Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Fevereiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Céu parcialmente encoberto nesta manhã em Piraquara.

Houve formação de nevoeiros em pontos isolados, principalmente nas baixadas.

A madrugada foi abafada, com mínima de 18,8°C.

 

Tua mínima foi boa, tive 19,7ºC aqui em SJP.

 

As minhas máximas durante o fim de semana ficaram entre 32 ~ 33ºC. Até que "comportadas" diante do caos que se instalou no sul do Brasil!!

Link to comment
Share on other sites

Hoje, depois de mais uma manhã de céu praticamente limpo, Sampa teve um aumento maior de nuvens durante a tarde.

Muito provavelmente foi o que segurou uma elevação maior da temperatura.

 

Mirante: 23,8°C / 34,5°C ( :heat: Noite do cão. Dormi com o ventilador ligado em cima de mim a noite inteirinha)

IAG: 19,9°C / 34,3°C

 

Na região da automática de Barueri (A oeste de Sampa) as coisas continuaram quentes:

Ontem: 35,4°C

Hoje: 35,3°C

 

A convencional de Guarulhos registrou 36,3°C ontem.

 

Máxima de 35,4ºC em Helltapevi ontem. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui as previsoes todas exceto inpe estao prevendo maximas abaixo do que iremos realmente registrar , porem se fosse assim tava otimo !

Exatamente William aqui estaá assim também, a maioria previa 33, no maximo 34°C para os ultimos dias e chegamos aos 36°C, mais agora pela manhã todos os sites se renderam e agora colocam 35-36°C a semana toda, o site Foreca levou destaque nos ultimos dias pra cá acertou bastante as temperaturas..

Link to comment
Share on other sites

A temperatura caiu bem essa noite, provavelmente devido ao excesso de calor. Eu tinha 30,1° à meia-noite (23 h no horário normal), mas a mínima foi de 25,1°. Bela queda de 5,0° numa noite quente de verão. Dificilmente o valor se seguraria tão alto a noite toda.

 

Mas ao que tudo indica essa será a PIOR semana em termos bazianos. Todo mundo, SEM EXCEÇÃO, vai sofrer nessa semana com máximas que podem quebrar recordes históricos. É uma verdadeira ironia que eu comemore essa queda até os 25°. A coisa está tão ruim que se tornou inimaginável um valor abaixo de 20° e uma máxima abaixo de 30°. A situação é absolutamente desesperadora nem mesmo para quem gosta de frio, mas para quem espera um refresco, como máximas na média do verão!!!!!!!

 

Agora tenho INCRÍVEIS 34,9° com 58%. Francamente, não duvido que eu bata meu recorde histórico de 39,9° do final de dezembro. Impressionante!

Link to comment
Share on other sites

Estava olhando o Wunderground na estação do PNI, que pra variar está fora. Não sei se mais alguem reparou, mas deixem aberta a página do wunder na estação do PNI, está mostrando dados instantâneos a cada atualização de 5 minutos! Agora a pouco estava 16,7 graus com PO em 10 graus. Ao clicar em atualizar, volta ao valor de 13,7 graus. Fenômeno inexplicavel, mas o fato é que consigo ver as temperaturas do momento!

Link to comment
Share on other sites

CLIMATERRA ‏@Climaterra 16 min

 

 

 

Dados levantados pelo L. Puchalski, mais o que a Climaterra tinha da estação de Florianópolis/S.J./Inmet, foi o janeiro + quente em 103 anos

 

 

 

CLIMATERRA ‏@Climaterra 9 min

 

Janeiro quebrou o recorde de média máxima em Lages/Inmet, Indaial/Inmet e Floipa/Inmet. S.Joaquim/Inmet também foi o mais quente na média.

Link to comment
Share on other sites

DESCULPEM se vou criar uma polêmica com o que vou relatar, mas desde o BIZARRO AGOSTO de 2012 e agora com esta onda de calor NUNCA VISTA NO RS, penso que nosso clima está se "tropicalizando" sim!

Embora o inverno de 2013 tenha tido episódios de frio bem significativos e até a volta da neve com força em algumas cidades, não mudo minha opinião.

NUNCA ACREDITEI no tal "aquecimento global", mas que o clima anda estranho no RS, SC e RS anda... Não venham me convencer que não!

