Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

A nebulosidade ferrou com a mínima na madrugada e com isso ela foi registrada às 07h50 da manhã, bem tarde, logo que as nuvens começaram a se dissipar. Tive 9,9ºC contra 9,1ºC do Simepar. Porém é possível que a mínima do dia seja alterada ainda hoje. Máxima de 18,4ºC e um céu azul belíssimo.

 

Condições atuais:

 

Temperatura: 10,5ºC

URA: 78%

Pressão: 1018 hPa

Vento: Sul (fraco)

Link to comment
Share on other sites

Temporal forte atinge parte do Rio de Janeiro no momento, se não cessar logo poderemos ter maiores transtornos, temperatura em 20°.

Parece temporal de verão, muitas trovoadas, chove assim há mais de 15 minutos aqui.

 

Campo dos Afonsos está reportando chuva forte.

 

3ecCyXs.png

 

Por aqui o temporal se reduziu a uma chuva leve, ainda bem, pois a rua estava começando a a alagar...

Link to comment
Share on other sites

Igor espera quanto ai pra amanhã ? Por aqui por enquanto mais frio. :sarcastic: , com 9.2°C, expectativa eu acho de 5°C...

 

Em casa espero entre 7ºC e 8ºC. Na estação do Simepar algo em torno dos 4ºC!

 

 

SANTA HELENA, NO OESTE DO ESTADO REGISTROU NESTE JUNHO/2014 O INCRÍVEL ACUMULADO PLUVIOMÉTRICO DE 686,6 mm.

Segundo o Simepar, a média para o mês é de 113,0 mm.

 

Curitiba neste início de noite, com 14,8°C

Clima seco, com apenas 40% de UR.

 

Aqui, média de 114 mm. Fecho Junho com 246 mm, sendo que 163 mm caíram num dia só!

Link to comment
Share on other sites

Incrível, o GFS pega essa semana a mesma situação que acabou de ocorrer... Forma uma Frente fria, fica bloqueada por dias no RS, entra uma alta, ela não consegue avançar, vai pro mar e forma um ciclone no RS e sobe o restinho do frio.

 

Incrível este bloqueio !!!

Se continuar subindo um restinho de frio já está de bom tamanho.

Já vi bloqueios em que não subia nada pra cá durante mais de semana, com pré-frontais que pareciam eternas... :mosking:

2006 foi um exemplo.

 

Máximas provisórias de hoje,

Mirante: 12,1°C / 22,0°C

IAG: 11,6°C / 22,0°C

 

E Sampa vai fechar junho com aqueles 9,7 mm... :sad:

 

Temperaturas em Sampa em queda lenta, por enquanto.

Pelo andar da carruagem, nem o IAG tem mínima sub-10 amanhã.

Em todo caso, aguardemos...

Link to comment
Share on other sites

Incrível, o GFS pega essa semana a mesma situação que acabou de ocorrer... Forma uma Frente fria, fica bloqueada por dias no RS, entra uma alta, ela não consegue avançar, vai pro mar e forma um ciclone no RS e sobe o restinho do frio.

 

Incrível este bloqueio !!!

 

Realmente, muito parecido. Mas olha, se não fossem essas baixas se formando... O grande contraste de massas de ar deve formar mais uma no final de semana.

 

1.jpg.4e5a846e89f2dbf98429a1c720e36633.jpg

 

2.jpg.fc3245e1fd0fd5d8aa9b8e4a00679be9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Condições atuais:

 

Temperatura: 10,5ºC

URA: 78%

Pressão: 1018 hPa

Vento: Sul (fraco)

Igor espera quanto ai pra amanhã ? Por aqui por enquanto mais frio. :sarcastic: , com 9.2°C, expectativa eu acho de 5°C...

 

Pelo Simepar já faz 8C em Campo Mourao!!! :shok: :shok:

 

Guarapuava 6.2C

Palmas 5.3C

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Condições atuais:

 

Temperatura: 10,5ºC

URA: 78%

Pressão: 1018 hPa

Vento: Sul (fraco)

Igor espera quanto ai pra amanhã ? Por aqui por enquanto mais frio. :sarcastic: , com 9.2°C, expectativa eu acho de 5°C...

 

Pelo Simepar já faz 8C em Campo Mourao!!! :shok: :shok:

 

Guarapuava 6.2C

Palmas 5.3C

 

Sds.

Quase calmaria em Piracity, caindo rápido e já com a mínima do dia: 7,6°C.

