Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Centro-Sul - Dezembro 2013


Renan
 Share

Recommended Posts

A "estranha" ausência de ciclones no GFS o oposto e não o óbvio do EWF foi resolvida a contento.

 

O GFS coloca agora o ciclone onde deveria estar.

 

Uma quase repetição de novembro 2013.

 

Um sistema que no meu entendimento fica algo parecido com uma intensa circulação ciclônica associada a uma ZCAS.

 

Nuvens e mais Nuvens.

 

Para a cidade de São Paulo.

 

A criança promete dar um mergulho em 970 hPa.

 

Bom para empinar pandorga.

 

A pipa vai para o ar.

Link to comment
Share on other sites

Aqui um temporal se armava a oeste, mas desviou por norte. Mas, para ver como o clima de Blumenau anda doido, céu com uma boa parte azul, e choveu moderado por 1 ou 2 minutos... Abafado e quente hoje, máxima de 32.9ºC.

O clima daki tbm está doido então..

Enqto eu fotografava a chuva q caía no lado norte, no sul o céu estava azuzin..

5a4e8956ad208_2013-12-0218_07_37.jpg.bd512e1f4a126e9eac7ecdb2aeadf84f.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, choveu em partes da zona sul, da zona leste e de São Bernardo do Campo, no ABCD.

Acumulados pontuais acima de 20 mm.

 

No meu bairro, na zona norte, não caiu um pingo.

 

Começo de noite abafado por aqui.

 

Às 20h, a automática do Mirante registrava 23,6°C e o IAG 20,4°C.

 

É... parece que teremos dias abafados com umidade alta em Sampa, pelo menos até 5ª feira.

Só espero que não sejam aqueles dias com 29°C e sensação de uns 35°, como acontece de vez em quando... :heat:

 

E.T. O posto do SAISP na barragem de Salesópolis (Rio Tietê), no extremo leste da reg. metrop. de Sampa, já acumula 73,4 mm.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui 12mm acumulados hoje , no momento bem fechado e 18C

 

Will, entendi.

 

Mas o quê significa isto?

 

Pelo horário 18 C é muito alto

 

Abraços

Significa que ta quente ar parado e que pode vir um temporal na madrugada , quando posto do cel tem que ser o mínimo possível porque se não fica cheio de erros

Link to comment
Share on other sites

ô dia feliz, o PNI pelo menos por hoje está no ar!!!

 

Uma curiosidade, estava eu conversando com o Carlos Dias, e pensamos na questão da própria estação enviar o sinal via satélite. Me parece que o Inmet usa as estações todas via satélite. Mesmo tendo consciencia do preço, que marcas de estação existem no mercado que reportam dados ela mesma via satélite? Alguem aí arrisca uma opinião? Charles Fields, Mafili, Bruno, Carlos Dias?

Link to comment
Share on other sites

ô dia feliz, o PNI pelo menos por hoje está no ar!!!

 

Uma curiosidade, estava eu conversando com o Carlos Dias, e pensamos na questão da própria estação enviar o sinal via satélite. Me parece que o Inmet usa as estações todas via satélite. Mesmo tendo consciencia do preço, que marcas de estação existem no mercado que reportam dados ela mesma via satélite? Alguem aí arrisca uma opinião? Charles Fields, Mafili, Bruno, Carlos Dias?

Artur deve sair por uns 15mil creio eu http://www.onsetcompbrasil.com.br/detalhe.php?cat=1&ss=&id=227

Link to comment
Share on other sites

A região metropolitana de Porto Alegre, mais especificamente o extremo norte (Vale do Sinos) conta com uma estação meteorológica automática do INMET, Campo Bom.

Será uma boa agora no verão para constatar os temporais que ocorrem aqui neste trecho de encosta de serra geralmente e POA nenhum pingo de chuva, vento, e vice versa, mas geralmente minha região é mais propícia, assim como para extremos de calor e frio em relação À POA.

Link to comment
Share on other sites

ô dia feliz, o PNI pelo menos por hoje está no ar!!!

 

Uma curiosidade, estava eu conversando com o Carlos Dias, e pensamos na questão da própria estação enviar o sinal via satélite. Me parece que o Inmet usa as estações todas via satélite. Mesmo tendo consciencia do preço, que marcas de estação existem no mercado que reportam dados ela mesma via satélite? Alguem aí arrisca uma opinião? Charles Fields, Mafili, Bruno, Carlos Dias?

 

Artur,

 

nunca pensei no tema PNI.

 

Prepare-se para uma sequência de tolices...[melhor fone para evitar demostrações públicas de burrice da minha parte]

 

Supondo ser o único problema a queda de sinal internet.

 

a- a estação alimenta uma cpu off line?

b- se o sinal cai...você tendo acesso remoto a cpu....é possível....melhor; eu pensar com calma.

