Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Fiquei bem surpreso ao saber que já faz mais ou menos 15/16 meses que o Mirante não registra máxima abaixo da média. Até achei que julho de 2013 tivesse ficado por causa da bomba polar.

 

Embora tenha tido a bomba polar, Julho fechou com máxima média de 22,1C, sendo que a média climatologica é de 21,8C (0,3C de anomalia positiva).

 

As duas últimas vezes que o Mirante fechou abaixo da média (corrigindo):

Agosto de 2013 nas mínimas: 12,6C (ante uma média de 12,8C)

Março de 2013 nas máximas: 27,1C (ante uma média de 27,2C)

 

Você verificou se incluiu a máxima do dia 24/07/2013? Porque o INMET costuma sonegar esses recordes.

Lembro que nas minhas contas a média tinha dado 21,7ºC, e os 8,7ºC do dia 24 tinham derrubado a média em 4 décimos.

Link to comment
Share on other sites

28 graus no santos dumont???????????????? como assim?????????????????????

 

a temperatura não passa dos 21 graus em toda cidade e no Santos Dummont está marcando 28 graus?

 

to entendendo mais nada :russian:

 

 

Normal! Consultei o histórico de METAR e verifiquei que o Santos Dumont ficou recebendo ventos de norte até o final da manhã e a temperatura subiu (tudo que vem de norte é ruim). Agora o vento virou pra sul e a temperatura caiu pra 24°C.

 

como pode isso?

aqui onde moro não passou dos 19 graus, e moro uns 13km de distancia do santos Dummont... 9 graus de diferença?

acho que ocorreu algum problema por la

 

não creio que vento de norte tenha feito a temperatura subir tanto e só naquele trecho

Link to comment
Share on other sites

Essas projeções de máximas baixas para a Mantiqueira no outro fim de semana, poderia repetir as máximas ocorridas nos dias 6, 7 e 8 de julho de 1989, naquele mês o Rio e parte de Minas ficou muito frio durante o dia.

 

Julho de 89 foi espetacular para a Mantiqueira. Foram essas máximas baixíssimas entre os dias 6 e 8 e depois foram 2 semanas seguidas de frio seco e mínimas negativas. Campos do Jordão teve uma das (senão a) sequências mais longas da história de mínimas abaixo de zero. É bem provável que o PNI tenha tido média das mínimas negativa naquele mês.

Link to comment
Share on other sites

Wessel, me explique, por favor, o fenômeno de máximas baixas chamado Lagoa da Harmonia!!!!

 

Acho que posso ajudar: pelo satélite até pouco tempo atrás tínhamos nevoeiros pela região, que ao se dissiparem há pouco tempo não permitiram aquecimento pronunciado. Acho também que o sombreamento na estação ocorra mais cedo do que em outros locais...

 

É mais ou menos por aí, Wessel?

Link to comment
Share on other sites

Costa Rica 1 x 0 Itália :shok:

--------------------

 

1. A estação do CIIAGRO em Santos teve 17,2°C de máxima ontem.

 

2. Desde a chegada da frente, 4ª à tarde:

Santos (CIIAGRO): 50,5 mm

PCD Curucutu (Marsilac-Sampa): 97,6 mm

 

3. Aqui na capital paulista, céu encoberto, chapado.

Às 15h,

Mirante (Aut.): 15,5°C

IAG: 14,6°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Wessel, me explique, por favor, o fenômeno de máximas baixas chamado Lagoa da Harmonia!!!!

 

Acho que posso ajudar: pelo satélite até pouco tempo atrás tínhamos nevoeiros pela região, que ao se dissiparem há pouco tempo não permitiram aquecimento pronunciado. Acho também que o sombreamento na estação ocorra mais cedo do que em outros locais...

 

É mais ou menos por aí, Wessel?

