Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Aldo, compreendo teu raciocínio e é válido.

 

O meu ponto de concordância com o Héder é o seguinte [lembrando o contexto "pessoas normais"]

Mínima de 8ºC ou 11ºC em São Paulo é frio....[ para pessoas "normais"]....e particularmente creio que não haja uma brutal variação do vestuário para essa diferença.

Porém se a máxima for uns 24ºC [ as pessoas "normais"] reclamam no máximo do efeito cebola....que é o "normal" no "inverno" paulista.

Agora se a máxima for da ordem de 15ºC....[ as pessoas "normais"] em São Paulo as pessoas relatam que o dia é frio.

Se a situação perdurar por dois dias.

O tema "frio" entra na pauta das conversas sociais....bares, restaurantes, padarias, elevadores e similares.

 

Abraços compreensivos.

Totalmente de acordo.

 

O ponto da minha discórdia é dizer (Pelo menos eu entendi assim) que quase todo mundo está confortável em casa às 6, 7h da manhã.

Só isso.

Neste horário, o metrô de Sampa já está "infernalmente" lotado, os ônibus idem.

 

Abraços na paz.

Link to comment
Share on other sites

Totalmente de acordo.

 

O ponto da minha discórdia é dizer (Pelo menos eu entendi assim) que quase todo mundo está confortável em casa às 6, 7h da manhã.

Só isso.

Neste horário, o metrô de Sampa já está "infernalmente" lotado, os ônibus idem.

 

Abraços na paz.

 

Dai a galera fica no calor humano e perde toda a diversão do frio do lado de fora :laugh:

 

o que eu quiz dizer, é que se vc sai de casa com 7/8 graus, isso só duraria 1 ou 2 horas.

Vou concertar o que falei

10% das pessoas ainda ficam mais tempo exposto no frio do que no calor(exemplo das pessoas que trabalham a noite e de madrugada)

 

90% das pessoas ficam fora de suas casas entre as 6h à 18h (concorda?) ou um pouco mais

só que nesse tempo fora de casa, o frio só é realmente sentido entre 6h à 9h ( nesse tempo dentro de uma condução indo ao trabalho ) e o restante do tempo é de dia ameno ou até mesmo quente

Link to comment
Share on other sites

Isto vale para quase todas as convencionais, que são bem mais antigas.

Já as automáticas, grande parte delas fica literalmente no meio do mato.

 

Já li no site do Simepar que a maior parte das suas estações fica fora das cidades, justamente para evitar o efeito da urbanização.

 

A maioria das estações do CIIAGRO, em SP, também ficam no "meio do mato".

 

E isto acaba formando um falso cenário climaticamente falando no Brasil..!!

Link to comment
Share on other sites

o que eu quiz dizer, é que se vc sai de casa com 7/8 graus, isso só duraria 1 ou 2 horas.

 

Exatamente...é o que acontece com em Calgary em Alberta no Canada...7/8 de manha e na hora do almoço 25/26..Praticamente as pessoas não sente frio lá nesta epoca

 

 

Mas isso não é quando entra o vento chinook lá? Alias, Lá em Banff foi onde peguei a menor temperatura que já tive o prazer de presenciar, cravados -30! memoravel e doloroso kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Isto vale para quase todas as convencionais, que são bem mais antigas.

Já as automáticas, grande parte delas fica literalmente no meio do mato.

 

Já li no site do Simepar que a maior parte das suas estações fica fora das cidades, justamente para evitar o efeito da urbanização.

 

A maioria das estações do CIIAGRO, em SP, também ficam no "meio do mato".

 

E isto acaba formando um falso cenário climaticamente falando no Brasil..!!

 

Não acho que cria um falso cenário. As estações são colocadas para coletar séries de dados sem a interferência de ilha de calor. Isso é necessário para saber se houve um não alguma mudança climática em macroescala.

 

Pegando os dados de SP e Curitiba e comparando com décadas passadas quem é leigo claramente vai dizer que é culpa do "aquecimento global" quando na verdade é mais ilha de calor do que outra coisa (claro que tem outras variáveis envolvidas, como a mudança de dinâmica das MPs, etc, etc).

 

Enfim, estações engolidas pela urbanização tem o seu valor para mostrar que sofreram aquecimento devido à urbanização e isso é importante e merece atenção. Mas é importante ter dados de locais que pouco ou quase nada sofreram interferência direta, já que indiretamente acredito que sofram mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Isto vale para quase todas as convencionais, que são bem mais antigas.

Já as automáticas, grande parte delas fica literalmente no meio do mato.

 

Já li no site do Simepar que a maior parte das suas estações fica fora das cidades, justamente para evitar o efeito da urbanização.

 

A maioria das estações do CIIAGRO, em SP, também ficam no "meio do mato".

 

E isto acaba formando um falso cenário climaticamente falando no Brasil..!!

