Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Anotem:

 

Estou analisando, lua nova entra neste dia 26 e ...estatisticamente neste período o tempo pode apresentar surpresas...se a nebulosidade se intensificar um pouco pode cair algum gelinho na noite de sábado para domingo..

 

PHP, não adianta ficar se iludindo. O ETA projetava até -1C para Soledade nesta madrugada, vc disse que "os modelos estavam subestimando o frio". Deu 0,9C no Tuias, não nevou, e só chegou nessa temperatura porque secou bem e abriu o tempo. Seguirá seco e praticamente sem nuvens no RS ao longo do final de semana. Trocar a lua não alterará em nada a umidade. Qual a influência da lua no deserto do Atacama?

 

Otimismo é sempre bom.. mas tente se agarrar em algo mais factível!

 

abs!

Tora falo de estatística local, o que isto tem a ver com Atacama?

Então só observa se vai continuar sem nuvens e seco....observa bem...segunda-feira conversamos...

 

Se nevar no Centro de Soledade nessa próxima MP vou a praia pelado aqui em Florianópolis.

 

GFS 12Z reduz e bem o frio em altura, tempos escassos... Pelo menos a neve anual aconteceu, nada mal.

Link to comment
Share on other sites

Tarde bem fria, sol e muitas nuvens, as 15 h estava 7,1°C/Climaterra e 5,6°C Inmet, máx. ficou em 7,3°C e 6,9°C, tarde + fria/2014 com sol.

 

Aqui em Porto Alegre, a tarde está muito fria também , para os padrões da cidade! No momento, segundo o METROCLIMA, faz 12,6°c no Bairro Menino Deus.

Próxima noite será muito gelada. Esperamos 4°c amanhã cedo aqui, Coutinho!

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário de TODOS os outros.. O simepar alerta geada até aqui no norte do PR :russian: :rtfm: que confuso.

Pois é Jean eu tbm estou confuso, estão prevendo minimas entre 10-8°C pra amanha, porém neste momento faz 15.8°C com céu limpo,será possivel que a temperatura não vai cair quase nada de madrugada. :sad:

Exatamente Lukas, aqui está um pouco mais " quente " que ai, tenho 17.2°C e tivemos um aumento de nebulosidade.. Porém é estranho, o jeito é esperar.. :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Se nevar no Centro de Soledade nessa próxima MP vou a praia pelado aqui em Florianópolis.

GFS 12Z reduz e bem o frio em altura, tempos escassos... Pelo menos a neve anual aconteceu, nada mal.

De novo inventando, ou distorcendo o que eu falei.

-Não afirmei que vai nevar e muito menos me referia à cidade de Soledade...

-Pode dar instabilidade passageira, pode ser garoa, chuva fraca, ou mesmo apenas nebulosidade, não necessariamente neve.

-Uma coisa é certa, teremos mínimas muito baixas no Tuias tanto no sábado quanto no domingo.

-A minha expectativa quando de chance de neve aqui,(quando há chance) é o eixo Itapuca -Raia da Pedra, pois na cidade diminuiu muito nos últimos, anos, ou cai e não acumula como no ano passado,eu não me iludo mais em esperar neve aqui todo ano em Soledade (cidade), mas continuo afirmando que nos topos da Serra do Botucaraí ela aparece todos os anos, com algumas exceções.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião de observador, teremos a mínima do ano neste final de semana no Tuias... :ok:

 

PH, como achas que vai ter a mínima do ano no Tuias se está apostando em nebulosidade e quiçá neve na região?

-Primeiro atente para o que escrevi.

-Final de semana na minha compreensão começa na sexta à noite e vai até domingo à noite...

-Não disse que teremos as duas coisas ao mesmo tempo...poderemos ter a mínima mais expressiva no amanhecer de sábado...ou mesmo que na madrugada de domingo tenhamos alguma precipitação ou nebulosidade passageira, não quer dizer tempo fechado por muito tempo...

 

PH, foi apenas um questionamento. Não leve tudo a ferro e fogo..

Link to comment
Share on other sites

Totais de chuva em estações oficiais na reg. metrop. de São Paulo:

 

Barueri (Aut. INMET): 10,0 mm

Guarulhos (Conv. INMET): 8,8 mm

São Paulo-IAG: 5,9 mm

São Lourenço da Serra (CIIAGRO): 4,8 mm

São Paulo-Mirante de Santana (Conv. INMET): 3,4 mm

Juquitiba (CIIAGRO): 3,0 mm

 

---------

Sampa vai tendo um dia de frio normal, nada demais.

