Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Hoje levei uma bela surra... mínima de 5,8 ºC no termômetro aqui de casa. Sem geada na graminha em frente da casa, apenas orvalho branco.

Agora tenho 12,0 ºC.

 

E que espetáculo de Fazenda Rio Grande! Mais fria que o Tuias!

Tuias deu espetáculo na noite passada!

Fikei surpreso com a keda absurda do início da noite, mas durante a madrugada parece q a temperatura estaciona.

O frio deve escapar para algum local mais baixo q o parke.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Pra kem fala q Curitiba só tem céu nublado..

6°C

 

O Bruno apenas sugeriu que por aí não há a mesma quantidade dessa condição climática desses dois últimos dias (frio forte ao amanhecer e máxima baixa com sol o dia inteiro devido à MP polar "ainda nova") como em POA, onde faz bem mais dias com estas condições E é verdade. Em SP e Curitiba, a infiltração marítima atua mais fortemente, nublando de noite (mais ainda em SP). Vejo mais similaridade na dinâmica climática entre SP e Curitiba, embora, no tocante às temperaturas, Curitiba e POA se assemelhem mais no inverno. Isso é facilmente verificado nas linhas de temperatura em 850 hPa (que mostra o quanto o ar frio avança = dinâmica). Há diferença maior entre POA/Curitiba do que São Paulo/Curitiba. Já a Mantiqueira tem BEM mais potencial para frio com MP mais seca e "mais velha".

 

Bom, já sabem meu ponto de vista e respeito os que discordam.

Link to comment
Share on other sites

o entorno inteiro de SP a 5ºC hoje, o centrão a 10ºC. SP tem um clima legal no inverno... basta arrumar uma chácara uns 50km do centro da capital, o frio sempre vem. Gosto da regiao de São Roque.

 

Abs

 

João, Caucaia do Alto tem baixadas a 1100 m.

 

Mes de maio de 2013 registrei geadas por lá,

 

povo simples e agradável.

Link to comment
Share on other sites

TOP *10* ESTADUAL :

 

RS

 

-4,1 - São José dos Ausentes

-3,0 - Bom Jesus

-2,7 - Vacaria

-1,1 - Canela

-1,1 - Soledade

-0,9 - Santa Rosa

-0,7 - Farroupilha

-0,4 - André da Rocha

-0,2 - São Marcos

0,6 - Lagoa Vermelha

 

SC

 

-5,6 - Urupema

-5,2 - Água Doce - Herciliópolis

-5,0 - Bom Jardim da Serra

-4,0 - Pericó

-3,6 - São Joaquim

-2,4 - Major Vieira

-2,4 - Papanduva

-2,0 - Três Barras

-1,9 - Rio Rufino

-1,8 - Campo Belo do Sul

 

PR

 

-1,5 - Fazenda Rio Grande

-1,0 - São Mateus do Sul

-0,8 - Porto Amazonas

-0,7 - Lapa

0,4 - Irati

0,7 - Curitiba SJP Aero

0,8 - Inacio Martins

1,0 - Castro

1,0 - Ponta Grossa

1,2 - General Carneiro

1,3 - Francisco Beltrão

 

SP

 

1,5 - Tapiraí

1,7 - Campos do Jordão

1,9 - Barra do Turvo

2,0 - São Paulo - Marsilaq

2,1 - Itapetininga

2,3 - Rancharia

3,7 - Vargem Grande do Sul

3,9 - Palmital

4,0 - Assis

4,2 - São Lourenço da Serra

 

MG

 

1,4 - Monte Verde

2,9 - Maria da Fé

4,0 - Caldas

4,0 - Poços de Caldas

5,2 - Gonçalves

5,9 - Santa Rita do Sapucaí

7,2 - Uberaba

7,6 - Passos

7,8 - Extrema

8,3 - Itajubá

 

RJ

 

