Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

 

MATÉRIA G1 SOBRE O FRIO E SOBRE O NOSSO GUPO BRASIL ABAIXO DE ZERO , INTREVISTARAM O PURGO DO COUTINHO :sarcastic:

 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/08/cacadores-percorrem-regiao-em-busca-de-temperaturas-abaixo-de-0c.html

 

Legal a REDE GLOBO divulgar o BAZ.....justo ela que às vezes é maltratada por este Brasil afora.

 

Mas seguimos na linha quem procura acha.

 

E hoje foi achado um monte de bela mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Incrivel mesmo é amplitude térmica de Urupema, oscila 13C em 3HRS

 

As 6:30 estava em -8C

Agora 9:30 já faz 5C

 

Indaial de 4,5C as 7HRS está com 11C agora.

Diferença de 6,5C Quase no mesmo periodo.

 

O ar lá deve estar bem seco, por isso tanta diferença, aqui a úmidade tá entre 75/85%

 

Por isso que digo que o local não é "tão a dedo" assim para médias. Embora seja bom no efeito baixada, pega muita insolação, o que não é difícil evitar em Urupema, lembrando que a Cidade está a aproximadamente 1300m de altitude e aos pés de montanhas de 1700m!

 

Quando fui em Urupema o que me impressionou foi a baixíssima insolação invernal da Cidade. No início de julho as 15 horas a cidade JÁ ESTAVA TODA NA SOMBRA! É lógico que esses 30 dias a mais de inclinação já fazem muita diferença e ajudam a temperatura a disparar (junto com o ar seco)... Mas eu digo que existem locais COLADOS A CIDADE tão ou mais no fundo do vale e com menos insolação que o local da estação atual! Lógico que aí entram as questões de segurança e viabilidade de instalação, que eu como um mero amante do frio não comprometido com as instalação de estações não estou analisando...

Link to comment
Share on other sites

Hoje estamos tendo o dia mais agradável do ano na minha opinião.

 

4gpu2q.jpg

 

Aqui na zona norte do Rio está muito agradável, 15°C no Campo dos Afonsos no momento, o termômetro de rua indica 12°. Vento geladinho e garoa, quando as pessoas falam se vê aquele vapor saindo das bocas delas, a pressão está em 1029hPa, a chuva não para.

 

2jdjr7b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Incrivel mesmo é amplitude térmica de Urupema, oscila 13C em 3HRS

 

As 6:30 estava em -8C

Agora 9:30 já faz 5C

 

Indaial de 4,5C as 7HRS está com 11C agora.

Diferença de 6,5C Quase no mesmo periodo.

 

O ar lá deve estar bem seco, por isso tanta diferença, aqui a úmidade tá entre 75/85%

 

Por isso que digo que o local não é "tão a dedo" assim para médias. Embora seja bom no efeito baixada, pega muita insolação, o que não é difícil evitar em Urupema, lembrando que a Cidade está a aproximadamente 1300m de altitude e aos pés de montanhas de 1700m!

 

Quando fui em Urupema o que me impressionou foi a baixíssima insolação invernal da Cidade. No início de julho as 15 horas a cidade JÁ ESTAVA TODA NA SOMBRA! É lógico que esses 30 dias a mais de inclinação já fazem muita diferença e ajudam a temperatura a disparar (junto com o ar seco)... Mas eu digo que existem locais COLADOS A CIDADE tão ou mais no fundo do vale e com menos insolação que o local da estação atual! Lógico que aí entram as questões de segurança e viabilidade de instalação, que eu como um mero amante do frio não comprometido com as instalação de estações não estou analisando...

 

Em 2012 quando estive na cidade, visitei o morro das torres e tambem visitei aquela famosa "cachoeira que congela" está ultima se situa bem ao pé do morro e pelo que vi pega pouquissimo sol durante o dia, troquei algumas palavras com um morador local que me falou que naquela região onde não a incidencia de muito sol, as minimas negativas persistem até por volta do Meio dia, e que por volta das 15:00 HRS em dias extremamente frio, este local já tem temperatura negativa.

Ele falou que naquela onda de frio de 2000, está tal cachoeira que congela ficou 5 dias consecutivos congelada. Achei bem interessante

Link to comment
Share on other sites

impressionou-me as mínimas. Pelo fato de estarmos em agosto. São mais comuns em julho. Uma MP dessas no início de julho, faria estragos maiores. Pois teríamos menos insolação.

quanto aos modelos, realmente, temos que , ano a ano, ver qual está de melhor humor(mais preciso em seus dados).

