Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

A estação RESERVA de Maria da Fé está sendo mais fria 4 graus que a Vila Inglesa em Campos do Jordão. ...se esta tendencia se confirmar...Urupema perderá seu posto de cidade mais fria do Brasil para mineira Maria da Fé. .

 

Podia pelo menos ter posto um "kkkk" no final né

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que reclama, por "menosprezarem" o PNI com suas temperaturas, com os habitantes do sudeste que comemora calorasamente cada "0,1" que cai em eventos mais extremos, assim como tem bastante gente do sul que comemora os "0,1" em eventos como aquele onde alguns locais chegaram a -8C.

Pórem vejo alguns que não citarei nomes por que não é da minha intenção rotular ningúem, mas vejo habitantes do sudeste com uma grande "dor de cotovelo" por não admtirem que a região sul sem sombra de dúvidas é a região mais fria do nosso país, as estatísticas do passado estão ai para provar isso, as formosas nevadas que já ocorreram tambem estão ai pra provar isso. As vezes chego a ler que eventos do passados podem ter sido registrados de formas "errônea" ou 'que o mais certo seria contabilizar mesmo apenas temperaturas de locais "oficiais". Claro que virão posts encima desse meu falando em que eu estou sendo isso e aquilo, que aqui todos são amantes do frio e estão aqui para compartilhas eventos históricos, extremos, etc... Mas pra quem lê todas as mensagens do fórum vai entender do que eu estou falando. Daqui a pouco vão colocar uma estação flutuando a 3.500 metros de altitude só para satisfazerem o EGO e afirmar "ó, aqui é mais frio, a estação é que está dizendo e está provando isso.

 

Pena não poderem ter a frequencia que um cidadão de urupema ou de bom jardim da serra tem de poder desfrutas, apreciar, sentir o frio que faz nas suas cidades, e terem que conviver e comemorar apenas "dados" "estatisticas".

 

Assim como vejo gente defendendo com unhas e dentes alguns lugares, acho que tenho o direito de deixar este post, 'defendendo' tambem o meu "local"

Link to comment
Share on other sites

Tem gente que reclama, por "menosprezarem" o PNI com suas temperaturas, com os habitantes do sudeste que comemora calorasamente cada "0,1" que cai em eventos mais extremos, assim como tem bastante gente do sul que comemora os "0,1" em eventos como aquele onde alguns locais chegaram a -8C.

Pórem vejo alguns que não citarei nomes por que não é da minha intenção rotular ningúem, mas vejo habitantes do sudeste com uma grande "dor de cotovelo" por não admtirem que a região sul sem sombra de dúvidas é a região mais fria do nosso país, as estatísticas do passado estão ai para provar isso, as formosas nevadas que já ocorreram tambem estão ai pra provar isso. As vezes chego a ler que eventos do passados podem ter sido registrados de formas "errônea" ou 'que o mais certo seria contabilizar mesmo apenas temperaturas de locais "oficiais". Claro que virão posts encima desse meu falando em que eu estou sendo isso e aquilo, que aqui todos são amantes do frio e estão aqui para compartilhas eventos históricos, extremos, etc... Mas pra quem lê todas as mensagens do fórum vai entender do que eu estou falando. Daqui a pouco vão colocar uma estação flutuando a 3.500 metros de altitude só para satisfazerem o EGO e afirmar "ó, aqui é mais frio, a estação é que está dizendo e está provando isso.

 

Pena não poderem ter a frequencia que um cidadão de urupema ou de bom jardim da serra tem de poder desfrutas, apreciar, sentir o frio que faz nas suas cidades, e terem que conviver e comemorar apenas "dados" "estatisticas".

 

Assim como vejo gente defendendo com unhas e dentes alguns lugares, acho que tenho o direito de deixar este post, 'defendendo' tambem o meu "local"

 

Deivid, assuma pra quem dirigiu a mensagem!!!! Sei que foi para mim, não precisa usar rodeios, vamos debater diretamente. Aqui não tem criança chorona, creio eu.

 

Vamos lá...quer dizer que as pessoas podem duvidar do PNI, Maria da Fé, CDJ, duvidar da neve em SP em 1918, dizendo ser SINCELO, duvidar de dados do frio de SP pra cima, e eu não tenho o direito de duvidar? Se você leu o que eu escrevi, então faltou ler que botei em duvida o dado de MUZAMBINHO (MG), creio que isso não é recalque ou dor de cotovelo...apenas tenho o mesmo direito de duvidar, afinal até agora não vi URUPEMA bater -13, e sabe, fico de saco cheio de pessoas que falam "ah antigamente fazia mais frio", sem dado nenhum ou acreditando em tudo que lê.