02,1 - Morro Massena PNI

08,2 - Pico do Couto

12,0 - Nova Friburgo

12,2 - Teresópolis

14,8 - Cordeiro

15,6 - Resende

16,2 - Valença

16,3 - Cambuci

16,5 - Seropédica

16,6 - Itaperuna

 

MS

 

4,4 - Amambai

4,4 - Rio Brilhante

5,1 - Maracaju

5,5 - Itaquirai

6,7 - Bela Vista

6,9 - Juti

7,5 - Ponta Porã

7,5 - Sete Quedas

8,0 - Água Clara

8,3 - Jardim

Link to comment
Share on other sites

Bom dia povo friorento! Interessante observar que hoje não foi o dia mais frio do ano em muitas cidades, pois isso ocorreu semana passada (as que estão em preto no mapa).

 

BpNKVDJIYAEHQTh.png:large

 

Fonte: Simepar (via Lizandro Jacobsen)

 

Na verdade Flavio, em algumas o recorde foi ontem... enfim, duas MP seguidas e o frio dando as caras no PR...

 

Hoje com geada no centro Politécnico e uma bela inversão térmica no centrão de Curitiba (registro de hoje cedinho). simepar.jpg?w=600&h=430

Link to comment
Share on other sites

o entorno inteiro de SP a 5ºC hoje, o centrão a 10ºC. SP tem um clima legal no inverno... basta arrumar uma chácara uns 50km do centro da capital, o frio sempre vem. Gosto da regiao de São Roque.

 

Abs

 

João, Caucaia do Alto tem baixadas a 1100 m.

 

Mes de maio de 2013 registrei geadas por lá,

 

povo simples e agradável.

 

Caucaia do Alto tem belíssimas araucárias!

 

João, não precisa 50 Km de distância da Sé (distância de São Roque). Hoje na Granja deu 6ºC, estando a 25 Km da Sé. Imagino que São Roque e Caucaia do Alto possam ter chegado a uns 3/4ºC nesta manhã.

Link to comment
Share on other sites

Piraquara com 0,4°C e geada moderada/fraca.

No final da madrugada a neblina se formou e impediu a continuidade da keda.

Bela geada Carlos, muito frio mesmo nesta manhã no Paraná, exceto mais a noroeste, região de Paranavaí que não baixou os 10°C.. :clapping:

Pois é Jean aqui no extremo Oeste a MP foi mas fraca, a minima de hoje foi 8,5°C :sad:

Link to comment
Share on other sites

Considerando o potencial no RS e a comparação com as mínimas nos demais estados, aqui ficou claramente devendo. No RS, tirando Ausentes que realmente foi bom, acabou sendo uma onda polar apenas moderada.

 

Quem está "debochando" do PHP ainda irá se surpreender com Tuias. Esta massa de ar frio não foi tão boa pra cá, de alguma forma o centro dela esteve mais por SC. Vejo mínimas bem expressivas no PR também!

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

TOP *10* ESTADUAL :

 

RS

 

-4,1 - São José dos Ausentes

-3,0 - Bom Jesus

-2,7 - Vacaria

-1,1 - Canela

-1,1 - Soledade

-0,9 - Santa Rosa

-0,7 - Farroupilha

-0,4 - André da Rocha

-0,2 - São Marcos

0,6 - Lagoa Vermelha

 

SC

 

-5,6 - Urupema

-5,2 - Água Doce - Herciliópolis

-5,0 - Bom Jardim da Serra

-4,0 - Pericó

-3,6 - São Joaquim

-2,4 - Major Vieira

-2,4 - Papanduva

-2,0 - Três Barras

-1,9 - Rio Rufino

-1,8 - Campo Belo do Sul

 

PR

 

-1,5 - Fazenda Rio Grande

-1,0 - São Mateus do Sul

-0,8 - Porto Amazonas

0,4 - Irati

0,7 - Curitiba SJP Aero

0,8 - Inacio Martins

1,0 - Castro

1,0 - Ponta Grossa

1,2 - General Carneiro

1,3 - Francisco Beltrão

 