 

registrei 4.4°C de mínima.

 

Nas baixadas, próximas ao Morro Santana, aqui em Porto Alegre,provavelmente, tivemos uns 2°C ou menos: amanheceram cobertos de geada.

 

Infelizmente, no local de maior acumulação de geadas, agora tem um murão. Pois invadiram uma área da prefeitura, bem próxima, o que obrigou os proprietários a fechares suas propriedades, para evitarem que houvessem invasões. Então, sempre tirei fotos daqueles campos. Agora, só se eu pular a cerca.

Mas, mesmo assim, houve acúmulo de geada nas praças próximas.

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra · 40 min

-8,4°C e -14,4°C na relva no distrito do Cruzeiro/S.Joaquim, recorde absoluto da estação (2005/20014).

 

... Mas eu digo que existem locais COLADOS A CIDADE tão ou mais no fundo do vale e com menos insolação que o local da estação atual! ...

 

OK, O dado de T relva da Climaterra [-8,4] e a incrível marca do Cruzeiro implicam em sub -10 para T relva Inmet.

 

O que tornou prevísivel a mínima estupenda de Urupema.

 

E o genial esses dados indicam como [ quase comentado pelo Zé]

 

Sim ocorreu uma mínima negativa de dois dígitos na região a qual não foi infelizmente medida....porém.....certamente ocorreu.

 

=================

 

Então ficamos assim:

 

- um tópico para você falar da tua cidade

 

- um tópico para você falar da cidade dos outros

 

A idéia foi excelente...vamos nos ajustando.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA @Climaterra · 40 min

-8,4°C e -14,4°C na relva no distrito do Cruzeiro/S.Joaquim, recorde absoluto da estação (2005/20014).

 

... Mas eu digo que existem locais COLADOS A CIDADE tão ou mais no fundo do vale e com menos insolação que o local da estação atual! ...

 

OK, O dado de T relva da Climaterra [-8,4] e a incrível marca do Cruzeiro implicam em sub -10 para T relva Inmet.

 

O que tornou prevísivel a mínima estupenda de Urupema.

 

E o genial esses dados indicam como [ quase comentado pelo Zé]

 

Sim ocorreu uma mínima negativa de dois dígitos na região a qual não foi infelizmente medida....porém.....certamente ocorreu.

 

=================

 

Então ficamos assim:

 

- um tópico para você falar da tua cidade

 

- um tópico para você falar da cidade dos outros

 

A idéia foi excelente...vamos nos ajustando.

 

Abraços

 

 

Sem dúvida a temperatura baixou de -10oC em alguns lugares da região... A questão é ter estações lá para medir... :ok:

 

Tem um lugar o qual eu acho que pode ser "campeão": O vale abaixo do Morro do Baú, nos Campos de Santa Bárbara, próximo ao Cemitério local, onde o louco do Fernando Moniz foi surfar na neve no final de julho. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

-8,4 - Cruzeiro SC (Climaterra)

-8,3 - Urupema SC (Ciram)

-8,1 - Urupema SC (PWS)

-8,0 - Bom Jardim da Serra SC (PWS)

 

-7,7 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)

-7,4 - São José dos Ausentes RS (PWS - Potreirinhos)

 

-6,7 - Soledade RS (PWS - Pq Tuias)

-6,2 - Bom Jesus SC (Ciram)

 

-5,9 - Painel SC (Ciram)

-5,8 - São Joaquim SC (Ciram - Sta Isabel)

-5,7 - São Joaquim SC (Ciram - Despraiado)

-5,1 - Vacaria RS (Fepagro)

 

-4,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Liberata)

-4,8 - Vacaria RS (Ciram)

-4,6 - Santa Rosa RS (PWS)

-4,5 - Canela RS (PWS - Castelinho)

-4,3 - Lages SC (Conv/Inmet)

-4,2 - Lages SC (Ciram)

-4,2 - Bom Jesus RS (Inmet)

-4,0 - Monte Carlo SC (Ciram)

-4,0 - Vacaria RS (Inmet)

 

-3,8 - Água Doce SC (PWS - Herciliópolis)

-3,7 - André da Rocha RS (Corede)

-3,7 - São Marcos RS (PWS)

-3,6 - Farroupilha RS (PWS - Vicentina)

-3,6 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

-3,4 - São Joaquim SC (Conv/Inmet)

-3,4 - Vargem SC (Ciram)

