Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

A Copa do Mundo & Clima


Mafili
 Share

Recommended Posts

14:00HS

 

23,0 - Porto Alegre [França x Honduras 15/06/2014 16:00 no GIGANTE DA BEIRA-RIO...31ºC]

21,0 - Curitiba:[ Irã x Nigéria 16/06/2014 16/:00 Arena da Baixada 21ºC]

25,0 - São Paulo [brasil x Croacia 12/06/2014 17:00 Itaquerão temperatura 23ºC]

27,0 - Rio de Janeiro [Argentina x Bósnia Herzegovínia15/06/2014 19:00 Estádio Mário Fillho 21ºC chuva torrencial]

24,0 - Brasília[ Suíça x Equador 15/06/2014 13:00 32ºC UR 6%]

28,0 - Salvador [Espanha x Holanda 13/06/2014 16:00 Fonte Nova 28ºC]

30,0 - Recife[14/06/2014 19:00 Costa do Marfim X Japão 26ºC Arena Pernambuco]

30,0 - Fortaleza[14/06/2014 16:00 Uruguai x Costa Rica 27ºC Castelão]

32,0 - Manaus[ Inglaterra x Itália 14/06/2014 21:00 26ºC]

 

Abraços....

Link to comment
Share on other sites

A abertura da copa do mundo será em São Paulo dia 12/06 as 17 horas. Este ano neste mesmo dia e horario estava 18 graus...bem agradavel.

 

Já a Russia tá no ceu, pelo menos contra a Argelia dia 25/06 as 17:00HS em Curitiba...poderá ser um dos jogos de temperatua mais baixa..este ano 16 graus para este dia e horario..

Link to comment
Share on other sites

Coitada da Suiça...vai pegar Honduras dia 25 de junho em Manaus as 16 horas . Este ano neste horario estava 29 graus com 74% de umidade....até que não estava tão quente..!!

Vai vir uma massa polar continental histórica e Manaus vai ter 16°C de mínima e 23°C na hora do jogo. :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Topico destinado para Copa do Mundo para assuntos exclusivos com relação ao Clima

 

Regra número para um bom membro do fórum....dar trabalho a ADM/MODERAÇÃO,

 

Coitada da Suiça...vai pegar Honduras dia 25 de junho em Manaus as 16 horas . Este ano neste horario estava 29 graus com 74% de umidade....até que não estava tão quente..!!

 

Carlos, sei que a Suíça é complicada em termo de clima....mas por exemplo como é junho em Berna? ou se você tiver outros cantões.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua...Os Espanhois estão preocupados em jogar em Salvador....qto's graus estará em junho em Madrid ..?? A Italia a mesma coisa....estão esquecendo que o verão de Roma é insuportável..Quem vai sofrer mesmo são os Argentinos que estarão no inverno..

 

O que me chateia , é que a imprensa não fala isso..

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua...Os Espanhois estão preocupados em jogar em Salvador....qto's graus estará em junho em Madrid ..?? A Italia a mesma coisa....estão esquecendo que o verão de Roma é insuportável..Quem vai sofrer mesmo são os Argentinos que estarão no inverno..

 

O que me chateia , é que a imprensa não fala isso..

Isso é normal.

Me lembro de ter lido um post da Metsul em que falavam de um jogo do Inter (Ou Grêmio... não me lembro mais) em Rio Branco, no Acre, pela Copa do Brasil.

Os locutores das rádios gaúchas comentavam sobre o calor insuportável na capital do Acre.

 

Aí, o professor Eugênio comentava: "Esqueceram do verão em Porto Alegre..."

Link to comment
Share on other sites

Querem conhecer o clima do Brasil durante a Copa do Mundo?? A BBC ajuda a explicar

 

http://www.bbc.co.uk/weather/feeds/25177088

 

Obs: Detalhe para 1:43

"Sao Paulo. Large City in Brazil and know is a LAND OF DRIZZLE" :prankster:

 

SOCOORRROOOO!

