Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Com a SOI no terreno negativo poderemos ter novidades nos índices do ENSO que saem amanhã. A minha única chateação será ver o Nino 1+2 em contínua elevação. Pois se esta região estivesse mais comportada diria que as chances de um inverno abaixo da media seriam ainda maiores. Mas o que ainda importa é saber que os principais indicadores atmosféricos ainda permanecem mostrando uma menina consistente.

Link to comment
Share on other sites

Previsões de modelos experimentais distintos para Nino 3+4:

 

MJJ 2011 -0.18 ºC

ASO 2011 0.28 ºC

NDJ 2011-12 0.35 ºC

FMA 2012 0.24 ºC

 

 

MJJ 2011 -0.13

JJA 2011 0.04

JAS 2011 0.14

ASO 2011 0.18

SON 2011 0.16

OND 2011 0.06

NDJ 2011/2012 -0.11

DJF 2011/2012 -0.29

JFM 2012 -0.42

 

Observa-se que esta região tende a ficar a neutralidade, enquanto que as regiões a leste devem apresentar anomalias positivas mais significativas. Um bom teste de experiência e enriquecimento de conhecimento para o nosso inverno.

Link to comment
Share on other sites

Amigos não devemos esquecer que para um inverno ser rigoroso não basta um evento niña no pacífico equatorial.

Existem outros fatores preponderantes!

Vamos citar alguns exemplos?

1º analogia, 2002 foi um ano muito parecido com 2011

 

Um evento de Nina não basta, mas contribui muito para um inverno ao menos na média.

 

Agora, 2011 está sendo COMPLETAMENTE diferente de 2002 no ENSO, na SOI, na AAO, na MEI, na ONI, na PDO e etc... O comportamento atmosférico é completamente diferente. Qual semelhança você enxerga entre 2002 e 2011? Que analogias você consegue traçar entre esses dois anos? Continuo muito curioso.

Link to comment
Share on other sites

Em 1974 o inverno do hemisfério norte foi muito rigoroso, Já 1999 pós super El niño foi frio no hemisfério sul.

Agora o que de fato concordamos é que 2000 foi rigorosíssimo, com vários eventos de neve nas serras gaucha e catarinense.

Portanto não gosto de comparar o ano de 1974, visto que o inverno do referido ano aconteceu sob efeito la niña moderado; O que não deve acontecer em 2011, que muito provavelmente deve apresentar um inverno sob neutralidade nas regiões NIÑO!

Devemos ter um inverno climático com alguns pulsos interessantes de ar frio, algo em torno de 4 a 5 pulsos dependendo de ciclones profundos em latitudes baixas, que impulcionarão ar gelado para o continente!

Boa semana a todos!!!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, concordo. Dificilmente temos um mês com grande anomalia negativa sucedido por outro. Só não esqueça que 1996 também foi assim, com junho e julho gelados.

 

Grandes Bruno e Coutinho.

 

É com alegria que eu vejo novos rumos sendo levados a sério.

 

A tão decantada série histórica de 1961/1990.

 

Apresenta para a Estação POA.

 

Para o trimestre JJA

 

média = 14,8ºC

 

e um desvio padrão de 0,82ºC

 

Nesta série temos apenas um extremo de minimas da ordem de 1,5 (desvio padrão).

 

Que foi 13,3ºC...(uma preguiça enorme de confirmar 1962)...fica em aberto....é muito provável...algum preguiçoso de plantão pode checar.

 

Anomalia negativa da ordem de 1,5ºC no trimestre JJA (fato relativamente comum em latitudes mais altas) é quase dois desvios padrões na curva normal para POA.

 

"BOM" é 1,5ºC abaixo da média....JJA....no máximo.

 

Portanto, Inverno "BOM" é artigo de 1 em 60 anos. Nem dois por século. O lado bom no século XXI..nenhum, ainda.

 

INVERNO DE 2000, MÉDIA DOS 5 MESES, NORMALÍSSIMO, NADA EXCEPCIONAL. O QUE FOI INTENSO FOI JULHO. NÃO CONFUNDIR ONDA DE FRIO OU MÊS MUITO FRIO COM A ESTAÇÃO COMO UM TODO. INVERNO FORA DA CASINHA, MUITO FRIO, FOI O DE 62.

 

O texto acima é claro e transparente.

 

Abraços............ :heart: :heart: :heart: :heart:

 

 

mw778l.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mafili conheço você de outros carnavais, ou melhor outros Blogs!!!

Aqui é o Alessandro Longobucco, então depois das apresentações vamos ao que de fato interessa;

Me arrisco a dizer que este inverno climático terá de 4 a 5 pulsos de ar frio importantes, vejam: Não estou determinando qual mês vai acontecer, mesmo porque inverno climático não começa no dia 21 de junho bem como não acaba em setembro no dia 20!

