Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Só um adendo sobre o clima da Copa: tem gente desqualificando em parte o clima do Sul por conta das Chuvas. Gente, isso é ridículo. Vejam as normais de precipitação de inverno de POA e Ctba e compare com as de verão em BH e Rio.. Vejam se o gramado tava pesado de chuva nos jogos da Copa nestas sedes até agora... O pessoal ouve sobre enchentes e acham que isso é o normal dos invernos daqui... :russian:

 

Não considero que essas chuvas desqualifiquem o clima do Sul de alguma forma.

 

Uma curiosidade: tem quantas décadas que você se mudou para o Sul?

Depois de 30 anos de Leblon eu já tenho 15 de Ctba! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Foi uma noite e madrugada de muito vento em CDJ.

 

As mínimas hoje sim, ficaram bem mais altas:

 

Em casa estou com 11,8

 

Taubaté está com 17

 

Na capital, parece que já está entrando um ar mais fresco, 12°C por lá.

 

Pelos mapas postados, o Vale amanhã pode ter uma sub 5 de mínima. Será ????

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha de dia...12,6°C de mínima, UR baixa e ventoso. ..

 

aqui uma bela formação de nuvem hoje cedo..algo parecido com a altocumulus lenticularis.

Diego do céu kkk EU VI ESTA FORMAÇÃO HJ AO CLAREAR O DIA!!!

Estava bem ao sul daki e até pensei em comentar no post...

Não fotografei pq era bem diminuta no horizonte e como estava no lado sul, não havia boa visibilidade (luz) para uma boa foto!

Mas vc conseguiu!!

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Cada vez mais concordo com a tese do Mafili de que o Atlântico Sul desempenha um papel importantíssimo sobre o clima do sul do Brasil, mais até que o fenômeno ENSO.

Idem!

Minha opinião é quase essa......

Quanto maior a deferença de anomalia entre o atlantico e o Andes pior o nosso inverno....

Andes frio + Atlantico Sul Quente = Inverno no PR Ruim

 

Em Casa deu 7.2°C (Hoje é sexta pois estou entrando de FERIAS)

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha de dia...12,6°C de mínima, UR baixa e ventoso. ..

 

aqui uma bela formação de nuvem hoje cedo..algo parecido com a altocumulus lenticularis..

 

Diego, é a típica formação que ocorre em aquecimento adiabático!

 

Aqui em POA ventania de até 60 km/h e chuva! Hj a lona do Beira-Rio terá o seu teste de fogo :mosking:

 

fotoatual4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Médias Junho 2014:

 

10,4 - Urupema SC / Ciram

10,6 - Campos do Jordão SP / Vl Inglesa

10,7 - São José dos Ausentes RS / Inmet

10,8 - São Joaquim SC / Inmet

 

11,0 - Bom Jardim da Serra SC

11,0 - Bom Jesus RS / Ciram

11,1 - Campos do Jordão SP / Horto Florestal

11,2 - Cambará do Sul RS / Inmet

11,4 - São Joaquim SC / Bentinho

11,5 - Painel SC / Ciram

11,6 - São Joaquim SC / Boava

11,7 - São Joaquim SC / Chapada Bonita

11,7 - Santana do Livramento RS / PWS

11,7 - Vacaria RS / UCS

11,8 - Vacaria RS / Ciram

11,8 - Vacaria RS / Fepagro

11,9 - Vacaria RS / Inmet

 

12,0 - São Joaquim SC / Despraiado

12,1 - Canguçu RS / Inmet

12,1 - Caxias do Sul RS / Ciram

12,1 - Canela RS / Castelinho

12,2 - Canela RS / Inmet

12,2 - Maria da Fé MG / PWS

12,2 - São Joaquim SC / Sta Isabel

12,4 - Caçapava do Sul RS / Inmet

12,6 - Lebon Régis SC / Anta Gorda

12,7 - Campos do Jordão SP / Inmet

12,8 - Gramado RS / PWS

12,9 - Lagoa Vermelha RS / Ciram

12,9 - Soledade RS / Inmet

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Melo. A tão alardeada MP do próximo final de semana, se transformou em algo fraco, se escafedeu aquela bomba, como de costume!!

Máxima de 16/17 graus é algo absolutamente ameno. Até a MP de hoje e amanhã terá mais frio.

O bom é que estamos acostumados a isso, na hora H o friozão não vem. O frio esse ano tem sido bom, úmido, diria que até constante nas últimas semanas, mas nada mais do que isso. 2014 passará sem nenhuma bomba polar!!

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Melo. A tão alardeada MP do próximo final de semana, se transformou em algo fraco, se escafedeu aquela bomba, como de costume!!

Máxima de 16/17 graus é algo absolutamente ameno. Até a MP de hoje e amanhã terá mais frio.

O bom é que estamos acostumados a isso, na hora H o friozão não vem. O frio esse ano tem sido bom, úmido, diria que até constante nas últimas semanas, mas nada mais do que isso. 2014 passará sem nenhuma bomba polar!!

 

É o padrão El Nino. Os bloqueios predominam. O asas se fortalece.

 

Em 1998, o maior El Nino que já tivemos, foi um inverno absolutamente sem graça, mas na média.

 

Haja paciência em anos de El Nino....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínima de 11,4 no Assunção e muito vento! Sái de casa pra trabalhar com o céu absolutamente azul!

Com o tempo assim, acredito em mínimas de 5/6°C nas áreas mais frias da Grande São Paulo na próxima madrugada.

Sem chance para infiltração marítima e formação da MM.

Vai ser interessante acompanhar.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 11,4 no Assunção e muito vento! Sái de casa pra trabalhar com o céu absolutamente azul!

