Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Divisa Chapecó-Erechim

:shok: :shok:

 

Cruzes!! Quantos metros dá isso?

 

30, mas somente 10 da enchente. Os outros 20 são da represa de Foz do Chapecó.

http://www.jornaldegramado.com.br/_conteudo/2014/06/noticias/rio_grande_do_sul/58185-veja-como-era-e-como-esta-a-travessia-entre-sc-e-rs-afetada-pela-cheia-do-rio-uruguai.html

Link to comment
Share on other sites

sinceramente: 2009 sumiu de minha cabeça. tenho que buscar dados e mais dados. Há anos que desaparecem da memória; outros, ficam obsessivos, como 2000-96-94-2013(ah!...2013!!!).

O Caio colocou - e muito bem posts pré-neve 2013.

Não há um super El Nino. Mas, o estrago de cheias tá feito. Basta ter bloqueios firmes e isso se repete.

 

Cai água aqui.

 

tempo murrunhento. bom pra vampiro e família Adams!

Link to comment
Share on other sites

17:00HS

 

17,0 - Riacho Grande SBC

 

26,0 - São Paulo SP

 

http://www.ecovias.com.br/Content/Cameras/Imigrantes-Km32/Camera4-2014-6-27-17h-16m.jpg

 

Enquanto aqui na zona leste de Sampa também temos ainda um fim de tarde com temperaturas altas que variam de 24 a 26 graus nas estações do CGE próximas daqui do Tatuapé! Mas acredito que a situação deva ir mudando depois!

Link to comment
Share on other sites

Como sou adepto da teoria de que se está faltando em algum lugar vai sobrar depois, se o bloqueio resolver "subir" e estacionar no sul de Minas/norte de SP em julho (que é onde está faltando chuva faz tempo), preparem-se: vai ser um festival de polares tomando conta do sul do Brasil (e a alegria do Alckmin ao encher os reservatórios).

 

Se isso acontecer vai ser muito bom, visto que maio fechou abaixo de média no Mirante do Santana e junho fechará ainda mais abaixo (por enquanto o acumulado está em 9,7 mm, sendo que a média é de 51 mm).

 

Esse bloqueio ficando mais ao norte, acredito eu que julho de 2014 poderá ser parecido com o de 2009, onde as FFs ficavam bloqueadas aqui e assim traziam acumulados altíssimos de chuva. O problema acaba ficando pra MG, ES e até mesmo RJ já que esses estados acabam sentindo mais a pré frontal por mais tempo.

Link to comment
Share on other sites

sinceramente: 2009 sumiu de minha cabeça. tenho que buscar dados e mais dados. Há anos que desaparecem da memória; outros, ficam obsessivos, como 2000-96-94-2013(ah!...2013!!!).

O Caio colocou - e muito bem posts pré-neve 2013.

Não há um super El Nino. Mas, o estrago de cheias tá feito. Basta ter bloqueios firmes e isso se repete.

 

Cai água aqui.

 

tempo murrunhento. bom pra vampiro e família Adams!

Sofro do mesmo mal.

 

Lembro bem de 84/85/90/92/93/94/99/00/09/13..

 

Os outros eu preciso sempre pegar minhas anotações pra relembrar.

 

Dp de um tempo eskeço novamente.

 

Aki tbm dias sempre iguais. Diferente daí mas iguais na falta de mudanças.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos.

Não tenho do que reclamar, os últimos dias tem sido bastante agradáveis!

23/06: 14.0/23.0C sol

24/06: 12.5/25.0C sol

25/06: 10.9/26.1C sol

26/06: 11.6/25.6C sol

27/06: 11.5/26.9C sol (hoje não dava pra ficar sob o sol, estava queimando...rs.)

 

Obs: quando me lembro do que passei entre Outubro e Março, agradeço a Deus esses dias de Junho! :heart:

Agora tenho céu claro e 21.6C

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

17:00HS

 

17,0 - Riacho Grande SBC

 

26,0 - São Paulo SP

 

http://www.ecovias.com.br/Content/Cameras/Imigrantes-Km32/Camera4-2014-6-27-17h-16m.jpg

Com céu encoberto no litoral: normal. :mosking:

 

São as nuvens stratus que tocam o solo no planalto.

