Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Silvio,

 

Era só para pontuar que a AAO é calculada para o hemisfério sul e não para uma parte do hemisfério sul.

 

 

Abração

 

 

Mafili,

 

você tem conhecimento de algum período no passado com essa configuracão de AAO em -4 e PDO negativa? Existe alguma correlacão histórica de período de frio intenso na Am. do Sul com picos da AAO em terreno negativo?

 

Abraço.

 

Querido Silvio,

 

os períodos diários de AAO nesta faixa.

Início 01/01/1979

 

Sinceramente não sei os fatos para esses tempos.

 

Quanto a períodos frios sinceramente não sei, pois podemos discutir atrasos (delays e lags) eternamente. Eu não sou favorável a atrasos. Fico com a hipótese que AAO negativa favorece o posicionamento de ciclones ao redor do paralelo 40 e AAO positiva mais ao sul (65S).

 

Seja lá como for é um " petisco" a mais para enriquecer nossas discussões.

 

Abraços

 

Agosto de 1981.

 

1981 8 12 -3.767

1981 8 13 -4.354

1981 8 14 -4.545

1981 8 15 -4.510

1981 8 16 -4.223

 

Agosto de 1989

 

1989 8 28 -3.146

1989 8 29 -4.051

1989 8 30 -4.506

1989 8 31 -4.740

1989 9 1 -4.133

1989 9 2 -3.341

 

Um período longo mas não tão pronunciado.

Julho de 1995.

1995 7 15 -3.048

1995 7 16 -3.645

1995 7 17 -3.712

1995 7 18 -3.759

1995 7 19 -3.932

1995 7 20 -3.496

1995 7 21 -2.888

1995 7 22 -2.751

1995 7 23 -3.154

1995 7 24 -3.741

1995 7 25 -4.095

1995 7 26 -4.128

1995 7 27 -3.493

 

JUnho de 1999

 

1999 6 15 -2.570

1999 6 16 -3.641

1999 6 17 -4.151

1999 6 18 -3.905

1999 6 19 -3.575

 

O único período de anomalias positivas desta magnitude...Outubro de 2001

 

2001 10 1 3.683

2001 10 2 4.221

2001 10 3 4.093

2001 10 4 3.498

 

Amonalias positivas Julho de 2004

 

2004 7 17 3.118

2004 7 18 3.410

2004 7 19 3.532

2004 7 20 3.454

2004 7 21 3.044

 

Julho de 2011

2011 7 27 -3.114

2011 7 28 -4.124

2011 7 29 -4.728

2011 7 30 -4.497

2011 7 31 -4.067

 

Os valores acima são diários.

 

O gráfico abaixo é a média de tres meses.

 

The standardized 3-month running mean value of the AAO index. The departures are standardized using the 1979-2000 base period statistics.

 

month.aao.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mafili, interessante que não é somente o AAO que é a descoberta da América. Temos que levar em conta o ENSO , PDO e outras variantes. Fosse assim e o ano 2000 teríamos calor, certo? Pois o indice estava positivo.

 

Pois é, Paulo.

 

Dependendo como tratamos os dados 2011 está sendo mais frio que 2000.

 

A minha proposta para 2012 é classificar por semana....a velha história 15 dias muito abaixo da média seguidos de 15 acima da média o resultado final é ridículo.

 

30 dias na média sem extremos é ridículo também...fica sem emoção.

 

Como a variação é 1ºC acima da média ou abaixo da média.

 

Ficamos felizes com os extremos.....

 

Obrigado pela mp. Parece que o Caio, também teve algum problema, espero que esteja tudo bem.

 

Well, parece que esse negócio de 0,2ºC acima ou abaixo em Niño 3.4 é extremamente prejudicial para a saúde.

 

E sem o Caio vou brigar com quem???? Não é justo. Preciso, creio, da recuperação dele com urgência. (isto é sério) :heart: :heart: :heart:

 

Abração a todos.

 

PS:[sarc] Devido ao efeito de vaso constrição do frio...eu que já não tinha apreço especial por baixas temperaturas agora torço por calor exorbitante. Aliás, mudei para Ribeirão Preto. Local que poderei secar as ondas de frio com mais aconchego....[mode / sarc]

 

Outros abraços

Link to comment
Share on other sites

Mafili, interessante que não é somente o AAO que é a descoberta da América. Temos que levar em conta o ENSO , PDO e outras variantes. Fosse assim e o ano 2000 teríamos calor, certo? Pois o indice estava positivo.

 

 

É justamente esta combinação entre os índices que parece estar favorável agora, pelo menos pela primeira vez em quase uma década!

 

O que o Mafili falou é verdade: AAO vale tanto para a América do Sul quanto para a Oceania e o sul da África! Mas se olharmos os outros índices podmos pensar que algum reflexo teremos!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, interessante que não é somente o AAO que é a descoberta da América. Temos que levar em conta o ENSO , PDO e outras variantes. Fosse assim e o ano 2000 teríamos calor, certo? Pois o indice estava positivo.