O céu está encoberto, com predomínio de nuvens médias (Altostratus).

Houve até um ameaço de solzinho aqui na zona norte, no final da manhã.

 

Os 3 aeroportos registram 17°C.

Os ventos sopram de NO.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z aniquila o reforço de ar frio no sul do Brasil que estava previsto para sábado e domingo.

 

Frio intenso apenas para o sudeste do RS, região do Chuí, Rio Grande e Pelotas.

 

Para POA nem mesmo 0C em 850 mais. Frio apenas moderado na maior parte dos 3 estados do sul. Vamos lá corrigir as mínimas esperadas em uns 3 ou 4 graus pra cima!

 

Já indica calor para o próximo final de semana (Rafael D pira), mas nova forte onda de ar frio pode chegar em seguida, entre os dias 3 e 4 de agosto.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z aniquila o reforço de ar frio no sul do Brasil que estava previsto para sábado e domingo.

 

Frio intenso apenas para o sudeste do RS, região do Chuí, Rio Grande e Pelotas.

 

Para POA nem mesmo 0C em 850 mais. Frio apenas moderado na maior parte dos 3 estados do sul. Vamos lá corrigir as mínimas esperadas em uns 3 ou 4 graus pra cima!

 

Já indica calor para o próximo final de semana (Rafael D pira), mas nova forte onda de ar frio pode chegar em seguida, entre os dias 3 e 4 de agosto.

 

estamos retomando muita coisa do passado. Muito se dizia que há regiões do Paraná e São Paulo, mais frias que as do RS e SC. E isso é um fato. Porém, temos que fazer uma análise estatística e climática. Estamos retomando o comportamento climático de outras décadas. Guarapuava, ano passado, foi exemplo disso.

Link to comment
Share on other sites

Agora aqui céu com poucas nuvens, vento fraco e 8,5C...

 

Os modelos parecem ter reduzido o frio de última hora e não só em altura... alguns sites como o meteoblue prevê 4C de mínima pra cá, lógicamente deverá fazer mais frio do que isso mas esse mesmo site chegou a indicar 0C de mínima ontem... o GFS não alterou mais sua rota pro segundo pulso e assim mantém uma característica ainda maritimizada... e com esperança por algo grande mais a frente grosseiramente observei o modelo CFS porém o mesmo não indica nada significativo ao menos durante os próximos 15 dias... após esse resfriamento atual já há tendência de aquecimento mais forte... tento não reclamar mas é difícil... esse ano está com uma dinâmica bastante complicada pro frio por nossas terras... e ainda não consigo entender de onde o CFS tira essas anomalias negativas por ele projetadas para o centro-sul... mas, como as coisas mudam rápido e as vezes do nada ainda não dá pra sepultar esse inverno...ah! e julho provavelmente deverá terminar com anomalia possitiva e sem nenhuma bomba...

Ai ai... :negative: :hysteric:

Link to comment
Share on other sites

Em Patrocínio a temperatura variou até o momento entre 15,3ºC e 18,8ºC.

O acumulado de chuva até o momento chega a 30,2 mm, sendo que a maior parte caiu entre às 22h e 00h.

 

No Triângulo Mineiro, com exceção de Araxá e daqui de Patrocínio, todas as demais cidades tiveram máximas no começo da madrugada e a temperatura à tarde variou entre 12ºC e 16ºC.

 

1Mstj2h.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

.....estamos retomando muita coisa do passado. Muito se dizia que há regiões do Paraná e São Paulo, mais frias que as do RS e SC. E isso é um fato. Porém, temos que fazer uma análise estatística e climática. Estamos retomando o comportamento climático de outras décadas. Guarapuava, ano passado, foi exemplo disso.

 

Olha Gamboa, você sabe adoro tuas mensagens principalmente àquelas do "tempo de antigamente" e relatos de viajantes, exploradores, etc...etc.

 

As vezes me custar a crer que a normal JJA de São Paulo era inferior a JJA de POA.

 

Veja Paulo, no El Niño de 1925 um dos primeiros que houve uma mobilização internacional movida por um consórcio de empresas entre elas a Ligth e é notória a participação de dados brasileiros de precipitação e temperatura.