 

Eu afirmei com todas as letras minha dúvida, e desculpe mas duvido que vc mesmo já não tenha duvidado de algum dado daí do teu local, DO SUL, afinal se alguem de SP escreveu algo duvidando do sul, vc ficou ofendido. Deixou claro em tua mensagem o tendenciosismo e bairrismo do "o SUL é meu país", que já foi motivo de briga no passado, guerras, sabe bem o histórico do Brasil.

 

Estamos no tempo moderno, rixas do passado com SP pra cima não deveriam existir numa sociedade moderna!!!! Espero que repense essa questão. Senão daqui a pouco vamos ter uma facção aqui no site, SUL x SUDESTE, coisa que qualquer ser estudado e civilizado abominaria. Aqui é BRASIL, e as pessoas tem que entender que hoje monitoramos pontos do Sudeste que são frios sim senhor, e já temos comprovadamente a informação de que em EXTREMOS o SUL bate o SUDESTE, e na MÉDIA, PNI bate qualquer lugar do BRASIL, dos locais MONITORADOS.

 

Sim, questiono os dados antigos seja de que local for! Não estou nem ai se a estação é do sul ou sudeste, ou Centro-Oeste ou quinto dos invernos, se os dados não condizem com as realidades geográfica e climáticas, tenho o direito sim de questionar.

 

O William botou uma baita estação a 1500 de altitude no Reserva, e não fez, e duvido que faça, -8 como fez em MUZAMBINHO, está entendendo onde quero chegar? Se vc acha que os dados do SUL todos estão corretos, então faça uma pesquisa histórica e me pegue dados horários da estação de Caçador no dia do frio de -13. Como acreditar 100% se só temos os extremos do dia? Em compensação, pegue alguma das Davis instaladas por bazianos, não importa se do sul ou sudeste, e vai ver lá que os dados até mesmo de MINUTO a MINUTO estão lá. Só assim foi possível ver que jamais Tuias daria -17, e ainda por cima em pré-frontal.

 

Quer dizer que se Tuias fosse monitorada no passado, algum observador desatento poderia anotar que fez -17 no dia 24 de Agosto de 2014. Daqui a 100 anos, alguem ia ler os extremos e dizer que Tuias tem o novo recorde Brasileiro. Sacou a idéia?

 

Aí pegamos a estação de Tuias novamente, como exemplo. Os dados dela estão lá de, isso num dado hipotético, MInuto a minuto. Dai as 23:15 minutos estava 12,4 graus. Então 23:20 estava -17,5 graus. E então 23:25 a estação normalizaria e estaria 12,4 graus de novo. A tecnologia veio pra corrigir essas discrepâncias e para diminuir o erro. Um observador atento jamais escreveria numa tabela do INMET que fez -17 se ler os dados todos da estação.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus o que virou o BAZ?

 

Esse forum está ficando parecido com aquele programa "Tudo pela audiência"!

 

Sério, fico pensando o que se passa na cabeça dos que comandam o fórum. "Olha, que tal suspeitarmos de tal informação para poder chamar o pessoal do Sul? Eles estão meio ausentes, deve ser inveja as mínimas espetaculares do sudeste seguidas de máximas altas!"...

 

Sinceramente, por mais que me digam que essa não é a linha que o fórum está seguindo, é exatamente o que penso que está ocorrendo.

 

Depois vem perguntar "o que podemos fazer, então, para o fórum ficar melhor? "...sinceramente, não sei mais e nem tenho mais vontade de tentar ajudar.

 

--------------

 

Artur, me admira você entrando na onde e questionando o dado de Tuias. Vocês pegam um tipo de erro de leitura do Wundergound e extrapola como se fosse o único erro existente. Tem que se olhar o link do weatherlink ao invés de olhar apenas o que o Wundergound reportou. Vi que houve uma falha de envios do weatherlink ao wunderground. Essa deve ter sido a chave do problema..

 

e pelo amor de Deus..tem fotos da estação e parem de torrar a paciência do PH...

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus o que virou o BAZ?

 

Esse forum está ficando parecido com aquele programa "Tudo pela audiência"! PERFEITO.

