Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Caio, você acha que no morro da igreja, tem chance de dar uma "boa nevada" ?

estou pensando em subir lá, mas são 200km, não quero andar tudo isso para apenas pegar a famosa "paraguaia"

será que tem alguma chance de "acumulo" ?

valeu, obrigado se puder responder

 

Amigo, é quase impossível prever "boa nevada", principalmente em eventos limítrofes como este. E tão limítrofe que pode só chover, chuvisqueiro de chuva congelada, neve paraguaia ou ainda uma boa acumulação. Vai depender qual a carga de frio que este vórtice da baixa carrega. Só ele chegando pra ver.

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

Link to comment
Share on other sites

O mirante sim, o Eco Resort fica a menos de 1400m.

 

Engraçado, que por cima, parece ser bem difícil um desnível como esse. Falando em Eco Resort, é uma pena que a estação deles não funcione.

 

29l6IntxKEA

 

Ele desce um pouco!

 

No termômetro caseiro 6 no eco resort rio do rastro

Garoa grossa!

Ficamos no aguardo!

Link to comment
Share on other sites

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

 

O senhor só pode estar de brincadeira?

 

Dio santo credo!!!

 

Quanto o prefeito leva de cada visita guiada dessas?

 

Em qualquer lugar do mundo desenvolvido um morro como o MI tem livre acesso...

Link to comment
Share on other sites

Pelo radar 22 GMT, verifica-se vórtice ativo região central do RS (Santa Maria/ Cruz Alta), nível 2C em 850 hPa e -4C em 700hPa, o deslocamento deverá aproximar-se serra norte RS e planalto sul SC, com precipitação invernal a partir das 23/24h na região acima dos 1100/1200m RS (Bom Jesus/ Ausentes) e 24/01h no planalto Serrano ( Urupema/Painel/São Joaquim/Bom Jardim).

Em Lages vento SO 15/20km/h, rajadas 30/40 km/h, temp. 7,9C (área industrial 1034m).

Alguma chance de precipitação invernal em lugares mais baixos como planalto médio? Não falo em neve, mas até chuva congelada...

Se der será imperceptível, acima dos 920hPa, temperatura acima dos 4C, com chance maior acima dos 900/1000m, onde há possibilidade de chuva misturada com chuva congelada e na região acima dos 1100/1200m possível neve/chuva congelada pegando a região Bom Jesus / Ausentes. Em SC possível chuva com chuva congelada região Sul de Lages/Capão Alto/Campo Belo. Para neve temperatura propicia a região acima dos 1200/1300m possível chuva congelada/neve nas regiões de Urupema/Painel/SJ/Urubici/BomJardim. Possível Sincelo pela manhã no topo do planalto Sul 1700/1800m (MT/MI).

Link to comment
Share on other sites

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

 

O senhor só pode estar de brincadeira?

 

Dio santo credo!!!

 

Quanto o prefeito leva de cada visita guiada dessas?

 

Em qualquer lugar do mundo desenvolvido um morro como o MI tem livre acesso...

 

Serra Catarinense - O Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense.

Somente no ano de 2012, 110 mil pessoas conheceram a famosa Pedra Furada e em 2013, até o mês de agosto, foram 113 mil visitantes.

 

Com o objetivo de organizar as visitas e garantir a segurança das pessoas que desejam conhecer o Morro da Igreja, a direção do Parque Nacional de São Joaquim estabeleceu algumas regras para visitação. “Tivemos um caso em que o visitante se sentiu mal e pelo número muito grande de carros a ambulância não conseguiu chegar. Tivemos que coloca-lo em um carro e pedir que as pessoas se afastassem para que pudéssemos levar o homem até o socorro. As medidas que adotamos visam evitar situações como esta”, explicou Michel Omena, chefe do Parque Nacional de São Joaquim.

 

Entre as novas regras para visitação ao Morro da Igreja estão a necessidade de autorização para acessar o morro. “As pessoas terão que passar na sede do Parque Nacional, que fica localizada atrás do Banco do Brasil, indicar o tipo de veículo que estão utilizando e pegar uma autorização que será entregue na guarita de acesso ao Morro da Igreja. Serão disponibilizadas 200 autorizações por dia e não haverá cobrança de taxa”, salientou o chefe.

