Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fico pensando como deve ser morar lá no alto da Serra do Japi, privilégio de pouquíssimas famílias. ^^^

 

Privilégio mesmo. Já fui lá faz tempo, deve ter uma dezena de casas construídas nos tempos do vale tudo.

 

Mas eu imagino que, se é que ainda tem alguém morando lá em cima, devem ser bem poucos.

 

O lugar tem uma cara de abandono. Melhor assim.

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado, Aldo. Faça as contas pra mim aí, por gentileza:

Quantos recordes de calor já foram quebrados em Sampa nos últimos anos?? :heat:

Renan, desculpe a demora mas é que saí para tomar uma cervejinha gelada, que ninguém é de ferro, ainda mais com esse calor "senegalesco".... :mosking:

 

Alguns recordes dos últimos anos...

 

Mirante (INMET)

1. Maior temperatura para março desde a abertura da estação, em 1943: 34,3°C (01/03/2012)

2. Maior temperatura para outubro desde a abertura da estação: 36,6°C (31/10/2012, é também a 4ª maior temperatura em todos os meses)

3. 5ª maior temperatura desde a abertura da estação: 36,1°C (30/10/2012)

4. Mês de dezembro mais quente desde a abertura da estação: dezembro/2012

5. Mês com a maior média das máximas desde a abertura da estação: janeiro/2014

6. Maior temperatura num mês de fevereiro desde a abertura da estação: 35,8°C (Hoje, ainda extra-oficial)

 

 

IAG

1. Maior temperatura para fevereiro desde a abertura da estação, em 1933: 35,1°C (29/02/2012)

2. Maior temperatura para março desde a abertura da estação: 35,1°C (01/03/2012)

3. Maior temperatura para outubro e recorde absoluto da estação até então, superando uma marca de 72 anos: 35,9°C (31/10/2012)

4. Maior média de temperaturas máximas para janeiro desde a abertura da estação: janeiro/2014

5. Maior temperatura desde a abertura da estação:36,1°C (03/01/2014)

6. Igualada a maior temperatura desde a abertura da estação: 36,1°C (01/02/2014)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Noite de céu limpo na capital paulista. Apesar das temperaturas nas estações do CGE próximas daqui estarem ainda altas, a sensação que se tem lá fora é de um refresco. Acredito que deve ser porquê a gente já está tendo que suportar essas temperaturas muito altas!

 

Estou notando que o modelo GFS indica pancadas de chuva de fim de tarde já a partir de amanhã por aqui! Tomara que se confirme isso!

Link to comment
Share on other sites

O meteograma do CPTEC indica que a partir do próximo sábado poderemos ficar abaixo dos 30ºC, o que já seria um belo alívio em relação aos últimos dias.

Espero que acertem.

Complementando:

 

O meteograma do ETA, por outro lado, indica máximas ao redor dos 30ºC até dia 12, menos na terça-feira, onde a temperatura iria "só" até 27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Essa alta em cima do SE trazendo UR de 12% e calor é algo incrível. SP está tendo o clima esperado para o RS no verão. O ZCAS foi deslocado para mais ao norte esse ano, o que acarretou em anomalias negativas no extremo sul do continente e positivas para a regiao subtropical do mesmo. Até regiões tipicamente tropicais do continente estao secas.

 

Essa alta é simplesmente bizarra, nem em ASAS severos vi algo desse nível ... É um bloqueio/padrão que se estende praticamente desde o final de Dezembro ,Incrível.

 

E o RS por enquanto está com temperaturas comportadas,devido a presença da FF colada na Fronteira, mas o cenário já vai mudar, Pelo Europeu, isso mesmo, a partir de amanhã , as próximas 7 máximas em POA irão variar de 39 a 41ºC sem pausa, quase todas marcando 40ºC. É de fazer inveja para Teresina.

Link to comment
Share on other sites

Muito quente mesmo de noite por aqui! São 22:30 e ainda fazem 27.7ºC com sensação de 32ºC! Amanhã poderemos bater 42ºC!

Socorro :heat: , aqui por sorte amanhã me parece já que poderemos ficar abaixo dos 35°C, é muito quente ainda mais nada comparado ai..

 

É Jean, a coisa ta braba por aqui!!! São 11:30 da noite e ainda 27.1ºC! Olha a previsão do Coutinho pra domingo e segunda para cá:

 

Domingo 23/25 a 40/42ºC

Segunda 24/26 a 41/43ºC

 

É dose!!!

Link to comment
Share on other sites

 

A pergunta do mês....

 

Até qdo vai durar esse bloqueio...aqui no sudeste..??

 

Que tal até meados da Primeira Quinzena de Março, com uma leve pausa no meio do mês?? Tupã malvado!! :laugh:

 

http://imageshack.com/a/img30/9915/u1s7.png

 

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO !!!!!!!

 

Esse Tupã está de sacanagem com a gente! Aguentar mais 3 semanas disso após uma pausa não dá!

