Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Montanhas - Assuntos gerais


Mafili
 Share

Recommended Posts

Senhores,

 

Acho interessante ter mais um ponto de monitoramento no PNI, mas acho que não deve dar uma diferença muito grande em relação ao local atual da estação. Ficaria surpresa com grandes diferenças, então se for pra colocar que seja no local mais propício ao frio!

 

Luba, acho que dia 19 irrei com o Arthur lá....vamos fazer umas medições e inclusive fazer um video (youtube). Tem chance de ir..??

Link to comment
Share on other sites

P N I -22.373, -44.704 , Isso é Itamonte MG

 

Por estas coodernadas que estão no wundergorund a estação se encontra em Minas Gerais (Itamonte MG), 20m da Divisa do Rio.

 

Mas o console da estação está na casa que é Resende...

 

E agora..??

 

 

Carlão, se os dados são coletado do lado mineiro, tanto faz onde está o console...os dados sendo assim são de Itamonte.

 

Olha, fiz pesquisa por coordenadas, fotos tiradas do local, pesquisa de limites municipais e nao tem como, a estação está do lado mineiro, mas por poucos metros. fiz um mapa e usei o calculo de distancia do google. A estação está a exatos 12 metros em linha reta. Pelas fotos, claramente passa de 10 metros a distancia console-estação. E na verdade o console está localizado exatamente sobre a divisa.

 

wI9Chqm.jpg

 

O sensor está fora da casa marcando 0ºC e a estação está dentro do quarto, que marca 20ºC, pelo aquecedor.

 

Informo que registrei que temperatura? E onde?

 

Acho que não resta dúvida que o que vale é o sensor, esteja ONDE ele estiver....

Link to comment
Share on other sites

Nada como presenciar ao vivo o que acontece no PNI...conversei com a ex-secretária de turismo do RJ quando de minhas ultimas estadias, na Pousada Ribeirão do Ouro (baita pousada, de respeito!).

 

E ela me disse que teve atritos monumentais com o secretário de Turismo de Resende, justamente pela questão de se separar qual parte do PNI pertence a Minas, e qual pertence ao RJ. Na opinião dela, a divisa passa obliquamente quando se pega como referencia a estrada. A divisa cruza, mas dentro dos limites do parque, o qual não tem como limitação divisas de municípios. Abrimos uma carta do exercito com o mapa de Itamonte, o que ficou claro é que pelo mapa os sensores da estação estão em Itamonte.

 

Falando com o povo lá do posto Marcão, todos afirmam que por 200 metros dentro do parque (até o segundo estacionamento), a divisa é a estrada de acesso mesmo. Ou seja, novamente a estação estaria em Itamonte, e mais dentro de Itamonte ainda do que pelas divisas municipais oficiais cotadas pelo exército.

 

Ou seja, brigas que aconteceram pelo MI afora, aconteceram no PNI. A verdade é que todas as fontes que consultei colocaram a estação em Itamonte.

 

Mafili, tenho a resposta que procura! Sei quantos e quais sensores o console da Davis Pro aguenta!

 

Se eu fosse rico, comprava uma estação igual a do Inmet e botava lá no abrigo Rebouças! Aí sim ai ser RJ!

 

Desde o Pico dos Três Estados até a Pedra do Altar, a divisa corre pelo divisor de águas Paraná/Paraíba do Sul.

Alguém sabe em qual vertente foi instalada a estação?

Link to comment
Share on other sites

Nada como presenciar ao vivo o que acontece no PNI...conversei com a ex-secretária de turismo do RJ quando de minhas ultimas estadias, na Pousada Ribeirão do Ouro (baita pousada, de respeito!).

 

E ela me disse que teve atritos monumentais com o secretário de Turismo de Resende, justamente pela questão de se separar qual parte do PNI pertence a Minas, e qual pertence ao RJ. Na opinião dela, a divisa passa obliquamente quando se pega como referencia a estrada. A divisa cruza, mas dentro dos limites do parque, o qual não tem como limitação divisas de municípios. Abrimos uma carta do exercito com o mapa de Itamonte, o que ficou claro é que pelo mapa os sensores da estação estão em Itamonte.

 

Falando com o povo lá do posto Marcão, todos afirmam que por 200 metros dentro do parque (até o segundo estacionamento), a divisa é a estrada de acesso mesmo. Ou seja, novamente a estação estaria em Itamonte, e mais dentro de Itamonte ainda do que pelas divisas municipais oficiais cotadas pelo exército.

 

Ou seja, brigas que aconteceram pelo MI afora, aconteceram no PNI. A verdade é que todas as fontes que consultei colocaram a estação em Itamonte.

 

Mafili, tenho a resposta que procura! Sei quantos e quais sensores o console da Davis Pro aguenta!