SP

 

1,5 - Tapiraí

1,7 - Campos do Jordão

1,9 - Barra do Turvo

2,0 - São Paulo - Marsilaq

2,1 - Itapetininga

2,3 - Rancharia

3,7 - Vargem Grande do Sul

3,9 - Palmital

4,0 - Assis

4,2 - São Lourenço da Serra

 

MG

 

1,4 - Monte Verde

2,9 - Maria da Fé

4,0 - Caldas

4,0 - Poços de Caldas

5,2 - Gonçalves

5,9 - Santa Rita do Sapucaí

7,2 - Uberaba

7,6 - Passos

7,8 - Extrema

8,3 - Itajubá

 

RJ

 

02,1 - Morro Massena PNI

08,2 - Pico do Couto

12,0 - Nova Friburgo

12,2 - Teresópolis

14,8 - Cordeiro

15,6 - Resende

16,2 - Valença

16,3 - Cambuci

16,5 - Seropédica

16,6 - Itaperuna

 

MS

 

4,4 - Amambai

4,4 - Rio Brilhante

5,1 - Maracaju

5,5 - Itaquirai

6,7 - Bela Vista

6,9 - Juti

7,5 - Ponta Porã

7,5 - Sete Quedas

8,0 - Água Clara

8,3 - Jardim

 

Carlão,

A estação do aero SJP é padrão, poderia incluí-la na tua lista? Lá reportou 1ºC, porém os dados são arredondados, deve ter ficado entre 0,5 e 1ºC.

 

Arrumado..!!

Link to comment
Share on other sites

Nesta madrugada, o "auge" da MP se fez a partir das serras do RS/SC até próximo à Mantiqueira. Já no centro-sul gaúcho isso ocorreu na madrugada do dia anterior. Por lá (incluindo POA), essa madrugada a MP já estava mais "desgastada".

 

Acredito que a próxima madrugada a Mantiqueira inteira brilhará, com ar polar mais desgastado e seco. Acredito que Maria da Fé, CJ e Monte Verde baterão a mínima de hoje na manhã seguinte. Tenho quase que absoluta certeza que o PNI afundará legal nesta próxima madrugada, assim como Teresópolis e região serrana RJ. Teresópolis mal baixou dos 12ºC nesta manhã.

 

Já o próximo amanhecer no PR, São Paulo, SC, serra/RS acredito que não serão tão frios quanto o de hoje, mas ainda fará um belo frio devido à "secura" do ar polar mais desgastado.

 

Curioso para ver o próximo amanhecer no centro-sul gaúcho. Acho que por lá a "secura" do ar polar "desgastado" influencia bem menos, muito devido à menor altitude.

Acho que a parte sul gaúcha (Bagé, Livramento) tem uma dinâmica já bem mais diferente.

 

Interessante notar que na MP da semana passada fez mais frio nas cidades à Oete/Noroeste do PR e MS, mostrando que era uma MP mais continental.

Link to comment
Share on other sites

o entorno inteiro de SP a 5ºC hoje, o centrão a 10ºC. SP tem um clima legal no inverno... basta arrumar uma chácara uns 50km do centro da capital, o frio sempre vem. Gosto da regiao de São Roque.

 

Abs

 

João, Caucaia do Alto tem baixadas a 1100 m.

 

Mes de maio de 2013 registrei geadas por lá,

 

povo simples e agradável.

 

Caucaia do Alto tem belíssimas araucárias!

 

João, não precisa 50 Km de distância da Sé (distância de São Roque). Hoje na Granja deu 6ºC, estando a 25 Km da Sé. Imagino que São Roque e Caucaia do Alto possam ter chegado a uns 3/4ºC nesta manhã.