 

Sério, fico pensando o que se passa na cabeça dos que comandam o fórum. "Olha, que tal suspeitarmos de tal informação para poder chamar o pessoal do Sul? Eles estão meio ausentes, deve ser inveja as mínimas espetaculares do sudeste seguidas de máximas altas!"... PERFEITO (EM ALGUNS MOMENTOS A BRINCADEIRA É SAUDÁVEL, MAS COMO SE COLOCA É A CRÍTICA)

 

Sinceramente, por mais que me digam que essa não é a linha que o fórum está seguindo, é exatamente o que penso que está ocorrendo. IDEM.

 

Depois vem perguntar "o que podemos fazer, então, para o fórum ficar melhor? "...sinceramente, não sei mais e nem tenho mais vontade de tentar ajudar.

MUITOS ESTÃO "FORA" DEVIDO ESTA "DESORDEM"

--------------

 

Artur, me admira você entrando na onde e questionando o dado de Tuias. Vocês pegam um tipo de erro de leitura do Wundergound e extrapola como se fosse o único erro existente. Tem que se olhar o link do weatherlink ao invés de olhar apenas o que o Wundergound reportou. Vi que houve uma falha de envios do weatherlink ao wunderground. Essa deve ter sido a chave do problema..

 

JÁ ACONTECEU COM A DUAS ESTAÇÕES AQUI DE CASA, UMA VEZ POR RAIO OUTRA POR PICO NA ENERGIA, É RARO.

 

e pelo amor de Deus..tem fotos da estação e parem de torrar a paciência do PH...

Link to comment
Share on other sites

Eu coloquei a foto da estação do tuias por mera brincadeira , todas a estscoes ficam assim quando acaba a energia e eles ficam online , que merda eu fiz levantei discussão desnecessária , perdão PH ! Reserva negativou com -1,0C !

 

A BRINCADEIRA FOI VÁLIDA, SERVE PARA DESCONTRAIR, O RESTO É QUE FOI DESNECESSÁRIO.

Link to comment
Share on other sites

uma grande "dor de cotovelo" por não admtirem que a região sul sem sombra de dúvidas é a região mais fria do nosso país, as estatísticas do passado estão ai para provar isso, as formosas nevadas que já ocorreram tambem estão ai pra provar isso.

 

Afinal, quem do sudeste não admite que as cidades do sul são em média as mais frias do Brasil?

 

Todos sabemos que a mantiqueira é uma exceção à regra aqui no sudeste e que mesmo as mais altas (pelo menos nas estações já observadas) cidades não rivalizam com SJ e Urupema na maioria dos anos.

 

Ninguem nem se quer tocou no assunto de o sudeste ser mais frio do que o sul e você, assim como o hedgspa, já foi falando disso enquanto demonstra claramente a passionalidade excessiva pela sua região e ainda tem a cara de pau de falar que somos nós que temos "dor de cotovelo"?

 

Ai ai...

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá...

O Maluquino sonhador do ETA insiste em neve em SJ.

ATBuj3P.png

 

Desde sexta os modelos estão estaveis...

Com o Europeu, Canadense e os filhos de TUPA colocando FRIO forte até para Curitiba.

E Muito frio para as serras SC/RS.

GFS fora...

PARABÉNS RESERVA bela negativa neste calor !!!! :hi:

 

ps: não li as ultimas 4 pg. acho que nada perdi.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto neblina forte em Joinville...sol querendo dar as caras...temperatura amena, entre 14 e 16ºC...

 

 

Mas a combinação pré-frontal + vento NW no alto do Bradador são o combustível para que haja aquecimento adiabático por aqui...

 

Alguns lugares já sentem o efeito do aquecimento.

 

Tem estações no planalto norte marcando mais de 20ºC já com UR muita baixa para o horário.

 

No sul de SC Criciuma amanheceu com 30ºC depois de mínima na casa dos 25ºC.

 

Enfim, o dia será interessante climatologicamente falando aqui pelo estado...

Link to comment
Share on other sites

Eu coloquei a foto da estação do tuias por mera brincadeira , todas a estscoes ficam assim quando acaba a energia e eles ficam online , que merda eu fiz levantei discussão desnecessária , perdão PH ! Reserva negativou com -1,0C !

 

A BRINCADEIRA FOI VÁLIDA, SERVE PARA DESCONTRAIR, O RESTO É QUE FOI DESNECESSÁRIO.

 

Todas a estaçoes passam por isso , esses dias as do PNI foram a -254°C , isso acontece quando acaba a energia e a estação esta a enviar dados ... espero que encerre o assunto ! :good2:

 

 

 

Purga vai ser a ultima MP como estão anunciando mesmo ?

Link to comment
Share on other sites

MAS É IMPRESSIONANTE COMO NÃO SE PODE TER UM AMBIENTE TRANQUILO AQUI.

