Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

O GFS 12Z conseguiu enfraquecer ainda mais o frio. Virou um pum polar de raspão, he he he. :mosking:

 

Vamos aguardar a 12Z do resto da turma pra ver. Mas a insistência do GFS a menos de 100 horas do evento não é um bom sinal não... O que não dá pra entender no GFS é que o ciclone tá profundo, tem frio pra puxar, mas, além dmesmo estar mais ao sul do que no Europeu, o frio parece tender a "girar em torno" da baixa com um diâmetro bem pequeno, o que o joga para o oceano rapidamente. Aumentando o diâmetro, mesmo com o ciclone lá embaixo, o frio abaixo de 0oC em 850 hpa certamente invadiria o sul o BR...

Link to comment
Share on other sites

Uma situação incrível:

 

No meu entendimento a situação no interior de São Paulo já é de seca verde.

 

Aqui na região de Salto, Itu e Indaiatuba é maior seca em 70 anos

 

Na grande São Paulo estima-se a maior em 123 anos.

 

Como a última neve no estado Apiaí e Botucatu foi en 1975.

 

Conclusão:

 

É mais fácil NEVAR no estado de São Paulo que observar uma seca desta.

 

Tempos Interessantes

 

Apenas uma correção. Quando neva no PNI (1985, 1988, 2012 [sincelo]...etc...) certamente aconteceu o mesmo na Pedra da Mina e demais partes elevadas da Serra Fina, no Estado de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

12Z do Europeu=diminuiu o frio :cray: :cray:

 

Infelizmente, nada de novidade amigo...

Um amigo meu até fez um versinho bem original: "INVERNO 14: Alguém viu? Sabe onde?". KKKKK

Fora de brincadeira, vamos ter que aguentar o calorão, um friozinho pífio, logo a chegada da primavera e um verão tórrido e com calor opressivo novamente. Essa é a realidade e não adianta fugir dela.

Abraços e bom final de semana!

Link to comment
Share on other sites

12Z do Europeu=diminuiu o frio :cray: :cray:

 

Pelo que eu conheço de dinâmica de rodadas, parece que o Outlier tava mais pra certo... Não sei, mas tirando uma mancha abaixo de 0oC em 850hpa que o Europeu insiste em deixar avançar até a serra catarinense (agora só na tarde da quarta, ou seja, retardou), o resto do "desenho", ao menos em 850 hpa ficou muito parecido com o GFS... :cray:

Link to comment
Share on other sites

12Z do Europeu=diminuiu o frio :cray: :cray:

 

Pelo que eu conheço de dinâmica de rodadas, parece que o Outlier tava mais pra certo... Não sei, mas tirando uma mancha abaixo de 0oC em 850hpa que o Europeu insiste em deixar avançar até a serra catarinense (agora só na tarde da quarta, ou seja, retardou), o resto do "desenho", ao menos em 850 hpa ficou muito parecido com o GFS... :cray:

 

Já estamos na primavera climática. Começou mais cedo esse ano e sucede um inverno ruim.

Link to comment
Share on other sites

Lá vai o frio do PNI, descendo as encostas, depois de subir,descer, agora mantendo as temperaturas negativas, a partir das 22 horas,descendo agora para -3,5ºC

 

Caraca já foi a -3,5 essa madrugada, logo depois da meia noite! Será que vem uma mínima a la -5 essa noite?

 

Meu imaginem o Campo Belo! To achando que não vimos nada do potencial do PNI ainda!

 

Um excelente valor!!! :clapping:

 

Esta noite é certo que será mais quente. Ar quente invadindo o Sul e Sudeste. Será uma surpresa para mim se for mais frio!

Link to comment
Share on other sites

12Z do Europeu=diminuiu o frio :cray: :cray:

 

Infelizmente, nada de novidade amigo...

Um amigo meu até fez um versinho bem original: "INVERNO 14: Alguém viu? Sabe onde?". KKKKK

Fora de brincadeira, vamos ter que aguentar o calorão, um friozinho pífio, logo a chegada da primavera e um verão tórrido e com calor opressivo novamente. Essa é a realidade e não adianta fugir dela.

Abraços e bom final de semana!

Verdade!

mas ainda tenho esperança de ver a neve,afinal pelo menos por aqui ela aparece todo ano.