Pela manhã, 7,8°C

Geada certa ao amanhecer.

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

hedsgpa e Tassio Amaral vcs foram muito amáveis com BH, mas a capital do Rio Grande não fica atrás.

 

Capitais/aeroportos 21h:

 

Curitiba: 10ºC (céu limpo)

Campo Grande: 14ºC (céu limpo)

Porto Alegre: 15ºC (céu nublado)

São Paulo: 16ºC (céu limpo)

Belo Horizonte: 18ºC (céu limpo)

Rio Branco: 19ºC (céu limpo)

Rio/Afonsos: 20ºC (chuva e trovoadas)

Cuiabá: 20ºC (céu limpo)

Goiânia: 21ºC (céu limpo)

Brasília: 22ºC (céu limpo)

Porto Velho: 23ºC (céu limpo)

Link to comment
Share on other sites

Bem baixo mesmo, Silvio!

Carlos Campos, sobre o que comentávamos ontem, olha o mapa do Simepar de agora. Lá estão Campo Mourão (7,8ºC) e Cianorte (6,7ºC). Podemos assim chamar de pólo frio do noroeste.

 

11615.png

 

Igor, é impressionante a diferença das mínimas de C. Mourão e Cianorte para Maringá. Igor, Maringá é bem ruinzinha de mínimas, as vezes perde p/ Londrina!

Campo Mourão não fica numa baixada e está a seiscentos e poucos metros, mas está numa área de escoamento do ar frio, já que tem áreas de mais de 800mts ao Sul da cidade!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, tem que ver se a estação de Maringá fica em área urbana.

A daqui também fica em área rural e não é baixada. Destaque para Cambará, norte pioneiro, no dia de hoje!

Maringá é uma das cidades mais arborizadas do país. Deve influenciar nas mínimas pouco acentuadas.

Cianorte e Campo Mourão realmente dão um show em noites de céu limpo sob efeito do ar frio/seco.

Realmente, Igor.

Link to comment
Share on other sites

Possivel local da minha nova estaçao em Maria da Fé MG

 

Local é a 2km da cidade a + de 1400 Metros de Altitude em uma baixada bairro Pomaria , o local é mais frio que a minha baixada

 

Fotos do Local

 

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/471298_437496866295044_1062302513_o.jpg

 

https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/413627_437495462961851_619291936_o.jpg

 

Que legal que você instalará mais uma PWS em MDF. Vamos ver como vão se comportar os valores.

 

=================================================

 

Céu continua limpo na Grande SP e as temperaturas seguem em queda. Faz 13 graus em Campo de Marte, 16 graus no aeroporto de Congonhas e 15 graus no aero de Cumbica.

Link to comment
Share on other sites

Ar seco dominando o centro sul...mais seco que frio...

 

A sondagem de CTBA as 12 UTC apontava valores de UR abaixo de 10% em 850..

 

Aqui na serra finalmente parou de ventar e já faz 8°C. Nna Villaggio Grando, 0,9°C

 

Imaginar q no topo da Serra Paranaense os índices de umidade atingiram 7 ou 8% parece surreal, tendo em vista a qtdd de água q despencou no interior do Estado nos últimos dias.

Fikei atento às condições no litoral durante todo o dia de hj e surpreso com os baixos e incomuns índices de umidade em Paranaguá e Guaratuba.

Em alguns momentos a UR desceu abaixo dos 30% ao nível do mar.

Outra coisa q me chamou a atenção foi o forte contraste térmico planalto/litoral, q sob mesmas condições não deveriam ultrapassar os 5/7°C, mas q hj chegaram a superar os 10/12°C.

Ventos fortes de NW sopraram tbm na estreita faixa litorânea, normalmente pouco atingida pelos ventos continentais.

Neste momento as temperaturas ainda estão elevadas nas praias paranaenses.

Enqt Piraquara registra 7°C, Guaratuba está com 19°C.

Parece q há um corredor de ar kente e seco q segue pela periferia da MP em direção ao centro da Baixa, ao sul.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba, 6,6º na minha estação, grande diferença em relação Campo Comprido e Simepar, tipico de noites de céu limpo e pouco vento. Umidade em torno de 60 70% agora, talvez seja por isso a diferença aqui na "minha" baixada! :laugh:

Carlos Campos, como está por aí?

Me recuso a sair lá fora dp das 22h kkk

Chegou aos 6,8°C há cerca de 50 minutos, mas deve ter descido mais 1°C.

Amanhã vai estar bonito de se ver nas partes mais baixas do município e com certeza por aí tbm.

