Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Montanhas - Assuntos gerais


Mafili
 Share

Recommended Posts

...Se tivesse tres pedidos ao Inmet seria:

 

Uma automática no Pico do Parana, outra na Pedra da Mina e outra no Pico da Bandeira...mas ai eles vão responder - pra quê..?? Não tem ninguém nestes lugares...

 

Vários municípios brasileiros não tem uma única estação meteorológica...

 

Penso que a cobertura de estaçoes no Sul do País está bem satisfatória...Qdo iríamos imaginar termos uma estação no Morro da Igreja.?? O RS tem uma cobertura excelente em praticamente todo o estado. Em SC talvez seja o estado com a maior cobertura pois temos o Inmet e o Epagri. Em SP temos o Inmet e o Ciiagro com dezenas de estações , alem do Inpe e CGE. Só na capital paulista temos 25 estaçoes do CGE, sem falar do Iag, aerportos e do Inmet.

 

Pra mim o que fica devendo é o Parana, a cobertura do Inmet é bem discreta no meu ver....Temos o Simepar, mas infelizmente não temos acesso e informação.

 

Rio e Minas , penso que mereciam mais estações ....no mais é isso..

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
P N I -22.373, -44.704 , Isso é Itamonte MG

 

Por estas coodernadas que estão no wundergorund a estação se encontra em Minas Gerais (Itamonte MG), 20m da Divisa do Rio.

 

Mas o console da estação está na casa que é Resende...

 

E agora..??

 

1008782_4441873144663_1188510239_o.jpg

 

998338_4441788102537_1494336055_n.jpg

 

998338_4441788222540_159545695_n.jpg

 

Ganha onde esta o sensor externo kkkk

 

Esse que tirou a foto foi o Ricardo Graça ? Se foi deu pra perceber pelo aeroporto de mosquito e a entrada pra careca ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Confirmado..!!

 

Amigos, falei com o PNI agora pouco e está confirmado mesmo. O Posto Marcão (casa), onde se encontra o CONSOLE da estação fica em Resende RJ e a ESTAÇÃO fica em Itamonte MG há 10 metros da divisa.

 

Relatei que a diretoria do Pq informou Resende pq considerou a casa (sensor) e não onde fica a estação. Detalhe, são cariocas e fontes do Parque disseram que houve favorecimento de informação pra colocar os dados da estação como Rio de Janeiro e não Minas Gerais por motivo de rixa.

Link to comment
Share on other sites

O simples fato de quererem saber onde está essa estação já é rixa pra mim...

Acho pouco importante já que as temperaturas registradas representam a temperatura de diversos pontos no parque que ficam em ambos os estados.

 

Tecnicamente e civilizadamente você tem razão Frost.

 

Agora então vamos colocar outro sensor na mesma estação só que do lado fluminense.

 

E teremos os dois estados mais frios do Brasil.

 

Quem começou não fui eu.

 

Abraços compreensivos

Link to comment
Share on other sites

O simples fato de quererem saber onde está essa estação já é rixa pra mim...

estados.

 

Frost...levantei este assunto não por questão de rixa...foi por questão geográfica..aliás sou Paulista...!!

 

Exemplo, a cidade de Extrema fica no sul de Minas mas muitos pensam que é uma cidade paulista...

Link to comment
Share on other sites

Geografia, beleza estação MG.Mas quanto ao comportamento do tempo, não vai mudar ,de um lado ou de outro poucos metros de distância,a não ser por fatores outros, diferença de relevo e altitude, como referencial, serve tanto para MG como RJ...

 

Mas qdo a mídia fala que o MI era o ponto mais frio do Brasil informado como Bom Jardim da Serra....Teve muita gente aqui no Baz que disse que tava errado...???

 

Infelizmente tem muita contradição aqui...

Link to comment
Share on other sites

"Neva em Itatiaia durante dez minutos ( 2004 ) :

 

Depois de cinco anos, voltou a nevar no alto da Serra de Itatiaia, no final da tarde de ontem. O fenômeno foi precedido por um temporal de granizo que começou por volta das 16 horas e durou trinta minutos. Logo depois, os flocos de neve começaram a cair e durante dez minutos foi apreciado principalmente pelos funcionários do Hotel Alsene, a 2.400 metros de altitude, do lado mineiro do Maciço de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no entorno do Parque Nacional, a dois quilômetros da divisa com a reserva. O Alsene fica a quatro quilômetros do Pico das Agulhas Negras, de 2.787 metros de altitude, ponto culminante do Estado do Rio, no Sul Fluminense, na divisa com os estados de Minas Gerais e São Paulo.

