Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Complementando, percebam que não existem anomalias negativas projetadas para a Patagônia e o centro da Argentina, como é típico em anos de menino.

 

Isso, sim. Tens um ponto.

Eu entendo como "lerdeza" dos fenômenos q movimentam a grande makina do tempo no HS neste primeiro semestre/2014.

O gelo foi se acumulando na Antártida justamente pq o ar frio não consegue subir para cima por falta de uma dinâmica mais vigorosa.

(Se o freezer permanecer "fechado", a tendência é de o gelo aumentar no seu interior.)

Está tdo mto lento neste 2014..

Link to comment
Share on other sites

A projeção global do CFS para julho mostra a Antártida bem represada, a anomalias positivas bem disseminadas pelas latitudes médias do HS, com algumas exceções (Chaco, Norte da Austrália, meio do Atlântico).

 

Forte represamento antártico.[attachment=0]CFS GLOBO.png[/attachment]

 

Pois é...se o que eu cansei de ler diz que é melhor as MPS nao ondularem tanto, assim entrando mais ao sul do continente, então há chance de vermos uma baleia polar sim este ano! Pode ser que demore mas acho que virá ainda em Julho. Observem os pulsos que estao sob a Austrália e sob a África, da ótica de intensidade, o da Austrália deve dar origem a tal possibilidade de bomba polar após o dia 7...e tem gente enterrando esse pulso...vamos com calma que os modelos ainda vao desenhar melhor a intensidade dele.

Link to comment
Share on other sites

Complementando, percebam que não existem anomalias negativas projetadas para a Patagônia e o centro da Argentina, como é típico em anos de menino.

 

Isso, sim. Tens um ponto.

Eu entendo como "lerdeza" dos fenômenos q movimentam a grande makina do tempo no HS neste primeiro semestre/2014.

O gelo foi se acumulando na Antártida justamente pq o ar frio não consegue subir para cima por falta de uma dinâmica mais vigorosa.

(Se o freezer permanecer "fechado", a tendência é de o gelo aumentar no seu interior.)

Está tdo mto lento neste 2014..

 

Concordo, Carlos. E isso não é o enfraquecimento do jato? E não é causado pelo fenômeno ENSO?

 

Mafili?

Link to comment
Share on other sites

Bem aliviado agora... o gelo na Antártida em menor nível justamente em 1986...agora totalmente o inverso...vem coisa boa por aí, alguma bomba polar vem sim...aguardando...

Alguém já percebeu a facilidade com que estão se formando baixas pressões na América do Sul este ano???

Tudo indica que o mais forte do inverno será julho mesmo...quem sabe início de agosto...

Link to comment
Share on other sites

Zé, olha o que o CFS projeta para a Antártida nesse julho. São anomalias bem negativas, but................. olhe o mar de Wendell (nosso maior fornecedor de MPs). Será que esse mar também desempenha um papel importante sobre nós?

 

Mafili, onde está vc para nos ajudar numa hora dessas ? :mosking:[attachment=0]CFS ANTARTIDA.png[/attachment]

*******

 

Concordo, Carlos. E isso não é o

enfraquecimento do jato? E não é

causado pelo fenômeno ENSO?

Mafili?

 

kkkkk

 

Mafili de jejum...

 

Mafili de jejum!

 

Bruno sabemos q o frio em sí não gera energia.

É necessário q haja calor em alguma parte para o pleno funcionamento de Enso.

É isto q está faltando.. calor nos lugares certos.

 

Eu acho..

Link to comment
Share on other sites

Esta estação de Bom Jardim da Serra vi no google maps e vi que não fica na cidade....mais acho que não é igual a Tuias que fica 15km distante.

 

É BEM RURAL. UNS 10/13 KM DO CENTRO, LINHA RETA DEVE SER MENOS DE 10 KM.

De novo o encrenqueiro mor Carlos Dias, cutucando.

Não ia mais rebater mas não vou deixar passar esta....ah sim na visão do Carlos Dias,serra do Botucaraí é tudo planinho, planinho, procurei procurei e encontrei uma baixada, estava lá a 13km da cidade a única baixada da enorme região...

