Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Classificação de Baixadas


Paulo Henrique
 Share

Recommended Posts

Abri o tópico para trocarmos uma ideia sobre classificação de baixadas,olha gente ;aberto à opiniões e sugestões.

Quanto ao formato:

-Colher de Sopa ou semi-baixada( baixada rasa)

-Concha(baixada média, típica,cercada de ondulações suaves do relevo)

-Prato de sopa (no mesmo nível da concha só que mais ampla)

-Baixada V (profunda ,mas estreita)

-Panelão ou baixada U (baixada profunda e ampla, com elevadas diferenças de altitude entre topo e fundo do vale)

Quanto ao potencial de frio:

-B1-Grande

-B2- Médio

-B3-Pequeno

Aguardando comentários e opiniões.

Link to comment
Share on other sites

PH, qual classificação você daria para essa baixada? :mosking:

 

f2dbprl.jpg

Pelo tamanho, panelão.Quanto ao potencial de frio não sei sua localização,quem pode dizer é quem conhece ou monitora o local.

Ah sim tem a Panelão B1 Cuiúda tipo a Maria da Fé do William e Urupema, aí uma classificação especial. :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Pelo tamanho, panelão.Quanto ao potencial de frio não sei sua localização,quem pode dizer é quem conhece ou monitora o local.

Ah sim tem a Panelão B1 Cuiúda tipo a Maria da Fé do William e Urupema, aí uma classificação especial. :sarcastic: :sarcastic:

:good2:

A estação do INMET fica no ponto vermelho.

Em 2012 a mínima foi de 1,3ºC.

 

W1hb3HB.jpg

Link to comment
Share on other sites

Teve duas coisas q me chamaram a atenção no texto acadêmico:

- ser um processo intermitente, com momentos de pausa

- o gradiente de temperatura não ser contínuo ao longo da encosta, ou seja, tem regiões mais baixas, embora sem ser no fundo da baixada, q tem temps mais altas do que certas áreas encostas acima onde se formam os bolsões de ar frio...

Link to comment
Share on other sites

Teve duas coisas q me chamaram a atenção no texto acadêmico:

- ser um processo intermitente, com momentos de pausa

- o gradiente de temperatura não ser contínuo ao longo da encosta, ou seja, tem regiões mais baixas, embora sem ser no fundo da baixada, q tem temps mais altas do que certas áreas encostas acima onde se formam os bolsões de ar frio...

Exato, a meia encosta é ruim pra mínimas,mas a encosta-baixa é boa de mínimas, já a encosta alta sombreada é até melhor q topos em máximas de inverno.

Link to comment
Share on other sites

Peço a exclusão deste tópico....um absurdo.

 

Solidariamente.

 

Abraços

 

Eu também estou nessa, a menos que hajam argumentos científicos de diferença entre elas.

Há argumentos e são os melhores pra desbancar céticos e etc, é fazer o teste na prática, pode ser na região de São Joaca em qq lugar...

Aliás tem sim um estudo científico que coloca que baixadas em forma de U são melhores que V na retenção de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Medidas preventivas de longo prazo:

 

· Cultivo em terrenos bem drenados, livres de acumulação de ar frio e, portanto pouco propícios para a ocorrência de geadas.

 

· Evitar o plantio em baixadas e encostas baixas, em espigões muito planos e extensos, em terrenos de configuração côncava, em bacias fluviais com gargantas estreitas a jusante da lavoura.

 

· Não deixar vegetação alta e densa, como mata, abaixo da cultura; remover a mata das gargantas a jusante, pelo menos numa faixa de cerca de 100 metros de largura, formando um escoadouro para a saída do ar frio.

 

· Deixar mata alta ou plantar árvores como o eucalipto ou outra espécie de porte alto acima das culturas, formando um renque bem fechado para evitar a entrada do ar frio no terreno cultivado.

 

· Quando houver vales acima da cultura, manter a garganta entre estes vales o mais fechado possível com matas densas e altas, para evitar a entrada de ar frio. Se possível, instalar açudes nestas gargantas a montante da cultura, que aquecem o ar frio durante a noite.

Link to comment
Share on other sites

Há argumentos e são os melhores pra desbancar céticos e etc, é fazer o teste na prática, pode ser na região de São Joaca em qq lugar...

Aliás tem sim um estudo científico que coloca que baixadas em forma de U são melhores que V na retenção de ar frio.

 

Estudo científico e link para o arquivo.