 

O CAMPEÃO É O DIAS, NÃO TEM UM MÊS QUE NÃO PROVOQUE UMA POLÊMICA DESNECESSÁRIA!

 

QUEREM DISCUTIR USEM A MP!!! AH! ESQUECI, A MP NÃO POLEMIZA.....

 

PAREM E VOLTEM AO TEMA NORMAL.

 

Provocar o que..??

 

Dizer que fez 36 graus em Santa Catarina no inverno é provocar..??

 

Dizer que Porto Alegre bateu 35 graus em pleno inveno é provocar..??

 

Bem, daqui a pouco msg's postadas acima dos 20 graus serão proibidas...!!

 

Eu até entendo a frustação desse desastre climática mas passaram do limite eu tudo vira encrenca e não sabem encarar como um cenário de forma normal...a não ser se for de frio e neve...dai estará tudo bem..

 

Menos né Coutinho...esse seu mal humor por causa dos ultimos dias é uma chatice, tu gosta de arrumar confusão....

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá...

O Maluquino sonhador do ETA insiste em neve em SJ.

ATBuj3P.png

 

Desde sexta os modelos estão estaveis...

Com o Europeu, Canadense e os filhos de TUPA colocando FRIO forte até para Curitiba.

E Muito frio para as serras SC/RS.

GFS fora...

PARABÉNS RESERVA bela negativa neste calor !!!! :hi:

 

ps: não li as ultimas 4 pg. acho que nada perdi.

 

Não sei não rsrs o ETA ficou a semana inteira com essa neve... ora mais forte ora mais fraca... mas olhando pelos outros modelos acho que não vem... vamos esperar a previsão do Coutinho rsrs.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus o que virou o BAZ?

 

Esse forum está ficando parecido com aquele programa "Tudo pela audiência"!

 

Sério, fico pensando o que se passa na cabeça dos que comandam o fórum. "Olha, que tal suspeitarmos de tal informação para poder chamar o pessoal do Sul? Eles estão meio ausentes, deve ser inveja as mínimas espetaculares do sudeste seguidas de máximas altas!"...

 

...

 

O que passa na minha cabeça DSoares...pois bem...é que o Baziano especialmente do Sul é movido a FRIO....e diante deste mais um inverno fracassado como Gramado chegando a 30 graus na estação mais fria do ano por exemplo...isso faz que 80% dos usuarios sumam, é natural...há 13 anos acontece isso aqui...É só vir uma onda de frio que alguns voltam....E o que não posso deixar de dizer que tanto censuraram o João Tur...dizendo de calor, calor e mais calor....e veja só...ele é o usuario mais certo do espaço (nas ideias)....pois ele não age com a emoção mais sim com realismo que somos um Pais tropical......Mas com certeza alguns vão ler isso e encarar como confusão....é mais facil levar para este lado do que admitir o Pais que a gente vive...climatologicamente falando....que vivemos de friagens e não temos um inverno continuo, só há 2.500m de altitude que se salba um pouco, mas lá não mora ninguem então é melhor nem citar...

Link to comment
Share on other sites

A mensagem acima é condizente com a postagem anterior.

 

Conclusão: Quem teve frio raso não foi o PNI.

 

Well,

 

Aqui não LT [ low troposphere] onde não há baixada, encosta, topo, baixada, divisões geopolíticas e demais humanidades.

 

Julho fantástico para uma parte do sudeste.

 

Especialmente aquela referente ao PNI e a grande Mantiqueira. [ aqui devido a altitude]

 

w7biie.png

Link to comment
Share on other sites

O Europeu insiste em uma mancha abaixo de 0oC a 850 hpa subindo até a Serra Catarinense na quarta. Cenário propício para uma paraguaia (em função da falta de umidade). CMC coloca Curitiba abaixo de 0oC na sexta pela manhã...o ETA pra variar mantém neve com alguma acumulação na Serra... Se ele acertasse frequentemente valeria a pena uma estação de esqui em Santa Bárbara!

E o GFS mantém um forte raspão polar! Caraca, muita divergência pra 48 horas do evento!