 

O cálculo para o número de autorizações foi realizado com base no número de vagas disponíveis para estacionamento, o tempo médio de permanência do turista no atrativo e o tempo que o portão da aeronáutica permanece aberto. “Para não perder a visita ao Morro da Igreja as pessoas podem pré-agendar a mesma por telefone. É importante salientar que o número limitado de visitações é para veículos de qualquer porte, com exceção de motos e bicicletas. Pedestres, motoqueiros e ciclistas também precisam pegar a autorização, mas o número não será limitado nestes casos”, pontuou Michel.

 

As novas medidas já foram implementadas e a expectativa da direção do parque é que até a próxima temporada de inverno todos os ajustes tenham sido realizados. “Resolvemos implantar o novo sistema na baixa temporada para que tenhamos tempo para os ajustes, mas a partir de agora as autorizações já estão valendo”, salientou Michel.

 

Mais informações sobre as novas regras de visitação e também agendamento de visita ao Morro da Igreja em Urubici podem ser conseguidas pelo telefone 49-3278-4994.

 

http://www.serrasc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5015:novas-regras-sao-estabelecidas-para-visitacao-ao-morro-da-igreja-em-urubici&catid=388:noticias

 

Lembro que tinha saído no DC no início do ano.

Link to comment
Share on other sites

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

 

O senhor só pode estar de brincadeira?

 

Dio santo credo!!!

 

Quanto o prefeito leva de cada visita guiada dessas?

 

Em qualquer lugar do mundo desenvolvido um morro como o MI tem livre acesso...

 

 

Retrocesso????!!!!!!! Absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!! Desde quando?????!!!!! AS novidades do turismo na Serra Catarinense têm sido só pra pior nos últimos anos, tirando as abundantes nevadas... Imagine se acumula 20 cm de hoje pra amanhã????!!!!! Caraca, isso é SURREAL!!!!!!!!!!!!!!!! :negative: :negative: :negative: :negative: :negative: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Acho que há boas chances de termos um evento grande de neve acima de 1500/1600 metros em SC.

 

 

Bruno, você acha que tem possibilidade de uma "boa neve" talvez pouco parecido com agosto de 2010 lá no Morro da igreja ?

Morro em Indaial,SC a 230km de lá, até cogitei rumar para lá para ve se pegava alguma coisa.

To acompanhando a galera que mais entende aqui, pra ver se alguem manda uma confirmação boa, quem sabe!

 

grande abraço e obrigado se puder responder.

 

Em primeiro lugar, não tenho certeza de nada. Apenas trabalho com base no que vejo em modelos, no nowcasting e na minha experiência monitorando esses eventos.

 

Os modelos trazem temperatura levemente acima de 0C em 1500 metros em SC, porém trazem alguma dificuldade de congelar a atmosfera logo acima disso. Sem ciclone, o ar frio tende a entrar mais raso.

 

But...

 

 

Penso que há alguns aspectos positivos a serem considerados:

 

1- Modelos erram, ainda mais quando a definição do ponto de congelamento é por detalhe.

2- O cavado aqui no RS está MUITO intenso. Chove de forma incessante aqui. E este cavado deve avançar mais ao norte para o Planalto Sul.

 

Se tudo isso culminar com atmosfera congelada, é neve de belíssima acumulação.

Link to comment
Share on other sites

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

 

O senhor só pode estar de brincadeira?

 

Dio santo credo!!!

 

Quanto o prefeito leva de cada visita guiada dessas?

 

Em qualquer lugar do mundo desenvolvido um morro como o MI tem livre acesso...

 

Credo, a 15 dias eu fui a Urubici, a regra que o rapaz falou é a seguinte, hora comercial com autorização para limitar o numero de visitante, fora do horario comercial é liberado até o portão da aeronáutica.

Link to comment
Share on other sites

 

Outra, pra subir no Morro da Igreja só com hora marcada e contratando um guia em horário comercial no centro de Urubici. Há controle diário de visitantes. Brasil il il il...

 

Acredito que vai nevar, mas não me responsabilizo por uma viagem de 200km e ver só chuva.

 

O senhor só pode estar de brincadeira?

 

Dio santo credo!!!

 

Quanto o prefeito leva de cada visita guiada dessas?

 

Em qualquer lugar do mundo desenvolvido um morro como o MI tem livre acesso...

 

Serra Catarinense - O Morro da Igreja é um dos principais pontos turísticos da Serra Catarinense.

Somente no ano de 2012, 110 mil pessoas conheceram a famosa Pedra Furada e em 2013, até o mês de agosto, foram 113 mil visitantes.