 

melhor comer pastel...e umas brejas...abro uma exceção....

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ontem no final da noite, caiu uma pancada de chuva muito forte aqui em CDJ. Foi um aguaceiro bem forte.

Amanhecendo agora com muitas nuvens, vento forte e 15,2.

 

Valeu Aldo pelas informações. Realmente não sabia que CDJ ficava só atrás das cidades do litoral norte no índice acumulado de chuva. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Carlos Campos, você acha que a estação de Londrina é um bom parâmetro para fazer a avaliação do Oeste? no estado de São Paulo eu não tenho nenhuma série completa no Oeste do Estado de São Paulo.

 

Sobre o gráfico das correlações da SSTa [anomalia da temperatura superficial do mar] com a estação Inmet Curitiba.

 

Uma região no Pacífico Equatorial leste [especificamente ENSO], não mostra qualquer relação direta com a Temperatura em Curitiba em dezembro. Lembrando que a influência deve ser analisada de forma separada.

 

Uma região ao norte de 20 N chamada PDO em todo Pacífico Extratropical Norte

 

A região do Índico onde está o IOD

 

A região do Mar do Japão e uma linha azul que indica o giro de kuroshio [ENSO E PDO SE FALAM]

 

A Piscina Quente do Pacífico

 

O Atlântico Sul

 

O Atlântico Norte [dividido em duas áreas ]

 

Ainda no Atlântico Norte uma região muito curiosa na Islândia e Açores onde se define a NAO.

 

Cada região dessas estabelece uma teleconexão com Curitiba.

 

Facilitando entender o eixo São Joaquim/Curitiba/São Paulo em dezembro.

 

Eu estava detalhando cada região....a conexão caiu....paciência....na impede de retornarmos para cada região detalhadamente

 

Mas creio sinceramente que o contexto para dezembro não foge muito disto.

 

abraços

 

 

 

14ugfhd.png

Londrina não é um bom parâmetro para a avaliação do clima do oeste paranaense, visto q apresenta uma certa influência oceânica em determinados meses do ano não observada em outras áreas do oeste propriamente dito.

Talvez Campo Mourão ou Cascavel sejam boas candidatas, mas nada comparado a Guaíra ou Foz.

Infelizmente sei q, assim como está sendo difícil conseguir bons históricos do oeste paulista, não será fácil conseguir os daki.

(como anda o BDM do Inmet?)

Ah..

Lembro q o Vinicius tem o histórico de Matão... Não serve pra SP?

 

Sobre as correlações Curitiba com os sete mares em dezembro, fikei encantado com tantas possibilidades!

 

Açores, me parece um bom começo...

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

ô dia feliz, o PNI pelo menos por hoje está no ar!!!

 

Uma curiosidade, estava eu conversando com o Carlos Dias, e pensamos na questão da própria estação enviar o sinal via satélite. Me parece que o Inmet usa as estações todas via satélite. Mesmo tendo consciencia do preço, que marcas de estação existem no mercado que reportam dados ela mesma via satélite? Alguem aí arrisca uma opinião? Charles Fields, Mafili, Bruno, Carlos Dias?

Artur deve sair por uns 15mil creio eu http://www.onsetcompbrasil.com.br/detalhe.php?cat=1&ss=&id=227

 

Porra William, uma dessas lá no PNI, hein! Ia ser uma coisa louca termos dados em tempo real a qualquer momento! Se eu fosse rico, comprava uma dessas ai pro PNI!

Link to comment
Share on other sites

 

Artur,

 

nunca pensei no tema PNI.

 

Prepare-se para uma sequência de tolices...[melhor fone para evitar demostrações públicas de burrice da minha parte]

 

Supondo ser o único problema a queda de sinal internet.

 

a- a estação alimenta uma cpu off line?

b- se o sinal cai...você tendo acesso remoto a cpu....é possível....melhor; eu pensar com calma.

 

melhor comer pastel...e umas brejas...abro uma exceção....

 

abraços

 

 

Opa que isso Mafili! Tuas perguntas são pertinentes e merecem uma resposta lógica:

a) A estação alimenta não uma CPU offline, mas um datalogger offline, ou seja, mesmo sem internet, os dados continuam sendo gravados por até 4 meses contínuos.

 

b) Sim, é possível, desde que você tenha acesso às senhas do parque. Por enquanto, o técnico do parque tem o acesso e consegue obter os dados não estando fisicamente lá.

 

Sobre o fone, a qualquer hora depois das 17 e antes das 20 (motivos obvios) :laugh: :laugh: :laugh:

 

Pastel e brejas, tamo junto!!!

