Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Apostas - Inverno 2014!


Artur Chiovitti
 Share

Recommended Posts

Eu também vou tratar de me garantir, Rodrigo. Além de uma viagem ao Sul (ENBAZ), penso em ficar 1 semana na Mantiqueira, além de uma viagem CERTA à parte alta da Serra dos Orgãos em Teresópolis e outra ao PNI. Dessa forma, garanto as minhas geadas do ano :mosking:

 

Não tenho condições de viajar tanto feito vc Renan, tanto é que trabalhei neste Carnaval, só pra variar.

Minhas geadas do ano costumo garantir em casa mesmo... pelo menos isso pra compensar. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 102
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bah até tu Artur brutus contra minha terra hem :mosking: ...Nossa como Soledade é lembrada, e não fui eu que lembrei...

Quanto às baixas temperaturas, agora teremos um reforço extraordinário, pela primeira vez na história teremos uma medição com estação reconhecida e padronizada numa baixada da Serra do Botucaraí.

E quanto à neve Rodrigo, como não tenho fotos? Tenho vídeos dos últimos anos, mesmo q tenha nevado menos q o esperado, no entanto, o platô da neve Raia Pedra-Itapuca registra neve todos os anos, eu repito todos os anos com raras exceções.

Este ano farei um esforço maior, achar algum amigo aqui q goste de tempo, pra gente se deslocar para o platô quando tiver nevando, ou com possibilidade. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Acho que vou mudar minhas expectativas em relação ao que postei na primeira página...

 

Temperaturas: Na média no Sudeste, um pouco abaixo no Sul e Centro-oeste e um pouco

acima no Norte e Nordeste;

 

Chuva: Abaixo da média no Sudeste e Centro-oeste, na média no Sul, acima da média

no Norte e Nordeste;

 

Massas de ar polar: De 4 a 5 com moderada intensidade e 2 a 3 de forte intensidade;

 

Neve: 2 eventos mais significativos, com acumulação razoável nas serras de SC e RS,

porém sem a beleza de 2013;

 

ASAS: Frequência maior que o normal este ano, ao menos 1 mês do inverno será bem

influenciado pelo bloqueio. PNI vai dar show nesta ocasião.

Link to comment
Share on other sites

.....eu repito todos os anos com raras exceções.....QUE CONFLITO!! ESTA FRASE CABERIA PARA S.J ONDE, REALMENTE, NEVA TODOS OS ANOS, PELO MENOS DESDE 1987, AGORA EM OUTROS PARGOS, SÓ O PORTUGUÊS PODERÁ EXPLICAR A FRASE.

 

ENTRE 55 A 2013, 2 OU, NO MÁXIMO, 3 ANOS NÃO TEVE REGISTRO DE NEVE, ISTO É SER RARO.

Link to comment
Share on other sites

.....eu repito todos os anos com raras exceções.....QUE CONFLITO!! ESTA FRASE CABERIA PARA S.J ONDE, REALMENTE, NEVA TODOS OS ANOS, PELO MENOS DESDE 1987, AGORA EM OUTROS PARGOS, SÓ O PORTUGUÊS PODERÁ EXPLICAR A FRASE.

 

ENTRE 55 A 2013, 2 OU, NO MÁXIMO, 3 ANOS NÃO TEVE REGISTRO DE NEVE, ISTO É SER RARO.

Eu não vou mudar a realidade dos fatos só pra te agradar.E tenho como provar.

Link to comment
Share on other sites

Aposto no seguinte:

Este é o ano das coisas voltarem aos seus devidos lugares, chega de dar quirera pra pinto, em 2014 só vão cantar de galo os que se destacarem em algum aspecto.A neve aparecendo nos locais tradicionais "galos finos"(S Joaquim, Urupema, Bom Jardim,Ausentes e platô Raia da Pedra-Itapuca, pontos mais elevados em Canela/Gramado/Caxias), sim, pois pintos como Guarapuava,Canoinhas, etc vão ficar mais um meio século até ter uma neve das boas.Cochinchos como Rancho Queimado, alguma paraguaia.