 

Os caras da BBC traçaram o Trópico de Capricórnio...no RIO GRANDE DO SUL! :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Querem conhecer o clima do Brasil durante a Copa do Mundo?? A BBC ajuda a explicar

 

http://www.bbc.co.uk/weather/feeds/25177088

 

Obs: Detalhe para 1:43

"Sao Paulo. Large City in Brazil and know is a LAND OF DRIZZLE" :prankster:

 

SOCOORRROOOO!

 

Os caras da BBC traçaram o Trópico de Capricórnio...no RIO GRANDE DO SUL! :dash1:

 

Padrão BBC de qualidade! Huahuahua

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua...Os Espanhois estão preocupados em jogar em Salvador....qto's graus estará em junho em Madrid ..?? A Italia a mesma coisa....estão esquecendo que o verão de Roma é insuportável..Quem vai sofrer mesmo são os Argentinos que estarão no inverno..

 

O que me chateia , é que a imprensa não fala isso..

 

Carlos, posso tá errado...

 

Mas nessas épocas em que faz esse calorão na Europa, é a inter-temporada, que é no verão... Eles não jogam nesse período que faz mais calor... Ainda sim, concordo que tão fazendo muita frescura... Mas jogo as 13h em Manaus/Fortaleza/Recife e até em qualquer outra cidade a qualquer época do ano é um absurdo não??? Tudo por causa do horário da televisão.

 

Talvez nem tanto os Argentinos sofram, porque a grande a maioria atua na Europa e não na Argentina.

Link to comment
Share on other sites

Começou a dança dos horários!

 

Por causa do calor, Fifa anuncia alteração de horário de sete jogos da Copa

 

Do UOL, em São Paulo

07/12/2013 13h29

 

Após sofrer pressões das emissoras de televisão e patrocinadores europeus, a Fifa anunciou neste sábado a alteração do horário de sete jogos da fase grupos da Copa do Mundo de 2014. De acordo com a entidade, o motivo para a mudança foi adequar as partidas ao clima em regiões mais afetadas pelo calor, como Manaus.

 

A partida entre Inglaterra e Itália, que inicialmente seria disputada às 21h no horário de Manaus (22h, pelo horário de Brasília), passou para as 18h locais, 19h no horário de Brasília. Para isso, a entidade remanejou a partida entre Costa do Marfim e Japão para o horário das 22h, em Recife, no dia 14 de junho.

 

A data de 18 de junho também teve uma troca de horários. O jogo entre Espanha e Chile, no Rio de Janeiro, foi adiantado das 19h para as 16h. Croácia e Camarões, que se enfrentariam às 15h locais de Manaus, passam para o horário das 18h (19h no horário de Brasília), para escapar do período mais intenso de calor à tarde.

 

A data que mais sofreu alterações foi o dia 22 de junho. Todos os jogos deste dia, um domingo, mudaram de horária. A partida que originalmente abriria a jornada da Copa às 13h, entre Bélgica e Rússia, no Rio de Janeiro, passou para às 19h. O jogo entre Estados Unidos e Portugal, em Manaus, foi adiado das 15h para as 18h locais. Coreia do Sul e Argélia, em Porto Alegre, passou das 13h para às 16h.

Link to comment
Share on other sites

Concordo totalmente que marcar jogo para Manaus e capitais do NE às 13 h é um absurdo.

 

Mas vocês se lembram (Os mais idosos, pelo menos :sarcastic: ) que na Copa de 1994, nos EUA, vários jogos foram nesse horário?

 

E muitos aqui sabem, melhor que eu, que o verão na maior parte dos EUA não é moleza. :heat:

 

Brasília, BH, Campo Grande, Rio, Sampa e capitais do sul serão bem menos quentes nos meses da copa.

Link to comment
Share on other sites

boas, aqui em Portugal já se fala nos meios de comunicação também do calor que pode ser inimigo da seleção Portuguesa não só pelo calor mas mais pelos índices elevados da humidade. Nós cá também temos calor no verão mas com humidade baixa isso faz toda a diferença.