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

SC- Média simples DEZ - 2013 (2 dias)

 

16,4 - Urupema

16,6 - Painel

16,9 - São Joaquim

17,0 - Bom Jardim da Serra

17,3 - Àgua Doce

17,6 - Lages

17,8 - Calmon

17,8 - Sta Cecília

17,9 - Rancho Queimado

18,5 - Lebon Régis - Anta Gorda

18,6 - Curitibanos

18,8 - Rancho Queimado - Videira

18,9 - Lebon Régis

19,0 - Campo Belo do Sul

19,5 - Caçador

19,5 - Monte Carlo

19,6 - Campo Alegre

19,7 - Fraiburgo - Liberata

19,8 - Fraiburgo - Butiá

20,0 - Mafra - Bugre

Link to comment
Share on other sites

Vlw , ta dentro do nomal ? Novembro ficou na media ?

 

Wiiliam, posso responder para São Paulo. A capital paulista fechou novembro +0,4 (81/90) e +1,3 na (61/90). Nao posto o desvio de Campos do Jordão pois sua normal climatologica infelizmente não é confiável, pois contem muitos erros fora que a estação mudou 3 vezes de lugar.

 

Curitiba fechou exatamente no 0,0 (+0,7 na 61/90) e Florianópolis e Porto Alegre com 1 grau cravado para cima.

 

Ou seja, nada demais neste novembro por aqui. hoje devo receber os dados do PNI. Na minha opinião deve ter fechado em 11,0 / 11,5

Link to comment
Share on other sites

Londrina não é um bom parâmetro para a avaliação do clima do oeste paranaense, visto q apresenta uma certa influência oceânica em determinados meses do ano não observada em outras áreas do oeste propriamente dito.

Talvez Campo Mourão ou Cascavel sejam boas candidatas, mas nada comparado a Guaíra ou Foz.

Infelizmente sei q, assim como está sendo difícil conseguir bons históricos do oeste paulista, não será fácil conseguir os daki.

(como anda o BDM do Inmet?)

Sobre as correlações Curitiba com os sete mares em dezembro, fikei encantado com tantas possibilidades!

Açores, me parece um bom começo...

Abraços

Foz do Iguaçu....muitos buracos.

San Juan Bautista....alguns buracos

Assuncion....razoável?????

 

Curitiba 25.4 S 49.3 W

San Juan Bautista/Misiones 25.8 S 56.3 W

Asuncion/Aero 25.3 S 57.6 W

Link to comment
Share on other sites

Vlw , ta dentro do nomal ? Novembro ficou na media ?

 

Wiiliam, posso responder para São Paulo. A capital paulista fechou novembro +0,4 (81/90) e +1,3 na (61/90). Nao posto o desvio de Campos do Jordão pois sua normal climatologica infelizmente não é confiável, pois contem muitos erros fora que a estação mudou 3 vezes de lugar.

 

Curitiba fechou exatamente no 0,0 (+0,7 na 61/90) e Florianópolis e Porto Alegre com 1 grau cravado para cima.

 

Ou seja, nada demais neste novembro por aqui. hoje devo receber os dados do PNI. Na minha opinião deve ter fechado em 11,0 / 11,5

 

A MÉDIA DO INMET, CONV. FICOU +0,3°C EM RELAÇÃO A 79/2012

Link to comment
Share on other sites

CGE SP

Chuvas ultrapassam 6% da média do mês de novembro

 

03/12/13 10:27 - Terça-feira

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a média climatológica esperada para novembro é de 128mm. Porém de acordo com dados coletados pela equipe do Centro, neste mês as chuvas ficaram ligeiramente acima da média totalizando 135,7mm, ou seja, 6% além do esperado. Dos 30 dias do mês, 18 transcorreram com chuva. O mais chuvoso foi o dia quatro com 33,5mm.

 

Já nos anos anteriores, 2010, 2011 e 2012 a média no mês de novembro, 128mm, não foi superada.

 

 

Contabilizando os valores acumulados ao longo do mês por região, é possível constatar que a média (128mm) foi superada em alguns locais:

 

Zona Sul - 166,5mm

Centro - 149,0mm

Zona Oeste - 165,7mm

 

Se a análise for feita por bairros, também é possível verificar um acumulado acima da média:

 

Zona Norte

Pirituba/Jaraguá - 133,5mm

 

Zona Leste

Guaianases - 145,1mm

São Mateus - 172,0mm

 

Centro

Consolação CGE - 201,2mm

 

Zona Oeste

Butantã - 194,6mm

Lapa - 157,9mm

Pinheiros - 144,5mm

 

 

Zona Sul

Campo limpo - 151,6mm

Capela do Socorro - 163,0mm

Ipiranga - 183,8mm

Jabaquara - 187,1mm

Santo Amaro - 204,8mm

Vila Mariana - 160,0mm

Parelheiros - 171,1mm

 

Conforme previsão da equipe de meteorologia do CGE, as condições típicas de verão começam a atuar sobre a Cidade. "Com a aproximação do fim da primavera, dezembro já começou com condições típicas de verão. Madrugadas abafadas, dias ensolarados e quentes, e pancadas de chuva no período da tarde”, explica o meteorologista do CGE Adilson Nazário. De acordo com os modelos numéricos de previsão, dezembro deve transcorrer com chuvas dentro da normal climatológica.