Com o tempo assim, acredito em mínimas de 5/6°C nas áreas mais frias da Grande São Paulo na próxima madrugada.

Sem chance para infiltração marítima e formação da MM.

Vai ser interessante acompanhar.

 

 

Vou comunicando o povo da montanha sobre as condições em el baixada santista cuiúda.

 

Acredito em uma noite geladinhinha para os lados de cima.

Link to comment
Share on other sites

Para aquela MP do dia 7, as notícias não são boas.

 

No CPTEC, o ETA "tirou o pé do acelerador".

 

Pelo Global, o que era uma bomba agora não passa de um "suspiro".

 

No foreca as mínimas previstas já aumentaram.

 

Ó vida... :sarcastic:

O jeito é curtir esta de agora!

Está uma manhã perfeita: céu limpo, azul profundo e vento muito gelado!

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

O AAO está positivo de uma forma que me preocupa: perderemos julho?

 

acho que julho será morno.

 

negócio é curtir um dia típico da estação, que está sendo esse de hoje, em Porto Alegre 13.2°C, nublado e ventoso.

 

acho que vamos reprisar o padrão Europeu de inverno; ao invés de ser o Americano. Lá, o inverno foi xoxo ao extremo. Mesmo o americano, que todos falam que foi frio, o calor se fez presente no oeste, em regiões tradicionalmente frias, o inverno foi perdido.

 

Nesse anos de pré ou quase ou totalmente EL Nino. É de sofrimento total para quem gosta de frio.

Link to comment
Share on other sites

Diego, é a típica formação que ocorre em aquecimento adiabático!

 

Aqui em POA ventania de até 60 km/h e chuva! Hj a lona do Beira-Rio terá o seu teste de fogo :mosking:

 

 

Bruno, E ontem o foi o dia inteiro de vento e temperaturas que alcançaram os 26ºC, sendo que de madrugada continuou ventando!

Link to comment
Share on other sites

Tem ar frio em Goiás e no Triângulo Mineiro.

 

11h:

 

Goiânia: 17°C

Uberaba: 20°C

Uberlândia: 20°C

São Paulo: 18°C

Poços de Caldas: 19°C

 

BH, a rainha da estabilidade, continua com circulação marítima. Incrível como pode cair o mundo no restante do país e aqui permanece o ritmo padrão: muito vento leste/nordeste e temperaturas amenas.

 

BH/Pampulha: 23,4°C (INMET)

Link to comment
Share on other sites

Vento em junho, algumas serranas do sul do Brasil(dados automáticas Inmet).

Média de vento:

S J Dos Ausentes 14,5 km/h

Soledade 11,5 km/h

Canela 11,3 km/h

S Joaquim 9,4 km/h

Caçador 6,4 km/h

Média das rajadas:

São Joaquim 26,2 km/h

Soledade 25,2 km/h

SJ dos Ausentes 25,1 km/h

Canela 23,8 km/h

Caçador 17,2 km/h

Caçador embora tenha muito frio noturno, deve ser bem suportável, tem pouco vento... :mosking: :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pelo CFS julho deve ser xoxo.[attachment=0]CFF.png[/attachment]

 

 

Pela grande anomalia negativa projetada para o Chaco / MS percebe-se que o problema não é o típico jato forte de anos de El niño (que fariam o Chaco estar quente). O problema é a quase ausência de ondulação no jato polar, mandando MPs fracas que ficam barradas pela ASAS, que ainda assim está fraca (já que não tem jato forte). Portanto eu não concordo com a colocação de que a Xoxisse do Outono-Inverno so far deve-se ao Menino. Ela deve-se mais a ausência de MPs fortes. Se a Oscilação Antártica despencar não tem ASAS que segure, pois o jato é fraco. O problema é que eu nunca vi ela tão alta por tanto tempo desde que a acompanho. E aí vem a pergunta: Tem correlação com ENSO?

Link to comment
Share on other sites

Pelo CFS julho deve ser xoxo.[attachment=0]CFF.png[/attachment]

 

 

Pela grande anomalia negativa projetada para o Chaco / MS percebe-se que o problema não é o típico jato forte de anos de El niño (que fariam o Chaco estar quente). O problema é a quase ausência de ondulação no jato polar, mandando MPs fracas que ficam barradas pela ASAS, que ainda assim está fraca (já que não tem jato forte). Portanto eu não concordo com a colocação de que a Xoxisse do Outono-Inverno so far deve-se ao Menino. Ela deve-se mais a ausência de MPs fortes. Se a Oscilação Antártica despencar não tem ASAS que segure, pois o jato é fraco. O problema é que eu nunca vi ela tão alta por tanto tempo desde que a acompanho. E aí vem a pergunta: Tem correlação com ENSO?

 

Mas o fenomeno ENSO não estabiliza o jato polar, também?

Link to comment
Share on other sites

Amigos, amigos

 

O ENSO tem correlação direta sim, mas eu creio que não é imediata. Olhem as imagens de satélite do Norte brasileiro, tem bastante nuvens, ou seja nao há possibilidade de seca de rios na amazonia por enquanto, associada diretamente a ENSO. Mesmo o tal do El Nino, tem horas que atinge o patamar mínimo as 4 variáveis, tem horas que uma ou mais delas nao atingem o nivel enquanto outras estouram...ou seja, não há El Nino estabelecido ainda, há sim a possibilidade dele se estabelecer...eu sinceramente creio que teremos maior influencia do fenomeno mais pro fim do ano mesmo, agora eu vejo a questao como ausencia de MPs intensas ingressando no continente...mas todo ano sempre entra uma ou duas intensas haja el nino ou nao.

 

Enterrar o inverno 2014 só se tiver de brincadeira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.