Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Mesmo com céu encoberto, a advecção de ar frio já fez com que as mínimas da manhã fossem superadas em Sampa.

 

A automática do Mirante ainda não atualizou. :sad:

 

O IAG, que havia registrado 15,2°C de mínima pela manhã, já estava com 14,0°C às 18h.

 

Máximas de hoje, num dia de sol, sempre com quantidades variáveis de nuvens:

Mirante - 20,8°C

IAG - 19,3°C

 

Aeroportos marcando 14 a 15°C.

 

A não ser que o tempo limpe (Que acho improvável, com esses ventos de sul), sem chance de sub-10 no Mirante.

Acho que nem no IAG... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Na Itoupava já fazem excelentes 11.6ºC. Céu limpo lindo!

 

Será que até a meia noite bate os 9,6°C de hoje pela manhã?

 

 

ENTRE 7/9°C ATÉ AS 21 E 4/6 AMANHÃ.

 

A NEVE FRACA DE DOMINGO FOI NO FIM DA TARDE, O LOCAL FICA PERTO DO M TORRES,FIM DA TARDE/NOITE, ENTRE 6/8°C ALGUNS MINUTOS.

 

Tomara que o vento não atrapalhe!

Link to comment
Share on other sites

Na Itoupava já fazem excelentes 11.6ºC. Céu limpo lindo!

 

Será que até a meia noite bate os 9,6°C de hoje pela manhã?

 

 

ENTRE 7/9°C ATÉ AS 21 E 4/6 AMANHÃ.

 

A NEVE FRACA DE DOMINGO FOI NO FIM DA TARDE, O LOCAL FICA PERTO DO M TORRES,FIM DA TARDE/NOITE, ENTRE 6/8°C ALGUNS MINUTOS.

 

Eu estava em Urupema a tarde toda. Havia nebulosidade, por vezes graúda. ventava bem. O registro de neve está confirmado, portanto?

 

Os locais disseram que tem uma baixada bem fria, talvez mais que no horto, com muita geada, a do Quebra Dente, direção a Cedro, 5km da cidade...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal, meu termômetro finalmente ficou abaixo dos 10 ºC. Registrei 9,7 de mínima, mesmo assim ficando bem longe dos 7,6 ºC do Simepar.

Agora céu limpíssimo e 11,3 ºC, típico de inverno.

 

Grande surpresa a mínima de São Mateus do Sul, 2,0 ºC no INMET! Isso estando a apenas 150 km de Curitiba.

 

Olá, Elton

 

Em qual bairro de Curitiba você mora? Você sempre registra temperaturas tão altas!! =O

Moro no Sítio Cercado. Infelizmente não tenho as melhores condições de monitoramento em casa, então fico com o pé atrás nos dados. Geralmente as máximas acompanham as outras estações, mas as mínimas sempre ficam bem acima. Já fiz alguns testes e qualquer lugar da casa tem o mesmo comportamento.

 

Dia excelente aqui em Curitiba, mas acho que podia estar um pouco mais frio. Quem sabe amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Melo só que a nebulosidade daqui , se não chegar até aí , os ventos chegam aí detonam as mínimas :sarcastic: Junte-se a minha torcida para o céu limpar aqui e os ventos acalmarem .

 

Não seja por isso, Juzinho! Já tô na torcida.:good2:

 

E às 19 h Jundiaí já estava com 15,2º C. A temperatura aqui caiu 1,4º C em apenas 20 minutos!

 

Já começo a cogitar uma mínima sub-10 amanhã.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ter sub 10 antes da meia noite aqui..pena, muita pena que as duas estações mais frias de Joinville estão fora do ar..

 

na Serra Dona Francisca batendo a mínima matinal de hoje agora e tem tudo para registrar mais uma geada, amanhã moderada no mínimo..

 

Villaggio, se não ventar, negativa ainda hoje. .

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

 

:mosking:

 

O PH não tem folga realmente...

 

Gosto de acompanhar aquela região do Villagio, fui no Google Earth e realmente a estação não está em baixada... Ou seja, tem muito mais ainda para dar aquela região...