Cidade?Cidade mesmo. urbanizada (um pouco) é S Joaquim, as demais dos arredores, são vilarejos(tô falando em urbanização)...

Link to comment
Share on other sites

Cada vez mais concordo com a tese do Mafili de que o Atlântico Sul desempenha um papel importantíssimo sobre o clima do sul do Brasil, mais até que o fenômeno ENSO.

Idem!

Minha opinião é quase essa......

Quanto maior a deferença de anomalia entre o atlantico e o Andes pior o nosso inverno....

Andes frio + Atlantico Sul Quente = Inverno no PR Ruim

 

Em Casa deu 7.2°C (Hoje é sexta pois estou entrando de FERIAS)

 

Nazar, Bruno e Ze,

 

O mapa de correlacoes abaixo foi enviado em 31/05/2014 para o Ronaldo as corelacoes sao centradas em Sao Joaquim a partir dos dados corretos da disponibilizados pela Climaterra,

 

deve-se tomar cuidado aquilo que """"vale""" para o eixo Sao Quincas/Curitiba/Sao Paulo nao necessariamente """vale""" para o Rio Grande do Sul.....esta consideracao eh necessaria para evitar conflitos tolos....principalmente para aqueles que tendo somente martelo como ferramenta tudo se transforma em prego.....a respeito de consideracoes lidas na imprensa e nao no forum

 

Nazar, observe que existe um area [um quadradinho] denominado Chile, pois bem observe que nao eh anticorrelacionado com T2m Sao Joaquim, alias, correlacionado.

 

Lembre-se a MP quando atravessa os Andes eh seccionada uma parte sobe pelo Pacifico no sentido noroeste e a outra sobe pelo continente a nordeste.

 

A tua observacao faz sentido nomeu entendimento sob o seguinte aspecto se Atlantico Sul quente mp bloqueada [ em algum ponto anomalia positiva de pressao] se a costa do Chile fria [ em algum lugar anomalia negativa de pressao]

 

Como SSTa esta negativa no Chile e aqui quente.....as mp's escoaram para la.

 

Abracos:

 

Julho nao esta perdido e nem agosto.

 

PS: Troy, socorro teclado desconfigurou....apertei uma tecla no proprio e f####..

 

 

 

r1hd06.png

 

23mtun6.png

 

346onph.png

Link to comment
Share on other sites

Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh ,Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh ,Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh :heart:

 

 

Céu chapadão temperatura caindo 19°C

 

:heart: :heart:

 

Tão reclamando, mas olhem essa previsão pra Bagé durante a chegada da MP do dia 6/7...

 

Acho que dois dias seguidos com máxima de 9ºC é frio... Dedicado ao William. :hi:

 

http://www.foreca.com/Brazil/Bage?tenday

Link to comment
Share on other sites

Esta estação de Bom Jardim da Serra vi no google maps e vi que não fica na cidade....mais acho que não é igual a Tuias que fica 15km distante.

 

É BEM RURAL. UNS 10/13 KM DO CENTRO, LINHA RETA DEVE SER MENOS DE 10 KM.

 

Olhei no GE está a 7Km em linha reta. Agora Bom Jardim da Serra merece uma estação a S do centro. Com certeza existem pontos mais frios.

 

Agora ficou como gostei o tempo está parcialmente nublado, sem claridade do sol e com nuvens escuras, mas com o azul do céu aparecendo. Poderia ser sempre assim. :clapping:

 

Mafilli não se vá.

Link to comment
Share on other sites

Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh ,Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh ,Ohhhhh o Marfilão "vortou" ohhhhh :heart:

 

 

Céu chapadão temperatura caindo 19°C

 

:heart: :heart:

 

Tão reclamando, mas olhem essa previsão pra Bagé durante a chegada da MP do dia 6/7...

 

Acho que dois dias seguidos com máxima de 9ºC é frio... Dedicado ao William. :hi:

 

http://www.foreca.com/Brazil/Bage?tenday

 

 

Se Bage não fosse tão quente no verão e tivesse uma altitude de uns 1300 Metros queria morar ai :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Agradecimento especial ao amigo Rodolfo Alves.