Link to comment
Share on other sites

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO !!!!!!!

 

Esse Tupã está de sacanagem com a gente! Aguentar mais 3 semanas disso após uma pausa não dá!

 

Esse Global Aclopado é meio bipolar, tem dia que ele tá alegre, tem dia que ele briga com tudo mundo... É assim mesmo! :sarcastic:

 

Mas há boas notícias....

 

Pelo meteograma do Global, parece haver um refresco maior depois do dia 14 para cá. Além disso, pode ter uma chuvinha melhor. Porém ainda com baixa confiabilidade. Para São Paulo capital, mesma coisa, bom refresco. Agora, dizer se o bloqueio foi quebrado não sei...

 

Huuuuum.... Interessante essa corrida do Global Operacional... Retiro o que disse do Tupã :sarcastic:

 

Há sim a quebra do bloqueio!!!! O Geopotencial de 590 desaparece!!!! E um belo cavado iria dá uma bela resfriada (pros padrões atuais) no Sul/Sudeste....

 

Vamos torcer né!!! E depois soltar os fogos também :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO !!!!!!!

 

Esse Tupã está de sacanagem com a gente! Aguentar mais 3 semanas disso após uma pausa não dá!

 

Esse Global Aclopado é meio bipolar, tem dia que ele tá alegre, tem dia que ele briga com tudo mundo... É assim mesmo! :sarcastic:

 

Mas há boas notícias....

 

Pelo meteograma do Global, parece haver um refresco maior depois do dia 14 para cá. Além disso, pode ter uma chuvinha melhor. Porém ainda com baixa confiabilidade. Para São Paulo capital, mesma coisa, bom refresco. Agora, dizer se o bloqueio foi quebrado não sei...

 

Huuuuum.... Interessante essa corrida do Global Operacional... Retiro o que disse do Tupã :sarcastic:

 

Há sim a quebra do bloqueio!!!! O Geopotencial de 590 desaparece!!!! E um belo cavado iria dá uma bela resfriada (pros padrões atuais) no Sul/Sudeste....

 

Vamos torcer né!!! E depois soltar os fogos também :sarcastic: :sarcastic:

 

Ufa! Ainda bem que é bipolar esse acoplado. Achei estranho de projetarem temperaturas ainda maiores do que as de agora lá pro começo de março.

 

Mas esse cavado previsto pelo Global Operacional é aquele mesmo que você chegou a comentar na sexta de noite aqui? Se sim, então significa que a previsão está mantida e se ela está mantida, a chance disso se confirmar aumenta! :-D :-D :-D :-D :-D :-D

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo, e olha que esse Global não é ruim não... Foi nele que comecei a ver os primeiros indícios da bomba de julho do ano passado, se não me engano até 12 dias antes... É torcer!!!

 

Depois que colocaram o Tupã como Supercomputador, todos os modelos do INPE (Global/ETA/Brams) melhoraram significantemente! Global é um dos modelos que eu sempre olho também.... Tamo na torcida!!

 

 

Mas esse cavado previsto pelo Global Operacional é aquele mesmo que você chegou a comentar na sexta de noite aqui? Se sim, então significa que a previsão está mantida e se ela está mantida, a chance disso se confirmar aumenta! :-D :-D :-D :-D :-D :-D

 

É ele mesmo!! Só que agora na 12z mais fortinho!! :sarcastic: :good2:

Link to comment
Share on other sites

O que o Maurício viu muito bem no meteograma, é isso na prática.

 

Frente Fria desespejando água em SP

 

http://imageshack.com/a/img580/6513/xgzh.png

 

E depois uma bela Alta... Só que tudo muito longe ainda...Torcer pra isto se confirmar, e finalmente o bloqueio ser quebrado no meio do mês!

 

http://imageshack.com/a/img841/7417/6ijn.png

 

Meu Deus. Como é bom ver novamente a organização de frente fria alcançando o litoral do sudeste, em vez de lá pros lados do Uruguai, Buenos Aires ou até mesmo o sul gaúcho e depois desviando pro mar, como tem acontecido desde a semana retrasada. Isso me deixava desesperado!

Link to comment
Share on other sites

Caraca!!! Bastou eu ficar umas 24 horas sem acessar, tinha fácil umas 200 mensagens no geral! Parece que to em Julho de tanta mensagem!

 

Aqui quando cheguei em casa a MEIA NOITE, tava absurdos 30,4 graus dentro do meu quarto, sauna total!!!! E do lado de fora tava agradáveis 22,9 graus. Aqui se não chove, vira um forno, imagina se minha casa fosse em Blumenhell, ia bater nos 40 dentro!!!

 

Sobre previsões e refrescos, por enquanto temos mais suposições do que certezas no range de 15 dias, mas uma coisa é certo, esse verão não foi nada agradável mas foi histórico!

