que não é da Climatempo e da Somar] dizendo que não vinha frio.

 

Depois eu li e ouvi ou talvez minha imaginação pregou-me novamente as habituais peças.

 

As mesmas empresas dizendo tudo ao contrário.

 

E o interessante o Ronaldo também teve essa impressão.

 

Felizmente como ele é muito mais sábio que eu....Aconselhou: Controle os dedinhos.

 

Então, tá. Fingers under control

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Não gosto de ar seco e inconstância de chuvas. Chover bastante em um período e depois secar não adianta. 0mm eu morreria... :laugh:

 

Aqui passa meses sem cair uma gota de chuva (principalmente nas áreas mais próximas do litoral). :laugh:

 

Mas aí tem brisa e ar úmido. O problema é quando ocorre ar seco + falta de chuvas. Se o ar não for muito seco e não tiver muito sol durante o dia, até sobrevivo bem a falta de chuvas.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Pois é..nebulosidade em boa parte de SP-Município e leste da grande SP. E como Capela do Socorro registrou 8,7ºC e Parelheiros 12°C?

 

A mínima em Parelheiros condiz com a nebulosidade na imagem de satélite... agora, Capela do Socorro, me deixou cabreiro. :russian:

 

De novo essa polêmica com a Capela do Socorro , já foi explicado algumas vezes sobre essa estação ,mas vamos lá de novo .

A estação capela do Socorro fica na região de parelheiros na estrada de Parelheiros numa região com matas , altitude acima de 800 m há mais ou menos uns 6 km da represa , o bairro Parelheiros-Barragem fica colado na represa que ameniza as temperaturas mínimas , a região sofre mais com a maritimidade e nevoeiros além da altitude ser menor .A distância entre estas estações gira em torno de 10 kms . Se estações coladas uma nas outras tem diferenças grandes , o que dirá 10 kms de distância .

 

Juzinho, reconheço que a região pode ser um gelo. Mas veja, pelas imagens do satélite toda a região sul e central de SP estavam tapadas de nuvens/nevoeiros. As outras estações mais frias registraram valores parecidos, como São Mateus e Parelheiros.

 

Teoricamente as condições estavam parelhas nestas regiões de SP.

 

Não vejo nenhum problema em desconfiar de uma estação que vem saltando aos olhos mesmo em condições normais para toda SP e grande SP, com valores muito baixos. Quem sabe não há problemas e possamos alertá-los sobre isto?

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, já podem jogar a toalha! A Climatempo acabou de sepultar o inverno 2014. O jeito é esperar 2015. :negative:

Sério ? A alguns dias fizeram um alarde por uma onda de frio extremamente forte e não chegará nada de mais , então começo a acreditar num bom inverno em 2014 kkkkkk !

 

Falaram que o El Niño vai deixar o inverno quente no Sudeste e ensopado no Sul.

Link to comment
Share on other sites

Capela do Socorro - A OYMYAKON PAULISTANA.......!!!!

 

08,7 - Capela do Socorro (CGE)

10,5 - Marcilaq (INPE)

10,8 - Tremembé (CGE)

11,3 - Perus (CGE)

11,3 - São Mateus (CGE)

11,8 - Pirituba (CGE)

12,0 - Mauá (CGE)

12,0 - Parelheiros (CGE)

13,0 - Riacho Grande (PWS, km 29,0 Via Anchieta)

13,2 - Itaquera (CGE)

13,9 - Riacho Grande (CGE,km 26,5 Via Anchieta)

14,5 - Vl Mariana (CGE)

14,8 - Santana (CGE)

14,8 - Sé (CGE)

15,1 - Sto Amaro (CGE)

15,5 - Vl Madalena (PWS)

16,0 - Congonhas (Aero)

Link to comment
Share on other sites

Aparentemente todo o RS está abaixo de 20ºC agora.

 

Na RBS, 15,9ºC em Passo Fundo e Gramado, 15,8 em Caxias e 18,3 em Porto Alegre.

 

Chove com 14ºC em Bagé. :heat:

 

Opa! Nem sabia que havia voltado a estação de Gramado da RBS! Ela tem máximas espetaculares e reflete o clima dos topos da cidade entre 840 e 870 metros (Bairro Planalto, Lago Negro e Parque Knorr). Para que possam comparar, minha estação está numa encosta de 750 metros.

Link to comment
Share on other sites

Hoje

 

2,0 - Campos do Jordão (Conv - Horto Florestal)

2,3 - Campos do Jordão (PWS - Vl Inglesa)

3,5 - Campos do Jordão (INPE - Capivari)

6,8 - Campos do Jordão (Aut/Inmet - Jaguaribe)

7,0 - Campos do Jordão (Conv/Inmet - Jaguaribe)

7,5 - Campos do Jordão (PWS - Jaguaribe)

 

Para mínimas, essa estação no Jaguaribe é lamentável. Depois comparam com dados de 20/30 anos atrás e chegam a conclusão que não se faz mais frio em CDJ como antigamente.