 

A baixa fria [não frontal] que depois virou ciclone "eclodido" funcionou como o GFS dizia.

 

Não...a eterna discussão neste fórum...é Soledade e arrebaldes.

 

DEU PRA MIM....

 

 

Lembro que num tempo não muito longíguo, há uns 4-6 meses atrás, era verão, e não se avistavam discussões do tipo no fórum, aliás a paz reinava neste espaço. E não foi só eu que percebeu isso. Aí basta começar o inverno, pra picuinhas regionais ganharem a tona, mas fazer o que... Bons Tempos aqueles!!

 

Ciclones e afins, tamos aí :good2:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Mafili...

 

Soledade não é tão falada assim aqui....foram postadas aqui no BAZ nos ultimos 9 anos 8.202 vezes....verdade que supera a palavra Urupema com 7.296 e o PNI postada 6.732 vezes. Mas Porto Alegre por exemplo foi escrita aqui 12.245 e Campos do Jordão 9.657 vezes...Já Tuias ficou com 2.175 ezes

 

Qto as palavras , frio, neve e Baixada não consegui saber qta's vezes foram postadas aqui...pois o contador dá pau... :mosking:

 

Considerando só 2014, o cenario muda.... a palavra Tuias arrebenta aqui no Baz, veja:

 

1.706 - Tuias

1.276 - Urupema

1.229 - Soledade

Link to comment
Share on other sites

Mafili...

 

Soledade não é tão falada assim aqui....foram postadas aqui no BAZ nos ultimos 9 anos 8.202 vezes....verdade que supera a palavra Urupema com 7.296 e o PNI postada 6.732 vezes. Mas Porto Alegre por exemplo foi escrita aqui 12.245 e Campos do Jordão 9.657 vezes...Já Tuias ficou com 2.175 ezes

 

Qto as palavras , frio, neve e Baixada não consegui saber qta's vezes foram postadas aqui...pois o contador dá pau... :mosking:

 

Considerando só 2014, o cenario muda.... a palavra Tuias arrebenta aqui no Baz, veja:

 

1.706 - Tuias

1.276 - Urupema

1.229 - Soledade

 

E coloca mais 46 pra Tuias, já que ainda alguns como eu chamam de Tutuias.

Link to comment
Share on other sites

Amanhecemos com nevoeiro, agora céu azul, temperatura subindo,na varanda toda ventilada faz 26ºC agora e umidade baixa 47%.

 

O mês de junho foi de muitas mínimas negativas na África do Sul,algumas menores do que -10ºC negativos,acho que entraram massas polares bem fortes, como acompanho o site OGIMET desde outubro de 2013, não sei se é normal todo inverno fazer menos de -10ºC nas áreas altas da África do Sul.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...

 

Soledade não é tão falada assim aqui....foram postadas aqui no BAZ nos ultimos 9 anos 8.202 vezes....verdade que supera a palavra Urupema com 7.296 e o PNI postada 6.732 vezes. Mas Porto Alegre por exemplo foi escrita aqui 12.245 e Campos do Jordão 9.657 vezes...Já Tuias ficou com 2.175 vezes

 

Então chega! Não temos a necessidade de falar tanto em um lugar que não "vence" em nada. Na verdade "vence" é a baixada fria com o nome mais curto, tem apenas 5 letras. O PNI é sigla e não vale.

 

Só quando tiver algo de anormal voltamos a falar. Chega de ladainha!

Link to comment
Share on other sites

Mafili...

 

Soledade não é tão falada assim aqui....foram postadas aqui no BAZ nos ultimos 9 anos 8.202 vezes....verdade que supera a palavra Urupema com 7.296 e o PNI postada 6.732 vezes. Mas Porto Alegre por exemplo foi escrita aqui 12.245 e Campos do Jordão 9.657 vezes...Já Tuias ficou com 2.175 ezes

 

Qto as palavras , frio, neve e Baixada não consegui saber qta's vezes foram postadas aqui...pois o contador dá pau... :mosking:

 

Considerando só 2014, o cenario muda.... a palavra Tuias arrebenta aqui no Baz, veja:

 

1.706 - Tuias

1.276 - Urupema

1.229 - Soledade

 

Tem algo de errado com um fórum quando Tuias é a palavra mais falada em um determinado ano...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura subiu mais, agora 28ºC,umidade em 42%.Nem sinal de nuvens.