 

Isso mesmo: nevoeiro nada mais é que nuvens stratus tocando o solo.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2014 - Máximas Absolutas:

 

Muito interessante. É a outra face da moeda.... :good2:

 

Caio, fantástica a tua refrescada de memória.

 

É o BAZ de antigamente voltando aos poucos.. :hi:

 

 

Combinei com o Alessandro a alteração da estação. Domingo, pois sábado teremos chuvas..

 

:rtfm:

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

vai ser um festival de polares tomando conta do sul do Brasil (e a alegria do Alckmin ao encher os reservatórios).

 

Cara, você por um acaso teve este pensamento que horas ?? Hoje pelas oito da manhã eu pensei em postar isso mas acabei me enrolando por aqui.

 

O dia que estacionar por aqui Alckmin e Sabesp terão um alivio sobre a irresponsabilidade dos dois com os problemas da Cantareira.

 

Eis aí o Clima Tropical (Semi úmido ou de Altitude) que impera de SP para cima. Do PR para baixo é Subtropical. O que os distinguem também é a distribuição da chuva ao longo do ano. Ao que parece, a estiagem no Sudeste não será amenizada. Aqui, até domingo, complicado...

 

Em alguma baixada da PG, ops, não tem baixada, não posso discutir este assunto. :negative:

 

A baixada do clube Tumiaru, em SV, que tal?

 

:laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ano passado fins de junho, dia 29 aqui no BAZ:

 

por João Tur » Sáb Jun 29, 2013 7:52 pm

 

Rafael D escreveu:

Mais algumas rodadas e dá pra dizer: "Aqui JAZ Inverno 2013". Preparando a camiseta de manga curta pro próximo final de semana.

Isso que sou um privilegiado em termos de frio, fico imaginando para os amigos mais ao norte.

 

Estou dizendo há tempo, meu amigo, este inverno vai ser UMA PIADA... Um inverno que não tem nenhuma bomba polar à vista passa desapercebido... Aqui em Porto Alegre a mínima absoluta de junho foi uma piada! Há tempos que não vejo um junho tão xoxo. Abraços!

 

Mas aí o Vinicius deu uma boa dica:

 

por Vinicius Lucyrio » Sáb Jun 29, 2013 9:33 pm

 

Para os sem esperança, atenham-se a alguns anos: 2000, 1994*, 1975, 1972, 1965, 1957, 1955, 1943, 1936 e 1926. Todos estes anos tiveram (pelo menos do Paraná para cima) maio e junho xoxos. Mas todos eles, sem exceção (e fui anotando sem me lembrar dos eventos históricos) tiveram eventos históricos de frio. Fica a dica

 

* Onda de frio no fim de junho. Antes, o mês estava de normal a quente.

 

 

E aí o Marcos citou uma mensagem Mãe Dinah do Tassio que merecia o prêmio pela melhor previsão do ano com base no padrão americano. Na mosca!

 

por Marcos » Sáb Jun 29, 2013 9:42 pm

 

Tassio Amaral escreveu:

Bom, se continuarmos a levar em consideração esse padrão USA como um dos determinantes teremos em inicio de julho xoxo porém ums segunda quinzena excelente, um agosto excepcional e um setembro e até outubro bem abaixo da média... A partir do meio de janeiro 2013 em diante os EUA experimentaram fortes ondas de frio, como a de 13/01, a de 23/01 e a de 04/02 entre outras. Esta última de janeiro inclusive permitiu q dois terços do pais ficassem abaixo de zero e gerou alerta de neve até pro norte da Flórida. Nevascas fora de época em março e abril graram recordes para o mês. Tudo isso sendo analisado com o q os modelos vem sugerindo e a queda do AAO e q a resposta dessa queda só deve ser sentida em 10 ou 15 dias, me leva a pensar q existe sim uma relação e q o padrão USA nos reservará grandes e agradáveis surpresas... Coisas boas irão acontecer... Por isso não vamos jogar a toalha pois nada está perdido, aliás, só começou...

Abs...

