Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Janeiro 2014


Felipe F
 Share

Recommended Posts

Cidades que poderiam sem bem monitoradas no sul de MG no quesito frio : ,

 

Marmelopolis 1.277 m

 

Delfim Moreira 1.200 m

 

Gonçalves 1.350 m

 

Adicione a essa lista a cidade de Alagoa em minas!

Ela é (pelo que vi no GE) o panelão mais surpreendente do sul de minas (marmelópolis também é bem cercada)

 

Alagoa com "nuvens" a 1300 metros.

o63j.png

 

Alagoa fica numa região ao norte do PNI absurdamente remota e com altitudes muito interessantes, alem dela na região só existe um pequeno vilarejo chamado Campo Redondo que fica a mais de 1500 metros de altitude!

Todos os municípios da região contem pedaços da Serra do Papagaio e diversos pontos chegam a mais de 2000 metros.

O ponto culminante da serra tem 2357 metros de altitude.

 

Norte do PNI, sul de Minas, "Nuvens" a 1600 metros

rqeq.png

 

Mais informações sobre Campo Redondo

http://www.itamonte.net/portal/campo-redondo-itamonte-mg/

 

Mais informações sobre a Serra do Papagaio

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/211?task=view

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Frost as imagens nao abrem aqui , mais tenho umas pessoas aqui de Maria da Fé no face que foram morar la olhas essa imagem

 

 

20130722161005.jpg

 

 

 

 

 

 

POOOOOOOW CLIMATEMPO OLHA AONDE COLOCARAM MDF , ACHO QUE CONFUNDIRAM COM ITAMONTE , MARIA DA FÉ FICA BEM MAIS AO SUL QUE ISSO SE FOSSE DO LADO DO PNI DESSE JEITO IA PRA LA TODO DIA , MARIA DA FÉ FICA A QUASE 100KM AO SUL DESSA LOCALIZAÇAO

 

-- ESTAGIARIOS ----

Link to comment
Share on other sites

Frost as imagens nao abrem aqui , mais tenho umas pessoas aqui de Maria da Fé no face que foram morar la olhas essa imagem

 

 

20130722161005.jpg

 

 

 

 

 

 

POOOOOOOW CLIMATEMPO OLHA AONDE COLOCARAM MDF , ACHO QUE CONFUNDIRAM COM ITAMONTE , MARIA DA FÉ FICA BEM MAIS AO SUL QUE ISSO SE FOSSE DO LADO DO PNI DESSE JEITO IA PRA LA TODO DIA , MARIA DA FÉ FICA A QUASE 100KM AO SUL DESSA LOCALIZAÇAO

 

-- ESTAGIARIOS ----

 

 

Bela geada!! O.o

Você quer dizer que as imagens são de Alagoa ou Campo Redondo?

 

William, acabei de arrumar as imagens.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal encontrei o video da imagem que o William postou de geada em Alagoa, aparentemente é numa região proxima do pico do garrafão, isso explica esse espetáculo!!!

 

NEFq50mxPxI Dia 08/07/2013 6:00 horas da manha :shok:

 

O impressionante é que mesmo em CDJ e região não tivemos relatos de grandes geadas em 2013, esse lugar é fantástico!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Enviei uma mensagem (no face) para o Wanderson, que filmou o vídeo em Alagoa!

Falei sobre o fórum, o convidei para participar e perguntei sobre o local e altitude onde foi filmado o vídeo!

 

O Baz já teve um Wanderson, ele era do Rio de Janeiro e ultima vez que entrou aqui foi em janeiro de 2008...Não sei se é a mesma pessoa..!!

Link to comment
Share on other sites

William...e o ceu deve estar limpo ai na região devido a velocidade da queda..Sua região deverá ter boas minimas amanha pelo jeito....No PNI já está 6,8........

 

Esse é o ASAS que vc tanto ama... No inverno já é uma verdadeira bosta, e no verão só nos torna uma verdadeira fritadeira.

 

Pois é, pra vcs do sul é ruim, para o Sudeste ajuda a derrubar as mínimas por períodos que podem chegar a uma semana. Ja vi ano em que só na condição de ASAS Campos do Jordão negativou. Se não me engano 2010.

 

ASAS, para a Mantiqueira, é excelente! Particularmente, aqui para Sã Paulo, ODEIO ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado como a imprensa brasileira se omite em relação a radiação solar. Os níveis de radiação está extremo em quase todo centro-sul do país e nem um único alertar nem mesmo em sites de previsão do tempo, alias nem mesmo aqui.

 

A radiação Solar provoca queimaduras de 1ª grau, manchas solares irreversíveis e até mesmo câncer de pele.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado como a imprensa brasileira se omite em relação a radiação solar. Os níveis de radiação está extremo em quase todo centro-sul do país e nem um único alertar nem mesmo em sites de previsão do tempo, alias nem mesmo aqui.

 

A radiação Solar provoca queimaduras de 1ª grau, manchas solares irreversíveis e até mesmo câncer de pele.

