Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Aqui em Sampa, a estação do INMET no Mirante de Santana e o Campo de Marte estão a apenas 2 km de distância um do outro.

 

O Mirante fica num topão a 792 m e Marte na várzea do rio Tietê, baixada portanto, a 722 m.

 

Chega a dar mais de 3°C de diferença.

No dia 07/08, por exemplo, o Mirante teve 9,3°C de mínima e o Campo de Marte amanheceu com 6°C.

 

4A2a2tr.jpg

Link to comment
Share on other sites

É óbvio que faz mais frio nas baixadas...

 

O que eu quero dizer é... o que adianta você colocar uma lista com Lages sendo o topo mais frio? Nada! Só vou acreditar no topo mais frio quando os dois tiverem condição de vento iguais, o que é impossível... Cada um se comporta de maneira diferente!

 

Como eu falei antes, topos mais altos, geralmente são mais ventosos e tem mínimas ruins e máximas melhores...

 

Já nas baixadas a condição é justa, pois praticamente todos os locais tem muito pouco vento a noite. Representando fidedignamente onde é frio.

 

Comparação entre mínimas ou máximas em topos é maçã com banana, em locais próximos, pois onde venta mais há menor amplitude. Já a comparação de médias, essa sim é maçã com maçã.

 

Captou agora?

Link to comment
Share on other sites

Rodada dessa tarde do WRF sugere também bom potencial p/ convectividade pra tarde desse domingo entre o leste de SP/Sul de MG/RJ. Não muito usual para o mês de Agosto!

 

A princípio o modelo de mesoescala sugere a orografia desempenhando um papel importante na formação das instabilidades.

 

XGFi1YA.png

9c4TCzO.png

 

A exemplo do que indicou o GFS, a atmosfera estará instável com valores de Indice K atingindo mais de 36, e valores de CAPE atingindo localmente entre 1500-2000, principalmente entre o leste de SP (Capital e Vale do Paraíba) e o Sul de MG/Região da Serra da Mantiqueira, o que sugere um bom potencial para a formação de trovoadas.

 

5jWDUYF.png

thgTbFv.png

 

Para a Cidade de São Paulo, as 12z o GFS continuava apontando valores significativos de convectividade.

 

Valores expressivos de Indice K e Lifted Index, mostram uma atmosfera significamente instável, enquanto que valores elevados de Total Totals, chegando a 52/53 sugerem grande amplitude térmica entre as camadas de 850-500hpas, o que pode ser favorável para a ocorrência de granizo.

 

eb2sMcN.png

Link to comment
Share on other sites

Só não esqueçam que as baixadas cuiúdas aqui ainda não estão monitoradas, como Rincão dos Silvanos,Taipa, São Tomé, Arroio Tigela FX, linha Café FX...Baixadões da Cerca Velha etc...

E tmbm lembrem q temos topos de 750 a 827m aqui...

Em FX temos baixas com potencial de dois dígitos...

Vou provocar a polêmica pq sei o q estou afirmando, os vales do Fão, do Rio Pardo e do Forqueta, nas baixadas apropriadas, chegam muito perto de Urupema na(min) absoluta.

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades têm chance de chegar aqui amanhã à noite. No Sul de MG e SP, poderemos ter até trovoadas né

Rodolfo. Gostei da análise.

 

E preparem-se para o que o JBN vai fazer a partir da semana que vem. Teremos muito calor, como ainda não fez

neste inverno.

 

Pelo menos a chuva é uma grande notícia pra SP!!! :good2:

Ainda mais com a dinâmica que imperou até agora, com pouquíssima chuva.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades têm chance de chegar aqui amanhã à noite. No Sul de MG e SP, poderemos ter até trovoadas né

Rodolfo. Gostei da análise.

 

E preparem-se para o que o JBN vai fazer a partir da semana que vem. Teremos muito calor, como ainda não fez

neste inverno.

 

Sim Renan.... Amanhã haverá condições para trovoadas, em toda a região sul de Minas...

 

E quanto ao calor, realmente o cenário pode ficar feio no final da semana que vem.

 

Aqui para SP, o GFS 18z chutou o balde e simula pela primeira vez em muitos meses a temperatura em 850hpas chegando a 20C, e mostra máximas alcançando os 28C no bruto (o que na prática significa 31, talvez 32 graus de máxima)...

 

Ainda é longe, e mudanças ocorrerão, mas aquela suspeita que tinha postado no extinto BAZ Premium, vai se caminhando para confirmar :heat:

 

owrusVp.png

Link to comment
Share on other sites

Tempo Severo no Sul??