Exato Diego, esta faixa leste da Serra do Botucaraí e parte do Alto Vale do Taquari é bem mais fria durante o dia que Soledade.Morei em Arvorezinha e aquela região tem nevoeiro com enorme frequência, as máximas de inverno de Arvorezinha, Ilópolis, Lagoa Harmonia, São José do Herval, estão entre as mais baixas do RS... :good:

Link to comment
Share on other sites

Médias - Junho 14 (20dias):

 

10,1 - Urupema SC

10,7 - Bom Jardim da Serra SC

10,7 - São Joaquim SC

10,7 - São José dos Ausentes RS

10,8 - Bom Jesus RS

10,9 - Cambará do Sul RS

11,4 - Painel SC

11,5 - Caxias do Sul RS

11,6 - Campos do Jordão SP

11,7 - Canguçu RS

11,7 - Vacaria RS

11,8 - Canela RS

Ai vemos 3 blocos bem definidos.No primeiro bloco Urupema solitaria e soberana.no segundo bloco vai de bom jardim a cambará.o terceiro de Painel a Canela

Link to comment
Share on other sites

E ao que tudo indica, depois da chuvarada do meio dessa semana, teremos REPLAY

 

http://i.imgur.com/9l5bH5W.png

 

Essa parece um pouco menos bloqueada que a atual, ou estou enganado?

 

Sds.

 

Sinceramente,confuso... O GFS propõe que ela mal chegaria ao Uruguay...

 

Agora saída do Forno, a 12Z do ECMWF bloqueou um pouco mais que estava na indicar a 00Z.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pelas rodadas de hoje poderemos ter uma MP considerável para esse final de junho, com dependência ainda para o seu desenvolvimento devido a projeção ou não de um bloqueio parcial apontado e do geopotencial que será desenvolvido a partir da dinâmica da Alta no Pacífico 1030/1032 hPa e a intensidade da baixa apontada para metade da semana que vem, pegando linha de 0C/850 no planalto sul, possibilitando uma precipitação invernal. Porém o interessante, é a indicação de termos a caminho a primeira bomba polar 2014 para final da primeira e início da segunda semana de Julho. Alta escoando pela Patagônia com 1034/1036 hPa, linha de -10C /850 próximo a latitude 30LS e -5C/850 próximo a latitude 26LS. Vamos esperar as próximas rodadas, para ver a real possibilidade.

Em Lages 13,4C.

Link to comment
Share on other sites

Wessel, me explique, por favor, o fenômeno de máximas baixas chamado Lagoa da Harmonia!!!!

 

Acho que posso ajudar: pelo satélite até pouco tempo atrás tínhamos nevoeiros pela região, que ao se dissiparem há pouco tempo não permitiram aquecimento pronunciado. Acho também que o sombreamento na estação ocorra mais cedo do que em outros locais...

 

É mais ou menos por aí, Wessel?

Exato Diego, esta faixa leste da Serra do Botucaraí e parte do Alto Vale do Taquari é bem mais fria durante o dia que Soledade.Morei em Arvorezinha e aquela região tem nevoeiro com enorme frequência, as máximas de inverno de Arvorezinha, Ilópolis, Lagoa Harmonia, São José do Herval, estão entre as mais baixas do RS... :good:

 

Nevoeiro acho que não tinha lá hoje, confiram no Wunderground a umidade e o PO. Pelo menos daqui do meu trabalho, desde que o nevoeiro começou a se dissipar eu conseguia enxergar os morros. E ontem, a máxima de 9,3ºC foi com céu azul.

Me corrijam se não fizer sentido, mas lá em cima tem uma grande quantidade de água, toda cercada por morros com mato, então acredito que isso segure a temperatura. Pode ver que ela cai bem, mas chega um horário e estanca. Essa questão do sombreamento que o Diego comentou também ocorre. No local em que a estação está, o sol bate lá pelas 9h e por volta das 15h já tem sombra. Será que é isso?

Link to comment
Share on other sites

Urupema estagnou... parece ter perdido o fôlego e a um bom tempo permanece em -2,7C... aqui a queda segue porém mais lenta, tenho 1,7C agora... o ar frio mais grosso parece estar concentrado mais no RS.... A disputa vai ser boa entre Tuias e Potreirinhos essa madrugada mas acho que ainda dará Ausentes... veremos...