Os topos com diferença impressionante [para mais].

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba, 6,6º na minha estação, grande diferença em relação Campo Comprido e Simepar, tipico de noites de céu limpo e pouco vento. Umidade em torno de 60 70% agora, talvez seja por isso a diferença aqui na "minha" baixada! :laugh:

Carlos Campos, como está por aí?

Me recuso a sair lá fora dp das 22h kkk

Chegou aos 6,8°C há cerca de 50 minutos, mas deve ter descido mais 1°C.

Amanhã vai estar bonito de se ver nas partes mais baixas do município e com certeza por aí tbm.

Os topos com diferença impressionante [para mais].

 

Abraço

 

Aqui igualmente frio.

 

Já bati a mínima do dia e no momento tenho 6,6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, tem que ver se a estação de Maringá fica em área urbana.

A daqui também fica em área rural e não é baixada. Destaque para Cambará, norte pioneiro, no dia de hoje!

 

As duas estações de Maringá são urbanas: a do Inmet fica no campus da UEM em um bairro bem urbanizado:

 

https://www.google.com/maps/dir//001+-+Esta%C3%A7%C3%A3o+Climatol%C3%B3gica,+Maring%C3%A1+-+PR,+Brasil/@-23.405136,-51.9333783,1438m/data=!3m1!1e3!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x94ecd12df501e31f:0x9bc0e7bce9bb5d4c!2m2!1d-51.9327634!2d-23.4052625

 

Já a do Simepar fica na Zona Industrial, mais ou menos aqui:

 

https://www.google.com/maps/place/Subesta%C3%A7%C3%A3o+Maring%C3%A1+230+kV/@-23.4473403,-51.9883142,2311m/data=!3m1!1e3!4m2!3m1!1s0x94ecd7a2ffc5a92f:0x9870fc6435cf240

 

Previsão de geadas para amanhã segundo Simepar:

 

mapa1_22942.gif

Link to comment
Share on other sites

Voltando ao BAZ após alguns dias....

 

Estive no Parque Nacional do Itatiaia este fim de semana. No Domingo, baita pré-frontal com ventos fortes

de norte, temperatura um pouco alta de manhã e caindo bem à tarde. No decorrer do dia, os ventos foram

aumentando de intensidade e a sensação térmica baixou bem. Lá no pico das agulhas negras, a sensação de

frio era extremamente forte devido ao vento que quase fazia a gente tombar. Deve ter sido o pior frio da

minha vida, pois não fui muito bem preparado... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Londrina neste junho apresentou anomalias positivas mais fortes que as dos últimos meses e teve pouca chuva (apenas 66,6mm - 84,9% da média). Destaque para as mínimas elevadas na maior parte do mês. Os extremos de temperatura aconteceram logo na primeira semana: 7,0º de mínima no dia 03 e 29,8º de máxima nos dias 07 e 08.

 

lda_2014_06.png

Como comparação, em junho do ano passado choveu bem mais por aqui (257,2mm) e a amplitude térmica foi menor, sem nenhuma mínima abaixo de 10º nem máximas acima de 27,2º. Aliás, ano passado, até o dia 22/07 nós só havíamos tido 3 mínimas abaixo de 10º. Neste ano até hoje já tivemos 7.

 

lda_2013_06s.png

A expectativa já para esta madrugada é ultrapassar estes 7º de mínima. O Simepar (que finalmente voltou ao ar depois de problemas técnicos na estação) já está na casa dos 9º agora às 23h.

 

Grande parte vai discordar, mas para mim, foi uma delícia esse calorzinho das últimas semanas. Só lamento os problemas causados pela chuvarada absurda que o sul enfrentou.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas no momento nos aeroportos da Grande SP - 23 horas:

 

11 graus em Cumbica (forte queda em relação às 22 horas que estava em 15 graus)

15 graus em Congonha (as 22 horas estava em 16 graus)

14 graus no Campo de Marte (subiu, já que as 22 horas estava em 13 graus).

 

Ventos soprando de norte a noroeste em toda a região metropolitana!