-3,4 - Vacaria RS (UCS)

-3,3 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Bonita)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Boava)

-3,2 - São Joaquim SC (Ciram - Chapada Seca)

-3,1 - Brunópolis SC (Ciram)

-3,1 - Caçador SC (Ciram)

-3,1 - Lebon Régis SC (Ciram - Anta Gorda)

-3,1 - São José dos Ausentes RS (Inmet)

-3,0 - Santa Cecília SC (Ciram)

 

-2,9 - Campo Belo do Sul SC (Ciram - Videira)

-2,8 - Lagoa Vermelha RS (Ciram)

-2,7 - São Joaquim SC (Aut/Inmet)

-2,5 - São Joaquim SC (Ciram - Trento)

-2,5 - Santana do Livramento RS (PWS)

-2,4 - Curitibanos PR (Inmet)

-2,4 - Ibiam SC (Ciram)

-2,4 - Muitos Capões RS (Corede)

-2,3 - Abdon Batista SC (Ciram)

-2,2 - Campo Belo do Sul SC (Ciram - Baesa)

-2,2 - Frei Rogério SC (Ciram)

-2,2 - Monte Castelo SC (Ciram - Alto Canoinhas)

-2,1 - Caxias do Sul RS (PWS)

-2,1 - Lagoa Verlhema RS (Conv/Inmet)

-2,1 - Rui Rufino SC (Ciram)

-2,0 - Canela RS (Inmet)

 

-1,9 - Campos Novos SC (Ciram)

-1,9 - Campos Novos SC (Conv/Inmet)

-1,9 - Caxias do Sul RS (Ciram)

-1,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Butiá)

-1,9 - Fraiburgo SC (Ciram - Fertilidade)

-1,7 - Lages SC (RBS)

-1,6 - Bom Retiro SC (Ciram)

-1,6 - Papanduva SC (Ciram)

-1,6 - Zortea SC (Ciram)

-1,6 - Teutonia RS (PWS - Welp)

-1,5 - Esmeralda RS (Corede)

-1,5 - Lebon Régis SC (Ciram)

-1,5 - Major Vieira SC (Ciram)

-1,4 - Três Barras SC (Ciram)

-1,3 - Matos Costa SC (Ciram)

-1,2 - Caxias do Sul RS (RBS)

-1,2 - Passo Fundo RS (Inmet)

-1,1 - Lagoa Vermelha RS (Inmet)

-1,1 - Major Vieira SC (Ciram)

-1,1 - São Mateus do Sul PR (Inmet)

-1,0 - Monte Alegre dos Campos RS (Corede)

-1,0 - Passo Fundo RS (RBS)

 

-0,9 - Joaçaba SC (Inmet)

-0,9 - Passo Fundo RS (Conv/Inmet)

-0,8 - Água Doce SC (Ciram)

-0,7 - Bento Gonçalves RS (Inmet)

-0,7 - Gramado RS (PWS)

-0,7 - Rio do Campo SC (Inmet)

-0,6 - Soledade RS (Inmet)

-0,4 - Monte Castelo SC (Ciram - Rodeio)

-0,3 - Cruz Alta RS (Inmet)

-0,2 - Caxias do Sul RS (Conv/Inmet)

-0,2 - Santa Maria RS (Conv/Inmet)

Link to comment
Share on other sites

Caio, segundo o link

 

http://www.weatherlink.com/user/fazendasantarita/index.php?view=summary&headers=1

 

A estação deu -8,0 mesmo..!!

 

E que dia histórico mesmo...Unica pena foi o MI estar fora do ar...mas vou entrar em contato lá pra saber se consigo a marca via datalogger

 

Parabens pela sua estação que alias seria 8,4...com ajuste de 0,3...!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A desgracida da Davis travou em -7,8oC, cai mais dois décimos carajo!

 

Acho desnecessária essa contagem de décimos :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Pego pela própria palavra! (Leve na esportiva, vc mereceu :laugh: :laugh: :laugh: )

 

Vai começar a madrugada que nego posta cada décimo que cai no PNI.

 

Mas parabéns pela temperatura em Urupema!!!! :clapping: :clapping: :clapping:

 

E Tuias bateu o PNI!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

O giro da alta vai continuar fazendo estragos no NE de SC e Leste do PR...

 

Os ventos trarão umidade e impedrião maior resfriamento na próxima madrugada..

 

Ou seja, mais do mesmo pra cá..