 

Não acho que cria um falso cenário. As estações são colocadas para coletar séries de dados sem a interferência de ilha de calor. Isso é necessário para saber se houve um não alguma mudança climática em macroescala.

 

Pegando os dados de SP e Curitiba e comparando com décadas passadas quem é leigo claramente vai dizer que é culpa do "aquecimento global" quando na verdade é mais ilha de calor do que outra coisa (claro que tem outras variáveis envolvidas, como a mudança de dinâmica das MPs, etc, etc).

 

Enfim, estações engolidas pela urbanização tem o seu valor para mostrar que sofreram aquecimento devido à urbanização e isso é importante e merece atenção. Mas é importante ter dados de locais que pouco ou quase nada sofreram interferência direta, já que indiretamente acredito que sofram mesmo.

 

É por isso que locais como o PNI, Tuias, Horto Florestal de SP, horto de CDJ, tem que ser monitorados, pois ainda representam locais de baixo impacto urbano.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim é mais uma questão psicológica, do que sensível, essa ideia de máximas baixas. As pessoas acham que estamos vivendo um aquecimento. E por isso quando faz 24°C no inverno acham que é algo anormal e pensam que antigamente isso nunca ocorria. Elas pensam que tem que passar frio de dia também...

 

As vezes também tratam mínima aqui como se só fosse naquela horário que se está em casa. Não é bem assim....

 

Para fazer 7, 8 graus, na maioria dos locais, é preciso uma noite fria também, então desde o meio da noite, a temperatura já é baixa, e nas horas seguintes o frio é muito sentido também... Se tem uma mínima dessa, e ao meio dia faz 18°C, a sensação é bem mais baixa que quando está 18°C ao meio dia, em um dia que amanheceu com 15°C.

 

Ou talvez esteja mais relacionado ao sol... Sabemos que em muitos lugares para fazer 7, 8 graus só com tempo seco. E o que acontece? Neste dias todo mundo corre para o sol, para minimizar o frio, mas na sombra está muito frio... Agora façam o seguinte: peguem um dia totalmente nublado, que amanheceu com 7°C e alcançou máxima de 18°C, verão que este dia será muito mais frio que um dia igual de sol, nas condições idênticas.

 

--

 

Não acho que cria falso cenário. Tirando as capitais, grandes cidades, não são lá muitas cidades que tem ilha de calor. Ou tem, mas em pouca área. Em questão de 1km já não é mais percebido. O ser humano não consegue influenciar tanto assim não como parece.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim é mais uma questão psicológica, do que sensível, essa ideia de máximas baixas. As pessoas acham que estamos vivendo um aquecimento. E por isso quando faz 24°C no inverno acham que é algo anormal e pensam que antigamente isso nunca ocorria. Elas pensam que tem que passar frio de dia também...

 

As vezes também tratam mínima aqui como se só fosse naquela horário que se está em casa. Não é bem assim....

 

Para fazer 7, 8 graus, na maioria dos locais, é preciso uma noite fria também, então desde o meio da noite, a temperatura já é baixa, e nas horas seguintes o frio é muito sentido também... Se tem uma mínima dessa, e ao meio dia faz 18°C, a sensação é bem mais baixa que quando está 18°C ao meio dia, em um dia que amanheceu com 15°C.

 

Ou talvez esteja mais relacionado ao sol... Sabemos que em muitos lugares para fazer 7, 8 graus só com tempo seco. E o que acontece? Neste dias todo mundo corre para o sol, para minimizar o frio, mas na sombra está muito frio... Agora façam o seguinte: peguem um dia totalmente nublado, que amanheceu com 7°C e alcançou máxima de 18°C, verão que este dia será muito mais frio que um dia igual de sol, nas condições idênticas.

 

--

 

Não acho que cria falso cenário. Tirando as capitais, grandes cidades, não são lá muitas cidades que tem ilha de calor. Ou tem, mas em pouca área. Em questão de 1km já não é mais percebido. O ser humano não consegue influenciar tanto assim não como parece.

 

Exemplo de Curitiba ontem e hoje!

Ontem variou entre 4,9° e 12,0°, hoje entre 7,9° e 14° com muito vento e tempo nublado..

Com certeza esses últimos dois dias foram mais comentados do que o dia 04/06 quando fez 2,6° (mínima do ano) mas a máxima atingiu + - 20° com sol aqui na capital.

A nebulosidade, umidade e o vento fazem a diferença

Link to comment
Share on other sites

Pra mim é mais uma questão psicológica, do que sensível, essa ideia de máximas baixas. As pessoas acham que estamos vivendo um aquecimento. E por isso quando faz 24°C no inverno acham que é algo anormal e pensam que antigamente isso nunca ocorria. Elas pensam que tem que passar frio de dia também...

 

As vezes também tratam mínima aqui como se só fosse naquela horário que se está em casa. Não é bem assim....