Link to comment
Share on other sites

Previsão atualizada da CLIMATERRA pelo Coutinho!

Se ele está colocando 36°c a 38°c para Joinville na segunda-feira, é porque a coisa vai ser feia!

Sem comentários para esse inverno de 2014...

Abraços.

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2014/08/22/previsao-do-tempo-para-o-fim-de-semana-dias-23-e-24-de-agosto-de-2014/

Link to comment
Share on other sites

Após 204h, o GFS mantém a tendência de forte onda de calor em São Paulo e Mato Grosso do Sul, com máximas de até 40°C na capital Campo Grande e acima dos 37°C em boa parte do interior de SP. A RMSP seria bem pouco atingida.

 

Ainda bem que por aqui seria bem pouco atingida.

As últimas rodadas do GFS têm mostrado algo tenebroso pra áreas do interior do Brasil no início de setembro. A temperatura passando dos 26 graus em 850 hpa em algumas áreas!

Link to comment
Share on other sites

Fora de brincadeira, vamos ter que aguentar o calorão, um friozinho pífio, logo a chegada da primavera e um verão tórrido e com calor opressivo novamente. Essa é a realidade e não adianta fugir dela.

Abraços e bom final de semana!

 

Com qual base tu se arrisca a fazer uma previsão dessas ??? Interessante, que o Verão de 2013 foi fraquíssimo e frio... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Vinícius, em 2014 a linha de 0ºC em 850 hpa se tornou uma raridade. No Outono de 2012 eu vi ela tocar no RS com mais facilidade do que neste Inverno. Claramente temos um bloqueio que manda todas MP's para o Oceano Atlântico e o próximo pulso não será diferente.

 

Uma continental forte e típica este ano é praticamente impossível, mesmo com um ciclone que vamos ter.

Link to comment
Share on other sites

Vinícius Lucyrio sempre perfeito nas postagens! Admiro a maneira como ele coloca as coisas e explica sempre muito bem.

Cara, realmente, a linha de frio era bem mais extensa ano passado.

Em 2012 e 2013 tivemos um verão tórrido e surreal, quase como foi em 2014! No entanto, tivemos frios consideráveis nos invernos, que compensaram um pouco.

Este ano, após um verão com calor "surreal", praticamente nada de inverno depois... É pra desanimar mesmo qualquer um.

Amigos,

Tenho todo cuidado em fazer minhas colocações, para não parecerem "repetitivas" e nem parecerem início de "polêmica". Felizmente, estamos numa fase de paz no BAZ e, no que depender de mim, vai continuar.

No entanto, não resisto a colocar uma opinião pessoal minha: cada ano que passa será pior. Verões tórridos, surreais em matéria de calor, opressivos e invernos que precisaremos torcer para uma MP forte. Ano que vem, provavelmente, será melhor em termos de frio do que este ano de 2014, mas, se fizermos uma média do calor que temos durante todo o ano com o friozinho pífio que temos, é muito calor para quase nada de frio.

O frio que tivemos em PORTO ALEGRE foi pouquíssimo este ano, por exemplo. Tivemos manhãs muito frias pouquíssimos dias e bem cedo somente! Na parte da tarde sempre mais agradável, sem tardes frias, que mantivessem a sensação de frio por todo o dia. Essa é a questão!

NADA ADIANTA fazer 0°c de manhã cedo, por exemplo, e fazer 21°c de tarde! Isso não provoca uma sensação de frio nas pessoas. Temos que olhar o todo.

Bom, essa é MINHA OPINIÃO. Respeito muito as demais.

Desculpem o texto longo!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Fora de brincadeira, vamos ter que aguentar o calorão, um friozinho pífio, logo a chegada da primavera e um verão tórrido e com calor opressivo novamente. Essa é a realidade e não adianta fugir dela.

Abraços e bom final de semana!

 

Com qual base tu se arrisca a fazer uma previsão dessas ??? Interessante, que o Verão de 2013 foi fraquíssimo e frio... :russian:

 

Verão 2013 foi fraquíssimo e frio? Interessante, meu amigo, não lembro...

Abraços!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/161/Fevereiro_começa_escaldante_e_com_o_campo_em_alerta_no_Estado

Link to comment
Share on other sites

Em 2012 e 2013 tivemos um verão tórrido e surreal, quase como foi em 2014!

