Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil/América do Sul - Agosto 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Em São Paulo... Tudo calmo, tudo lindo e um tanto monotomo.

 

Mirante deu mínima 14,6C e máxima de 26,1 hoje.

 

Junho tem tudo para fechar por lá, com temperaturas de 1,5 a 2,5C acima da média.

 

Em termos de chuva, Junho de 2014, tem acumulados até agora 9,7mm. Se terminar o mês assim (e tem boa chance de acabar assim), esse Junho seria o mais seco em 12 anos, quando em 2002, a média de chuva ficou em irrisórios 1,2mm.

Link to comment
Share on other sites

Tanto Mbar como GFS seguem firmes insistindo: o Mbar acumula o máximo no norte do RS, o GFS no centro-norte de SC. Ambos na casa dos 400mm, o que é absurdo.

 

O GFS foi melhor no último episódio de chuva entre SC e PR e está mais próximo do Europeu. Tudo indica que vai dar bem no centro de SC com alto risco de a Grande Florianópolis ser atingida em cheio.

 

Entre o sul do PR e o norte do RS o alerta é vermelho. Todas essas áreas estão sujeitas a volumes extraordinários.

Link to comment
Share on other sites

O modelo Cosmo 7 km X 7 km de 12 UTC, indica de 200 a 300 milímetros nas cidades do norte,noroeste gaúcho perto da divisa com Santa Catarina até a madrugada de sexta, e também de 200 a 300 milímetros na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande avançando até Lages e chegando a Bom Jardim da Serra até a noite de sexta feira.

Aquele rio que divide Santa Catarina do Rio Grande que deságua no rio Uruguai é capaz de subir mais de dez metros, até a sexta.

Os últimos eventos ocorridos em parte do sul, bem como os q estão em andamento, me fizeram lembrar do terrível inverno/1983, como alguns amigos já mencionaram.

No Paraná já temos acumulados q superam os 500 mm em algumas localidades, somente neste junho/2014.

 

Em julho/1983, Palmas registrou absurdos 800 mm.

Na mesma ocasião, Entre Rios [Guarapuava] teve um acumulado de. 655,0 mm. Dois meses antes [maio/1983] o total pluviométrico no ex-distrito de Guarapuava havia chegado à 505,0 mm.

 

Ainda no inverno de 1983, Chapecó, no oeste catarinense registrou os seguintes volumes, em 4 grandes eventos chuvosos:

 

12-14/06: 104,0 mm

23-24/06: 81,0 mm

05-17/07: 481,4 mm

24/7-01/08: 211,5 mm

 

Nesta ocasião, diversas localidades dos estados de SC e do Paraná foram atingidas por volumes impressionantes de precipitação, porém pouca coisa pode ser encontrada à respeito no BDM do Inmet.

 

Irati, na região centro-sul paranaense, 4 eventos e os seguintes valores acumulados:

 

09-12/06: 79,3 mm

24-29/06: 107,1 mm

06-13/07: 364,5 mm

26-28/07: 87,6 mm

 

 

(acompanhando os eventos atuais..)

 

Abraço

 

******

 

Céu encoberto e 16°C em Piracity

Link to comment
Share on other sites

As autoridades insistem em se preocupar com o oeste e Sul de SC, e nem tão dando muita bola pro Vale do Itajaí e Planalto Norte. A população não vai ser avisada corretamente, e aí chega em 12 metros e pega todos de surpresa... Não acho erro, até deixaram o estado todo em atenção, ainda mais pela tamanha divergência entre os modelos. Mas há de de analisar todas as possibilidades, assim como o Coutinho faz. Preocupante, afinal só o MBAR tá contra a chuvarada em minha região.

 

Calma, o quadro para o Oeste é pior. Está sendo indicado muita chuva por todos os modelos. E a Defesa Civil já vem emitindo alertas desde o começo da semana para cá. E convenhamos avisos não faltam, o que falta é boa vontade da população em trabalhar com precaução. 9 metros demora um muito para subir, 12 então...

