Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

"A cidade cheirava a lama podre" - Tubarão - SC em 1974.


Mauro Dornelles
 Share

Recommended Posts

"Natural de São Francisco do Sul, eu me criei em Florianópolis e fui trabalhar em Tubarão. Eu tinha 23 anos, trabalhava na Texaco, e era técnico de lubrificação industrial. Eu era casado e tinha um filho de três anos. Nós morávamos na rua São Manoel, onde é o calçadão hoje, bem central mesmo, no terceiro andar de um prédio, ao lado do cinema.

No dia 24 aconteceu a enchente, foi um negócio muito rápido. Em menos de meia hora a água subiu 1,50 metro na rua no final da tarde. Quando já estava anoitecendo a luz deu duas piscadas, apagou e pronto, não voltou mais. Mas o único estrago que eu tive foi com o meu carro, um fusca, que estava na garagem, e ficou coberto pela água. Os estofados acabaram apodrecendo e o motor fundiu.

No dia 27, de manhã cedo a água baixou e eu saí com a máquina fotográfica. Em alguns lugares tinha lama até a altura do joelho. Andei mais no centro da cidade. Nos bairros não tinha como ir pela quantidade de lama e entulho. Em ruas de nível mais baixo a água acumulou mais.

Na verdade, não era bem barro. Era de um cinza bem clarinho, depois aquilo ficou sólido. Batendo em cima parecia talco, de tão fininho que era. E por toda a cidade tinha aquele cheiro de lama podre, de animais que morreram, cachorros, galinhas.

O que mais me chamou atenção foram as pessoas desnorteadas, que andavam de um lado para o outro. Eu estava mais tranquilo em termos de segurança, a água não tinha atingido meu apartamento. Mas 80% da cidade era de residências baixas, áreas planas. E foi em meia hora. Não deu tempo de as pessoas correrem. Teve lugares que a água subiu de três a quatro metros de altura. Não deu tempo pra nada. E as pessoas já estavam limpando nesse segundo dia.

Fiz uma foto de vários caixões na rua. Eram de uma funerária. A água veio misturada com a lama e sujou tudo. Então eles colocaram os caixões na rua para secar no sol. Depois de um mês, dois, você ia a Tubarão e ainda sentia o cheiro de podridão e via a sujeira nas ruas. Outra imagem impressionante foi dos trilhos torcidos, carros tombados e casas destruídas.

No dia 28, eu, minha esposa e meu filho pegamos uma sacola com roupas e saímos da cidade a pé, pelo meio da lama, até a BR-101, por todo aquele cenário de destruição. Tinha lugares que a lama vinha até o joelho, como se estivéssemos em um mangue. Pedimos carona para vir embora para Florianópolis, como flagelados mesmo".

 

16309030.jpg?w=620

 

Matéria completa com mais fotos: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/03/a-cidade-cheirava-a-lama-podre-diz-fotografo-que-vivia-em-tubarao-em-1974-4453214.html

 

Fonte: Zero Hora Online.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.