A administração do Parque Nacional de Itatiaia, que fica do lado sul da montanha, no Estado do Rio, a 1.200 metros de altitude, confirmou o fenômeno. Os três guardas do Ibama de serviço no posto 2, na divisa com o entorno e a reserva, informaram que estava caindo neve, através do sistema de rádio de comunicação. O posto fica a 20 quilômetros da administração em linha reta, mas para se chegar à região do Pico das Agulhas Negras dá-se uma volta de 65 quilômetros através da rodovia que liga Engenheiro Passos, em Resende, e de uma estrada de terra em mau estado de 17 quilômetros em Itamonte (MG).

Apenas seis pessoas teriam visto a neve, segundo contou a gerente do Hotel Alsene, Sônia Silva, de 29 anos. Além dela, o funcionário do hotel, Paulo César de Souza, de 21 anos, o funcionário da estação meteorológica de Furnas, que a gerente sabe se chamar Adauto, que se abrigou no hotel no momento da chuva, e os três guardas do Ibama que estavam de serviço no posto 2.

- No momento que começaram a cair os flocos de neve, a temperatura no termômetro do lado de fora do hotel registrava zero grau. Por volta das 16 horas, quando ocorreu a chuva de granizo, a temperatura era de sete graus, caiu para quatro e 20 minutos depois de uma garoa veio a neve. Foi um espetáculo interessante. Formou uma camada de neve de mais de cinco dedos sobre a lataria dos carros que estavam aqui em frente - descreveu a gerente.

Um pouco depois que a neve parou de cair, o tempo abriu e o céu ficou estrelado, segundo contou a mulher. Esta não foi a primeira vez que Sônia viu neve na serra. Em agosto de 1999, nevou na região durante dois dias. No entanto, o Parque Nacional só tem registro de ocorrências de neve em 1985 - a maior delas, que durou três dias, sendo que a temperatura chegou à 13 graus negativos neste inverno - e em 1975. Uma grande nevasca (precipitação de gelo, acompanhada de ventos fortes) atingiu a serra em 1988, mas não ocorreu neve.

Os outros únicos hóspedes do hotel, que chegaram pela manhã, - um senhor e a filha, moradores em São Paulo - que chegaram se recolheram no quarto por causa do frio, dormiram e não assistiram ao fenômeno."

 

Fonte: Diário do Vale

Link to comment
Share on other sites

[PELA CARTA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA POR B.J E ACEITA PELO INMET.

 

O TOPO DO MORRO PERTENCE A 4 "CIDADES"; B.J, URUBICÍ, ORELANS E B.RETIRO, A ESTAÇÃO ESTÁ NA PARTE DE B.J QUE DETÉM +-80% DO TOPO DO MORRO.

 

Mas porque vc está se explicando...pouco importa...o que vale são os dados...

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Apenas usei um exemplo extremo para explicar que não é bem assim, não é por que o lugar está no trópico que não possa fazer frio pra caramba, com neve, máxima baixa e tudo.

 

Sim, ok Frost. Mas o M.I tem com muuito mais frequencia estes eventos.

 

Mas vamos parar por aqui. Cada um sabe o que prefere em termos climatológicos.

 

:drinks:

 

A cidade mais fria do Brasil é Soledade.

 

kkkkkkk famosa "cornetada"

Link to comment
Share on other sites

[PELA CARTA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA POR B.J E ACEITA PELO INMET.

 

O TOPO DO MORRO PERTENCE A 4 "CIDADES"; B.J, URUBICÍ, ORELANS E B.RETIRO, A ESTAÇÃO ESTÁ NA PARTE DE B.J QUE DETÉM +-80% DO TOPO DO MORRO.

 

Mas porque vc está se explicando...pouco importa...o que vale são os dados...FOI PARA O JOÃO, ESQUECI DE CITAR.PURRRRGA!!! :laugh: :laugh: :laugh:

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias o topo do morro e local da estação do MI é Bom Jardim da Serra. Já foi dito antes.

 

13688854.jpg

 

Obrigado Moreta...só que aqui são divisas de cidades e no caso do PNI, estados...por isso pra mim a importancia desta descoberta é muito maior...

 

Estou quase pegando minha Davis Vue aqui do Riacho e colocando em Resende....ganharemos mais um muucipio na briga do frio brasileiro....

Link to comment
Share on other sites

Carlos acho que nao podemos pescar pontos altos e fazer cidades virarem as mais frias do dia pra noite , como por exemplo pegar a quente very hot Queluz colocar uma estaçao na Pedra da Mina e falar que a cidade é a mais fria do Brasil soa até como piada , mesmo caso de Piquete e o Pico dos Marins , podemos achar pontos frios em Estados , e nao cidades quentes com ponto remotamente isolados e frios , no caso do sul como Urupema , Bom Jardim , Sao Joaca tudo bem cidades frias e pontos altos mais frios ainda , agora no sudeste com cidades historicamentes quentes fica esquisito ! Sei la é uma opniao podem discordar mais pra mim fica esquesito colocar a cidade como um todo , considerando apenas um ponto alto e isolado !