Em mínimas; os galos finos baixada, S Rosa, Castelinho, Vicentina,Higienópolis,Urupema, SJ, BOm Jardim, Ausentes, Maria da Fé,Soledade Tuias...

Em máximas e médias os grandes picos, as mais elevadas, PNI, MI, etc. :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :mosking: :ok: :ok: :sarcastic: :laugh:

Podíamos incluir ainda as mais ventosas,as com menor insolação kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Agindo com a emoção e não com a razão , eis o que penso sobre a previsão para o inverno de 2014 .

Outono dentro da média

Inverno

Temperaturas médias por região:

Sul (PR, SC, RS): Abaixo da média não exageradamente.

Sudeste (SP, RJ, MG, ES): SP , MG , RJ bem abaixo da média

Centro-Oeste (MS, MT, GO, DF, TO): Abaixo da média

Nordeste: (BA, AL, MA, CE, PI, PB, PE, RN, SE): Abaixo da Média exceto ao norte da região

Norte: (AM, AC, RR, RO, PA, AP): ao norte normal e na região sujeita a friagens um inverno abaixo da média

 

Destaques de temperaturas extremas baixas:

Todas as estações de SP Capital ( menos Mirante e Congonhas que só vão ter uma sub 5 kkkk) , Curitiba , B.H. , Brasília

 

Expectativa de recorde de menor temperatura do Brasil:

PNI

 

Região ou estado que deve ser a boa surpresa do Inverno:

MS , Pr ,SP e MG

 

Região, estado ou micro-região que decepcionará nesse inverno:

Palmas TO :sarcastic:

 

Onde vai nevar neste inverno:

RS, SC, PR.

 

Expectativa de maior nevada esse ano:

Guarapuava , Palmas

 

Região que deve refugar no quesito neve:

Caxias do Sul

 

Surpresa da neve neste inverno:

Região de Curitiba e alguma área do litoral SUl do RS

 

Região que deve registrar médias de frio mais extremas:

PNI

 

Quantidade de neve:

São Joaquim: 20 cm

PNI:10 cm

Serras de Sta Catarina: 15 cm

Gramado e Canela: 10 cm

S.F de Paula: 12 cm

 

Em qual mês teremos a maior MP do ano:

Junho

 

Sobre chuvas, como será o comportamento neste inverno (JJAS):

Região Sul: Abaixo da média no RS ,SC e acima no PR.

Região Sudeste: Normal a acima em SP , RJ normal nas outras .

Região Nordeste: Pouco acima da média.

Região Norte: abaixo da média

Região Centro Oeste: Levemente acima .

 

Qual vai ser a tônica das MP's deste inverno:

70% maritimizadas

30% continentais

 

Extremos de mínimas por cidades principais:

São Paulo: 4,x (Mirante e Congonhas ) IAG 0 grau e Campo de Marte 1 grau , outros bairros entre -1,x e 3 ,x .

Rio de Janeiro: 9,x

Porto Alegre: 2,x

Curitiba: -4x

Campo Grande: - 1,x

São Joaquim: -7,x

Urupema: -10,x

Santa Rosa: -4,x

Florianópolis - ilha: 4,x

BH: 5,x

Maria da Fé: -5,x

Rancharia: -2,x

São Bernardo do Campo: 0,x

Blumenal 3,XX

Link to comment
Share on other sites

Juzinho, mínima de 5 graus em BH é SURREAL hoje em dia, hehehehe.

Imagine então quanto não chegaria nas áreas altas ao redor da capital e

também no buraco do Florestal? Geadas certas :mosking:

 

Renan eu também acho surreal , tanto quanto a sub 5 no Mirante , mas vou apostar já que Chicago por exemplo , que é uma imensa olha de calor teve seu terceiro pior inverno da história , portanto , usando apenas a emoção vou chutar isso :laugh:

Link to comment
Share on other sites

hehehehehe, boa!