 

Paulo Henrique a estação de Tutuias, não, quero dizer Parque das Tuias está fora do ar de novo.Dá um jeito de ligar pro Parque das Tuias e peça informações da internet.Aliás, que Parque das Tuias caprichado é, quando for a Porto Alegre visitar minha irmã, vou propor um passeio no P. das Tuias, muito bonito todo o complexo.

 

Eu torcendo para a divulgada massa polar do próximo fim de semana trazer um frio recorde no Rio Grande do Sul, para acompanhar a queda vertiginosa da temperatura nos fins de tarde na estação de Tuias.

 

Poderia ser uma massa polar tipo aquela Paulo Henrique, que você mediu -10,4ºC na baixada do Parque das Tuias.Foi quando mesmo, o mês e ano desse frio de -10,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Segunda feira de ar seco e temperaturas agradáveis na cidade de São Paulo.

 

Com o deslocamento do Ciclone Extratropical para o oceano no litoral gaúcho, o ar mais seco associado a um Anticiclone na retaguarda do sistema frontal, começa a avançar com força em SP.

 

gCrvXdT.jpg

 

O Ar seco, é refletido também nos valores de Ponto de Orvalho que estão em torno dos 5 a 8 graus na RMSP.

 

Yc845Vz.gif

 

Com isso a umidade relativa do ar está bem baixa, com valores entre 40 e 50% nas estações do CGE. No Aeroporto de Congonhas a umidade relativa do ar as 14h estava em 35%, e em Cumbica 33%.

 

Com todo esse ar seco, veremos como se comportará as mínimas na manhã da terça por aqui.

 

v1Bi86L.png

Link to comment
Share on other sites

Tarde gurizada!

 

Depois de alguns dias nos pagos uruguaios (estavam até quentes por sinal!!) volto a informar os dados de SJP.

 

Hoje mínima de 7,1ºC com fortes rajadas de vento. Nada excepcional...

 

No momento céu de brigadeiro e 14,9ºC.

 

 

Sinceramente a dinâmica deste inverno está terrível. Haja paciência...

Link to comment
Share on other sites

os estudos sobre influência do Atlantico sul no clima do sul, especificamente, ainda não são tão conclusivos, pelo que tenho lido e procurado na internet. Sempre citam mais o pacífico.

 

Maffili, o teclado parou no FÁ Sustenido( F####) mas esta nota eu nao conheço. o cara tem que ter muitos dedos a mais para tocar no violão.

 

Não creio que o julho esteja perdido. Mas, que terá altos e baixos na temperatura. Terá. eu estava lendo agora o post da Metsul(Naschtigall). Pode 30 °C sábado em Porto Alegre. Nada de anormal!. totalmente dentro das estatísticas históricas. Sábado é dia 5 de julho. em 2000 tivemos calorão enorme antes de um grande e contínuo frio. Claro, outro contexto. Outras influências naquele saudoso ano!

 

Creio numa verdadeira gangorra climática até o final do inverno gaúcho! Para não perdermos o gosto de grenalizar tudo!

 

a propósito: os alemães vão achar "fresquinho" na hora do jogo!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, diante de meu pífio entendimento em meteorologia e climatologia, gostaria que alguém esclarecesse alguns pontos para mim:

*Águas do atlântico sul aquecidas: qual seria a causa disso? Mudança nas rotas das correntes marítimas por exemplo? Sei que no inverno a corrente de Falklands se estende mais a norte resfriando as águas do litoral do sul e parte do sudeste... seria alguma mudança na circulação atmosférica impedindo o avanco das águas frias de falklands? Ou não, essa anomalia positiva não teria nada a ver com essa corrente? Por conta do bloqueio no sul do Brasil as massas de ar frio desviam para o mar antes de seguirem mais a norte... apesar da tropicalização da mesma ao chegar por essas bandas e da maior "demora" da água de absorver ou perder calor em relação à terra, essas MP's que desviam muitas vezes na altura do sul gaúcho ou mesmo um pouco mais a norte não deveriam influênciar no resfriamento do atlântico sul por conta desses desvios precoces das MP's para o oceano? não sei se essas perguntas são muito "infantis" mas para mim ainda tento entender o porque de algumas coisas...