 

Até as 21h estava estrelado em Lages e região serrana. Após, viração de NE, tapou de branco e a previsão de -3 para Lages não pode se confirmar, veja as mínimas:

 

Dia 19: -2.3

Dia 20: 1.5

 

dia 28 de junho retorno a URUPEMA para finalizar o serviço de alteração. No dia que estive lá, a chuva impediu os trabalhos...

 

PH, nota 10 as fotos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Justiça ordena parada técnica quando calor chegar a 32ºC em jogos da opa

 

A Justiça do Trabalho do Distrito Federal decidiu nesta sexta-feira (20) que toda partida da Copa em que a temperatura ambiente ultrapassar os 32 graus Celsius nos gramados, a parada técnica para descanso e hidratação dos atletas é obrigatória. Caso a Fifa não cumpra a determinação, pode pagar uma multa de R$ 200 mil por partida em que a parada não for feita.

 

A decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) foi tomada em caráter liminar pelo juiz Rogério Neiva Pinheiro, da 1 Vara do Trabalho de Brasília, e atende a um pedido feito pelo MPT (Ministério Público do Trabalho). Ainda cabe recurso da decisão, que pode ser revertida também no julgamento do mérito.

 

Na prática, a Fifa já estabeleceu a previsão de parada técnica quando a temperatura chega a 32 graus Celsius durante as partidas da Copa. Porém, o intervalo dependia de um acordo prévio entre as duas seleções que se enfrentam, que decidiriam pela parada ou não antes do jogo começar e comunicariam o juiz.

 

Agora , a parada se torna obrigatória nestas condições a cada meia hora de cada tempo da partida em dia de calor forte. Na liminar não fica especificado a duração mínima que o intervalo da parada técnica tem que ter. O MPT pedia que os juízes fossem obrigados a apitar a pausa técnica quando a temperatura chegasse a 30 graus celsius.

 

Em sua decisão, o juiz afirma que se os jogadores são profissionais e não amadores, estão sujeitos a decisões da Justiça Trabalhista, e que o fato da maioria dos atletas da Copa serem estrangeiros e residirem fora do Brasil não muda este entendimento. "Entendo como legítima a preocupação do MPF com os atletas que participam da Copa do Mundo", afirma o juiz em sua sentença.

 

"Não é o fato de que são estrangeiros, tampouco de que recebem quantias vultosas pelo trabalham desenvolvido que os tornam excluídos da proteção à saúde no trabalho", diz o texto da decisão.

 

pirlo-se-hidrata-durante-a-vitoria-da-italia-sobre-a-inglaterra-por-2-a-1-em-manaus-1402792356952_615x300.jpg

 

Uol

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com céu nublado aqui na zona leste de Sampa! Realmente a previsão de pouco sol indicada ontem pela Climatempo acabou se confirmando!

 

Temperatura de 14.3 graus na PWS da Mooca, depois de uma máxima de apenas 16 graus e mínima de 12.6 graus, valores parecidos com o do Mirante, de acordo com o post do Aldo!

Link to comment
Share on other sites

Médias - Junho 14 (20dias):

 

08,8 -M.TORRES

09,6 - Cruzeiro

09,7 - Urupema SC

10,3 - Climaterra.

10,7 - Bom Jardim da Serra SC

10,3 - São Joaquim SC

10,7 - São José dos Ausentes RS

10,8 - Bom Jesus RS

10,9 - Cambará do Sul RS

11,4 - Painel SC

11,5 - Caxias do Sul RS

11,6 - Campos do Jordão SP

11,7 - Canguçu RS

11,7 - Vacaria RS

11,8 - Canela RS

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Aldo Santos não postou, mas o Mirante de Santana registrou nessa quinta, a segunda tarde mais fria do ano!!

- A máxima foi de 16,8C na Convencional.

- Só perde para 16,7C registrado no dia 24/05.