 

Se eu fosse rico, comprava uma estação igual a do Inmet e botava lá no abrigo Rebouças! Aí sim ai ser RJ!

 

Desde o Pico dos Três Estados até a Pedra do Altar, a divisa corre pelo divisor de águas Paraná/Paraíba do Sul.

Alguém sabe em qual vertente foi instalada a estação?

Isso deve ajudar:

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Z-A-I-4.jpg

 

Cliquem em cima do mapa para ampliar.

Link to comment
Share on other sites

Duas páginas pra discutir algo tão óbvio. a distância não é de 20 metros da divisa com o RJ?

 

Então a estação apesar de estar em MG, serve para o RJ também. :hysteric:

Até que enfim concordamos Moretão.

Exato, a não ser que ar frio chegue na divisa, e diga "uai eu num entro no RJ não uai" kkkkkkkkk :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Duas páginas pra discutir algo tão óbvio. a distância não é de 20 metros da divisa com o RJ?

 

Então a estação apesar de estar em MG, serve para o RJ também. :hysteric:

Até que enfim concordamos Moretão.

Exato, a não ser que ar frio chegue na divisa, e diga "uai eu num entro no RJ não uai" kkkkkkkkk :rofl: :rofl: :rofl:

 

Se passou a divisa, os dados perdem a validade para o RJ. É o frio de MG que está sendo registrado. Não importa se o console está no Rio ou em Paris.

Link to comment
Share on other sites

Nunca cheguei a reclamar de um tópico ser chato mas esse aqui... :lazy:

 

 

Frost, depende de quem le, se o assunto é chato, cada um lê o que lhe convem, obviamente.

 

Na verdade não falo isso pra vc diretamente, mesmo pq vc é um cara que foi lá no PNI e pode falar com a moral igual a qualquer um que foi lá.

 

O que me chateia de verdade, é que tudo que é tecnico, detalhado, estudado, etc etc não tem valor, é chato, dispensável, etc etc. Legal é o cara apelar pro "passei calor hoje, logo fez 40 graus" E vc olha o termometro de rua, tá com 31 graus... O bicho não lê, pega informações de quem nem sabe do que ta falando, e ainda bota em descrédito quem le, estuda e se aprofunda no assunto.

Link to comment
Share on other sites

Arthu..dá pra ir de carro ate o Morro da Antena. ..maa so com autorizacao do pessoal de Furnas. .

 

 

Carlão, em uma das vezes que fui lá, subi um trecho da estrada a pé. Sim, dá pra subir de carro, mas a condição é pior que da estrada de acesso...eu não arriscaria passar com o celta. É uma caminhada curta, não dá 700 metros de estrada do marcao lá pra cima...só que tem um trecho que haja folego! Nesse dia só não cheguei ao topo do morro da antena pq tava chuviscando e tava menos de 10 graus. Era 4 da tarde e eu tinha 8,8 graus na estação

 

Ir pro Rebouças a pé é menos desgastante, mesmo ficando 4 km ida e volta.

 

Confirmo que iremos dia 19 mesmo!

 

Sabem quem eu gostaria de arrastar lá pra cima? Pena que o cara não curte frio kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Dia 19????

 

Caramba que vontade de ir...vou ver qual vai ser a programação da páscoa aqui em casa e qqr coisa me jogo num voo pra SP ou RJ e alugo um carro!

 

Abs.

 

Que blz Soares....eu estou em 80% o Artur 100% confirmado...Se vc for, de repente poderemos ir num carro só..

 

Pois é...vou verificar com a família! O maior problema é que é feriado e as passagens estão estratosféricas!!!

 

Mas se eu conseguir eu aviso!

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Mafili...se vc está falando *mais fria*, levando em consideração a MÉDIA ANUAL...o estado de SP supera. A Pedra da Mina está exatos 2.798m de altitude....347 m acima do Posto Marcão e 976m do Morro da Igreja SC...Na minha opinião, no quesito média anual é o ponto mais frio do Brasil, pena não termos uma estação lá..!!

 

4606759684_c1a18b67b8_o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Cientista, que lógica é esta?

O estado mais frio, o que tiver a estação mais fria, então vai ficar entre RS e SC mesmo :mosking: :mosking: :mosking:

Tu quando quer é bem simplista...

O estado mais frio é o que apresenta no somatório de todas as estações as melhores médias,as menores mínimas...

Pronto falei :mosking: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mafili...se vc está falando *mais fria*, levando em consideração a MÉDIA ANUAL...o estado de SP supera. A Pedra da Mina está exatos 2.798m de altitude....347 m acima do Posto Marcão e 976m do Morro da Igreja SC...Na minha opinião, no quesito média anual é o ponto mais frio do Brasil, pena não termos uma estação lá..!!