 

Quanto ao fórum estar chato: é um ciclo vicioso... Alguns dos que mais contribuem ficam de fora por dois motivos básicos: i) falta de frio; ii) lenga lenga de falatório repetitivo (quando não são as baixadas cuiudas do sul são as maravilhas do PNI ...). Com a ausência dos que mais contribuem aí só ficam as "malas" e a coisa fica ainda mais chata.. :negative:

 

Postura: O problema não é exaltar o PNI, Urupema ou Cucuias... O Problema é fazer isso provocando o outro lado... Isso é infantil e ridículo! :rtfm:

 

Há muito tempo atrás aqui no fórum tinha um cara chamado Zeocity (ele é meu amigo até hoje), que saiu do fórum em 2007 mais ou menos. Ele, na época entrando em seus 20 e poucos anos, dizia que muita gente usava o fórum e as temperaturas baixas para se afirmar e preencher vazios de suas personalidades. Ele estava certo!! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Comparações entre estações automáticas em topos e baixadas( bombaram nas mínimas),na noite e madrugada.

Como já explicou o Coutinho, em outros eventos de frio no sul, ar muito seco e estabilizado.

 

Mínimas na zona da mata mineira:estações automáticas.

Barbacena 12,9ºC

Juiz de Fora 15,3ºC

Coronel Pacheco 7,1ºC(fica em baixada).

 

Região Metropolitana de Belo Horizonte:

Ibirité 15,3ºC

Cercadinho 14,5ºC

Pampulha 13,8ºC

Florestal 5,7ºC(baixada)

 

Estação Reserva/Maria da Fé -1,0ºC(baixada)

Sítio Toa-Toa/Maria da Fé 11,4ºC(topo)

 

Pico do Couto Petrópolis 10,6ºC (Topo)

Xerém 12,0ºC(baixada)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A nova FF já atinge o sudoeste do Paraná, com tempestades isoladas e mudança na direção dos ventos q passam a soprar de SW.

O mapa dos ventos no Estado é do início da manhã.

 

Neste momento:

 

25° Paranaguá claro W 5 km/h

24° Maringá claro N 20 km/h

23° Curitiba 37% Cirrus SW 10/15 km/h

21° Guarapuava pm encoberto NW 20 km/h

17° Francisco Beltrão instável FF atuando SW 10 km/h

20140825_0.jpg.7d712f2c8e7748e84d67563bcd87e398.jpg

12358-1.jpg.2f74ef1aa61b9e867a37f6cc8f7bdb58.jpg

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

De curiosidade entrei no site da MONTECARLO TV do Uruguay. A temperatura apontada no momento é de 9°c por lá, com sensação térmica de 2°c! Deve ter um vento muito gelado na capital uruguaya!

Mesmo não sendo tão intenso, com o calorão que tivemos, a sensação de frio será grande, pois a mudança será brusca na temperatura.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Há muito tempo atrás aqui no fórum tinha um cara chamado Zeocity (ele é meu amigo até hoje), que saiu do fórum em 2007 mais ou menos. Ele, na época entrando em seus 20 e poucos anos, dizia que muita gente usava o fórum e as temperaturas baixas para se afirmar e preencher vazios de suas personalidades. Ele estava certo!! :ok:

 

E também há boas chances de 2007 fechar como o segundo ano mais quente da história - isso se a primavera não nos surpreender, batendo os 18,7ºC de 2002 e levando a "taça" tórrida de 120 anos.

 

Até aqui, em set. estamos com uma anomalia mínima por volta de +2,5 e +6 nas máximas, INMET. O inverno deverá fechar entre +2,5 a +3 na média; e, aqui, o inverno acabou no início de agosto, e foi aí que o clima e a atmosfera de primavera se instalaram (e não porque fez muito frio; porque o calor chegou mais cedo, mesmo).

 

Interessante Zé que o ZeoCit se despediu do Forum em Set/2007, vide ultima msg dele no Forum....justamente num inverno quente e no seu seu final...Isto é mostra que muitos aqui só há interesse pelo frio e não pela meteorologia...pois temos usuarios que frequentam este espáço nos seus 12 meses do ano e não e 3 ou 4..Tentei mudar esta imagem aqui mas realmente é dificil , ao comecar pelo nome do Espaço....Qtos aos que sobram , tenha que enaltecer estas pessoas sendo malas ou não, pois movimentam o forum o ano inteiro...e sem eles este espaço seria aberto de mai/set.....Vc como usuario antigo sabe melhor que eu....o que acontece aqui todos os anos no final de agosto e setembro..?? A choradeira, pois o inverno está se despedindo..

 

Realmente temos que fazer algo..o espaço naõ pode se resumir a apenas Urupema, PNI e Tuias.....a meteorologia é muito mais que isso....

 

Teríamos que criar novas discussoes afinal temos uma infinidade de assuntos que não são mencionados que estão dentro do foco do Forum...mas como fazer isso..uma reforma geral.? Abraço

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus o que virou o BAZ?