*Sul da Argentina com anomalia positiva: já lí superficialmente sobre e já ví postagens aqui no fórum explicando a correlação das temperaturas na região da patagônia com as do sul do BRA e sua relacão com o evento do El ninõ.... em épocas de el ninõ o sul do continente não deveria estar sob anomalia negativa? Se não estamos em el ninõ estabelecido a relação não deveria ser: sul da Argentina "quente"=sul do BRA frio? Ah mas o bloqueio resistente impede a penetração das massas da ar frio mais a norte... ok... mas o que está alimentando o bloqueio presente no sul... o fenômeno ENSO? mas técnicamente o El ninõ já estaria estabelecido a ponto de influenciar tão intensamente agora já em junho e em diante? Pelo que vejo nos modelos desde o início do inverno climático a constância de formação de MP's de forte intensidade com pressão de até 1036, 1040hpa não está sendo tão rara assim... chegam com essa pressão próximo à costa do Chile e ao invadir o continente a mesma é seccionada mas ainda sim até a altura do centro da Argentina permanecem com boa pressão e bom potencial em altura mas enfraquecem muito ao chegarem próximo ao chaco onde, mesmo assim, permanece com anomalias negativas por conta da rota continental com que muitas MP's seguem... por que estão enfraquecendo tanto? Sei que perdem potencial até chegar às nossas terras devido diversos fatores como o geográfico e o climático, mas é normal esse enfraquecimento tão intenso a ponto de escoarem pelo sul do RS e não conseguirem quebrar o bloqueio? Percebi que as altas polares estão ingressando no continente mais a norte do que deviam... seria isso a causa das anomalias positivas no sul do continente e ao mesmo tempo no sul do Brasil uma vez que mais a norte as altitudes dos Andes são maiores desgastando mais intensamente a MP de tal forma que não tenha força para quebrar o bloqueio? Existe uma zona de baixa pressão quase que fixa próximo ao litoral sul do Chile impedindo a entrada de MP's mais ao sul... seria isso a causa? Bom, sei que são muitas indagações e haveriam muitas outras mas tomaria conta do fórum todo... :mosking: :mosking: e algumas até bastante óbvias para muitos, mas se alguém puder me esclarecer essas dúvidas ficarei agradecido pois estamos tendo nesse ano uma dinâmica bastante diferente e anômala ao meu ver..essa ausência de frio e excesso de chuva aqui já tá me deixando meio estressado... incrível esse ano...na realidade nem Padrão USA tem me deixado esperançoso embora seja muito otimista... :sad:

Bom, é isso ai... :mail:

Abraços duvidosos sobre este inverno...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, diante de meu pífio entendimento em meteorologia e climatologia, gostaria que alguém esclarecesse alguns pontos para mim:

*Águas do atlântico sul aquecidas: qual seria a causa disso? Mudança nas rotas das correntes marítimas por exemplo? Sei que no inverno a corrente de Falklands se estende mais a norte resfriando as águas do litoral do sul e parte do sudeste... seria alguma mudança na circulação atmosférica impedindo o avanco das águas frias de falklands? Ou não, essa anomalia positiva não teria nada a ver com essa corrente? Por conta do bloqueio no sul do Brasil as massas de ar frio desviam para o mar antes de seguirem mais a norte... apesar da tropicalização da mesma ao chegar por essas bandas e da maior "demora" da água de absorver ou perder calor em relação à terra, essas MP's que desviam muitas vezes na altura do sul gaúcho ou mesmo um pouco mais a norte não deveriam influênciar no resfriamento do atlântico sul por conta desses desvios precoces das MP's para o oceano? não sei se essas perguntas são muito "infantis" mas para mim ainda tento entender o porque de algumas coisas...