 

Veremos se o Inmet bagé não cai esta madrugada... :roll:

 

Geadas nas partes baixas da cidade ao amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

Muito bem parabéns,.. :good:

Mas aí que me refiro, um embate de uma gigante de 1307m contra uma baixada mediana de 657m...Urupema tem o dobro da altitude, a gente espera muito mais de lá do que daqui... :ok: :mosking:

Além do q,repito,aquela grande diferença alardeada, absurda entre mínimas absolutas do RS e SC, não é bem assim... :mosking: :mosking: :sarcastic:

É só o começo... daqui a pouco outros municípios gaúchos terão suas Davis em baixada, Passo Fundo, Erechim,Centro-Serra,Serra do Botucaraí, há praticamente mais da metade do RS sem explorar o efeito de baixada,...estamos mudando a meteorologia brasileira... :friends: :clapping: :good: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Ah, já ia me esquecendo: nada de ventania em Jundiaí.

 

Ao menos até agora.

 

E com certeza é justamente por isso que a temperatura cai tão rápido!

 

Tomara que continue assim, mas........ Campinas continua com ventos de Nordeste e a temperatura caindo a conta-gotas. Isso é um péssimo sinal pra região toda.

Se o vento não virar pra noroeste ou oeste, as chances de sub 10 são pequenas.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

 

:mosking:

 

O PH não tem folga realmente...

 

Gosto de acompanhar aquela região do Villagio, fui no Google Earth e realmente a estação não está em baixada... Ou seja, tem muito mais ainda para dar aquela região...

 

Veremos se o Inmet bagé não cai esta madrugada... :roll:

 

Geadas nas partes baixas da cidade ao amanhecer.

 

Vitor, viu a localização da minha estacao? Ela está num local um pouco pior ainda do que aparece no mapa...

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

 

:mosking:

 

O PH não tem folga realmente...

 

Gosto de acompanhar aquela região do Villagio, fui no Google Earth e realmente a estação não está em baixada... Ou seja, tem muito mais ainda para dar aquela região...

 

Veremos se o Inmet bagé não cai esta madrugada... :roll:

 

Geadas nas partes baixas da cidade ao amanhecer.

 

Vitor, viu a localização da minha estacao? Ela está num local um pouco pior ainda do que aparece no mapa...

 

Pois é, o local mais baixo ali tem 1190 metros e a tua estação está 55 metros acima disso. Em MP's democráticas, as baixadas daquela região na minha opinião poderiam bater Urupema. A Continentalidade compensa tranquilamente pelos 150 metros abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Dias assim tornam POA especial. São frequentes na cidade. Já aqui em SP e em CTBA, sem bairrismos, é um cinza quase que constante....

 

 

Mas hoje estamos tendo um dia clássico dos bons invernos Curitibanos por aqui. Tínhamos 11oC as 11:00 com céu azul sem uma nuvem, 13oC ao meio dia, 16:00 às 14:00 e 15:00 as 15:00, tudo sem uma nuvem no céu! Agora 11oC, caindo! Esse é o dia típico de inverno bom Curitibano que eu amo! Nos bons anos esses dias são muito mais frequentes no inverno do que os dias cinzentos. Não dá para comparar com Sampa...

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

Muito bem parabéns,.. :good:

Mas aí que me refiro, um embate de uma gigante de 1307m contra uma baixada mediana de 657m...Urupema tem o dobro da altitude, a gente espera muito mais de lá do que daqui... :ok: :mosking:

Além do q,repito,aquela grande diferença alardeada, absurda entre mínimas absolutas do RS e SC, não é bem assim... :mosking: :mosking: :sarcastic:

É só o começo... daqui a pouco outros municípios gaúchos terão suas Davis em baixada, Passo Fundo, Erechim,Centro-Serra,Serra do Botucaraí, há praticamente mais da metade do RS sem explorar o efeito de baixada,...estamos mudando a meteorologia brasileira... :friends: :clapping: :good: :good2:

PHP, quanto faria no Tuias se ele tivesse 1307 metros?

Link to comment
Share on other sites

Dias assim tornam POA especial. São frequentes na cidade. Já aqui em SP e em CTBA, sem bairrismos, é um cinza quase que constante....

 

 

Mas hoje estamos tendo um dia clássico dos bons invernos Curitibanos por aqui. Tínhamos 11oC as 11:00 com céu azul sem uma nuvem, 13oC ao meio dia, 16:00 às 14:00 e 15:00 as 15:00, tudo sem uma nuvem no céu! Agora 11oC, caindo! Esse é o dia típico de inverno bom Curitibano que eu amo! Nos bons anos esses dias são muito mais frequentes no inverno do que os dias cinzentos. Não dá para comparar com Sampa...