 

Uma pena que este ano troll não me anima muito a ficar confiante. Bom, só de mês

que vem eu saber que enfim terei o início do friozinho, já é algo que me deixa mais

tranquilo.

 

Renan acho que passou da hora já de o inverno triunfar aqui no Sudeste , vou tentar manter a fé que de 2014 não passa , vou ter geadas aqui e vc terá geadas aí ...

Link to comment
Share on other sites

Agindo com a emoção e não com a razão , eis o que penso sobre a previsão para o inverno de 2014 .

 

São Bernardo do Campo: 0,x

 

Eheheheheh assim seja!!!!Quero ver o meu termometro travar de gelo de madrugada \o/

 

Artur fazendo 0 grau na sua região é quase certo que chega a zero aqui no meu bairro também , apesar que a proximidade com a represa pode me atrapalhar ...

Link to comment
Share on other sites

Blumenal 3,XX

 

AHHHHH, tomara que você esteja errado...

 

Depois de um verão como esses, tomara que se repita as temperaturas próximas a 0°C, como nos anos anteriores...

 

Abraços!

 

Poxa Douglas também torço para que faça menos aí , mas como esse inverno será do Sudeste acho que o frio será menor por aí :sarcastic:

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Juzinho, mínima de 5 graus em BH é SURREAL hoje em dia, hehehehe.

Imagine então quanto não chegaria nas áreas altas ao redor da capital e

também no buraco do Florestal? Geadas certas :mosking:

 

Há uns 5 anos eu vi termômetros de rua registrando 7ºC.E lembro do Aero de Confins registrar 6ºC (Tinha tirado até um printscreen :rofl: ).O que falta pra dar 5ºC é uma onda histórica :laugh: :ok:

 

Mas como você mesmo disse, ano passado Florestal teve temperatura de 5ºC

 

5ºC pode não ser Surreal nas áreas mais afastadas da cidade.Porém 5ºC no centro da cidade significa que áreas como o Alphaville, a 1500m ou mesmo bairros altos de BH, o aero da Pampulha que é uma baixada, registrariam temperaturas próximas a 0ºC.Ou seja, geada na certa.Seria tão histórico como a neve de Curitiba, que mesmo assim ocorreu.

 

Se nevou em Curitiba depois de 40 anos podemos sim ter a volta do frio histórico. :russian: Vamos torcer. :good:

 

Apesar do frio histórico do ano passado, BH passou batido.Esta cidade é uma caixinha de surpresas. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Henrique, então torça por ondas de frio "híbridas" (começam continentais, depois maritimizam-se), OU

aquelas que são continentais, porém o centro da alta chega ao PR ou SP. Todas que tiveram essas

características chegaram com força ao estado. Misteriosamente, tornaram-se bem raras no pós-2000.

 

Não tenho dúvidas de que o evento de 1985 trouxe geadas fortes pro entorno de BH. Pirapora teve

00,5ºC naquela ocasião!

Link to comment
Share on other sites

Aposto no seguinte:

Este é o ano das coisas voltarem aos seus devidos lugares, chega de dar quirera pra pinto, em 2014 só vão cantar de galo os que se destacarem em algum aspecto.A neve aparecendo nos locais tradicionais "galos finos"(S Joaquim, Urupema, Bom Jardim,Ausentes e platô Raia da Pedra-Itapuca, pontos mais elevados em Canela/Gramado/Caxias), sim, pois pintos como Guarapuava,Canoinhas, etc vão ficar mais um meio século até ter uma neve das boas.Cochinchos como Rancho Queimado, alguma paraguaia.

 

Só sei que até a Grande Florianópolis tem imagens de neve acumulada por 3 dias com tempo Ensolarado, será que esse eixo Plato conseguiu isto ??