Esta semana será uma ABERRAÇÃO em termos de calor no RS, SC e PR. Meu irmão mora em Curitiba e falou que os moradores locais estão apavorados com o verão desse ano! Nunca estiveram preparados para tanto calor! Nem de noite não refresca na capital paranaense.

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Entendo João. Mas o que eu discordo de ti é que ao invés de isso ser uma "tropicalização" do RS e do Sul, o que vejo é uma amplificação de extremos. Agosto de 2012 foi o mais quente da história. O ano de 2013 quase todo foi abaixo da média, e a média do ano o mais frio desde 2000 (19,5° contra 19,3°). Os invernos de 2007, 2008, 2011 e 2013 foram na média ou mais frios do que o normal com ondas de frio marcantes, anomalias negativas expressivas (jul/2007, jul/2009, ago/2013) e situações extremas (nevadas de 2013, máximas extremamente baixas em 2007, onda de frio de jul/2013). Mesmo jul/2012 ficou abaixo da média (-1,2° ou -1,3°). 2007, 2009 e 2011 teve muita geada em POA se comparado ao normal, e os verões 2008, 2009 e 2013 foram abaixo da média.

 

Por outro lado, além de ago/2012, se destacam os calorões horrorosos de fev/2010, fev/2012, dez/2012, o verão 2007 e jan/2011 (até então o mais quente na média, creio que batido por esse janeiro). Jul/2008 teve total ausência de frio.

 

Parece que estamos, digamos, "pagando o preço" para ter invernos muito bons e ondas de frio com eventos históricos. A julgar pela ampliação dos extremos, nada impede que nesse ou noutro inverno próximo tenhamos o mês mais frio da história. Já imaginou uma média mínima de 5°/6° aqui ou mensal de 10,0°/10,2°? Parece que é possível.

 

Enquanto o terror não vai embora, vamos fritando: 36,7° com 51%. Sensação de 45,5°! Calor inacreditável!

 

Abraços extremados!

Link to comment
Share on other sites

Bom darei minha sincera opinião sobre o que acontece com o clima neste verão.

 

Primeiro de tudo, uma pergunta: TODOS tem certeza que no passado fazia mais frio que hoje? Ou pegamos dados de 30, 60 ou 90 anos achando que refletem os últimos 500 anos? Porque a questão da temperatura media mais alta deste verão, sob a ótica das estações meteorológicas, dá impressão de que estamos vivendo um período de calor nunca visto antes. Já nem entro na questão se estamos tendo amnésia de passados recentes, porque os números deste verão são impressionantes e estão bem acima da média, MASSS considerando os dados das estações meteorológicas, somente.

 

Ia ser engraçado se houvesse medições regulares desde que Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil, hoje poderíamos ter mais certeza se o calor atual é algo já visto ou não no passado mais distante. Relatos esporádicos nem sempre verdadeiros e fiéis de passados remotos de frio não permitem dizer claramente se já passamos por período(S) de calor tão ou mais intensos que o atual. Continuo afirmando, os eventos atuais para São Paulo não atingiram a magnitude de Outubro de 2012, mesmo este período de calor sendo mais duradouro que o de Outubro passado.

 

Sobre o frio do ano passado, os paulistanos e estudiosos do clima devem se lembrar quantos anos o Mirante de Santana não registrava madrugadas sub-5, e lembro até que li lá no site da MEtsul, se não me engano, alguem lá por volta de 2010 afirmar que nunca mais veríamos sub-5 na grande SP e muito menos geada. A dinamica do clima atual no centro-sul faz até crer que a história do aquecimento global tem algum fundo de verdade, mas e para um americano de Chicago? Lá o cara deve estar pensando que estamos entrando numa grande era glacial. Localmente, aquecemos, mundialmente, talvez um ligeiro aquecimento ou quem sabe até fechamos 2014 abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o clima ficou mais extremado no RS e SC. Já do PR em direção ao SE, o

clima esquentou, notadamente o inverno. Em MG, não se vê um bom inverno há

anos. 2011 e 2004 poderíamos considerar como "bons", mas na verdade eles

ficaram na média. Enfim, o Global Warming pegou de jeito aqui... :cray:

Link to comment
Share on other sites

Vejam que interessante a capital mineira

 

Jan 14 - média

 

24,8 - BELO HORIZONTE MG CONV

24,5 - BELO HORIZONTE MG PAMPULHA

21,9 - BELO HORIZONTE MG CERCADINHO

 

Vejam só o que faz a altitude. A estação de Cercadinho (1.214m), teve a mesma média do Afonso Pena (Ctba) por exemplo.