Trata-se de uma aposta arriscada e vou sustentá-la até a primavera!

Mafili vamos apostar???

Link to comment
Share on other sites

Me arrisco a dizer que este inverno climático terá de 4 a 5 pulsos de ar frio importantes, vejam: Não estou determinando qual mês vai acontecer, mesmo porque inverno climático não começa no dia 21 de junho bem como não acaba em setembro no dia 20!

Trata-se de uma aposta arriscada e vou sustentá-la até a primavera!

Mafili vamos apostar???

 

Baseado em que?

Link to comment
Share on other sites

INVERNO DE 2000, MÉDIA DOS 5 MESES, NORMALÍSSIMO, NADA EXCEPCIONAL. O QUE FOI INTENSO FOI JULHO. NÃO CONFUNDIR ONDA DE FRIO OU MÊS MUITO FRIO COM A ESTAÇÃO COMO UM TODO. INVERNO FORA DA CASINHA, MUITO FRIO, FOI O DE 62.

 

Pois e, mas 1968 foi quase tao frio, alem de 1956 e 1971, foram semelhantes! Nesses anos citados, houveram longos periodos de frio! Se nao me engano, voce mesmo citou aqui o longo periodo frio entre Maio e Julho de 1968!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Grandes Bruno e Coutinho.

 

É com alegria que eu vejo novos rumos sendo levados a sério.

 

A tão decantada série histórica de 1961/1990.

 

"BOM" é 1,5ºC abaixo da média....JJA....no máximo.

 

Portanto, Inverno "BOM" é artigo de 1 em 60 anos. Nem dois por século. O lado bom no século XXI..nenhum, ainda.

 

 

O texto acima é claro e transparente.

 

Abraços............ :heart: :heart: :heart: :heart:

 

 

mw778l.jpg

 

 

Mafili discordo de ti neste caso! Acho aconselhavel voce olhar as medias, pois do jeito que voce escreveu acima, corre grande risco de virar torcedor!! Invernos como o de 1996 houveram varios nas decadas de 50/60/70. O Ronaldo pode falar por S. Joaquim e Santa Catarina, ja que voce acha que so houve um inverno frio em 60 anos!!! Invernos frios por longos periodos estao longe de ser comuns, mas houveram varios nos anos 50/60 e 70!

Aqui nos E.U.A a mesma coisa, dos 10 invernos mais frios do seculo, 3 ocorreram de forma seguida nos anos de 76/77, 77/78 e 78/79, sendo um deles o segundo mais rigoroso do seculo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mafili conheço você de outros carnavais, ou melhor outros Blogs!!!

Aqui é o Alessandro Longobucco, então depois das apresentações vamos ao que de fato interessa;

Me arrisco a dizer que este inverno climático terá de 4 a 5 pulsos de ar frio importantes, vejam: Não estou determinando qual mês vai acontecer, mesmo porque inverno climático não começa no dia 21 de junho bem como não acaba em setembro no dia 20!

Trata-se de uma aposta arriscada e vou sustentá-la até a primavera!

Mafili vamos apostar???

 

uhaauh cara com todo respeito, mas essa sua previsão ai tem tanta credibilidade e precisão quanto as previsões desses gurus videntes que dizem que "esse ano vai morrer tal artista de novela".

Link to comment
Share on other sites

Silvio,

 

Buenas.

 

Estou dizendo que um inverno rigoroso pelos critérios (desconhecidos). É uma anomalia de -1ºC para o trimestre JJA. (como propôs o Bruno, acho). E aparentemente você concorda considerando que você coloca 1996 como exemplo.

 

E que uma anomalia de 1ºC é muita coisa para um trimestre.

 

Estou dizendo que uma anomalia de -1ºC (na normal) para o trimestre JJA é artigo raro nas latitudes que estamos nos referindo.

 

Para não sair do tema. (ENSO)

Uma anomalia de 0,5ºC persistente por cinco meses no Equador.....isto sim é um evento em escala global.

 

veja 1996,

 

 

 

2wco421.jpg

Link to comment
Share on other sites

Atualizando ENSO

 

Registro em 09/05/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.5ºC - (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.5ºC - (+0,1ºC)

Niño 3 -0.2º- (-0,1ºC)

Niño 1+2 0.4º - (-0,4ºC)

 

La Nina ainda, no limite da neutralidade. A SOI do jeito que anda já deve influenciar para na próxima atualização todas as áreas estarem acima de -0,5oC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meus amigos quem sou eu para fazer prognósticos, estamos apenas apostando em algumas previsões!

Não sou meteorologista apenas gosto do assunto e me arrisco em alguns casos como podem ver nos meus posts!