 

Com o objetivo de organizar as visitas e garantir a segurança das pessoas que desejam conhecer o Morro da Igreja, a direção do Parque Nacional de São Joaquim estabeleceu algumas regras para visitação. “Tivemos um caso em que o visitante se sentiu mal e pelo número muito grande de carros a ambulância não conseguiu chegar. Tivemos que coloca-lo em um carro e pedir que as pessoas se afastassem para que pudéssemos levar o homem até o socorro. As medidas que adotamos visam evitar situações como esta”, explicou Michel Omena, chefe do Parque Nacional de São Joaquim.

 

Entre as novas regras para visitação ao Morro da Igreja estão a necessidade de autorização para acessar o morro. “As pessoas terão que passar na sede do Parque Nacional, que fica localizada atrás do Banco do Brasil, indicar o tipo de veículo que estão utilizando e pegar uma autorização que será entregue na guarita de acesso ao Morro da Igreja. Serão disponibilizadas 200 autorizações por dia e não haverá cobrança de taxa”, salientou o chefe.

 

O cálculo para o número de autorizações foi realizado com base no número de vagas disponíveis para estacionamento, o tempo médio de permanência do turista no atrativo e o tempo que o portão da aeronáutica permanece aberto. “Para não perder a visita ao Morro da Igreja as pessoas podem pré-agendar a mesma por telefone. É importante salientar que o número limitado de visitações é para veículos de qualquer porte, com exceção de motos e bicicletas. Pedestres, motoqueiros e ciclistas também precisam pegar a autorização, mas o número não será limitado nestes casos”, pontuou Michel.

 

As novas medidas já foram implementadas e a expectativa da direção do parque é que até a próxima temporada de inverno todos os ajustes tenham sido realizados. “Resolvemos implantar o novo sistema na baixa temporada para que tenhamos tempo para os ajustes, mas a partir de agora as autorizações já estão valendo”, salientou Michel.

 

Mais informações sobre as novas regras de visitação e também agendamento de visita ao Morro da Igreja em Urubici podem ser conseguidas pelo telefone 49-3278-4994.

 

http://www.serrasc.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5015:novas-regras-sao-estabelecidas-para-visitacao-ao-morro-da-igreja-em-urubici&catid=388:noticias

 

Lembro que tinha saído no DC no início do ano.

 

 

Então as antas resolveram baixar (ao invés de incrementar de forma civilizada) o acesso ao MI... 200 por dia.... Tem dia de verão com chuva que não vai ninguém.... Eles vão conseguir que este ano apenas umas 40 mil pessoas cheguem lá em cima. PQP. Isso é 5o mundo!

Link to comment
Share on other sites

O mirante sim, o Eco Resort fica a menos de 1400m.

 

Engraçado, que por cima, parece ser bem difícil um desnível como esse. Falando em Eco Resort, é uma pena que a estação deles não funcione.

 

29l6IntxKEA

 

Ele desce um pouco!

 

No termômetro caseiro 6 no eco resort rio do rastro

Garoa grossa!

Ficamos no aguardo!

 

Dalitz aproveita e pergunta o que houve com a Davis se puder... Mande eles arrumarem urgente! :mosking:

 

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, então fora do horário comercial é liberado!!! Caça níqueis safado!!!!!! Eu entenderia se colocassem uma guariata 24 horas na subida cobrando entradas e colocassem um posto de atendimento médico full-time lá dentro, etc, etc... Mas a medida implementada não faz absolutamente nenhum sentido!!!! PQP!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, então fora do horário comercial é liberado!!! Caça níqueis safado!!!!!! Eu entenderia se colocassem uma guariata 24 horas na subida cobrando entradas e colocassem um posto de atendimento médico full-time lá dentro, etc, etc... Mas a medida implementada não faz absolutamente nenhum sentido!!!! PQP!!!!!!!!

 

Autorização não tem custo nenhum.... Achei interessante a medida....

Ja subi o Morro da Igreja em dia de movimento... È bem complicado a "zona" lá em cima

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, então fora do horário comercial é liberado!!! Caça níqueis safado!!!!!! Eu entenderia se colocassem uma guariata 24 horas na subida cobrando entradas e colocassem um posto de atendimento médico full-time lá dentro, etc, etc... Mas a medida implementada não faz absolutamente nenhum sentido!!!! PQP!!!!!!!!

 

Autorização não tem custo nenhum.... Achei interessante a medida....