 

Pois é, Paulo.

 

Dependendo como tratamos os dados 2011 está sendo mais frio que 2000.

 

A minha proposta para 2012 é classificar por semana....a velha história 15 dias muito abaixo da média seguidos de 15 acima da média o resultado final é ridículo.

 

30 dias na média sem extremos é ridículo também...fica sem emoção.

 

Como a variação é 1ºC acima da média ou abaixo da média.

 

Ficamos felizes com os extremos.....

 

Obrigado pela mp. Parece que o Caio, também teve algum problema, espero que esteja tudo bem.

 

Well, parece que esse negócio de 0,2ºC acima ou abaixo em Niño 3.4 é extremamente prejudicial para a saúde.

 

E sem o Caio vou brigar com quem???? Não é justo. Preciso, creio, da recuperação dele com urgência. (isto é sério) :heart: :heart: :heart:

 

Abração a todos.

 

PS:[sarc] Devido ao efeito de vaso constrição do frio...eu que já não tinha apreço especial por baixas temperaturas agora torço por calor exorbitante. Aliás, mudei para Ribeirão Preto. Local que poderei secar as ondas de frio com mais aconchego....[mode / sarc]

 

Outros abraços

 

esse site só tem sentido com os Mafilis, os Tomasinis, Os Gamboas, Os Caios, Os PHPs, ostros tantos,pois fica muito "morno". Com a presença de todos os que empentelham, ele fica mais atrativo.

Como se diz no RS: temos que ter algum motivo pra pelear: seja GreNal ou qualquer outra coisa

Link to comment
Share on other sites

Querido Silvio,

 

os períodos diários de AAO nesta faixa.

Início 01/01/1979

 

Sinceramente não sei os fatos para esses tempos.

 

Quanto a períodos frios sinceramente não sei, pois podemos discutir atrasos (delays e lags) eternamente. Eu não sou favorável a atrasos. Fico com a hipótese que AAO negativa favorece o posicionamento de ciclones ao redor do paralelo 40 e AAO positiva mais ao sul (65S).

 

Seja lá como for é um " petisco" a mais para enriquecer nossas discussões.

 

Abraços

 

Um período longo mas não tão pronunciado.

Julho de 1995.

1995 7 15 -3.048

1995 7 16 -3.645

1995 7 17 -3.712

1995 7 18 -3.759

1995 7 19 -3.932

1995 7 20 -3.496

1995 7 21 -2.888

1995 7 22 -2.751

1995 7 23 -3.154

1995 7 24 -3.741

1995 7 25 -4.095

1995 7 26 -4.128

1995 7 27 -3.493

 

2004 7 17 3.118

2004 7 18 3.410

2004 7 19 3.532

2004 7 20 3.454

2004 7 21 3.044

 

Julho de 2011

2011 7 27 -3.114

2011 7 28 -4.124

2011 7 29 -4.728

2011 7 30 -4.497

2011 7 31 -4.067

 

Os valores acima são diários.

 

 

 

Grande Mafili, muito bons os seus dados! Depois quero olhar todos mais calmamente para tirar algumas conclusões. Me chamou a atencão o incrível Julho de 1995, uma tragédia climática na nossa história, com um dos piroes julhos que já presenciei, com muito calor mesmo com a AAO extremamente favorável...

 

Julho de 2004 foi o contrário, mesmo com a AAO extremamente positiva, teve 2 "baleias polares"(by Ze Vicente) muito intensas e marítimas, que fizeram o encontro do BAZ mais frio da história, com -7C na madrugada em S. Joaquim, e Bazianos congelando no Hotel Minuano... :mosking:

 

Sds.

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Querido Silvio,

 

Já que existe a vontade de examinar com calma os dados.

 

Neste link abaixo está listado todos os valores AAO diários desde o início da série.

 

Bom divertimento....e cuidado com a saúde.

 

Algo que notei mas sem muito esmero """aparentemente""" funciona nas viradas (algo assim: Quando muda de fase muda o tempo.....mas é só especulação....sem nenhum método).

 

ftp://ftp.cpc.ncep.noaa.gov/cwlinks/norm.daily.aao.index.b790101.current.ascii

Link to comment
Share on other sites

Eu não quero ser chato, pois estou apenas colocando o meu ponto de vista que venho defendendo desde que o pacífico aquecia a passos largos, a SOI andava bem negativa e alguns modelos importantes davam El Nino. Muitos já cantavam vitória. Entretanto cabe destacar que a atualização do monitoramento realizado pela NOAA nesta semana trouxe a seguinte novidade:

 

- ENSO-neutral is expected to continue into the Northern Hemisphere fall 2011, with ENSO-neutral or La Nina equally thereafter.