 

Além do calorão que o GFS 18z projeta para SP no próximo final da semana, que seria pré-frontal, a mesma corrida indica agora um clássico cenário de Tempo Severo sobre o Sul do país, típico de ocorrência durante a Primavera, quando há acentuado contraste de ar quente e frio.

 

RHgs9j2.png

 

Haveria na segunda-feira (25), um enorme gradiente térmico entre o JBN vindo do Norte, e o Ar Polar vindo do sul, o que deixaria a atmosfera muito instável, porém com um agravante que seria a formação de um Ciclone Extratropical sobre o litoral do RS. O Ciclone teria o papel de impulsionar o contraste, com maior incidência de entrada de ar polar pelo sul, e ao mesmo tempo uma maior intensificação da corrente da JBN pelo norte... Cenário muito bonito sinoticamente.

 

QsYInHD.png

 

Em altos níveis, haveria forte divergência na atmosfera, com os jatos alcançando valores de mais de 100km/h, o que só ajuda a deixar a atmosfera mais instável ainda.

 

UQINxWu.png

 

Com toda a essa configuração, a atmosfera ficaria "explosiva", fazendo os valores de CAPE passar de 2400...

 

rSy9Q61.png

 

Se tudo isto se confirmar, se armaria um cenário muito perigoso para tempestades sobre a região sul, e até com risco de formação de tornados... Mas como estamos de falando de GFS. O quesito bipolaridade deve ser considerado sempre.

 

Primavera talvez será interessante mesmo Mafili!

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades têm chance de chegar aqui amanhã à noite. No Sul de MG e SP, poderemos ter até trovoadas né

Rodolfo. Gostei da análise.

Já tivemos pancadas de chuvas e algumas trovoadas em Sampa.

Trovoadas não são comuns nos meses de inverno por aqui mas podem acontecer na entrada de frentes frias fortes, com grande atividade, o que não é caso no momento.

 

Tivemos uma pancada forte porém rápida aqui na zona norte.

Os maiores acumulados (Pontuais) até o momento estão nos 11 mm (SAISP e CGE).

 

Mirante: 15,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Recordes das estações + frias do Brasil :

 

Morro da Igreja SC (jun2007/Ago2014):

 

Min Absoluta : -07,8 (23/07/2013)

Max Absoluta: 26,7 (04/02/2010)

 

Mes + frio: 06,2 (julho 2009)

Med + quente: 16,2 (janeiro 2014)

 

Maior Mínima: 17,5 (02/11/2009)

Menor Máxima: -2,3 (23/07/2013)

 

PNI Marcão MG (jul2013/Ago2014)

 

Min Absoluta : -06,9 (27/07/2013)

Max Absoluta: 23,3 (03/01/2014)

 

Mes + frio: 05,6 (julho 2014)

Med + quente: 12,7 (Dezembro 2014)

 

Maior Mínima: 12,8 (03/01/2014)

Menor Máxima: 06,7 (26/07/2013)

 

Carlos, estes dados são fabulosos. Como você conseguiu isso? Independentemente do conteúdo, que será objeto de análise, observo o quanto trabalhoso foi compor esta estatística.

 

Estes dados são fruto do esforço de verdadeiros heróis empenhados à busca do conhecimento.

 

Lembro-me dos idos de 2002, 2003 sobre os debates sobre a mantiqueira. Zé vicente e Caio eram meus ferrenhos debatedores... :good2:

 

Foi o Disme daqui se SP que me passou...alias este

23 de julho de 2013 no MI..foi digno de um dia frio...

Link to comment
Share on other sites

Sondagem dessa manhã no Campo de Marte, mostra uma atmosfera menos instável do que a prevista pelos modelos, ao menos por enquanto... Lembrando que a chuva de agora a tarde será convectiva, portanto para ocorrer, dependerá do nível de instabilidade na atmosfera.

 

OR1dnDZ.gif

 

Amanhã as condições ainda seguem propricias para a formação de pancadas e trovoadas no período da tarde entre o leste de SP/Sul de MG e o RJ, uma vez que ainda teremos a influência de um cavado em média em troposfera. Enquanto que sobre o sul do país, um Anticiclone começará a ganhar força.

 

mbySMnq.png

 

A amplificação do cavado em alta troposfera, seguirá contribuindo para alta divergência sobre o RJ e Leste de MG. Esta divergência deverá deixar a atmosfera mais instável amanha sobre essas regiões, aumentando o risco de trovoadas, do que em relação a SP.

 

cd8UnQ6.png

 

Na terça-feira, o cavado se afasta para o mar, e SP começará a ser influênciada pela crista do Anticiclone que ganha força sobre o Sul do país. Com isso de uma forma geral cessam-se as chances de chuvas por aqui.