 

Perfeito Miguel!

 

O Calor daí é seco, quando faz. Já o calor de Manaus e cidades litorâneas do Nordeste é úmido... Isso tem notória diferença!!

 

Bem vindo!! :good:

Link to comment
Share on other sites

As cidades litorâneas do NE, dependendo do ponto da área urbana em que se está, têm a brisa marítima, que dá uma aliviada.

 

Em Cuiabá pode fazer muito calor mas é seca no mês da copa.

Praticamente não chove nessa época.

E ainda há a possibilidade da chegada de uma massa polar continental, com boa queda nas temperaturas.

 

Agora, Manaus é uma verdadeira sauna mesmo. :heat:

Aí não tem jeito...

Link to comment
Share on other sites

Fecho com vocês. Conheci o calor de Belém (PA), que é sensivelmente inferior ao de Manaus.

 

E o que eu tenho pra dizer é o seguinte: jogar bola à tarde no calor vaporoso da Amazônia é absolutamente desumano.

 

Alguns comparam o clima com uma sauna, o que é verdade parcial. Na verdade, as saunas estão à sombra.

 

Que tal jogar uma pelada em uma "sauna", mas em uma com o sol amazônico batendo "suavemente" na cachola? :prankster:

 

É muito pior que sauna! Com certeza vai ter jogador "apagando" no gramado!

 

Alguém ainda tem aquela tabela de sensação térmica que postavam no fórum?

Link to comment
Share on other sites

Fecho com vocês. Conheci o calor de Belém (PA), que é sensivelmente inferior ao de Manaus.

 

E o que eu tenho pra dizer é o seguinte: jogar bola à tarde no calor vaporoso da Amazônia é absolutamente desumano.

 

Alguns comparam o clima com uma sauna, o que é verdade parcial. Na verdade, as saunas estão à sombra.

 

Que tal jogar uma pelada em uma "sauna", mas em uma com o sol amazônico batendo "suavemente" na cachola? :prankster:

 

É muito pior que sauna! Com certeza vai ter jogador "apagando" no gramado!

 

Alguém ainda tem aquela tabela de sensação térmica que postavam no fórum?

 

Aqui está!

 

MHXOufi.png

Link to comment
Share on other sites

Na estréia da copa do Mundo de 1930.

 

O jogo foi disputado com quase 0C .

 

Mal começou o jogo já estava 2x0 para a Iugoslávia.

 

Manaus é uma maravilha.

 

Aqui é um país tropical.

 

Moro e sou feliz num patropi....

 

Futebol na linguagem do torcedor é para homem....mesmo que seja futebol feminino....entendam homem aqui como guerreiro(a), valente, encarar o adversário de frente, ter raça, vontade de ganhar, correr atrás de um prato de comida.

 

Em 2018 na Rússia será a mesma coisa.....

 

Jogar a zero grau é desumano,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Na estréia da copa do Mundo de 1930.

 

O jogo foi disputado com quase 0C .

 

Mal começou o jogo já estava 2x0 para a Iugoslávia.

 

Manaus é uma maravilha.

 

Aqui é um país tropical.

 

Moro e sou feliz num patropi....

 

Futebol na linguagem do torcedor é para homem....mesmo que seja futebol feminino....entendam homem aqui como guerreiro(a), valente, encarar o adversário de frente, ter raça, vontade de ganhar, correr atrás de um prato de comida.

 

Em 2018 na Rússia será a mesma coisa.....

 

Jogar a zero grau é desumano,

 

Abraços

 

Grande Mafili.

 

Você está certíssimo. O frio extremo pode até matar em questão de segundos, independente de jogar bola ou não.

 

O calor excessivo não mata, apenas faz desmaiar o sujeito. Lembro de umas matérias da Metsul sobre jogos feitos em calor "desumano"...no Rio Grande do Sul.