 

Nada de espetacular; nada de mínima absoluta; nada nesta bo$t@ de inverno até agora...

 

Diegão, realmente o inverno para a nossa região de Indaial a Joinville esta uma verdadeira BOSTA esse ano.

É o que eu vinha repetindo a mais de 1 mês todo frio "pesado" que chegou em praticamente todas as partes do estado não pega aqui.

Não sou iludido, sei que infelizmente a nossa região não tem potencial para temperaturas entre -3 a -1

Mas praticamente na maioria dos anos temos dias consecutivos de frio, com tardes em que a temperatura maxima fica entre 12/13C e de noites que chegam a 0/2C ou com dias consecutivos em que a temperatura oscile entre 3/5C

 

Esta madrugada foi a primeira sub 5 do inverno 2014 aqui em Indaial, fez 4C e pouquissimas vezes fez sub 10. Se pegar as marcações não sei se chega a 10 sub10 este ano aqui. Realmente lamentável.

 

Meu sonho mesmo, não é ver um dia como o do ano passado em que os morros aqui da região estavam cobertos de neve.

Meu sonho mesmo é pegar novamente um dia como os de 2000 quando fez -1.8C aqui e deu um geadão " a lá " região serrana, onde se formou uma grossa camada de gelo sobre toda a vegetação, carros, telhados de congelar pequenas poças de agua. Ahhh espero que um dia como aquele se repita :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

O giro da alta vai continuar fazendo estragos no NE de SC e Leste do PR...

 

Os ventos trarão umidade e impedrião maior resfriamento na próxima madrugada..

 

Ou seja, mais do mesmo pra cá..

 

Nada de espetacular; nada de mínima absoluta; nada nesta bo$t@ de inverno até agora...

 

:rofl: :rofl:

 

Diego, o inverno está só começando! Vão ter muitas MP's ainda até setembro... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A desgracida da Davis travou em -7,8oC, cai mais dois décimos carajo!

 

Acho desnecessária essa contagem de décimos :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Pego pela própria palavra! (Leve na esportiva, vc mereceu :laugh: :laugh: :laugh: )

 

 

 

Nheeeé :sarchand:

 

 

Só falta chover ta bom demais hoje !

Link to comment
Share on other sites

DUVIDA

 

Morar alguem em Urupema ? Não vejo fotos não vejo nada a respeito só as marcas da estação , raramente se ve foto da cidade sempre queria ver fotos de la de geada de tudo e não se ve , daqui uns dias vai ser igual falar do PNI não mora ninguem la :sarcastic:

 

Mesmo tamanho de MDF :good2:

 

Só o tamanho e olhe la Maria da Fé mesmo pequena tem população 7x maior que Urupema

 

Só que nao se ve fotos nem materias como ca :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

DUVIDA

 

Morar alguem em Urupema ? Não vejo fotos não vejo nada a respeito só as marcas da estação , raramente se ve foto da cidade sempre queria ver fotos de la de geada de tudo e não se ve , daqui uns dias vai ser igual falar do PNI não mora ninguem la :sarcastic:

 

Achei algumas fotos da geada de hoje em Urupema aqui, William:

 

https://www.facebook.com/valedasaraucarias

 

Já fui várias vezes pra lá e pude constatar que a cidade é tão fria, mas tão fria, que quase ninguém sai de casa tão cedo. rsrs. Só dava eu por lá tirando fotos das geadas entre 5:30 e 8:00. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

É isso aí Artur! Mais os décimos que eu torci foram para estação passar a barreira dos -8oC! Uma marca histórica, a mais baixa desde a instalação em Julho de 2011.

 

Juro que eu tb tava torcendo, tava p... da vida qdo hoje acordei e tava em -7,9!

 

Agora sobre o posto MArcão...tava em 4,7 com chuva e o Massena tá com 5,4 e caindo com chuva....será q hj é o dia????

Link to comment
Share on other sites

Pessoal....a mantiqueira deverá limpar sab e pricipalmente domingo. Esta porrada que deu hoje no RS / SC...pegará aqui? Pois a climatempo coloca 6 graus de minima em CDJ para sabado e domingo...o que é nada..!!

 

Carlos, to desconfiado que a porrada no PNI será só esse raspão com chuva...mas é interessante notar que o acumulado de chuva hj tá legal e a temperatura tá caindo...pode dar alguma coisa interessante se não tiver inversão na altitude.

Link to comment
Share on other sites

Queria ver fotos de CONGELAMENTO em Urupema. Impossível fazer -8 e não congelar nada!!!!!