 

Para fazer 7, 8 graus, na maioria dos locais, é preciso uma noite fria também, então desde o meio da noite, a temperatura já é baixa, e nas horas seguintes o frio é muito sentido também... Se tem uma mínima dessa, e ao meio dia faz 18°C, a sensação é bem mais baixa que quando está 18°C ao meio dia, em um dia que amanheceu com 15°C.

 

Ou talvez esteja mais relacionado ao sol... Sabemos que em muitos lugares para fazer 7, 8 graus só com tempo seco. E o que acontece? Neste dias todo mundo corre para o sol, para minimizar o frio, mas na sombra está muito frio... Agora façam o seguinte: peguem um dia totalmente nublado, que amanheceu com 7°C e alcançou máxima de 18°C, verão que este dia será muito mais frio que um dia igual de sol, nas condições idênticas.

 

--

 

Não acho que cria falso cenário. Tirando as capitais, grandes cidades, não são lá muitas cidades que tem ilha de calor. Ou tem, mas em pouca área. Em questão de 1km já não é mais percebido. O ser humano não consegue influenciar tanto assim não como parece.

 

Exemplo de Curitiba ontem e hoje!

Ontem variou entre 4,9° e 12,0°, hoje entre 7,9° e 14° com muito vento e tempo nublado..

Com certeza esses últimos dois dias foram mais comentados do que o dia 04/06 quando fez 2,6° (mínima do ano) mas a máxima atingiu + - 20° com sol aqui na capital.

A nebulosidade, umidade e o vento fazem a diferença

 

Concordo plenamente, Alan!

É o que eu já comentei e algumas pessoas não entendem: o que a gente sente tem muito mais efeito.

Eu sei e tenho consciência de que para comprovar se foi frio ou não tem que ser pelas médias e temperaturas diárias.

No entanto, um dia que faz um frio de 3°c pela manhã cedo e faz 19°c na parte da tarde marca MUITO MENOS do que um dia que faz 10°c pela manhã e máxima de 15°c a tarde e tem vento! Um dia ventoso e com umidade ainda marca mais as pessoas e dá uma sensação de muito mais frio.

Perfeita tua colocação, amigo.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

Dai a galera fica no calor humano e perde toda a diversão do frio do lado de fora :laugh:

 

o que eu quiz dizer, é que se vc sai de casa com 7/8 graus, isso só duraria 1 ou 2 horas.

Vou concertar o que falei

10% das pessoas ainda ficam mais tempo exposto no frio do que no calor(exemplo das pessoas que trabalham a noite e de madrugada)

90% das pessoas ficam fora de suas casas entre as 6h à 18h (concorda?) ou um pouco mais

só que nesse tempo fora de casa, o frio só é realmente sentido entre 6h à 9h ( nesse tempo dentro de uma condução indo ao trabalho ) e o restante do tempo é de dia ameno ou até mesmo quente

Agora eu concordo. :laugh:

 

Mas há algumas variáveis locais que influem um pouco.

Uma delas, que já foi comentado várias vezes, é quando há entrada da brisa marítima aqui em Sampa.

Geralmente na 2ª metade da tarde, em questão de 2 horas ou menos a temperatura cai de 23, 24, 25°C para 14, 15, 16°C (Às vezes até 13°C).

A umidade sobe de 25/30% para 80/85%, com ventos de 15, 20, 25 km/h.

Em pouco tempo a sensação térmica vai lá embaixo, passando de um agradável dia de sol para um fim de tarde nublado e frio.

Todo mundo aqui (Inclusive eu) já foi pego nessa situação só de camiseta/camisa de manga curta, às vezes até de bermuda.

Aí, só um conhaque para resolver... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Sei que vai haver inumeras contestaçoes mas hoje registrei -10.8 no meu terreno em ausentes. As 17horas de ontem ja fazia 1.5 e mesmo com sol alguns eu jogava agua sobre o carro e congelava, fica a menos de 2km em linha reta do vale das trutas. E o termometro nao estava no chao nao, estava dentro de uma sacola e dentro de uma caixa de papelao a 1,50 m do chao. Fica o registro para quem acredita ou nao...

 

Mario, que baita informação. Tua cabana é segura? Tem internet por celular?

 

Poderíamos pensar em instalar algo por aí..

 

Abraços!

 

E segura sim, mas não pega sinal de celular, mas já estou vendo para por internet

Com certeza colocarei a estação, vou precisar de ajuda e informações pois não sei onde e nem como instalar o aparelho, mas desde já me prontifico a bancar o aparelho, para o ano que vem prendendo deixar tudo pronto...