 

Primeira menção a possibilidade de La Nina feita pelo NOAA em seus relatórios semanais. Muito importante este fato.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

 

parece que agora existe mesmo um concenso sobre o retorno do La Niña, como destaca o texto abaixo, além de descartarem o retorno do El Niño...

 

 

Drought in Texas, Plains May Persist Until 2012

by The Associated Press and weather.com

 

 

la-nina-winter-images-080511-440x297.jpg

Typical winter precipitation during La Nina.

 

 

 

SAN ANTONIO (AP) -- The drought that has turned Texas and parts of the Plains into a parched moonscape of cracked earth could persist into next year, prolonging the misery of farmers and ranchers who have endured a dry spell that is now expected to be the state's worst since the 1950s.

 

The U.S. Climate Prediction Center said Thursday that the La Nina climate phenomenon which has played a role in the crippling lack of rain might be back soon, just two months after the last La Nina ended. If that happens, the drought would almost certainly extend into 2012.

 

According to Stu Ostro, Senior Meteorologist for The Weather Channel, "La Nina could not have been the sole cause of such an extreme drought, as there have been plenty of other La Ninas without the same result." Ostro continued, "That having been said, the strong one that was present last winter was certainly a contributing factor, and if as expected there's not an El Nino next winter, which tends to result in above-average precipitation across the southernmost U.S. during that season, that's a legitimate concern."

 

The extreme dry conditions have been made worse by week after week of triple-digit temperatures, which have caused reservoirs to evaporate, crops to wither and animals and fish to die off by the thousands.

 

"The suffering and desperate need for relief grows with the rising temperatures and record-breaking heat that continue to scorch Texas with each passing day," state Agricultural Commissioner Todd Staples said.

 

Even the state's feral hogs are hiding from the heat, postponing a new reality TV show about Texans gunning them down from helicopters.

 

Texas saw less than an inch of rain statewide in July, and more than 90 percent of the state is already in the two most extreme stages of drought.

 

"Anything below 2 to 3 inches of rainfall would be a fly-on-the-windshield type thing as far as improvement," said Victor Murphy, a climate expert with the National Weather Service. "It wouldn't reverse this continued death spiral we're on."

 

Also Thursday, the state climatologist declared this the most severe one-year drought on record in Texas. Officials expected to declare soon that it has become the worst drought since the 1950s.

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caio, na sua opinião qual é a região Niño que impacta mais o Sul do Brasil e o país como um todo. Já ouvi diversas vezes que a região que tem mais influência sobre a precipitacão no Sul do brasil é a região Niño 1+2.

Você concorda?

 

Silvio, ainda carecemos de muitos estudos que correlacionem as áreas de Nino e os respectivos impacto no Sul do Brasil. No momento o que mais tem contado é a experiência de alguns bravos profissionais mais competentes que tem verificado uma relação bastante interessante entre Nino 1+2 e os reflexos por aqui. E desde que eu tomei conhecimento dessa possível relação posso lhe dizer que já pude observar alguns episódios que de fato comprovaram esta relação. Em especial fiz uma pesquisa e acompanhei que nos meses mais frios de nossos invernos, mesmo sob neutralidade um Nino fraco, Nino 1+2 estava bem negativo. Em quase todas as ocasiões, raramente falhando.

 

Com relação a La Nina em curso em fico feliz pelo prognóstico estar se confirmando. Quando aviltei o retorno da La Nina, discordando peremptoriamente das perspectivas de Nino em uma época bastante favorável ao retorno do mesmo. Pois estávamos com o pacífico aquecendo a passos largos, a SOI com picos negativos mudando de fase e importantes modelos globais colocando o retorno do El Nino. Uma época mais do que favorável ao menino, que não vingou e não vai vingar. Foi uma fase bastante difícil de alguém acreditar em retorno da menina, fui criticado. Mas como cada um tem sua linha, e numa análise geral do que estava disponível eu continuei com minhas crenças por tudo que pesquisei.

Acho que o resfriamento em Nino 3.4 está impressionando e sendo mais rápido do que o esperado. Vejamos que estamos a 0,1oC de patamar de La Nina novamente!!! Com um pacífico tão surpreendente não descartaria a esta altura do campeonato um mergulho profundo, e uma La Nina bem significativa a caminho. Um episódio para lemrar a grande La Nina 54-56.

Link to comment
Share on other sites

Caio, na sua opinião qual é a região Niño que impacta mais o Sul do Brasil e o país como um todo. Já ouvi diversas vezes que a região que tem mais influência sobre a precipitacão no Sul do brasil é a região Niño 1+2.

Você concorda?

 

Silvio, ainda carecemos de muitos estudos que correlacionem as áreas de Nino e os respectivos impacto no Sul do Brasil. No momento o que mais tem contado é a experiência de alguns bravos profissionais mais competentes que tem verificado uma relação bastante interessante entre Nino 1+2 e os reflexos por aqui. E desde que eu tomei conhecimento dessa possível relação posso lhe dizer que já pude observar alguns episódios que de fato comprovaram esta relação. Em especial fiz uma pesquisa e acompanhei que nos meses mais frios de nossos invernos, mesmo sob neutralidade um Nino fraco, Nino 1+2 estava bem negativo. Em quase todas as ocasiões, raramente falhando.