 

:russian: :russian: :russian: :russian: :russian: :russian:

 

O "produto" raro de janeiro de 2013 em Porto Alegre: calorão !

 

Em janeiro, até agora, persistiu a alta frequência de pulsos de ar frio. Porto Alegre teve até o dia 23 um total de 18 máximas acima de 30,0ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no Jardim Botânico, entretanto nenhuma de 35,0ºC ou mais. A maior marca no local até o momento em janeiro é de 34,2ºC no dia 17. Foram três ainda com mínimas de 15,0ºC ou menos no Jardim Botânico. Isso explica as anomalias negativas de temperaturas mínima e máxima que predominam no mês.

 

Porto Alegre chegou ao dia 23 de janeiro sem uma máxima de 35ºC ou mais até agora em 2013 em período do ano que é característico por extremos de temperatura elevada, afinal janeiro é o mês de maior média de temperatura na série climatológica histórica anual da cidade. Conseguirá a Capital fechar o mês sem uma máxima oficial sequer de 35ºC ? Desde 1961, nos últimos 52 anos, apenas quatro não tiveram máxima oficial em Porto Alegre de 35ºC no mês de janeiro: 1962, 1987, 1994 e 2009. Em 1962, 1987 e 1994 a primeira máxima igual ou superior a 35ºC, todavia, veio ainda no verão. A exceção, impressionante, foi o ano de 2009. Há quatro anos, o primeiro registro ocorreu apenas na primeira semana de novembro. Em 2009, aliás, Porto Alegre teve o recorde de menor máxima para janeiro com apenas 17,4ºC em dia com chuva

 

ac516b5210ef1d5d8b2be06a392368f7.jpg

 

055b820419c7af4d616877e203f60f15.jpg

 

E depois em Fevereiro saiu até uma matéria que as tempestades estavam mais forte que o comum devido a atuação incomum de massas de ar polar no Verão..

 

Percebe-se que nem tua memória está saudável... Tens que consultares um médico.

Link to comment
Share on other sites

Em 2012 e 2013 tivemos um verão tórrido e surreal, quase como foi em 2014!

 

:russian: :russian: :russian: :russian: :russian: :russian:

 

O "produto" raro de janeiro de 2013 em Porto Alegre: calorão !

 

Em janeiro, até agora, persistiu a alta frequência de pulsos de ar frio. Porto Alegre teve até o dia 23 um total de 18 máximas acima de 30,0ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no Jardim Botânico, entretanto nenhuma de 35,0ºC ou mais. A maior marca no local até o momento em janeiro é de 34,2ºC no dia 17. Foram três ainda com mínimas de 15,0ºC ou menos no Jardim Botânico. Isso explica as anomalias negativas de temperaturas mínima e máxima que predominam no mês.

 

Porto Alegre chegou ao dia 23 de janeiro sem uma máxima de 35ºC ou mais até agora em 2013 em período do ano que é característico por extremos de temperatura elevada, afinal janeiro é o mês de maior média de temperatura na série climatológica histórica anual da cidade. Conseguirá a Capital fechar o mês sem uma máxima oficial sequer de 35ºC ? Desde 1961, nos últimos 52 anos, apenas quatro não tiveram máxima oficial em Porto Alegre de 35ºC no mês de janeiro: 1962, 1987, 1994 e 2009. Em 1962, 1987 e 1994 a primeira máxima igual ou superior a 35ºC, todavia, veio ainda no verão. A exceção, impressionante, foi o ano de 2009. Há quatro anos, o primeiro registro ocorreu apenas na primeira semana de novembro. Em 2009, aliás, Porto Alegre teve o recorde de menor máxima para janeiro com apenas 17,4ºC em dia com chuva

 

ac516b5210ef1d5d8b2be06a392368f7.jpg

 

055b820419c7af4d616877e203f60f15.jpg

 

E depois em Fevereiro saiu até uma matéria que as tempestades estavam mais forte que o comum devido a atuação incomum de massas de ar polar no Verão..

 

Percebe-se que nem tua memória está saudável... Tens que consultares um médico.

