Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Campos do Jordão X Monte Verde


Frost
 Share

Recommended Posts

Pessoal, tenho algumas duvidas em relação às possíveis temperaturas e o comportamento de MPs em cada cidade.

Campos do Jordão é em média 100 metros mais alta do que Monte Verde e apenas com essa informação poderíamos deduzir que é mais fria.

A diferença de latitude entre as duas é ínfima (monte verde uns 8 quilômetros mais ao sul) e Monte Verde está cerca de 45 km a oeste de Campos do Jordão.

Gostaria da opinião de vocês sobre se é possível que tenha diferenças na temperatura em Monte Verde por estar mais a oeste e não ter relevos próximos que atrapalhem a entrada de frente fria e de ter precipitação.

Existem frentes frias que vem pelo continente e não obedecem necessariamente a latitude para dizer onde vai fazer mais frio ou não, correto? Percebo isso com frequência com o Rio de Janeiro sendo bem menos influenciado por MPs do que cidades de Minas e SP com latitudes parecidas!

Só temos uma estação em MV e nem sei a altitude, se não me engano não é baixada também... e as vezes aparecem mínimas inferiores as de CDJ...

Como explica? a cidade está em um vale que consegue reter mais frio do que Campos? sabemos qual a media de precipitação na cidade? é maior que campos?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Frost , o que eu percebo é que CDJ tem maximas menores que MV , e minimas maiores ou iguais , tambem percebo que com MP Maritima o frio chega 1°la mais logo logo chega em CDJ acho que no geral as 2 sao iguais em frios , tendo medias parecidas

 

 

MV parece ficar em encosta com picos ultrapassando os 2000 Metros em volta

 

 

ecotur.jpg

 

img_02_encontro_monte_verde.jpg

 

mapamonteverde.gif

 

img_02_encontro_monte_verde.jpg

 

 

Cidade bem pequena acho em torno de 3000 habitantes , e bastante arborizada gostei

Link to comment
Share on other sites

"Cidade" = Distrito de Camanducaia.

 

Lugar bonito, legal ( nem tanto ), não tem o que fazer se você não gosta de trilha, a não ser comer trutas, fondue entre outras coisas sem graça mas que faz muitas pessoas irem para lá.

 

Uma ótima opção são as pousadas e hotéis completos, no mais, se não gostar das coisas que disse no parágrafo anterior, perder tempo e dinheiro.

 

Um dia é o ideal para passear pela cidade e conhecer quase que inteira.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, Monte Verde não é cidade e sim um distrito do município de Camanducaia.

 

Estive lá há muito tempo atrás, antes de ficar badalada.

Todo o trecho entre Camanducaia e MV era de terra.

Fui acampar junto com uns malucos (Eu inclusive). :laugh:

Camping selvagem, tomando banho no ribeirão que passa por lá.

Era janeiro e foi a água mais gelada em que eu entrei na vida. Precisava de uns 3 conhaques antes, no mínimo. :laugh:

 

Mas acho que MV tem um detalhe diferente de Campos do Jordão.

CJ fica num vale praticamente no alto da serra.

Já MV fica num vale ao norte da Mantiqueira.

Ou seja, MV tem a serra do lado sul, sendo um obstáculo para os ventos frios de SO, S, SE.

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-IV-4.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-V-2.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-V-4.jpg

Link to comment
Share on other sites

mapamonteverde.gif

 

Este mapa mostra bem....A Av Monte Verde (Nº 4 - centro) fica a 1450m de altitude, 200 metros abaixo do Capivari em Campos do Jordão. O Aeroporto (Nº 3) em Monte Verde fica exatos a 1555m (5.102 ft), portanto , bem acima da vila. Já sua estação automatica do Inmet fica fora do centro numa altitude intermediaria , exatos 1500mt. pelo que podem perceber a vila de Monte Verde fica num vale...

 

A509.jpg

Link to comment
Share on other sites

Monte Verde , muita gente não sabe mas conta com 2 estações meteorológicas. Uma do Inmet a 1500 mts afastado do centro e uma outra estação Mont' Art Artesanato Av. Monte Verde, 743 de propriedade do Sr. Nelson Tavares Pacheco Jr. (proprietário da Mont'Art Artesanato). Ele instalou esta automática no centrinho de lá e 2004, sendo que a automática do Inmet só foi instalada em 2006.