 

Com relação a La Nina em curso em fico feliz pelo prognóstico estar se confirmando. Quando aviltei o retorno da La Nina, discordando peremptoriamente das perspectivas de Nino em uma época bastante favorável ao retorno do mesmo. Pois estávamos com o pacífico aquecendo a passos largos, a SOI com picos negativos mudando de fase e importantes modelos globais colocando o retorno do El Nino. Uma época mais do que favorável ao menino, que não vingou e não vai vingar. Foi uma fase bastante difícil de alguém acreditar em retorno da menina, fui criticado. Mas como cada um tem sua linha, e numa análise geral do que estava disponível eu continuei com minhas crenças por tudo que pesquisei.

Acho que o resfriamento em Nino 3.4 está impressionando e sendo mais rápido do que o esperado. Vejamos que estamos a 0,1oC de patamar de La Nina novamente!!! Com um pacífico tão surpreendente não descartaria a esta altura do campeonato um mergulho profundo, e uma La Nina bem significativa a caminho. Um episódio para lemrar a grande La Nina 54-56.

 

Caio será que não é cedo para apostar em evento Niña forte?

Link to comment
Share on other sites

É cedo sim, Longobucco. Mas também não era cedo apostar em Nina quando o pacífico explodia com ondas Kelvin, a SOI mergulhava numa mudança de fase e os modelos mais importantes indicavam o retorno do El Nino? Pois não estou falando em Nina forte, sugiro moderada mas não descarto a possibilidade de um episódio marcante como o de 54-56. Sendo que agora teríamos o episódio de 2010-2012.

Tivemos uma peuena pausa é verdade, mas a atmosfera nunca deixou de refletir aspectos de La Nina como bem observou o NOAA em TODOS os seus boletins semanais. Assim, confirmando o retorno da La Nina e este sendo duradouro, dá para sugerir que mais a frente muitos poderão se referir a este possível episódio de forma mais ampla.

Link to comment
Share on other sites

É cedo sim, Longobucco. Mas também não era cedo apostar em Nina quando o pacífico explodia com ondas Kelvin, a SOI mergulhava numa mudança de fase e os modelos mais importantes indicavam o retorno do El Nino? Pois não estou falando em Nina forte, sugiro moderada mas não descarto a possibilidade de um episódio marcante como o de 54-56. Sendo que agora teríamos o episódio de 2010-2012.

Tivemos uma peuena pausa é verdade, mas a atmosfera nunca deixou de refletir aspectos de La Nina como bem observou o NOAA em TODOS os seus boletins semanais. Assim, confirmando o retorno da La Nina e este sendo duradouro, dá para sugerir que mais a frente muitos poderão se referir a este possível episódio de forma mais ampla.

 

Sim, concordo contigo neste ponto. se confirmando a volta da menina o verão climático poderá ocorrer sob efeito niña, neste caso teriamos um verão ameno!

Link to comment
Share on other sites

Com relação a La Nina em curso em fico feliz pelo prognóstico estar se confirmando. Quando aviltei o retorno da La Nina, discordando peremptoriamente das perspectivas de Nino em uma época bastante favorável ao retorno do mesmo. Pois estávamos com o pacífico aquecendo a passos largos, a SOI com picos negativos mudando de fase e importantes modelos globais colocando o retorno do El Nino. Uma época mais do que favorável ao menino, que não vingou e não vai vingar. Foi uma fase bastante difícil de alguém acreditar em retorno da menina, fui criticado. Mas como cada um tem sua linha, e numa análise geral do que estava disponível eu continuei com minhas crenças por tudo que pesquisei.

Acho que o resfriamento em Nino 3.4 está impressionando e sendo mais rápido do que o esperado. Vejamos que estamos a 0,1oC de patamar de La Nina novamente!!! Com um pacífico tão surpreendente não descartaria a esta altura do campeonato um mergulho profundo, e uma La Nina bem significativa a caminho. Um episódio para lemrar a grande La Nina 54-56.

 

 

Pois é Caio, o mais interessante é que o quadro realmente virou de forma "brusca"...

 

Veja que esse instituto americano acredita num retorno eminente do fenômeno:

 

"The U.S. Climate Prediction Center said Thursday that the La Nina climate phenomenon which has played a role in the crippling lack of rain might be back soon, just two months after the last La Nina ended. If that happens, the drought would almost certainly extend into 2012."

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que andei olhando nas últimas atualizações das imagens, e considerando as águas frias sub-superficiais, não será nenhuma surpresa se Nino 3.4 apresentar patamar de La Nina já na próxima atualização do NOAA que sai na segunda-feira. Lógico que pode ser um patamar sem sustentação de longo prazo para configurar o fenômeno daqui para frente, ainda. Flutuações são esperadas. Mas é um resfriamento que surpreende até a mim, o que dirá a turma que clamava por El Nino em julho/agosto/setembro?