Claro que da forma como medi não e a melhor opção, porém faz mais de 10 anos que monitoro as temperaturas na minha cidade e em ausentes, porém com todos os fatos que aconteceram naquela manha afirmo que a temperatura foi sim em torno de -10. Grande abraço

Link to comment
Share on other sites

Recordes das estações + frias do Brasil :

 

Morro da Igreja SC (jun2007/Ago2014):

 

Min Absoluta : -07,8 (23/07/2013)

Max Absoluta: 26,7 (04/02/2010)

 

Mes + frio: 06,2 (julho 2009)

Med + quente: 16,2 (janeiro 2014)

 

Maior Mínima: 17,5 (02/11/2009)

Menor Máxima: -2,3 (23/07/2013)

 

PNI Marcão MG (jul2013/Ago2014)

 

Min Absoluta : -06,9 (27/07/2013)

Max Absoluta: 23,3 (03/01/2014)

 

Mes + frio: 05,6 (julho 2014)

Med + quente: 12,7 (Dezembro 2014)

 

Maior Mínima: 12,8 (03/01/2014)

Menor Máxima: 06,7 (26/07/2013)

Link to comment
Share on other sites

Esse bloqueio na Terra do fogo quer dizer o que? Para nós inclusive ?

 

Não tem bloqueio na Terra do fogo. Atenta ao mapa no RS, tem uma alta em altos níveis que atuará no Sul.

 

O jato citado pelo Silvio é a corrente lá embaixo , o que não é normal, atuar tão a sul(devido ao anticiclone no RS).

Link to comment
Share on other sites

Modelos sinalizando alguma chuva para o estado de SP neste próximo fim de semana, inclusive para a capital.

 

Na capital, para variar, não deverá ser grande coisa mas colocaria água no chope de quem espera um domingo com sol.

 

Será?

Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

Rodolfo, você está por aí? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Modelos sinalizando alguma chuva para o estado de SP neste próximo fim de semana, inclusive para a capital.

 

Na capital, para variar, não deverá ser grande coisa mas colocaria água no chope de quem espera um domingo com sol.

 

Será?

Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

Rodolfo, você está por aí? :mosking:

 

Eu também vi essa previsão de chuva e ela mostra ser mais significativa!

De fato, o Rodolfo saberia nos explicar melhor o que traria essa chuva. Mas creio que não seja frente fria!

Link to comment
Share on other sites

Realmente, na semana que vem as anomalias de temperatura previstas são muito elevadas principalmente para

o Sul, conforme demonstra o CFS:

 

SDFLmne.png

 

- Temperaturas muito acima da média na campanha gaúcha, Uruguai e Argentina; aqui no Sudeste, um frio "xoxo" (by Bruno), mas

que manteria as temperaturas abaixo da média, neste EXCELENTE AGOSTO para minha região.

Link to comment
Share on other sites

MÍNIMAS ABSOLUTAS 2014:

 

-8,4 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,1 - Urupema SC (PWS)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

 

-7,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

 

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias)

-6,5 - Itamonte - PNI Posto Marcão MG - (PWS)

-6,2 - Bom Jesus RS (Ciram)

-6,1 - Resende PNI Abrigo Rebouças RJ (PWS)

 

-5,9 - Painel SC (Ciram)

-5,8 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

-5,7 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

-5,4 - Pericó SC (Conv / Climaterra)

-5,2 - Água Doce SC - (PWS - Herciliópolis)

-5,1 - Vacaria RS (Fepagro)

 

-4,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Liberata)

-4,8 - São Joaquim SC (Aut - Climaterra)

-4,8 - Vacaria RS (Ciram)

-4,6 - Santa Rosa RS (PWS)

-4,5 - Canela RS (PWS - Castelinho)

-4,3 - Lages SC (Conv/Inmet)

-4,3 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

-4,2 - Cambará do Sul RS (Inmet)

-4,2 - Lages SC (Ciram)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,0 - Monte Carlo SC (Ciram)

-4,0 - Vacaria RS (Inmet)

 

-3,9 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

-3,8 - São Joaquim SC (Aut - Inmet)

-3,7 - André da Rocha RS (Corede)

-3,7 - São Marcos RS (PWS)

-3,6 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

-3,6 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

-3,6 - São Joaquim SC (Conv - Inmet)

-3,6 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

-3,4 - Vacaria RS (UCS)

-3,4 - Vargem SC (Ciram)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca)

-3,1 - Brunópolis SC (Ciram)

-3,1 - Caçador SC (Ciram)

-3,1 - Lebon Régis SC (Ciram - Anta Gorda)

-3,1 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

-3,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-3,0 - Santa Cecília SC (Ciram)

 

-2,9 - Campo Belo do Sul SC (Ciram)

-2,8 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

-2,8 - Lagoa Vermelha RS (Ciram)

-2,6 - Três Barras SC (Ciram)

-2,5 - Santana do Livramento RS (PWS)

-2,5 - São Joaquim SC (Ciram - Trento)

-2,4 - Curitibanos SC (Inmet)

-2,4 - Ibiam SC (Ciram)

-2,4 - Major Vieira SC (Inmet)