 

Concordo contigo. Não sei se será excelente a segunda metade de julho e agosto, mas pelo padrão americano e a queda da AAO podemos esperar coisas muito boas por aí. Ainda espero novidades desse 2013, que tem sido bom no Sul à exceção da falta de frio decente. Houve anos como 1994 e 2000, que tiveram frio tardio e reservaram grandes surpresas. As coisas ainda estão em aberto.

 

Hoje o tempo ficou mais ou menos e depois abriu no final da tarde. Acumulei 14,8 mm de ontem de noite até início da madrugada. Tive máxima de 19,7°. Agora tenho a mínoma do dia com 14,1° e 86%. Muitas nuvens.

 

Abraços otimistas, apesar se tudo!

 

Muito interessante!

 

Kkk... até me senti honrado agora com esse "relembrar é viver" que vc encontrou nos baús do BAZ do ano passado... mas não teria acertado na mosca o "futuro" do inverno 2013 se não fosse pela teoria do padrão USA levantada e defendia pelo Sr Coutinho e que esse sim tem acertado em cheio...

Bom, mas vou tentar de novo... :mosking: :mosking:

 

Levando em consideração trê fatores não podemos dizer que este inverno está perdido, apesar de estarmos praticamente sob influência de El Ninõ este ano e em 2013 estávamos sob período neutro...

 

Os três:

*Padrão USA: o dezembro 2013 nos EUA não foi tão intenso quanto os meses seguintes mas houveram bons períodos de frio e em contrapartida estamos tendo um junho, que apesar de xoxo e sem graça de uma forma geral, teve dois períodos até o momento mais intensamente frios, um no início do mês um pouco mais abrangente e outro por último agora mais intenso porém mais restrito ao sul em especial ao RS... Existem três datas que consideraria de frio intenso e severo nos EUA: 06/07 de janeiro, 22 de janeiro e 12/13 de fevereiro... esses episódios foram marcados por recordes de baixas temperaturas e nevascas com grande acumulados... diante disso, ao observar o modelo CFS em sua previsão de longo prazo, apesar de não ser de alta confiabilidade previsões muito estendidas, o mesmo capta incursões de ar frio de bom potencial e uma das datas para a entrada de uma alta polar ao continente seria justamente o dia 22/23 de julho (vide 22/01 nos EUA);

*Anomalias previstas pelo CFS: O então modelo rodada após rodada vem mostrando que teremos boas chances de termos novamente um agosto muito bom, talvez e provavelmente não como agosto 2013 mas mesmo assim algo muito interessante... o mesmo mostra também anomalias em julho próximas da do mês de junho... CFS tem acertado em cheio as anomalias de junho e apesar de mostrar um julho que poderíamos visualizar com também perdido, poderíamos talvez analisá-lo como possivelmente mais extremado... poderemos ter ótimos períodos intercalado de outros ruins.... o modelo aponta para anomalias negativas no centro do continente o que no leva a pensar em maior intensidade de incursões polares de caráter continental e estas dificilmente passariam pelo continente sem deixar sua "marca" em território brasileiro...;

*Queda do AAO: o gráfico postado por você mesmo Caio indica uma tendência provável à queda do índice e como seus efeito geralmente são percebido por volta de 15 a 20 dias depois, bateria em cheio ou muito próximo da data 20 a 22 de julho (vide 22/01 nos EUA), data esta apontada por alguns modelos de longo prazo para a entrada de algo forte e potencialmente frio no conesul...

 

São apenas hipóteses mas tudo me leva a crer que as coisas estão se alinhando para isso... provavelmente não teremos um inverno tão bom quanto 2013 mas poderemos ter períodos excepcionais neste ano e por isso tudo creio totalmente que esse inverno não está perdido... a muita água por passar debaixo da ponte...

E pra começar as fortes emoções o modelo europeu no final de sua grade mostra algo muito intenso por volta do dia 06/07 de julho (vide 07/01 nos EUA)... Uma alta continental com incrível pressão de 1040HPA quase sobre o NORTE da argentina e com excelente potencial em altura. :clapping: se isso tudo é coincidência eu não sei (até por que não acredito em coincidências), mas que vem algo grande ai... ahhh isso vem...

Espero acertar de novo :clapping: :mosking: :good2:

 

Veremossss...

 

Abs...