Eu achei o verão de 2013 normal à 1°C abaixo da média aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Já 2012 e 2014 foram surreais e tenebrosos.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro inteiro praticamente fez um baita calor, todos reclamavam de dias seguidos de calor entre 36C e 38C aqui, até que então veio aquela bola de fogo final de janeiro e começo de fevereiro, que teve 9 dias seguidos com temperaturas acima dos 39C aqui no vale, e dentre estes 9 dias, teve 5 dias com temperatura acima dos 40C e um dia batendo impressionantes 42,6C ( temperaturas entre 37C e até 40C pode se dizer que é normal para região do vale no verão, mas dias com temperaturas em 41C e até 42,6C foge bem longe do normal )

 

Aqui no interior de Indaial teve pontos onde terrenos com aquele capim baixo ficaram queimados, secos, parecendo torrados logo depois desta onda de calor de final de janeiro e começo de fevereiro. Conversei com 2 senhores, que deviam ter aproximadamente 80 anos de idade e sempre moraram aqui na cidade, os mesmos afirmaram que NUNCA houve ou fez um calor como este que fez em 2014, falaram que dias extremamente quentes sempre existiram, mas não com uma sequencia de dias em que as temperaturas chegavam ou passavam dos 40C

 

Então não acredito que verões anteriores possam ter sido mais quente que este ultimo aqui na região do vale.

 

Por outro lado ano passado foi afirmado por muitos aqui como um dos mais frios que já teve. OK calma lá as estatisticas não dizem isso.

 

Como já haviam comentado aqui no foram, pessoas normais não aficcionadas pelo frio como muitos de nós aqui, acham um dia com uma tarde de 12C de maxima muito mais frio, do que uma madrugada ou começo de manha com -2C.

Ano passado teve alguns dias em que as maximas ficaram em torno ou abaixo dos 14C aqui passando a sensação pra quem não entende muito do assunto de que foi um ano extremamente frio, por que no horario em que as pessoas estavam fora de casa trabalhando ou fazendo algo que necessitase andar na rua passava a sensação de frio, Algo que não existiu esse ano.

 

Acho que falei demais, não sou nem um experct e entendido em metereologia, mas acho que tudo que falei acima é a mais pura verdade :good: :good:

Link to comment
Share on other sites

Edison B,

"Eu achei o verão de 2013 normal à 1°C abaixo da média aqui na região metropolitana de Porto Alegre. Já 2012 e 2014 foram surreais e tenebrosos".

Edison BAltocumulus castellanus Mensagens: 524Registrado em: Ter Mar 19, 2013 2:58 pmLocalização: Novo Hamburgo- RS

 

Amigo Edison,

O verão 2013 foi menos quente que 2012 e 2014, isso eu concordo. No entanto, tivemos um início de fevereiro tórrido!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/161/Fevereiro_começa_escaldante_e_com_o_campo_em_alerta_no_Estado

 

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

Link to comment
Share on other sites

 

Amigo Edison,

O verão 2013 foi menos quente que 2012 e 2014, isso eu concordo. No entanto, tivemos um início de fevereiro tórrido!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/161/Fevereiro_começa_escaldante_e_com_o_campo_em_alerta_no_Estado

 

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

 

Então pra ti um Verão abaixo da média e com poucos dias de calor forte é tórrido e surreal ??? Então no passado os verões aí em POA tu mal saía da frente do ventilador. Já que a média das máximas de POA é de 30ºC.

 

Nem desenhando e trazendo mapas resolve. Não tens capacidade nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

 

Looooooooooooooooooooooooooooopppiiiiiiiiiinnnnnnnnnnnnggg!!!!!

 

It never ends! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Amigo Edison,

O verão 2013 foi menos quente que 2012 e 2014, isso eu concordo. No entanto, tivemos um início de fevereiro tórrido!

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/161/Fevereiro_começa_escaldante_e_com_o_campo_em_alerta_no_Estado

 

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

 

Então pra ti um Verão abaixo da média e com poucos dias de calor forte é tórrido e surreal ??? Então no passado os verões aí em POA tu mal saía da frente do ventilador. Já que a média das máximas de POA é de 30ºC.

 

Nem desenhando e trazendo mapas resolve. Não tens capacidade nenhuma.

Tomara que seja normal ou com anomalia negativa de 1°C já estaria ótimo.