Ja subi o Morro da Igreja em dia de movimento... È bem complicado a "zona" lá em cima

 

 

Caraca, com ou sem cobrança para mim não faz sentido...Eles tão mantendo isso porque ainda não nevou... Imagine uma nevasca com só 200 carros subindo o dia inteiro.... Quero ver quando nevar em horário comercial!!!! Eu preferia uma guarita com cobrança e infraestrutura para o turista, como ocorre em locais desenvolvidos.

Link to comment
Share on other sites

Seguinte Galera.

 

Já subi o morro da igreja até no "pico" mais de 30x lá encima se encontra a base militar da aeronautica que é toda cercada e com um um portão bem grande.

Até neste local é permitida a entrada de qualquer pessoa a qualquer horario(dessas aproximadamente 30x que fui, foram em dias de semana, finais de semana, já fui as 6 da manha, as 8 da noite, em todo o horario)

 

Anos atrás realmente era possivel subir até só um pedaço, depois desse pedaço era necessario uma certa autorização, mas isto mudou a algum tempo já.

Então até o "pico" onde fica os 1.800 metros de altitude, qualquer pessoa pode chegar a qualquer hora, sendo proibido apenas entrar (e nem tem como) no espaço da aeronautica, onde os militares trabalham.

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

Seguinte Galera.

 

Já subi o morro da igreja até no "pico" mais de 30x lá encima se encontra a base militar da aeronautica que é toda cercada e com um um portão bem grande.

Até neste local é permitida a entrada de qualquer pessoa a qualquer horario(dessas aproximadamente 30x que fui, foram em dias de semana, finais de semana, já fui as 6 da manha, as 8 da noite, em todo o horario)

 

Anos atrás realmente era possivel subir até só um pedaço, depois desse pedaço era necessario uma certa autorização, mas isto mudou a algum tempo já.

Então até o "pico" onde fica os 1.800 metros de altitude, qualquer pessoa pode chegar a qualquer hora, sendo proibido apenas entrar (e nem tem como) no espaço da aeronautica, onde os militares trabalham.

 

valeu!

 

Se atualize que isso mudou.

Olhe no site do parque.

Link to comment
Share on other sites

Seguinte Galera.

 

Já subi o morro da igreja até no "pico" mais de 30x lá encima se encontra a base militar da aeronautica que é toda cercada e com um um portão bem grande.

Até neste local é permitida a entrada de qualquer pessoa a qualquer horario(dessas aproximadamente 30x que fui, foram em dias de semana, finais de semana, já fui as 6 da manha, as 8 da noite, em todo o horario)

 

Anos atrás realmente era possivel subir até só um pedaço, depois desse pedaço era necessario uma certa autorização, mas isto mudou a algum tempo já.

Então até o "pico" onde fica os 1.800 metros de altitude, qualquer pessoa pode chegar a qualquer hora, sendo proibido apenas entrar (e nem tem como) no espaço da aeronautica, onde os militares trabalham.

 

valeu!

 

Deivid, entaõ você já foi depois de Novembro do ano passado? Pois essa nova regra é desta data...

Link to comment
Share on other sites

Seguinte Galera.

 

Já subi o morro da igreja até no "pico" mais de 30x lá encima se encontra a base militar da aeronautica que é toda cercada e com um um portão bem grande.

Até neste local é permitida a entrada de qualquer pessoa a qualquer horario(dessas aproximadamente 30x que fui, foram em dias de semana, finais de semana, já fui as 6 da manha, as 8 da noite, em todo o horario)

 

Anos atrás realmente era possivel subir até só um pedaço, depois desse pedaço era necessario uma certa autorização, mas isto mudou a algum tempo já.

Então até o "pico" onde fica os 1.800 metros de altitude, qualquer pessoa pode chegar a qualquer hora, sendo proibido apenas entrar (e nem tem como) no espaço da aeronautica, onde os militares trabalham.

 

valeu!

 

Deivid, entaõ você já foi depois de Novembro do ano passado? Pois essa nova regra é desta data...

 

A ultima vez que fui foi no feriado do dia 12 de outubro, não sabia que tinha mudado, é bom saber!

Nossa, ai fica uma certa palhaçada eu acho, sempre subi lá encima e nunca tive problema e principalmente nunca vi nenhum problema, as vezes que fui as pessoas subiam "comportadamente" batiam suas fotos e nada demais.

Link to comment
Share on other sites

Até a cascata véu de noiva não precisa de autorização para entrar, após disto sim!