Link to comment
Share on other sites

Pode não ter os mesmos registros de chuva, mas é mais úmido!!! Por exemplo, agora sob esses bloqueios e o aquecimento do Pacífico é inevitável essas chuvaradas e esse clima Londres generalizados. Mas sob La niña, é grande a diferença entre o Nordeste de SC e o Interior do RS. As Frentes são fracas , escassas e o ar seco domina(meses com 0/10 mm de chuva ocorrem).

 

Este dias atrás estava conversando com um fornecedor do Oeste catarinense e ele estava reclamando da chuva e do tempo aqui. E se perguntar pra ele onde chove mais, provavelmente ele falará aqui, mesmo no Oeste chovendo muito mais. Os dias estão bem Garuvenses neste Junho. UR altíssima no começo do menino.

Link to comment
Share on other sites

Meses + frios de 2007 pra cá :

 

06,2 - Julho 09 - Morro da Igreja

06,5 - Julho 07 - Morro da Igreja

06,5 - Junho 09 - Morro da Igreja

06,6 - Junho 11 - Urupema SC

06,7 - Junho 14 - PNI / Posto Marcão

06,7 - Julho 13 - PNI / Posto Marcão

06,7 - Setembro 08 - Morro da Igreja

06,8 - Julho 12 - Morro da Igreja

06,9 - Junho 11 - Morro da Igreja

 

Fantástica essa média de Urupema. Imagina que interessante se tivéssemos esta estatística já uns 500 anos.

Link to comment
Share on other sites

Meses + frios de 2007 pra cá :

 

06,2 - Julho 09 - Morro da Igreja

06,5 - Julho 07 - Morro da Igreja

06,5 - Junho 09 - Morro da Igreja

06,6 - Junho 11 - Urupema SC

06,7 - Junho 14 - PNI / Posto Marcão

06,7 - Julho 13 - PNI / Posto Marcão

06,7 - Setembro 08 - Morro da Igreja

06,8 - Julho 12 - Morro da Igreja

06,9 - Junho 11 - Morro da Igreja

 

Fantástica essa média de Urupema. Imagina que interessante se tivéssemos esta estatística já uns 500 anos.

 

Põe fantástico nisso!!

Quanto teria sido a média de Urupema em Junho de 1963, quando São Joaquim teve média de 5.8C no Inmet??:good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bom saber, que a Defesa Civil de SC/PR está levando a sério o quadro...

 

Em União da Vitória vai ser uma tragédia essa chuvarada!! Essa semana ainda tinha bairros da cidade que água não baixou desde a ultima enchente!

 

Tenso...

 

Sds.

 

Sim, ainda tem lugares do PR e SC que o nível do rio está elevado (transbordado). E infelizmente deve continuar.

 

Penso que a defesa civil SC está em alerta e alertando, mas não tem muito o que fazer com 200/300mm, e a indecisão entre norte/sul leste/oeste.

 

p.s. no aviso de hoje de manhã não mencionavam o vale do Itajaí e o planalto norte.

Link to comment
Share on other sites

Um dia perfeito para demonstrar a péssima localização da estação automática do Inmet em CDJ.

 

Em um dia de inverno amanhecendo com céu limpo, Taubaté com seus 570 metros de altitude tem uma temperatura de 9,6°C. Já Campos do Jordão com seus quase 1700 metros tem 7°C . :punish: :negative:

 

Em casa, a mínima ficou em 5,3°C

 

Na baixadinha do João, 2,6 °C.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã de inverno e frio seco,céu azul, temperaturas na Zona da Mata de Minas caíram bem novamente.

 

Carlos Campos tenho um recorte da revista Veja, descrevendo o desenrolar da enchente em Blumenau em julho de 1983, o morador descreve, o rio está na cota de 13 metros no dia X, com essa chuva da tarde,noite, madrugada e manhã, mais 300 milímetros caíram em Blumenau.Não tenho certeza, mas o rio em Blumenau chegou na cota de 15 metros.