 

PI3btz3.png

 

A partir de quarta-feira, SP começará a ser envolvida pela circulação central do Anticiclone, o que colaborará para a elevação das temperaturas e diminuição significativa dos valores de umidade do ar no final da semana... Mais ao norte um outro anticiclone ganhará força sobre o Centro-Oeste também.

 

rS4sCd9.png

 

PS: Agora sim no tópico certo :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Tempo Severo no Sul??

 

Além do calorão que o GFS 18z projeta para SP no próximo final da semana, que seria pré-frontal, a mesma corrida indica agora um clássico cenário de Tempo Severo sobre o Sul do país, típico de ocorrência durante a Primavera, quando há acentuado contraste de ar quente e frio.

 

Se isso acontecer, quais serão as consequências para os vôos no Rio Grande do Sul no dia 25?

Link to comment
Share on other sites

Tempo Severo no Sul??

 

Além do calorão que o GFS 18z projeta para SP no próximo final da semana, que seria pré-frontal, a mesma corrida indica agora um clássico cenário de Tempo Severo sobre o Sul do país, típico de ocorrência durante a Primavera, quando há acentuado contraste de ar quente e frio.

 

Se isso acontecer, quais serão as consequências para os vôos no Rio Grande do Sul no dia 25?

 

Muito complexo pra falar agora.

 

Tem alguma viagem para lá nesse dia??

Link to comment
Share on other sites

Muito complexo pra falar agora.

 

Tem alguma viagem para lá nesse dia??

 

Estarei em Pelotas entre os dias 22 e 25, e na noite do dia 25 voarei entre o Salgado Filho (POA) e o Rio, retornando pra casa.

 

Huuuum... Justamente no horário da chegada da frente fria... Pior horário possível a príncipio.

 

Mas como ainda falta 1 semana, é muito cedo pra falar em impactos. De qualquer forma, se quiser, posso acompanhar as condições pro seu voo de volta.

Link to comment
Share on other sites

Huuuum... Justamente no horário da chegada da frente fria... Pior horário possível a príncipio.

 

Mas como ainda falta 1 semana, é muito cedo pra falar em impactos. De qualquer forma, se quiser, posso acompanhar as condições pro seu voo de volta.

 

Só quero saber mesmo se no dia as condições estarão seguras para voar, por que se não estiverem, nem subo naquele avião :mosking:, imagine as turbulências, naquele misto de ar aquecido, ar frio, diferença de pressão...

Link to comment
Share on other sites

Huuuum... Justamente no horário da chegada da frente fria... Pior horário possível a príncipio.

 

Mas como ainda falta 1 semana, é muito cedo pra falar em impactos. De qualquer forma, se quiser, posso acompanhar as condições pro seu voo de volta.

 

Só quero saber mesmo se no dia as condições estarão seguras para voar, por que se não estiverem, nem subo naquele avião :mosking:, imagine as turbulências, naquele misto de ar aquecido, ar frio, diferença de pressão...

 

Fique tranquilo, que se por acaso a situação for severa, eles vão retardar o voo hahaha. Agora se por acaso decolar, e a frente estiver passando como mostra o modelo, é muito provável que pegue turbulência... Como eu mostrei no mapa haverá divergência de ventos ao longo da troposfera.. Fora eventuais desvios de rotas, por conta de enormes CB's que poderiam aparecer pelo voo.

 

Mas tudo isso depende do timing exato da chegada da frente fria, e que só pode ser visto no dia mesmo... Pode ser que voo decole antes da chegada do ramo frontal, o que significaria um voo mais tranquilo, ou após o ramo frontal, o que seria bem mais complicado..

 

De qualquer forma, é bom acompanhar os modelos, e se preparar para a possibildade de um voo bem turbulento nas primeiras horas.

 

Abraços!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Huuuum... Justamente no horário da chegada da frente fria... Pior horário possível a príncipio.

 

Mas como ainda falta 1 semana, é muito cedo pra falar em impactos. De qualquer forma, se quiser, posso acompanhar as condições pro seu voo de volta.

 

Só quero saber mesmo se no dia as condições estarão seguras para voar, por que se não estiverem, nem subo naquele avião :mosking:, imagine as turbulências, naquele misto de ar aquecido, ar frio, diferença de pressão...

 

Calma Gvieira, o avião é o meio de transporte mais seguro; a não ser que o danado caia. Aí, f####. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Huuuum... Justamente no horário da chegada da frente fria... Pior horário possível a príncipio.