-2,4 - Muitos Capões RS (Corede)

-2,4 - Papanduva SC (Ciram - Rodeiozinho)

-2,3 - Abdon Batista SC (Ciram)

-2,3 - Farroupilha RS (PWS - Alencastro)

-2,2 - Frei Rogério SC (Ciram)

-2,2 - Monte Castelo SC (Ciram - Alto Canoinhas)

-2,1 - Caxias do Sul RS (PWS)

-2,1 - Lagoa Vermelha RS (Conv/Inmet)

-2,1 - Rui Rufino SC (Ciram)

-2,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

-2,0 - Canela RS (Inmet)

-2,0 - Garibaldi RS (PWS)

-2,0 - Guarapuava PR (Simepar)

-2,0 - Quaraí RS (Inmet)

 

Rio Grande do Sul:

 

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias)

-6,2 - Bom Jesus RS (Ciram)

-5,1 - Vacaria RS (Fepagro)

-4,8 - Vacaria RS (Ciram)

-4,6 - Santa Rosa RS (PWS)

-4,5 - Canela RS (PWS - Castelinho)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,2 - Cambará do Sul RS (Inmet)

-4,0 - Vacaria RS (Inmet)

-3,7 - André da Rocha RS (Corede)

-3,7 - São Marcos RS (PWS)

-3,6 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

-3,4 - Vacaria RS (UCS)

-3,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-2,8 - Lagoa Vermelha RS (Ciram)

-2,5 - Santana do Livramento RS (PWS)

-2,4 - Muitos Capões RS (Corede)

-2,3 - Farroupilha RS (PWS - Alencastro)

-2,1 - Caxias do Sul RS (PWS)

-2,1 - Lagoa Vermelha RS (Conv/Inmet)

-2,0 - Canela RS (Inmet)

-2,0 - Garibaldi RS (PWS)

-2,0 - Quaraí RS (Inmet)

 

Santa Catarina:

 

-8,4 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,1 - Urupema SC (PWS)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-5,9 - Painel SC (Ciram)

-5,8 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

-5,7 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

-5,4 - Pericó SC (Conv / Climaterra)

-5,2 - Água Doce SC - (PWS - Herciliópolis)

-4,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Liberata)

-4,8 - São Joaquim SC (Aut - Climaterra)

-4,3 - Lages SC (Conv/Inmet)

-4,2 - Lages SC (Ciram)

-4,0 - Monte Carlo SC (Ciram)

-3,8 - São Joaquim SC (Aut - Inmet)

-3,6 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

-3,6 - São Joaquim SC (Conv - Inmet)

-3,6 - São Joaquim SC (Ciram - Bentinho)

-3,4 - Vargem SC (Ciram)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca)

-3,1 - Brunópolis SC (Ciram)

-3,1 - Caçador SC (Ciram)

-3,1 - Lebon Régis SC (Ciram - Anta Gorda)

-3,0 - Santa Cecília SC (Ciram)

-2,9 - Campo Belo do Sul SC (Ciram)

-2,6 - Três Barras SC (Ciram)

-2,5 - São Joaquim SC (Ciram - Trento)

-2,4 - Curitibanos SC (Inmet)

-2,4 - Ibiam SC (Ciram)

-2,4 - Major Vieira SC (Inmet)

-2,4 - Papanduva SC (Ciram - Rodeiozinho)

-2,3 - Abdon Batista SC (Ciram)

-2,2 - Frei Rogério SC (Ciram)

-2,2 - Monte Castelo SC (Ciram - Alto Canoinhas)

-2,1 - Rui Rufino SC (Ciram)

 

Paraná :

 

-2,0 - Guarapuava PR (Simepar)

-1,5 - Entre Rios PR (Simepar)

-1,1 - São Mateus do Sul PR (Inmet)

-1,0 - Jaguarialva PR (Simepar)

-0,9 - Palmas PR (Iapar)

-0,6 - Porto Amazonas PR (Ciram)

-0,4 - Irati PR (Inmet)

-0,3 - Inacio Martins PR (Inmet)

-0,2 - Castro PR (Inmet)

-0,2 - Lapa PR (Iapar)

+0,1 - Fernandes Pinheiro PR (Simepar)

+0,2 - General Carneiro PR (Inmet)

 

Região Sudeste:

 

-6,5 - Itamonte MG (PWS - PNI Posto Marcão)

-6,1 - Resende RJ - (PWS - PNI Abrigo Rebouças)

-4,3 - Maria da Fé MG (PWS - Reserva)

-3,9 - Campos do Jordão SP (Horto Florestal)

-3,1 - Maria da Fé MG (PWS - Lage)

-2,8 - Campos do Jordão SP (PWS - Vl Inglesa)

-2,0 - Campos do Jordão SP (INPE)

-1,1 - Nova friburgo RJ (Inmet)

-0,9 - Maria da Fé MG (Inmet)

-0,6 - Monte Verde MG (Inmet)

-0,4 - Manduri SP (Ciiagro)

-0,1 - Tapiraí SP (Ciiagro)

 

2 grandes surpresas para mim.