 

Na extinta revista Manchete do grupo Bloch,tinha uma reportagem das chuvas no sul do Brasil em julho de 1983, o que fiquei surpreso foi com a chuva acumulada de 400 milímetros em 24 horas na cidade de Campo Belo do Sul-SC faz divisa com o Rio Grande do Sul.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Nada de interessante nos próximos 10 dias aqui pra Goiânia. Considerando que Maio e Junho já foram pro beleléu e agosto raramente faz frio, caminhamos pra um dos piores invernos dentre os piores invernos. O El Nino fazendo jus a invernos quentes por aqui e chuvarada no sul.

:cray: :cray: :cray:

 

 

Com certeza, especialmente se a AAO não ajuda e o Atlântico continua aquecido. Nino 1+2 com tudo!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA uma nhaca. Estamos no centro da baixa, onde não chove e é úmido e sem vento.

 

El-niño Rules.

 

Nino 1 + 2 Rules (Mafili pira).

 

Aqui na borda da baixa é pior ainda!!! É uma chuva que só serve pra as pessoas se molharem e nem sequer acumula.

 

É horrível, simplesmente parece que o dia só tem 6/7 horas. Isso porque parece que só amanhece realmente as 10 horas devido a pouca luz e que já anoitece as 16:30.

 

Rules coisa nenhuma.

Não apresenta significado estatisticamente relevante para o eixo Curitiba/São Paulo.

Apenas lenda.....

 

E certas lendas são leituras interessante;

 

A Teiniaguá, é uma Princesa Moura, transformada em lagartixa pelo Diabo Vermelho dos índios, Anhangá-Pitã. Séculos atrás, quando caiu o último reduto árabe na Espanha, veio fugida e transfigurada em uma velha; para que não fosse reconhecida e aprisionada.

 

Corpo de lagartixa (ou salamandra), encontra-se no lugar de sua cabeça uma pedra preciosa cintilante, cor de rubi, que fascina os homens e os atrai, destinada a viver em uma lagoa no Cerro do Jarau.

 

Mas um dia o sacristão da igreja da aldeia próxima, assolado pelo calor, foi até a lagoa refrescar-se. Ao se aproximar percebeu que a lagoa fervia e na sua frente a Teiniaguá surgiu, rapidamente ele a agarrou, a aprisionou em uma guampa, e foi para seus aposentos atrás da igreja. Durante a noite, ao abrir a guampa, ocorre uma mágica, ela volta a ser mulher e lhe pede vinho. Sabendo que o único vinho que podia oferecer era o do padre, não hesitou em buscá-lo. Todas as noites o fato se repetia, e os padres começaram a desconfiar; uma noite entraram no quarto do sacristão, a Teiniaguá, rapidamente se transformou em lagartixa e fugiu para as barrancas do Uruguai, ele foi preso.

 

O sacristão foi condenado a morte, e no dia da aplicação da sentença, sua amada sentiu um mau pressentimento e voltou à aldeia para resgatá-lo. Utilizando magia, o encontrou e nesse momento houve um grande estrondo, que produziu fogo e fumaça e tudo afundou.

 

Ficaram confinados após isso, em uma caverna profunda, chamada de Salamanca do Jarau. De onde só sairiam quando surgisse algém capaz de cumprir as sete provas: as espadas ocultas na sombra, a arremetida de jaguares e pumas furiosos, a dança dos esqueletos, o jogo das línguas de fogo e das águas ferventes, a ameaça da boicininga amaldiçoada (única que não está presente na literatura épica, é um proveitamento folclórico), o convite das donzelas cativas, o cerco dos anões.

 

Com os desafios superados, seria concedido ao valente vencedor um desejo, o qual, ele deveria depois renegar. Após duzentos anos, chega à furna um gaúcho chamado Blau, que conheceu a lenda através de sua avó charrua. Sem hesitar ele cumpriu as provas, pórem, não desejou nada. A princesa ficou triste, pois assim não conseguiriam, ela e seu amado sacristão, libertarem-se do encanto. Quando o gaúcho montava em seu cavalo para ir embora, o sacristão lhe deu uma moeda de ouro, como lembrança de sua estada; sem poder recusar, colocou a moeda no bolso e foi embora.