 

Mas como ainda falta 1 semana, é muito cedo pra falar em impactos. De qualquer forma, se quiser, posso acompanhar as condições pro seu voo de volta.

 

Só quero saber mesmo se no dia as condições estarão seguras para voar, por que se não estiverem, nem subo naquele avião :mosking:, imagine as turbulências, naquele misto de ar aquecido, ar frio, diferença de pressão...

 

Calma Gvieira, o avião é o meio de transporte mais seguro; a não ser que o danado caia. Aí, f####. :laugh:

 

Avião é um dos meio mais seguros de transporte do mundo, mas quando cai é dificil sair vivo... Triste Realidade :mosking: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Fique tranquilo, que se por acaso a situação for severa, eles vão retardar o voo hahaha. Agora se por acaso decolar, e a frente estiver passando como mostra o modelo, é muito provável que pegue turbulência... Como eu mostrei no mapa haverá divergência de ventos ao longo da troposfera.. Fora eventuais desvios de rotas, por conta de enormes CB's que poderiam aparecer pelo voo.

 

Mas tudo isso depende do timing exato da chegada da frente fria, e que só pode ser visto no dia mesmo... Pode ser que voo decole antes da chegada do ramo frontal, o que significaria um voo mais tranquilo, ou após o ramo frontal, o que seria bem mais complicado..

 

De qualquer forma, é bom acompanhar os modelos, e se preparar para a possibildade de um voo bem turbulento nas primeiras horas.

 

Abraços!

 

Nem estou preocupado com turbulências, se não forem intensas ta tudo bem, fiquei preocupado quando você citou a atmosfera explosiva, minha cabeça já começou a imaginar coisas... :laugh:

Obrigado pelas explicações;

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Como reflexo, o calor vai aumentar gradativamente até fim da semana. Entre sábado e domingo que vem, máximas rondando os 37/38°C nas regiões mais quentes do estado, e batendo os 31/32°C na capital! Será uma onda de calor mesmo, bem típica de primavera.

 

Uma pergunta que se pode ser feita. É usual as Temperaturas Baterem em 31/32C em Agosto em São Paulo??

 

Usual não é, mas já aconteceu ao menos 13 vezes nos últimos 15 anos, no Mirante. Eis a lista abaixo:

 

===========================================================================================================

 

28 a 30/08/2011: Máxima de 31,6 - 32,6C - 32,7C respectivamente.

 

27/08/2010: Máxima de 31,6C.

 

26/08/2007: Maxima de 31,9C

 

16/08/2006: Máxima de 31,3C

 

28 a 30/08/2005: Máximas de 32,3 - 32,5 - 32,5 respectivamente.

 

24/08/2003: Máxima de 31,1C

 

25 e 26/08/2000: Máximas de 31,9 e 32,1C

 

31/08/1999: Máxima de 31,6C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Calma Gvieira, o avião é o meio de transporte mais seguro; a não ser que o danado caia. Aí, f####. :laugh:

 

Sei lá, com a sorte que eu tenho, é só eu entrar num avião que o boeing fica mais inseguro que um teco teco dos anos 40 :laugh: , é como meu tio diz "O avião é o meio de transporte mais seguro do mundo, no chão". Mas deixando as apreensões de lado, voar é uma experiência que gostei muito de fazer, quando voei da Bahia pra São Paulo peguei uma frente fria avançando pelo Sudeste, é algo muito bonito de se ver!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, este período entre o final de Agosto e início de Setembro produz as tempestades mais perigosas do ano aqui na região.

 

Certamente com o avanço do ar polar em uma atmosfera extremamente quente e instável, teremos fortes tempestades e supercélulas.

 

Ainda mais com uma Ciclogênese explosiva no Prata, típico cenário de avanço de linhas frontais que varrem o RS com vendavais.

 

-------

 

Em tempo, GVieira irá sair do RS e iremos entrar em uma onda de frio.

 

Quanto é teus gastos diários para ficar no Estado ??? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, este período entre o final de Agosto e início de Setembro produz as tempestades mais perigosas do ano aqui na região.

 

Certamente com o avanço do ar polar em uma atmosfera extremamente quente e instável, teremos fortes tempestades e supercélulas.

 

Ainda mais com uma Ciclogênese explosiva no Prata, típico cenário de avanço de linhas frontais que varrem o RS com vendavais.

 

Exatamente!!

 

Já seria a Primavera dando as caras??

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, este período entre o final de Agosto e início de Setembro produz as tempestades mais perigosas do ano aqui na região.

 

Certamente com o avanço do ar polar em uma atmosfera extremamente quente e instável, teremos fortes tempestades e supercélulas.