 

caco é o sipriano(não consigo entrar com a conta antiga mais e criei o elurra, e tenho só acompanhado), por aqui teve uma geadinha hoje, com uma camada de gelo nos carros.

 

RERnfpA.jpg

Link to comment
Share on other sites

E esse topo PNI? Ventoso como se esperava de um pico, vai tomar um relho do Marcão na média mínima que não quero nem ver.

 

Tambem acho....mas estou vendo que na média o TOPO vai ganhar..

 

Estou convencendo nosso amigo Artur pra resolver o problema hoje a noite la no PNI pessoalmente....Já falei com a diretoria do PNI e peguei sinal verde caso ele for, com alojamento e tudo mais...

 

O PNI deverá arrebentar amanha, hoje teve geada fraca na area da estação..calculo hoje -1/-2.....mas para amanha...será muito mais que isso..

Link to comment
Share on other sites

Pra kem fala q Curitiba só tem céu nublado..

6°C

 

O Bruno apenas sugeriu que por aí não há a mesma quantidade dessa condição climática desses dois últimos dias (frio forte ao amanhecer e máxima baixa com sol o dia inteiro devido à MP polar "ainda nova") como em POA, onde faz bem mais dias com estas condições E é verdade. Em SP e Curitiba, a infiltração marítima atua mais fortemente, nublando de noite (mais ainda em SP). Vejo mais similaridade na dinâmica climática entre SP e Curitiba, embora, no tocante às temperaturas, Curitiba e POA se assemelhem mais no inverno. Isso é facilmente verificado nas linhas de temperatura em 850 hPa (que mostra o quanto o ar frio avança = dinâmica). Há diferença maior entre POA/Curitiba do que São Paulo/Curitiba. Já a Mantiqueira tem BEM mais potencial para frio com MP mais seca e "mais velha".

 

Bom, já sabem meu ponto de vista e respeito os que discordam.

 

Carlos Campos, além de conhecer bem o clima de Ctba (já passei semanas e semanas aí, no inverno e no verao), tem as tuas próprias fotos para provar. Quase todo dia vejo as tuas fotos com paisagens envoltas em neblina e/ou tempo fechado. Agora, se mudou o clima o debate é outro.

Link to comment
Share on other sites

Considerando o potencial no RS e a comparação com as mínimas nos demais estados, aqui ficou claramente devendo. No RS, tirando Ausentes que realmente foi bom, acabou sendo uma onda polar apenas moderada.

 

Quem está "debochando" do PHP ainda irá se surpreender com Tuias. Esta massa de ar frio não foi tão boa pra cá, de alguma forma o centro dela esteve mais por SC. Vejo mínimas bem expressivas no PR também!

 

Abs!

 

Mas ninguém "debochou" do PHP!

 

Só "cornetaram"! :laugh:

 

Mas é verdade isso sobre o potencial de mínimas da Tuias, quando uma MP realmente expressiva chegar a pantera vai rugir!

 

Enquanto isso, por toda a Jundi-City só o que se ouve é comentário sobre esse frio "polar" que fez aqui de madrugada.

 

E realmente, 6,8º C de mínima é uma temperatura de respeito.

 

Só que o que eu gosto mesmo é de ver a cara dos jundiaienses quando conto que frio de respeito da Serra Gaúcha é 6,8º C...de máxima! :diablo:

 

19,4º C na estação Jundiaí-ETEC, com céu azul de brigadeiro.

 

Vou te falar, esse frio aqui não é nem "tiro curto", tá mais é pra "ejaculação precoce"! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Cansado desse mundão tropical.

 

E tenho dito.

 

E vamo que vamo!

Link to comment
Share on other sites

Considerando o potencial no RS e a comparação com as mínimas nos demais estados, aqui ficou claramente devendo. No RS, tirando Ausentes que realmente foi bom, acabou sendo uma onda polar apenas moderada.