Link to comment
Share on other sites

Caio, já que estamos falando da região Niño 3.4, e você que é o nosso "Chuck Norris" dos modelos, teria esse gráfico mais atualizado pra compararmos o "atual" episódio de La Niña com estes outros do passado?? :pleasantry:

 

Comparison of Current La Niña with Previous Similar La Niñas

Time Series of Sea Surface Temperatures

 

Sea Surface Temperature in Niño3.4 Region

 

LaNina_Comparing_123.gif

 

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Belo mergulho da PDO em julho:

 

PDO Junho/2011: -0.69

PDO Julho/2011: -1.86

 

e agora, José?

 

 

É, algo muito forte pode acontecer nos próximos meses! Historicamente, o Pacífico tende a ter os picos de resfriamento no outono e início do inverno no Hemisfério Norte, e a PDO tende a seguir essa linha...

Estive vendo os valores em 1955, a PDO teve seu pico exatamente em Outubro, batendo valores próximos de -2.5 na escala da PDO... :shok: :shok:

 

Se isso se refletir só na primavera, pode ser uma tragédia. Delcio, se gear em outubro, pode afetar lavouras de milho na região de Passo Fundo??

Nos anos 80 geou em outubro e novembro no sul do Paraná, e chegou a pegar lavouras de soja que já estavam plantadas! Tiveram que replantar a soja devido a geadas, parece loucura hoje, mas aconteceu...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nada tão horripilante. E muito menos impressionante Bruno....PDO negativa por manchas quentes...calma...vamos ver com calma.

 

Em algum lugar foi dito por mim que PDO iria ficar negativa. Pela distribuição das manchas quentes. Estas sim não usual.

 

E não por nenhum resfriamento superficial. Niño3.4 vai ficar negativo tem espaço para cair mais um cadinho por conta de águas subsuperficiais com anomalias até de -8ºC...(muito para ENSO)

 

Felizmente já estamos esperando estudos desta novidade.....parece que tenho problemas de conexão de internet...se falhar....completo mais tarde.

 

Era esperado um resíduo menor da última La Niña. Situação nova....(muito nova).....elementos antigos podem induzir a erros (falo pessoalmente.....fui pego de surpresa....mas nada que garanta La Niña, porém os indicadores mostram com certeza um resfriamento quase todos exceto as observações de ORL que não estão indicando La NIña....

 

Eitcha...coisa enrolada.

 

i6z2u9.jpg

Link to comment
Share on other sites

Nada tão horripilante. E muito menos impressionante Bruno....PDO negativa por manchas quentes...calma...vamos ver com calma.

 

Em algum lugar foi dito por mim que PDO iria ficar negativa. Pela distribuição das manchas quentes. Estas sim não usual.

 

E não por nenhum resfriamento superficial. Niño3.4 vai ficar negativo tem espaço para cair mais um cadinho por conta de águas subsuperficiais com anomalias até de -8ºC...(muito para ENSO)

 

 

Mafili, aquelas manchas quentes estão atípicas sim, mas no geral é a configuração clássica de PDO negativa a todo vapor...

 

Águas subsuperficiais com anomalias de até -8C...! Não é a toa que tem gente de peso aqui nos E.U.A apostando num mergulho da região Niño 3.4 nos próximos meses.

 

Mafili, o calo no nosso pé continua sendo a região Niño 1+2, mas parece virtualmente certo que teremos um novo episódio de La Niña até o final do ano, mesmo que de fraca intensidade...

 

Fantástico esse ano até agora, muitas oscilacões, variáveis, um verdadeiro aprendizado!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Algumas pancadas da PDO e o La Nina:

 

- O último valor mais baixo registrado pela PDO levou Nino 3.4 a incríveis -2,0oC de anomalia em janeiro de 2000.

 

- O valor expressivo de -1,67 da PDO em julho de 2008 foi seguido por outro episódio de La Nina.

 

- Valores sustentados de PDO muito baixo possibilitaram o registro da super La Nina 54-56.

 

- O valor da PDO de -1,61 em setembro de 2010 conincidiu com o pico da última La Nina, considerada a segunda mais forte já registrada juntamente com 73-75.

 

- O valor da PDO de -1,63 em setembro de 1970 abriu as portas para um forte episódio de La Nina em 70-72.

 

- Valores sustentados de PDO muito baixo possibilitaram o registro da super La Nina 49-51.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, imagem mais atualizada que você solicitou sobre a situação do pacífico atual X outras La Ninas mais fortes baseadas na MEI (índice muito mais completo):

 

 

Maravilha Caio, valeu pela ajuda. Chama a atenção a La Niña de 1955 tendo seu pico de resfriamento exatamente no "cuore" do inverno.