Link to comment
Share on other sites

Baixa fria traz ar gelado totalmente fora do padrão! Domingo entra com mais força no RS e começa a subir pelo interior da região sul! Na metade sul e leste do RS já ocorre rápido aquecimento na terça-feira, enquanto que o centro de SC e o PR ainda terão um bom frio! Típico cenário de nevadas amplas caso a baixa fosse mais profunda e com maior suporte de ar frio. Na prática, ela é apenas moderada! Se fosse forte o "estrago" seria imenso!!!

Link to comment
Share on other sites

vai ser um festival de polares tomando conta do sul do Brasil (e a alegria do Alckmin ao encher os reservatórios).

 

Cara, você por um acaso teve este pensamento que horas ?? Hoje pelas oito da manhã eu pensei em postar isso mas acabei me enrolando por aqui.

 

O dia que estacionar por aqui Alckmin e Sabesp terão um alivio sobre a irresponsabilidade dos dois com os problemas da Cantareira.

 

Na verdade esse pensamento eu tenho sempre que o inverno demora a dar as caras pra valer (pelo menos por aqui). Mas hoje ele voltou com força quando saí passear com o cachorro de manhã e percebi que nem parece inverno em Curitiba...

Link to comment
Share on other sites

Neve neste episódio já chegou a amarelar o sinal, mas de umas rodadas para cá os modelos convergem por algo bem distante. Não será agora.

 

O Tassio pode mais uma vez pode ser a Mãe Dinah! Vejo os modelos começando a indicar algo forte por volta do dia 7, como o Europeu e o Japonês. CFS, Global e ETA também começam a sinalizar algo bem continental. Outras sinalizações do CFS indicam outra forte onda de ar frio no final do mês, veremos a tendência.

 

Por ora a chuva foi muito forte no meio-oeste, mas felizmente os modelos erraram para a Gde. Florianópolis e o Vale do Itajaí, o que é um alívio. Mas parece que o pior já passou, e o Planalto Norte foi poupado de mais outra tragédia.

 

Uma semana de gangorra a frente, com frio no início e umidade de calor no final, para quem sabe formar o ciclone extratropical que vai trazer a primeira grande bomba do ano.

Link to comment
Share on other sites

Linha de instabilidade atuando no PR. Rajadas de até 80 km/h registradas em Pinhão.

11550.png

 

A extremidade dessa linha passou por aqui, gerando apenas um chuvisqueiro rápido. O céu está com poucas nuvens, mas me parece que o ar frio já está ingressando primeiro pelo noroeste e parte do oeste do PR. O vento sopra de SO fraco e constante. A máxima que chegou a 29,1ºC na minha estação caiu agora a 18,7ºC. Foi um pré-frontal clássico, com variação de nuvens e vento norte quente e seco.

Link to comment
Share on other sites

OITAVA mínima sub-10 do ano, kkkkkkkkk! Fez 09,9ºC na minha estação. Para os padrões do nosso

inverno ameno, até que é uma boa. Julho tende a ser no mesmo nível que Junho, vamos ver...

 

O bloqueio da FF chegou pra estragar sua festa. :sad:

 

A única coisa que vai prestar é um aumento de umidade.

 

Aquele inverno de alguns anos atrás que tivemos uma sequência de dias com temperaturas abaixo dos 10 nessa época fica só na memória.

Link to comment
Share on other sites

Em Lages 13,7C, chove moderadamente, vento de 5/10km/h, com rajadas de 30/40 Km/h.

Ainda preocupante a possibilidade enchente no vale (sábado /domingo), projeção de muita chuva hoje e sábado.

Oeste e meio oeste várias cidades em estado de emergência. Joaçaba poderá chegar a 11m ( Enchente 83 foi 12,4m).

Alerta do nível em Rio do sul, poderá chegar 8/9m até amanhã, no baixo vale chove pouco ou nada por enquanto, mas deve chover muito esta noite, nível poderá chegar a 6/7m até amanhã cedo e 8m durante sábado.

O tempo tem uma melhora do domingo à terça e poderá ficar chuvoso novamente na próxima semana, e novamente risco de cheias.

Domingo/ segunda chance de chuva congelada/neve acima 1500/1600m no planalto sul.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.