 

Se tem que fazer o teste na prática, este tópico só deveria ser feito depois do teste.

 

A menos que queira continuar falando em concha, prato de sopa e afins. Mas falar em potencial de frio só com provas. Fora isto, tudo não passa de especulação.

Link to comment
Share on other sites

Há argumentos e são os melhores pra desbancar céticos e etc, é fazer o teste na prática, pode ser na região de São Joaca em qq lugar...

Aliás tem sim um estudo científico que coloca que baixadas em forma de U são melhores que V na retenção de ar frio.

 

Estudo científico e link para o arquivo.

 

Se tem que fazer o teste na prática, este tópico só deveria ser feito depois do teste.

 

A menos que queira continuar falando em concha, prato de sopa e afins. Mas falar em potencial de frio só com provas. Fora isto, tudo não passa de especulação.

Vamo parando, não to querendo testar eu tô afirmando que há diferença !Quer apostar?

Bah , eu tento contribuir para o BAZ buscar alguma informação útil até para bazianos instalarem suas estações e tu vem com este papo.

Não fica dizendo o tópico que eu posso ou não posso abrir.Se os administradores entenderem que não pode eu acato,mas não agora td mundo dando lei aqui.Eu entrei aqui em 2003...

Link to comment
Share on other sites

Vamo parando, não to querendo testar eu tô afirmando que há diferença !Quer apostar?

Bah , eu tento contribuir para o BAZ buscar alguma informação útil até para bazianos instalarem suas estações e tu vem com este papo.

Não fica dizendo o tópico que eu posso ou não posso abrir.Se os administradores entenderem que não pode eu acato,mas não agora td mundo dando lei aqui.Eu entrei aqui em 2003...

 

Tranquilo. Fique discutinho seus pratos de sopa aqui. Só por favor não leve isto para o tópico Monitoramento e Previsão, já seria um alívio. Instalar estação em baixada não é tão útil quanto em topo, já foi dito milhões de vezes. Afirmar não adianta nada se não pode provar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vamo parando, não to querendo testar eu tô afirmando que há diferença !Quer apostar?

Bah , eu tento contribuir para o BAZ buscar alguma informação útil até para bazianos instalarem suas estações e tu vem com este papo.

Não fica dizendo o tópico que eu posso ou não posso abrir.Se os administradores entenderem que não pode eu acato,mas não agora td mundo dando lei aqui.Eu entrei aqui em 2003...

 

Tranqüilo. Fique discutinho seus pratos de sopa aqui. Só por favor não leve isto para o tópico Monitoramento e Previsão, já seria um alívio. Instalar estação em baixada não é tão útil quanto em topo, já foi dito milhões de vezes. Afirmar não adianta nada se não pode provar.

Não é útil só se for pra ti.Tu contando uma piada...ora provar efeito baixada , só pode ser piada :sarcastic:

Isto é científico caramba.Ou tu ainda não aprendeu?

Link to comment
Share on other sites

PH e demais minha casa esta bem n omeio dessa imagem , os morros a volta chegam facil nos 1700 Metros

 

 

38964241.jpg

 

 

Dentro da baixada

 

 

37510339.jpg

Tua baixada é ótima para retenção de ar frio, já provou na prática.Só não deixa crescer muitas árvores nas meia-encostas hehehe, encostas altas e topos... :ok: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Diferentes valores tem sido estipulados para a temperatura de Marte,10 sendo o valor comum −55 °C.11 Temperaturas superficiais tem sido estimadas pela Viking Orbiter Infrared Thermal Mapper; que oscilam entre o máximo de 27 °C a −143 °C durante o inverno polar.12 Medições atuais de temperatura dos robôs Viking variam de −17.2 °C a −107 °C.

Link to comment
Share on other sites

Gostei do tópico. Parabéns, PH!

 

O sítio onde moro e coloquei minha estação se enquadra no seguinte aspecto,

segundo a classificação PHpeana de baixadas:

 

 

"Colher de sopa B2, peluda, com abertura na face sul"

 

 

A seguir, uma foto que mostra o que estou querendo dizer:

 

MvzlIRw.jpg

 

- MINHA ESTAÇÃO FICA ONDE ESTÁ A SETA ROXA. TÁ UM POUCO DIFÍCIL DE VER, MAS ACHO QUE VOCÊS CONSEGUEM.

- COMO PODEM VER, O SÍTIO FICA NUMA BAIXADA DENTRO DE OUTRA BAIXADA MAIOR.