Pelo gráfico nota-se claramente que o evento atual foi bastante intenso! Se o próximo episódio até o final do ano tiver também intensidade forte, poderemos ficar muito próximos dos maiores eventos do século, como 54/56 e 73/76.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

- O valor expressivo de -1,67 da PDO em julho de 2008 foi seguido por outro episódio de La Nina.

 

Foi não, quero não, pode não.

 

O valor expressivo de -1,67 da PDO em julho de 2008 aconteceu após o fim do episódio do La Niña (ASO 2007 – AMJ 2008 -1.4). Fato que a princípio fortalece o argumento que PDO é resíduo de ENSO. Mas vamos estudando o tema.

 

Não houve La Niña no segundo semestre de 2008. Era uma situação parecida com a atual. Alguns modelos indicavam El Niño e outros neutralidade a situação deu uma reviravolta e passou a indicar um La Niña que quase aconteceu. Felizmente terminou no EL Niño de 2009/2010.

 

Lembrando que 2008 é considerado análogo por quase todo mundo....neste ponto sempre estivemos no mesmo barco.

 

f23qyh.jpg

 

- O valor da PDO de -1,61 em setembro de 2010 conincidiu com o pico da última La Nina, considerada a segunda mais forte já registrada juntamente com 73-75.

 

Interessante se estivesse correto....fica a pergunta PDO pico é no fim, no meio, no início ou provavelmente onde for mais conveniente a relação com ENSO.

 

Aqui é uma questão de interpretação, portanto ao gosto do amigo.

 

Quanto a ser a segunda mais forte ficou outra questão interpretativa. Pois nem mesmo ONI confirma essa informação

 

Apenas ilustrativo de como esse debate pode ser estressante. E de modo algum quero entrar nessa discussão apenas ilustrando aos amigos amantes dessas coisas independentemente de credo ou fóruns

 

vejam essa afirmação de Joe D'Aleo.

 

“La Ninas often do far more damage from El Ninos. This was a super La Nina, the second strongest in history (either behind 1917/18 if you use the atmospheric measure, 1955/56 if you use the other measures.”

 

Well pela SOI foi a sexta....

 

Na reconstrução Kaplan (Niño 3.4) não aparece nem nas 10 primeiras.

 

Na reconstrução ERSST.v3b NINO3,4 não aparece nem nas 20 primeiras

 

Na reconstrução HADISST NINO3.4 SST anomalies aparece em 7º lugar

 

Na reconstrução Reynolds OI.v2 SST NINO 3.4 SST (feita por satélite) é o quarto evento desde 1982.

 

Aos argumentos acima Joe D' Aleo respondeu,

 

Yes it was based on the measures that include the atmosphere (MEI and SOI) that I ranked it there. And as you pointed out the measures don’t always agree.

 

It was the second strongest La Nina according to the MEI of Wolter (top being 1954/56) since 1950 http://www.esrl.noaa.gov/psd/enso/mei/mei.html (scroll down to last section), and according to the SOI (using the April to April average) according to the BOM SOI data base (See http://icecap.us/images/uploads/SOI_APR_to_APR.jpg)

 

It certainly behaved as a super La Nina in terms of effect – snow and cold southeast then west and north, major river flooding and spring tornadoes, severe drought in Texas and maybe with the 5-7 month lag a hurricane to remember.

 

Not something I wish for here in the northeast, having lived through minor hurricanes and ice storms and sat in the dark for days. Still it beats losing everything in a Joplin tornado.

 

Joe D

 

em, http://pt.gravatar.com/jdaleo6331

Link to comment
Share on other sites

Silvio, acho que te entendi. O que eu quis dizer foi: Um interessante caso de PDO negativa pela distribuição das anomalias quentes. Para evitar a clássica confusão que PDO negativa representa o Pacífico Norte frio. Só para deixar claro representa a distribuição das anomalias e não necessariamente as anomalias em si. Diferente de ENSO que representa as anomalias nas diversas regiões de ENSO.

 

Uma figura que vemos toda semana não diz nada em especial quanto a intensidade deste La Niña.

 

2aj87pd.jpg

Link to comment
Share on other sites

Mafili, vou me ater ao macro. A insistência em detalhes sem importância no contexto geral deixo a sua livre interpretação.

 

Não entendi.

 

Qual o detalhe sem importância?????....Se 0,1ºC é um valor expressivo em ENSO.

 

Abraços,

 

Os modelos convergem para um resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial....mas qual a razão????

 

Deve estar na soma de vários detalhes.... :heart: :heart: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

PDO afundando, imagens atualizadas mostrando resfriamento, modelos convergindo para La Nina, SOI favorável ao resfriamento, atividade solar abaixo do esperado, águas mais frias abaixo da superfície.

 

O que esperar da atualização do NOAA sobre o pacífico que sai segunda-feira?