 

Vejo este comparativo este ano pra se ter um a ideia:

 

Automática - Mont'Art Artesanato (1450mts - centro)

 

16/01 : 13,8 / 24,3

17/01 : 13,3 / 23,7

18/01 : 10,2 / 23,8

19/01 : 10,6 / 24,2

20/01 : 12,2 / 26,4

21/01 : 14,3 / 23,8

22/01 : 13,8 / 25,2

 

12,6 - Média Mín

24,5 - Média Max

18,6 Média Simples:

 

Automática - Inmet (1500 mts)

 

16/01 : 14,1 / 23,9

17/01 : 13,8 / 23,8

18/01 : 10,5 / 23,9

19/01 : 11,4 / 24,4

20/01 : 12,7 / 26,3

21/01 : 14,7 / 23,9

22/01 : 14,7 / 25,3

 

13,1 - Média Mín

24,5 - Média Max

18,8 Média Simples

 

Na média , a automática da Mont'Art Artesanato foi 0,2 abaixo da estação do Inmet neste período

 

Na mínima absoluta por exemplo na Mont'Art fez -3,9 e no Inmet -3,6 no dia 05/08/2011

 

 

Link to comment
Share on other sites

Carlos, de acordo com o GE, de ponta a ponta da Avenida Monte Verde a altitude não é mais baixa do que 1530 metros...

Sinceramente, faz sentido que não seja, uma vez que a média de tal estação é inferior à do inmet! sabemos o endereço da estação do inmet?

 

OBS: de acordo com o Google Earth, nenhum ponto de monte verde tem altitude inferior à 1520 metros.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, de acordo com o GE, de ponta a ponta da Avenida Monte Verde a altitude não é mais baixa do que 1530 metros...

Sinceramente, faz sentido que não seja, uma vez que a média de tal estação é inferior à do inmet! sabemos o endereço da estação do inmet?

 

OBS: de acordo com o Google Earth, nenhum ponto de monte verde tem altitude inferior à 1520 metros.

 

Frost..eu tive no Aeroporto, tem uma placa lá dizendo que está a 1.560m...Mas conversei o pessoal de lá e me informaram que a altitude oficial é de 5102 pés ou 1555 mts...A Av Monte Verde que é a unica da vila bem abaixo, tudo fica ali, restaurantes, lojas, etc...está bem abaixo do Aero mesmo....que aliás é vísivel...e a olho nu fica uns 100 metros abaixo com certeza...é muita diferença de altitude visualmente..Jamais será 1530 pra 1555..ou 25 mts.....Se estiver no local verá que é mole 100 metros ali de direfenreça...

 

monteverde11.jpg

Link to comment
Share on other sites

A ultima vez que fui lá foi a uns 15 anos, lembro de pouca coisa :laugh:

Sempre pensei que as altitudes mostradas no Google Earth eram razoavelmente precisas!

Temos mapas ortográficos/topográficos da região?

 

Não tenho..mas o Artur as vezes costuma ir pra lá...seria interessante ele levar o GPS dele pra verificar esta altitude

Link to comment
Share on other sites

A ultima vez que fui lá foi a uns 15 anos, lembro de pouca coisa :laugh:

Sempre pensei que as altitudes mostradas no Google Earth eram razoavelmente precisas!

Temos mapas ortográficos/topográficos da região?

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Y-B-IV-4.jpg

 

Monte Verde está aproximadamente próxima à margem direita, no meio do mapa.

Clique no mapa para ampliar.

Link to comment
Share on other sites

Fiz uma pesquisa rápida sobre a precisão das altitudes mostradas no Google Earth e como são determinadas.

Aparentemente o Google Earth utiliza os dados do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) que fez um mapa topográfico do globo terrestre com varios dados de altitude capturados em uma distancia de 30 a 90 metros uns dos outros (aparentemente, a distancia de 30 metros entre cada registro só aconteceu nos estados unidos, 90 no resto do globo)

O que isso significa é que de fato o GE faz uma estimativa da altitude de um ponto baseada em pontos com registro nas redondezas, o que faz com que, principalmente em terrenos mais acidentados as altitudes não sejam tão precisas.

Por exemplo, se entre um ponto e outro de medição o radar registrou uma diferença de 100 metros, o google earth provavelmente vai dizer que um ponto entre estes dois está a 50 metros de diferença de ambos, indiferentemente de essa queda na altitude ter se dado em um precipício de 100 metros por exemplo.

 

Eu ainda não tive certeza de qual a precisão dos dados no Brasil e no mundo li sobre esses 30 a 90 metros mas não tenho certeza, aparentemente o INPE lançou em 2008 o Topodata com precisão igual ao SRTM nos estados unidos mas não sei se esses dados estão sendo utilizados pelo GE ou não.