*Sul da Argentina com anomalia positiva: já lí superficialmente sobre e já ví postagens aqui no fórum explicando a correlação das temperaturas na região da patagônia com as do sul do BRA e sua relacão com o evento do El ninõ.... em épocas de el ninõ o sul do continente não deveria estar sob anomalia negativa? Se não estamos em el ninõ estabelecido a relação não deveria ser: sul da Argentina "quente"=sul do BRA frio? Ah mas o bloqueio resistente impede a penetração das massas da ar frio mais a norte... ok... mas o que está alimentando o bloqueio presente no sul... o fenômeno ENSO? mas técnicamente o El ninõ já estaria estabelecido a ponto de influenciar tão intensamente agora já em junho e em diante? Pelo que vejo nos modelos desde o início do inverno climático a constância de formação de MP's de forte intensidade com pressão de até 1036, 1040hpa não está sendo tão rara assim... chegam com essa pressão próximo à costa do Chile e ao invadir o continente a mesma é seccionada mas ainda sim até a altura do centro da Argentina permanecem com boa pressão e bom potencial em altura mas enfraquecem muito ao chegarem próximo ao chaco onde, mesmo assim, permanece com anomalias negativas por conta da rota continental com que muitas MP's seguem... por que estão enfraquecendo tanto? Sei que perdem potencial até chegar às nossas terras devido diversos fatores como o geográfico e o climático, mas é normal esse enfraquecimento tão intenso a ponto de escoarem pelo sul do RS e não conseguirem quebrar o bloqueio? Percebi que as altas polares estão ingressando no continente mais a norte do que deviam... seria isso a causa das anomalias positivas no sul do continente e ao mesmo tempo no sul do Brasil uma vez que mais a norte as altitudes dos Andes são maiores desgastando mais intensamente a MP de tal forma que não tenha força para quebrar o bloqueio? Existe uma zona de baixa pressão quase que fixa próximo ao litoral sul do Chile impedindo a entrada de MP's mais ao sul... seria isso a causa? Bom, sei que são muitas indagações e haveriam muitas outras mas tomaria conta do fórum todo... :mosking: :mosking: e algumas até bastante óbvias para muitos, mas se alguém puder me esclarecer essas dúvidas ficarei agradecido pois estamos tendo nesse ano uma dinâmica bastante diferente e anômala ao meu ver..essa ausência de frio e excesso de chuva aqui já tá me deixando meio estressado... incrível esse ano...na realidade nem Padrão USA tem me deixado esperançoso embora seja muito otimista... :sad:

Bom, é isso ai... :mail:

Abraços duvidosos sobre este inverno...

 

Não consigo responder-lhe nada..... mas dá uma bela tese de mestrado :D

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, diante de meu pífio entendimento em meteorologia e climatologia, gostaria que alguém esclarecesse alguns pontos para mim:

*Águas do atlântico sul aquecidas: qual seria a causa disso? Mudança nas rotas das correntes marítimas por exemplo? Sei que no inverno a corrente de Falklands se estende mais a norte resfriando as águas do litoral do sul e parte do sudeste... seria alguma mudança na circulação atmosférica impedindo o avanco das águas frias de falklands? Ou não, essa anomalia positiva não teria nada a ver com essa corrente? Por conta do bloqueio no sul do Brasil as massas de ar frio desviam para o mar antes de seguirem mais a norte... apesar da tropicalização da mesma ao chegar por essas bandas e da maior "demora" da água de absorver ou perder calor em relação à terra, essas MP's que desviam muitas vezes na altura do sul gaúcho ou mesmo um pouco mais a norte não deveriam influênciar no resfriamento do atlântico sul por conta desses desvios precoces das MP's para o oceano? não sei se essas perguntas são muito "infantis" mas para mim ainda tento entender o porque de algumas coisas...