 

Vejo riscos de Nino 3.4 já apresentar patamar de La Nina (>-0,5oC), o que seria extremamente notável para a época do ano e todos aqueles que seguiam fiel a teoria de El Nino ou patamar nesta época. Notável também pelo indicativo de curso das anomalias mais a frente. Com as águas subsuperficiais ainda mais frias surgiria o fantasma iminente de um La Nina mais expressivo a curto/médio prazo.

 

Nino 1+2 também poderá apresentar queda, pelas piscinas frias que começaram a aparecer nas imagens.

 

Olhos atentos ao próximo boletim.

Link to comment
Share on other sites

 

Atualizando:

 

Registro em 08/08/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.2º - (-0,1ºC)

Niño 3.4 -0.4ºC - (-0,2ºC)

Niño 3 -0.2º - (-0,2ºC)

Niño 1+2 0.3º- (-0,2ºC)

 

Patamar de La Nina alcançado na principal área do pacífico equatorial

 

Atualizando:

 

Registro em 15/08/2011 - variação em relação a semana anterior

 

Niño 4 -0.1º - (+0,1ºC)

Niño 3.4 -0.5ºC - (-0,1ºC)

Niño 3 -0.5º - (-0,3ºC)

Niño 1+2 -0.1º - (-0,4ºC)

 

Esta atuaização é em homenagem a todas as cheerleaders do El Nino!!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili em maio:

 

mafili.jpg

 

"Aquecimento gigantesco em ENSO condições de El Niño para julho/2011."

 

"Situação de El Niño já em julho de 2011....isto é anomalias positivas superiores a 0,5ºC em Niño 3.4 (se deixar para agosto eu ganho fácil)....mas tá na hora de arrisacar alguma coisa."

 

"Situação de El Niño em julho/2001" (seria 2011?)

 

"O meu modelo indica rápido aquecimento e anomalias positivas acima de 0,5ºC em julho 2011."

 

"Segundo minha previsão Niño 3.4 continuará a aquecer como na minha última análise esperava algo semelhante a +0,7ºC até setembro de 2011. Vou pensar em revisar isto lá pelo dia 25 de junho."

 

 

Mafili em junho:

 

23sdljk.jpg

 

 

Como diria um velho comercial marcante:

 

O tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa, é a poupança Bamerindus!!!!

 

E aí Mafili, continuamos no seu prognóstico de junho (tendência de queda no fim da linha), retornamos ao de maio (forte e aclamado Nino) ou haverá alguma revisão de acordo com os novas atualizações do pacífico?

 

E como bom previsor de SOI que se julgas, gostaria de saber como ela andará pelos próximos meses? Especialmente na primavera/verão, de suma importância para os produtores rurais, pelo reflexo no ENSO.

 

Para onde vai o pacífico agora em meados de agosto, Mafili???

Link to comment
Share on other sites

Relatório Oficial: já citando as áreas mais frias no pacífico, possibilidade de La Nina a frente e mantendo os reflexos de La Nina na atmosfera (que permaneceu durante todo o outono/inverno).

 

- Neutralidade presente ao longo do pacífico equatorial.

 

- Temperaturas superficiais do oceano (SST) próximos a média ao longo do pacífico equatorial, exceto por uma pequena área de SST abaixo da média no pacifico leste e central.

 

- Circulação atmosférica ainda reflete aspectos de La Nina.

 

- Condições de ENSO-neutro são esperadas para continuar no decorrer da primavera de 2011, com ENSO-neutro ou La Nina mais a frente.

Link to comment
Share on other sites

Relatório Oficial: já citando as áreas mais frias no pacífico, possibilidade de La Nina a frente e mantendo os reflexos de La Nina na atmosfera (que permaneceu durante todo o outono/inverno).

 

- Neutralidade presente ao longo do pacífico equatorial.

 

- Temperaturas superficiais do oceano (SST) próximos a média ao longo do pacífico equatorial, exceto por uma pequena área de SST abaixo da média no pacifico leste e central.

 

- Circulação atmosférica ainda reflete aspectos de La Nina.

 

- Condições de ENSO-neutro são esperadas para continuar no decorrer da primavera de 2011, com ENSO-neutro ou La Nina mais a frente.

 

LA NIÑA?! - Adoooooooroooooo!!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Caio, Tudo tem que ser colocado como tempo/espaço.A mancha de água fria (subsuperficial não existia) mas ela apareceu e foi (É) intensa o suficiente para alterar o quadro sutil do Pacífico equatorial.

 

A mancha fria está se deslocando para a costa sulamericana mas esse deslocamento é lento observe que houve um "aquecimento" sutil em Niño 4.

 

Para onde vai?

 

veja, Weekly Central & Eastern Pacific Upper-Ocean (0-300 m) Average Temperature Anomalies.

 

Ficou negativa nessa situação não é razoável um aquecimento rápido exceto se uma mudança profunda nos ventos acontecer....as anomalias ainda estão forte o suficiente para que haja uma mudança abrupta.