 

Esse forum está ficando parecido com aquele programa "Tudo pela audiência"!

 

Sério, fico pensando o que se passa na cabeça dos que comandam o fórum. "Olha, que tal suspeitarmos de tal informação para poder chamar o pessoal do Sul? Eles estão meio ausentes, deve ser inveja as mínimas espetaculares do sudeste seguidas de máximas altas!"...

 

...

 

O que passa na minha cabeça DSoares...pois bem...é que o Baziano especialmente do Sul é movido a FRIO....e diante deste mais um inverno fracassado como Gramado chegando a 30 graus na estação mais fria do ano por exemplo...isso faz que 80% dos usuarios sumam, é natural...há 13 anos acontece isso aqui...É só vir uma onda de frio que alguns voltam....E o que não posso deixar de dizer que tanto censuraram o João Tur...dizendo de calor, calor e mais calor....e veja só...ele é o usuario mais certo do espaço (nas ideias)....pois ele não age com a emoção mais sim com realismo que somos um Pais tropical......Mas com certeza alguns vão ler isso e encarar como confusão....é mais facil levar para este lado do que admitir o Pais que a gente vive...climatologicamente falando....que vivemos de friagens e não temos um inverno continuo, só há 2.500m de altitude que se salba um pouco, mas lá não mora ninguem então é melhor nem citar...

 

Concordo plenamente e assino embaixo, amigo Carlos Dias.

Grande abraço e boa semana a ti e a todos do BAZ!

:hi: :good2:

Link to comment
Share on other sites

MAS É IMPRESSIONANTE COMO NÃO SE PODE TER UM AMBIENTE TRANQUILO AQUI.

 

O CAMPEÃO É O DIAS, NÃO TEM UM MÊS QUE NÃO PROVOQUE UMA POLÊMICA DESNECESSÁRIA!

 

QUEREM DISCUTIR USEM A MP!!! AH! ESQUECI, A MP NÃO POLEMIZA.....

 

PAREM E VOLTEM AO TEMA NORMAL.

 

Provocar o que..??

 

Dizer que fez 36 graus em Santa Catarina no inverno é provocar..??

 

Dizer que Porto Alegre bateu 35 graus em pleno inveno é provocar..??

 

Bem, daqui a pouco msg's postadas acima dos 20 graus serão proibidas...!!

 

Eu até entendo a frustação desse desastre climática mas passaram do limite eu tudo vira encrenca e não sabem encarar como um cenário de forma normal...a não ser se for de frio e neve...dai estará tudo bem..

 

Menos né Coutinho...esse seu mal humor por causa dos ultimos dias é uma chatice, tu gosta de arrumar confusão....

 

 

Não vejo problema nenhum. Achei apenas interessante o povo que mora no Rio de Janeiro falar de calor em Porto Alegre vejamos com dados concretos.

 

Ontem fez 34° em Porto Alegre com apenas 28% de umidade o que deixa a sensação térmica igual ou até menor do que o valor registrado. em todo mês de Agosto POA terá apenas 2 dias com temperaturas igual ou acima dos 30°.

 

Já o Rio de Janeiro vai terminar o mês com mais de 05 dias com temperatura igual ou acima dos 30° chegando a pico 34,9°, sendo que lá a umidade em muitos desses dias continuou alta. Com dias com temperatura na casa dos 33°/34° com 62% de umidade o que gera um sensação térmica de 42°.

 

Mais talvez é pq eles devem pensar que Porto Alegre deve ser fria o ano inteiro. Enfim não é uma critica, não me interpretem mal como gostam de fazer aqui.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo qualquer anormalidade histórica a ocorrência de um dia com temperatura altíssima em agosto. Isso já ocorreu e ocorrerá inúmeras vezes nesse paralelo indeciso quanto aos avanços ou recuos das MPs.

e Que bom que o BAZ não vive somente dos sulistas!

teria fechado!

não vejo motivos para provocações!

acho ótimo que a turma do sudeste poste bastante!

 

veranicos em agosto:

 

veranicos:

1912-junho 5 dias

1922-maio- 4 dias

1922-julho- 7 dias

1926- junho 7 dias

1927- maio 7 dias

1931- agosto 5 dias

1935 - maio 5 dias

1939- agosto 5 dias

1946 - agosto 4 dias

agosto de 1931 - 33,3 °C

 

se quiserem mover para outro contexto, são dados históricos antigos mas que provam que SEMPRE foi assim. Se quebra o recorde de anos ou séculos, é um desvio padrão, isso mesmo, desvio padrão. Tem que ser considerado: Mas, um dia só com temperatura absurda é fator para dizer que isso é aquecimento global ou outra coisa??????