Grande abraço!!!

 

Então, basicamente, você supõe que o inverno poderá ser ao estilo de 2002 :good:

Cada um tem as apostas que desejar, mas eu aposto num inverno bem melhor do que foi

2002. Lembre-se do terror que foi aquilo lá !

Link to comment
Share on other sites

INVERNO DE 2000, MÉDIA DOS 5 MESES, NORMALÍSSIMO, NADA EXCEPCIONAL. O QUE FOI INTENSO FOI JULHO. NÃO CONFUNDIR ONDA DE FRIO OU MÊS MUITO FRIO COM A ESTAÇÃO COMO UM TODO. INVERNO FORA DA CASINHA, MUITO FRIO, FOI O DE 62.

 

Para ser mais exato Ronaldo, frio intenso foi de meaods de julho à meados de agosto em 2000. Foi UM mês de frio MUITO INTENSO, uma MP mais forte que outra e atrás de outra sem dar tempo. Mas antes de meados julho, estava ruim (o que equivale a dizer que o 1º mês inverno/2000 foi ruim). Não lembro como foi de meados de agosto até o começo da primavera.

 

Em 94 sei que, 2 em junho, 1 em julho, foram baleias polares. (na minha opinião, mais intensas que as de 2000). E também teve mais duas MP´s muito fortes; uma em julho outra em agosto.

 

Sabe dizer como foi o inverno/94 na média, se comparado à 2000? Em termos de neve ganha com um pé nas costas.

Link to comment
Share on other sites

A exatos 11 meses atrás em 09/06/2010 estávamos a caminho da menina, numa situação do pacifico muito parecida com a atual. Mas saindo de um menino forte.

 

Registro em 09/06/2010 - variação em relação a semana anterior:

 

Niño 4 0.1º (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.5º (-0,1ºC)

Niño 3 -0.6º- (-0,1ºC)

Niño 1+2 -0.2º - (-0,0ºC)

 

O saldo final foi um inverno razoável a bom com uma bela nevasca. O que teremos pela frente? Acho que o padrão atmosférico de La Nina tende a influenciar o tempo até meados de julho. Na análise de hoje apesar do enfraquecimento da menina o NOAA destaca: "Atmospheric circulation anomalies associated with La Nina remain significant".

Link to comment
Share on other sites

Em uma média para os 22 modelos dinâmicos e estatísticos que rodam o ENSO chegamos aos seguintes valores para os trimestres em Nino 3+4:

 

amj -0.5, mjj -0.2, jja -0, jas 0.1, aso 0.1, son 0.1, ond 0.1, ndj 0.2, djf 0.2

 

Só os 14 dinâmicos:

 

amj -0.4, mjj -0.2, jja 0.1, jas 0.2, aso 0.3, son 0.3, ond 0.3, ndj 0.4, djf 0.4

 

Só os 8 estatísticos:

 

amj -0.6, mjj -0.4, jja -0.2, jas -0.1, aso -0, son -0, ond 0, ndj 0, djf 0

 

 

Nos dinâmicos observa-se uma projeção um pouco mais elevada pois há um outlier, o COLA CCSM3 que projeta um El Nino de +1,1 para JAS e um super El Nino de +2,9 para NDJ.

 

Neutralidade é a palavra de ordem.

Link to comment
Share on other sites

Atualizando ENSO

 

Registro em 02/05/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.6ºC - (0,0ºC)

Niño 3.4 -0.6ºC - (0,0ºC)

Niño 3 -0.1ºC - (+0,1ºC)

Niño 1+2 0.8ºC - (+0,6ºC)

 

Atualizando ENSO

 

Registro em 09/05/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.5ºC - (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.5ºC - (+0,1ºC)

Niño 3 -0.2º- (-0,1ºC)

Niño 1+2 0.4º - (-0,4ºC)

 

Atualizando ENSO

 

Registro em 16/05/2011 - variação em relação a semana anterior

 

 

Niño 4 -0.3ºC - (+0,2ºC)

Niño 3.4 -0.4ºC - (+0,1ºC)

Niño 3 -0.2ºC - (+0,0ºC)

Niño 1+2 0.9ºC - (+0,5ºC)

Link to comment
Share on other sites

O que preocupa na PDO é a tendência de queda dos números: desde janeiro a curva é ascendente...

 

Pois e, se continuar subindo a PDO e as regioes Ninos se aquecerem mais, ficaria uma grande duvida! Qual e a variavel principal nesse caso? A PDO, ou a sua subida e uma consequencia do Pacifico Equatorial, que se aqueceu primeiro e "puxou" a PDO?

Ano passado durante o auge do El Nino, a PDO ficou positiva por meses seguidos, apos mais de 2 anos em terreno negativo!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aí fica a dúvida: quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?