*Sul da Argentina com anomalia positiva: já lí superficialmente sobre e já ví postagens aqui no fórum explicando a correlação das temperaturas na região da patagônia com as do sul do BRA e sua relacão com o evento do El ninõ.... em épocas de el ninõ o sul do continente não deveria estar sob anomalia negativa? Se não estamos em el ninõ estabelecido a relação não deveria ser: sul da Argentina "quente"=sul do BRA frio? Ah mas o bloqueio resistente impede a penetração das massas da ar frio mais a norte... ok... mas o que está alimentando o bloqueio presente no sul... o fenômeno ENSO? mas técnicamente o El ninõ já estaria estabelecido a ponto de influenciar tão intensamente agora já em junho e em diante? Pelo que vejo nos modelos desde o início do inverno climático a constância de formação de MP's de forte intensidade com pressão de até 1036, 1040hpa não está sendo tão rara assim... chegam com essa pressão próximo à costa do Chile e ao invadir o continente a mesma é seccionada mas ainda sim até a altura do centro da Argentina permanecem com boa pressão e bom potencial em altura mas enfraquecem muito ao chegarem próximo ao chaco onde, mesmo assim, permanece com anomalias negativas por conta da rota continental com que muitas MP's seguem... por que estão enfraquecendo tanto? Sei que perdem potencial até chegar às nossas terras devido diversos fatores como o geográfico e o climático, mas é normal esse enfraquecimento tão intenso a ponto de escoarem pelo sul do RS e não conseguirem quebrar o bloqueio? Percebi que as altas polares estão ingressando no continente mais a norte do que deviam... seria isso a causa das anomalias positivas no sul do continente e ao mesmo tempo no sul do Brasil uma vez que mais a norte as altitudes dos Andes são maiores desgastando mais intensamente a MP de tal forma que não tenha força para quebrar o bloqueio? Existe uma zona de baixa pressão quase que fixa próximo ao litoral sul do Chile impedindo a entrada de MP's mais ao sul... seria isso a causa? Bom, sei que são muitas indagações e haveriam muitas outras mas tomaria conta do fórum todo... :mosking: :mosking: e algumas até bastante óbvias para muitos, mas se alguém puder me esclarecer essas dúvidas ficarei agradecido pois estamos tendo nesse ano uma dinâmica bastante diferente e anômala ao meu ver..essa ausência de frio e excesso de chuva aqui já tá me deixando meio estressado... incrível esse ano...na realidade nem Padrão USA tem me deixado esperançoso embora seja muito otimista... :sad:

Bom, é isso ai... :mail:

Abraços duvidosos sobre este inverno...

 

Não consigo responder-lhe nada..... mas dá uma bela tese de mestrado :D

 

Kkk... :sarcastic: :mosking: :mosking: .. tem razão Nazar... com certeza...o dia que alguém fizer uma tese abordando esse assunto minhas duvidas serão respondidas... é um bom tema...hehe...

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Mafili...

 

Soledade não é tão falada assim aqui....foram postadas aqui no BAZ nos ultimos 9 anos 8.202 vezes....verdade que supera a palavra Urupema com 7.296 e o PNI postada 6.732 vezes. Mas Porto Alegre por exemplo foi escrita aqui 12.245 e Campos do Jordão 9.657 vezes...Já Tuias ficou com 2.175 ezes

 

Qto as palavras , frio, neve e Baixada não consegui saber qta's vezes foram postadas aqui...pois o contador dá pau... :mosking:

 

Considerando só 2014, o cenario muda.... a palavra Tuias arrebenta aqui no Baz, veja:

 

1.706 - Tuias

1.276 - Urupema

1.229 - Soledade

 

Tem algo de errado com um fórum quando Tuias é a palavra mais falada em um determinado ano...

É simples, não falem, não provoquem o assunto...

Link to comment
Share on other sites

Temperatura subiu mais, agora 28ºC,umidade em 42%.Nem sinal de nuvens.

 

Paulo Henrique a estação de Tutuias, não, quero dizer Parque das Tuias está fora do ar de novo.Dá um jeito de ligar pro Parque das Tuias e peça informações da internet.Aliás, que Parque das Tuias caprichado é, quando for a Porto Alegre visitar minha irmã, vou propor um passeio no P. das Tuias, muito bonito todo o complexo.