 

Conclusão: Minha baixada não é a melhor para reter frio, mas suas temperaturas máximas são comportadas devido

à cobertura florestal.

Link to comment
Share on other sites

Diferentes valores tem sido estipulados para a temperatura de Marte,10 sendo o valor comum −55 °C.11 Temperaturas superficiais tem sido estimadas pela Viking Orbiter Infrared Thermal Mapper; que oscilam entre o máximo de 27 °C a −143 °C durante o inverno polar.12 Medições atuais de temperatura dos robôs Viking variam de −17.2 °C a −107 °C.

Essas temperaturas não são nada, perto do q ocorre em áreas próximas do Polo Sul Lunar!

Veja isto:

 

"Baixadas da Lua estão

entre os locais mais frios

do Sistema Solar, dizem

cientistas

Dados coletados por uma missão da

Nasa que está fazendo um

mapeamento da superfície da Lua

apontam que as baixadas que ficam na

região do polo sul do satélite

podem ser alguns dos locais mais

frios de todo o Sistema Solar.

Segundo as primeiras informações

coletadas pela sonda Lunar

Reconnaissance Orbiter (LRO), que

foi lançada no último dia 18 de

junho, as temperaturas em regiões

que nunca recebem a luz do Sol no

interior destas baixadas podem

chegar a -238º C, pouco acima do

zero absoluto, -273,15 ºC.

“Estas temperaturas extremamente

frias estão, até onde sabemos, entre

as menores que já foram registradas

em qualquer outro lugar do Sistema

Solar”, diz David Paige, responsável

pelo Diviner Lunar Radiometer

Experiment, um dos sete

instrumentos a bordo da missão e

que está fazendo um mapeamento

térmico da Lua.

Gelo

Segundo os pesquisadores, o fato de

existirem estes locais com

temperaturas extremamente baixas

na Lua aumenta a probabilidade de

que haja água e outros componentes

congelados no interior dessas

baixadas.

A eventual presença de gelo nelas

pode ser de extrema importância

para futuras missões tripuladas ou

não à Lua, principalmente se elas

durarem longos períodos.

Isso porque a descoberta permitiria

reduzir a quantidade de material

que precisaria ser transportado da

Terra em futuras missões.

O mapeamento térmico detalhado da

Lua feito pelo Diviner Lunar

Radiometer Experiment, além de

localizar áreas extremamente frias,

pode dar pistas sobre a composição

de rochas e do solo, além de apontar

regiões que podem ser perigosas

para o pouso de veículos.

Os dados coletados apontam ainda

que as variações de temperaturas na

superfície da Lua estão entre as

mais extremas do Sistema Solar.

Segundo as informações, ao meio-

dia, na região no equador lunar, as

temperaturas na superfície

ultrapassam os 106 °C. Durante a

noite, no entanto, a temperatura cai

a -183 °C."

 

Claro q qdo houver um mapeamento térmico completo da região de Soledade pode ser q surjam novos recordes de baixas temperaturas no Sistema Solar..

 

Abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

BAIXADA FLUMINENSE

 

VEJAM Q INTERESSANTE:

 

A Baixada Fluminense apresenta

largura variável, bastante estreita

entre as baías da Ilha Grande e

de Sepetiba, alargando-se

progressivamente no sentido leste,

até o rio Macacu. Nesse trecho, no

município da capital fluminense,

erguem-se os maciços da Tijuca e

da Pedra Branca , que atingem

altitudes um pouco superiores a

1.000 metros. Da baía da

Guanabara até Cabo Frio, a

baixada volta a estreitar-se uma

sucessão de pequenas elevações,

de 200 a 500 metros de altura, os

chamados "maciços litorâneos

fluminenses". A partir de Cabo

Frio, alarga-se novamente,

alcançando suas extensões

máximas no delta do rio Paraíba

do Sul.

 

ESTE DEVE SER UM DOS TIPOS MAIS PECULIARES DE BAIXADA, POIS INDEPENDENTE DAS CONDIÇÕES DO TEMPO, AS MÍNIMAS SEMPRE OCORREM NO TOPO.

5a4e896318cf6_BaixadaFluminense-1.jpg.86dd6eed7f3cc7fc5da465429a844588.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mínimas sempre no topo, tu saiu fora da casinha com esta... :mosking: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Cara em vez de ficar criticando, toma uma iniciativa e cria algo melhor então.