 

1 Cruzeiro em primeiro lugar!

 

2 Soledade tão bem rankiada! Inclusive na frente do PNI.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, na semana que vem as anomalias de temperatura previstas são muito elevadas principalmente para

o Sul, conforme demonstra o CFS:

 

SDFLmne.png

 

- Temperaturas muito acima da média na campanha gaúcha, Uruguai e Argentina; aqui no Sudeste, um frio "xoxo" (by Bruno), mas

que manteria as temperaturas abaixo da média, neste EXCELENTE AGOSTO para minha região.

 

Seria um forte combustivel pra esperada BOMBA ?

Link to comment
Share on other sites

Realmente, na semana que vem as anomalias de temperatura previstas são muito elevadas principalmente para

o Sul, conforme demonstra o CFS:

 

http://i.imgur.com/SDFLmne.png

 

- Temperaturas muito acima da média na campanha gaúcha, Uruguai e Argentina; aqui no Sudeste, um frio "xoxo" (by Bruno), mas

que manteria as temperaturas abaixo da média, neste EXCELENTE AGOSTO para minha região.

 

 

E na Grande SP, dentro do normal! Menos mal!

Como eu já comentei algumas vezes, essa situação que teremos vai ser bem parecida com aquela presenciada na segunda semana de setembro do ano passado!

Link to comment
Share on other sites

Apesar das mínimas extraordinárias e que mostram todo o potencial de frio que o Sul tem, não mudo a minha opinião.

 

Estamos indo para o terceiro ano seguido com uma dinâmica de inverno muito desfavorável para nós. Em 2011 eu não imaginaria que seria assim nos próximo 3 invernos. O fator neve foi a única coisa que se salvou, ainda bem.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio em 500 hPa? Me corrijam se eu tiver escrevendo bobagem.

 

http://i.imgur.com/BxvCyUs.gif

 

Sim, bloqueio típico. Esse que estava atuando no Leste do Sudeste no auge do Verão.

 

O que impressiona é o jato lá na Terra do fogo, e o bloqueio avançando tanto ao Sul em pleno inverno!

Me lembra Junho de 2005.

 

Sds.

 

Semana que vem só vai dar CAVOK no centro-sul. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Previsão de frio interessante para daqui a 2 semanas. Com esse calor projetado, talvez o combustível necessário. Quem sabe esse inverno xoxo e sem graça não reserve emoções nos minutos finais de jogo?

 

Sem dúvidas iremos ter frio após esse Veranico. É praticamente certo. Resta sabermos o que irá subir.

Link to comment
Share on other sites

Eu também vi essa previsão de chuva e ela mostra ser mais significativa!

De fato, o Rodolfo saberia nos explicar melhor o que traria essa chuva. Mas creio que não seja frente fria!

Não, não seria frente fria.

Na verdade seria uma "raspa" das instabilidades previstas para boa parte do sul.

Tanto que não há previsão de queda nas temperaturas.

Apenas máximas mais baixas devido ao céu com muitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Bloqueio em 500 hPa? Me corrijam se eu tiver escrevendo bobagem.

 

BxvCyUs.gif

 

 

NESTE MAPA, CAMPO VISUAL, NÃO TEM BLOQUEIO ALGUM. O MAIS PRÓXIMO DE UM BLOQUEIO ESTARIA NA ALTURA DA ÁFRICA. NÃO É A ALTA NO CENTRO DO BRASIL QUE BLOQUEIA, ELA É O RESULTADO DO BLOQUEIO EM ALGUM CANTO EM 200/300 MB, QUE NESTE CAMPO NÃO APARECE, O MAIS PRÓXIMO É PERTO DA ÁFRICA ENTRE +- 30/50 SUL.

Link to comment
Share on other sites

 

NESTE MAPA, CAMPO VISUAL, NÃO TEM BLOQUEIO ALGUM. O MAIS PRÓXIMO DE UM BLOQUEIO ESTARIA NA ALTURA DA ÁFRICA. NÃO É A ALTA NO CENTRO DO BRASIL QUE BLOQUEIA, ELA É O RESULTADO DO BLOQUEIO EM ALGUM CANTO EM 200/300 MB, QUE NESTE CAMPO NÃO APARECE, O MAIS PRÓXIMO É PERTO DA ÁFRICA ENTRE +- 30/50 SUL.

 

Alta em 500 hpa , causa um bloqueio. Se formos seguir o raciocínio, temos que achar a causa do "Bloqueio" na África, daí assim vamos até chegar no Sol.

 

Tanto que é que vamos ter uma alta em superfície que irá passar direto para o mar devido ao bloqueio em 500 hpa no RS.