 

Eu torcendo para a divulgada massa polar do próximo fim de semana trazer um frio recorde no Rio Grande do Sul, para acompanhar a queda vertiginosa da temperatura nos fins de tarde na estação de Tuias.

 

Poderia ser uma massa polar tipo aquela Paulo Henrique, que você mediu -10,4ºC na baixada do Parque das Tuias.Foi quando mesmo, o mês e ano desse frio de -10,4ºC.

Foi no início de junho de 2012... deu -9,4º num dia e no dia seguinte, deu -10,6º

Vc é de onde mesmo grande Marinho?

E obrigado pelas palavras.Ainda bem que temos no BAZ pessoas que pelo menos simpatizam com minha serra... :friends:

Link to comment
Share on other sites

Maffili, o teclado parou no FÁ Sustenido( F####) mas esta nota eu nao conheço. o cara tem que ter muitos dedos a mais para tocar no violão.
FÁ "Quádruplo" sustenido = LÁ :laugh:

 

Congonhas está com 4°C de ponto de orvalho.

 

Alguns aeroportos paulistas às 16h, temperatura e umidade relativa do ar:

Jundiaí: 19°C, 34%

Presidente Prudente: 21°C, 35%

Bragança Paulista: 21°C, 33%

Araçatuba: 22°C, 41%

Bauru: 22°C, 57%

Campinas: 23°C, 35%

Pirassununga: 24°C, 34%

Ribeirão Preto: 24°C, 38%

São José do Rio Preto: 24°C, 31%

Guarujá (Base Aérea): 25°C, 50%

São José dos Campos: 26°C, 23%

Link to comment
Share on other sites

Maffili, o teclado parou no FÁ Sustenido( F####) mas esta nota eu nao conheço. o cara tem que ter muitos dedos a mais para tocar no violão.
FÁ "Quádruplo" sustenido = LÁ :laugh:

 

Congonhas está com 4°C de ponto de orvalho.

 

Alguns aeroportos paulistas às 16h, temperatura e umidade relativa do ar:

Jundiaí: 19°C, 34%

Presidente Prudente: 21°C, 35%

Bragança Paulista: 21°C, 33%

Araçatuba: 22°C, 41%

Bauru: 22°C, 57%

Campinas: 23°C, 35%

Pirassununga: 24°C, 34%

Ribeirão Preto: 24°C, 38%

São José do Rio Preto: 24°C, 31%

Guarujá (Base Aérea): 25°C, 50%

São José dos Campos: 26°C, 23%

 

de fato!

 

O Mafilli pirou!

 

Bah! tem tempo para estudar as anomalias do Atlantico sul. uma idéia de todos. mas, nenhuma possibilidade de muitos!

Link to comment
Share on other sites

As máximas de junho em Passo Fundo salvaram o mês afetado por mínimas constantemente acima da média. Dos 30 dias do mês, em 18 a mínima foi de 10ºC pra cima. Em contrapartida, 23 dias não conseguiram chegar aos 20ºC.

 

A máxima hoje foi de 10,2ºC na madrugada. Foi a menor máxima do mês, 2,6ºC mais fria que a máxima do dia 19. O dia está frio, garoento e ventoso.

 

Assim, a média de máximas do mês fica em 17,2ºC. Isso é 1,4 abaixo da normal 76-05 e 1,2 abaixo da 61-90.

 

A média de mínimas será alta, 10,1ºC. Isso é 0,9 acima da 76-05 e 1,2 acima da 61-90.

Link to comment
Share on other sites

 

A chance de o cenário melhorar ainda está posta com o Global e o ETA, mas hoje a indicação dos dois principais modelos segue este caminho.

 

Confesso que tentei alterar a estação e não consegui. Fiquei o dia todo lá e o Alesandro estava empenhado com alguns afazeres e não pode ir. Daí complica... Mas sexta ou sábado eu volto e faço a mudança.

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.