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aposto no seguinte:

Este é o ano das coisas voltarem aos seus devidos lugares, chega de dar quirera pra pinto, em 2014 só vão cantar de galo os que se destacarem em algum aspecto.A neve aparecendo nos locais tradicionais "galos finos"(S Joaquim, Urupema, Bom Jardim,Ausentes e platô Raia da Pedra-Itapuca, pontos mais elevados em Canela/Gramado/Caxias), sim, pois pintos como Guarapuava,Canoinhas, etc vão ficar mais um meio século até ter uma neve das boas.Cochinchos como Rancho Queimado, alguma paraguaia.

 

Só sei que até a Grande Florianópolis tem imagens de neve acumulada por 3 dias com tempo Ensolarado, será que esse eixo Plato conseguiu isto ??

 

:laugh:

Em 1994, 2000 teve ; e em menor quantidade em 2007... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Aposto no seguinte:

Este é o ano das coisas voltarem aos seus devidos lugares, chega de dar quirera pra pinto, em 2014 só vão cantar de galo os que se destacarem em algum aspecto.A neve aparecendo nos locais tradicionais "galos finos"(S Joaquim, Urupema, Bom Jardim,Ausentes e platô Raia da Pedra-Itapuca, pontos mais elevados em Canela/Gramado/Caxias), sim, pois pintos como Guarapuava,Canoinhas, etc vão ficar mais um meio século até ter uma neve das boas.Cochinchos como Rancho Queimado, alguma paraguaia.

 

Só sei que até a Grande Florianópolis tem imagens de neve acumulada por 3 dias com tempo Ensolarado, será que esse eixo Plato conseguiu isto ?? SIM, EM 1965.

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Bah mas 1965... :rofl:

 

Não existe isso de tradição ou etc, a natureza que decide onde vai ser e é isso.

Concordo em parte, pois o encanto e o charme da neve é isto mesmo, há times grandes favoritos todos os anos, mas sempre algum intermediário ou pequeno pode surpreender.Se compararmos o regime de neve de Cambará do Sul e Bom Jesus ele é bem diferente.Em 2000 pelo que sei Bom Jesus tapou de neve, e Cambará teve mais chuva congelada....

Na própria nevada de julho, Guarapuava, e outras dezenas de cidades até nanicas , surraram inclusive São Joaquim,Urupema, Bom Jardim... :mosking: :mosking: :mosking: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no sul. Inverno na média ou um pouco abaixo, intercalando entre momentos de baixa variação e ausência de MP, e com extremos, fortes MPs e com "veranicos". Aposto em mínima absoluta de 0/1°C aqui. Inverno semelhante ao do ano passado. Depois não esqueçam de me agradecer no final do inverno. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Aposto em mínima absoluta de 0/1°C aqui.

 

Moretão, não sei se você lembra, mas nos últimos anos (de uns 5 pra cá) nossa região do baixo vale vem registrando temperaturas nessa faixa (0°C/1°C).

 

Não me recordo as marcas, nem as datas, mais lembro de ler a respeito no jornal que circula aqui em Blumenau

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Aposto em mínima absoluta de 0/1°C aqui.

 

Moretão, não sei se você lembra, mas nos últimos anos (de uns 5 pra cá) nossa região do baixo vale vem registrando temperaturas nessa faixa (0°C/1°C).

 

Não me recordo as marcas, nem as datas, mais lembro de ler a respeito no jornal que circula aqui em Blumenau

 

Abraços!

 

 

O NORMAL, MÍNIMA ABSOLUTA, É FICAR ENTRE -1/2°C EM QUASE TODOS OS INVERNOS.

Link to comment
Share on other sites

Aposto em mínima absoluta de 0/1°C aqui.

 

Moretão, não sei se você lembra, mas nos últimos anos (de uns 5 pra cá) nossa região do baixo vale vem registrando temperaturas nessa faixa (0°C/1°C).

 

Não me recordo as marcas, nem as datas, mais lembro de ler a respeito no jornal que circula aqui em Blumenau

 

Abraços!