 

"Decisão judicial sobre calor foi desrespeitada, diz meteorologista" : http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=99221

 

Não acompanho o futebol do Pará, Amazonas, Rondônia. Alguém sabe se nesses estados são comuns jogos às 13 horas?

 

O oposto também é "desumano": http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/216/O_incr%C3%ADvel_e_hist%C3%B3rico_jogo_entre_Estados_Unidos_e_Costa_Rica

 

O que eu sei é que é simplesmente infernal a sauna, principalmente quando a sauna está bem ensolarada. Essa é a questão: não é só cruzar temperatura alta e umidade de sauna. Tem o suave solzinho amazônico junto. :sarcastic:

 

Abraços gerais.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo [brasil x Croacia 12/06/2014 17:00 Itaquerão temperatura ..aposto em céu limpo e 11c no inicio da partida..2013 terá um outono/inverno atipicamente muito frios :russian:

 

Lembrando que isso é apenas uma suposição ..não dá para prever temp de 1 dia com 7 meses de antecedência...mas..tudo é possivel..se fossemos nos basear em alguns dias de julho de 2013 em sao paulo por ex,poderia estar fazendo nesse momento,7c...

Link to comment
Share on other sites

São Paulo [brasil x Croacia 12/06/2014 17:00 Itaquerão temperatura ..aposto em céu limpo e 11c no inicio da partida..2013 terá um outono/inverno atipicamente muito frios :russian:

 

Lembrando que isso é apenas uma suposição ..não dá para prever temp de 1 dia com 7 meses de antecedência...mas..tudo é possivel..se fossemos nos basear em alguns dias de julho de 2013 em sao paulo por ex,poderia estar fazendo nesse momento,7c...

 

Terá que ser um inverno beeeeeeeeeeeeeeem atípicooooooooooooooo.... De 2000 pra cá por exemplo.... a temperatura mais baixa registrada na hora do jogo em 12/06, foi 19C no Aeroporto de Cumbica (o mais próximo do Itaquerão).... Em 2002 por exemplo fez infernais 28C na hora e dia do jogo. Só choveu em 2 dos últimos 13 anos. :russian:

 

Relação de Condições/Temperatura/Umidade as 17h - 12/06 no Aeroporto de Cumbica

2013: Parcial Nublado 24C Umidade 73%

2012: Parcial Nublado 23C Umidade 78%

2011: Ensolarado 21C Umidade 68%

2010: Parcial Nublado 20C Umidade 52%

2009: Chuva Fraca 19C Umidade 78%

2008: Ensolarado 27C Umidade 65%

2007: Ensolarado 25C Umidade 65%

2006: Encoberto 21C Umidade 83%

2005: Ensolarado 25C Umidade 65%

2004: Ensolarado 23C Umidade 73%

2003: Parcial Nublado 24C Umidade 78%

2002: Ensolarado 28C Umidade 66%

2001: Trovoadas 25C Umidade 89%

2000: Ensolarado 24C Umidade 78%

Link to comment
Share on other sites

Assim como fazemos com ondas de frio, poderíamos abrir apostas de 'como ficará o tempo nos jogos da copa'. O que acham? Isso com uns 15 dias de antecedência.

 

 

Com 15 dias é sacanagem, tem muito modelo que já pega condições pra 15 dias, que tal apostarmos 30 dias antes?

 

Verdade... Faz com 30/60 dias ou mais até de antecedência, porque aí há tempo hábil de todos participarem, e não fica tão em cima da Copa, a ponto dos modelos já pegarem as condições.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua...Os Espanhois estão preocupados em jogar em Salvador....qto's graus estará em junho em Madrid ..?? A Italia a mesma coisa....estão esquecendo que o verão de Roma é insuportável..Quem vai sofrer mesmo são os Argentinos que estarão no inverno..

 

O que me chateia , é que a imprensa não fala isso..