 

Não estou duvidando das marcas, afinal todas as estações da região ficaram bem próximas nas mínimas.

 

Quero ver foto de CONGELAMENTO!!!! Tem que ter alguma!!!!!

 

Amigo não implica com esta história de congelamento... Tem uma série de videos no Youtube... Não é preciso tanto frio assim para congelar. Até de Quaraí tem vídeo.

 

Completando, há congelamento em cidades da Campanha, e várias cidades das Serras.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fiquei triste com o AAA, no dia mais frio do ano em que o Tuias se destaca, a Metsul passa a informação como sendo Fontoura Xavier...

:sad:

Pq isto?

E aí o problema que o Correio do POvo divulgou no site como FX a mínima de -6,7º.Eu gosto da verdade, dos fatos.Se fosse em FX eu admitiria embora o Tuias sirva como referência tanto para um como para outro, pois é tipo Urupema e Bom Jardim, são muito equivalentes.

 

FRIO | 6h: Ausentes -7,2ºC | Soledade -5,4ºC | Bom Jesus -5,0ºC | Vacaria -4,7ºC | Canela -4,2ºC | Santa Rosa -3,3ºC | Farroupilha -3,2ºC

Link to comment
Share on other sites

DUVIDA

 

Morar alguem em Urupema ? Não vejo fotos não vejo nada a respeito só as marcas da estação , raramente se ve foto da cidade sempre queria ver fotos de la de geada de tudo e não se ve , daqui uns dias vai ser igual falar do PNI não mora ninguem la :sarcastic:

 

William, é curioso isso!

Nos últimos anos, tinha tantas matérias sobre Urupema na mídia geral, site da uol, globo, com chamadas semanais no Jornal nacional mostrando a praça central e as geadas, que alguns chegaram a dizer aqui que havia uma propaganda excessiva da cidade, e que o turismo na região era mal aproveitado com tanta exposição!!!

Hoje acredito q a mídia N vai dar bola pros -8C por causa da fatalidade c/ o Eduardo Campos.

Mas o q mais teve nos últimos anos eram fotos da cidade... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

DUVIDA

 

Morar alguem em Urupema ? Não vejo fotos não vejo nada a respeito só as marcas da estação , raramente se ve foto da cidade sempre queria ver fotos de la de geada de tudo e não se ve , daqui uns dias vai ser igual falar do PNI não mora ninguem la :sarcastic:

 

William, é curioso isso!

Nos últimos anos, tinha tantas matérias sobre Urupema na mídia geral, site da uol, globo, com chamadas semanais no Jornal nacional mostrando a praça central e as geadas, que alguns chegaram a dizer aqui que havia uma propaganda excessiva da cidade, e que o turismo na região era mal aproveitado com tanta exposição!!!

Hoje acredito q a mídia N vai dar bola pros -8C por causa da fatalidade c/ o Eduardo Campos.

Mas o q mais teve nos últimos anos eram fotos da cidade... :mosking:

 

Sds.

 

È de SJ mas server para referencia :D

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2014/08/14/maior-frio-de-2014-em-varias-cidades-de-sc-geada-14-de-agosto-de-2014/

http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2014/08/14/o-amanhecer-mais-frio-de-sao-joaquim-com-arvores-congeladas/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fiquei triste com o AAA, no dia mais frio do ano em que o Tuias se destaca, a Metsul passa a informação como sendo Fontoura Xavier...

:sad:

Pq isto?

E aí o problema que o Correio do POvo divulgou no site como FX a mínima de -6,7º.Eu gosto da verdade, dos fatos.Se fosse em FX eu admitiria embora o Tuias sirva como referência tanto para um como para outro, pois é tipo Urupema e Bom Jardim, são muito equivalentes.

 

Acho que tem erro de informação PH...se geograficamente a estação está em Soledade, a Metsul errou em falar Fontoura Xavier...Mas temos que ver onde esta estação está na verdade...

Link to comment
Share on other sites

Não entendo o "tiky" de alguns mesmo que por brincadeira de "Nossa -8 e nenhuma foto de geada ?, cade foto de congelamento ? cade isso ?"

 

Até hoje não vi e nem postaram aqui nenhuma foto de GEADA lá do PNI, será mesmo que tais temperaturas são tão baixas lá ?

 

Será que as estaçoes que registram -8C em urupema são diferentes das de lá ?

 

Fica um certo misterio no ar :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.