 

BH tem microclimas incríveis, Carlos. Na entrada de BH via BR-040, a altitude

chega a 1300m na região da Lagoa dos Ingleses! Imagine o frio que deve fazer

no inverno...mínimas entre 6/8 graus devem ser relativamente comuns.

 

Há também a região do Florestal, baixadão que muitos já conhecem e se destaca

nas mínimas quando o tempo está seco.

 

BH tem um relevo por demais interessante! A serra do curral é o divisor de águas

entre uma área montanhosa e amena e outra em direção à Lagoa Santa, com

temperaturas bem mais elevadas.

 

Mas o pessoal de BH pode fazer uma análise bem melhor que esta. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o clima ficou mais extremado no RS e SC. Já do PR em direção ao SE, o

clima esquentou, notadamente o inverno. Em MG, não se vê um bom inverno há

anos. 2011 e 2004 poderíamos considerar como "bons", mas na verdade eles

ficaram na média. Enfim, o Global Warming pegou de jeito aqui... :cray:

É. Concordo contigo. Do PR para o norte (penso aí no Sudeste) ficou mais quente.

 

Agora 37,4° com 48%. Sensação de 46,9°. Apareceram alguns cumulus um tanto estratificados que estão segurando o aquecimento. Espero que continue assim. Não estou a fim de quebrar meu recorde. Vento O a 6,1 km/h.

 

Abraços extremados!

Link to comment
Share on other sites

Entendo João. Mas o que eu discordo de ti é que ao invés de isso ser uma "tropicalização" do RS e do Sul, o que vejo é uma amplificação de extremos. Agosto de 2012 foi o mais quente da história. O ano de 2013 quase todo foi abaixo da média, e a média do ano o mais frio desde 2000 (19,5° contra 19,3°). Os invernos de 2007, 2008, 2011 e 2013 foram na média ou mais frios do que o normal com ondas de frio marcantes, anomalias negativas expressivas (jul/2007, jul/2009, ago/2013) e situações extremas (nevadas de 2013, máximas extremamente baixas em 2007, onda de frio de jul/2013). Mesmo jul/2012 ficou abaixo da média (-1,2° ou -1,3°). 2007, 2009 e 2011 teve muita geada em POA se comparado ao normal, e os verões 2008, 2009 e 2013 foram abaixo da média.

 

Por outro lado, além de ago/2012, se destacam os calorões horrorosos de fev/2010, fev/2012, dez/2012, o verão 2007 e jan/2011 (até então o mais quente na média, creio que batido por esse janeiro). Jul/2008 teve total ausência de frio.

 

Parece que estamos, digamos, "pagando o preço" para ter invernos muito bons e ondas de frio com eventos históricos. A julgar pela ampliação dos extremos, nada impede que nesse ou noutro inverno próximo tenhamos o mês mais frio da história. Já imaginou uma média mínima de 5°/6° aqui ou mensal de 10,0°/10,2°? Parece que é possível.

 

Enquanto o terror não vai embora, vamos fritando: 36,7° com 51%. Sensação de 45,5°! Calor inacreditável!

 

Abraços extremados!

 

Obrigado pelos esclarecimentos, Marcos! Tu sempre és um cara super educado e convincente nas tuas colocações. Abração e boa semana! :good:

Link to comment
Share on other sites

14:00HS

 

35,0 - Porto Alegre

35,0 - Rio de Janeiro (Galeão)

35,0 - Vitoria

 

33,0 - São Paulo

 

32,0 - Florianópolis

32,0 - Cuiabá

32,0 - Palmas

32,0 - Macapá

 

31,0 - Campo Grande

31,0 - São Luis

 

30,0 - Curitiba

30,0 - Goiania

30,0 - Salvador

30,0 - Aracaju

30,0 - Fortaleza

30,0 - Manaus

30,0 - Boa Vista

 

29,0 - Natal

29,0 - Teresina

 

28,0 - Brasília

28,0 - Recife

28,0 - João Pessoa

28,0 - Porto Velho

 

27,0 - Maceió

 

26,0 - Rio Branco

 

25,0 - Belem

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.