 

 

SALVADOR É CALOR ÚMIDO, MADRI É SECO, ALÍ O DESCONFORTO É GRANDE. ASSIM COMO EM MANAUS.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo [brasil x Croacia 12/06/2014 17:00 Itaquerão temperatura ..aposto em céu limpo e 11c no inicio da partida..2013 terá um outono/inverno atipicamente muito frios :russian:

 

Lembrando que isso é apenas uma suposição ..não dá para prever temp de 1 dia com 7 meses de antecedência...mas..tudo é possivel..se fossemos nos basear em alguns dias de julho de 2013 em sao paulo por ex,poderia estar fazendo nesse momento,7c...

 

Terá que ser um inverno beeeeeeeeeeeeeeem atípicooooooooooooooo.... De 2000 pra cá por exemplo.... a temperatura mais baixa registrada na hora do jogo em 12/06, foi 19C no Aeroporto de Cumbica (o mais próximo do Itaquerão).... Em 2002 por exemplo fez infernais 28C na hora e dia do jogo. Só choveu em 2 dos últimos 13 anos. :russian:

 

Relação de Condições/Temperatura/Umidade as 17h - 12/06 no Aeroporto de Cumbica

2013: Parcial Nublado 24C Umidade 73%

2012: Parcial Nublado 23C Umidade 78%

2011: Ensolarado 21C Umidade 68%

2010: Parcial Nublado 20C Umidade 52%

2009: Chuva Fraca 19C Umidade 78%

2008: Ensolarado 27C Umidade 65%

2007: Ensolarado 25C Umidade 65%

2006: Encoberto 21C Umidade 83%

2005: Ensolarado 25C Umidade 65%

2004: Ensolarado 23C Umidade 73%

2003: Parcial Nublado 24C Umidade 78%

2002: Ensolarado 28C Umidade 66%

2001: Trovoadas 25C Umidade 89%

2000: Ensolarado 24C Umidade 78%

 

Rodolfo,não há nenhuma necessidade de ser um inverno tão atipico assim,mas na data em questão ainda será outono...basta estarmos no meio de uma poderosa incursão polar...(como esse ano,em julho,em que fazia 7c nesse horario,na maior parte da cidade...) atipico seria um outono/inverno com muitos dias assim....de qualquer maneira,com previsao de PDO negativa,e grande possibilidade de ENSO neutra nesse proximo ano,não há nenhum motivo para não crer num outono/inverno bastante frios no sudeste....

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estão fazendo uma tempestade em copo d'agua...Os Espanhois estão preocupados em jogar em Salvador....qto's graus estará em junho em Madrid ..?? A Italia a mesma coisa....estão esquecendo que o verão de Roma é insuportável..Quem vai sofrer mesmo são os Argentinos que estarão no inverno..

 

O que me chateia , é que a imprensa não fala isso..

 

 

SALVADOR É CALOR ÚMIDO, MADRI É SECO, ALÍ O DESCONFORTO É GRANDE. ASSIM COMO EM MANAUS.

 

Isso mesmo!

 

Só o que o fato de Manaus se envolver em meio da Amazônia, diferentemente das sedes do Nordeste que se encontram no mar e portanto recebem uma brisa teoricamente, torna a cidade com as condições mais "hostis" pra jogar da Copa.

 

Calor Úmido é de longe mais desgastante.

 

Basta olhar a sensação térmica por exemplo de uma temperatura de 33C a 20% de umidade como em Madri, e de 70% em Manaus.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo,não há nenhuma necessidade de ser um inverno tão atipico assim,mas na data em questão ainda será outono...basta estarmos no meio de uma poderosa incursão polar...(como esse ano,em julho,em que fazia 7c nesse horario,na maior parte da cidade...) atipico seria um outono/inverno com muitos dias assim....de qualquer maneira,com previsao de PDO negativa,e grande possibilidade de ENSO neutra nesse proximo ano,não há nenhum motivo para não crer num outono/inverno bastante frios no sudeste....

 

Leone, climatologicamente desde 2000, a menor temperatura foi 19C no dia 12/06, as 17h... Portanto, desde 2000 não há uma massa de ar polar poderosa atingindo SP no dia 12/06 as 17h, como disse inicialmente.