 

Estava eu dando risada sozinho aqui em casa, porque apesar do calor, sabemos que o verão já se iniciou, e que está com os dias contados pra acabar! Acho que Outubro de 2012 ficou mais marcado na minha cabeça, pois era antes do verão, então eu sofria só de pensar "se em Outubro já tá assim, imagina o verão todo!".

 

Agora, talvez essa onda de calor (acho que já dá pra usar a palavra onda de calor), tenha sido até pior e mais monumental que a de Outubro de 2012, assim na minha cabeça estou pensando: "Ufa, já estamos no verão climático, agora é questão de contar os dias pra chegar o inverno. O pior está passando agora, depois acabou o calorão".

Link to comment
Share on other sites

Noto um aumento de nebulosidade aqui na capital paulista. Nuvens do tipo alto cúmulos. Acredito que isso possa ser um bom sinal pra esse domingo, ou seja, acabará mesmo tendo pancadas de chuva como indica o modelo GFS!

 

Eu também achei que marcou mais a onda de calor de outubro de 2012, por conta das temperaturas que chegaram a passar do 40 graus em alguns locais do interior paulista.

 

Esta atual pode talvez ser marcada por conta de alguns dias com forte queda nos níveis de umidade, estabilidade no tempo (parecendo julho, agosto) e o seu prologamento, ou seja, dias seguidos com temperaturas bem altas.

 

Como já disseram uma vez aqui, em outubro de 2012 a alta em 500 hpa ficou mais a norte, atingindo com mais força o centro oeste e sudeste do Brasil. Já esta atua com maior intensidade no sudeste, sul e parte do centro oeste.

 

Não vejo a hora que esses valores acima de 5880 de geopotencial em 500 hpa ao largo da costa sul e sudeste, dê lugar as frentes frias como naquela imagem da projeção do modelo Global postada pelo Rodolfo hehe

Link to comment
Share on other sites

Modelo Global na saída das 0z, continua com consenso padrão de quebra do bloqueio atmosferico por volta do dia 13!!

 

sih4.png

 

GFS 0z, continua persistindo o bloqueio no operacional determinístico, mas a previsão em ensemble aonde se trabalha com as probabilidades, já induz uma ondulação de Geopotencial no litoral do Sul/Sudeste, indicando que já há membros concordando com um sistema frontal por volta do dia 14...

 

Ainda é tudo muito longe, mas uma luz no fim do túnel, tá começando a brilhar um pouquinho mais.

 

eaw.gif

Link to comment
Share on other sites

O quadro meteorológico nesta manhã em Piraquara está com aspecto de situação "pós-frontal", com céu limpo, ar bem fresco e forte nevoeiro.

A mínima ficou em 16,4°C.

Penso q a Alta oceânica tenha avançado um pouco mais sobre o continente e inclusive isto explicaria as fortes instabilidades isoladas q ocorreram em alguns setores do interior paranaense, durante a tarde de ontem (descontinuidade não detectável).

Outro fator importante é o avanço dos núcleos de trovoada em direção oeste/sudoeste, fato q verifikei visualmente ontem à tarde aki no planalto. Tivemos a mesma situação logo no início do blokeio, em janeiro: ventos oceânicos nos níveis elevados (q empurram os núcleos convectivos [Cb's, Cirrus e tudo mais] para o interior do Estado), poucas nuvens desde a serra até o litoral e quase ausência delas na região oceânica, temperaturas em keda acentuada durante a noite (de 34°C caiu para 16°C), nevoeiros.

Bem, são apenas observações!

 

Manhã de hj, com nevoeiro..

5a4e895bb83ac_2014-02-0207_09_48.jpg.f2803892db8c521b62485105ce0bbf3f.jpg

5a4e895bb9da0_2014-02-0207_18_32.jpg.639ce8b0a9dcb1820255a16499655a18.jpg

Link to comment
Share on other sites

Um domingo diferente, a presença de nebulosidade está impedindo o aumento rápido da temperatura, agora faz 24.5°C ontem já estavamos com 28°C ness horario, se as nuvens continuarem será bom..

Nossa!

Aki nem sinal de nuvens..

Céu azul da cor do ...céu!

Olha carlos fica evidente pode ser pelo Simepar, Londrina com 25°C e Maringá com 29°C, deve ser devido a essa camada de nuvens, estou 5°C mais fresco que ontem já fazia 30°C ontem nesse horario e agora faz 25°C, vamos ver como se comporta essa nebulosidade.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Hoje estou achando que tem mais nuvens do que ontem; o sol vai e vem. Temperatura de 22°C e para melhorar, ainda bate um ventinho bem fresco.

 

João, hoje fico aqui na loja até 17:00 hs.

 

Evandro, eu montei uma loja de artigos para presente aqui em CDJ; temos peças industrializadas e muita coisa feita artesanalmente. Quando subir a serra, dá uma passada por aqui. :good2:

 

Renan, obrigado pelo :pleasantry: prêmio antecipado. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.