Link to comment
Share on other sites

CGE SP
Chuvas ultrapassam 6% da média do mês de novembro

 

03/12/13 10:27 - Terça-feira

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a média climatológica esperada para novembro é de 128mm. Porém de acordo com dados coletados pela equipe do Centro, neste mês as chuvas ficaram ligeiramente acima da média totalizando 135,7mm, ou seja, 6% além do esperado. Dos 30 dias do mês, 18 transcorreram com chuva. O mais chuvoso foi o dia quatro com 33,5mm.

 

Já nos anos anteriores, 2010, 2011 e 2012 a média no mês de novembro, 128mm, não foi superada.

 

 

Contabilizando os valores acumulados ao longo do mês por região, é possível constatar que a média (128mm) foi superada em alguns locais:

 

Zona Sul - 166,5mm

Centro - 149,0mm

Zona Oeste - 165,7mm

 

Se a análise for feita por bairros, também é possível verificar um acumulado acima da média:

 

Zona Norte

Pirituba/Jaraguá - 133,5mm

 

Zona Leste

Guaianases - 145,1mm

São Mateus - 172,0mm

 

Centro

Consolação CGE - 201,2mm

 

Zona Oeste

Butantã - 194,6mm

Lapa - 157,9mm

Pinheiros - 144,5mm

 

 

Zona Sul

Campo limpo - 151,6mm

Capela do Socorro - 163,0mm

Ipiranga - 183,8mm

Jabaquara - 187,1mm

Santo Amaro - 204,8mm

Vila Mariana - 160,0mm

Parelheiros - 171,1mm

 

Conforme previsão da equipe de meteorologia do CGE, as condições típicas de verão começam a atuar sobre a Cidade. "Com a aproximação do fim da primavera, dezembro já começou com condições típicas de verão. Madrugadas abafadas, dias ensolarados e quentes, e pancadas de chuva no período da tarde”, explica o meteorologista do CGE Adilson Nazário. De acordo com os modelos numéricos de previsão, dezembro deve transcorrer com chuvas dentro da normal climatológica.

 

Troy, não preciso nem fazer continhas...está errado.

Tem algum erro no algorítimo.....

Impossível uma média de 135,7 mm se todos os dados apresentados são muito acima disto além do fato que o menor valor apresentado foi 133,5 mm.

 

Agora veja o tamanho da caca....não faço a menor idéia da área abrangida pelo modelo e nem os parâmetros utilizados.

 

Que gracinha: Talvez um novo estagiário resolva o problema.

 

http://www.sp-turismo.com/bairros-sp.htm

 

Zona Sul - 166,5mm

Centro - 149,0mm

Zona Oeste - 165,7mm

 

As estações:

 

ZONA LESTE

Penha

Móoca

Itaquera

Vila Prudente

São Miguel Paulista

Itaim Paulista

São Mateus

Vila Formosa

 

CENTRO

Sé - CGE

 

ZONA OESTE

Butantã

Lapa

 

ZONA SUL

Ipiranga [COLOCAR O IPIRANGA JUNTO COM M BOI MIRIM....WOW]

Santo Amaro

M Boi Mirim

Cidade Ademar

Barragem Parelheiros

Campo Limpo

Capela do Socorro

 

 

ZONA NORTE

Anhembi

Vila Maria / Guilherme

Perus

Pirituba

Freguesia do Ó

Santana/Tucuruvi

Tremembé

Link to comment
Share on other sites

....Lembro q o Vinicius tem o histórico de Matão... Não serve pra SP?

Abraços

 

Carlos, certa vez enviei um e-mail a NOAA...solicitando dados.

 

Fui prontamente atendido.

 

Só KI não era exatamente como eu desejava.

 

Enviei outro e-mail....solicitando mais detalhes.

 

Novamente fui plenamente atendido.

 

Mas faltava um detalhe.

 

Novamente enviei um e-mail pedindo detalhes [além da conta, concordo]

 

Recebi como resposta algo do tipo;

 

Para um mendigo aquilo já foi enviado está de bom tamanho.

 

Assim Carlos Campos, pedi uma vez para o Vinícius.....não tive resposta.

 

Posso fazer várias suposições sem nenhum fundamento.

 

Da mesma forma foi calcular a normal 81/10 de Porto Alegre.

 

Colaboração ZERO.

 

Mas mendigar dados.....para os membros da grande família baziana.....JAMAIS.

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.