Eu tenho trauma do julho de 2009 que passei inteiro em Ctba onde só chovia aí e em POA tinhamos frio com sol, hehehe! A única boa lembrança de frio seco que tenho daí foi de uma onde em setembro de 2012! Fui correr de manha no parquinho da frente do shopping Ctba com céu límpido e gelado! Lembro que me chamou a atencao conseguir ver a serra do mar do meio da Visconde de. Guarapuava! Fato inédito!

Link to comment
Share on other sites

Mas aí que me refiro, um embate de uma gigante de 1307m contra uma baixada mediana de 657m...Urupema tem o dobro da altitude, a gente espera muito mais de lá do que daqui... :ok: :mosking:

 

A gente quem? Eu não... Está generalizando todo mundo?

 

O Everest tem 8,800 e nem por isso é o ponto mais frio da terra. La Paz está a 4.000m e nem por isso é tão fria. Altitude não é tudo, existe explicação, não generalize, por favor...

 

Estou achando a queda um pouco grande demais, o que vai atrapalhar o meu belo futebol em uma baixada daqui. Mas não sei se bate 6°C amanhã de manhã. Está um pouco enganoso.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, o local mais baixo ali tem 1190 metros e a tua estação está 55 metros acima disso. Em MP's democráticas, as baixadas daquela região na minha opinião poderiam bater Urupema. A Continentalidade compensa tranquilamente pelos 150 metros abaixo.

 

Eu tenho alguma dúvidas do potencial de Água Doce. Existem locais mais a sudoeste e a Oeste que são mais baixos, mas acredito que possam registrar valores melhores. Especialmente porque Xanxerê registrou -11°C.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do Brasil batida, PH. Agora veremos a quanto chega até as 20h59.

Muito bem parabéns,.. :good:

Mas aí que me refiro, um embate de uma gigante de 1307m contra uma baixada mediana de 657m...Urupema tem o dobro da altitude, a gente espera muito mais de lá do que daqui... :ok: :mosking:

Além do q,repito,aquela grande diferença alardeada, absurda entre mínimas absolutas do RS e SC, não é bem assim... :mosking: :mosking: :sarcastic:

É só o começo... daqui a pouco outros municípios gaúchos terão suas Davis em baixada, Passo Fundo, Erechim,Centro-Serra,Serra do Botucaraí, há praticamente mais da metade do RS sem explorar o efeito de baixada,...estamos mudando a meteorologia brasileira... :friends: :clapping: :good: :good2:

PHP, quanto faria no Tuias se ele tivesse 1307 metros?

-99oC! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

As 12 menores temperaturas das SEs catarinenses às 20:00h (02/06/2014):

 

Ponte Serrada (meio oeste): 2,7°C;

Vargem Bonita (meio oeste): 2,9°C;

Bom Jardim da Serra (planalto serrano): 4,1°C;

Caçador (meio oeste): 4,3°C;

São Joaquim (planalto serrano): 4,4°C;

Tangará (meio oeste): 5,6°C;

Água Doce (meio oeste): 5,7°C;

Ponte Alta do Sul (planalto Serrano): 6,2°C;

Fraiburgo (meio oeste): 6,4°C;

Major Vieira (planalto norte): 6,7°C;

Rio Negrinho (planalto norte): 6,8°C;

Bom Retiro (planalto serrano): 7,3°C;

 

A maior temperatura das SEs catarinenses às 20:00h (02/06/2014):

 

Balneário Camboriú (litoral norte): 16,0°C;

Link to comment
Share on other sites

O Morro Massena, como era esperado por mim, vai mostrando que será ruim de mínima. Mantenho o palpite de que dificilmente negativará, e quando o ocorrer, será levemente abaixo de zero. O negócio lá é sensação térmica. É muito mais baixa que no Marcão!

 

O ar frio não chegou lá Bruno..aliás ainda persiste o vento norte...

 

Vou contar um segredo....entre o local da estação do Massena e o cume dele o Frost descobriu uma baixada de uns 30 metros ali há 2.600m de altitude....o capim estava todo queimado na area....foi por um triz que não deixamos lá....pq iria descaracterizar o topo...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.