 

Agora, imaginem o desespero da turma, se existisse o BAZ , em 1922, 7 dias de veranico em julho, 4 em amio. o pessoal teria se suicidado!!! :laugh:

 

Chuva e chuva em Porto Alegre!

 

Hoje, está civilizado para um agosto!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, sem comentários.

 

O BAZ está um saco com essas tuas ideias. Tu exalta malas em detrimento de boas análises.

 

E assim vamos indo nessa toada...belo trabalho!

 

Quando tu voltar para si mesmo vai entender o motivo da decadência..

 

OK...então vamos focar no frio e não na meteorologia...sem problemas , vamos esperar uma nova bomba polar....alguma em vista..?

Link to comment
Share on other sites

Não vejo qualquer anormalidade histórica a ocorrência de um dia com temperatura altíssima em agosto. Isso já ocorreu e ocorrerá inúmeras vezes nesse paralelo indeciso quanto aos avanços ou recuos das MPs.

e Que bom que o BAZ não vive somente dos sulistas!

teria fechado!

não vejo motivos para provocações!

acho ótimo que a turma do sudeste poste bastante!

 

veranicos em agosto:

 

veranicos:

1912-junho 5 dias

1922-maio- 4 dias

1922-julho- 7 dias

1926- junho 7 dias

1927- maio 7 dias

1931- agosto 5 dias

1935 - maio 5 dias

1939- agosto 5 dias

1946 - agosto 4 dias

agosto de 1931 - 33,3 °C

 

se quiserem mover para outro contexto, são dados históricos antigos mas que provam que SEMPRE foi assim. Se quebra o recorde de anos ou séculos, é um desvio padrão, isso mesmo, desvio padrão. Tem que ser considerado: Mas, um dia só com temperatura absurda é fator para dizer que isso é aquecimento global ou outra coisa??????

 

Agora, imaginem o desespero da turma, se existisse o BAZ , em 1922, 7 dias de veranico em julho, 4 em amio. o pessoal teria se suicidado!!! :laugh:

 

Chuva e chuva em Porto Alegre!

 

Hoje, está civilizado para um agosto!

 

Gamboa,

Baziano que tive a honra de conhecer pessoalmente! Cara muito gente fina...

Amigo, se me permite dar um "pitaco", sem entrar em polêmicas, eu concordo que os calorões até aconteciam no passado. Isso é provado. No entanto, se tinha, de um modo geral, bem mais frio e o inverno era mais definido sim. Não havia a dificuldade que se tem hoje das massas de ar frio chegarem até nós, e quando chegam são na maioria das vezes fracas e rápidas.

Ano passado tivemos bastante frio, mas não podemos analisar o todo por um ano somente...

Bom, essa é minha opinião. Desculpa alguma coisa.

Abraços e um bom dia!

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias, sem comentários.

 

O BAZ está um saco com essas tuas ideias. Tu exalta malas em detrimento de boas análises.

 

E assim vamos indo nessa toada...belo trabalho!

 

Quando tu voltar para si mesmo vai entender o motivo da decadência..

 

OK...então vamos focar no frio e não na meteorologia...sem problemas , vamos esperar uma nova bomba polar....alguma em vista..?

 

Não disse em nenhum momento que não devamos focar em meteorologia.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, o problema é enfiar na cabeça do povo que isso pode e quase todo o ano ocorre no inverno sul brasileiro: dias quentes intercalados com dias frios.

 

Me admira o Carlos Dias falar com espanto destas temperaturas como se o calor nunca tivesse ocorrido em JJA durante esses 13 anos de fórum..

 

com todo o respeito que tenho pelo Carlão, é fato corriqueiro aqui no sul.

Carlos, tu tens muita estatísticas para provar o que digo. ou não?

Acho que foi só para apimentar uma discussão. conheço o Carlos!

 

A chuva vai ser vapt e zupt!

 

já está parando!

 

a somar previu 9mm!

 

 

abraços esgualepados!

Link to comment
Share on other sites

Nada haver essa discussão

No final das contas nem sudeste e nem sul do Brasil faz frio

Frio mesmo no hemisfério sul, só nas cordilheiras dos Andes e na Patagônia

O Brasil é quente e o Centro Sul depende de alguns puns polares para sentir frio, senão é calor que estamos sentindo

:rtfm:

Link to comment
Share on other sites

REPETINDO,

 

Éric Veríssimo tem uma excelente definição para veranico

 

 

 

MÉDIAS JULHO - 2014 :

 

05,6 - PNI POSTO MARCÃO MG (PWS)

 

Um marco na história do BAZ! Pela primeira vez vejo um local com temperatura média na casa dos 5

graus. Um espetáculo.