Link to comment
Share on other sites

Edison B

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

 

Para quem odeia o calor e quer fugir

dele, os shoppings são os lugares

mais indicados. Lá você pode fazer

umas comprinhas, curtir um

cineminha e fazer um lanche. Os

museus , teatros e livrarias também

agradam quem gosta de curtir um

ar-condicionado. Porém há os que

nos momentos de folga não querem

colocar nem o nariz para fora, para

esses as dicas são as locadoras de

vídeo e a programação da TV.

Tomar um choppinho em um bar

com ambiente ao ar livre é a cara

da estação. Quem não bebe pode

tomar um delicioso sorvete .

Encontre a opção que mais lhe

agrada e refresque-se.

 

Abraços e bom fds

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

A onda de calor de 2010 e os verões de 2012 e especialmente 2014 foram terríveis. Muito quente, mas abafado, foi janeiro de 2011, o janeiro mais quente já visto na média. Mas 2013 foi abaixo da média o verão todo, março ficou com anomalia de -2° e os verões de 2008 e 2009 foram abaixo da média.

 

Tivemos julhos abaixo da média em 2007, 2009, 2011, 2012 e 2013, sendo que todos esses invernos (fora 2012) foram muito bons.

 

Vejo, sim, mais extremos nos últimos anos. Nosso clima tem ficado mais emocionante, pelo menos no RS e parte de SC.

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Dos últimos 10 janeiros em Matão: 2 com temperatura muito abaixo da média, 4 abaixo, 2 dentro, 1 acima e 1 muito acima. Ou seja...

 

A minoria ficou acima da média. 20%!

 

Se não falha a minha memória, aqui em Sampa de 2000 pra cá, os janeiros quentes foram: 2001, 2006, 2010 (apesar da chuvarada) e claro, 2014!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, teremos que nos acostumar. Daqui pra frente, cada vez teremos mais verões tórridos e surreais em termos de calor e menos períodos de frio significativo.

É duro encarar essa realidade, mas temos que encará-la.

Abraços e bom final de semana!

A onda de calor de 2010 e os verões de 2012 e especialmente 2014 foram terríveis. Muito quente, mas abafado, foi janeiro de 2011, o janeiro mais quente já visto na média. Mas 2013 foi abaixo da média o verão todo, março ficou com anomalia de -2° e os verões de 2008 e 2009 foram abaixo da média.

 

Tivemos julhos abaixo da média em 2007, 2009, 2011, 2012 e 2013, sendo que todos esses invernos (fora 2012) foram muito bons.

 

Vejo, sim, mais extremos nos últimos anos. Nosso clima tem ficado mais emocionante, pelo menos no RS e parte de SC.

 

Abraços extremos!

 

Grande, Marcos!! Um baziano erudito!

 

É bem isso! E nao é a toa que a média anual de Porto Alegre tem girado em torno da média. Os extremos tem se compensado. A exceção é 2012, que foi muito influenciado por um agosto outlier.

 

Dica: não te gaste explicando. Da próxima vez serás chamado de implicante e outras cositas más.

Link to comment
Share on other sites

Olhem a extensão máxima da linha de 0°C em 850mb nos eventos de frio de 2013:

[attachment=0]2013.jpg[/attachment]

1 - 16/05

2 - 30/05

3 - 15/07

4 - 19/07

5 - 24/07

6 - 11/08

7 - 15/08

8 - 27/08

9 - 04/09

10 - 18/09

11 - 25/09

 

Esse ano qual foi o maior alcance dela? Serra Catarinense?

 

Olha só, gostei! Esse é um parâmetro que eu acompanho também. Me lembro bem da facilidade, no ano passado, da linha de 0º 850hPa atingir o oeste do PR/sul do MS. 2011 também foi um ano muito bom, em Ctba acho que foram em duas ocasiões que ficou negativo em 850hPa.

Link to comment
Share on other sites

Amigo Marcos,

Obrigado por teres comentado minha postagem! Concordo em boa parte contigo.

Obrigado, também, pelos esclarecimentos e por seres sempre esse cara educado que és. Um exemplo para muitos aqui, com certeza.

Realmente, os extremos tem ficado maiores. Isso é uma tendência.