 

Alguns dias depois ficou sabendo que um amigo seu desistira de ser criador de gado, lembrou da moeda e foi comprar um boi, mas ao retirá-la para pagar foram surgindo novas moedas e ele conseguiu comprar todos. Admirado com a riqueza de Blau, o amigo espalhou a notícia, e todos ficaram espantados com ela. Acreditando que ele havia feito um pacto com o demônio, ninguém mais quis lhe vender nem comprar nada. Sentindo saudade da vida de antes, voltou à gruta para devolver a moeda mágica. Chegando lá, contou a história ao sacristão e lhe devolveu a moeda. Ao colocá-la em sua mão, o feitiço foi quebrado com uma grande explosão. Da furna saíram os dois condenados, transformados em um belo casal de jovens. Casaram-se e trouxeram a descendência indigeno-ibérica aos povoados do Rio Grande do Sul.

wiki

Link to comment
Share on other sites

Ao longo da noite de ontem e madrugada de hj a área principal da instabilidade rumou para o noroeste gaúcho, onde algumas localidades já apresentavam acumulados pluviométricos expressivos.

No Paraná a chuva deu uma pekena trégua, mas deve retornar com força à partir de amanhã em boa parte da metade sul do Estado.

rs4Kira10-1.jpg.24be8cb8ba20466b179b2a5ed869c03c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Agumas mínimas - 26/06:

 

-01,4 - PNI / Posto Marcão

02,6 - Campos do Jordão SP / Vl Inglesa

03,1 - Maria da Fé MG / Lage

04,9 - Monte Verde MG

05,0 - Poços de Caldas MG

09,1 - PNI / Morro Massena

 

11,5 - São Joaquim SC / Inmet

11,8 - Urupema SC

12,8 - Santana do Livramento RS / PWS

13,1 - Bom Jesus RS / Ciram

13,6 - Vacaria RS / Ciram

13,7 - Bom Jardim da Serra SC

13,7 - São José dos Ausentes RS / Potreirinhos

14,7 - Farroupilha RS / Alencastro

15,2 - Canela RS / Castelinho

16,1 - Soledade RS / Pq Tuias

17,4 - Santa Rosa / PWS

Link to comment
Share on other sites

Mais uma manhã de inverno e frio seco,céu azul, temperaturas na Zona da Mata de Minas caíram bem novamente.

 

Carlos Campos tenho um recorte da revista Veja, descrevendo o desenrolar da enchente em Blumenau em julho de 1983, o morador descreve, o rio está na cota de 13 metros no dia X, com essa chuva da tarde,noite, madrugada e manhã, mais 300 milímetros caíram em Blumenau.Não tenho certeza, mas o rio em Blumenau chegou na cota de 15 metros.

 

Na extinta revista Manchete do grupo Bloch,tinha uma reportagem das chuvas no sul do Brasil em julho de 1983, o que fiquei surpreso foi com a chuva acumulada de 400 milímetros em 24 na cidade de Campo Belo do Sul-SC faz divisa com o Rio Grande do Sul.

Nani, creio q os eventos principais das chuvas no Sul em 1983 foram marcados pela sequência de grandes acumulados diários e não por recordes/24h.

Talvez em alguns locais situados entre as montanhas na área de Blumenau/Joinville os máximos/24h tenham superado os 200mm, mas ñ acredito na veracidade desses 400mm, citado na matéria da Manchete.

O q eu penso foi q o autor encontrou o número do volume total pluviométrico do principal evento (6-12/7) e entendeu se tratar do acumulado 24h.

Campo Belo do Sul fica próxima à Lages e tbm ñ mto distante de Campos Novos.

Nesta última, caíram 412,7mm entre os dias 6-12/7.