 

EDIT: Entendi o conceito e aparentemente é isso mesmo, nos estados unidos foram registrados 1 valor de altidude para cada 30x30 metros (1 arco segundo) e no brasil um a cada 90x90 (3 arco segundos) pelo SRTM.

Arco segundos nada mais são do que uma fração de 1 grau de latitude e longitude.

 

Vejam o site que explica os valores (em ingles) e mostra a diferença de definição quando se aumenta o arco segundo de resolução: http://members.shaw.ca/davepatton/demcompare.html

E também o da wiki sobre SRTM: http://pt.wikipedia.org/wiki/SRTM

Link to comment
Share on other sites

A ultima vez que fui lá foi a uns 15 anos, lembro de pouca coisa :laugh:

Sempre pensei que as altitudes mostradas no Google Earth eram razoavelmente precisas!

Temos mapas ortográficos/topográficos da região?

 

Não tenho..mas o Artur as vezes costuma ir pra lá...seria interessante ele levar o GPS dele pra verificar esta altitude

 

 

Tenho planos de ir a monte verde este ano, levo o GPS e depois conto o resultado! Mas da última vez que fui lá, em 2013, é visível a diferença entre a av principal e o aero, 30 metros não é nem ferrando! É muito mais!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, acho que é bem mais provável o aeroporto estar a uma altitude maior do que a que pensamos do que a avenida estar abaixo dos 1500 metros.

Ou é isso ou a avenida é mais baixa do que absolutamente todo o resto da cidade!

 

A cidade concentra-se numa Av Principal cortada por algumas travessas...tudo fica ali...!! Lá de cima do Aeroporto foi medido pelo pessoal da aeronautica e o resultado foi 1555 mts...Anteriormente era 1.560 mts...tivemos uma pequena correção....A Vila que fica lá embaixo, acho que a diferença fica entre 80 a 120 metros..

 

O correto é calibrar o GPS nesta pista (1.555) e descer na Av pra ver qto dá...!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal eu utilizei os dados do INPE (Topodata)

Foi bem complicadinho mas cheguei em um valor de 1530 metros em um ponto proximo da estrada que cai na da Avenida Monte Verde!

 

Fui até o seguinte link: http://www.dsr.inpe.br/topodata/acesso.php

 

Cliquei em "Arquivos em colunas xyz (ASCII, extensão .txt)"

 

E baixei o arquivo 22_465txt.zip baseado no mapa da pagina anterior pois a região de monte verde está nas coordenadas contidas no arquivo.

 

Esse arquivo .txt tem milhares de dados de altitude baseado em coordenadas, o problema é que não está em minutos como no google earth, por exemplo, um cruzamento entre a latitude 22,30,00,00 e longitude 46,45,00,00 do google earth vai ser para os dados do Topodata -46,7500 -22,5000.

Enfim, peguei a coordenada relativamente mais simples da região de monte verde próxima à estrada que tem altitude aparentemente muito semelhante a Avenida Principal para que fosse facil de converter.

 

Usei a coordenada LA 22,52,00,00 LON 46,03,00,00

Como 52 é ~86,6% de 60 e 0,3 é 0,5% de 60 transformei LA em 22,8666 e LON em 46,0500.

Finalmente coletei o seguinte dado do arquivo .txt:

-46.0500 -22.8666 1530.00

 

No Google Earth a altitude do local é de 1533.

 

EDIT: Acabo de descobrir ( :prankster: ) que é possível deixar a latitude e longitude em graus decimais (como os dados no arquivo .txt) no Google Earth em "Ferramentas" -> "Opções" -> "Visualização em 3D" -> "Mostrar lat/long"

Com isso fica bem mais fácil de comparar os dados!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal eu utilizei os dados do INPE (Topodata)

Foi bem complicadinho mas cheguei em um valor de 1530 metros em um ponto proximo da estrada que cai na da Avenida Monte Verde!

 

Fui até o seguinte link: http://www.dsr.inpe.br/topodata/acesso.php

 

Cliquei em "Arquivos em colunas xyz (ASCII, extensão .txt)"

 

E baixei o arquivo 22_465txt.zip baseado no mapa da pagina anterior pois a região de monte verde está nas coordenadas contidas no arquivo.

 

Esse arquivo .txt tem milhares de dados de altitude baseado em coordenadas, o problema é que não está em minutos como no google earth, por exemplo, um cruzamento entre a latitude 22,30,00,00 e longitude 46,45,00,00 do google earth vai ser para os dados do Topodata -46,7500 -22,5000.