 

============================================

 

Algumas ideias sobre PNI 1 e 2,

 

Partindo das considerações acima,

 

http://www.aerospaceweb.org/design/scripts/atmosphere/

 

Utilizando o atmospheric calculator acima AQUI

 

Não é complicado estimar que Massena está na cota de 738 mb e Marcão em 751 mb.

 

E também não é díficil aceitar que há muita turbulência na região com essa consideração assumo sem medo erros grosseiros que a temperatura média no Posto Marcão é muito próxima da temperatura de 700 mb.

 

Como mostra o gráfico abaixo

 

Antes

 

A média para [1948/2013]

 

mai=6,1403ºC

jun=5,4476ºC

jul=4,7022ºC

 

O gráfico mostra um brutal aquecimento na região condizente com as taxas altíssimas observadas em todo sudeste. Nota-se aqui não podemos atribuir aquecimento antropogênico como ilha de calor urbano ao PNI.

 

Se eu me atentar ao período 99/2013 tenho a média de 5,8ºC

 

* MENOR MÉDIA MENSAL = 1,77ºC = 1,8ºC julho de 1956.....aqui fatalmente a média das mínimas foi negativa.

 

** MAIOR MÉDIA MENSAL = 7,15ºC julho de 1978.

 

33pg1dy.png

 

============================================

 

Sendo assim testar essa modelagem simples para agosto de 2014.

 

Média de agosto,

 

5,3ºC

 

desvio padrão de agosto 1,1ºC

 

*Maior média de agosto 8,37 = 8,4ºC agosto de 2007.

 

** Menor média de agosto 2,87 = 2,9ºC agosto de 1956

 

i5c84y.png

 

 

valores no período 48/13 em 700 mb.

1948 3,570007

1949 4,020004

1950 3,210007

1951 3,510002

1952 4,870003

1953 5,160004

1954 3,770004

1955 3,540001

1956 2,870003

1957 5,520004

1958 5,100006

1959 6,130005

1960 4,670006

1961 5,690002

1962 3,420006

1963 5,560005

1964 4,200005

1965 3,900002

1966 4,040001

1967 5,150002

1968 4,190002

1969 5,330002

1970 5,200005

1971 4,100006

1972 6,380005

1973 6,490005

1974 5,490005

1975 6,080002

1976 4,610001

1977 6,060005

1978 4,730003

1979 6,090004

1980 5,310005

1981 5,430008

1982 5,350006

1983 5,090004

1984 4,680008

1985 6,200005

1986 5,370003

1987 5,420006

1988 6,300003

1989 5,140007

1990 4,270004

1991 4,330002

1992 4,160004

1993 5,130005

1994 6,520004

1995 7,440003

1996 6,080002

1997 6,570008

1998 6,090004

1999 5,000008

2000 5,230003

2001 6,220001

2002 5,610001

2003 5,350006

2004 6,030006

2005 6,390007

2006 6,580002

2007 8,370003

2008 6,070007

2009 5,080002

2010 7,260002

2011 6,940002

2012 6,010003

2013 6,210007

Link to comment
Share on other sites

João Nicolau

 

No entanto, se tinha, de um modo geral, bem mais frio e o inverno era mais definido sim. Não havia a dificuldade que se tem hoje das massas de ar frio chegarem até nós, e quando chegam são na maioria das vezes fracas e rápidas.

 

João, depende de qual década pegarmos. Houve as que nada de frio tiveram. Tal como ocorreu na década 10, atual. anos xoxos. sempre existiram. Claro, houve uma série de coisas que devemos enfocar: urbanização, principalmente e o fato de muitas estações, hoje, já estarem em áreas com asfalto e edificações próximas. Ou isso não altera o todo? altera sim. De um modo geral, tá tudo igual! Houve um aquecimento, sim, que teve o pico e já foi. Estamos enveredando a uma reta de normalidade, quiçá, até de resfriamento. como diria o Rolando Lero( e já tô velho e ninguém se lembram desse personagem...): Há controvérsias! :laugh:

 

 

Carlos, conseguiste puxar a turma do sul, novamente! :clapping: :mail:

 

valeu o esforço e o pitaco apimentado !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.