 

Estou falando exatamente do dia 12/06 e não de Julho! Seria uma "climatologia precisa" digamos assim, ainda que num curto espaço de tempo (13 anos), o que me leva a crer de certa forma que teria que ser um inverno atipico, ou no mínimo haver "Muita sorte" pro dia 12/06 ter 11C as 17h... Mas não custa nada torcemos né!??

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Verdade..climatologicamente é bem mais dificil ,principalmente uma temperatura tão baixa,teria que haver uma coincidencia muito grande,ou talvez uma massa polar atipicamente fria para a epoca,mas...quem sabe...Sao Paulo,antes de 2000 (já que todo mundo toma 2000 como exemplo ) teve inicios de junho extremamente gelados...devemos lembrar ,para quebrar um pouco a barreria do ano 2000,que esse ano tivemos a maxima mais baixa em Sao Paulo desde 1962....mas...vamos torcer sim...abraços!

Link to comment
Share on other sites

Para mim, hoje em dia, qualquer inverno que fique na média histórica já

está bom. Tenho a impressão que os gringos vão se surpreender com o frio

em POA e Curitiba, pois é quase certo que ao menos por lá chegue alguma

massa polar intensa. Imagina se tivesse jogo em Caxias do Sul?

 

No caso de Porto Alegre, obvio que a tendência é de frio nos jogos, mas a vulnerabilidade de extremos também é algo a se notar.

 

Exemplo: França x Honduras 16h00 - 15 de Junho - Porto Alegre (SBPA)

 

15/06/2008 as 16h00 - Céu Ensolarado 13C, 44% Umidade

15/06/2000 as 16h00 - Céu Ensolarado 31C, 43% Umidade

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
[http://www.bbc.co.uk/weather/feeds/25177088SOCOORRROOOO!

 

Os caras da BBC traçaram o Trópico de Capricórnio...no RIO GRANDE DO SUL! :dash1:

Hahaha!! Bem em cima de Porto Alegre!!

 

Trópico em POA, BH na Amazônia... A BBC está bem de geografia, hein??

 

Nunca me esqueço da breve cena do filme "2012": depois da mudança do eixo de Terra, a linha do equador passa exatamente no paralelo 30°. Ficamos bem na latitude 0°. Credo!!

 

Abraços anti-geográficos!

Link to comment
Share on other sites

 

SOCOORRROOOO!

 

Os caras da BBC traçaram o Trópico de Capricórnio...no RIO GRANDE DO SUL! :dash1:

Hahaha!! Bem em cima de Porto Alegre!!

 

Trópico em POA, BH na Amazônia... A BBC está bem de geografia, hein??

 

Nunca me esqueço da breve cena do filme "2012": depois da mudança do eixo de Terra, a linha do equador passa exatamente no paralelo 30°. Ficamos bem na latitude 0°. Credo!!

 

Abraços anti-geográficos!

Link to comment
Share on other sites

 

SOCOORRROOOO!

 

Os caras da BBC traçaram o Trópico de Capricórnio...no RIO GRANDE DO SUL! :dash1:

Hahaha!! Bem em cima de Porto Alegre!!

 

Trópico em POA, BH na Amazônia... A BBC está bem de geografia, hein??

 

Nunca me esqueço da breve cena do filme "2012": depois da mudança do eixo de Terra, a linha do equador passa exatamente no paralelo 30°. Ficamos bem na latitude 0°. Credo!!

 

Abraços anti-geográficos!

 

 

Estagiários? :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Só faltava tirar a sede mais fria (climatologicamente) da Copa???