Hoje,

Mirante: 12,5°C / 16,6°C

IAG: 12,0°C / 15,2°C

 

Pré-Oficialmente tivemos então a TARDE MAIS FRIA DO ANO! no Mirante.

 

Aguardando 00 UTC pra confirmar.

Link to comment
Share on other sites

Embora a FIFA fale que não, na minha opinião, o jogo de Curitiba é o mais frio da Copa. Até porque a temperatura, estando em 13 graus ou menos, irá cair ao longo do jogo, e será uma queda maior que a do Itaquerão...

 

E essa temperatura da FIFA não sabemos ao certo se é de fato alguém que mede ou uma mera estimativa.... Mas é o Padrão FIFA :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Alguém viu essa tela que o Rodolfo postou, só que referente ao jogo de Curitiba?

 

Diego, esse dado da Tela, é o divulgado pela FIFA em todas as suas plataformas, no site e nas cabines de transmissão... Essa mesma temperatura da tela era apresentada ontem no site também.

 

TGmosC3.png

 

Logo pela FIFA é 13 graus... Só não sabemos se é uma mediação (confiável) ou uma estimativa...

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, Urupema se aproxima de 0oC mais uma vez. É uma máquina de frio! :mosking:

 

Olha Zé Vicente..se Urupema é uma maquina de frio , aqui no Riacho Grande é uma maquina de neblina....simplesmente não se enxerga nada, está tudo branco ....tenho 12,1 com chuviscos ainda por cima...cenário de Filme do Dracula...hoje 10,8 / 12,6...no CGE 10,3 / 12,1

Link to comment
Share on other sites

Atualizei as lista de mínimas absolutas neste ano de -2,0 pra baixo. Não sei se esqueci de alguem...

 

-7,7 - URUPEMA SC - CIRAM

-6,1 - PNI - ABRIGO REBOUÇAS RJ - PWS

-5,7 - PNI - POSTO MARCÃO MG - PWS

-5,4 - PERICÓ SC - CONV / CLIMATERRA

-5,4 - SÃO JOSE DOS AUSENTES RS - PWS

-5,2 - AGUA DOCE SC - PWS / HERCILIÓPOLIS

-5,0 - BOM JARDIM DA SERRA SC - CIRAM

-4,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / CLIMATERRA

-4,2 - BOM JESUS RS - CIRAM

-4,2 - VACARIA RS - CIRAM

-4,1 - SOLEDADE RS - PWS / TUIAS

-3,8 - SÃO JOAQUIM SC - AUT / INMET

-3,6 - SÃO JOAQUIM SC - CONV/ INMET

-3,6 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / STA ISABEL

-3,2 - CRUZEIRO SC - CONV / CLIMATERRA

-3,2 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / CHAPADA SECA

-3,2 - VACARIA RS - FEPAGRO

-2,9 - SANTA ROSA RS - PWS

-2,7 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / BENTINHO

-2,6 - VACARIA RS - AUT/ INMET

-2,6 - CANELA RS - PWS / CASTELINHO

-2,5 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / DESPRAIADO

-2,5 - CAMBARÁ DO SUL RS - AUT / INMET

-2,4 - PAINEL SC - CIRAM

-2,4 - MAJOR VIEIRA SC - AUT / INMET

-2,4 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / CHAPADA BONITA

-2,4 - PAPANDUVA SC - CIRAM / RODEIOZINHO

-2,3 - SÃO JOAQUIM SC - CIRAM / BOAVA

-2,3 - LAGES SC - CONV / INMET

-2,3 - FARROUPILHA RS - PWS / ALENCASTRO

-2,2 - VACARIA RS - UCS

-2,0 - BOM JESUS RS - CONV / INMET

-2,0 - CAMPO BELO DO SUL SC - CIRAM

-2,0 - TRÊS BARRAS SC - CIRAM

 

Carlos, otimo trabalho!!

 

Seria interessante se vc talvez colocasse um " * " no lado das estacoes que representam as cidades(areas povoadas) para diferenciar dos outros locais ( buracos, vales, encostas, baixadas no meio do nada, etc)

 

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.