 

4606759684_c1a18b67b8_o.jpg

Ah é, então me mostra a média e as mínimas de Ribeirão Preto... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Mafili...se vc está falando *mais fria*, levando em consideração a MÉDIA ANUAL...o estado de SP supera. A Pedra da Mina está exatos 2.798m de altitude....347 m acima do Posto Marcão e 976m do Morro da Igreja SC...Na minha opinião, no quesito média anual é o ponto mais frio do Brasil, pena não termos uma estação lá..!!

 

4606759684_c1a18b67b8_o.jpg

 

Em breve teremos CArlos.

 

Se Deus quiser.

 

E pela glória do senhor há de querer.

 

Amém

Link to comment
Share on other sites

Deveria haver um critério de pontuação para definir isso. Uma variável (mínima absoluta) não deve jamais ser usada para definir qual a cidade mais fria.

 

Sabem por que? Usemos um exemplo de conhecimento de todos: 28/06/2011. Neste dia Campos do Jordão teve -3,9°C no Inmet e Rancharia (oeste do estado e a 500m de altitude - 350 na estação) teve -3,7°C. Rancharia é a segunda mais fria do estado? Não!

 

A pontuação proposta é pelas horas de frio. Mas condicionar mais.

Usar horas de frio abaixo de 15°C (peso 1), 10°C (peso 2) e 5°C (peso 3), nos períodos das 00h às 06h (peso 1), 06h ao meio dia (peso 2), meio dia as 18h (peso 2,5) e das 18h à meia noite (peso ~1,7). O peso define mais ou menos o volume de pessoas nas ruas SENTINDO o frio.

 

Por exemplo:

6 horas de frio = 6 pontos. Mas foi entre 5 e 10°C = 6 x 2 = 12 pontos. Mas foi entre meio dia e 18h = 12 x 2,5 = 30 pontos.

 

É muito criterioso e complexo, mas na minha opinião é o melhor critério.

 

Vini, há vários processos judiciais nos EUA para saber qual a cidade mais fria dos EUA.

 

Simples assim.

 

A mais fria é aquela que tiver média 24 horas menor.

A mais fria é aquela que apresentar o maior número de horas menor ou igua a 7,2ºC.

 

O PNI tem-se mostrado mais frio que o MI.

 

Agora, o MI é o futebol arte, dá show, planta bananeira, faz o diabos por lá.

 

Mas o PNI é mais frio. É o futebol de resultado.

 

Mas o tópico é polêmico por natureza científica e passional...mesmo.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Maiores Picos ( + 2MIL MTS)- Região Sudeste :

 

Precisamos de 24 Davis

 

2892,95 mts - Pico da Bandeira, Serra do Caparaó (Espírito Santo/Região Sudeste e Minas Gerais)

2849,94 mts - Pico do Calçado, Serra do Caparaó (Espírito Santo/Região Sudeste, Minas Gerais)

2818,93 mts - Sem Nome, Serra do Caparaó (Espírito Santo/Minas Gerais)

 

2798,92 mts - Pedra da Mina, Serra da Mantiqueira (São Paulo,Minas Gerais/Região Sudeste)

2791,92 mts - Pico das Agulhas Negras, Serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro e Minas Gerais/Região Sudeste)

2770,91 mts - Pico do Cristal, Serra do Caparaó (Minas Gerais/Região Sudeste)

 

2680,88 mts - Morro do Couto, Serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2670,88 mts - Pedra do Sino de Itatiaia, Serra da Mantiqueira (Minas Gerais/Região Sudeste)

2665,87 mts - Pico dos Três Estados, Serra da Mantiqueira (São Paulo,Minas Gerais,Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2665,87 mts - Pedra do Altar, Serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2658,87 mts - Morro da Cruz do Negro,Serra do Caparaó (Espírito Santo/Região sudeste)

2620,86 mts - Pico do Tesouro, Serra do Caparaó (Espírito Santo/Região Sudeste)

2603,00 mts - Morro da Antena, Serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

 

2548,00 mts - Pico das Prateliras, Serra da Mantiqueira (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

 

2421,79 mts - Pico dos Marins, Serra da Mantiqueira (São Paulo,Minas Gerais/Região Sudeste)

 

2316,79 mts - Pico Maior de Friburgo, Serra do Mar (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

 

2275,75 mts - Pedra do Sino, Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2255,75 mts - Pico da Caledônia, Serra do Mar (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

 

2180,72 mts - Cara do Cão, Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2134,70 mts - Pedra de São Pedro 2134 7001 Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2130,70 mts - Pedra da Cruz 2130 6988 Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

2100,69 mts - Pedra de São João, Serra dos Órgãos (Rio de Janeiro/Região Sudeste)

 

2082,68 mts - Pico do Selado, Serra da Mantiqueira (Minas Gerais,São Paulo/região sudeste)

2050,67 mts - Pedra de São Domingos, Serra da Mantiqueira (Minas Gerais/região sudeste)

Link to comment
Share on other sites

Nunca cheguei a reclamar de um tópico ser chato mas esse aqui... :lazy:

 

 

Frost, depende de quem le, se o assunto é chato, cada um lê o que lhe convem, obviamente.