 

 

NO DIA QUE AS 13 HORAS AS CÂMARAS AO VIVO MOSTRAREM AS PRAIAS VAZIAS, EU TAMBÉM DAREI ALERTA SOBRE O SOL, HOJE, NÃO DOU MURRO EM PONTA DE FACA, PURA PERDA DE TEMPO.

 

DEPOIS TEMOS QUE PEGAR ENTRE 10/30 MINUTOS DE SOL SEM PROTEÇÃO ENTRE 11 A 14 H PARA FORMAR VITAMINA D E MELHORAR A IMUNIDADE, MAS É CURTÍSSIMO O TEMPO.

 

O QUE TEM QUE FAZER E EDUCAR AS CRIANÇAS E BOLSO NOS PAIS IRRESPONSÁVEIS QUE LEVAM CRIANÇAS DE COLO A 10 ANOS NA PRAIA DEPOIS DAS 11HS.

 

EM SC A MÍDIA (PERDE TEMPO), AVISA E BASTANTE, POIS VENDE JORNAL...

 

29,7 GORA.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, Um ótimo lugar que faz frio e seria muito bom ter uma estação é em Visconde de Mauá ( Distrito de Resende-RJ)

Ele se localiza na divida do RJ e MG e fica bem perto do PNI, acho que é a cidade mais próxima ao PNI porem não tem acesso ao parque

Ele fica numa altitude média de 1200m porem existe povoados em altitudes maiores.

wikipidia com certeza exagera e muito na questão das mínimas ( com certeza foi escrito por algum maluco) mas tenho amigos que vão para lá todo inverno e registra quase todo dia temperaturas abaixo de zero.

Eu talvez irei para lá em junho, dizem que tem uma beleza exuberante, não é para menos que exista tantas pousadas por la

Se puderem dar uma olhadinha de como é a cidade e alguns relatos sobre o frio de lá, vai valer a pena observarem.

Tenho quase certeza que o local povoado mais frio do RJ é lá

Link to comment
Share on other sites

Calor_jan2014_cappSul_SE2.png

 

Climatempo

 

Não entendi este valor do Rio...

 

:roll:

Também não entendi. O que seria? Média máxima? Média?

 

com certeza é a média máxima do santos dumont que recebe brisa maritima o dia todo, diferente do campos dos afonsos que a média máxima está em torno dos 36 graus

Link to comment
Share on other sites

Também não entendi. O que seria? Média máxima? Média?

 

com certeza é a média máxima do santos dumont que recebe brisa maritima o dia todo, diferente do campos dos afonsos que a média máxima está em torno dos 36 graus

 

Se não me engano é a média da estação convencional da Praça Mauá.

Link to comment
Share on other sites

Expliquei para Josélia da Climatempo que o unico caminho e confiavel para verificarmos Desvios na cidade do Rio de Janeiro é usando a normal do Galeão que se encontra no Redemet e no Ogimet vc poderá verificar as condições registradas (inclusives em valores decimais).

 

A média das máximas para o Galeão em janeiro 1961/1990 é de 31,2 e a média das máximas está em 34,2. Temos um desvio de +3,0 ...Isto é real...!! E não como a Somar disse que está 7 graus acima da média pegando de uma estação do Aterro do Flamengo + Praça XV (2 lugares), e comparando com os dados da Praça Mauá sendo que a estação fica num cercado de cimento e consequentemente registrando temperaturas absurdas..

Link to comment
Share on other sites

Bom, minha casa está virada para sul, então recebo bem ventos de sul. Recebo também ventos de leste/oeste, menos intensamente. A casa a Norte é um sobrado enorme, por isso não recebo nada de ventos norte.

O problema principal aqui é que as estações mais próximas estão a cerca de 8/9 km, que são as do Afonso Pena e do Simepar. Mesmo assim, as máximas aqui ficam pouco maiores que no Simepar. Hoje, por exemplo, no Simepar foram 34ºC cravados, e aqui 34,4ºC.

As mínimas ficam muito mais altas, e hoje consegui identificar o problema: a garagem acumula ar quente se não tiver vento. Cheguei em casa às 22hs e antes de entrar fui até o local do sensor. Estava um pouco mais quente que o quintal aberto. Infelizmente não há muito o que fazer, porque este lugar é o único ventilado sem incidência de sol. Amanhã vou colocar um termômetro caseiro na parte aberta do quintal para verificar a diferença, mas sem chance de usar para registros porque faz apenas medições instantâneas (precisão e memória não eram importantes na ocasião).

Apenas uma sugestão... :mrgreen:

 

Você já pensou em colocar no sol com um bom abrigo?

Afinal, todas as convencionais do INMET ficam no sol. Mas têm um bom abrigo.

 

O Artur Chiovitti é expert nesse assunto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que temos notado desde Outubro/2012 são picos de calor e frio; infelizmente MUITO mais para o calor aqui em São Paulo. Vejamos: o final de outubro/2012 teve marcas épicas, como os 36,6ºC do Inmet, O IAG também bateu recorde de calor nesta época. segunda marca mais alta do Inmet, quase igualando os 37ºC de janeiro de 99.