 

Quem está "debochando" do PHP ainda irá se surpreender com Tuias. Esta massa de ar frio não foi tão boa pra cá, de alguma forma o centro dela esteve mais por SC. Vejo mínimas bem expressivas no PR também!

 

Abs!

 

Tens toda a razão , Fábio!

Além de tudo, quem me conhece sabe que NÃO GOSTO DESSAS MASSAS DE AR FRIO QUE CAUSAM FRIO FORTE SOMENTE DE MANHÃ CEDO!

Gosto do frio que se sente o dia todo, com tardes frias, mesmo que com sol, também!

No entanto, não dá pra querer tudo, né? A gente sabe...

Abração! :good:

Link to comment
Share on other sites

caco é o sipriano(não consigo entrar com a conta antiga mais e criei o elurra, e tenho só acompanhado), por aqui teve uma geadinha hoje, com uma camada de gelo nos carros.

 

RERnfpA.jpg

 

Olá Sipriano. Foi com você que participei de um tópico sobre "as cidades médias e grandes mais frias do Brasil" no Skyscrapercity.

 

Teve tanta brigalhada lá (bem mais do que no BAZ,hehehe) que trancaram o fórum. Mas você ajudou a colocar foi é um pouco de luz naquela bagunça.

 

Abraço.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

SAIU A MÍNIMA VILLAGGIO GRANDO: -5,2ºC

 

Barrrrbaridade!

 

Olha aí, hein Diego...

 

Lembrando que eu estive lá, conheci e tenho foto dessa estação!

 

 

Posta Posta Posta

 

Opa, vou pesquisar nos arquivos aqui.

 

Tive que formatar o desk-top e colocaram o Windows 7. Ou seja, tudo quanto é arquivo que estava antes separado em pastas organizadas acabou espalhado. Tô frito.

 

Mas vou fazer uma busca, pode deixar!

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Pra kem fala q Curitiba só tem céu nublado..

6°C

 

O Bruno apenas sugeriu que por aí não há a mesma quantidade dessa condição climática desses dois últimos dias (frio forte ao amanhecer e máxima baixa com sol o dia inteiro devido à MP polar "ainda nova") como em POA, onde faz bem mais dias com estas condições E é verdade. Em SP e Curitiba, a infiltração marítima atua mais fortemente, nublando de noite (mais ainda em SP). Vejo mais similaridade na dinâmica climática entre SP e Curitiba, embora, no tocante às temperaturas, Curitiba e POA se assemelhem mais no inverno. Isso é facilmente verificado nas linhas de temperatura em 850 hPa (que mostra o quanto o ar frio avança = dinâmica). Há diferença maior entre POA/Curitiba do que São Paulo/Curitiba. Já a Mantiqueira tem BEM mais potencial para frio com MP mais seca e "mais velha".

 

Bom, já sabem meu ponto de vista e respeito os que discordam.

 

Carlos Campos, além de conhecer bem o clima de Ctba (já passei semanas e semanas aí, no inverno e no verao), tem as tuas próprias fotos para provar. Quase todo dia vejo as tuas fotos com paisagens envoltas em neblina e/ou tempo fechado. Agora, se mudou o clima o debate é outro.

Desculpa, é q justamente pela raridade da situação eu não resisti.

Lembro q eu mesmo detestava muito o clima curitibano, mas acabei aceitando.

Qdo tinha uns 18 anos, fui pra Vacaria... Saí daki com garoa e vento leste muito forte, mas chegando lá, o céu estava límpido e soprava o mesmo vento forte do leste.

Achei o contraste tão incrível q até pensei em mudar pra lá.

Mas, enfim..

Link to comment
Share on other sites

 

Na verdade Flavio, em algumas o recorde foi ontem... enfim, duas MP seguidas e o frio dando as caras no PR...

 

Hoje com geada no centro Politécnico e uma bela inversão térmica no centrão de Curitiba (registro de hoje cedinho). simepar.jpg?w=600&h=430

 

Valeu Lizandro! Em quais dessas cidades do mapa o recorde foi semana passada? Maringá? Paranavaí? Ou nenhuma? Bela foto!