 

Alguma coisa mudou....no sudeste....e caminha em sentido sul....Curitiba já afetada.

 

Não sei.

 

Apenas não vamos tratar como verdades absolutas.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Teutônia hoje registrei as menores máximas do ano, com sol. Fez 13,9ºC na Welp, 13,7ºC em Languiru e 9,0ºC na Lagoa da Harmonia.

As máximas em Languiru e Welp só não foram menores do que as registradas em Maio deste ano, porém naquele evento foi sob céu encoberto. Na Lagoa da Harmonia foi a menor máxima do ano. Aliás, hoje foi um dia frio no "alto" dos seus 497m, com mínima de 2,7ºC e máxima de 9,0ºC. Agora temperatura em queda, já faz 6,3ºC...mas a queda vai somente até às 19h, 20h.

Amanhã acredito que teremos a primeira geada ampla aqui no município. Até agora em 2014 foi somente geada fraca e em pontos isolados.

Link to comment
Share on other sites

.....estamos retomando muita coisa do passado. Muito se dizia que há regiões do Paraná e São Paulo, mais frias que as do RS e SC. E isso é um fato. Porém, temos que fazer uma análise estatística e climática. Estamos retomando o comportamento climático de outras décadas. Guarapuava, ano passado, foi exemplo disso.

 

Olha Gamboa, você sabe adoro tuas mensagens principalmente àquelas do "tempo de antigamente" e relatos de viajantes, exploradores, etc...etc.

 

As vezes me custar a crer que a normal JJA de São Paulo era inferior a JJA de POA.

 

Veja Paulo, no El Niño de 1925 um dos primeiros que houve uma mobilização internacional movida por um consórcio de empresas entre elas a Ligth e é notória a participação de dados brasileiros de precipitação e temperatura.

 

Alguma coisa mudou....no sudeste....e caminha em sentido sul....Curitiba já afetada.

 

Não sei.

 

Apenas não vamos tratar como verdades absolutas.

 

Abração

 

é um suposição, apenas. Sem uma base científica.Pois os dados antigos são cheios de falhas e escassos. Mas, há regiões do sudeste, que se considerarmos ASAS, principalmente, ficariam com temperaturas médias baixas no inverno. Há relatos de muitas geadas no início do século passado(poxa, estamos velhos...!). No livro de 1900, há relatos interessantes de temperatuas baixas em Taboão da Serra e outras regiões. Vou tentar resgatar aqui os xerox que escaneei e não sei onde foram parar. Tinha gente querendo comprar o livro a todo o pano. É um relato interessantíssimo e raro. Infelizmente, o dono vai querer ser enterrado junto com o material, por ser um acumulador de livros de toda a espécie.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Teutônia hoje registrei as menores máximas do ano, com sol. Fez 13,9ºC na Welp, 13,7ºC em Languiru e 9,0ºC na Lagoa da Harmonia.

As máximas em Languiru e Welp só não foram menores do que as registradas em Maio deste ano, porém naquele evento foi sob céu encoberto. Na Lagoa da Harmonia foi a menor máxima do ano. Aliás, hoje foi um dia frio no "alto" dos seus 497m, com mínima de 2,7ºC e máxima de 9,0ºC. Agora temperatura em queda, já faz 6,3ºC...mas a queda vai somente até às 19h, 20h.

Amanhã acredito que teremos a primeira geada ampla aqui no município. Até agora em 2014 foi somente geada fraca e em pontos isolados.

 

Esta máxima de apenas 9°c na Lagoa da Harmonia impressiona bastante, Frederico! Nossa... foi uma tarde muito gelada mesmo.

Geadão à vista para vocês por aí nesta próxima madrugada.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o dia mais frio do ano aqui em casa: 19,9°C. No momento 19°C, céu continua nublado, sujeito a chuviscos. MARAVILHA.

:mosking: :mosking: :mosking:

 

É quase um "hecatombe" temperatura máxima na casa dos 20º em Goiânia. E com chuva em meados do ano.

 

Não chegaria a tanto, mas somente nos dias mais frios temos isso. O frio aqui é seco e com céu azul, o que eleva quase sempre as máximas.

:good: :good: :good:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olhem o que consta na Davis:

Previsão de 12 horas O aumento de nuvens com pouca variação de temperatura. Precipitação possível, dentro de 24 a 48 horas.