Grande abraço e bom final de semana! :good:

Link to comment
Share on other sites

(...)

 

Como já haviam comentado aqui no foram, pessoas normais não aficcionadas pelo frio como muitos de nós aqui, acham um dia com uma tarde de 12C de maxima muito mais frio, do que uma madrugada ou começo de manha com -2C.

Ano passado teve alguns dias em que as maximas ficaram em torno ou abaixo dos 14C aqui passando a sensação pra quem não entende muito do assunto de que foi um ano extremamente frio, por que no horario em que as pessoas estavam fora de casa trabalhando ou fazendo algo que necessitase andar na rua passava a sensação de frio, Algo que não existiu esse ano.

 

Acho que falei demais, não sou nem um experct e entendido em metereologia, mas acho que tudo que falei acima é a mais pura verdade :good: :good:

 

Concordo plenamente que máximas baixas fazem a população recordarem muito mais as grandes MPs!

A do ano passado deu máxima de 15°C aqui, com vento incessante, gerando uma sensação térmica bem baixa - ainda mais se considerarmos que a média pra época é o dobro, 30°C. A de 2010 também, quando deve ter feito ainda menos, inclusive com mínimas expressivas em torno de 6 graus (nunca senti tanto frio).

 

Mudando de foco, este ano presencio um fato que pra mim até então seria absurdo: não alcançamos nem 10 graus de mínima absoluta!

Por outro lado, o mais surpreendente foi a quantidade de precipitação este ano. O rio Paraguai atingiu a maior cheia em 5 anos aqui, como se pode ver aqui: Gráfico.

E o mais inusitado, claro, as chuvas de julho pra cá. Mesmo com inverno insosso, 2014 teve certamente alguns fatos notáveis pelo Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Olhando o FORECA (EUROPEU) vi que coloca mínimas bem interessantes para Porto Alegre na quarta e na quinta-feira que vem!

Na quinta, coloca mínima de 5°c aqui em Porto Alegre, um excelente frio, perto das temperaturas que teremos até domingo!

Um frio de 5°c em POA é em torno de 0°c ou abaixo de zero em cidades da serra, havendo frio em altitude, claro...

Boa notícia!

Abraços a todos.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento temos o 2° mês de agosto mais quente dos meus registros, passando por 2012 e perdendo apenas para o ano de 2008..

E também pela média JUN/JUL/AGO o inverno de 2014 será o mais quente..

Tivemos apenas 3 tardes abaixo dos 18°C neste inverno, as tardes mais frias ficaram ainda em maio..

Link to comment
Share on other sites

E no ano, alguém sabe quanto estamos acima?

 

Amigo Moretão,

Não sou um especialista no assunto e entendo muito menos de meteorologia do que muitos aqui, tanto que não sei analisar modelos, apenas comento e exponho miha opinião.

No caso de Porto Alegre, acredito que fecharemos a média do ano em 20°c ou próximo a isso.

Vi comentários, no caso do pessoal de SÃO PAULO, se não me engano, sobre este ano poder vir a ser o mais quente da história naquele Estado. Não sei se isso irá se confirmar.

Abraços e bom final de semana!

Link to comment
Share on other sites

O problema não é chegar 30/32/34ºC em agosto aqui no Sul, porque antigamente isso era sinal de frio e muitas vezes acompanhada de neve, o problema é vir num inverno medíocre como esse. Lembrando que em 2012 não tivemos calorão propriamente dito no inverno climático...

 

É uma pena mas de 2012 pra cá a balança voltou a ficar pro lado do calor de novo como aconteceu na década passada, a exceção é o verão de 2013 (lembrando que dez de 2012 foi um inferno de calor) e as fenomenais nevadas.

Link to comment
Share on other sites

Bruno e João, muito obrigado!

 

Nesse inverno fraco, mas sem extremos, tive minha segunda máxima batendo 30°. Cheguei a 30,1°. Sendo que a mínima foi de 13,6°.

 

Agora já tenho 17,6° com 73%. Céu limpo e sem vento. Nessa condição devo ter mínima de 14° e máxima pouco acima de 30°. Amanhã POA experimentará amplitude perto dos 20°.

 

Já a MetSul diminuiu o frio para cá para terça. Não dá menos do que 10°. Deprimente.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.