Link to comment
Share on other sites

NESTE MAPA, CAMPO VISUAL, NÃO TEM BLOQUEIO ALGUM. O MAIS PRÓXIMO DE UM BLOQUEIO ESTARIA NA ALTURA DA ÁFRICA. NÃO É A ALTA NO CENTRO DO BRASIL QUE BLOQUEIA, ELA É O RESULTADO DO BLOQUEIO EM ALGUM CANTO EM 200/300 MB, QUE NESTE CAMPO NÃO APARECE, O MAIS PRÓXIMO É PERTO DA ÁFRICA ENTRE +- 30/50 SUL.

 

Discordo absolutamente.

 

É exatamente o bloqueio puro, em carne e osso. O retrato fidedigno de um severo bloqueio que vai estar bem no centro da América do Sul, jogando o jato subtropical para o extremo sul do continente, formando um cinturão capaz de impedir que qualquer sopro de ar frio avance pelo cone sul.

 

Se isso é bloqueio algum, eu desaprendi o que é bloqueio atmosférico. Preciso de uma explicação mais detalhada. Anomalias de +10oC a +12oC na Argentina só podem ser resultado do avanço livre e tranquilo de anticiclones polares pelo cone sul.

Link to comment
Share on other sites

Recordes das estações + frias do Brasil :

 

Morro da Igreja SC (jun2007/Ago2014):

 

Min Absoluta : -07,8 (23/07/2013)

Max Absoluta: 26,7 (04/02/2010)

 

Mes + frio: 06,2 (julho 2009)

Med + quente: 16,2 (janeiro 2014)

 

Maior Mínima: 17,5 (02/11/2009)

Menor Máxima: -2,3 (23/07/2013)

 

PNI Marcão MG (jul2013/Ago2014)

 

Min Absoluta : -06,9 (27/07/2013)

Max Absoluta: 23,3 (03/01/2014)

 

Mes + frio: 05,6 (julho 2014)

Med + quente: 12,7 (Dezembro 2014)

 

Maior Mínima: 12,8 (03/01/2014)

Menor Máxima: 06,7 (26/07/2013)

 

Carlos, estes dados são fabulosos. Como você conseguiu isso? Independentemente do conteúdo, que será objeto de análise, observo o quanto trabalhoso foi compor esta estatística.

 

Estes dados são fruto do esforço de verdadeiros heróis empenhados à busca do conhecimento.

 

Lembro-me dos idos de 2002, 2003 sobre os debates sobre a mantiqueira. Zé vicente e Caio eram meus ferrenhos debatedores... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, as estações do PNI, Potreirinhos em Ausentes, Tuias em Soledade ,Marcilaq em São Paulo, Maria da Fé - Lage...estão no mesmo grupo....ou seja...estão todas fora dos seus centros urbanos em areas afastadas....sendo que as estaçoes do Inmet sendo topo ou não, representam mais os municipios....pois se encontram dentro de suas areas urbanas

Sim, é vdd.

Poderíamos dzr q as novas estações são filiais.. representam áreas específicas dos municípios.

Começou a velha prosa ... :punish:

O Bairro Farroupilha tem pelo menos 3 baixadas mais frias que o Tuias, o Expedicionário tem o Banhadal, o campo do Antoninho Cherini, a baixada que desce dos Silos, mais frias ou equivalentes ao Tuias, a Pedreira, e Bom Jesus zona norte da cidade têm umas 4 baixadas mais frias que o Tuias,o Bairro das Fontes tem pelo menos umas 2 equivalentes, o Ipiranga idem, então, não venham com este papo de representativo, representa sim baixadas médias da cidade e do interior...Inmet tem muitas estações em áreas rurais, Soledade é um exemplo...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A máxima correta do Morro da Igreja é -2,6°C no dia 23/7. Vamos ficar ligado Carlos Dias.

 

Foram algumas surpresas...

 

O Cruzeiro ter essa mínima. E a Fazenda Santa Rita também se aproximar, batendo o CIRAM de Bom Jardim da Serra.

 

E o Tuias, que bateu Bom Jesus e Vacaria. Mesmo em um ano "ruim", só não vai bater São José dos Ausentes. Calma lá PHP. Sempre achei que Tuias tivesse a mínima do RS, mas devido ao ano "ruim" que tivemos, achei que não passaria Bom Jesus e Vacaria. Fico com a dúvida se vai bater Potreirinhos, que ano passado teve sua mínima prejudicada pela nebulosidade. Mas acredito que normalmente sim.

Link to comment
Share on other sites

No ranking por município, Soledade o 5º do Brasil, e 2º do RS, isto é extraordinário, para mim uma grande conquista; a comprovação daquilo que sempre falei no BAZ e alguns duvidaram.

-8,4 - São Joaquim Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias) :clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

A máxima correta do Morro da Igreja é -2,6°C no dia 23/7. Vamos ficar ligado Carlos Dias.