 

Isso é o que ela diz em praticamente todas as estações, não importa o local. Depois de atingir o pico de alta pressão, ela começa a cair e então ela passa a sugerir isso. Normal... mas é normalmente um equívoco.

Link to comment
Share on other sites

Olhem o que consta na Davis:

Previsão de 12 horas O aumento de nuvens com pouca variação de temperatura. Precipitação possível, dentro de 24 a 48 horas.

 

Isso é o que ela diz em praticamente todas as estações, não importa o local. Depois de atingir o pico de alta pressão, ela começa a cair e então ela passa a sugerir isso. Normal... mas é normalmente um equívoco.

Sim, é mesmo Tora, já vi outras vezes e ela errou kkkk

Link to comment
Share on other sites

por Paulo Henrique » Sex Jul 25,

2014 5:04 pm

Olhem o que consta na Davis:

Previsão de 12 horas : "pouca variação de

temperatura"

 

 

 

 

 

 

PH dsd q acompanho a estação de Tuias e outras tbm, isso sempre aparece!

(e nem sempre é o q ocorre)

 

Terá uma bela mínima (espero..)

 

Céu com algumas nuvens e vtos SW moderados.

12°

5a4e89748b067_2014-07-2517_12.49-1.jpg.44bd5ef7e8e7ec3aa82e32d98be63b57.jpg

Link to comment
Share on other sites

Imprecionante como tem pessoas reclamando que este ano não está bom para o frio, de que o frio esperado não vem, etc...

Hoje tá "frio pra burro", até neve tivemos.

Ótimo dia hoje!

 

Se a Antártida tiver anomalia +5C neste inverno, ainda assim estará absurdamente fria. hehe

 

Não estamos reclamando que não está frio, e sim, de que os modelos anteriormente apontavam bem mais frio do que realmente está fazendo. É normal que tenha um pouco de frustração.

 

Urupema deve negativar às 20h hoje. É ótimo! Mas negativaria às 18:30 se fosse uma onda de frio com maior potencial e a sua mínima seria bem mais baixa amanhã cedo.

Link to comment
Share on other sites

Imprecionante como tem pessoas reclamando que este ano não está bom para o frio, de que o frio esperado não vem, etc...

Hoje tá "frio pra burro", até neve tivemos.

Ótimo dia hoje!

Concordo!

 

Estou gostando muito deste inverno!

Em Piracity já tivemos várias geadas!

Aki ñ da pra exigir mto além disso.

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

Acumulado de chuva em BH já está 60% acima da média! Previsão indicada há dias pelos modelos está se confirmando!

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/245055/bh-chuva-de-1-mes-em-24-horas/

 

edit: Até no norte mineiro está tendo chuva, impressionante! Mas é fraca intensidade!

 

http://www.climatempo.com.br/noticias/245161/chuva-em-montes-claros-mg-42/

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o dia mais frio do ano aqui em casa: 19,9°C. No momento 19°C, céu continua nublado, sujeito a chuviscos. MARAVILHA.

:mosking: :mosking: :mosking:

 

É quase um "hecatombe" temperatura máxima na casa dos 20º em Goiânia. E com chuva em meados do ano.

 

Não chegaria a tanto, mas somente nos dias mais frios temos isso. O frio aqui é seco e com céu azul, o que eleva quase sempre as máximas.

:good: :good: :good:

 

Sim. Eu sei. Já morei em Gyn.

 

Cidade q gosto muito por sinal.

Link to comment
Share on other sites

Temos ainda presença de nuvens e a temperatura agora é de 15.5°C...

Acho que a frustração pode ocorrer sim quem estava na expectativa de um baita frio pode se decepcionar.. :sad: , eu não nego que esteja meio triste, afinal não tivemos aquelas tardes frias ( maximas abaixo de 15°C) e minimas consideráveis não ocorrem por aqui neste ultimo frio..

Link to comment
Share on other sites

Temos ainda presença de nuvens e a temperatura agora é de 15.5°C...

Acho que a frustração pode ocorrer sim quem estava na expectativa de um baita frio pode se decepcionar.. :sad: , eu não nego que esteja meio triste, afinal não tivemos aquelas tardes frias ( maximas abaixo de 15°C) e minimas consideráveis não ocorrem por aqui neste ultimo frio..

Jean pelo jeito as nuvens vão acabar com a nossa festa. :sad:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.