Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Evolução Saídas CFS MAIO


Bruno
 Share

Recommended Posts

Vou postar aqui nesse espaço a evolução da média das últimas 10 saídas do CFS para o mês de maio para realizarmos futuramente o back testing do modelo e podermos monitorar a evolução do quadro.

 

Saídas médias ocorridas entre 27/02 e 08/035a4e896163a99_E1MAIO.png.98bf7c800738ff9d4ec2b59e59ca4261.png

 

Saídas médias ocorridas entre 09/03 e 18/035a4e8961677df_E2MAIO.png.1f3cba408e2ea885b549411c68631eb7.png

 

Saídas médias ocorridas entre 19/03 e 28/035a4e89616af53_E3MAIO.png.b0dce56e4439f184207b0d0436e056b4.png

 

Saídas médias ocorridas entre 25/03 e 04/045a4e89616af53_E3MAIO.png.b0dce56e4439f184207b0d0436e056b4.png

 

Saídas médias ocorridas entre 01/04 e 11/045a4e89616af53_E3MAIO.png.b0dce56e4439f184207b0d0436e056b4.png

 

Saídas médias ocorridas entre 12/04 e 22/045a4e89616af53_E3MAIO.png.b0dce56e4439f184207b0d0436e056b4.png

 

Saídas médias ocorridas entre 20/04 e 30/045a4e89616af53_E3MAIO.png.b0dce56e4439f184207b0d0436e056b4.png

5a4e8962dd4bc_E3MAIO.png.f963702865a7b8900dbb288719642e2b.png

5a4e8963dd492_E3MAIO.png.cef4d948efdda4484922c3b1c5f66430.png

5a4e896618cac_E3MAIO.png.7928f2489764e741ab31e78e96222ed2.png

5a4e8966e7bf7_E3MAIO.png.da729687b8e9368807fc45312bb58d78.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Por todos os mapas que tenho visto ,este não vai ser o ano do Sudeste realmente... Coitado do Renan.

 

As MP's marítimas pelo jeito irão ficar bloqueadas e irão entrar só Continentais.

 

Tudo bem...este é o nosso novo padrão mesmo. Já estou acostumado (ou mais ou menos, rs). Algum dia volta ao

"normal", se é que podemos definir exatamente qual é o padrão normal de MPs no Sudeste. Se o inverno climático

conseguir ficar na média, ou mesmo um pouquinho acima, já fico feliz. Inverno abaixo da média aqui é coisa do

passado. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Atualizado: anomalias negativas ampliadas no RS e anomalias positivas aumentadas no sudeste.

 

Lixo total o mês de Maio no Sudeste se concretizar isso daí. Teríamos o pior cenário possível: MPs continentais adentrando

o Sul e Centro-oeste, ficando bloqueadas no Sudeste com o famoso "eterno pré-frontal".

 

Ai meu coração... :heart:

Link to comment
Share on other sites

Atualizado: anomalias negativas ampliadas no RS e anomalias positivas aumentadas no sudeste.

 

Lixo total o mês de Maio no Sudeste se concretizar isso daí. Teríamos o pior cenário possível: MPs continentais adentrando

o Sul e Centro-oeste, ficando bloqueadas no Sudeste com o famoso "eterno pré-frontal".

 

Ai meu coração... :heart:

 

Eu avisei, :mosking:

 

Acho que talvez daqui 20 anos as MP's parem de ser tão continentais e bloqueadas. Aliás, as menores mínimas registradas em Bagé como em 1918 foi provavelmente uma MP com o núcleo no RS, já que o Sudeste anotou temperaturas interessantes no mesmo período. Essas Continentais bloqueadas no atual padrão são boas para neve e máximas baixas e frio de longa duração por aqui. Tanto que as médias de JJA caíram drasticamente nos últimos anos e até ano passado nevou, assim como em 2008 .

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Atualizado: anomalias negativas ampliadas no RS e anomalias positivas aumentadas no sudeste.

 

Lixo total o mês de Maio no Sudeste se concretizar isso daí. Teríamos o pior cenário possível: MPs continentais adentrando

o Sul e Centro-oeste, ficando bloqueadas no Sudeste com o famoso "eterno pré-frontal".

 

Ai meu coração... :heart:

 

Parece mesmo que essa é a sina das MPs continentais dos últimos e talvez dos próximos anos. O centro de pressão passa sobre SC e o PR, e isso não é legal para o Sudeste, como aconteceu em julho de 2013. Olha, nunca mais tivemos MPs que o centro de pressão se aloja no MS e atravessa sobre o SP e o PR, como 1994, 1979...incrível, mas é a nossa atual realidade.

 

Esse ano pelo jeito será mais do mesmo! Estou confiante que o segundo semestre pode perdurar temperaturas abaixo da média.

Link to comment
Share on other sites

Parece mesmo que essa é a sina das MPs continentais dos últimos e talvez dos próximos anos. O centro de pressão passa sobre SC e o PR, e isso não é legal para o Sudeste, como aconteceu em julho de 2013. Olha, nunca mais tivemos MPs que o centro de pressão se aloja no MS e atravessa sobre o SP e o PR, como 1994, 1979...incrível, mas é a nossa atual realidade.

Eu diria que tem sido pior.

A maioria delas, como esta atual, têm seu centro indo para o oceano entre RS e Uruguai. :sad:

 

Quando elas passam entre o PR e SC, dependendo da extensão da MP, ainda sobra bastante coisa para SP, embora MG já fique de fora.