Enfim, peguei a coordenada relativamente mais simples da região de monte verde próxima à estrada que tem altitude aparentemente muito semelhante a Avenida Principal para que fosse facil de converter.

 

Usei a coordenada LA 22,52,00,00 LON 46,03,00,00

Como 52 é ~86,6% de 60 e 0,3 é 0,5% de 60 transformei LA em 22,8666 e LON em 46,0500.

Finalmente coletei o seguinte dado do arquivo .txt:

-46.0500 -22.8666 1530.00

 

No Google Earth a altitude do local é de 1533.

 

Parabéns pelo trabalho científico! Ficou interessante isso hein!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

A estação do Inmet de Monte Verde que agora está com altitude corrigida , está num topo há 1.545 mts ....ou 10 metros abaixo do Aeroporto. Se trata de uma das areas mais elevadas (habitadas), de Monte Verde.

 

O centro da Vila, onde ficam os restaurantes, agencias bancarias, lojas, lanchonetes, etc......ficam situado e 1.450/1.470 metros de altitude ou a quase 200 metros mais baixo do centrinho turístico de Campos do Jordão , o capivari. Penso que se tivesse uma estação nesta região, teríamos mínimas absolutas muito mais interessantes que o local da estação atual....

Link to comment
Share on other sites

A estação do Inmet de Monte Verde que agora está com altitude corrigida , está num topo há 1.545 mts ....ou 10 metros abaixo do Aeroporto. Se trata de uma das areas mais elevadas (habitadas), de Monte Verde.

 

O centro da Vila, onde ficam os restaurantes, agencias bancarias, lojas, lanchonetes, etc......ficam situado e 1.450/1.470 metros de altitude ou a quase 200 metros mais baixo do centrinho turístico de Campos do Jordão , o capivari. Penso que se tivesse uma estação nesta região, teríamos mínimas absolutas muito mais interessantes que o local da estação atual....

 

Isso é um mito Carlos, o aeroporto não é 100 metros mais alto que o centro... diria que nem chega a 50 metros de diferença.

 

Uma foto que tirei da estação:

IMG_20140309_135129_422.jpg

 

Vale lembrar que no GE a região toda está acima de 1500... além disso eu conferi em outra fonte (topodata do inpe) as altitudes da cidade e também não achei nada abaixo de 1500.

Link to comment
Share on other sites

Complicado, o que importa é que todo mundo sabe que Monte Verde está dentro de Camanducaia. kkk

 

Parece que já existe a um bom tempo a intenção dos moradores de MV de se emanciparem de Camanducaia... não sei como anda essa situação.

 

Houve uma projeto no Senado ano passado ou em 2013 que complicou a situação de emancipações no país. Para se emancipar no Sul ou Sudeste é preciso ter no mínimo 20 mil habitantes. Não sei qual a população de MV. Além disso ainda é preciso fazer um plebiscito, onde participariam os dois municípios, o que claramente favorece o município maior. Então seria preciso que mais de 50% de Camanducaia e Monte Verde aprovassem. Há uma dependência maior desta cidade de Camanducaia. Depois ainda haveria um estudo de viabilidade com dezenas de fatores. Sei disso porque discutia no bar estes dias sobre um bairro de Itajaí que queria se emancipar.

 

Olhando pelo mapa deve ser mais fria que CdJ. A cidade deve receber melhor MPs continentais. Quanto mais a Oeste melhor. É só ver o exemplo de Apiaí, Barra do Turvo, que se aproximam de Cdj em várias situações.

Link to comment
Share on other sites

Antes, existiam restrições para emancipações de municípios.

Se não me engano, a população mínima era 10 mil habitantes.

 

Essas exigências foram derrubadas não me lembro quando, na década de 1990, se não me engano, ou na constituição de 1988, não sei bem.

Aí virou uma festa, houve emancipações legítimas mas também foram criados municípios totalmente inviáveis, quase sempre por motivação política (Mais uma vaga para prefeito, vice, vereadores...).

Muitos municípios (Existem centenas e centenas no Brasil) só sobrevivem graças ao Fundo de Participação dos Municípios.

 

O FPM é constituído por uma parcela da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) que o governo federal repassa, segundo a constituição, a todos os municípios do Brasil.

O FPM é coisa antiga e é distribuído proporcionalmente à população.

Existem centenas e centenas de municípios por esse Brasil afora cuja maior fonte de arrecadação é o dinheiro do FPM.

Em outras palavras, dependem totalmente dos repasses do governo federal.

Seriam totalmente inviáveis sem essa grana.

 

Existe também o Fundo de Participação dos Estados.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.