Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

:rofl: :rofl:

Qual é a data do jornal??

Uma vez aqui no BAZ postaram um recorte de jornal de Julho/1972 que dizia ter feito -10C em Maria da Fé!!!.

81 ou 84 creio eu !

Maria da Fé (INMET): -8,4°C (21/07/1981).

Este dado constava no BDMEP, eu mesmo vi.

Depois, não sei por que cargas d'água, Maria da Fé foi retirada do BDMEP. Sumiu. :negative: :russian:

 

Eu tenho anotadas as mínimas e as máximas daqueles dias em Maria da Fé.

Só preciso me lembrar onde guardei... :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Lugar lindo esse da foto!

Por incrível que pareça, um local que consegue ter um bom frio, apesar da localização ser mais ao Norte do país, é o Monte Roraima!

Os clientes já pediram para fazermos um grupo para lá, só por causa das cenas que apareceram nesta nova novela das 21h. É caro! Precisa subir de helicóptero, mas é lindo!

Altitude: 2810m. Chega a fazer -4°c ou -5°c na madrugada por lá.

Abraços. :good2:

 

Jtur, não faz -5°C no alto do monte Roraima nem com banda de música.

Link to comment
Share on other sites

As estações do Rio são um lixo e ficam no pior lugar possível.

Discordo da mesma maneira no auge do calor no Rio de Janeiro a cidade torra a 45° e essa mesma estação aparece com 38°/39° só para dar um exemplo. Ou seja fica elas por elas.

Esta estação convencional do Rio em particular instalada num local ruim mesmo.

Além disso, já mudou umas 2 vezes: Praça XV, aterro do Flamengo e o local atual.

Fica numa lage no andar de cima do prédio do INMET.

Cheguei a localizá-la no Google Maps.

O pessoal de lá pode falar melhor.

 

As convencionais de Belo Horizonte e do Mirante, em Sampa, ficam em locais totalmente urbanizados, próximas dos centros das cidades (BH é no centro mesmo), cercadas de casas e até prédios, mas estão instaladas conforme as normas: solo gramado, distância mínima dos edifícios, etc, etc.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com a menor máxima do ano, igualando os tímidos 12,0ºC do dia 19/06 no INMET

 

12,xºC SIMEPAR

12,0ºC INMET (automática)

 

Mínimas do dia:

 

4,9ºC SIMEPAR

5,1ºC INMET

5,0ºC Afonso Pena

 

As mínimas ficaram longe dos recordes desse ano nas estações oficiais

A máxima do Simepar eu não consegui decifrar naquele mapa que eles postaram agora haha

Aguardando os dados da convencional do INMET para máxima...

Link to comment
Share on other sites

Já perdi a paciência.Quer apostar quanto que o abrigo e sensor estão em Soledade?

E então Vitinho,que achou?Moretão?

 

Um espetáculo, até derrubou Bom Jesus! :hi: :clapping:

E vai derrubar novamente essa noite,em dias de efeito de baixada o Tuias só perde para Ausentes/Potreirinhos. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

A máxima de hoje no Mirante foi bem relevante. Foi a mais baixa para um agosto desde 2003, quando tivemos 12,3ºC no dia 29. De 2004 a 2013 a menor máxima em um agosto foi de 13,4ºC em 21/08/2011.

Desde 1961, o Mirante tem:

 

10,9°C de máxima em 14/08/1978

10,8°C de máxima em 14 de setembro de 1990.

Link to comment
Share on other sites

A máxima de hoje no Mirante foi bem relevante. Foi a mais baixa para um agosto desde 2003, quando tivemos 12,3ºC no dia 29. De 2004 a 2013 a menor máxima em um agosto foi de 13,4ºC em 21/08/2011.

Desde 1961, o Mirante tem:

 

10,9°C de máxima em 14/08/1978

10,8°C de máxima em 14 de setembro de 1990.

 

 

Absurda essa máxima de 1990...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Lugar lindo esse da foto!

Por incrível que pareça, um local que consegue ter um bom frio, apesar da localização ser mais ao Norte do país, é o Monte Roraima!

Os clientes já pediram para fazermos um grupo para lá, só por causa das cenas que apareceram nesta nova novela das 21h. É caro! Precisa subir de helicóptero, mas é lindo!

Altitude: 2810m. Chega a fazer -4°c ou -5°c na madrugada por lá.

Abraços. :good2:

 

Jtur, não faz -5°C no alto do monte Roraima nem com banda de música.

Nunca faz isso lá , porque deve e é muito úmido , deve baixar do +5 algumas remotas vezes , o normal lá na minha opinião fica entre 7C e 18C com pouca variação pois esta perto do equador é remotamente o tempo fica limpo lá !