Link to comment
Share on other sites

O BAZ tá virando MAZ, (Montanhismo Abaixo de Zero) huhauhuhauhuahuha :rofl:

Bah na boa, acho que monitoramento de picos é importante, mas um em cada estado já tá de bom tamanho.

Afinal, pq retratar o clima de uma área de 100m2...

Topo,encosta, baixada dentro dum patamar de altitude equivalente td bem, mas sinceramente, pico, fica muito restrito e não representa quase nada em um município.Considero os picos importantes para neve, apenas isto. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem Carlos , só que no meu caso aqui em Maria da fé a da baixada serve de parâmetro pra quando começar a fazer as mudas de oliveira , quanto mais rápido e mais cedo melhor ,temos que começar as mudas assim que a temp caia abaixo de 7C por 20h por semana , a do topo de quanto chove e com venta lá em cima , se é possível o plantio da mesma lá e se o local tem mais de 300h abaixo dos 15C ao ano ! Pra mim aqui e pra quem precisa dos dados pra agricultura quanto mais estacoes melhor, o Coutinho pode falar disso melhor ! Mais respeito sua opinião pra você estudioso que é de médias min e Max é importante e eu te dou todo apoio no que precisar pode contar comigo abraços e desculpa se fui mal educado no meu comentário aí em cima !

Link to comment
Share on other sites

William...se ganhasse na mega....colocaria 10 estações espalhas no PNI....e mais 5 na querida Soledade e mais 5 na sua cidade.....pra mim tudo eh tudo pelo conhecimento. ...como um amigo meu dizia. ..O saber não ocupa espaço. ....Abs

Leu meu pensamento esta semana Carlão, bah se acerto na loteria, seria estação pra td que é canto.... :sarcastic: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

O BAZ tá virando MAZ, (Montanhismo Abaixo de Zero) huhauhuhauhuahuha :rofl:

Bah na boa, acho que monitoramento de picos é importante, mas um em cada estado já tá de bom tamanho.

Afinal, pq retratar o clima de uma área de 100m2...

Topo,encosta, baixada dentro dum patamar de altitude equivalente td bem, mas sinceramente, pico, fica muito restrito e não representa quase nada em um município.Considero os picos importantes para neve, apenas isto. :ok:

 

PH, cabe com folga a área urbana inteira de Soledade na área acima de 2400 metros do PNI.

 

Fonte: Google Earth

Link to comment
Share on other sites

O BAZ tá virando MAZ, (Montanhismo Abaixo de Zero) huhauhuhauhuahuha :rofl:

Bah na boa, acho que monitoramento de picos é importante, mas um em cada estado já tá de bom tamanho.

Afinal, pq retratar o clima de uma área de 100m2...

Topo,encosta, baixada dentro dum patamar de altitude equivalente td bem, mas sinceramente, pico, fica muito restrito e não representa quase nada em um município.Considero os picos importantes para neve, apenas isto. :ok:

 

PH, cabe com folga a área urbana inteira de Soledade na área acima de 2400 metros do PNI.

 

Fonte: Google Earth

Tu tens razão.Viu como a gente se engana quando não conhece o local :blush: :blush: :blush:

É bem expressiva a área do PNI, espetáculo, acredito que dê neve todos os anos por lá, nas partes mais elevadas. :good:

No entanto, como já tem uma estação lá, e há locais do país a descoberto(sem estação), podemos pensar num projeto futuro. :friends: :ok:

Vc me convenceu Frost.Viram como eu sei aceitar os fatos, quando eles são corretamente explicados...

Link to comment
Share on other sites

O BAZ tá virando MAZ, (Montanhismo Abaixo de Zero) huhauhuhauhuahuha :rofl:

Bah na boa, acho que monitoramento de picos é importante, mas um em cada estado já tá de bom tamanho.

Afinal, pq retratar o clima de uma área de 100m2...

Topo,encosta, baixada dentro dum patamar de altitude equivalente td bem, mas sinceramente, pico, fica muito restrito e não representa quase nada em um município.Considero os picos importantes para neve, apenas isto. :ok:

 

PH, cabe com folga a área urbana inteira de Soledade na área acima de 2400 metros do PNI.

 

Fonte: Google Earth

Tu tens razão.Viu como a gente se engana quando não conhece o local :blush: :blush: :blush:

É bem expressiva a área do PNI, espetáculo, acredito que dê neve todos os anos por lá, nas partes mais elevadas. :good:

No entanto, como já tem uma estação lá, e há locais do país a descoberto(sem estação), podemos pensar num projeto futuro. :friends: :ok:

Vc me convenceu Frost.Viram como eu sei aceitar os fatos, quando eles são corretamente explicados...