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos 0h:

 

Curitiba: 8ºC (céu limpo)

Porto Alegre: 14ºC (chuva)

Campo Grande: 15ºC (céu limpo)

São Paulo/Congonhas: 15ºC (céu limpo)

Belo Horizonte/Pampulha: 16ºC (céu limpo)

Goiânia: 16ºC (céu limpo)

Brasília: 17C (céu limpo)

Cuiabá: 17ºC (céu limpo)

Rio Branco: 18ºC (céu limpo)

Rio/Afonsos: 20ºC (céu nublado)

Porto Velho: 21ºC (céu limpo)

Link to comment
Share on other sites

Capitais/aeroportos 0h:

 

Curitiba: 8ºC (céu limpo)

Porto Alegre: 14ºC (chuva)

Campo Grande: 15ºC (céu limpo)

São Paulo/Congonhas: 15ºC (céu limpo)

Belo Horizonte/Pampulha: 16ºC (céu limpo)

Goiânia: 16ºC (céu limpo)

Brasília: 17C (céu limpo)

Cuiabá: 17ºC (céu limpo)

Rio Branco: 18ºC (céu limpo)

Rio/Afonsos: 20ºC (céu nublado)

Porto Velho: 21ºC (céu limpo)

 

Rio/Santos Dumont: 21°C (chuva leve)

Rio/Galeão: 21°C (céu parcialmente nublado)

Link to comment
Share on other sites

Baixada de São Mateus, rugindo nessa madrugada com o ar seco em Sampa :clapping:

 

http://i.imgur.com/vQ92GzX.png

 

Agora caiu pra 8 graus aí, enquanto as temperaturas estão entre 13/14/15 graus nos postos do CGE que ficam no começo da zona leste de Sampa.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

hedsgpa e Tassio Amaral vcs foram muito amáveis com BH, mas a capital do Rio Grande não fica atrás.

 

Capitais/aeroportos 21h:

 

Curitiba: 10ºC (céu limpo)

Campo Grande: 14ºC (céu limpo)

Porto Alegre: 15ºC (céu nublado)

São Paulo: 16ºC (céu limpo)

Belo Horizonte: 18ºC (céu limpo)

Rio Branco: 19ºC (céu limpo)

Rio/Afonsos: 20ºC (chuva e trovoadas)

Cuiabá: 20ºC (céu limpo)

Goiânia: 21ºC (céu limpo)

Brasília: 22ºC (céu limpo)

Porto Velho: 23ºC (céu limpo)

 

Com certeza Rafael... sei disso...hehe... apesar dos diversos problemas das grandes cidades acho realmente lindas as nossas metrópoles... cinco metrópoles me encantam em especial: POA, Curitiba, São Paulo, Rio e BH... Conheço todas e são charmosíssimas com suas características únicas...

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Londrina neste junho apresentou anomalias positivas mais fortes que as dos últimos meses e teve pouca chuva (apenas 66,6mm - 84,9% da média). Destaque para as mínimas elevadas na maior parte do mês. Os extremos de temperatura aconteceram logo na primeira semana: 7,0º de mínima no dia 03 e 29,8º de máxima nos dias 07 e 08.

 

]https://dl.dropboxusercontent.com/u/1055359/41ie35ik60f/lda_2014_06.png

Como comparação, em junho do ano passado choveu bem mais por aqui (257,2mm) e a amplitude térmica foi menor, sem nenhuma mínima abaixo de 10º nem máximas acima de 27,2º. Aliás, ano passado, até o dia 22/07 nós só havíamos tido 3 mínimas abaixo de 10º. Neste ano até hoje já tivemos 7.

 

https://dl.dropboxusercontent.com/u/1055359/41ie35ik60f/lda_2013_06s.png

A expectativa já para esta madrugada é ultrapassar estes 7º de mínima. O Simepar (que finalmente voltou ao ar depois de problemas técnicos na estação) já está na casa dos 9º agora às 23h.

 

Grande parte vai discordar, mas para mim, foi uma delícia esse calorzinho das últimas semanas. Só lamento os problemas causados pela chuvarada absurda que o sul enfrentou.

 

Parabéns pelo balanço de junho que você fez sobre Londrina, ficou excelente!

Assim como ano passado, eu também acredito que em 2012 junho foi bem chuvoso por aí.

Já a amplitude térmica, esse ano foi maior justamente porquê foi menos chuvoso.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo balanço de junho que você fez sobre Londrina, ficou excelente!

Assim como ano passado, eu também acredito que em 2012 junho foi bem chuvoso por aí.

Já a amplitude térmica, esse ano foi maior justamente porquê foi menos chuvoso.

Valeu, Daniel!

Com certeza, junho de 2012 foi o mais chuvoso dos últimos tempos por aqui. Foram 428,4 mm, sendo que só no dia 20 foram 231,4 mm e mais 64,2 no dia 19.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.