 

E o fator mais importante saímos do período de imprevisibilidade assim as correlações até o fim do ano são boas para se confiar nos modelos.

 

Aliás como anda a temporada de furacões????

 

Felizmente, ONI MJJ ficou em zero (absolutamente neutro)....

 

Mas seja lá como for.....nada indica novidades imediatas......vamos acompanhando o tamanho do mergulho....

 

Sobra um abraço......é interessante a discussão.

 

Nenhuma

 

 

 

E onde está o neutral/warm

ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento]

por Alexandre Aguiar » Ter Jun 21, 2011 10:06 pm

 

O Caio tem razão num ponto: warm-neutral.

 

O que colocamos na imprensa e temos dito para os clientes é que a curto e médio prazo o quadro é de neutralidade e "borderline" El Niño (fraco), se vier a atingir o treshold (o que não significa caracterização do fenômeno pela necessidade de manutenção das anomalias por mais longo período acima de 0,5 positivo). Garantir hoje para cliente como vai estar o Pacífico no verão de 2012 é embuste dado o spread dos dados.

COMEÇAM AS OBRAS DO MELHOR ESTÁDIO DA AMÉRICA

 

http://3.bp.blogspot.com/_6qYRUU4W_uo/T ... MG2597.JPG

Alexandre Aguiar

Cumulonimbus incus

Link to comment
Share on other sites

A atualização de agosto do Eurosip mostra que os membros estão mais próximos em relação a julho, demonstrando maior confiança e menor variabilidade no prognóstico. Agora o modelo converge ainda mais e seus membros mostram que o mergulho em um novo episódio de La Nina é iminente. Desde maio seguimos observando correções e incremento na curva direcionada para o campo negativo dos membros. O prognóstico vem sendo revisado mês a mês com tendência a um resfriamento de Nino 3.4. E desse modo um novo episódio de La Nina vai se confirmando até o final do ano.

 

Obs: Circulos e pontilhados meus, onde na minha intrpretação se concentram a maioria dos membros.

 

Maio

 

eurosip1.gif

 

 

Junho

 

eurosi1.gif

 

 

Julho

 

eurosipjul1.gif

 

 

Agosto

 

eurosipago-1.gif

Link to comment
Share on other sites

Impressionante a rápida mudança no Pacífico Equatorial, em menos de 1 mês:

 

Por tratar-se de um Oceano bastante profundo, achei expressiva a rapidez da mudança...

 

Sds.

 

Legal Silvio,

 

Foi expressiva, sim. Eu vou de Tomasini secar La Niña antes que ela me seque.

 

E talvez o melhor argumento a ser utilizado aqui é: "Se tivermos um La Niña em breve com """certeza""" não teremos La NIña no inverno de 2012". [sarc]O correto seria dizer _Muito provavelmente e blá blá a menos que vamos para um triplo mergulho coisa que ocorreu em...blá...blá...e não descarto a possibilidade.[/sarc]

 

Quando a profundidade (se houver algum calor perdido é lá que se encontra...mas isso é tópico para aquecimetno global).

 

A profundidade média dos oceanos é coisa de 4000 metros.

 

A região de ENSO é monitorada por bóias, navios, satélites, etc, etc, e sei lá mais o que.

 

A NOAA dá enfase até 155 aparentemente para sua análises e mostram gráficos até 450m de profundidade.

 

Infelizmente essas imagens são em uma única dimensão.

 

wkxzteq_anm.gif

 

Os australianos se contentam com 400 m

 

sub_surf_mon.gif

 

O sistema de Boias,

 

sub-surf_anim.gif

Link to comment
Share on other sites

O modelo japonês em sua atualização de agosto manteve e aprofundou a perspectiva de um novo mergulho em anomalias de La Nina para o decorrer do ano. Cabe destacar que esta tendência de aprofundamento também foi apresentada pelo Eurosip. Em linhas gerais o modelo está apresentando um excelente desempenho, pois além de ser um dos primeiros modelos a indicar a possibilidade de um novo La Nina, ele vem acertando muito bem a perspectiva de um episódio mais antecipado. Nesta nova atualização os membros mostram a possibilidade de um La Nina mais intenso em relação ao que mostravam no prognóstico de julho, entretanto há um maior espalhamento do mebros, gerando um pouco menos de confiabilidade no prognóstico em relação a julho.

A longo prazo o modelo apresenta um episódio de La Nina prolongado, atravessando o ano de 2012, o que é incomum neste tipo de episódio. Mais a frente o modelo apresenta o arrecefimento das anomalias negativas no pacífico equatorial no decorrer do outono de 2013, o que condiz com a maioria dos episódios de La Nina já registrados.

 

 

Progóstico de Junho

 

Jamstec.gif

 

 

Prognóstico de Julho

 

jmajul.gif

 

 

Prognóstico de Agosto

 

jamstec4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to ENSO, PDO, NAO, MJO... [acompanhamento] (2009-2013)
  • Rodolfo Alves featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.