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, é q justamente pela raridade da situação eu não resisti.

Lembro q eu mesmo detestava muito o clima curitibano, mas acabei aceitando.

Qdo tinha uns 18 anos, fui pra Vacaria... Saí daki com garoa e vento leste muito forte, mas chegando lá, o céu estava límpido e soprava o mesmo vento forte do leste.

Achei o contraste tão incrível q até pensei em mudar pra lá.

Mas, enfim..

 

Assino embaixo! Eu não resistiria em falar também... Curitiba com céu limpo e frio fica maravilhosa!

Link to comment
Share on other sites

Estou muito feliz com a minha mínima do Assunçao hoje cedo:

 

7,9 graus!!!!

 

Topasso a 811 metros!

 

Já o PNI, se teve geada fraca, pde até nao ter negativado mas creio que um -2 pode ter feito...o Carlao tá tentando me convencer, mas o desgaste do ultimo domingo foi muito forte, nao sei se vai rolar ainda.

 

Frost, o negócio é tirar a pilha do console, tirar o weatherlink do console, e se aproximar da ISS só com o console, indo trocando as chaves pra posicao 2, 3 ou 4, uma hora vai ler essa biroska, nao é possivel! Sobre a internet, vou ver, caso eu vá, de levar um note e irmos configurando lá. To vendo se tiro cópias do manual e traduzo pontos chaves pra nos ajudar, topa me encontrar lá de madruga?

Link to comment
Share on other sites

Considerando o potencial no RS e a comparação com as mínimas nos demais estados, aqui ficou claramente devendo. No RS, tirando Ausentes que realmente foi bom, acabou sendo uma onda polar apenas moderada.

 

Quem está "debochando" do PHP ainda irá se surpreender com Tuias. Esta massa de ar frio não foi tão boa pra cá, de alguma forma o centro dela esteve mais por SC. Vejo mínimas bem expressivas no PR também!

 

Abs!

 

Mas ninguém "debochou" do PHP!

 

Só "cornetaram"! :laugh:

 

Mas é verdade isso sobre o potencial de mínimas da Tuias, quando uma MP realmente expressiva chegar a pantera vai rugir!

 

Enquanto isso, por toda a Jundi-City só o que se ouve é comentário sobre esse frio "polar" que fez aqui de madrugada.

 

E realmente, 6,8º C de mínima é uma temperatura de respeito.

 

Só que o que eu gosto mesmo é de ver a cara dos jundiaienses quando conto que frio de respeito da Serra Gaúcha é 6,8º C...de máxima! :diablo:

 

19,4º C na estação Jundiaí-ETEC, com céu azul de brigadeiro.

 

Vou te falar, esse frio aqui não é nem "tiro curto", tá mais é pra "ejaculação precoce"! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Cansado desse mundão tropical.

 

E tenho dito.

 

E vamo que vamo!

 

A estação de soledade vai bombar a partir de final de junho e início de julho. Não há motivo para deboche. conheço a cidade, há regiões bem frias por lá. Diferente do "topinho" que é a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Desculpa, é q justamente pela raridade da situação eu não resisti.

Lembro q eu mesmo detestava muito o clima curitibano, mas acabei aceitando.

Qdo tinha uns 18 anos, fui pra Vacaria... Saí daki com garoa e vento leste muito forte, mas chegando lá, o céu estava límpido e soprava o mesmo vento forte do leste.

Achei o contraste tão incrível q até pensei em mudar pra lá.

Mas, enfim..

 

Assino embaixo! Eu não resistiria em falar também... Curitiba com céu limpo e frio fica maravilhosa!

 

Gosto é uma coisa sensacional!

 

De minha parte prefiro a velha Curitiba fria e sombria, a la Londres!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.