Tu só conversa...

Aonde q eu critikei o tópico?

Cite a minha crítica, pq não estou achando..

 

Sobre mínimas sempre no topo :

 

Baixada FLUMINENSE:

 

Topo : > 1000m de altitude

baixada < 10 m de altitude...chegando ao nível do mar.

 

Alguma dúvida onde se verificam as MÍNIMAS??

 

(vc não le o texto e já fica todo irritadinho achando q só vc sabe das coisas e qker informação contrária àkilo q vc julga entender está errada)

 

Vai tocá flauta e cuide das TUAS postagens, q das minhas cuido eu.

 

Criou o tópico mas não é o dono da verdade... muito menos do fórum!

Link to comment
Share on other sites

Olha o tipo de comparação que tu faz,um pico a 1000m e uma baixada ao nível do mar.Compare o mesmo pico, com uma baixada próxima e com altitude semelhante ou mesmo um pouco mais baixa...

Carlos na boa eu tava tentando manter o diálogo num bom nível contigo, mas tu demonstrou que não tá a fim de ficar numa boa.Tu que sabe,por mim faça o que quiser, não vou mais ficar perdendo tempo em responder tuas ironias e cornetas, apenas vou te devolver na mesma moeda.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

Isso só pode ser uma piada!

 

Uma palhaçada!

Palhaçada pq, corneteiro mor? :punish:

Link to comment
Share on other sites

Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

 

Quais as altitudes e os desníveis em relação aos topos?

Link to comment
Share on other sites

Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

 

Quais as altitudes e os desníveis em relação aos topos?

Este foi um aspecto que não analisei, trate de ler novamente analisei 3 aspectos,podem ser incluídos outros, não estamos falando de coisas exatas, mas tentando entender o comportamento das temperaturas nas baixadas.Se puder colaborar com tua forma de observar beleza. :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não entendi porque na atuação de massas de ar frio, Santa Rosa recebeu apenas 01,5

de você. "Orash bolash" (by Coutinho), o potencial de frio extremo durante um centro de alta em cima

do RS é praticamente o mesmo para as duas cidades.

Grande Renan, não é nada conclusivo,...

Falo atuação do ar frio na constância, na frequência entende.

Mas de toda forma, só poderemos avaliar depois com números.

Por enquanto é observar

Link to comment
Share on other sites

Um breve comparativo das baixadas do RS, levando em conta alguns aspectos.

No quesito continentalidade

S Rosa Ilson 3 pontos

Tuias 2

Vicentina 1,5

Castelinho 1

Quanto à atuação das massas de ar frio

Tuias 3

Castelinho e Vicentina 2

S Rosa 1,5

Quanto à altitude

Castelinho 3

Tuias 2,5

Vicentina 2

S Rosa 1

Soma-se os pontos e divide-se por 3, resultado

Tuias 2,5 pontos

Castelinho 2

S Rosa 1,8

Vicentina 1,8

 

 

 

Apenas uma vaga ideia...não quer dizer que seja exatamente assim...

Mas resumindo, em média de mínimas ainda não fiz o cálculo,só de pois do inverno teremos uma ideia deste aspecto.

Mas tenho ainda convicção de que teremos a mínima absoluta do ano no RS , no Tuias... :mosking:

 

Quais as altitudes e os desníveis em relação aos topos?

Este foi um aspecto que não analisei, trate de ler novamente analisei 3 aspectos,podem ser incluídos outros, não estamos falando de coisas exatas, mas tentando entender o comportamento das temperaturas nas baixadas.Se puder colaborar com tua forma de observar beleza. :good:

 

Ou seja, usou critérios puramente subjetivos para classificar os locais citados. Acho que isso só seria valido se fosse apoiado em dados reais.

Link to comment
Share on other sites

A baixada mais cuiuda atual do Brasil é a do Ilson. É o que registra diferenças bruscas em relação ao topo.

 

Então pra que um tópico bairrista deste ? Desnecessário.

Mas de que bairrismo tu tá falando piá???? :punish:

Vamos parar com este papo de bairrismo. :punish:

Até pode ser subjetiva, mas foi um começo. tem ideia melhor, dê sugestões..é confortável ficar só atrás da moita e atirar pedra em quem tenta elaborar algo. :punish:

Vamos analisando e depois do inverno farei uma análise baseada em fatos e números. :ok:

Só não venham falar em bairrismo se os dados não agradarem vcs. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.