 

Enso X PDO: Qual é causa? Qual é efeito?

 

Caio, Ave. Questões mais complexas vou tratar conforme o combinado.

 

Esta é simples.

 

O ovo....nasceu primeiro.

 

Um bicho que não sei qual botou um ovo...e desse ovo nasceu uma galinha.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Procurei,fucei e nada de uma explicação mais razoável. Há algumas teorias, mas a principal (como já sabemos mas nã custa recordar) dá conta que a PDO tem longas fases, que independem do menino e da menina, e que podem apresentar variações de mudança de campo por um breve período. Fases que se estendem por 20/30 anos. Por essa lógica a PDO manda no jogo, mas nada impede dela "virar a casaca" vez e outra numa determinada fase do campeonato.

Link to comment
Share on other sites

Exatamente Caio, os periodos de 25/30 anos, ficaram bem marcados durante o seculo XX.

O periodo atual parecia bastante semelhante ao periodo 47/76, quando a partir de 2007, a PDO teve um longo periodo negativo! Porem ano passado durante o El NIno ela ficou 6 meses em terreno positivo. Fica agora o suspense, sera que ela voltara a ficar positiva esse ano, se o menino voltar?

A grande diferenca dos El Ninos nas decadas de 50/60/70 eram sua fraca intensidade no geral, acompanhada da PDO negativa, mas nao foi o que aconteceu ano passado! Vamos acompanhar...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vou lentamente recapitular alguns pontos já discutidos.

 

Primeiro ponto, vou deixar claro que há evidências (e medidas) que houve uma inversão de temperatura no Pacífico, Sim. Ao redor de 1974.

 

Segundo houve uma inversão de fase da AMO também ao redor de 1974.

 

Um dos problemas para PDO.

 

Para calculo de PDO.

Data sources for this index are:

UKMO Historical SST data set for 1900-81;

Reynold's Optimally Interpolated SST (V1) for January 1982-Dec 2001)

*** OI SST Version 2 (V2) beginning January 2002

 

Outros problemas poderemos continuar no futuro.

 

É um conjunto (melhor vários conjuntos) de dados que tem por objetivo este,

 

A média de Niño 3.4 entre 1900/2000.

 

é -0,225 E-02, ou seja -0,00225 ou seja ZERO

 

Como mostra o gráfico abaixo.

 

No gráfico abaixo eu utilizei a série Hadisst1 só para mostrar que o resultado não muda.

 

Como o trabalho de introdução da PDO é, (abaixo, segundo gráfico), interessante leitura.

 

Zhang, Y., J.M. Wallace, D.S. Battisti, 1997:

ENSO-like interdecadal variability: 1900-93. J. Climate, 10, 1004-1020.

 

Well, como eu sou muito chato. Vou lá e traçar um gráfico (Jisao PDO index 1900/2000 e Jisao PDO index 1900/2000 linear trende)

 

E qual não é meu espanto que linear trend também é ZERO.( primeiro gráfico).

 

Conclusões,

 

a- Uma divertida brincadeira matemática.

 

b- Se a média de ENSO 3.4 é ZERO entre 1900/2000, nenhum aquecimento na atmosfera no século XX poder ser atribuído a variação de ENSO. Considerando a atividade solar constantes, sobra pouca coisa além do nosso amado CO2.

 

c- Se a Linear Trend de PDO index entre 1900/2000 é ZERO nenhuma tendência foi incorporada a ENSO.

 

d- No momento entendo PDO como resíduo de ENSO (apenas redistribuições das anomalias, O planeta esfria em El Niño e esquenta em La Ninã. é igualzinho quando você abre a geladeira. (não vem aquele frio para você? _ Errado).

 

e- Se no futuro houver comprovação de flutuações decadais em PDO obviamente ENSO também terá flutuações decadais.

 

Bom divertimento.

 

2k4v1j.png

 

2ld8vht.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vou lentamente recapitular alguns pontos já discutidos.

 

Primeiro ponto, vou deixar claro que há evidências (e medidas) que houve uma inversão de temperatura no Pacífico, Sim. Ao redor de 1974.

 

b- Se a média de ENSO 3.4 é ZERO entre 1900/2000, nenhum aquecimento na atmosfera no século XX poder ser atribuído a variação de ENSO. Considerando a atividade solar constantes, sobra pouca coisa além do nosso amado CO2.

 

 

Mafili, concordo com voce que nao fica exatamente claro a influencia do Pacifico e da atividade solar na temperatura global de forma direta! Porem, que eu saiba, a atividade solar na media, ficou bem mais alta no sec. XX do que nos sec. XIX e principalmente XVIII. Assim, como considerar a atividade solar contante?

Ou eu nao entendi o que voce quis dizer?

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.