Em Lages, um pouco menos: 363,4mm no mesmo período, sendo:

 

06: 52,0 mm

07: 58,2 mm

08: 53,5 mm

09: 50,0 mm

10: 43,4 mm

11: 62,3 mm

12: 44,0 mm

 

No geral os acumulados em Chapecó, durante este evento foram um pouco mais elevados q o verificado em Campos Novos, mas ainda assim faltou cerca de uns 20mm pra atingir a marca dos 500mm.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia com show da velha MP por aqui !

 

PWS LAGE 3,1°C

 

INMET 6,1°C

 

Qto foi sua máxima ontem William..pq sua estação parou de reportar dados..

 

Carlos eu que tirei o servidor pra fazer uma manutençao nele pra ele não da pau :sarcastic:

 

Maximas ontem

 

PWS LAGE 23,7°C

 

INMET 21,7°C

 

PWS TOATOA 20,9°C

Link to comment
Share on other sites

sistema estacionário é o que teremos frequentemente nesse período.

o que pode salvar é a concentração de gelo da Antartida. o AAO tá todo positivo, o que determina essa murrinhagem por mais uns 15 dias. Creio que teremos um julho bastante perdito. Talvez, agosto salve esse inverno.

 

A preocupação maior é a enchente!

Link to comment
Share on other sites

Médias Parciais - Junho 2014:

 

06,7 - PNI Posto Marcão

07,7 - PNI Morro Massena

 

10,3 - Urupema SC

10,5 - São José dos Ausentes RS

10,7 - Campos do Jordão SP / Vl Inglesa

10,7 - São Joaquim SC / Inmet

10,8 - Bom Jardim da Serra SC

10,9 - Bom Jesus RS

 

11,1 - São Joaquim SC / Chapada Seca

11,2 - Campos do Jordão SP / Horto Florestal

11,4 - Santana do Livramento RS

11,5 - Painel SC

11,5 - São Joaquim SC / Bentinho

11,7 - São Joaquim SC / Boava

11,7 - São Joaquim SC / Chapada Bonita

11,7 - Vacaria RS

11,8 - Caxias do Sul RS

11,9 - Canguçu RS

 

12,0 - Pico do Couto RJ

12,0 - São Joaquim SC / Despraiado

12,1 - São Joaquim SC / Sta Isabel

12,6 - Campos do Jordão SP / Inmet

 

Soledade TOPO está com 12,7.....Tuias estimo em 12,2....pois sua média é cerca de 0,5 menor que o Inmet.

Eu reafirmo,as médias mascaram e escondem o frio extremo, não o revelam,e aí alguns usam com sutileza para enganar os incautos...Carlinhos, vc é um cara inteligente te dou dois exemplos:

Mínimas:

-Dia 19

Tuias -4,1º

Inmet 1,5º

Dia 20

Tuias -2,4º

Inmet 1,9º

Credo, quanta semelhança, parecem gêmeos univitelinos(idênticos)...no topinho geada fraca....nas Tuias dois dias de geada monstro...

Vejamos, por esta leitura, Caxias do Sul 11,7º....SJoaquim S Isabel 12,1º....Caxias muito mais fria....na leitura dos medianos ou "medianenses"ou pra soar mais bonito "medianitas"....eu sou um "minimista"...existem tmbm os "maximimistas", não confundir com machistas :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Eu reafirmo,as médias mascaram e escondem o frio extremo, não o revelam,e aí alguns usam com sutileza para enganar os incautos...Carlinhos, vc é um cara inteligente te dou dois exemplos:

Mínimas:

-Dia 19

Tuias -4,1º

Inmet 1,5º

Dia 20

Tuias -2,4º

Inmet 1,9º

Credo, quanta semelhança, parecem gêmeos univitelinos(idênticos)...no topinho geada fraca....nas Tuias dois dias de geada monstro...