 

Acho que não Douglas estás enganado. ou estou mal de memória, mas em 2007 registrei 1,x°C se não me engano. Já em 2010 creio ser 2,7°C, Indaial registrou apenas 3,3°C. 2011 ou 2012 (creio ser 2012) foi só de 3,X, se chegou a isso. Curitiba ficou só com 3,9°C ou estou esquecendo mais alguma MP. Ano passado zerou bonito.

 

Infelizmente não consigo acessar o BDMEP, nem os dados das estações neste computador.

 

Me corrige se estiver errado.

Link to comment
Share on other sites

Aposto em mínima absoluta de 0/1°C aqui.

 

Moretão, não sei se você lembra, mas nos últimos anos (de uns 5 pra cá) nossa região do baixo vale vem registrando temperaturas nessa faixa (0°C/1°C).

 

Não me recordo as marcas, nem as datas, mais lembro de ler a respeito no jornal que circula aqui em Blumenau

 

Abraços!

 

Acho que não Douglas estás enganado. ou estou mal de memória, mas em 2007 registrei 1,x°C se não me engano. Já em 2010 creio ser 2,7°C, Indaial registrou apenas 3,3°C. 2011 ou 2012 (creio ser 2012) foi só de 3,X, se chegou a isso. Curitiba ficou só com 3,9°C ou estou esquecendo mais alguma MP. Ano passado zerou bonito.

 

Infelizmente não consigo acessar o BDMEP, nem os dados das estações neste computador.

 

Me corrige se estiver errado.

 

Olha Moretão não posso falar se você está certo ou errado, nesse época não monitorava as temperaturas, lembro de ter lido a respeito, enfim. Sem desmerecer que 2°/3° são belas marcas.

abraços!

Link to comment
Share on other sites

INVERNO/SC;

 

FRIO A BEM FRIO, LONGO, EXTREMADO, PICOS FORTES E CURTOS DE CALOR E EXTREMOS ACENTUADOS. PRIMEIRA JANELA PARA NEVE EM MEADOS DE MAIO. EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO, MAIO SERÁ MAIS SENTIDO O FRIO, COMEÇARÁ EM FINS DE ABRIL E TERMINARÁ EM FINS DE SETEMBRO. RECORDES DE FRIO. MAIOR NÚMERO DE GEADAS SEVERAS. 7/9 NEVADAS.

 

MAIOR NÚMERO DE DIAS DE TEMPO SEVERO.

 

ÓTIMO PARA DORMÊNCIA, VESTUÁRIO E TURISMO.

 

CHUVA BEM IRREGULAR.

 

A LÁ 1990.

me amimei com essa previsão. eu apostaria em algo heterodoxo, fora dod padroes.se ocorrre semelhança com Eua. poderemos ter belas ou más surpresas

Link to comment
Share on other sites

INVERNO/SC;

 

FRIO A BEM FRIO, LONGO, EXTREMADO, PICOS FORTES E CURTOS DE CALOR E EXTREMOS ACENTUADOS. PRIMEIRA JANELA PARA NEVE EM MEADOS DE MAIO. EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO, MAIO SERÁ MAIS SENTIDO O FRIO, COMEÇARÁ EM FINS DE ABRIL E TERMINARÁ EM FINS DE SETEMBRO. RECORDES DE FRIO. MAIOR NÚMERO DE GEADAS SEVERAS. 7/9 NEVADAS.

 

MAIOR NÚMERO DE DIAS DE TEMPO SEVERO.

 

ÓTIMO PARA DORMÊNCIA, VESTUÁRIO E TURISMO.

 

CHUVA BEM IRREGULAR.

 

A LÁ 1990.

me amimei com essa previsão. eu apostaria em algo heterodoxo, fora dod padroes.se ocorrre semelhança com Eua. poderemos ter belas ou más surpresas

Bah que animadora hem! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Não é querendo ser estraga prazeres, mas não creio nem de perto em um Inverno tão severo como foi 2013.

 

Creio em um Inverno com temperaturas mínimas um pouco acima da média , e o que vai ser destaque é as máximas , um Inverno muito chuvoso no Sul/Ameno.