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra · 40 min

-8,4°C e -14,4°C na relva no distrito do Cruzeiro/S.Joaquim, recorde absoluto da estação (2005/20014).

 

... Mas eu digo que existem locais COLADOS A CIDADE tão ou mais no fundo do vale e com menos insolação que o local da estação atual! ...

 

OK, O dado de T relva da Climaterra [-8,4] e a incrível marca do Cruzeiro implicam em sub -10 para T relva Inmet.

 

O que tornou prevísivel a mínima estupenda de Urupema.

 

E o genial esses dados indicam como [ quase comentado pelo Zé]

 

Sim ocorreu uma mínima negativa de dois dígitos na região a qual não foi infelizmente medida....porém.....certamente ocorreu.

 

=================

 

Então ficamos assim:

 

- um tópico para você falar da tua cidade

 

- um tópico para você falar da cidade dos outros

 

A idéia foi excelente...vamos nos ajustando.

 

Abraços

 

 

Sem dúvida a temperatura baixou de -10oC em alguns lugares da região... A questão é ter estações lá para medir... :ok:

 

Tem um lugar o qual eu acho que pode ser "campeão": O vale abaixo do Morro do Baú, nos Campos de Santa Bárbara, próximo ao Cemitério local, onde o louco do Fernando Moniz foi surfar na neve no final de julho. :ok:

 

Tem um lugar em. São Joaquim chamado Santo Antão, pelo que pude acompanhar ano passado é um dos pontos mais frios de São Joaquim, fica mais ou menos 2 km do centro na Caminhos da Neve, pena não termos uma estação lá.

 

Essa foto é do São Joaquim online e fica mais ou menos a uns 600 metros do local.

 

Congelamento-São-Joaquim-1.jpg

Link to comment
Share on other sites

No mínimo intrigante!

Na estação do ciram em Bom Jesus a umidade subiu para 65% e a temperatura caiu para 6,8°C(18:00/18:30)hrs;

Na mesma hora a umidade voltou a cair para 45% e a temperatura subiu para 9,3°C (18:30/19:00)hrs;

por que isso ocorre? seria o ar frio descendo para as baixadas?

Alguém poderia fazer o favor se possível de me explicar.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com a menor máxima do ano, igualando os tímidos 12,0ºC do dia 19/06 no INMET

 

12,xºC SIMEPAR

12,0ºC INMET (automática)

 

Mínimas do dia:

 

4,9ºC SIMEPAR

5,1ºC INMET

5,0ºC Afonso Pena

 

As mínimas ficaram longe dos recordes desse ano nas estações oficiais

A máxima do Simepar eu não consegui decifrar naquele mapa que eles postaram agora haha

Aguardando os dados da convencional do INMET para máxima...

 

 

Ainda podem ser reajustadas.

Link to comment
Share on other sites

No post acima citei: "1,0º em Santa Rosa do Sul! Não no meu termômetro que marcava 7,1º. Com certeza estava errado, já que a geada velha tava bonita!!!!"

 

Realmente estava errado,essa foi a temperatura interna. A externa estava em 1,8º!!!!

 

MARAVILHA!!! Aqui no meu termômetro foi o recorde do ano! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com a menor máxima do ano, igualando os tímidos 12,0ºC do dia 19/06 no INMET

 

12,xºC SIMEPAR

12,0ºC INMET (automática)

 

Mínimas do dia:

 

4,9ºC SIMEPAR

5,1ºC INMET

5,0ºC Afonso Pena

 

As mínimas ficaram longe dos recordes desse ano nas estações oficiais

A máxima do Simepar eu não consegui decifrar naquele mapa que eles postaram agora haha

Aguardando os dados da convencional do INMET para máxima...

 

 

Ainda podem ser reajustadas.

 

Pois é! Continua sendo uma máxima alta em comparação aos últimos anos

Mas já tivemos 11,7ºC de máxima em 30/09/2009, então ainda acredito em uma máxima menor pra 2014 (mínima também)

Link to comment
Share on other sites

Curitiba com a menor máxima do ano, igualando os tímidos 12,0ºC do dia 19/06 no INMET

 

12,xºC SIMEPAR

12,0ºC INMET (automática)

 

Mínimas do dia:

 

4,9ºC SIMEPAR

5,1ºC INMET

5,0ºC Afonso Pena

 

As mínimas ficaram longe dos recordes desse ano nas estações oficiais

A máxima do Simepar eu não consegui decifrar naquele mapa que eles postaram agora haha

Aguardando os dados da convencional do INMET para máxima...

 

 

Ainda podem ser reajustadas.