 

A título de curiosidade, a histórica massa polar de julho/agosto de 1955 sofreu bloqueio forte em MG, mesmo com toda a sua potência. :shok:

Ela pegou todo o sul, MT (Na época MS não havia se separado, o que ocorreu em 1979), sul da Amazônia, SP, sul de MG e parte do RJ.

Belo Horizonte, por exemplo, não baixou de 11,3°C naquela MP.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o centro da alta pode passar pelo RS ou Uruguai, que mesmo assim chegará aqui. Basta haver

o ciclone bem posicionado e/ou ausência de bloqueio em alta troposfera no Sudeste. Em 2000 por exemplo,

o centro da alta passou longe daqui e mesmo assim houve o resfriamento significativo.

 

Na verdade, as piores massas polares para o leste da região SE são as que ficam retidas no centro

da América do Sul (O Poço dos Andes).

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o centro da alta pode passar pelo RS ou Uruguai, que mesmo assim chegará aqui. Basta haver

o ciclone bem posicionado e/ou ausência de bloqueio em alta troposfera no Sudeste. Em 2000 por exemplo,

o centro da alta passou longe daqui e mesmo assim houve o resfriamento significativo.

 

Na verdade, as piores massas polares para o leste da região SE são as que ficam retidas no centro

da América do Sul (O Poço dos Andes).

Mesmo aquelas que ficam retidas no centro da América do Sul, uma hora elas vão para o mar.

Só que, quando há bloqueio, passam "lá por baixo".

 

Renan, acho que o que você disse acontece quando, após passar por Uruguai e RS, elas sobem acompanhando o litoral, tornando-se marítimas.

Aí, o leste do sudeste é bem resfriado embora, pelo menos aqui no leste paulista, nesses casos temos infiltração marítima, com máximas baixas e sem mínimas de destaque.

 

Mas quando elas passam direto, como esta atual, se afastando para leste, em direção à África, aí o sudeste fica a ver navios, com a frente retida aqui em SP.

Neste último caso, quando a MP é muito forte (1035, 1040 hpa) ainda recebemos ventos marítimos intensos e frios.

Se for fraca, nem isso...

 

O problema de Juiz de Fora é que está bem a leste de Sampa.

O caso de BH é pior ainda, pois está bem a NE.

Aqui, quase todas as mínimas abaixo de 3, 4 ou 5°C no Mirante foram registradas com massas polares continentais, em noites frias de céu limpo.

Quando a MP é marítima, nós aqui temos infiltração em 99% dos caos. Não tem jeito. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo, Aldo! Boa complementação de raciocínio!

 

As MPs continentais que, ao migrarem para o mar, "sobem" acompanhando o litoral, são mesmo as que

costumam trazer temperaturas baixas pra cá. Isso acontece especialmente quando elas estão engrenadas

com um poderoso ciclone próximo ao litoral do Sul.

 

Continuando o raciocínio...outro tipo de MP muito boa para o leste do Sudeste (mas não tão boa pra Sampa)

é do tipo "baleia marítima", quer dizer, rapidamente desvia para o oceano sem subir para o norte da Argentina;

vai para o mar e se acopla à ASAS existente, tornando-se um centro de alta persistente com ventos frios

vindos do oceano e trazendo frio forte noturno. Os anos que me lembro disso acontecendo com frequência:

2004, 2008 e 2010.

 

No entanto, assim como Sampa, as temperaturas mais baixas já registradas em JF foram também aquelas

ocasionadas por MPs continentais (1985, 1979 e 1994) e QUE CHEGARAM ATÉ AQUI COM ESTA CARACTERÍSTICA.

Repare, no entanto, como elas foram ondas polares especiais:

 

 

Em 1979, o centro da alta ficou bizarramente espalhado desde o norte do Paraguai até a divisa MS/SP.

Trouxe temperaturas baixíssimas para o centro-sul e também influenciou bem o Norte.

 

Em 1985, o centro da alta ficou lá na região da Patagônia argentina, no entanto havia 2 componentes

interessantes: 1- ASAS muito distante, sem bloqueio atmosférico e; 2- Área de baixa pressão intensa

próxima ao litoral do Sul, forte gradiente de pressão entre a baixa e o anticiclone.

 

Em 1994, mais uma vez, cavado/baixa pressão sobre a região Sul, forte gradiente com a alta e

advecção chegando até a Bahia.

 

 

Ou seja: Às vezes as MPs continentais conseguem chegar bem a SP mesmo com o ciclone

mais afastado. Porém, para chegarem bem a MG, precisa haver uma conjunção um pouco

mais complexa de fatores. Ainda assim, isso era mais comum no pré-2000, tornando-se

bastante raro no pós-2000. O porquê disso, nós nunca saberemos. O que eu sei é que o

Sudeste PRECISA dos ciclones bem sincronizados com a Alta para gerar os eventos extremos

de frio.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo, Renan.

 

Quanto à massa polar de 1979, não tenho muitas esperanças que se repita porque ela foi especialíssima.

O centro da alta chegou a ficar no estado de SP.

Pelo menos dos anos 60 para cá, isso é muito raro.

Como eu gostaria de ver cartas sinóticas de MPs da década de 1920, 1930, 1940, 1950, para ver se isso já havia acontecido antes...

 

No dia 31/05/1979, o Mirante registrou às 18h UTC (3h da tarde) 9,2°C com sol e céu claro.

Me lembro que fazia frio mesmo no sol. Não esquentava. :shok:

Mas a máxima desse dia foi 13°C, próximo de 0h UTC.

 

Geou na maior parte da cidade, até nas proximidades do Anhembi, que fica praticamente no centro de Sampa.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.