 

=====================================================================================================================================

 

Fifa dá ultimato e ameaça tirar Curitiba da Copa se obras não avançarem

Do UOL, em São Paulo 21/01/2014 14h47

 

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/01/21/fifa-da-ultimato-e-ameaca-tirar-curitiba-da-copa-se-obras-nao-avancarem.htm#fotoNav=13

Link to comment
Share on other sites

 

Esse mesmo Bruxo aí, previu a morte do Hugo Chavez no ano passado! Ele só errou o mês. Falou que ia ser em Abril e ele morreu em março :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Climatologia do Jogo de Abertura da Copa - Brasil x Croácia - 12 de Junho de anos passados

 

Dados de Mínima/Máxima/Chuva 24h - Mirante de Santana (1961-2013 - 52 anos)

 

(Vermelho: Extremo de Calor - Azul: Extremo de Frio - Preto: Extremo de Chuva Acum.)

 

1961: 15,6/24,8 - 0,2mm

1962: 05,9/15,2 - 0mm

1963: 12,5/22,6 - 0mm

1964: 15,6/21,1 - 0mm

1965: 15,0/18,2 - 3,8mm

1966: 11,9/24,3 - 0mm

1967: 14,6/19,4 - 11mm

1968: 09,5/20,2 - 0mm

1969: 12,4/25,1 - 0mm

1970: 14,0/26,4 - 0mm

1971: 11,8/13,8 - 3mm

1972: 16,5/23,6 - 0mm

1973: 17,0/25,7 - 0mm

1974: 14,0/16,2 - 15,7mm

1975: 08,5/24,3 - 0mm

1976: 12,5/19,0 - 0mm

1977: 12,3/19,4 - 0mm

1978: 12,9/20,3 - 0mm

1979: 14,5/24,8 - 0mm

1980: 16,5/25,0 - 0mm

1981: 14,0/20,8 - 0mm

1982: 14,9/20,4 - 15,5mm

1983: Sem Dados

1984: 13,0/26,4 - 0mm

1985: 07,9/19,0 - 0mm

1986: 13,5/24,6 - 0mm

1987: 12,8/26,5 - 0mm

1988: 15,6/23,6 - 0mm

1989: 11,6/16,2 - 24,3mm

1990: 09,5/19,2 - 0mm

1991: 11,6/21,8 - 0mm

1992: 14,6/18,8 - 0mm

1993: 12,4/16,1 - 0,2mm

1994: 06,5/21,5 - 0mm

1995: 13,2/26,2 - 0mm

1996: 10,2/21,6 - 0mm

1997: 10,9/21,5 - 0mm

1998: 12,8/20,5 - 0mm

1999: 13,5/27,0 - 0mm

2000: 15,3/25,5 - 0mm

2001: 15,2/24,4 - 0mm

2002: 17,4/28,4 - 0mm

2003: 17,1/26,9 - 0mm

2004: 12,4/21,3 - 0mm

2005: 14,9/26,7 - 0mm

2006: 14,7/20,8 - 0mm

2007: 15,2/26,9 - 0mm

2008: 14,0/27,1 - 0mm

2009: 12,5/16,8 - 0,1mm

2010: 11,3/16,8 - 0,2mm

2011: 09,6/22,2 - 0mm

2012: 13,7/22,5 - 22mm

2013: 16,4/24,2 - 4,7mm

 

De 51 anos registrados, choveu ao menos 1mm, em apenas 8 vezes (Cerca de 15% dos anos houve chuva significativa).

 

 

Junho no Mirante de Santana:

Mínima Média (1961-1990): 12,4C (1991-2011*) 13,2C

Máxima Média (1961-1990): 21,8C (1991-2011*) 22,8C

Precipitação Mensal: (1961-1990): 55,7mm (1991-2011*) 54,2mm

Número Médio de Dias com Precipitação: 7

==========================================================

Recorde de Máxima Absoluta: 28,8C - 08/06/1992

Recorde da Tarde mais Fria: 10,4C - 16/06/1991 (Pré Oficial - A partir de 1961)

Recorde de Mínima Absoluta: 1,2C - 01/06/1979 - 26/06/1994

Recorde da Noite mais Quente: 22,1C - 06/06/1992 (Pré Oficial - A partir de 1961)

Recorde de Chuva em 24h: 74mm - 15/06/1987

 

* Dados conforme cálculo do Aldo Santos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.