E pra quem conhece o Morro da Igreja, sabe como é pequeno o estacionamento para carros, eu acho uma medida necessária, para que não vire uma zona.

Mas o ideal seria que aumentassem o estacionamento.

Link to comment
Share on other sites

 

1028 no centro??

Acho que é mto pouco pra aquilo que os Bazianos esperam, principalmente p/ um frio mais abrangente no sudeste e C.O.

Não to reclamando, é só uma opinião minha! :good2:

 

Sds.

 

Silvio, sobre as altas polares que passam os Andes, elas começam a se refortalecer depois que todo o seu centro passa as montanhas, o que ainda está ocorrendo...não costumo olhar o valor de pressão e sim seu geopotencial, uma vez que a grossura do frio é quem vai determinar o quanto de frio receberemos. Essa massa é a mais forte do ano se analisado seu geopotencial, por isso a chance de neve maior dessa vez que em qualquer outra no ano.

 

Pelo geopotencial, há chance de neve até mesmo na tão falada serra do Botucarai.

 

 

Exatamente!

 

Zé, acho q estamos falando de coisas diferentes!! Não há a palavra neve na minha mensagem! Estou falando de abrangência, o frio chega raso no sudeste!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, então fora do horário comercial é liberado!!! Caça níqueis safado!!!!!! Eu entenderia se colocassem uma guariata 24 horas na subida cobrando entradas e colocassem um posto de atendimento médico full-time lá dentro, etc, etc... Mas a medida implementada não faz absolutamente nenhum sentido!!!! PQP!!!!!!!!

 

Autorização não tem custo nenhum.... Achei interessante a medida....

Ja subi o Morro da Igreja em dia de movimento... È bem complicado a "zona" lá em cima

 

Pois é... já subi aquilo várias vezes. E sei a zona que fica, pois seres humanos normalmente não usam 'cérebro'. Aquilo era uma bagunça, um trabalho pra manobra carro, dificuldade de deslocamento da força aérea, ocorrência de acidentes. Fora que a 'briguinha' entre 3 entes institucionais é antiga. Faz anos que eu sei de intenção de restringirem o acesso popular até o penúltimo portão da força aérea. Como baziano acho ruim, mas aquilo precisa de uma organização, e pelas normativas do PARNASJ essa parece a ideia, essas medidas são para ser transitórias.

_______

 

Será que tem baziano agora em Ausentes?

Link to comment
Share on other sites

Ahhh, então fora do horário comercial é liberado!!! Caça níqueis safado!!!!!! Eu entenderia se colocassem uma guariata 24 horas na subida cobrando entradas e colocassem um posto de atendimento médico full-time lá dentro, etc, etc... Mas a medida implementada não faz absolutamente nenhum sentido!!!! PQP!!!!!!!!

 

Autorização não tem custo nenhum.... Achei interessante a medida....

Ja subi o Morro da Igreja em dia de movimento... È bem complicado a "zona" lá em cima

 

Pois é... já subi aquilo várias vezes. E sei a zona que fica, pois seres humanos normalmente não usam 'cérebro'. Aquilo era uma bagunça, um trabalho pra manobra carro, dificuldade de deslocamento da força aérea, ocorrência de acidentes. Fora que a 'briguinha' entre 3 entes institucionais é antiga. Faz anos que eu sei de intenção de restringirem o acesso popular até o penúltimo portão da força aérea. Como baziano acho ruim, mas aquilo precisa de uma organização, e pelas normativas do PARNASJ essa parece a ideia, essas medidas são para ser transitórias.

_______

 

Será que tem baziano agora em Ausentes?

Em Ausentes não sei,aqui em Bom Jesus chove literalmente,não é uma simples garoa,chove mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Vocês não acham que a previsão do Simepar está conservadora para as cidades do sul/sudoeste/centro sul do Paraná?

 

Colocam mínima de 4 para Palmas nessa sexta, no entanto a temperatura na cidade agora já está em 6,5.

 

Concordo.

Realmente também to achando o Simepar muito conservador na previsão para o todo o Paraná em relação ao frio.. :russian:

Link to comment
Share on other sites

_______

Será que tem baziano agora em Ausentes?

Em Ausentes não sei,aqui em Bom Jesus chove literalmente,não é uma simples garoa,chove mesmo!

 

Excelente notícia! Tente informar na medida do possível (se parar a chuva, por exemplo). Você sabe a altitude do local que está agora?

 

Coutinho informa 4,7C na Climaterra.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.