Essa temperatura aqui no Capivari é bem representativa. Não é nenhum bairro mais isolado, uma zona rural; pelo contrário, é o coração do centro turístico da cidade.

Em casa, na Abernéssia registrei 5,1°C hoje; isso com um sensor externo que não tem nada de profissional.

Link to comment
Share on other sites

Juzinho, reconheço que a região pode ser um gelo. Mas veja, pelas imagens do satélite toda a região sul e central de SP estavam tapadas de nuvens/nevoeiros. As outras estações mais frias registraram valores parecidos, como São Mateus e Parelheiros.

 

Teoricamente as condições estavam parelhas nestas regiões de SP.

 

Não vejo nenhum problema em desconfiar de uma estação que vem saltando aos olhos mesmo em condições normais para toda SP e grande SP, com valores muito baixos. Quem sabe não há problemas e possamos alertá-los sobre isto?

 

Abs.

 

Eu acredito que essa imagem de satélite com nuvens seja do final da madrugada ou no ínicio da manhã , pois até a hora em que fui dormir (4 horas da manhã ) não tinha nebulosidade aqui na região sul . Mas como é um consenso geral de vcs eu vou me calar (Para não ser taxado de louco como já fizeram aqui com outro integrante ) , mas tenho certeza que a região é sim detentora dessas temperaturas , pois conheço muito bem a região .

Link to comment
Share on other sites

08,7 - Капела делать Сокорро

Capela do Socorro dias atrás...

russia_tatarstao.jpg

 

A imagem é clara, É UM

 

LADA INHA

 

Quero ler segunda-feira...a mensagem dos q disseram que o frio não vinha...

Aberta banca de apostas para mínimas nesta onda de frio???

 

a TUA PRESSÃO JÁ ESTÁ EM 1009 hPa.... coerente com UkMet e GFS.

 

A baixa está na posição certa.

 

Não me recordo de ninguém falando aqui no fórum que não vinha frio.....mas se você diz....[ eu penso que me recordo de institutos falando isso...mas a minha memória anda falhando....sabe como é?

 

Paulito, essa coisa de aposta.....vamos sério.., né.

 

Sobre a tua mínima tanto faz no Inmet ou Tuias serão interessantes....[ baixas].....até o momento o núcleo do anticiclone passa por aí. [ o lado ruim....nem sempre passa por aí....]

 

boa sorte

Link to comment
Share on other sites

 

Eu acredito que essa imagem de satélite com nuvens seja do final da madrugada ou no ínicio da manhã , pois até a hora em que fui dormir (4 horas da manhã ) não tinha nebulosidade aqui na região sul . Mas como é um consenso geral de vcs eu vou me calar (Para não ser taxado de louco como já fizeram aqui com outro integrante ) , mas tenho certeza que a região é sim detentora dessas temperaturas , pois conheço muito bem a região .

 

Juzinho, take it easy! Ninguém vai te taxar de louco não. E ninguém aqui te impede de falar a respeito. E não é pra tanto se comparar a outro cidadão que estava aqui né?

 

Se você viu que estava céu aberto, que bom...as vezes acontece mesmo de uma pequena área estar aberta e outra não e nesta área afundar a tempertura. Já presenciei isto várias vezes.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Quero ler segunda-feira...a mensagem dos q disseram que o frio não vinha... :mosking: :mosking: :sarcastic:

Aberta banca de apostas para mínimas nesta onda de frio??? :good:

 

Quem falou? Tudo o que foi falado foi baseado em modelos...

 

Sobre aposta, tem dinheiro sobrando? Quem terá a mínima absoluta para você?

Link to comment
Share on other sites

Quero ler segunda-feira...a mensagem dos q disseram que o frio não vinha... :mosking: :mosking: :sarcastic:

Aberta banca de apostas para mínimas nesta onda de frio??? :good:

 

Quem falou? Tudo o que foi falado foi baseado em modelos...

 

Sobre aposta, tem dinheiro sobrando? Quem terá a mínima absoluta para você?

Acredito que tu sejas um cara inteligente :ok: .Aposta nem sempre é com dinheiro, pode ser uma brincadeira entre amigos :friends: ...dinheiro sobrando, imagina, quem sabe acerto na dupla ou na Lotomania hoje... :mosking: :mail:

Mas aposto que o Tuias estará no TOP 5... :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, já podem jogar a toalha! A Climatempo acabou de sepultar o inverno 2014. O jeito é esperar 2015. :negative:

Sério ? A alguns dias fizeram um alarde por uma onda de frio extremamente forte e não chegará nada de mais , então começo a acreditar num bom inverno em 2014 kkkkkk !