Vejamos, por esta leitura, Caxias do Sul 11,7º....SJoaquim S Isabel 12,1º....Caxias muito mais fria....na leitura dos medianos ou "medianenses"ou pra soar mais bonito "medianitas"....eu sou um "minimista"...existem tmbm os "maximimistas", não confundir com machistas.......

 

Pelas barbas de São Nicolau [ São João Tur]

 

Atenção leitores incautos....ops.

 

Gostaria que apenas um dos usuários que fazem apenas a leitura do fórum e nunca postaram uma mensagem.

 

Aproveitem esta mensagem.....para uma mensagem....pequena

 

Aparentemente sou uma pessoa que usa de sutilezas para enganar os incautos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

PH, médias mascaram sim, mas este é apenas 1 dos parâmetros estudados aki.

 

Temos as tabelas de mínimas q colocam Tuias em melhor posição no ranking das mais mais.

 

Este ano ainda não tivemos um evento de grande porte q atingisse todo o Sul de forma abrangente.

 

Boas mínimas LOCALIZADAS, mas muitas cidades historicamente famosas pelo frio nem seker negativaram.

 

Veja: TOPOS..

 

Curitiba, Soledade e Palmas com mínimas absolutas em torno dos 2°C.

 

Geadas fracas nas 3.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o TOP *30* -MSG'S- 2014

 

01-CARLOS DIAS SP: 2308

02-CARLOS CAMPOS PR: 1975

03-WILLIAM MG: 1952

04-FELIPE F MG: 1718

05-MAFILI SP: 1490

06-RENAN MG: 1213

07-BRUNO RS: 1199

08-ARTUR CHIOVITTI SP: 1027

09-COUTINHO SC: 996

10-ZIEMANN RJ: 987

 

11-ALDO SANTOS SP: 935

12-DSOARES SC: 851

13-MELO SP: 823

14-MORETÃO SC: 803

15-ANDRE SHIMUTZ SC: 796

16-SERGIO MOREIRA SP: 784

17-HENRIQUEBH MG: 742

18-RODOLFO ALVES SP: 719

19-VITOR VM RS: 716

20-PAULO HENRIQUE RS: 676

 

21-DOUGLAS LIDNER SC: 659

22-DANIEL VELOSTER SP: 650

23-JEAN CARLO PR: 635

24-FROST SP: 545

25-CAIO CESAR SC: 508

26-VINICIUS LUCYRIO SP: 496

27-MAURICIO SWARTZ SC: 446

28-RICARDO AGUILERA RJ: 427

29-TROYANO SP: 405

30-HEDSGPA PR: 377

 

Sabe o que reparei....que temos 3 gauchos no Top *30*....simplesmente sumiram daqui...

 

Qual seria o motivo??

Link to comment
Share on other sites

PH, médias mascaram sim, mas este é apenas 1 dos parâmetros estudados aki.

 

Temos as tabelas de mínimas q colocam Tuias em melhor posição no ranking das mais mais.

 

Este ano ainda não tivemos um evento de grande porte q atingisse todo o Sul de forma abrangente.

 

Boas mínimas LOCALIZADAS, mas muitas cidades historicamente famosas pelo frio nem seker negativaram.

 

Veja: TOPOS..

 

Curitiba, Soledade e Palmas com mínimas absolutas em torno dos 2°C.

 

Geadas fracas nas 3.

Agora vc falou com propriedade.

E só pra encerrar o tema da minha cidade (senão depois reclamam de bairrismo) Carlos Pradarias.

O Tuias está como eu esperava ?

Sim e não...sim em função de si mesma....e não por causa da ausência de massas de ar polar extremas...contudo estatísticas demonstram que estes extremos podem ocorrer, em julho ou agosto....além de junho, claro...

Tuias pode se recuperar no ranking das mínimas?

Pode(tomara kkkkkkkkkk)....td vai depender de alguma grande alta polar...ou pode tmbm ficar no mesmo patamar...mas sou otimista, tem muito inverno pela frente... e o grande exemplo pra mim, final de julho de 2009....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.