 

Foram algumas surpresas...

 

O Cruzeiro ter essa mínima. E a Fazenda Santa Rita também se aproximar, batendo o CIRAM de Bom Jardim da Serra.

 

E o Tuias, que bateu Bom Jesus e Vacaria. Mesmo em um ano "ruim", só não vai bater São José dos Ausentes. Calma lá PHP. Sempre achei que Tuias tivesse a mínima do RS, mas devido ao ano "ruim" que tivemos, achei que não passaria Bom Jesus e Vacaria. Fico com a dúvida se vai bater Potreirinhos, que ano passado teve sua mínima prejudicada pela nebulosidade. Mas acredito que normalmente sim.

Vc analisou corretamente. :good:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal boa tarde, eu fico intrigado como algumas altas que passam pelo sul e seguem pelo mar deixam o tempo nublado (nuvens baixas/stratus) no leste do estado de SP (e PR) e outras extremamentes semelhantes deixam o céu de brigadeiro. Alguem sabe decifrar isso? O que não estou vendo. Abraços

Prefiro acreditar q os mestres ñ viram a pergunta...

 

Ñ sou especialista no assunto, mas o q eu sei, e o q eu observei nos dois eventos recentes:

 

Sistemas de Alta pressão são secos, estejam sobre o continente ou sobre o oceano, devido ao movimento descendente do ar (no caso das Altas Polares, ar frio q desce).

 

No primeiro evento (céu de brigadeiro) a umidade atingiu níveis inacreditáveis para nossa região, chegando à 1% em 850 hPa (no alto do Bradador do Diego) e 3% no topo da Serra do Mar, aki perto.

Toda essa secura atmosférica inibiu a formação de nuvens, mesmo com o deslocamento da Alta para o mar.

A umidade trazida pelos ventos oceânicos ñ foi suficiente para formar nuvens.

No Sudeste os índices de UR foram tbm baixíssimos e eu lembro dos relatos dos colegas de lá: 8%/12%/15%...

 

No segundo caso, possivelmente o movimento descendente do ar foi mais lento e a umidade ñ atingiu níveis críticos.

Na Argentina sim, mas qdo a Alta atingiu o RS houve uma mudança de padrão, com rápida elevação dos níveis de UR e conseqüentemente os ventos q passaram a soprar do oceano conseguiram chegar úmidos ao continente.

Lembro q em algum momento da noite de quarta feira a umidade em Urupema atingia 93/95%, mesmo com céu limpo.

 

Enfim, são vários processos q irão definir uma situação. Mas o q entendi é mais ou menos o q escrevi.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

No ranking por município, Soledade o 5º do Brasil, e 2º do RS, isto é extraordinário, para mim uma grande conquista; a comprovação daquilo que sempre falei no BAZ e alguns duvidaram.

-8,4 - São Joaquim Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias) :clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2: :good2:

 

Meu amigo, literalmente assino em baixo... :good2: :pleasantry: :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

No ranking por município, Soledade o 5º do Brasil, e 2º do RS, isto é extraordinário, para mim uma grande conquista; a comprovação daquilo que sempre falei no BAZ e alguns duvidaram.

-8,4 - São Joaquim Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias) :clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2: :good2:

 

Meu amigo, literalmente assino em baixo... :good2: :pleasantry: :pleasantry:

Valeu Shima o primeiro padrinho e aliás,o primeiro a insistir comigo que o Tuias era um bom local :good2: ,e valeu também aos instaladores Diego Soares e Bruno Saraiva, :good2: e extensivo o agradecimento aos bazianos de um modo geral :good2: e claro um especial ao AAA, :good2: o hombre divulgou bonitaço Soledade, inclusive falando esta semana no boletim do tempo na rádio Soledade. :good2: :clapping: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks:

Link to comment
Share on other sites

No ranking por município, Soledade o 5º do Brasil, e 2º do RS, isto é extraordinário, para mim uma grande conquista; a comprovação daquilo que sempre falei no BAZ e alguns duvidaram.

-8,4 - São Joaquim Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias) :clapping: :clapping: :clapping: :good2: :good2: :good2:

 

Meu amigo, literalmente assino em baixo... :good2: :pleasantry: :pleasantry:

Valeu Shima o primeiro padrinho e aliás,o primeiro a insistir comigo que o Tuias era um bom local :good2: ,e valeu também aos instaladores Diego Soares e Bruno Saraiva, :good2: e extensivo o agradecimento aos bazianos de um modo geral :good2: e claro um especial ao AAA, :good2: o hombre divulgou bonitaço Soledade, inclusive falando esta semana no boletim do tempo na rádio Soledade. :good2: :clapping: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks: :drinks:

 

PH, realmente seu trabalho fez a diferença, colocou Soledade em destaque. É uma marca incrível que sua estação marcou, ficando muito próxima de Ausentes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.