 

Pois é! Continua sendo uma máxima alta em comparação aos últimos anos

Mas já tivemos 11,7ºC de máxima em 30/09/2009, então ainda acredito em uma máxima menor pra 2014 (mínima também)

 

 

Eu também. A máxima do ano passado naquele fatídico dia da chuva congelada/neve foi fantástico.

Link to comment
Share on other sites

Tuias tava bem, na primeira posição do GP,com 2,8º de repente os índios acenderam a fogueira, inacreditáveis 5,7º agora!

Definitivamente o Tuias não se comporta como baixada típica protegida de vento e sim como baixada suave, ou ampla,algo que comecei a perceber as baixas muito abertas, perdem pras em V ou U...

Link to comment
Share on other sites

 

Estás feliz não é? Finalmente tirasse a barriga da miséria! Batesse as inimigas Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema! :hunter: :mosking:

 

Conta aí para onde tramas a próxima estação de São Joaquim?

Link to comment
Share on other sites

 

Estás feliz não é? Finalmente tirasse a barriga da miséria! Batesse as inimigas Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema! :hunter: :mosking:

 

Conta aí para onde tramas a próxima estação de São Joaquim?

 

E eu ainda falei esses dias aqui que se fosse instalar uma estação seria no Cruzeiro...rsrs

Link to comment
Share on other sites

Eae galeraa!!

 

Dia lindo por aqui, a máxima aqui na zona norte foi de 16,9°.

 

r8fszq.jpg

 

Essa imagem é das 14:00 no centro da cidade de Nova Iguaçu, os termômetros de rua variavam entre 12° e 14° aqui na zona norte do Rio e na cidade de Nova Iguaçu. Garoou grande em grande parte do dia com ventos gelados, muito agradável!!

 

Agora na zona norte do Rio temos 16,5° e umidade em 94% e pressão de 1028 hPa!!

Link to comment
Share on other sites

 

Lugar lindo esse da foto!

Por incrível que pareça, um local que consegue ter um bom frio, apesar da localização ser mais ao Norte do país, é o Monte Roraima!

Os clientes já pediram para fazermos um grupo para lá, só por causa das cenas que apareceram nesta nova novela das 21h. É caro! Precisa subir de helicóptero, mas é lindo!

Altitude: 2810m. Chega a fazer -4°c ou -5°c na madrugada por lá.

Abraços. :good2:

 

Jtur, não faz -5°C no alto do monte Roraima nem com banda de música.

Nunca faz isso lá , porque deve e é muito úmido , deve baixar do +5 algumas remotas vezes , o normal lá na minha opinião fica entre 7C e 18C com pouca variação pois esta perto do equador é remotamente o tempo fica limpo lá !

 

OK, amigos! Obrigado pelo esclarecimento!

Quem me passou a informação, com certeza, se equivocou bastante.

Mesmo assim, o lugar não deixa de ser interessante e lindo... KKKKK

Abraços! :good:

l

Link to comment
Share on other sites

A máxima de hoje no Mirante foi bem relevante. Foi a mais baixa para um agosto desde 2003, quando tivemos 12,3ºC no dia 29. De 2004 a 2013 a menor máxima em um agosto foi de 13,4ºC em 21/08/2011.

Desde 1961, o Mirante tem:

 

10,9°C de máxima em 14/08/1978

10,8°C de máxima em 14 de setembro de 1990.

 

 

Absurda essa máxima de 1990...

 

Sds.

 

E naquele ano ainda teve máxima de 11,4ºC no dia 22/07 e mínima de 2,8ºC no dia 30/07. Sem contar que a média das máximas de julho foi de 19,5ºC e todos os meses de maio a setembro tiveram temperatura abaixo da média. Foi um inverno memorável, sem dúvida.

Link to comment
Share on other sites

Fotos da Geada hoje na Fazenda Santa Rita/Bom Jardim da Serra

 

 

10547476_621230031309468_7354918500069998328_n.jpg?oh=9c4b64494038f66a744b9d181d887785&oe=54643A1B&__gda__=1417300650_04c9cf99f2c4db41fef868909c94dee6

 

Q :ok: ue mega geadâo na SAnta Rita!

 

 

Que geadão Fernando assim que gosto de ver fotos , que lindo imagem digna de quadro !

 

Essa foto mostra bem a diferença de geada do sul e do sudeste que o Bruno tanto fala , geadão de subir morro !

Link to comment
Share on other sites

10,9°C de máxima em 14/08/1978

10,8°C de máxima em 14 de setembro de 1990.

Absurda essa máxima de 1990...

No mesmo dia 14/09/90, no IAG: 7,8°C / 10,4°C.