 

Falaram que o El Niño vai deixar o inverno quente no Sudeste e ensopado no Sul.

 

Opa opa pera lá!

 

Que mania de sair se precipitando de como será o inverno! Esperem pra ver!

 

Depois julguem se o inverno foi melhor ou pior. Agora, sabem de nada, inocentes! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Sobre El nino...ele influencia sim, mas quem determina de fato como será o nosso inverno sao fatores como vento, pressao, chuvas, temp oceano atlantico, gelo antártico, etc etc. Só el nino não faz efeito, fora que normalmente o efeito dele se dá depois de algum tempo estabelecido...nao esperem assim "ontem começou el nino, hoje esquentou e ja chove no sudeste". Nao existe mágica, amigos!

 

E pra piorar, ninguem le o tópico ENSO, ainda NÃO está configurado o El Nino...alguns indices teimam em nao subir...pra desespero do povo GCW

Link to comment
Share on other sites

Benzadeus que M gigante que a 00Z do Europeu mostrou pra minha região.... :rtfm:

 

Por que? Não vi os detalhes dos modelos...pelo jeito azedou mais o nosso suco?

f2QeF2T.gif

 

Com meu parco conhecimento não vi nada de interessante na 00Z..vou dar uma checada na 12Z que deve estar acabando de sair do forno...

Link to comment
Share on other sites

Por que? Não vi os detalhes dos modelos...pelo jeito azedou mais o nosso suco?

f2QeF2T.gif

Dona Maria Odete está velhinha... :mosking:

 

-----------

Por acaso Itajubá fica naquele vale lá atrás?

 

---------

Aqui na zona norte de Sampa, tivemos nevoeiro no final da madrugada e início da manhã.

 

Agora temos sol, cirrus e alguns altocumulus.

Hoje esquentou...

Está com todo jeitão de começo de aquecimento pré-frontal.

 

Aeroportos marcando de 24 a 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Quem diria!! Europeu aos poucos foi cedendo à solução do GFS na formação da baixa após a invasão de ar frio, permitindo que SP também tenha frio!

 

Palmas ao GFS que desta vez ditou tendência! :clapping:

 

Vinicius, pelo pouco que vi o GFS está bem melhor para o leste da região sul do que o Europeu...não consegui ver a 12z, mas pela 00Z pude constatar isto numa pesquisa apenas dos campos 850hpa, pressão e precipitação e tmin..

Link to comment
Share on other sites

Quem diria!! Europeu aos poucos foi cedendo à solução do GFS na formação da baixa após a invasão de ar frio, permitindo que SP também tenha frio!

 

Palmas ao GFS que desta vez ditou tendência! :clapping:

 

Vinicius, pelo pouco que vi o GFS está bem melhor para o leste da região sul do que o Europeu...não consegui ver a 12z, mas pela 00Z pude constatar isto numa pesquisa apenas dos campos 850hpa, pressão e precipitação e tmin..

 

Como falei o, o GFS lida melhor com sistemas que provoquem chuvas.

Link to comment
Share on other sites

 

Dentro d'água o GFS é imbatível,

 

 

Pena que fora dela não o seja...

 

Joinviile 12Z GFS

 

+ 63.   1021.4           10.2            9.3            8.1          563.7          581.6           0.04
+ 66.   1020.8           10.7            9.7            8.2          562.6          579.9           0.00
+ 69.   1020.5            9.0            8.2            8.9          563.0          579.9           0.00
+ 72.   1021.9           11.9           10.0            9.4          563.6          581.9           0.00
+ 75.   1020.0           16.9           11.0            9.9          565.2          581.9           0.00
+ 78.   1017.9           17.3           12.0           10.1          565.8          580.9           0.00
+ 81.   1018.8           11.6           10.3            9.8          565.3          581.5           0.00
+ 84.   1020.4            9.9            9.1            9.7          565.3          582.8           0.00
+ 87.   1020.7            9.7            8.9            9.9          565.4          582.8           0.00
+ 90.   1019.2            7.4            6.8            9.7          565.0          581.3           0.00
+ 93.   1019.7            9.5            8.7            9.6          564.7          581.4           0.00

Link to comment
Share on other sites

18,0°C/23,0°C, tempo encoberto...

 

Bom, calor amanhã, mas acho 34°C de máxima um exagero.

 

Espere por algo acima de 30ºC, e quase 100% de chances de ocorrer temporais à tarde.

 

Até o Coutinho colocou 32/34... :prankster:

 

Mas estou achando que a chuva e nebulosidade vem antes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.