 

Ainda mais com uma Ciclogênese explosiva no Prata, típico cenário de avanço de linhas frontais que varrem o RS com vendavais.

 

Exatamente!!

 

Já seria a Primavera dando as caras??

 

Quando ocorrem essas tempestades, elas marcam ao último frio invernal do ano(pós tempestade), em regra.

 

Então a Primavera têm tudo para começar na Segunda quinzena de Setembro, como manda o figurino.

Link to comment
Share on other sites

Em tempo, GVieira irá sair do RS e iremos entrar em uma onda de frio.

 

Quanto é teus gastos diários para ficar no Estado ??? :laugh:

 

Estou indignado com isso, ir pro RS e pegar calor, e pensar que pra onde eu vou chegou a 1°C há 2 dias, meu tios ja cansaram de congelar la. Se eu não gostasse de frio eu ia pegar até neve em pelotas, definitivamente não tenho sorte :laugh: ...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Células de instabilidade mais fortes cruzam o estado de SP neste momento, na região a oeste de Sorocaba. Mas também

há possíveis trovoadas no sul de Minas também, na região de Extrema.

 

Na zona da mata mineira não há trovoadas agora, mas já choveu pela madrugada/manhã em algumas cidades. A tendência

é de mais chuva no decorrer do dia e amanhã, à medida em que o cavado mencionado pelo Rodolfo se amplifique.

Link to comment
Share on other sites

Estarei no próximo fim de semana visitando meus parentes em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. Chego na sexta de manhã e volto no domingo à noite, pelo Salgado Filho.

 

Minha esposa me pergunta todos os dias que roupa ela deve levar (leve ou pesada).

 

Pelo que entendi das análises do fórum, não teremos frio forte no próximo fim de semana, até um certo calor, correto? Mas à noite sempre dá uma esfriadinha, né?

 

Ano passado fui pra lá na mesma época. Pegamos um frio de respeito, mas infelizmente a neve chegou 24 horas depois de voltarmos pra casa. Baita azar.

Link to comment
Share on other sites

Estarei no próximo fim de semana visitando meus parentes em Antônio Prado, na Serra Gaúcha. Chego na sexta de manhã e volto no domingo à noite, pelo Salgado Filho.

 

Minha esposa me pergunta todos os dias que roupa ela deve levar (leve ou pesada).

 

Pelo que entendi das análises do fórum, não teremos frio forte no próximo fim de semana, até um certo calor, correto? Mas à noite sempre dá uma esfriadinha, né?

 

Ano passado fui pra lá na mesma época. Pegamos um frio de respeito, mas infelizmente a neve chegou 24 horas depois de voltarmos pra casa. Baita azar.

 

Por ora, Se pegar frio, será só um pouquinho na noite mesmo, especialmente de sexta/sábado... De dia pelo visto a sensação será de calor nos dois dias.

 

A partir do domingo, a Serra Gaúcha entraria em estado pré-frontal, o que traria calor...

 

Portanto, é melhor levar mais roupas leves a principio :mosking:

 

Pode pegar tempestades também na volta, a exemplo do Gvieira, mas isso dependerá do "timing" que a frente fria avançar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Radar começa a mostrar Pancadas de chuva se desenvolvendo na Zona Sul de SP, entre Interlagos e Parelheiros, na região das Represas...

 

O cavado pode provocar alguma chuva aqui no Rio ainda hoje?, temos poucas nuvens e 27,3°

 

Sim, só que de forma bem isolada (se ocorrer)... Amanhã a chance será maior.

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta que se pode ser feita. É usual as Temperaturas Baterem em 31/32C em Agosto em São Paulo??

Usual não é, mas já aconteceu ao menos 13 vezes nos últimos 15 anos, no Mirante.

Verdade.

Alguns exemplos no Mirante, de 1900 e antigamente: :laugh:

 

30,6°C (21/08/1943)

31,8°C (29/08/1945)

33,1°C (31/08/1955. Recorde absoluto para agosto no Mirante. Único recorde de calor da normal 1931-1960 que persiste até hoje :shok: )

30,8°C (28/08/1958)

30,4°C (25 e 27/08/1959)

Link to comment
Share on other sites

GFS e Europeu 12Z convergindo fortemente para a formação da baixa pressão no Prata associada a erupção de um anticiclone entrando no Cone Sul.

 

Esse calorão que vamos ter não vai ser em vão!!! Típico cenário do Passado. Calor contínuo e depois a maior bomba do ano para o Sul do Brasil sem dúvidas(Pela 12Z do ECMWF).

 

Europeu 12Z pega tanto o suporte em 850 hpa quanto espessura de frio.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.