 

Na verdade não falo isso pra vc diretamente, mesmo pq vc é um cara que foi lá no PNI e pode falar com a moral igual a qualquer um que foi lá.

 

O que me chateia de verdade, é que tudo que é tecnico, detalhado, estudado, etc etc não tem valor, é chato, dispensável, etc etc. Legal é o cara apelar pro "passei calor hoje, logo fez 40 graus" E vc olha o termometro de rua, tá com 31 graus... O bicho não lê, pega informações de quem nem sabe do que ta falando, e ainda bota em descrédito quem le, estuda e se aprofunda no assunto.

 

Até me ofendo em dizerem que não estou ligando para o que é técnico, obviamente esse não é o problema aqui.

 

Tudo relacionado ao PNI é de meu interesse, até mesmo a tal curiosidade geográfica de a estação estar em MG, o que estava maçante aqui é essa discussão de duas paginas sobre o local do sensor e do painel, diversos comentários dizendo que os dados só valem pra um estado e não para o outro e por ai vai....

A tópico fugiu daquilo que eu espero que tenha sido a intenção original (apenas informar algo a nível de curiosidade) e começou a se tornar algo chato, assim como o Renan bem comentou essa informação deveria ser irrelevante na hora de divulgar algo sobre a estação, deveria se falar em parque nacional de itatiaia ou fronteira rio-minas, mas tudo o que vejo nesse tópico são apenas comentários que acentuam essa vontade de separar uma coisa da outra.

 

Quando digo que o tópico está chato, por favor entenda que o TÓPICO está chato, não necessariamente o conteúdo inicial.

 

OBS: vi que o tópico mudou de nome, parece que juntou com outro e o Carlos Dias já postou coisas bem legais, achei ótimo :good2:

Link to comment
Share on other sites

Posso dizer que o pico da Bandeira é gelaaaaaado. Fui em Agosto de 2008, numa

época em que a ASAS dominava o Sudeste. O tempo estava 100% aberto, muito sol.

 

Durante a caminhada senti calor, mas ao chegar no pico, às 13h, foi só ficar

parado alguns minutos para sentir frio. Levei um termômetro, procurei deixá-lo

à sombra e marcava 8 graus, fora o vento.

 

Temos que considerar a possibilidade do Pico da Bandeira ter uma média anual

tão baixa quanto a Pedra da Mina.

Link to comment
Share on other sites

OBS: vi que o tópico mudou de nome, parece que juntou com outro e o Carlos Dias já postou coisas bem legais, achei ótimo :good2:

 

Isso mesmo Frost...tópico para falar de montanhas..Acho que ficou bem melhor..!!

 

Legal, mas sem querer ser chato: o que consideraremos montanhas no Brasil?

 

Não é chatice não. Acho importante definirmos isto para saber com que informações fomentaremos este tópico..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Dia 19????

 

Caramba que vontade de ir...vou ver qual vai ser a programação da páscoa aqui em casa e qqr coisa me jogo num voo pra SP ou RJ e alugo um carro!

 

Abs.

 

Aproveita que vc não tem filhos e vai! Depois será complicado meu chapa. Fica aqui a dica! :mosking:

 

 

edit

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo... no fundo, o maciço da Serra Fina. A escalada é fácil. Não é necessário portar equipamentos de alpinismo, salvo lanterna, facão, água e comida.

Levei um termômetro portátil e tomei o cuidado de colocar na sombra de uma grande pedra a mais ou menos um metro do solo. 14ºC às 10hs (31/12/2007).

 

O Vale do Paraíba naquele dia estava torrando.

 

Dia 19 estarei livre... o problema é que não dá pra sair sozinho junto com vcs.

Link to comment
Share on other sites

Pra ir em Gonçalves no dia da instalaçao da nova PWS choveu desculpas , agora pra ir no PNI vao até a pé e se tiver coberto de neve vao até nadando :sarcastic: Nada contra

 

E tambem o nome do topico me chamou atençao " Re: Montanhas - Assuntos gerais " entao vamos falar só de fora , porque no Brasil nao existe montanhas , aprendi que só pode considerar montanhas picos com mais de 3000 Metros de altitude e tambem uma explicaçao mais complexa :

 

O Brasil não tem montanhas porque não tem Limites Convergentes, isto é, placas tectônicas que se chocam uma contra a outra, as vezes pode formar uma zona de subducção e outras vezes formar montanhas , Isso acontece por que o Brasil está no meio de uma placa tectônica, e o que forma montanhas é o choque entre 2 placas. Resumindo, no Brasil não existe montanhas ! :pleasantry:

 

:negative:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.