 

Dezembro/12 foi o dezembro MAIS QUENTE do Inmet;

 

Janiero/14; janeiro mais quente Inmet. E, pelo andar da carruagem, pode fechar como o mais quente da história, superando fev/84.

 

Apenas uma dúvida: se fechar com 31,8ºC, mesmo valor de fev/84, como fica? Não tem que contar a 3ª casa decimal?

 

Em relação ao frio, aquela máxima de 8,6ºC no Inmet em julho também foi estupenda!

 

Estamos vivenciando extremos, literalmente.

 

E vamos fritando.

 

Estou com pena do RS na semana seguinte. Os prognósticos são uma temeridade. Eu NUNCA VI uma onda de calor tão severa para o RS como está sendo projetada para semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe informar se Curitiba como São Paulo também pode quebrar recorde de calor com este mês de Janeiro ?

 

Não sei quanto a Curitiba em relação à recorde de calor em relação à este janeiro ser o mais quente de todos os janeiros. Mas está 3,1ºC acima da média. Quanto à SP, já é o janeiro mais quente de todos e fechará assim. Resta saber se será o mais quente de TODOS (INCLUIDO FEV). A maior marca pertence a FEV/84, com 31,8ºC de máximas média. Este jan/14 está com 31,7ºC de máximas médias.

 

 

Estou na torcida para bater a marca histórica.

 

Deve bater a 2ª maior média de máximas (FEX/2003), com 31,6ºC.

 

Levando em consideração uma anomalia de 3,1ºC em Curitiba, pode-se cogitar quebra de recorde para janeiro por aí sim.

 

Boa pergunta Sr. Hedsgpa! Fiquei curioso agora. Alguém poderia vasculhar e procurar esta resposta.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A media climatológica para Curitiba este mês é 25,6° estamos até ontem 28/01 com média de 28,7° ou seja desvio positivo de 3.1°. Queria saber se vai ser o mês mais quente da cidade.

 

Mas estes 25,6ºC é de qual normal? 61-90 ou 81-2010? Para Curitiba (região central), a normal 61-90 está desatualizada, assim como para São Paulo. Tem que utilizar dados de 81-2010!

Link to comment
Share on other sites

A media climatológica para Curitiba este mês é 25,6° estamos até ontem 28/01 com média de 28,7° ou seja desvio positivo de 3.1°. Queria saber se vai ser o mês mais quente da cidade.

 

Mas estes 25,6ºC é de qual normal? 61-90 ou 81-2010? Para Curitiba (região central), a normal 61-90 está desatualizada, assim como para São Paulo. Tem que utilizar dados de 81-2010!

 

Não podemos considerar a normal de Ctba 1961/1990

 

Se observarmos, a normal climatologica de Ctba em relação ao seu comportamento atual (trabalho do Aldo 1991/2011) o resultado é de uma grande anomalia positiva.

 

Mas segundo o 8º Disme/RS a estação atual de Curitiba , a convencional fica desde 13/06/76 no centro politécnico e o antigo local era proximo ao aero do Bacacheri. Estação esta inagurada em 1911 e isso retrata que a normal climatologica 31/60 de Curitiba está corretíssima. Já a 61/90 conta com dois locais, 61/76 em um local e 76/90 em outro, historia igual a Campos do Jordão...

 

Tá ai o motivo desta diferença em suas anomalias no seu comportamento atual. Como alternativa, temos a normal do Simepar 61/90.. só que esta se encontrava em Pinhais. O Simepar considera os valores desta estação do IAPAR, pois a estação do Simepar só tem dados de 1998 pra frente. Segundo pude verficar , esta estação praticamente rural em Pinhais ficou bem abaixo do Simepar.

 

Para considerarmos uma normal climatólogica correta, podemos considerar a estação do Inmet no período 1981 / 2010, ou seja ultimos 30 anos que se encontra o lugar atual.....pois ai teríamos um valor correto e não de dois locais...para se fazer uma normal climatologica, já seria alguma alternativa para que seja avaliado suas anomalias de forma mais correta.

 

Normal 1981-2010 de Curitiba

 

[tabela]L=Mês&Chuva, mm&Média das Mínimas, °C&Média das Máximas, °C&Média Compensada, °C

L=Jan&212,3&17,2&26,8&20,9

L=Fev&160,0&17,4&26,9&21,1

L=Mar&142,0&16,4&25,9&20,1

L=Abr&94,9&14,6&23,9&18,2

L=Mai&109,0&11,1&20,9&15,1

L=Jun&91,4&9,7&20,1&14,0

L=Jul&100,7&8,9&19,8&13,5

L=Ago&78,7&9,7&21,5&14,6

L=Set&143,1&11,2&21,5&15,3

L=Out&139,9&13,2&23,1&17,1

L=Nov&123,4&14,8&25,0&18,9

L=Dez&157,1&16,2&26,2&20,2

L=Ano&1.551,3&13,4&23,5&17,4[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.