 

 

É um caso raríssimo mas no dia 10 de novembro de 1999 em Sampa:

Mirante: 11,9°C / 14,3°C

IAG: 11,4°C / 13,2°C

 

1999 foi uma primavera muito fria. Ainda teve o dia 04/10, com 10,6ºC/12,6ºC. A mesma máxima de hoje (provisória), só que em outubro :shok:

Link to comment
Share on other sites

FernandoDK,

a foto mais bonita e abrangente de geada em área rural do sul,desde quando me cadastrei no BAZ, em maio do ano passado.

 

Sua estação na fazenda Santa Rita, está instalada num ponto da fazenda que, perde em mínimas para outros locais da propriedade, não é mesmo.

 

Fico pensando quanto registraria as mínimas nessas estações de Urupema, Bom Jardim, Ausentes/Potreirinhos,Parque das Tuias, na onda de frio de julho de 2000 e na de 1º de agosto de 1991(quando São Joaquim(Inmet) registrou -10,0ºC).

Link to comment
Share on other sites

FernandoDK,

a foto mais bonita e abrangente de geada em área rural do sul,desde quando me cadastrei no BAZ, em maio do ano passado.

 

Sua estação na fazenda Santa Rita, está instalada num ponto da fazenda que, perde em mínimas para outros locais da propriedade, não é mesmo.

 

Fico pensando quanto registraria as mínimas nessas estações de Urupema, Bom Jardim, Ausentes/Potreirinhos,Parque das Tuias, na onda de frio de julho de 2000 e na de 1º de agosto de 1991(quando São Joaquim(Inmet) registrou -10,0ºC).

 

Sim, porém temos que avaliar as condições de segurança, sinal de internet, etc. Por isto ela ficou instalada alí, mesmo assim foi um p... valor, ficando na cola de Urupema!

Link to comment
Share on other sites

Muito frio aqui em Ctba. Vim caminhando para o Shopping Ctba na frente da Oswaldo Cruz e tremia que nem vara curta. O 1o planalto paranaense mostrando a sua força. Incrível.

 

hehe e olha que este local é intensamente urbanizado e dentro de uma mega ilha de calor!!!!

 

Imagina como estava nos arredores do Aero Afonso Pena!!

 

Fui na feirinha como de costume, para comprar queijos e pastel para o jantar e sinceramente era impossível ficar na rua. A feira estava praticamente vazia...

 

Estava ventando muito com temperatura entre 7-8 graus.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio aqui em Ctba. Vim caminhando para o Shopping Ctba na frente da Oswaldo Cruz e tremia que nem vara curta. O 1o planalto paranaense mostrando a sua força. Incrível.

 

hehe e olha que este local é intensamente urbanizado e dentro de uma mega ilha de calor!!!!

 

Imagina como estava nos arredores do Aero Afonso Pena!!

 

Fui na feirinha como de costume, para comprar queijos e pastel para o jantar e sinceramente era impossível ficar na rua. A feira estava praticamente vazia...

 

Estava ventando muito com temperatura entre 7-8 graus.

Estudo na UTFPR, que fica algumas quadras abaixo do Shopping, na mesma avenida. O frio não era tanto, mas a Sete de Setembro pega em cheio o vento leste, jogando a sensação térmica lá embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura de 7ºC,com vento é frio pra caramba.

 

Elton S, você quis dizer então que, estuda na Universidade Técnica Federal do Paraná,achava que tinham criado nos últimos anos somente Escolas Técnicas Federais,mas tem também as Universidades Técnicas Federais.Nota 10 para o Ministério da Educação do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio aqui em Ctba. Vim caminhando para o Shopping Ctba na frente da Oswaldo Cruz e tremia que nem vara curta. O 1o planalto paranaense mostrando a sua força. Incrível.

 

hehe e olha que este local é intensamente urbanizado e dentro de uma mega ilha de calor!!!!

 

Imagina como estava nos arredores do Aero Afonso Pena!!

 

Fui na feirinha como de costume, para comprar queijos e pastel para o jantar e sinceramente era impossível ficar na rua. A feira estava praticamente vazia...

 

Estava ventando muito com temperatura entre 7-8 graus.

Estudo na UTFPR, que fica algumas quadras abaixo do Shopping, na mesma avenida. O frio não era tanto, mas a Sete de Setembro pega em cheio o vento leste, jogando a sensação térmica lá embaixo.

 

 

Também não estou vendo nada demais nesse frio de hoje aqui em Curitiba dias atrás sentir muito mais frio.

Link to comment
Share on other sites

 

1999 foi uma primavera muito fria. Ainda teve o dia 04/10, com 10,6ºC/12,6ºC. A mesma máxima de hoje (provisória), só que em outubro :shok:

 

Sem falar q nevou na área urbana de S. Joaquim em abril, com ciclone e geada no norte do Paraná!

Nunca vi um inverno começar tão cedo c/ naquele ano! E acabou tarde também...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.