 

Também acho desnecessário outra estação na mesma altitude, mas com certeza contribuiria se fosse para algum topo da região, toda urupema merece ter seu morro das torres :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Sul - hoje :

 

Sudeste - hoje :

 

01,3 - Parque do Itatiaia MG/RJ (PWS) - geada moderada

 

 

Os dois estados mais frios do Brasil bombando novamente.

 

Minas Gerais

 

Rio de Janeiro.

 

O resto...bom.

 

Colocando a estação na Pedra da MIna nem vai dar pódio. para o Rio Grande do Sul.

 

=========================

 

Sobre ENSO, mesmo um super-El-Ni-Niño não muda "quase" nada aqui no Estado de São Paulo.

 

O que manda aqui é o Atlântico Sul....quente...estamos quentes. Frio estamos frios.

 

É simples assim.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

P N I -22.373, -44.704 , Isso é Itamonte MG

 

Por estas coodernadas que estão no wundergorund a estação se encontra em Minas Gerais (Itamonte MG), 20m da Divisa do Rio.

 

Mas o console da estação está na casa que é Resende...

 

E agora..??

 

 

Carlão, se os dados são coletado do lado mineiro, tanto faz onde está o console...os dados sendo assim são de Itamonte.

 

Olha, fiz pesquisa por coordenadas, fotos tiradas do local, pesquisa de limites municipais e nao tem como, a estação está do lado mineiro, mas por poucos metros. fiz um mapa e usei o calculo de distancia do google. A estação está a exatos 12 metros em linha reta. Pelas fotos, claramente passa de 10 metros a distancia console-estação. E na verdade o console está localizado exatamente sobre a divisa.

 

wI9Chqm.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nada como presenciar ao vivo o que acontece no PNI...conversei com a ex-secretária de turismo do RJ quando de minhas ultimas estadias, na Pousada Ribeirão do Ouro (baita pousada, de respeito!).

 

E ela me disse que teve atritos monumentais com o secretário de Turismo de Resende, justamente pela questão de se separar qual parte do PNI pertence a Minas, e qual pertence ao RJ. Na opinião dela, a divisa passa obliquamente quando se pega como referencia a estrada. A divisa cruza, mas dentro dos limites do parque, o qual não tem como limitação divisas de municípios. Abrimos uma carta do exercito com o mapa de Itamonte, o que ficou claro é que pelo mapa os sensores da estação estão em Itamonte.

 

Falando com o povo lá do posto Marcão, todos afirmam que por 200 metros dentro do parque (até o segundo estacionamento), a divisa é a estrada de acesso mesmo. Ou seja, novamente a estação estaria em Itamonte, e mais dentro de Itamonte ainda do que pelas divisas municipais oficiais cotadas pelo exército.

 

Ou seja, brigas que aconteceram pelo MI afora, aconteceram no PNI. A verdade é que todas as fontes que consultei colocaram a estação em Itamonte.

 

Mafili, tenho a resposta que procura! Sei quantos e quais sensores o console da Davis Pro aguenta!

 

Se eu fosse rico, comprava uma estação igual a do Inmet e botava lá no abrigo Rebouças! Aí sim ai ser RJ!

Link to comment
Share on other sites

[PELA CARTA E DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA POR B.J E ACEITA PELO INMET.

 

O TOPO DO MORRO PERTENCE A 4 "CIDADES"; B.J, URUBICÍ, ORELANS E B.RETIRO, A ESTAÇÃO ESTÁ NA PARTE DE B.J QUE DETÉM +-80% DO TOPO DO MORRO.

 

Bom Retiro não engloba o MI. Mas divide o Morro da Boa Vista com Urubici.

 

SEGUNDO O LEVANTAMENTO DE B.J, SIM, PEGA O EXTREMO-NORTE DO CHAPADÃO.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Dias o topo do morro e local da estação do MI é Bom Jardim da Serra. Já foi dito antes.

 

13688854.jpg

 

Obrigado Moreta...só que aqui são divisas de cidades e no caso do PNI, estados...por isso pra mim a importancia desta descoberta é muito maior...

 

Estou quase pegando minha Davis Vue aqui do Riacho e colocando em Resende....ganharemos mais um muucipio na briga do frio brasileiro....

 

E PRECISA, OU NÃO TENS AQUELE OBJETO NO MEIO DOS OMBROS, SE DEU -6 NA ESTAÇÃO DO BAZ DEU TAMBÉM EM RESENDE, ORAS BOLAS.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.