 

O que creio vai favorecer para episódios de neve, mas também de calor. As MP's serão fortes e tiro curto, longe de um mes inteiro com frio forte como foi da Segunda Quinzena Julho 2013 e se estendeu por todo Agosto. Se bloquear uma FF e vier o suporte frio por cima, nevadas generalizadas, lembrando que o Inverno de 1965 foi quente, porém muito chuvoso. E o que teve, todos nós sabemos...

Link to comment
Share on other sites

Não é querendo ser estraga prazeres, mas não creio nem de perto em um Inverno tão severo como foi 2013.

 

Creio em um Inverno com temperaturas mínimas um pouco acima da média , e o que vai ser destaque é as máximas , um Inverno muito chuvoso no Sul/Ameno.

 

O que creio vai favorecer para episódios de neve, mas também de calor. As MP's serão fortes e tiro curto, longe de um mes inteiro com frio forte como foi da Segunda Quinzena Julho 2013 e se estendeu por todo Agosto. Se bloquear uma FF e vier o suporte frio por cima, nevadas generalizadas, lembrando que o Inverno de 1965 foi quente, porém muito chuvoso. E o que teve, todos nós sabemos...

 

Boa garoto.

 

Inverno padrão USA em São Quincas....e região metropolitana.

 

Verás um super El Niño,,,,que para tua região será um praZER.

 

bEIJOS

Link to comment
Share on other sites

Não é querendo ser estraga prazeres, mas não creio nem de perto em um Inverno tão severo como foi 2013.

 

Creio em um Inverno com temperaturas mínimas um pouco acima da média , e o que vai ser destaque é as máximas , um Inverno muito chuvoso no Sul/Ameno.

 

O que creio vai favorecer para episódios de neve, mas também de calor. As MP's serão fortes e tiro curto, longe de um mes inteiro com frio forte como foi da Segunda Quinzena Julho 2013 e se estendeu por todo Agosto. Se bloquear uma FF e vier o suporte frio por cima, nevadas generalizadas, lembrando que o Inverno de 1965 foi quente, porém muito chuvoso. E o que teve, todos nós sabemos...

 

Boa garoto.

 

Inverno padrão USA em São Quincas....e região metropolitana.

 

Verás um super El Niño,,,,que para tua região será um praZER.

 

bEIJOS

 

Pesquisei ZEREIJOS e não achei nenhum resultado no Google... :negative:

 

Que venha o Super El niño para a Cisplatina... E como fica para o Sul BraZileiro, tirando a RM SJ.

 

Abç

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa: Para a minha região será um inverno melhor do que foi 2013. Os piores que

me recordo foram 2002 e 2006, mas 2013 se enquadra junto com 2012, 2003 e 2001 como anos

fraquinhos de frio. Os piores invernos foram os da década de 2000. Nesta década, melhorou um

pouco a situação, mas ainda não está como era nos anos 70, 80 e 90...

Link to comment
Share on other sites

INVERNO/SC;

 

FRIO A BEM FRIO, LONGO, EXTREMADO, PICOS FORTES E CURTOS DE CALOR E EXTREMOS ACENTUADOS. PRIMEIRA JANELA PARA NEVE EM MEADOS DE MAIO. EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO, MAIO SERÁ MAIS SENTIDO O FRIO, COMEÇARÁ EM FINS DE ABRIL E TERMINARÁ EM FINS DE SETEMBRO. RECORDES DE FRIO. MAIOR NÚMERO DE GEADAS SEVERAS. 7/9 NEVADAS.

 

MAIOR NÚMERO DE DIAS DE TEMPO SEVERO.

 

ÓTIMO PARA DORMÊNCIA, VESTUÁRIO E TURISMO.

 

CHUVA BEM IRREGULAR.

 

A LÁ 1990.

 

A LÁ 1990?

 

Nossa que bomba, Ronaldo! Que previsão peituda!

 

Padrão americano (centro-leste) prevalecendo?

 

Nesta semana posto a minha primeira análise.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.